6° ano- Turma 161



4ª SEMANA: DE 14 A 20/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)      Com base nos estudos dos números naturais, complete com os números que faltam:

Saudades, Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

NA SEMANA PASSADA RELEMBRAMOS O CONCEITO DE POEMA E POESIA, BEM COMO OS ELEMENTOS QUE COMPÕE UM POEMA. HOJE VAMOS ENTÃO APLICAR ESSE CONHECIMENTO COPIANDO E INTERPRETANDO UM POEMA.

·           Copie e leia o poema:

Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz

Passarinho na janela
Pijama de flanela,
Brigadeiro na panela.

Gato andando no telhado,
Cheirinho de mato molhado,
Disco antigo sem chiado.

Pão quentinho de manhã,
Drops de hortelã,
Grito do Tarzan.

Tirar a sorte no osso,
Jogar pedrinha no poço,
Um cachecol no pescoço.

Papagaio que conversa,
Pisar em tapete persa,
Eu te amo e vice-versa.

Vaga-lume aceso na mão,
Dias quentes de verão,
Descer pelo corrimão.

Almoço de domingo,
Revoada de flamingo,
Herói que fuma cachimbo.

Anãozinho de jardim,
Lacinho de cetim
Terminar o livro assim.
Otávio Roth


·           Agora copie e responda em seu caderno:

a-        Do que trata o poema apresentado?
b-        Como sabe que é poema?
c-        Por que o poema é diferente de uma notícia de um jornal, de um verbete de dicionário ou de um conto?
d-       Como ele se organiza no papel?
e-        Há sons que se repetem? Comente:
f-         Há palavras ou expressões que, mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser associadas, por terem semelhanças sonoras? Quais?

  
INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Revisão -“greetings”
 Nas primeiras aulas utilizamos algumas palavras em inglês para nos conhecer em sala de aula, entre elas:
Hello! Hi! My name is... (Olá! Oi! Meu nome é…)
Nice to meet you! (Prazer em conhecer você),
Thank you! Bye! See you later! (Obrigado! Tchau! Até logo!)
 Essas palavras não devem ser esquecidas, porque fazem parte do vocabulário básico de inglês.

Tarefa: Observe a imagem abaixo (não precisa copiar a imagem), após desenvolva as atividades:

1)        Ler e copiar os diálogos entre Kate e John que está no quadro acima, faça desenhos para representá-los, conforme na imagem.
2)        Reescreva os outros dois diálogos (entre Scott e Jenny) utilizando frases semelhantes, faça também desenhos para representá-los.


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Assista ao vídeo do professor Rogério:


·           Leia os excertos (trechos) abaixo atentamente:

Nessa, e nas próximas aulas, vamos ver como diversas culturas criam seus mitos e lendas. Cada povo tem uma visão própria de vida e de mundo. Criam suas próprias explicações para as coisas que não entendem ou não conhecem.
Os astecas foram um povo que viveu no México antes de Cristóvão Colombo chegar na América. Neste momento, vamos ver como eles acreditavam que o mundo foi criado.
Leia atentamente o texto abaixo.


O mito asteca, descreve a Tlaltecuhtli, a deusa da terra, como uma besta cruel com várias bocas cheias de dentes afiados que tudo devoravam. Quetzalcóatl (Deus do vento) e Tezcatlipoca (é o deus do céu noturno, da lua e das estrelas; senhor do fogo e da morte) observaram a Tlaltecutli quando cruzava o oceano, enquanto buscava alimento com suas bocas famintas. Indignados com a presença desse monstro repulsivo que acabava com toda a vida que eles criavam, decidiram destruí-lo. Desceram do céu, se transformaram em serpentes gigantescas e atacaram a deusa. Quetzalcóatl assou uma pata, Tezcatlipoca tomou a outra e seguiram em direções opostas, partindo o monstro em dois.
Com uma metade do corpo, Quetzalcóatl e Tezcatlipoca criaram a terra, e com a outra metade, criaram o céu. Os cabelos da deusa se tornaram flores, ervas e árvores dos bosques. A pele da deusa se transformou em formosos campos; de seus olhos brotaram poços, mananciais e se formaram cavernas; as bocas deram origem ao nascimento dos rios e o seu nariz formou montanhas e vales.
Entretanto, para proporcionar aos homens os frutos e alimentos que os permitiram subsistir, Tlaltecuhtli exigiu um pagamento de sangue: corações humanos. Por esta razão, oferecer sacrifícios humanos a Tlaltecuhtli era, para os Astecas, um ritual obrigatório posto que, se não praticá-lo de maneira regular, a deusa deixaria de produzir alimentos e o povo morreria de fome.
Como os deuses enfim criaram os homens?
Depois de criar o mundo, os deuses decidiram criar os homens. Os demais deuses ordenaram a Quetzacóatl a descer ao mundo inferior, o Mictlán, e recuperar os ossos dos homens que haviam sido transformados em peixes. Mas neste lugar reinava Mietlantecuhtli, (Senhor do Reino dos Mortos) quem lhe prometeu a Quetzalcóatl dar-lhe os ossos com a condição de que levaria a cabo a tarefa que lhe indicara. Ordenou a Quetzalcóatl tomar uma concha e soprar nela nas quatro direções de Mictlán. Mas o sabido Mietlantecuhtli lhe deu uma concha que não tinha orifícios por onde soprar. Quetzalcóatl pediu aos insetos que fizessem orifícios na concha, e as abelhas que entraram na concha criaram forte zumbido. Depois que cumpriram o encargo, Quetzalcóatl tomou os ossos e saiu.
No entanto, Mietlantecuthtli intentou detê-lo de novo. Desta vez o deus de Mictlán ordenou a seus súditos que cavassem um poço profundo. Enquanto que Quetzalcóatl seguia correndo, um pássaro lhe tapou os olhos e o fez cair no poço. Os ossos escaparam de suas mãos e alguns se quebraram ao cair. Esta é a razão porque os homens são de tamanhos diferentes, alguns altos outros baixos. Quetzalcóatli saiu do poço e por fim logrou escapar de Mictlán. Ao regressar com os demais deuses ele entregou os ossos a uma deusa velha e esta os moeu até convertê-los num pó fino no qual os demais deuses verteram seu próprio sangue. Com esta mescla, os deuses criaram os primeiros seres humanos.

·           Copie e responda em seu caderno:
1)        Na visão cristã, como o mundo foi criado? E o homem?


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           O último texto que vimos em aula falava sobre a Biodiversidade. Leia o texto em seu caderno para relembrar o que havíamos conversado bem como as atividades que realizamos.

·           Coloque data em seu caderno e copie o texto e a atividade a seguir:
Fatores da distribuição geográfica da biodiversidade
A altitude, a latitude e o relevo estão entre os fatores que influenciam a distribuição dos seres vivos e a distribuição das espécies vegetais no mundo.
A latitude influencia a irradiância solar na superfície terrestre, que por sua vez, influencia na temperatura. Há alterações de temperatura e umidade á medida que a altitude aumenta ou diminui. Quando a altitude aumenta, por exemplo, a temperatura diminui como resultado do ar rarefeito e da menor pressão atmosférica. Os tipos de formações vegetais variam, portanto, de acordo com essas alterações climáticas provocadas pela altitude do relevo.
Alguns seres vivos vivem em ambientes onde as temperaturas são elevadas, outros em ambientes onde as temperaturas são muito baixas, e há também os que se adaptam as duas situações. Também é importante destacar que ambientes em que há grande disponibilidade de água e energia possuem maior biodiversidade, enquanto em ambientes frios e secos o nível de biodiversidade diminui.
Deste modo, vemos que os climas são determinantes para a distribuição das formações vegetas nos diferentes lugares do mundo.

1)        Com base na leitura do texto e no que já vimos em aula, pesquise e procure responder:
a)        Qual clima predomina em nosso país?
b)        Por que você acredita que nos pólos do nosso planeta o clima é mais frio?
c)        Cite algumas diferenças que podemos verificar na vegetação em lugares de climas muito frios e em lugares com climas mais amenos: (para responder essa questão você pode usar como exemplo a vegetação do nosso país em comparação aos pólos, onde cai bastante neve)

Semana que vem continuamos!
Um abraço e cuidem-se, Profª Lori


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Nessa aula você vai fazer um jogo de perguntas e respostas com a sua família com auxílio de uma garrafa plástica. As perguntas estão abaixo, preste atenção quando a garrafa parar para fazer uma das perguntas para quem foi indicado! Vamos aproveitar este período para nos conhecermos ainda mais!
- Para fazer o jogo solicite que as pessoas fiquem sentadas e formem um círculo em um ambiente de sua casa. Após isso pegue uma garrafa plástica (grande ou pequena), gire a garrafa no chão até que ela pare. Ao parar, o bico da garrafa indicará a pessoa que irá responder a questão que você vai fazer.
- Faça as perguntas aos participantes e ouça as respostas até terminar todas elas. Pode jogar quantas vezes quiser.
Questões:
1)        O que você faz para espantar a tristeza?
2)        Que som te acalma?
3)        Qual o seu ritmo de dança preferido?
4)        Qual lembrança mais remota te marcou infância?
5)        Onde você já passou férias inesquecíveis?
6)        Um gosto inusitado?
7)        Um hábito que você não abre mão?
8)        Um elogio inesquecível?
9)        Em sua infância, qual castigo ou crítica mais te marcou?
10)    Você tem um bichinho de estimação? Quem cuida dele? Conte um pouco dessa rotina.

·           Copie e responda no seu caderno:
Jogo de perguntas e respostas em família: Descreva como foi à realização dessa tarefa e o que mais lhe chamou a atenção.


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.


Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§  Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§  Aquecimento: Polichinelo, realize o exercício por 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes;
§  Exercícios:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 30 segundos.
1º.    Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º.    Corrida lateral;
3º.    Prancha;
4º.    Corrida estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centros dos objetos e ficando em corrida estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos objetos.

Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Hoje a atividade será deliciosa! Assista ao vídeo preparado com carinho pela professora Tatiele e descubra:


 ·           Copie e responda em seu caderno: 
1)      Com o auxílio de um adulto da família, faça um bolo conforme a receita abaixo.

RECEITA DE BOLO                                               
1 ovo                                                                                           
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico( royal, monopol)
1 xícara (chá) de leite.
MODO DE PREPARO:
Pré-aquecer o forno, em torno de 200 graus;
Untar a forma com azeite;
Misturar todos os ingredientes e mexer até que a massa fique com uma consistência lisa;
Colocar na forma e levar ao forno aproximadamente por 30 minutos

Observações: Caso desejarem, podem fazer outra receita de bolo da família e usar aqueles ingredientes que dispõe em casa, só não esqueça de anotar a receita no caderno de Ciências, para depois compartilhar com a turma.
Caso seja necessário, use a tabela abaixo para lhe auxiliar com as medidas:
  


2)      Após saborear o bolo em família, copie e responda:
RELATÓRIO PRÁTICO
a)      Em relação ao conteúdo, que tipo de FENÔMENO é o bolo pronto? (rever o conteúdo no caderno).
b)      Depois de misturados todos os ingredientes, que tipo de MISTURA é a massa do bolo?
c)      Pode-se dizer que o bolo é MATÉRIA? Por quê?
d)     Observe os rótulos dos produtos e anote onde cada um foi produzido:
Farinha-
Leite-
Açúcar-
Margarina-
Fermento-
e)      Além da disciplina de Ciências, quais outras disciplinas você acha que podem estar envolvidas com a atividade de seguir a receita?
Dica: uso de medidas, leitura e compreensão textual, origem dos produtos...
f)       Qual a sua conclusão da atividade? Você e sua família gostaram de preparar o bolo?


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·            Copiar e desenvolver a atividade proposta:
PERCEPÇÃO VISUAL
Na percepção visual nosso cérebro adiciona componentes que faltam para interpretar uma figura. É um processo psicológico que acontece através de um estímulo externo.
“Quando me coloco diante de uma tela, nunca sei o que vou fazer; e eu sou o primeiro a ser surpreendido com o que sai.” (Joan Miró)
Joan Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor espanhol. Nasceu na cidade de Barcelona (Espanha) em 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 25 de dezembro de 1983. É considerado um dos maiores representantes do surrealismo.

Atividade:
1º Pegue uma folha para desenho e divida em quatro partes iguais;
2º Copie as linhas abaixo em cada uma das partes como no modelo:


3º Destaque estas linhas com um lápis de cor preto, caneta preta ou canetinha;
4º Continue, com o lápis de escrever, criando um desenho com fundo para preencher todo o espaço da folha;
5º Pinte com lápis de cor.
Exemplo:
(Observação: não é necessário copiar a imagem abaixo)

Imagem 1: linha
Imagem 2: criação a partir da linha, observe o formato da nota musical ao centro.
Imagem 3: criação a partir da linha, observe o formato da peça de roupa ao centro.