6ª
SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1)
A
tabela a seguir mostra os principais eletrodomésticos e suas quantidades em uma
residência com quatro pessoas, a potência elétrica de cada equipamento e o
tempo mensal de funcionamento em horas. Supondo que a companhia de energia
elétrica cobre R$ 0,50 por cada KWh consumido, determine o custo mensal da
energia elétrica para essa residência.
2)
Em
um prédio de 28 apartamentos o consumo de água, em um determinado mês, foi de
562 m3. Determinar o consumo médio, em m3, por
apartamento.
3)
No mesmo edifício moram 60 pessoas. Calcular o
consumo médio, em m3, por morador. Qual das duas médias é mais
justa?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Observe a pintura: "O moinho
da Galette" - 1886 - Van Gogh
2º.
Leia e copie a poesia abaixo: Poesia “Haicai” – de Estela
Bonini
Haicai
Tempestade faz
As três pás do moinho
Perderem a paz.
(Estela Bonini)
3º.
Copie e responda às questões:
Após
observar a pintura "O moinho da Galette" (de Van Gogh) e ler a poesia
Haicai (de Estela Bonini), responda:
1)
Podemos afirmar que as duas obras dialogam? Explique sua resposta:
2) Qual é o aspecto explícito da
pintura que foi escolhido como tema do haicai?
3) Que elementos da pintura podem
ser considerados opostos à ideia de tempestade?
4) Que palavras utilizadas no
poema rimam?
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Copie
e leia o parágrafo sobre Penelope Brown e sua família:
Hello
and nice to meet you. My name is Penelope Brown. My middle name is
Annabel and my nickname is Penny. This is my family: my father, my
mother, my brother, me, and my friend. This is my father, Mr. Brown. He is
thirty-two years old. His first name is Alexander and his nickname is
Alex. His middle name is Peter. This is my mother. Her first name
is Margaret and her middle name is Florence. Her nickname is
Maggie. This is my brother. His first name is Jonathan and his middle
name is James. And this is my best
friend Carolina. Her nickname is Carol, her middle name is
Debora, and her last name is Palmer. She is thirteen, like me, and she
is from Brazil.
2º.
Observe os termos sublinhados e
copie o resumo:
·
first
name (primeiro nome da pessoa)
·
middle
name (nome do meio)
·
nickname
(apelido)
·
last
name (sobrenome).
3º.
Copie e responda as questões com
palavras do texto.
1. Answer
(responda):
a) What
is the middle name of Penelope?
b) What
is the nickname of Penelope?
c) What
is the first name of Penelope’s father?
d) What
is the middle name of Penelope’s mother?
e) What
is the name of Penelope’s best friend?
f) What
is the last name of Penelope’s best friend?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia com muita atenção o texto
abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Antigo Regime
Antigo
Regime é a
denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução
Francesa (1789). Este nome é só para diferenciar o tipo de governo de antes e
depois da revolução.
Características
do Antigo Regime
Política: A política do Antigo Regime se
caracterizava pelo Absolutismo. O rei concentrava as decisões do executivo,
judiciário e legislativo. Ela se baseava na Teoria do Direito Divino. Esta
teoria dizia que o poder real era concedido por Deus e tudo o que ele fazia era
sob orientação divina. Existia uma assembleia que reunia os três estados, mas
esta só podia ser convocada quando o rei decidisse. Chamava-se Assembleia dos
Estados Gerais.
Os três estados do Antigo Regime:
o clero, a nobreza e o restante da população (incluindo a burguesia que terá um
papel de destaque na revolução).
Primeiro Estado: O primeiro estado era
representado pelo clero. A
França era um país católico e à Igreja cabia os registros de nascimento e
falecimento, a educação, os hospitais, e, claro, a vida religiosa dos
franceses.
A Igreja exercia forte influência
sobre o governo porque várias figuras do alto clero, como cardeais, bispos e
arcebispos, eram conselheiros do rei. Entretanto, havia o baixo clero, que
atuava nas zonas rurais e pequenas cidades e que não possuíam bens.
A Igreja estava isenta de
impostos e era proprietária de terras e imóveis. Desta forma, conseguiu
acumular grande riqueza.
No entanto, o Rei interferia nos
assuntos eclesiásticos e aproveitava das cerimônias religiosas para reafirmar
seu poder como representante de Deus na Terra.
Segundo Estado: O segundo estado era constituído
pela nobreza, pessoas com
títulos hereditários e que ocupavam cargos importantes no governo, na Igreja e
no exército. Possuíam terras onde viviam os camponeses e cobravam impostos
destes.
Os nobres eram proprietários de
terras e viviam exaltando luxo. A fim de não rivalizarem com o poder do rei,
haviam sido cooptados pelo monarca para viverem em Versalhes, na corte
francesa.
A nobreza se dividia conforme a
antiguidade dos seus títulos, pois alguns nobres os haviam recebido na época
das Cruzadas. Também conhecidos como nobres de espada. Muitos viviam de pensões
e sinecuras do rei.
Por sua parte, havia nobres que
eram antigos burgueses que conseguiram chegar a essa condição por terem
comprado títulos de nobreza ou por se casarem com nobres que estavam
empobrecendo. Esses eram chamados de nobres de toga.
Assim como o clero, não pagavam
impostos e acumulavam cargos no governo francês.
Terceiro Estado: Na base da sociedade francesa
estavam as pessoas comuns, o
terceiro estado, que correspondia a 95% da população. Faziam parte dessa
classe, os burgueses, ricos comerciantes e profissionais liberais.
Nessa camada também estavam os
camponeses e criados dos nobres, que enfrentavam dificuldades para manter
condições mínimas de sobrevivência, como alimentação e vestuário.
Sobre o terceiro estado recaía
pesada tributação e era o único dos estados que pagava impostos.
Economia: Durante o Antigo Regime, vigorava
o mercantilismo, um conjunto de normas econômicas onde o Estado organizava e
intervinha na economia.
Segundo as ideias mercantilistas,
a riqueza de um país estava baseado no monopólio, na acumulação de metais e na
regulação da economia pelo Estado.
·
Atividades- Copie e responda as
questões abaixo no seu caderno:
a.
Explique
a teoria que sustentava o poder do rei durante o Antigo Regime.
b.
Qual
o regime político adotado nesse período?
c.
O
que era a Assembleia dos Estados Gerais?
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Na
última semana relembramos um pouco sobre algumas organizações internacionais e
blocos de cooperação. Hoje, vamos observar o mapa abaixo que indica a
participação de alguns países nos principais blocos econômicos do mundo:
(não
é necessário copiar o mapa)
Agora, coloque data em seu caderno
e com base nas informações do mapa, copie e responda as questões:
a)
Quais
são os blocos econômicos ou organizações de cooperação regional na África?
b)
O
Brasil é integrante de quais blocos econômicos ou organizações de cooperação
regional?
c)
Quantos
blocos econômicos ou organizações de cooperação regional conseguiram
identificar no continente americano?
Bom
trabalho!
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Observe
a imagem e pense o que significa o termo “Diversidade”.
2)
No
seu caderno, copie e responda as seguintes questões com respostas pessoais.
A.
O
que você observou nessa imagem?
B.
Todas
as pessoas presentes são iguais?
C.
Quais
diferenças podem ser observadas?
D.
Se
todos fôssemos iguais, como você acha que o mundo seria?
E.
Em
algum momento você já ouviu o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não é
necessário copiá-lo)
DANÇAS URBANAS
As danças urbanas originaram-se
possivelmente nos Estados Unidos, surgindo do povo, das festas de quarteirão. O
termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes
estilos da dança, como Funk, Breaking, Hip Hop Freestyle e Krump, assim como as
suas subdivisões.
Danças urbanas no seu contexto
social, foram a fuga da violência dos bairros, onde grupos de jovens
afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir suas angústias
através de movimentos corporais.
A dança de rua, ou Street Dance é
um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados
(acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:
movimentos fortes, sincronizados, harmoniosos, rápidos e coreografados.
A dança de rua sempre foi
associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. A
esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem)
deu-se o nome de Hip – Hop.
No Brasil, devido à sua cultura,
os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi
criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil,
idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em
trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto, sempre com o
apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
A História do Hip Hop: Os quatro
elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e
poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores
dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua)
e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
A cultura Hip Hop é formada pelos
seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.
·
Rap:
rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da
cultura.
·
Graffiti:
que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por
grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.
·
Break
dance: que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem
a cultura hip hop. O hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos
expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas.
2º. Assista
ao vídeo abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:
https://www.youtube.com/watch?v=1uVCwOUHjK8
3º. Copie
e desenvolva a atividade no caderno:
01- Como se originou as danças
urbanas?
02- Por que a dança de rua está
associada à cultura negra?
03- Descreva o surgimento das
danças urbanas no Brasil.
04- Quais os 3 elementos
culturais que compõem a cultura hip-hop?
05- Na sua opinião, por que a
dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?
Obs.: Quando voltarmos com as
aulas presenciais, teremos apresentações de dança nas aulas de Educação Física!
Então pratique seus movimentos!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie no seu caderno o texto abaixo.
Os
alimentos podem ser classificados de acordo com o tipo de processamento que
passaram desde sua elaboração até chegar a nossa mesa.
São eles: Alimentos in natura (não processados) ou
minimamente processados; Alimentos processados; Alimentos ultra processados.
1. Alimentos in natura (não processados) ou
minimamente processados: alimentos que não tenham sofrido alterações
industriais após deixarem a natureza ou que sofreram alterações mínimas, tais
como: limpeza, remoção de partes não comestíveis, refrigeração, etc. Exemplos:
folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.
2. Alimentos processados: alimentos feitos com
a adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre para aumentar seu tempo de
conservação. Exemplos: conservas de legumes, peixes e cereais, frutas em
caldas, carnes salgadas, queijos, pães.
3. Alimentos ultra processados: são aqueles
que, normalmente, contêm mais de cinco ingredientes. Entre eles nomes pouco
familiares como gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessante,
aromatizante e corante. Apresentam calorias em excesso, grandes quantidades de
sal, gorduras e açúcares sendo danosos a saúde. Também prejudicam a sensação de
saciedade e são extremamente saborosos graças a grande quantidade de aditivos. Exemplos:
enlatados, embutidos, congelados, preparações instantâneas, refrigerantes,
salgadinhos, frituras, doces, gelatinas industrializadas, refrescos em pó,
temperos prontos, margarinas, iogurtes industrializados, macarrão instantâneo,
sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados e outras guloseimas.
2º.
Observe
as imagens abaixo:
(não é necessário copiar as imagens abaixo)
Figura1:
Alimentos em distintas fases de apresentação.
Figura 2: milho
in natura, enlatado e na forma de salgadinho.
3º.
Atividade
Prática:
(não é necessário copiar as instruções da atividade prática, apenas
realizá-la)
Objetivo:
Observar e comparar o processo de decomposição de uma fruta (alimento in
natura) e de um biscoito ou salgadinho (alimento ultra processado).
Materiais
utilizados:
- 2
potes de vidro ou plástico transparente com tampa (vidro de pepino, nescafé,);
- 1
alimento in natura, por exemplo: fruta;
- 1
alimento ultra processado, por exemplo: biscoito ou salgadinho.
Procedimento:
- Colocar
os alimentos dentro de potes separados e fechá-los (não abra até o final do
experimento).
- Identificar
os potes com o nome do alimento e a data em que iniciou o experimento.
- Deixar
o pote em algum local da casa de fácil visualização.
4º.
Copiar
e desenvolver no caderno:
1)
Realizar um desenho do seu experimento no dia em que
você colocou os alimentos nos potes. O desenho deve ter aproximadamente 15 cm e
ser colorido de forma que represente com as cores originais dos materiais.
Pote
1.: alimento in natura / Pote 2: alimento ultra processado.
2)
Em uma folha de ofício, copie e preencha a tabela
abaixo:
Como preencher sua tabela: (não é necessário copiar, apenas ler com atenção)
Na
coluna das observações você deverá anotar 1 vez por semana (por ex.: toda
segunda feira) como está o aspecto dos alimentos, se eles estão iguais ou se já
sofreram alguma mudança em seu aspecto.
A
primeira observação será realizada no dia em que você iniciou o experimento,
portanto o alimento estará aparentemente sem nada. Você registrará esta
informação.
Se
possível realizar registro fotográfico desde o início do trabalho até as
observações semanais.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Observe com atenção a obra
“ÚLTIMA CEIA” de Leonardo da Vinci: A
pintura retrata a cena da última ceia de Jesus com seus discípulos quando Jesus
anunciou que um deles o trairia.
(não
é necessário copiar a imagem abaixo)
2º.
Copie e responda no seu caderno
as questões abaixo:
1)
Qual
é o tema principal da obra?
2)
Considerando
a perspectiva uma técnica que nos dá a aparência de volume dos objetos,
profundidade no ambiente ou paisagens, você consegue identificar essa técnica
na obra de Leonardo da Vinci? Descreve um exemplo onde ela aparece.
3)
Observe
as expressões faciais e corporais dos discípulos e descreva quais são os
sentimentos que envolvem a cena da obra: