9° ano- 191

 

17ª SEMANA: DE 13 A 19/08/20

 

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Matemática, copie e responda:

1)        Copie a seguinte informação e responda a questão abaixo!

De acordo com os dados do Censo 2010, no Brasil, dos 57.324.162 domicílios, 50.106.088 contam com sistema de coleta de lixo por serviço de limpeza ou caçamba de serviço de limpeza, considerados os mais adequados, alcançando um percentual de 87,41%. Entre os estados brasileiros estes percentuais variam entre 55,83% e 98,23%, sendo que o Rio Grande do Sul é o 6º entre os estados que apresentam as maiores taxas de atendimento deste serviço.

No Rio Grande do Sul, dos 3.599.604 domicílios, 3.314.425 contam com sistema de coleta de lixo por serviço de limpeza ou caçamba. Responda:

a) Qual o percentual de coleta no Rio Grande do Sul?

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia um trecho do texto “Poluição dos rios” de Monik da Silveira Suçuarana:

“...Outra fonte poluidora é o depósito de lixo nos rios. Esse lixo é formado por resíduos sólidos, principalmente residenciais e industriais. O lixo vai se acumulando, provoca o assoreamento dos rios e pode chegar ao ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, provocando enchentes quando ocorrem chuvas intensas...”

 

2º.       Observe a imagem:

 


3º.       Copie e desenvolva a atividade em sua folha de Língua Portuguesa:

Questões:

A) Ocorre uma discordância entre o texto e a imagem?

B) Segundo o texto, o que acontece com esse acúmulo de lixo?

C) Na frase “O lixo vai se acumulando...” o verbo é transitivo ou intransitivo?

 

 

INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE INGLÊS:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Atividade- Copie e desenvolva em sua folha de Inglês:

1)        Pesquise e escreva como escrevemos e pronunciamos as “estações do ano” na língua inglesa:

2)        Copie o quadro abaixo e complete a primeira coluna com o nome das estações do ano em inglês, acompanhando a tradução e pronúncia dos mesmos.

 

INGLÊS

TRADUÇÃO

PRONÚNCIA

Primavera

spRíng

Verão

sãmeR

Outono

fól/óutun

Inverno

uínteR

 

3)        Copie as palavras abaixo e escreva ao lado a qual estação do ano pertence:

a)        Snow –

b)        Flowers-

c)        Fruits-

d)        Hot weather -

e)        Butterflies-

f)         Falling leaves-

g)        Coldest season-

 

4)        What’s your favorite season? Why?

 

 

HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:

(não é necessário copiá-lo)

Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!

No mundo globalizado em que vivemos, onde o consumo é a palavra de ordem, as empresas tem buscado uma ampliação cada vez maior de seus mercados consumidores. No entanto, alguns desses mercados exigem um padrão de qualidade superior ou adequado as suas tradições, suas necessidades, seus comportamentos, etc. Isso fez nascerem os programas de qualidade. Ao implantar esses programas, as empresas atestam que fazem um produto de alta qualidade, proporcionam qualidade de vida ao seu colaborador e ao comprador e, principalmente, dispõem de regras claras e objetivas voltadas a preservação, manutenção e conservação do meio ambiente. O programa 5S tem esse objetivo. Com isso as empresas vendem mais, reduzem seu custo, aumentando seus lucros.

Leia atentamente o texto abaixo e fique por dentro desse programa.

 

5S – O Amigo do Meio Ambiente

O 5S tem sido a maneira mais prática para disseminação da consciência sobre Meio Ambiente dentro das empresas, em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas. Sem perceber, as pessoas ao praticarem o 5S contribuem sobremaneira para o cuidado com o Meio Ambiente e a qualidade de vida. 


O SEIRI, Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso.

O SEIRI critica severamente a aquisição e consumo desnecessário de recursos, inclusive de água e energia. Também sugere que as pessoas compartilhem recursos de pouca utilização e que reutilizem os recursos até o seu limite (desde que não comprometam a eficiência e a segurança da atividade). Na prática isto tem tudo a ver com os 3R ou 4R tradicionais do Meio Ambiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Refletir. Exemplo: uso adequado do caderno, aproveitamento total das folhas, impressão frente e verso das folhas, não desperdiçar papel higiênico, etc.

O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter ambientes de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados. A manutenção da ordem dos recursos nestes ambientes facilita a localização e o acesso, evitando a aquisição ou solicitação indevida de novos recursos (problema que ocorre em ambientes desordenados). Exemplo: Produtos de limpeza em local adequado, caderno com anotações nas disciplinas corretas, mochila sem material desnecessário, etc.

O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. Para tal, a eliminação de fontes de alguns tipos de sujeira pode gerar uma redução do consumo de recursos naturais como lubrificantes, matéria-prima e produtos, reduzindo também a quantidade de resíduos a serem tratados ou descartados. Exemplo: Varrer o chão seguidamente, proteger máquinas e equipamentos da poeira, não fazer xixi fora do local adequado, etc.

O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, propõe a humanização do ambiente de trabalho. Redução de ruídos e contaminação, utilização de plantas ornamentais e a padronização da prática da Coleta Seletiva são atividades normalmente desenvolvidas pelas empresas neste “S” e que tem relação direta com o Meio Ambiente. Exemplo disso: Manter as mãos limpas, unhas cortadas, arejar o ambiente, música em volume adequado, etc.

O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros “S” no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Meio Ambiente, principalmente a Coleta Seletiva, sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.Por exemplo, não jogar papel no chão, apagar a luz quando sai da sala, cumprimentar quando entra, agradecer, pedir licença, etc.

Devido ser um processo de mudança cultural através de boas práticas no dia-a-dia, o 5S pode ser usado como uma ferramenta para iniciar a implementação de uma nova consciência para o Meio Ambiente.

 

2º.      ATIVIDADE- Leia e desenvolva a atividade abaixo em sua folha de História:

Então, gostaram? O programa 5S é legal porque é bastante simples e fácil de implementar, inclusive na nossa casa. Então vamos aplicar na prática. Como exemplo, vamos aplicar o 5S na escola. Você vai escrever que cuidado devemos ter na escola para atender cada “S”. 

Exemplo:

5S – SEIRI – Senso de Utilização

O que: Aproveitamento total do material.

Orientação: Todo material impresso que não for documento, deve ser utilizado frente e verso.

Objetivo: Reduzir a quantidade de papel utilizado na escola.

Ganhos: Redução de custos financeiros; Contribuição para conservação do meio ambiente através da redução no uso de papel.

Esse foi só um exemplo. Você pode utilizar ele como também pode complementar com indicações de Quem deve executar; Qual setor vai executar; Quanto tempo de execução, etc.

Faça uma folha de ofício para cada “S”. Pode ser colorido, com desenhos... a criatividade é sua.

Lembre-se de identificar sua atividade com nome, turma e disciplina! Bom trabalho!!

 

 

GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia as orientações:

(não é necessário copiar)

Na aula passada assistimos ao vídeo que nos explicava sobre o conceito de Sustentabilidade e falamos sobre a questão da propaganda e do consumo. No vídeo foi possível observar sobre como a nossa relação com o meio veio mudando ao longo dos tempos, e foi citado inclusive como tudo aconteceu rápido desde a Primeira Revolução Industrial com as máquinas a vapor. Analise as informações da imagem abaixo:

 

Indústria, consumo e consumismo.

Atualmente vivemos o estágio da Terceira Revolução Industrial: a revolução da informática, dos meios de comunicação, da informação, da velocidade e do consumo.

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas foi possível produzir mais, em menor tempo e em diversos lugares. As multinacionais se espalharam pelo mundo e foram responsáveis por uma característica do espaço urbano atual: o consumo de produtos industrializados. Assim, na atual fase do capitalismo, os hábitos de consumo e o acesso aos produtos e serviços sofreram grandes transformações, influenciando a cultura de diversos povos, de maneira global. A essa sociedade Industrial que valoriza o consumo de forma excessiva, damos o nome de sociedade de consumo.

Outra característica do modelo atual de produção está ligado ao fato de que muitas dessas multinacionais são grandes corporações que dominam todos os estágios da produção (da matéria-prima à venda do produto final) e, muitas vezes, tem mais poder econômico que os países onde atuam. Assim, seus interesses sobrepõem aos interesses das pessoas comuns que são levadas a acreditar, por meio da publicidade e pela alta velocidade de informações, que, quanto mais bens de consumo elas comprarem, mas serão valorizadas na sociedade.

Além disso, nas últimas décadas, fabricam-se produtos que duram menos e há lançamento constante de modelos que torna o anterior ultrapassado. Essas estratégias são chamadas de obsolescência programada e de obsolescência perceptiva.

A obsolescência programada ocorre quando um fabricante projeta seu produto para ter uma curta vida útil. Ou seja, o produto é fabricado para que se torne obsoleto e deixe de funcionar em determinado período, levando o consumidor a adquirir um novo.

Já no caso da obsolescência perceptiva, o fabricante lança um novo modelo, com visual mais moderno, fazendo o produto de modelo anterior parecer ultrapassado, mesmo que funcione. Assim, o consumidor, para se sentir valorizado na sociedade, vai substituir o produto anterior por um mais moderno garantindo o lucro do fabricante. O melhor exemplo desses dois casos de obsolescência na atualidade é o de aparelhos celulares.

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Geografia, copie as orientações e desenvolva a atividade:

Após ler e refletir sobre as informações analisadas nessas duas semanas sobre sustentabilidade e a sociedade do consumo, vamos elaborar uma campanha contra o consumismo e divulgá-la nas redes sociais?!

1° passo: Escolha um tema – consumismo de qual produto? Podem ser produtos consumidos em casa ou na escola, ou um produto da moda, ou mesmo, desperdício de água e comida.

2° passo: Você pode pesquisar sobre publicidade que incentiva o consumo do produto escolhido ou ações da sociedade que induzem ao desperdício do recurso escolhido – se não quiser pesquisar na internet, faça uma pesquisa em casa com os familiares, uma entrevista...

3° passo: Escolha um slogan para a campanha, pensem nas ferramentas e nos locais de divulgação ( no atual momento que estamos passando a sugestão seria utilizar as ferramentas virtuais, no entanto, você pode confeccionar um material físico, como cartaz, folder, etc.)

Boa semana turma e bom trabalho! Um abraço... Profª Lori

 

 

ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:

 (não é necessário copiar)

 

Atualmente a facilidade de acesso a tecnologia tem levado ao descarte irregular de produtos eletrônicos que não servem mais, causando muitos danos ao meio ambiente. Mas existe uma forma de dar fim a esses produtos eletrônicos principalmente os computadores, que é o seu reaproveitamento em laboratórios, e isso chama-se METARECICLAGEM. Um conceito que tem como objetivo difundir as novas tecnologias humanizando-as, ou seja, tornando-as acessíveis por meios de ações onde máquinas ultrapassadas para alguns tornaram-se laboratório de apropriação e reapropriação das tecnologias, usando o Software Livre. Assim é possível uma engenharia reversa. Aprende-se a desconstruir as máquinas para construí-las novamente, ao mesmo tempo em que apropria-se de uma nova possibilidade de relação entre máquina e ser humano.

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ensino Religioso, copie as questões e responda:

1)        Você conhece algum laboratório de informática que faz o reaproveitamento de produtos eletrônicos que não são mais úteis? Se sim comente sobre.

2)        Quais impactos negativos ocorrem à natureza e a saúde dos seres humanos, quando o lixo eletrônico é descartado de forma irregular em ambientes não propícios?

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.       Leia o texto abaixo:

(Não é necessário copiar o texto)

 

Esporte de aventura: trekking

O Trekking é uma atividade física que pode ser praticada como uma forma de lazer ou de competição. Também conhecido como caminhada, consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. O Trekking pode ser praticado por qualquer pessoa, pois é uma atividade de baixo impacto, porém isso irá depender da trilha escolhida.O grau de dificuldade do trekking varia de acordo com a capacidade do praticante, tendo níveis fáceis, médios, difíceis e superiores. 

Existem alguns tipos de trekking, mas os que mais se pratica são estes listados abaixo:

· Trekking de um dia – É o tipo de Trekking mais praticado, com uma caminhada mais curta, aproximadamente 10km, é considerado como lazer. Caracterizado por marcas de início e fim bem delimitadas podendo ser praticado em grupo ou individualmente.

· Travessias ou Trekking de longa distância – Também considerado como uma atividade de lazer, pode ser praticado em grupos. Para essas trilhas você precisará de equipamentos para pernoites (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria, pois podem durar vários dias. Quando contam com carregadores, cozinheiros e guias especializados são consideradas expedições.

O melhor de tudo isso, é o contato que temos com a natureza, são momentos marcantes em nossa vida. Nos deparamos com paisagens lindas e animais.

Na prática do trekking, podemos acrescentar situações também, tais como: rapel e tirolesa. Mas para isso devemos conhecer bem o  ambiente que estamos indo.

Para o trekking em ambiente de mata é interessante observar a roupa e itens que irá utilizar. Seguem abaixo alguns itens básicos: calça, bota, blusa de manga comprida, cantil com água, lanterna, pederneira (instrumento para se fazer fogo), corda e etc.

E aí, gostou desta prática de aventura?? Muito legal né?!!!

Eu, professor de vocês, gosto de trekking, tanto para ir fazer as trilhas durante o dia, como para fazer as trilhas durante o dia, passar a noite e voltar no outro dia.  Na nossa região somos privilegiados com alguns lugares especiais para aproveitarmos, com os cânions (em Cambará do sul) e o parque das 8 cachoeiras (São Francisco de Paula).

Mas se não cuidarmos do nosso meio ambiente (ex: lixo na mata e na rua, desmatamento),como teremos lugares especiais como estes para aproveitar e praticar nossos esportes?

Esses cuidados com o nosso meio ambiente devem partir de nós!

Aqui tem algumas dicas de como podemos fazer nossa parte:

·           Economizar água para preservar o meio ambiente: Com certeza, é uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente. A água, como sabemos, é vital para a vida de praticamente todo ser vivo. Porém, ela é finita. Um dia a água do planeta pode acabar, se não forem tomadas medidas necessárias para preservá-la.

·           Reciclagem e redução do lixo para ajudar o planeta: A reutilização de materiais para novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados ao planeta. A criatividade pode ser uma grande aliada na hora de preservar o meio ambiente (lembra que criamos vários brinquedos através da reciclagem).

O futuro está nas nossas mãos!!

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:

1)        Você já praticou algum esporte de aventura?Qual?

2)        O que você faz para cuidar do meio ambiente?

3)        Gostaria de praticar este esporte na escola?

4)        Cite mais exemplos de como cuidarmos do nosso meio ambiente.

 

 

CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Assista ao vídeo explicativo preparado pela professora Tatiana Pagnussatt, sobre como construir e manejar uma composteira doméstica:


 

2º.      Leia com atenção o texto abaixo:

(não é necessário copiar)

Atualmente, no Brasil, mais da metade dos resíduos domésticos gerados pela população são orgânicos e podem ser transformados em adubo. Infelizmente são misturados com outros materiais e enviados para coleta de lixo e consequentemente, para aterros sanitários, pois não podem ser reaproveitados.

As composteiras são estruturas construídas para transformar o lixo orgânico doméstico em adubo, também chamado de composto. Os responsáveis por essa transformação são os seres decompositores.

Siga o passo a passo e as seguintes instruções para construir uma composteira doméstica:

1.        ESCOLHA DO LOCAL: preferencialmente sombreado e com piso permeável (na grama, na terra, no quintal, etc.). Não faça dentro de casa ou na garagem ou sobre qualquer piso!

2.        TIPO de COMPOSTEIRA: escolha um dos tipos de composteira sugeridos abaixo ou faça com materiais que você tenha em casa (tijolos, madeiras, tábuas ou telhas). Ou simplesmente faça um buraco na terra ou uma pilha, seguindo as próximas recomendações. Qualquer tipo escolhido deve ter uma tampa para evitar excesso de água da chuva.

Caso o recipiente escolhido tiver um fundo, no caso de latões, garrafas, baldes etc., é necessário fazer furos no fundo do recipiente, para o chorume (líquido da decomposição) seja escoado.

 

3.        MANEJO (como utilizar e cuidar): primeiramente preste atenção nos tipos de resíduo orgânico que podem ser usados (observe a tabela abaixo). Ao colocar esse material na sua composteira coloque o dobro de folhas, gramas ou capim secos. Vá colocando essa mistura até encher a composteira. Quando isso acontecer inicia uma nova ao lado. Ao encher a segunda provavelmente o adubo já estará pronto na primeira. Verifique o ponto de composto (deve estar com aparência de terra preta) e pode utilizá-lo nas suas plantas.

LISTA DE ALGUNS RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA COMPOSTEIRA:

 

3º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ciências, copie as questões e responda:

1.         Produza um texto, respondendo à pergunta: “Como o lixo vira adubo?”

Algumas dicas sobre coisas que não podem faltar no seu texto:

- O tipo de lixo que pode ser usado;

- Os organismos envolvidos neste processo;

- A ação destes organismos sobre a matéria orgânica;

- O papel de cada pessoa neste processo;

- A importância ecológica, social e econômica da compostagem.

 

2.         Em família, tente construir sua composteira doméstica (fotografe e compartilhe conosco pelo Facebook).

Caso já tenha uma composteira em sua casa, compartilhe conosco, através de um registro fotográfico. 

 

 

ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto e assista ao vídeo:

(não é necessário copiar)

ARTE AMBIENTAL e VIK MUNIZ

 

Arte e Natureza são dois temas que podem andar juntos com muita tranquilidade. Você sabia que muitos artistas realizam obras de arte com lixo? Recentemente, o artista Vik Muniz, mundialmente conhecido, criou diversas obras com referência na História da Arte com o lixo. Seu trabalho ficou eternizado no documento “Lixo Extraordinário”, filmado ao longo de quase dois anos, em que o artista apresentou seu processo criativo e a sua relação com uma comunidade próxima de um aterro sanitário do Rio de Janeiro.

Vik Muniz

Lá ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Vik Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Clique no link abaixo e assista ao trailer oficial do documentário Lixo extraordinário:

https://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8

 

Queridos alunos,

Na aula de hoje vamos conhecer um pouco sobre instalações e intervenções artísticas, prática influenciada pela velocidade do mundo contemporâneo.

 

INSTALAÇÕES E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

 

Instalação artística é uma forma de expressão da arte contemporânea, geralmente é produzida para algum espaço próprio (exposição em algum museu, pinacoteca, bienal, etc.), com diversos materiais alternativos pensados e impensados como possibilidade de criação artística. Mas, quando é produzido em algum outro espaço onde as pessoas não esperam encontrar um trabalho artístico (praças, nas ruas, em postes, em prédios, agências bancárias, lojas, etc...), ele se torna uma intervenção.

Agora, a intervenção artística parte de um conceito da arte que sai do seu espaço próprio e vai de encontro ao público, como pinturas em grafite nas paredes de muros e prédios, esculturas de gelo em escadarias de prédios públicos, apresentação de música em um outro tipo de ambiente como uma loja de roupas, numa praça pública, ou uma performance de dança no farol, ou uma escultura viva no calçadão, são modalidades de intervenção.

 

2º.      Atividade prática- Leia as orientações e desenvolva sua intervenção artística:

O tema sustentabilidade nos leva a refletir sobre essa prática de proteção ao meio ambiente, portanto proponho que façamos uma intervenção artística provocando a reflexão da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Nossa intervenção terá como tema “Colhemos aquilo que plantamos”.

Para nossa obra precisaremos o seguinte material:

·           Um galho de árvore seco e fixado em uma lata, se você tiver uma pequena árvore em sua casa também pode utilizar.

·           Recolha embalagens vazias, sacolas plásticas e outros objetos que seriam descartados no lixo da sua casa representando o lixo que é jogado inadequadamente no meio ambiente. Pendure esses materiais de descarte na árvore e intitule com o tema da nossa obra. (faça um pequeno cartaz e anexe na obra)

·           Pronto! Agora exponha sua intervenção ambiental em algum lugar de visibilidade do seu pátio e promova a curiosidade da sua comunidade chamando atenção para essa temática.

·           Se possível faça uma foto ou grave um pequeno vídeo sobre sua obra e poste no Facebook da escola.

Bom trabalho!

Lembre-se de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina, professora e título: Intervenção artística.