8° ano- Turma 181



6ª SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        A tabela a seguir mostra os principais eletrodomésticos e suas quantidades em uma residência com quatro pessoas, a potência elétrica de cada equipamento e o tempo mensal de funcionamento em horas. Supondo que a companhia de energia elétrica cobre R$ 0,50 por cada KWh consumido, determine o custo mensal da energia elétrica para essa residência.

2)        Em um prédio de 28 apartamentos o consumo de água, em um determinado mês, foi de 562 m3. Determinar o consumo médio, em m3, por apartamento.
3)         No mesmo edifício moram 60 pessoas. Calcular o consumo médio, em m3, por morador. Qual das duas médias é mais justa?


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Observe a pintura: "O moinho da Galette" - 1886 - Van Gogh


2º.      Leia e copie a poesia abaixo: Poesia “Haicai” – de Estela Bonini

Haicai
Tempestade faz
As três pás do moinho
Perderem a paz.
(Estela Bonini)

3º.      Copie e responda às questões:
Após observar a pintura "O moinho da Galette" (de Van Gogh) e ler a poesia Haicai (de Estela Bonini), responda:
1) Podemos afirmar que as duas obras dialogam? Explique sua resposta:
2) Qual é o aspecto explícito da pintura que foi escolhido como tema do haicai?
3) Que elementos da pintura podem ser considerados opostos à ideia de tempestade?
4) Que palavras utilizadas no poema rimam?


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e leia o parágrafo sobre Penelope Brown e sua família:
Hello and nice to meet you. My name is Penelope Brown. My middle name is Annabel and my nickname is Penny. This is my family: my father, my mother, my brother, me, and my friend. This is my father, Mr. Brown. He is thirty-two years old. His first name is Alexander and his nickname is Alex. His middle name is Peter. This is my mother. Her first name is Margaret and her middle name is Florence. Her nickname is Maggie. This is my brother. His first name is Jonathan and his middle name is James.  And this is my best friend Carolina. Her nickname is Carol, her middle name is Debora, and her last name is Palmer. She is thirteen, like me, and she is from Brazil.

2º.      Observe os termos sublinhados e copie o resumo:
·         first name (primeiro nome da pessoa)
·         middle name (nome do meio)
·         nickname (apelido)
·         last name (sobrenome).

3º.      Copie e responda as questões com palavras do texto.
1.      Answer (responda):
a)      What is the middle name of Penelope?
b)      What is the nickname of Penelope?
c)      What is the first name of Penelope’s father?
d)      What is the middle name of Penelope’s mother?
e)      What is the name of Penelope’s best friend?
f)       What is the last name of Penelope’s best friend?
     

HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Antigo Regime
Antigo Regime é a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa (1789). Este nome é só para diferenciar o tipo de governo de antes e depois da revolução.

Características do Antigo Regime
Política: A política do Antigo Regime se caracterizava pelo Absolutismo. O rei concentrava as decisões do executivo, judiciário e legislativo. Ela se baseava na Teoria do Direito Divino. Esta teoria dizia que o poder real era concedido por Deus e tudo o que ele fazia era sob orientação divina. Existia uma assembleia que reunia os três estados, mas esta só podia ser convocada quando o rei decidisse. Chamava-se Assembleia dos Estados Gerais.
Os três estados do Antigo Regime: o clero, a nobreza e o restante da população (incluindo a burguesia que terá um papel de destaque na revolução).
Primeiro Estado: O primeiro estado era representado pelo clero. A França era um país católico e à Igreja cabia os registros de nascimento e falecimento, a educação, os hospitais, e, claro, a vida religiosa dos franceses.
A Igreja exercia forte influência sobre o governo porque várias figuras do alto clero, como cardeais, bispos e arcebispos, eram conselheiros do rei. Entretanto, havia o baixo clero, que atuava nas zonas rurais e pequenas cidades e que não possuíam bens.
A Igreja estava isenta de impostos e era proprietária de terras e imóveis. Desta forma, conseguiu acumular grande riqueza.
No entanto, o Rei interferia nos assuntos eclesiásticos e aproveitava das cerimônias religiosas para reafirmar seu poder como representante de Deus na Terra.
Segundo Estado: O segundo estado era constituído pela nobreza, pessoas com títulos hereditários e que ocupavam cargos importantes no governo, na Igreja e no exército. Possuíam terras onde viviam os camponeses e cobravam impostos destes.
Os nobres eram proprietários de terras e viviam exaltando luxo. A fim de não rivalizarem com o poder do rei, haviam sido cooptados pelo monarca para viverem em Versalhes, na corte francesa.
A nobreza se dividia conforme a antiguidade dos seus títulos, pois alguns nobres os haviam recebido na época das Cruzadas. Também conhecidos como nobres de espada. Muitos viviam de pensões e sinecuras do rei.
Por sua parte, havia nobres que eram antigos burgueses que conseguiram chegar a essa condição por terem comprado títulos de nobreza ou por se casarem com nobres que estavam empobrecendo. Esses eram chamados de nobres de toga.
Assim como o clero, não pagavam impostos e acumulavam cargos no governo francês.
Terceiro Estado: Na base da sociedade francesa estavam as pessoas comuns, o terceiro estado, que correspondia a 95% da população. Faziam parte dessa classe, os burgueses, ricos comerciantes e profissionais liberais.
Nessa camada também estavam os camponeses e criados dos nobres, que enfrentavam dificuldades para manter condições mínimas de sobrevivência, como alimentação e vestuário.
Sobre o terceiro estado recaía pesada tributação e era o único dos estados que pagava impostos.
Economia: Durante o Antigo Regime, vigorava o mercantilismo, um conjunto de normas econômicas onde o Estado organizava e intervinha na economia.
Segundo as ideias mercantilistas, a riqueza de um país estava baseado no monopólio, na acumulação de metais e na regulação da economia pelo Estado.

·           Atividades- Copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
a.         Explique a teoria que sustentava o poder do rei durante o Antigo Regime.
b.        Qual o regime político adotado nesse período?
c.         O que era a Assembleia dos Estados Gerais?


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Na última semana relembramos um pouco sobre algumas organizações internacionais e blocos de cooperação. Hoje, vamos observar o mapa abaixo que indica a participação de alguns países nos principais blocos econômicos do mundo:
(não é necessário copiar o mapa)

Agora, coloque data em seu caderno e com base nas informações do mapa, copie e responda as questões:
a)        Quais são os blocos econômicos ou organizações de cooperação regional na África?
b)        O Brasil é integrante de quais blocos econômicos ou organizações de cooperação regional?
c)        Quantos blocos econômicos ou organizações de cooperação regional conseguiram identificar no continente americano?
Bom trabalho!


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Observe a imagem e pense o que significa o termo “Diversidade”.


2)        No seu caderno, copie e responda as seguintes questões com respostas pessoais.
A.             O que você observou nessa imagem?
B.             Todas as pessoas presentes são iguais?
C.             Quais diferenças podem ser observadas?
D.             Se todos fôssemos iguais, como você acha que o mundo seria?
E.             Em algum momento você já ouviu o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto:
(não é necessário copiá-lo)
DANÇAS URBANAS
As danças urbanas originaram-se possivelmente nos Estados Unidos, surgindo do povo, das festas de quarteirão. O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, como Funk, Breaking, Hip Hop Freestyle e Krump, assim como as suas subdivisões.
Danças urbanas no seu contexto social, foram a fuga da violência dos bairros, onde grupos de jovens afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir suas angústias através de movimentos corporais.
A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados, harmoniosos, rápidos e coreografados.
A dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
No Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
A História do Hip Hop: Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.
·         Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.
·         Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.
·         Break dance: que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop. O hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas.

2º.      Assista ao vídeo abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:
https://www.youtube.com/watch?v=1uVCwOUHjK8

3º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
01- Como se originou as danças urbanas?
02- Por que a dança de rua está associada à cultura negra?
03- Descreva o surgimento das danças urbanas no Brasil.
04- Quais os 3 elementos culturais que compõem a cultura hip-hop?
05- Na sua opinião, por que a dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?
Obs.: Quando voltarmos com as aulas presenciais, teremos apresentações de dança nas aulas de Educação Física! Então pratique seus movimentos!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.      Leia e copie no seu caderno o texto abaixo.
Os alimentos podem ser classificados de acordo com o tipo de processamento que passaram desde sua elaboração até chegar a nossa mesa.
São eles: Alimentos in natura (não processados) ou minimamente processados; Alimentos processados; Alimentos ultra processados.
1.    Alimentos in natura (não processados) ou minimamente processados: alimentos que não tenham sofrido alterações industriais após deixarem a natureza ou que sofreram alterações mínimas, tais como: limpeza, remoção de partes não comestíveis, refrigeração, etc. Exemplos: folhas, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e peixes.
2.    Alimentos processados: alimentos feitos com a adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre para aumentar seu tempo de conservação. Exemplos: conservas de legumes, peixes e cereais, frutas em caldas, carnes salgadas, queijos, pães.
3.    Alimentos ultra processados: são aqueles que, normalmente, contêm mais de cinco ingredientes. Entre eles nomes pouco familiares como gordura vegetal hidrogenada, xarope de frutose, espessante, aromatizante e corante. Apresentam calorias em excesso, grandes quantidades de sal, gorduras e açúcares sendo danosos a saúde. Também prejudicam a sensação de saciedade e são extremamente saborosos graças a grande quantidade de aditivos. Exemplos: enlatados, embutidos, congelados, preparações instantâneas, refrigerantes, salgadinhos, frituras, doces, gelatinas industrializadas, refrescos em pó, temperos prontos, margarinas, iogurtes industrializados, macarrão instantâneo, sorvetes, biscoitos recheados, achocolatados e outras guloseimas.

2º.      Observe as imagens abaixo:
(não é necessário copiar as imagens abaixo)

Figura1: Alimentos em distintas fases de apresentação. 


Figura 2: milho in natura, enlatado e na forma de salgadinho. 

3º.      Atividade Prática:
(não é necessário copiar as instruções da atividade prática, apenas realizá-la)

Objetivo: Observar e comparar o processo de decomposição de uma fruta (alimento in natura) e de um biscoito ou salgadinho (alimento ultra processado).
Materiais utilizados:
- 2 potes de vidro ou plástico transparente com tampa (vidro de pepino, nescafé,);
- 1 alimento in natura, por exemplo: fruta;
- 1 alimento ultra processado, por exemplo: biscoito ou salgadinho.
Procedimento:
- Colocar os alimentos dentro de potes separados e fechá-los (não abra até o final do experimento).
- Identificar os potes com o nome do alimento e a data em que iniciou o experimento.
- Deixar o pote em algum local da casa de fácil visualização.

4º.      Copiar e desenvolver no caderno:
1)        Realizar um desenho do seu experimento no dia em que você colocou os alimentos nos potes. O desenho deve ter aproximadamente 15 cm e ser colorido de forma que represente com as cores originais dos materiais.
Pote 1.: alimento in natura / Pote 2: alimento ultra processado.
2)        Em uma folha de ofício, copie e preencha a tabela abaixo:
Como preencher sua tabela: (não é necessário copiar, apenas ler com atenção)
Na coluna das observações você deverá anotar 1 vez por semana (por ex.: toda segunda feira) como está o aspecto dos alimentos, se eles estão iguais ou se já sofreram alguma mudança em seu aspecto.
A primeira observação será realizada no dia em que você iniciou o experimento, portanto o alimento estará aparentemente sem nada. Você registrará esta informação.
Se possível realizar registro fotográfico desde o início do trabalho até as observações semanais. 


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
                               
1º.      Observe com atenção a obra “ÚLTIMA CEIA” de Leonardo da Vinci: A pintura retrata a cena da última ceia de Jesus com seus discípulos quando Jesus anunciou que um deles o trairia.
(não é necessário copiar a imagem abaixo)

2º.      Copie e responda no seu caderno as questões abaixo:

1)        Qual é o tema principal da obra?
2)        Considerando a perspectiva uma técnica que nos dá a aparência de volume dos objetos, profundidade no ambiente ou paisagens, você consegue identificar essa técnica na obra de Leonardo da Vinci? Descreve um exemplo onde ela aparece.
3)        Observe as expressões faciais e corporais dos discípulos e descreva quais são os sentimentos que envolvem a cena da obra: