6° ano- Turma 162



5ª SEMANA: DE 21 A 27/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
 SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)        Copie os exemplos em seu caderno e resolva as expressões abaixo:

Relembrando...

a)        [(18 + 3 · 2) ÷ 8 + 5 · 3] ÷ 6 =
b)        8 + {15 + [(18 – 3 . 4) + (13 + 12)]} ÷ 2 =
Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e relembre:
Sons e quadras
As quadras são estrofes compostas por quatro versos. Elas nasceram com o povo português na era medieval. Quadra é uma forma antiga e popular de organizar os versos e é usada até hoje no Brasil. As crianças conhecem muitas quadras populares, algumas como cantigas de roda:
o cravo brigou com a rosa,
debaixo de uma sacada.
o cravo saiu ferido,
e a rosa despedaçada.

Veja outras quadras:

Não sei se vá ou se fique
Não sei se fique ou se vá
Ficando aqui não vou lá
E ainda perco o meu pique
Sílvio Romero. Cantos populares do brasil.
São Paulo, José Olympio, 1954.

Ô seu moço inteligente
Faça o favor de dizer
Em cima daquele morro
Quanto capim pode ter?
Ricardo de Azevedo. Armazém do folclore.
São Paulo, Ática, 2000.

·           Você já aprendeu que os versos podem rimar de diferentes formas. Agora, complete os versos  nas quadrinhas abaixo  com palavras que rimam.

Ô seu moço inteligente
Faça o favor de dizer
Em cima daquele morro
Quanto capim pode ___________?

Lá no fundo do quintal
Tem um tacho de melado
Quem não sabe cantar verso
É melhor ficar _________________

Meu amor falai baixinho
Que as paredes têm ____________;
Segredo mais encoberto
É sempre o mais conhecido  
                            
Vale a pena ser discreto?
 Não sei bem se vale a __________
O melhor é estar quieto
E ter a cara serena.


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Observe a imagem e responda quais são os nomes desses alimentos em inglês?
(Não é necessário copiar a imagem abaixo)

1-
2-
3-
4-
5-



2)        Será que você acertou os nomes dos alimentos que estão na imagem? Para saber se você acertou, copie e desembaralhe as palavras abaixo. Descubra onde estão esses alimentos e conheça mais alguns.
a)        TOH GOD-
b)        KLMI KESHA-
c)        ZAZIP-
d)       SECHEE-
e)        BURHAMGER-
f)         CACUPKE-
g)        TTUCELE-
h)        RRYCHE-


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia o texto abaixo atentamente:
Nessa aula vamos continuar a ver como diversas culturas criam seus mitos e lendas. Cada povo tem uma visão própria de vida e de mundo. Criam suas próprias explicações para as coisas que não entendem ou não conhecem.
Tupã e a criação
No início de todas as coisas, Tupã, o grande Deus, criou o infinito cheio de beleza e perfeição. Fez o céu e as estrelas. Criou então, a formosa deusa Jaci, a Lua, para ser a Rainha. Jaci era irmã de Iara, a deusa dos lagos serenos.
Tupã também criou Guaraci, deus do Sol, irmão de Jaci, o qual dá vida a todas as criaturas e preside o Dia. Tupã também fez um lugar só para os maus. E, após uma batalha, jogou lá seu poderoso inimigo Anhangá, deus dos Infernos. Chamou esse lugar de Inferno.
Tupã criou Pirarucú, deus do mal e deu vida ao alegre Curupira, deus protetor das florestas.
Do mesmo modo, nasceram as Sete Deusas:
Guaipira, a deusa da história;
Pice, a deusa da poesia;
Biaça, a deusa da astronomia;
Açutí, a deusa da escrita;
Arapé, a deusa da dança;
Graçaí, a deusa da eloquência;
e Piná, a deusa da simpatia.
Tupã veio ao mundo e fez o homem e deu-lhe como companheira a mulher e logo eles se multiplicaram e encheram toda a terra. O poderoso deus ensinou-lhes a arte de plantar ricos legumes e frutas, trabalhar com barro, argila e ferro, fazendo fortes lanças e armas de guerra. Depois transmitiu aos homens todo o conhecimento sobre os remédios para todas as doenças. Todos os deuses gloriosos e imortais gostavam dos humanos e davam-lhes rebanhos de capivaras, pacas e cabras. Ao morrerem, os homens não sofriam, pois mergulhavam em doce sono, seus corpos voltavam à terra e suas almas subiam aos céus. A terra era fértil e produzia-lhes todas as árvores frutíferas que precisavam.
Mas, eis que um dia, Anhangá, cheio de inveja, transformado numa bela e astuta jararaca gigante, soprou no ouvido dos homens a maldade. Então começaram os homens a serem dominados por grande ambição e os deuses amigos abandonaram os mortais, voltando para junto dos deuses eternos. Com isso, deusa Sumá (deusa inimiga dos homens), envolvida em negra manta, feita de cipó chumbo, vagou pela terra, espalhando ódio e discórdia. Os homens deixaram os deuses tristes pelas maldades que faziam. Com o seu poder, Tupã, após uma guerra contra Anhangá, aprisionou o deus do ódio. Algum tempo depois, ele foi solto por Jururá-Açu a bela imortal. Por castigo, Tupã, fez nascer nas costas desta deusa uma espécie de concha, e cobriu-lhe o corpo todo como uma cor amarelada e Jururá-Açu transformou-se na feia e horrível tartaruga que habita as águas doces dos rios. Mas agora Tupã arrependeu-se de ter criado os homens! Se reuniu em assembleia com os imortais. Depois de muita discussão, chegaram à um consenso que deveriam destruir a terra e todos os homens.
Já Caramuru, deus que presidia as faíscas e as ondas revoltas dos grandes oceanos, por ordem do Conselho Divino, queria derramar sobre a terra os seus raios. Mas o deus do trovão decidiu que a terra deveria ser engolida pelas águas da chuva. Foi ordenado ventos fortes, que as chuvas caíssem abundantemente durante quarenta dias e noites, sem parar.
As águas do oceano invadiram a terra. As janelas celestes se abriram e as plantações dos Tupis desapareceram sob o peso das águas e da tempestade. As águas invadiram toda a terra levando com elas as ocas, as tabas, as árvores e os templos. Os animais se debatiam nas ondas. Tribos numerosas eram engolidas pela inundação e os que escapavam das águas, morriam nas alturas dos montes por determinação de Tupã. Quando Tupã olhou para a terra, viu o mundo submerso em águas mortas e apenas um casal que respeitavam os deuses, contemplavam os céus. Eram Açu e Pirá. Neste instante o senhor dos mundos, fez baixar as águas e surgiram novamente as montanhas, a planície e a terra seca. Açu olhou a sua volta e viu tudo mergulhado no silêncio da morte. As lágrimas começaram a molhar sua face, quando perguntou a Pirá:
- Somente nós não sucumbimos no cataclismo, o que faremos sós e abandonados nesta imensidão?
Os dois suplicaram entre salgadas lágrimas que a meiga e doce deusa Caupé para que os ajudassem a recuperar toda a geração morta. Ouvindo tais súplicas a deusa desceu e falou-lhes:
- Olhai três vezes para os céus e dizei: descobrimo-nos perante vós deuses imortais, curvamos as nossas cabeças perante vossas ordens. Depois, tomai grande porção de areia e atirai para o alto.
Não hesitando um só momento em executar os tais ensinamentos da deusa e jogaram os grãos de areia. Viram que deles surgiram imagens, formas humanas. E, desse modo, com o auxílio divino, nasceram milhares de homens e mulheres. Dessa forma os Tupis passaram a morar em todo o Brasil.
 Adaptado de Ishani Devi Dase Miranda

·           Copie e responda em seu caderno:
1)        Para os Tupis, quem era o deus de todas as coisas?

“Boto desceu à terra, convocou todos os grandes e pequenos rios e Iara, raivosa, ordenou as fontes e as chuvas que caíssem abundantemente durante quarenta dias e noites, sem cessar.”
2)        O que essa passagem lembra para os cristãos? Conte a estória.


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Leia e copie em seu caderno:
Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Como vimos, em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas em diferentes lugares do planeta.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.

Tipos de vegetação
Ilustração
Deserto ( quente e frio) : é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos. (Ex. de deserto quente: Saara; Ex. de deserto frio: Antártida).

Estepe e Pradaria: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco, pouco arbustos, adaptada as baixas temperaturas do hemisfério norte. A vegetação fica coberta por neve a maior parte do ano.

Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.

Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.

Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.

Vegetação de Altitude (montanha): como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.

Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros e arbustos.

Floresta Boreal (Taiga): Predominante em climas frios, também conhecida como Floresta de Coníferas, por causa de suas árvores em forma de cone, como os pinheiros. Predomina na região norte do planeta.


ATIVIDADE: Faça uma pesquisa sobre imagens dessas vegetações, através da visualização será possível identificar as diferenças entre elas. Após, ilustre, faça um pequeno desenho em que seja possível identificar ao menos uma das características de cada vegetação. Faça com capricho e bem colorido!

Abaixo seguem algumas imagens que pode te ajudar:




ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Conheça e copie a música abaixo, que fala de amizade: “Canção da América”, de Milton Nascimento.

Canção da América
Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi

Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir.
Mas quem ficou no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância, digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração.

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.


2)        Reflita sobre o valor de ter amigos, copiando e respondendo as questões abaixo:
a)        O que significa amizade para você?
b)        Você tem amigos(as)? Fale um pouco sobre eles/elas.
c)        Relate algo de bom que já tenha vivido com amigos(as):


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia com atenção o texto abaixo (não é necessário copiá-lo):

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Os benefícios da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária: as pessoas precisam se tornar mais ativas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para escapar do sedentarismo.
O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças. Dessa forma, uma pessoa sedentária não é aquela não pratica atividade física diária (como por exemplo levar o lixo na rua, lavar a louça e etc), mas sim,  a pessoa que não realiza nenhum exercício físico.
Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Nem todos sabem, mas a atividade física e exercício físico, embora ambos sejam benéficos, não são a mesma coisa. Vamos conhecer a diferença entre eles?
Atividade Física: A atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.
Em resumo, a atividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano de existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver. Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde.
Exercício Físico: O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.
O exercício serve para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares. Os esportes propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquete, atletismo ou até mesmo a dança ou ginástica, entram nesta classificação.
Importância de ambos: Tanto a atividade física como os exercícios físicos promovem benefícios para a saúde como controle de peso, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desde que sejam realizadas regularmente.
Segunda a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, uma pessoa, para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios, precisam de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada.
Mesmo que fazer um treinamento com o auxílio de um profissional possa trazer resultados mais rápidos, não fará diferença para a sua saúde se você está fazendo meia hora de caminhada ou se passeia com o seu cachorro pelo mesmo período. O ideal é encontrar algo e fazer de forma contínua.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o sedentarismo a doença do século, e bastam apenas alguns minutos por dia para evitar que esse mal atinja você.
Adaptado de: Impulsiona (Programa de educação esportiva do Instituto Península)

2)         Após a leitura, conseguimos ter um entendimento sobre atividades e exercícios físicos, e sua importância para a nossa saúde. Copie e respondas as seguintes questões:
a)        O que significa a sigla OMS?
b)        Sedentarismo e o exercício físico, fazem bem ao nosso organismo(corpo)?
c)        O que diferencia a atividade física do exercício Físico?
d)       Você gosta de praticar exercícios físicos? Qual você mais gosta?
e)        O que mais gosta de fazer na aula de Educação Física?


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Produzir um texto (em torno de 15 linhas ou mais) sobre a imagem apresentada.
Alunos, vocês terão que observar a imagem, e fazer um pequeno texto sobre ela, mas primeiro respondam a seguinte pergunta? O QUE É UM ICEBERG? A partir disso, e com base na imagem podem produzir o texto, lembre de tudo o que foi comentado em aula, sobre o plástico não ser biodegradável, tempo que leva para se decompor, que a base dele é o petróleo e possíveis soluções para o problema.
Faça um texto bem legal e criativo
(A imagem não precisa copiar, o restante sim!). 


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Atividade: Solte a imaginação, crie um desenho e pinte o seu interior com linhas retas coloridas. Capriche!
Observe os exemplos abaixo:


Escreva atrás da folha o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Linhas retas coloridas.