6° ano- 163

 


17ª SEMANA: DE 13 A 19/08/20

 

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto e observe a imagem:

(não é necessário copiar)

O lixo é um grande problema ambiental em todo mundo. Devemos colaborar, reduzindo, reutilizando materiais retornáveis e ajudando a reciclar.

 

O conhecimento de diferentes unidades de medida e sua correta aplicação, podem ajudar a compreender, elaborar e resolver problemas sociais, trazendo benefícios econômicos e ambientais.

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Matemática, copie e responda:

1)        Se com uma árvore de eucalipto é possível fazer 11.000 folhas. Eu estou presente em quantos cadernos de 90 folhas aproximadamente?

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente:

(não é necessário copiar)

Nessa semana continuaremos estudando o Meio Ambiente. Para isso, leia com atenção o texto abaixo:

 

O momento é de ação

Planeta chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

Num momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um preço alto em vidas –, tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.

À iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição etc.

À sociedade civil organizada, em especial às ONGs socioambientalistas como o próprio WWF-Brasil, cabe conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduosgovernos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro.

E tudo isto tem que ser feito agora.  A Natureza já nos envia seus sinais de alerta!

 

2º.      ATIVIDADE: Copie e desenvolva em sua folha de Língua Portuguesa:

1)    Após a leitura do texto, copie o Caça Palavras e localize as palavras que estão em destaque (sublinhadas) no texto:

 

 

INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE INGLÊS:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Atividade- Copie e desenvolva em sua folha de Inglês:

1)        Você lembra quais são as quatro estações do ano? Escreva-as em inglês.

2)        Qual estação do ano é a sua preferida?

3)        Em qual das estações do ano estamos atualmente?

4)        Faça o desenho de uma árvore que represente a sua estação do ano preferida.

 

2º.      Leia, observe as estações do ano na língua inglesa e verifique se você acertou as questões anteriores.

(não é necessário copiar)

 

SEASONS IN BRAZIL - Estações do ano no Brasil

SUMMER (VERÃO)Essa estação - SUMMER- caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e os dias costumam ser mais longos do que as noites. Tem início por volta do dia 21 de dezembro e término por volta do dia 20 de março.

AUTUMN/FALL (OUTONO): No inglês americano o Outono é popularmente chamado de FALL. Já no inglês britânico é comum as pessoas falarem AUTUMN. É conhecido como sendo o período de colheitas, porque é o momento em que inicia a queda de folhas e frutos. Inicia-se por volta de 20 de março, com término por volta de 21 de junho no Brasil, porque nos países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos e Inglaterra, o outono e as outras estações ocorrem em outros períodos.

WINTER (INVERNO): WINTER - caracteriza-se pelas temperaturas baixas e, em algumas localidades, pela ocorrência de geadas e nevascas. Ao longo dessa estação, é comum ocorrer à migração de diversas espécies de animais para áreas com temperaturas mais altas. Inicia-se por volta do dia 21 de junho e termina por volta do dia 21 de setembro.

SPRING (PRIMAVERA): No Hemisfério Sul – SPRING - caracteriza-se por apresentar temperaturas mais amenas e agradáveis. A principal característica dessa estação é o reflorescimento da flora. Em nosso Estado, inicia-se por volta do dia 22 de setembro e termina por volta do dia 21 de dezembro.

 

 

HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:

(não é necessário copiá-lo)

Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!

A conscientização sobre o meio ambiente está associada a uma mudança do nosso comportamento em relação ao espaço ocupado por nós e nossa qualidade de vida. Ou seja, para mantermos uma postura de defesa do meio ambiente e o uso correto dos nossos recursos naturais, precisamos ter consciência da necessidade de protegermos e cuidarmos desse ambiente. O Japão lançou um programa de qualidade voltado para empresas, mas que se adéqua muito bem ao nosso dia-a-dia. Se adéqua a nossa casa, nosso trabalho, e, porque não, a nossa escola.

Leia atentamente o texto abaixo e fique por dentro desse programa:

 

5S – O Amigo do Meio Ambiente

O 5S tem sido a maneira mais prática para se ter consciência sobre Meio Ambiente, em todos os espaços ocupados pelo ser humano. Sem perceber, as pessoas ao praticarem o 5S contribuem sobremaneira para o cuidado com o Meio Ambiente e a qualidade de vida.

1.        O SEIRI

Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente desejado, os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos corretamente e, para isso em plenas condições de uso. Devemos ter somente o que precisamos, sem consumir o que é desnecessário. E, se porventura houver coisas que não usamos, devemos compartilhar. Os recursos devem ser usados até poderem ser descartados. Na prática isto tem tudo a ver com os 3R ou 4R tradicionais do Meio Ambiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Refletir. Exemplo: uso adequado do caderno, aproveitamento total das folhas, impressão frente e verso das folhas, não desperdiçar papel higiênico, etc.

2.        O SEITON

Senso de Ordenação (organização), consiste em ter nosso espaço organizado. Onde cada coisa tem seu lugar e está no seu lugar. Os recursos, ambientes e locais de guarda devem ser identificados e sinalizados. A manutenção da ordem dos recursos nestes ambientes facilita a localização e o acesso. Essa organização evita desperdícios e compras desnecessárias. Exemplo: Produtos de limpeza em local adequado, caderno com anotações nas disciplinas corretas, mochila sem material desnecessário, etc.

3.        O SEISO

Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção do espaço onde estamos, todas as instalações e equipamentos que utilizamos. A sujeira normalmente é sinal de desorganização e pode afetar (estragar) aparelhos e/ou equipamentos. Se tiver coisas estragadas, devem ser levadas para descarte. Exemplo: Varrer o chão seguidamente, proteger máquinas e equipamentos da poeira, não fazer xixi fora do local adequado, etc.

4.        O SEIKETSU

Senso de Higiene e Saúde, está relacionado ao bom ambiente de trabalho e a nos sentirmos bem nesse ambiente. Qualquer coisa que impeça ou atrapalhe nosso bem estar nesse espaço deve ser revista. A limpeza do ambiente, a Coleta Seletiva do nosso lixo, também estão associadas ao nosso bem estar. Um ambiente com poucos ruídos, boa aparência (uma plantinha no local ajuda), que a gente goste de ficar nele, fazem parte desse “S”. Nossa aparência também conta para compor um bom ambiente. Devemos estar de bem conosco, roupas e calçados adequados (uniformes, se for o caso), uso de equipamentos adequados também contam. Exemplo disso: Manter as mãos limpas, unhas cortadas, arejar o ambiente, música em volume adequado, etc.

5.        O SHITSUKE

Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros “S” no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Meio Ambiente, principalmente a Coleta Seletiva, sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças. Ou seja, devemos estar conscientes que a qualidade começa por nós. Nós devemos começar fazendo os 5S. Para isso a autodisciplina exige uma mudança de comportamento e ações em relação ao nosso ambiente. Por exemplo, não jogar papel no chão, apagar a luz quando sair da sala, cumprimentar quando entrar, agradecer, pedir licença, etc.

O 5S permite que comecemos uma consciência ambiental a partir do local onde trabalhamos, estudamos, moramos. Mas a mudança precisa começar por nós.

 

2º.      ATIVIDADE- Leia a atividades e desenvolva em sua folha de História:

Então, gostaram? O programa 5S é legal porque é bastante simples e fácil de implementar. Inclusive na nossa casa. Então vamos aplicar na prática. Como exemplo, vamos aplicar o 5S na escola. Você vai escrever que cuidado devemos ter na escola para atender cada “S”. 

Exemplo:

5S – O SEIKETSU - Senso de Higiene e Saúde

O que: Limpeza do banheiro.

Orientação: Jogar o papel higiênico no cesto.

Objetivo: Reduzir os riscos de contaminação e manter o banheiro em condições.

Ganhos: Um lugar limpo e saudável.

Esse foi só um exemplo. Agora, você faz o seu!!

Faça uma folha de ofício para cada “S”. Pode ser colorido, com desenhos... a criatividade é sua.

Lembre-se de identificar sua atividade com nome, turma e disciplina! Bom trabalho!!

 

 

GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia as orientações:

(não é necessário copiar)

Na última aula vimos o significado do termo “sustentabilidade” e falamos sobre alguns problemas das grandes cidades envolvendo o meio ambiente. Os deslocamentos para trabalhar, estudar, lazer, entre outras atividades, são realizadas de maneiras diferentes. Porém há um grande número de automóveis e motocicletas na maior parte das cidades.

Observe a charge abaixo e analise o conteúdo da charge relacionando com os problemas urbanos:

“Do que você abriria mão para ter 90 minutos a mais livres toda semana? Como ajudar a reduzir em até 10% as emissões de dióxido de carbono (CO2) na cidade de São Paulo? A resposta para essas perguntas é pedalável. Para milhares de paulistanos, deixar o carro em casa ou trocar o ônibus pela bicicleta oferece benefícios financeiros e mais tempo para o lazer, além dos ganhos para a saúde. Os dados fazem parte do estudo - Impacto social do uso da bicicleta em São Paulo. Segundo o documento, do total de viagens realizadas de ônibus diariamente em São Paulo, 38% delas poderiam ser feitas de bicicleta, aproximadamente 3 milhões de viagens por dia. Já dos trajetos feitos de carro, 43% poderiam ser realizadas sem dificuldade sobre duas rodas. O meio ambiente também agradece: Se todas estas viagens pedaláveis  fossem de fato feitas de bike, haveria uma redução de 8% nas emissões de CO2 por parte dos ônibus e 10% dos automóveis, tendo em vista que a magrela não polui. Apesar de todos estes possíveis benefícios, apenas 2% do total de viagens em São Paulo são feitas de bicicleta. O ônibus é o modal favorito do Paulistano, responsável por 38% dos itinerários.”

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:

1)        Depois de analisar a charge e ler o texto:

a)     Faça uma rápida descrição da charge analisada, indicando o cenário, personagens e qual problema relacionado as grandes cidades está sendo abordado:

b)        Segundo o texto, quais são os benefícios de substituir o transporte rodoviário pela bicicleta?

DESAFIO: Você tem uma foto com sua bicicleta? Se tiver, poste nas redes sociais, marque a escola e a #VáDeBike! Assim, estaremos promovendo um movimento virtual de conscientização para o uso da bicicleta!

Boa semana turma! Um abraço... Profª Lori

 

 

ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir e reflita sobre o consumismo e para onde vai o lixo eletrônico:

 (não é necessário copiar)

 

- Pô! Meu celular não tem aquele jogo que tem no celular do meu colega.

Vou comprar um novo.

 São ações como essa, movidas pelo consumismo tecnológico ou por falta de conhecimento, que geram toneladas de lixo de aparelhos que são descartados ainda em funcionamento e perdem seu valor simplesmente por não estarem com a última versão de um programa ou que precisam de pequenos consertos para voltar a funcionar. O descarte desenfreado desses produtos tem gerado problemas ambientais sérios, tanto pelo volume quanto por esses produtos conterem materiais que demoram muito tempo para se decompor, principalmente os metais pesados que o compõem e que são muito prejudiciais à saúde humana.

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ensino Religioso, copie as questões e responda:

1)        Escreva um parágrafo com a sua opinião a respeito das atitudes das pessoas sobre esse modo de consumismo.

2)        Quais problemas o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente se não for descartado de forma correta?

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.       Leia o texto abaixo:

(Não é necessário copiar o texto)

 

Esporte de aventura: arvorismo

arvorismo é uma prática esportiva de aventura. Consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas árvores. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. Podem ser necessárias tirolesas ou outras formas de superar os obstáculos que podem ser naturais ou não.

 

Para fazer a prática, por motivos de segurança é necessário ter um kit arvorismo, que  é composto por: cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.

 
 

E aí, gostou desta prática de aventura?? Muito legal né?!!!

Mas se não cuidarmos do nosso meio ambiente (ex: lixo na mata e na rua, desmatamento),como teremos lugares especiais como estes para aproveitar e praticar nossos esportes?

Esses cuidados com o nosso meio ambiente devem partir de nós!

Aqui tem algumas dicas de como podemos fazer nossa parte:

·           Economizar água para preservar o meio ambiente: Com certeza, é uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente. A água, como sabemos, é vital para a vida de praticamente todo ser vivo. Porém, ela é finita. Um dia a água do planeta pode acabar, se não forem tomadas medidas necessárias para preservá-la.

·           Reciclagem e redução do lixo para ajudar o planeta: A reutilização de materiais para novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados ao planeta. A criatividade pode ser uma grande aliada na hora de preservar o meio ambiente (lembra que criamos vários brinquedos através da reciclagem).

O futuro está nas nossas mãos!!

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:

1)        Você já praticou algum esporte de aventura?Qual?

2)        O que você faz para cuidar do meio ambiente?

3)        Gostaria de praticar este esporte na escola?

4)        Cite mais exemplos de como cuidarmos do nosso meio ambiente.

 

 

CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.     Assista ao vídeo explicativo preparado pela professora Tatiana Pagnussatt, sobre como construir e manejar uma composteira doméstica:


 

2º.      Leia com atenção o texto abaixo:

(não é necessário copiar)

Atualmente, no Brasil, mais da metade dos resíduos domésticos gerados pela população são orgânicos e podem ser transformados em adubo. Infelizmente são misturados com outros materiais e enviados para coleta de lixo e consequentemente, para aterros sanitários, pois não podem ser reaproveitados.

As composteiras são estruturas construídas para transformar o lixo orgânico doméstico em adubo, também chamado de composto. Os responsáveis por essa transformação são os seres decompositores.

Siga o passo a passo e as seguintes instruções para construir uma composteira doméstica:

1.        ESCOLHA DO LOCAL: preferencialmente sombreado e com piso permeável (na grama, na terra, no quintal, etc.). Não faça dentro de casa ou na garagem ou sobre qualquer piso!

2.        TIPO de COMPOSTEIRA: escolha um dos tipos de composteira sugeridos abaixo ou faça com materiais que você tenha em casa (tijolos, madeiras, tábuas ou telhas). Ou simplesmente faça um buraco na terra ou uma pilha, seguindo as próximas recomendações. Qualquer tipo escolhido deve ter uma tampa para evitar excesso de água da chuva.

Caso o recipiente escolhido tiver um fundo, no caso de latões, garrafas, baldes etc., é necessário fazer furos no fundo do recipiente, para o chorume (líquido da decomposição) seja escoado. 

 

3.        MANEJO (como utilizar e cuidar): primeiramente preste atenção nos tipos de resíduo orgânico que podem ser usados (observe a tabela abaixo). Ao colocar esse material na sua composteira coloque o dobro de folhas, gramas ou capim secos. Vá colocando essa mistura até encher a composteira. Quando isso acontecer inicia uma nova ao lado. Ao encher a segunda provavelmente o adubo já estará pronto na primeira. Verifique o ponto de composto (deve estar com aparência de terra preta) e pode utilizá-lo nas suas plantas.

LISTA DE ALGUNS RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA COMPOSTEIRA: 

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ciências, copie as questões e responda:

1.        CRUZADINHA                     

 

HORIZONTAL

3- Para não atrair insetos, e outros animais indesejáveis, o recipiente ou o espaço da compostagem precisa ter...

5- A decomposição ocorre com a ajuda dos.....

6- Podem ser de muitos materiais.

VERTICAL

1- O resultado da compostagem pode ser chamado também de...

2- Tipo de composteira que precisa fazer somente um buraco.

4- Lugar onde os resíduos (lixo) orgânicos não podem ser reaproveitados.

7- Nas composteiras o lixo orgânico se transformará em...

 

2.        Responda:

A.       Como é feita a separação do lixo na sua casa?

B.       Como o lixo vira adubo?

C.       De que maneira podemos utilizar ao máximo os alimentos evitando o desperdício? Caso você e seus familiares já possuem esse hábito de não desperdiçar, cite exemplos através de receitas.

 

3.        Em família, tente construir sua composteira doméstica (fotografe e compartilhe conosco pelo Facebook).

Caso já tenha uma composteira em sua casa, compartilhe conosco, através de um registro fotográfico. 

 

 

ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto e assista ao vídeo:

(não é necessário copiar)

ARTE AMBIENTAL e VIK MUNIZ

 

Arte e Natureza são dois temas que podem andar juntos com muita tranquilidade. Você sabia que muitos artistas realizam obras de arte com lixo? Recentemente, o artista Vik Muniz, mundialmente conhecido, criou diversas obras com referência na História da Arte com o lixo. Seu trabalho ficou eternizado no documento “Lixo Extraordinário”, filmado ao longo de quase dois anos, em que o artista apresentou seu processo criativo e a sua relação com uma comunidade próxima de um aterro sanitário do Rio de Janeiro.

Vik Muniz

Lá ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Vik Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Clique no link abaixo e assista ao trailer oficial do documentário Lixo extraordinário:

https://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8

 

Queridos alunos,

Na aula de hoje vamos conhecer um pouco sobre instalações e intervenções artísticas, prática influenciada pela velocidade do mundo contemporâneo.

 

INSTALAÇÕES E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

 

Instalação artística é uma forma de expressão da arte contemporânea, geralmente é produzida para algum espaço próprio (exposição em algum museu, pinacoteca, bienal, etc.), com diversos materiais alternativos pensados e impensados como possibilidade de criação artística. Mas, quando é produzido em algum outro espaço onde as pessoas não esperam encontrar um trabalho artístico (praças, nas ruas, em postes, em prédios, agências bancárias, lojas, etc...), ele se torna uma intervenção.

Agora, a intervenção artística parte de um conceito da arte que sai do seu espaço próprio e vai de encontro ao público, como pinturas em grafite nas paredes de muros e prédios, esculturas de gelo em escadarias de prédios públicos, apresentação de música em um outro tipo de ambiente como uma loja de roupas, numa praça pública, ou uma performance de dança no farol, ou uma escultura viva no calçadão, são modalidades de intervenção. 

 

2º.      Atividade prática- Leia as orientações e desenvolva sua intervenção artística:

O tema sustentabilidade nos leva a refletir sobre essa prática de proteção ao meio ambiente, portanto proponho que façamos uma intervenção artística provocando a reflexão da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Nossa intervenção terá como tema “Colhemos aquilo que plantamos”.

Para nossa obra precisaremos o seguinte material:

·           Um galho de árvore seco e fixado em uma lata, se você tiver uma pequena árvore em sua casa também pode utilizar.

·           Recolha embalagens vazias, sacolas plásticas e outros objetos que seriam descartados no lixo da sua casa representando o lixo que é jogado inadequadamente no meio ambiente. Pendure esses materiais de descarte na árvore e intitule com o tema da nossa obra. (faça um pequeno cartaz e anexe na obra)

·           Pronto! Agora exponha sua intervenção ambiental em algum lugar de visibilidade do seu pátio e promova a curiosidade da sua comunidade chamando atenção para essa temática.

·           Se possível faça uma foto ou grave um pequeno vídeo sobre sua obra e poste no Facebook da escola.

Bom trabalho!

Lembre-se de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina, professora e título: Intervenção artística.