10ª
SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva os desafios:
1)
Em 3 horas, no período da manhã, 10 pessoas
confeccionaram bandeirinhas para a festa junina da escola. À tarde, 15 pessoas
irão confeccionar o dobro de bandeirinhas. Quanto tempo levarão para isso?
2)
Para ir à quadrilha Cebolinha saiu de casa às
19h50’ levou 30 minutos para chegar à festa. Que horas o Cebolinha chegou?
3)
A Magali leva 50 minutos de sua casa ao local da
festa, para chegar às 20h30’, que horas ela precisará sair de casa?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia a crônica a seguir:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)
É JUNHO, É SÃO JOÃO!
É chegado Junho… A primeira coisa a ver são as
bandeirinhas coloridas presas no barbante, espalhadas por todo o terreiro,
sacudidas pela brisa morna. Depois, sentir o cheiro do milho – cozido ou
torrado –, e observar nas mesas e barraquinhas, os bolos, pães e doces
expostos.
A fogueira acesa, gente de roupa xadrez e vestidos
rodados cheio de babados, chapéus de palha e tranças… por todo o lugar. Há
cores, luz, calor e o barulho que só as pessoas felizes conseguem fazer,
acompanhadas de sorrisos, sardas, bigodes e dentes pretos pintados.
Em todo lugar é alegria. Pode ser uma festa simples,
pode ser algo mais chique, não importa: onde há um sanfoneiro tocando um
“forrózin”, logo vão se formando pares e todos começam a dançar. Formam filas,
dão-se as mãos, trocam de lugar: é um tirar o chapéu, fazer reverências com a
aba do vestido, entrança, dança solta… coisa linda de se ver.
É um doce bem querer que se espalha, um clima
caloroso que aquece o coração. No arrasta-pé, a poeira levanta e os sorrisos se
espalham nos rostos suados de tanto dançar. O bum-bum-bum do zabumba, o
fom-fom-fom da sanfona, o tlin-tlin-tlin do triângulo: é uma festa tranquila,
mas cheia de alegria. Ninguém consegue ficar parado, todos seguem os comandos
do puxador.
Aqui e acolá o pessoal se escapa, de mãos dadas,
para fazer não sei o quê; outros dão uma passadinha na Barraca do Beijo, mas
ninguém sabe muito bem o que estão indo fazer lá. Todo mundo passa desconfiado
perto da Cadeia, com medo do Delegado, que tá lá, de cara feia e bigodão. Mas,
o que todo mundo espera mesmo é o casamento matuto, quando o noivo e a noiva
recebem a “bença” do Padre, e a confusão, mais uma vez, vira festa.
É bonito demais de se ver.
Se você procura se divertir, dá uma voltinha ali
pelo Nordeste, no Sertão, pelo cangaço. Cada cidadezinha, por menor que seja,
organiza um São João colorido e animado, cheio de gente bonita e doida para
dançar, com comidas e bebidas deliciosas para provar.
É um fuxico só, coisa boa que fica na memória para
sempre.
É assim o nosso São João. Vem com a gente?
Michel Euclides
2º.
Copie
e desenvolva:
Atividades
sobre a crônica “É JUNHO, É SÃO JOÃO!”, de Michel Euclides:
1) Qual o assunto da crônica?
2) O autor usou uma linguagem simples ou formal para
criar o texto?
3) Você conseguiu identificar algum personagem?
4) Qual espaço (local)acontece a história?
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie, leia e desenvolva:
1)
Assista
ao vídeo sobre alimentos juninos em inglês e pratique a pronúncia, quantas
vezes for necessário.
Clique no link: https://youtu.be/moSa59uTokk
2)
Com
auxílio do vídeo, escreva abaixo somente os alimentos de festas juninas que
conhecemos no Brasil:
3)
O
que significa “June party foods”?
4)
Quais
bolos (cakes) juninos você mais gosta?(responda em inglês)
5)
O
que significa let’s party?
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Pessoal,
no post anterior vimos a importância de um produto sensação dentro da festa de
São João: o milho. Nesta atividade você verá as transformações que a festa
sofreu no decorrer do tempo e o quanto sua importância dentro da sociedade
aumentou. Tomaremos como exemplo a Festa de São João de Campina Grande, na
Paraíba. Leiam com bastante atenção o texto abaixo.
O SÃO JOÃO EM CAMPINA GRANDE
A
cidade de Campina Grande, situada no planalto da Serra da Borborema no estado
da Paraíba, apresenta privilegiada localização, equidistante em relação aos
principais centros do Nordeste. Desde meados da década de 80 e, principalmente,
nos primeiros anos da década de 90, a cidade vem dedicando-se ao
desenvolvimento do turismo, porém os atrativos naturais e culturais, não eram
tão conhecidos.
O
São João de Campina Grande, conhecido com o nome de “Maior São João do Mundo”,
acontece durante 30 dias do mês de junho. Festa religiosa, que veio para o
Brasil através dos colonizadores portugueses, faz parte da cultura popular
brasileira, no entanto, é no Nordeste do país que a festa é mais comemorada,
sendo inclusive o dia de São João é feriado em toda a região. Em 1983, quando o
governo municipal assumiu a realização da festa que tornou-se organizada e
conhecida.
Para
tanto foi construído um espaço com estrutura destinado à realização do evento,
denominado de “palhoção”, local onde ocorrem os shows musicais e as
apresentações das tradicionais quadrilhas. De tal modo, que a festa deixou de
ser nos bairros e passou a ser centralizada no “palhoção”, ocorrendo assim a
primeira grande transformação da festa.
O
“Parque do Povo possui 42000m2 centraliza todo o evento. Uma imensa pirâmide
concentra os palcos para shows e até uma mini cidade, com réplicas de lugares
importantes da cidade. É possível ver a Catedral de Nossa Senhora da Conceição,
o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande e o antigo Cassino Eldorado e
até 400 barracas de comidas e artefatos típicos, com capacidade aproximada para
receber até 100 mil pessoas por cada noite do evento.
No
Parque do Povo tem também a principal figura da festa, a fogueira, com 16
metros de altura. Confeccionada com material reciclável, em lâmpadas coloridas
que simulam as chamas.
Em
1999, o governo municipal amplia a festa com um novo roteiro e um novo espaço
para o São João de Campina Grande, ao introduzir o Trem do Forró. Um passeio de
trem com 12 km de extensão. Na chegada os passageiros são recepcionados por
quadrilhas juninas e podem se acomodar em pavilhões.
Com
a expansão e consolidação do evento, a mídia também passou a ter participação
importante na divulgação e grandes empresas tornaram-se patrocinadores. A
economia da cidade é aquecida e segundo Associação Comercial e Empresarial de
Campina Grande são gerados, pelo menos, 1,2 mil vagas temporárias nos estabelecimentos
comerciais da cidade.
Em
Campina Grande observa-se um processo para envolver e colocar toda a população
no clima do evento. Assim, os cidadãos e lojistas decoram suas casas e
estabelecimentos comerciais com motivos juninos. O calendário escolar também é
alterado e as férias escolares de julho têm início por volta de 20 de junho. E
existe ainda, na Pirâmide do Parque do Povo, o Casamento Coletivo, que ocorre
no dia de Santo Antônio (santo casamenteiro), no qual pessoas com baixo poder
aquisitivo realizam o sonho do casamento em festas com tudo pago pela
Prefeitura da cidade.
No
Parque do Povo, o turista pode saborear uma gastronomia que vai muito além da
tipicamente junina. Pode se encontrar yakisoba, pizza, hambúrguer e pastel. No
que diz respeito à música o forró eletrônico predomina ao tradicional pé de
serra e as quadrilhas passaram por uma profissionalização e sofisticação
estética, sobretudo em decorrência de concursos patrocinados tanto pela
prefeitura quanto pela iniciativa privada, o que produziu reações
contraditórias entre os diversos agentes produtores do evento. Isso sem falar
que ocorrem vários shows com diferentes cantores.
2º.
Agora,
copie e responda no seu caderno:
(não é necessário copiar a imagem)
Após
ler o texto atentamente, observe a imagem. Ela representa uma festa junina “de
antigamente”.
1) Com base na imagem e no texto lido, comente
o que você acha que mudou, as diferenças, as coisas comuns.
2) A Festa de São João tem, na sua origem, uma
característica religiosa. Você acredita o evento de Campina Grande tem caráter
religioso? Justifique sua resposta.
3) O evento de Campina Grande é considerado a
“maior festa de São João do Mundo”. Com base no texto, você concorda ou
discorda. Justifique.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto:
(não é necessário copiar o texto)
Semana passada relembramos alguns aspectos da região
do nordeste, região onde há uma grande valorização da festa junina.
No entanto, por todo o país ocorrem festividades
relacionadas a São João.
Sabemos que o Brasil é um país de grande extensão
territorial e de grande variedade cultural, assim, em cada região é possível
verificar diferentes elementos culturais que foram sendo incrementadas nessa
festividade, variando de lugar para lugar, como a culinária, por exemplo.
Aqui em nossa região, temos o pinhão como comida
típica da nossa festa junina. O pinhão é uma semente comestível da árvore
Araucária. A Mata da Araucária faz parte do Bioma da Mata Atlântica.
Você sabe em quais lugares do Brasil encontramos a
Mata da Araucária?
2º.
Observe
as imagens abaixo:
(não é necessário copiar
as imagens)
3º.
ATIVIDADE- Copie as questões
abaixo e responda:
1) Com base
na leitura, na análise dos mapas acima e em seus conhecimentos, responda:
a)
Em quais estados brasileiros aparece a mancha
vermelha que representa a ocorrência da Mata de Araucária?
b)
Esses estados pertencem a qual região brasileira de
acordo com a regionalização oficial do IBGE?
c)
Como é o clima dessa região?
d)
Você já viu uma árvore Araucária? É possível que
sim, já que ela é típica da nossa região. Se sua resposta for sim, onde foi e
como era a paisagem?
e)
Qual outro Bioma podemos verificar em nossa região
de acordo com o mapa da imagem 1?
f)
Qual o Bioma da região do nordeste?
4º.
DESAFIO:
Você
gosta de pinhão? Já começou a temporada de pinhão, ele é de fácil preparo e tem
grande valor nutricional. Se você ou sua família gostam de pinhão e irão
consumir nesse mês de junho, poste uma foto e marque a escola, para mantermos
contato e matar um pouco da saudade. Vou ficar aguardando o registro!
Boa semana!
Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Copie, leia e desenvolva:
1) Observe a imagem e escreva como é chamada essa dança?
(não é necessário copiar a imagem)
2) Leia e copie:
Existem duas explicações para o nome festa junina: a primeira diz que tem a ver porque as festividades acontecem no mês de junho e a outra diz que essa festa tem origens em países católicos da Europa, portanto seria uma homenagem a São João. No princípio a festa era chamada de Joanina. Foi trazida para o Brasil, pelos portugueses, mas, outros povos também influenciaram as nossas festas juninas como os chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada que deu origem as danças de quadrilha. A tradição de soltar fogos veio da China, que teria iniciado a fabricação de pólvora. A dança de fitas (na imagem acima) teria vindo de Portugal e Espanha. Todos esses elementos culturais vindos dos afro-brasileiros e imigrantes vindos de Portugal, Espanha e França, foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, dando origem às festas juninas como elas são hoje em dia.
3) Quem introduziu a dança da quadrilha?
4) Quem ensinou os brasileiros a dançar a dança de fitas?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
O
Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste.
Nasceu na década de 1940 e exerce influência até hoje no trabalho de músicos
que vêm dessa região do país, sendo muito tocado e dançado nas festas juninas
pelo Brasil .
Luiz
Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros
estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais
instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira
e a zabumba.
Os
principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo
de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares. As
mulheres usam vestidos de chita, coloridos, com babados nas saias. As roupas
são decotadas e as mangas são curtas. As sandálias são também coloridas. Já os
homens usam calça de brim de cor clara. As camisas são comuns, sem cores ou
estampas. Nos pés, as sandálias são de couro cru.
Depois
de algum tempo mantido à margem da história musical, o baião ressurgiu no final
da década de 70, graças ao resgate perpetrado por músicos do calibre de
Dominguinhos, Zito Borborema, João do Vale, Quinteto Violado, entre outros.
Além disso, este ritmo inspirou decisivamente o estilo tropicalista de Gilberto
Gil e o rock de Raul Seixas, que unia estas duas sonoridades, batizando de
Baioque o resultado desta fusão.
2º. Assista aos vídeos a seguir e
conheça uma coreografia e a música Asa Branca:
Abaixo
temos o link com uma coreografia:
Abaixo
temos a música Asa Branca:
3º.
Copie e responda as seguintes questões no caderno:
·
Qual a década que teve origem o Baião?
·
Como se chama o cantor e compositor responsável
por levar o Baião para todo o Brasil?
·
Segundo o texto quais os principais passos da
coreografia do Baião?
·
Explique, o que é o Baioque?
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Atividade 1:
Estamos na quarta semana do experimento de observação da decomposição de tipos
de alimento.
Preencha
na sua Tabela as observações da 5ª semana, como por exemplo, se houve ou não
alteração na aparência dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as
modificações. Não se esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção:
não abra a tampa do pote!
Se
possível, registre uma foto.
ATENÇÃO: Não coloque fora o alimento ultra
processado. Mantenha ele no pote e guarde até o retorno das aulas.
1º. Apenas
leia o texto com atenção:
Em
junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João,
muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais
juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses
símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos
indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da
festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo
para auxiliar no vôo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses
balões se tornam ameaças de incêndios,
podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas
cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem
colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou
até mesmo cair na pista.
Assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei
desde 1998,
considerada crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes
Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar
incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou
qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de
um ano a três anos e multa.
2º. Atividade- Copie e desenvolva em seu caderno:
Crie uma
situação no formato de reportagem com a seguinte manchete: “Crime ambiental: balão destrói três hectares de
área do Morro Ferrabraz, em Araricá.”
- Descreva detalhadamente como
ocorreu o episódio, contando as causas, as consequências e um desfecho para sua
história.
- O seu texto deve constar os
seguintes elementos: local, data/dia, espécies animais e vegetais, seres
humanos envolvidos.
- Utilize uma imagem ou faça um
desenho para representar sua reportagem.
- Se possível, grave um breve vídeo
explicativo contando sua história (como se fosse você um repórter num plantão
jornalístico) para ser publicado no Blog da escola.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie:
(não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la)
Analise a obra responda no seu
caderno:
A composição Festa de São João é
uma obra do artista brasileiro Candido Portinari. A tela mostra os preparos
para a festa de São João, quando todo o morro entra em reboliço, por se tratar
de uma festa muito popular no Brasil.
Cândido Portinari utilizava em
suas produções, temáticas como as festas
populares e muito da questão social do
povo brasileiro. As festas de São João, bem como seus preparativos, costumam
ser de muitos sorrisos e alegria, porém
nesta obra vemos alguns elementos contraditórios. Descreva o que você acha que o artista quis
transmitir sobre a realidade dos personagens retratados na obra: