17ª
SEMANA: DE 13 A 19/08/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:
17ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Matemática, copie e responda:
1)
Copie a seguinte informação e responda a questão
abaixo!
De
acordo com os dados do Censo 2010, no Brasil, dos 57.324.162 domicílios,
50.106.088 contam com sistema de coleta de lixo por serviço de limpeza ou
caçamba de serviço de limpeza, considerados os mais adequados, alcançando um
percentual de 87,41%. Entre os estados brasileiros estes percentuais variam
entre 55,83% e 98,23%, sendo que o Rio Grande do Sul é o 6º entre os estados
que apresentam as maiores taxas de atendimento deste serviço.
No
Rio Grande do Sul, dos 3.599.604 domicílios, 3.314.425 contam com sistema de
coleta de lixo por serviço de limpeza ou caçamba. Responda:
a)
Qual o percentual de coleta no Rio Grande do Sul?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia um trecho do texto “Poluição
dos rios” de Monik da Silveira Suçuarana:
“...Outra
fonte poluidora é o depósito de lixo nos rios. Esse lixo é formado por resíduos
sólidos, principalmente residenciais e industriais. O lixo vai se acumulando,
provoca o assoreamento dos rios e pode chegar ao ponto de não permitir o fluxo
da água para locais onde o rio é canalizado, provocando enchentes quando
ocorrem chuvas intensas...”
2º. Observe a imagem:
3º. Copie e desenvolva a atividade em
sua folha de Língua Portuguesa:
Questões:
A) Ocorre
uma discordância entre o texto e a imagem?
B) Segundo
o texto, o que acontece com esse acúmulo de lixo?
C) Na
frase “O lixo vai se acumulando...” o verbo é transitivo ou intransitivo?
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE INGLÊS:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Atividade-
Copie e desenvolva em sua folha de Inglês:
1)
Pesquise
e escreva como escrevemos e pronunciamos as “estações do ano” na língua inglesa:
2)
Copie o
quadro abaixo e complete a primeira coluna com o nome das estações do ano em
inglês, acompanhando a tradução e pronúncia dos mesmos.
INGLÊS |
TRADUÇÃO |
PRONÚNCIA |
Primavera |
spRíng |
|
Verão |
sãmeR |
|
Outono |
fól/óutun |
|
Inverno |
uínteR |
3)
Copie as
palavras abaixo e escreva ao lado a qual estação do ano pertence:
a)
Snow –
b)
Flowers-
c)
Fruits-
d)
Hot
weather -
e)
Butterflies-
f)
Falling
leaves-
g)
Coldest
season-
4)
What’s your favorite season? Why?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia atentamente o
texto a seguir:
(não é
necessário copiá-lo)
Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!
No mundo globalizado em que
vivemos, onde o consumo é a palavra de ordem, as empresas tem buscado uma
ampliação cada vez maior de seus mercados consumidores. No entanto, alguns
desses mercados exigem um padrão de qualidade superior ou adequado as suas
tradições, suas necessidades, seus comportamentos, etc. Isso fez nascerem os
programas de qualidade. Ao implantar esses programas, as empresas atestam que
fazem um produto de alta qualidade, proporcionam qualidade de vida ao seu
colaborador e ao comprador e, principalmente, dispõem de regras claras e
objetivas voltadas a preservação, manutenção e conservação do meio ambiente. O
programa 5S tem esse objetivo. Com isso as empresas vendem mais, reduzem seu
custo, aumentando seus lucros.
Leia
atentamente o texto abaixo e fique por dentro desse programa.
5S – O
Amigo do Meio Ambiente
O 5S tem sido a maneira mais prática para disseminação da consciência sobre Meio Ambiente dentro das empresas, em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas. Sem perceber, as pessoas ao praticarem o 5S contribuem sobremaneira para o cuidado com o Meio Ambiente e a qualidade de vida.
O SEIRI, Senso de
Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos
adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que
estejam em plenas condições de uso.
O SEIRI critica severamente
a aquisição e consumo desnecessário de recursos, inclusive de água e energia.
Também sugere que as pessoas compartilhem recursos de pouca utilização e que
reutilizem os recursos até o seu limite (desde que não comprometam a eficiência
e a segurança da atividade). Na prática isto tem tudo a ver com os 3R ou 4R
tradicionais do Meio Ambiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Refletir.
Exemplo: uso adequado do caderno, aproveitamento total das folhas, impressão
frente e verso das folhas, não desperdiçar papel higiênico, etc.
O SEITON, Senso de
Ordenação, consiste em ter ambientes de trabalho com locais definidos e
adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos,
ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados. A manutenção
da ordem dos recursos nestes ambientes facilita a localização e o acesso,
evitando a aquisição ou solicitação indevida de novos recursos (problema que
ocorre em ambientes desordenados). Exemplo: Produtos de limpeza em local
adequado, caderno com anotações nas disciplinas corretas, mochila sem material
desnecessário, etc.
O SEISO, Senso de Limpeza,
tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações.
Para tal, a eliminação de fontes de alguns tipos de sujeira pode gerar uma redução
do consumo de recursos naturais como lubrificantes, matéria-prima e produtos,
reduzindo também a quantidade de resíduos a serem tratados ou descartados.
Exemplo: Varrer o chão seguidamente, proteger máquinas e equipamentos da
poeira, não fazer xixi fora do local adequado, etc.
O SEIKETSU, Senso de Higiene
e Saúde, propõe a humanização do ambiente de trabalho. Redução de ruídos e
contaminação, utilização de plantas ornamentais e a padronização da prática da
Coleta Seletiva são atividades normalmente desenvolvidas pelas empresas neste
“S” e que tem relação direta com o Meio Ambiente. Exemplo disso: Manter as mãos
limpas, unhas cortadas, arejar o ambiente, música em volume adequado, etc.
O SHITSUKE, Senso de
Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros “S” no dia-a-dia,
mas também prega que as Normas de Meio Ambiente, principalmente a Coleta
Seletiva, sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de
monitoramento ou cobranças.Por exemplo, não jogar papel no chão, apagar a luz
quando sai da sala, cumprimentar quando entra, agradecer, pedir licença, etc.
Devido ser um processo de
mudança cultural através de boas práticas no dia-a-dia, o 5S pode ser usado
como uma ferramenta para iniciar a implementação de uma nova consciência para o
Meio Ambiente.
2º.
ATIVIDADE- Leia e desenvolva a atividade abaixo em sua
folha de História:
Então, gostaram? O programa 5S é
legal porque é bastante simples e fácil de implementar, inclusive na nossa
casa. Então vamos aplicar na prática. Como exemplo, vamos aplicar o 5S na
escola. Você vai escrever que cuidado devemos ter na escola para atender cada
“S”.
Exemplo:
5S
– SEIRI – Senso de Utilização
O
que: Aproveitamento total do material.
Orientação:
Todo material impresso que não for documento, deve ser utilizado frente e
verso.
Objetivo:
Reduzir a quantidade de papel utilizado na escola.
Ganhos:
Redução de custos financeiros; Contribuição para conservação do meio ambiente
através da redução no uso de papel.
Esse foi só um exemplo. Você pode
utilizar ele como também pode complementar com indicações de Quem deve
executar; Qual setor vai executar; Quanto tempo de execução, etc.
Faça uma folha de ofício para
cada “S”. Pode ser colorido, com desenhos... a criatividade é sua.
Lembre-se de identificar sua
atividade com nome, turma e disciplina! Bom trabalho!!
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
as orientações:
(não
é necessário copiar)
Na
aula passada assistimos ao vídeo que nos explicava sobre o conceito de
Sustentabilidade e falamos sobre a questão da propaganda e do consumo. No vídeo
foi possível observar sobre como a nossa relação com o meio veio mudando ao
longo dos tempos, e foi citado inclusive como tudo aconteceu rápido desde a
Primeira Revolução Industrial com as máquinas a vapor. Analise as informações
da imagem abaixo:
Indústria, consumo e
consumismo.
Atualmente
vivemos o estágio da Terceira Revolução
Industrial: a revolução da informática, dos meios de comunicação, da
informação, da velocidade e do consumo.
Com
os avanços tecnológicos das últimas décadas foi possível produzir mais, em
menor tempo e em diversos lugares. As multinacionais se espalharam pelo mundo e
foram responsáveis por uma característica do espaço urbano atual: o consumo de
produtos industrializados. Assim, na atual fase do capitalismo, os hábitos de
consumo e o acesso aos produtos e serviços sofreram grandes transformações, influenciando
a cultura de diversos povos, de maneira global. A essa sociedade Industrial que
valoriza o consumo de forma excessiva, damos o nome de sociedade de consumo.
Outra
característica do modelo atual de produção está ligado ao fato de que muitas dessas
multinacionais são grandes corporações que dominam todos os estágios da
produção (da matéria-prima à venda do produto final) e, muitas vezes, tem mais
poder econômico que os países onde atuam. Assim, seus interesses sobrepõem aos
interesses das pessoas comuns que são levadas a acreditar, por meio da
publicidade e pela alta velocidade de informações, que, quanto mais bens de
consumo elas comprarem, mas serão valorizadas na sociedade.
Além
disso, nas últimas décadas, fabricam-se produtos que duram menos e há
lançamento constante de modelos que torna o anterior ultrapassado. Essas
estratégias são chamadas de obsolescência programada e de obsolescência
perceptiva.
A
obsolescência programada ocorre quando um fabricante projeta seu produto para ter
uma curta vida útil. Ou seja, o produto é fabricado para que se torne obsoleto
e deixe de funcionar em determinado período, levando o consumidor a adquirir um
novo.
Já
no caso da obsolescência perceptiva, o fabricante lança um novo
modelo, com visual mais moderno, fazendo o produto de modelo anterior parecer
ultrapassado, mesmo que funcione. Assim, o consumidor, para se sentir
valorizado na sociedade, vai substituir o produto anterior por um mais moderno
garantindo o lucro do fabricante. O melhor exemplo desses dois casos de
obsolescência na atualidade é o de aparelhos celulares.
2º.
ATIVIDADE:
Coloque
data em sua folha de Geografia, copie as orientações e desenvolva a atividade:
Após
ler e refletir sobre as informações analisadas nessas duas semanas sobre
sustentabilidade e a sociedade do consumo, vamos elaborar uma campanha contra o consumismo e divulgá-la nas redes
sociais?!
1°
passo: Escolha um tema – consumismo de qual produto? Podem ser produtos consumidos
em casa ou na escola, ou um produto da moda, ou mesmo, desperdício de água e
comida.
2°
passo: Você pode pesquisar sobre publicidade que incentiva o consumo do produto
escolhido ou ações da sociedade que induzem ao desperdício do recurso escolhido
– se não quiser pesquisar na internet, faça uma pesquisa em casa com os
familiares, uma entrevista...
3°
passo: Escolha um slogan para a campanha, pensem nas ferramentas e nos locais
de divulgação ( no atual momento que estamos passando a sugestão seria utilizar
as ferramentas virtuais, no entanto, você pode confeccionar um material físico,
como cartaz, folder, etc.)
Boa semana turma e bom trabalho! Um abraço... Profª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia atentamente o
texto a seguir:
(não é necessário copiar)
Atualmente
a facilidade de acesso a tecnologia tem
levado ao descarte irregular de produtos eletrônicos que não servem mais,
causando muitos danos ao meio ambiente. Mas existe uma forma de dar fim a esses
produtos eletrônicos principalmente os computadores, que é o seu
reaproveitamento em laboratórios, e isso chama-se METARECICLAGEM. Um conceito
que tem como objetivo difundir as novas tecnologias humanizando-as, ou seja,
tornando-as acessíveis por meios de ações onde máquinas ultrapassadas para
alguns tornaram-se laboratório de apropriação e reapropriação das tecnologias,
usando o Software Livre. Assim é possível uma engenharia reversa. Aprende-se a
desconstruir as máquinas para construí-las novamente, ao mesmo tempo em que
apropria-se de uma nova possibilidade de relação entre máquina e ser humano.
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ensino Religioso, copie as questões e responda:
1)
Você conhece algum
laboratório de informática que faz o reaproveitamento de produtos eletrônicos
que não são mais úteis? Se sim comente sobre.
2)
Quais impactos
negativos ocorrem à natureza e a saúde dos seres humanos, quando o lixo
eletrônico é descartado de forma irregular em ambientes não propícios?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto)
Esporte
de aventura: trekking
O Trekking é uma atividade física que pode ser praticada como uma forma de lazer ou de competição. Também conhecido como caminhada, consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. O Trekking pode ser praticado por qualquer pessoa, pois é uma atividade de baixo impacto, porém isso irá depender da trilha escolhida.O grau de dificuldade do trekking varia de acordo com a capacidade do praticante, tendo níveis fáceis, médios, difíceis e superiores.
Existem alguns tipos de trekking,
mas os que mais se pratica são estes listados abaixo:
· Trekking
de um dia – É o tipo de Trekking mais praticado, com uma caminhada mais curta,
aproximadamente 10km, é considerado como lazer. Caracterizado por marcas de
início e fim bem delimitadas podendo ser praticado em grupo ou individualmente.
· Travessias
ou Trekking de longa distância – Também considerado como uma atividade de
lazer, pode ser praticado em grupos. Para essas trilhas você precisará de
equipamentos para pernoites (como barraca e saco de dormir) e alimentação
própria, pois podem durar vários dias. Quando contam com carregadores,
cozinheiros e guias especializados são consideradas expedições.
O melhor de tudo isso, é o contato que temos com a natureza, são momentos marcantes em nossa vida. Nos deparamos com paisagens lindas e animais.
Na prática do trekking, podemos
acrescentar situações também, tais como: rapel e tirolesa. Mas para isso
devemos conhecer bem o ambiente que
estamos indo.
Para o trekking em ambiente de
mata é interessante observar a roupa e itens que irá utilizar. Seguem abaixo
alguns itens básicos: calça, bota, blusa de manga comprida, cantil com água,
lanterna, pederneira (instrumento para se fazer fogo), corda e etc.
E aí, gostou desta prática de
aventura?? Muito legal né?!!!
Eu, professor de vocês, gosto de
trekking, tanto para ir fazer as trilhas durante o dia, como para fazer as
trilhas durante o dia, passar a noite e voltar no outro dia. Na nossa região somos privilegiados com
alguns lugares especiais para aproveitarmos, com os cânions (em Cambará do sul)
e o parque das 8 cachoeiras (São Francisco de Paula).
Mas se não cuidarmos do nosso
meio ambiente (ex: lixo na mata e na rua, desmatamento),como teremos lugares
especiais como estes para aproveitar e praticar nossos esportes?
Esses cuidados com o nosso meio
ambiente devem partir de nós!
Aqui tem algumas dicas de como
podemos fazer nossa parte:
·
Economizar
água para preservar o meio ambiente: Com certeza, é uma das primeiras atitudes
a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente. A água,
como sabemos, é vital para a vida de praticamente todo ser vivo. Porém, ela é
finita. Um dia a água do planeta pode acabar, se não forem tomadas medidas
necessárias para preservá-la.
·
Reciclagem e redução do lixo para ajudar o planeta: A reutilização de materiais para
novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de
resíduos lançados ao planeta. A
criatividade pode ser uma grande aliada na hora de preservar o meio ambiente
(lembra que criamos vários brinquedos através da reciclagem).
O
futuro está nas nossas mãos!!
2º.
ATIVIDADE:
Coloque data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e
responda:
1)
Você já praticou algum esporte de aventura?Qual?
2)
O que você faz para cuidar do meio ambiente?
3)
Gostaria de praticar este esporte na escola?
4)
Cite mais exemplos de como cuidarmos do nosso meio
ambiente.
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista ao vídeo explicativo preparado pela professora
Tatiana Pagnussatt, sobre como construir e manejar uma composteira doméstica:
2º.
Leia com atenção o texto abaixo:
(não é necessário copiar)
Atualmente,
no Brasil, mais da metade dos resíduos domésticos gerados pela população são
orgânicos e podem ser transformados em adubo. Infelizmente são misturados com
outros materiais e enviados para coleta de lixo e consequentemente, para
aterros sanitários, pois não podem ser reaproveitados.
As
composteiras são estruturas construídas para transformar o lixo orgânico
doméstico em adubo, também chamado de composto. Os responsáveis por essa
transformação são os seres decompositores.
Siga
o passo a passo e as seguintes instruções para construir uma composteira
doméstica:
1.
ESCOLHA DO LOCAL: preferencialmente sombreado e com piso permeável (na
grama, na terra, no quintal, etc.). Não faça dentro de casa ou na garagem ou
sobre qualquer piso!
2.
TIPO de COMPOSTEIRA: escolha um dos tipos de composteira sugeridos
abaixo ou faça com materiais que você tenha em casa (tijolos, madeiras, tábuas
ou telhas). Ou simplesmente faça um buraco na terra ou uma pilha, seguindo as
próximas recomendações. Qualquer tipo escolhido deve ter uma tampa para evitar
excesso de água da chuva.
Caso o recipiente escolhido tiver um fundo, no caso de latões, garrafas, baldes etc., é necessário fazer furos no fundo do recipiente, para o chorume (líquido da decomposição) seja escoado.
3.
MANEJO (como utilizar e cuidar): primeiramente preste atenção nos tipos
de resíduo orgânico que podem ser usados (observe a tabela abaixo). Ao colocar
esse material na sua composteira coloque o dobro de folhas, gramas ou capim
secos. Vá colocando essa mistura até encher a composteira. Quando isso
acontecer inicia uma nova ao lado. Ao encher a segunda provavelmente o adubo já
estará pronto na primeira. Verifique o ponto de composto (deve estar com
aparência de terra preta) e pode utilizá-lo nas suas plantas.
LISTA DE ALGUNS RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA COMPOSTEIRA:
3º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ciências, copie as questões e responda:
1.
Produza
um texto, respondendo à pergunta: “Como o lixo vira adubo?”
Algumas
dicas sobre coisas que não podem faltar no seu texto:
-
O tipo de lixo que pode ser usado;
-
Os organismos envolvidos neste processo;
-
A ação destes organismos sobre a matéria orgânica;
-
O papel de cada pessoa neste processo;
-
A importância ecológica, social e econômica da compostagem.
2.
Em
família, tente construir sua composteira doméstica (fotografe e compartilhe
conosco pelo Facebook).
Caso já
tenha uma composteira em sua casa, compartilhe conosco, através de um registro
fotográfico.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:
17ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto e assista ao vídeo:
(não é necessário copiar)
ARTE AMBIENTAL e VIK MUNIZ
Arte e Natureza são dois temas que podem andar juntos com muita tranquilidade. Você sabia que muitos artistas realizam obras de arte com lixo? Recentemente, o artista Vik Muniz, mundialmente conhecido, criou diversas obras com referência na História da Arte com o lixo. Seu trabalho ficou eternizado no documento “Lixo Extraordinário”, filmado ao longo de quase dois anos, em que o artista apresentou seu processo criativo e a sua relação com uma comunidade próxima de um aterro sanitário do Rio de Janeiro.
Vik Muniz
Lá ele fotografa um grupo de catadores de materiais
recicláveis. O objetivo inicial de Vik Muniz era “pintar” esses catadores com o
lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o
desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele
ambiente.
Clique
no link abaixo e assista ao trailer oficial do documentário Lixo
extraordinário:
https://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8
Queridos alunos,
Na aula de hoje vamos
conhecer um pouco sobre instalações e intervenções artísticas, prática
influenciada pela velocidade do mundo contemporâneo.
INSTALAÇÕES E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
Instalação artística é uma forma de expressão da
arte contemporânea, geralmente é produzida para algum espaço próprio (exposição
em algum museu, pinacoteca, bienal, etc.), com diversos materiais alternativos
pensados e impensados como possibilidade de criação artística. Mas, quando é
produzido em algum outro espaço onde as pessoas não esperam encontrar um
trabalho artístico (praças, nas ruas, em postes, em prédios, agências
bancárias, lojas, etc...), ele se torna uma intervenção.
Agora, a intervenção artística parte de um conceito da arte que sai do seu espaço próprio e vai de encontro ao público, como pinturas em grafite nas paredes de muros e prédios, esculturas de gelo em escadarias de prédios públicos, apresentação de música em um outro tipo de ambiente como uma loja de roupas, numa praça pública, ou uma performance de dança no farol, ou uma escultura viva no calçadão, são modalidades de intervenção.
2º. Atividade
prática- Leia
as orientações e desenvolva sua intervenção artística:
O
tema sustentabilidade nos leva a refletir sobre essa prática de proteção ao
meio ambiente, portanto proponho que façamos uma intervenção artística
provocando a reflexão da comunidade sobre a importância da preservação do meio
ambiente.
Nossa
intervenção terá como tema “Colhemos aquilo que plantamos”.
Para
nossa obra precisaremos o seguinte material:
·
Um galho de árvore seco e fixado em
uma lata, se você tiver uma pequena árvore em sua casa também pode utilizar.
·
Recolha embalagens vazias, sacolas
plásticas e outros objetos que seriam descartados no lixo da sua casa
representando o lixo que é jogado inadequadamente no meio ambiente. Pendure
esses materiais de descarte na árvore e intitule com o tema da nossa obra.
(faça um pequeno cartaz e anexe na obra)
·
Pronto! Agora exponha sua
intervenção ambiental em algum lugar de visibilidade do seu pátio e promova a
curiosidade da sua comunidade chamando atenção para essa temática.
·
Se possível faça uma foto ou grave
um pequeno vídeo sobre sua obra e poste no Facebook da escola.
Bom
trabalho!
Lembre-se
de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina,
professora e título: Intervenção artística.