4ª
SEMANA: DE 14 A 20/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1) Com
base nos estudos dos números naturais, complete com os números que faltam:
Saudades, Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
NA SEMANA
PASSADA RELEMBRAMOS O CONCEITO DE POEMA E POESIA, BEM COMO OS ELEMENTOS QUE
COMPÕE UM POEMA. HOJE VAMOS ENTÃO APLICAR ESSE CONHECIMENTO COPIANDO E
INTERPRETANDO UM POEMA.
·
Copie e leia o
poema:
Duas
dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz
Passarinho
na janela
Pijama
de flanela,
Brigadeiro
na panela.
Gato
andando no telhado,
Cheirinho
de mato molhado,
Disco
antigo sem chiado.
Pão
quentinho de manhã,
Drops
de hortelã,
Grito
do Tarzan.
Tirar
a sorte no osso,
Jogar
pedrinha no poço,
Um
cachecol no pescoço.
Papagaio
que conversa,
Pisar
em tapete persa,
Eu
te amo e vice-versa.
Vaga-lume
aceso na mão,
Dias
quentes de verão,
Descer
pelo corrimão.
Almoço
de domingo,
Revoada
de flamingo,
Herói
que fuma cachimbo.
Anãozinho
de jardim,
Lacinho
de cetim
Terminar
o livro assim.
Otávio
Roth
·
Agora copie e responda
em seu caderno:
a-
Do
que trata o poema apresentado?
b-
Como
sabe que é poema?
c-
Por
que o poema é diferente de uma notícia de um jornal, de um verbete de
dicionário ou de um conto?
d-
Como
ele se organiza no papel?
e-
Há
sons que se repetem? Comente:
f-
Há
palavras ou expressões que, mesmo distanciadas dentro do texto, podem ser
associadas, por terem semelhanças sonoras? Quais?
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO
CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Revisão -“greetings”
Nas primeiras aulas
utilizamos algumas palavras em inglês para nos conhecer em sala de aula, entre
elas:
Hello! Hi! My name is... (Olá! Oi! Meu nome é…)
Nice to
meet you! (Prazer em conhecer você),
Thank you! Bye! See you later! (Obrigado! Tchau! Até logo!)
Essas palavras não
devem ser esquecidas, porque fazem parte do vocabulário básico de inglês.
Tarefa: Observe a imagem abaixo (não precisa copiar a imagem),
após desenvolva as atividades:
1)
Ler e copiar os diálogos entre Kate e John que
está no quadro acima, faça desenhos para representá-los, conforme na imagem.
2)
Reescreva os outros dois diálogos (entre
Scott e Jenny) utilizando frases semelhantes, faça também desenhos para
representá-los.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Assista ao vídeo
do professor Rogério:
·
Leia os excertos (trechos) abaixo atentamente:
Nessa, e nas
próximas aulas, vamos ver como diversas culturas criam seus mitos e lendas.
Cada povo tem uma visão própria de vida e de mundo. Criam suas próprias
explicações para as coisas que não entendem ou não conhecem.
Os astecas foram um povo que viveu no México antes
de Cristóvão Colombo chegar na América. Neste momento, vamos ver como eles
acreditavam que o mundo foi criado.
Leia atentamente
o texto abaixo.
O mito asteca, descreve a Tlaltecuhtli, a deusa da terra, como uma
besta cruel com várias bocas cheias de dentes afiados que tudo devoravam. Quetzalcóatl (Deus do vento) e Tezcatlipoca (é o deus do céu
noturno, da lua e das estrelas; senhor do fogo e da morte) observaram a Tlaltecutli quando cruzava o oceano,
enquanto buscava alimento com suas bocas famintas. Indignados com a presença
desse monstro repulsivo que acabava com toda a vida que eles criavam, decidiram
destruí-lo. Desceram do céu, se transformaram em serpentes gigantescas e
atacaram a deusa. Quetzalcóatl assou
uma pata, Tezcatlipoca tomou a outra
e seguiram em direções opostas, partindo o monstro em dois.
Com uma metade do corpo, Quetzalcóatl e Tezcatlipoca criaram a terra, e com a outra metade, criaram o céu.
Os cabelos da deusa se tornaram flores, ervas e árvores dos bosques. A pele da
deusa se transformou em formosos campos; de seus olhos brotaram poços,
mananciais e se formaram cavernas; as bocas deram origem ao nascimento dos rios
e o seu nariz formou montanhas e vales.
Entretanto, para proporcionar aos
homens os frutos e alimentos que os permitiram subsistir, Tlaltecuhtli exigiu um pagamento de sangue: corações humanos. Por
esta razão, oferecer sacrifícios humanos a Tlaltecuhtli
era, para os Astecas, um ritual obrigatório posto que, se não praticá-lo de
maneira regular, a deusa deixaria de produzir alimentos e o povo morreria de
fome.
Como os deuses enfim criaram os homens?
Depois de criar o mundo, os
deuses decidiram criar os homens. Os demais deuses ordenaram a Quetzacóatl a descer ao mundo inferior,
o Mictlán, e recuperar os ossos dos
homens que haviam sido transformados em peixes. Mas neste lugar reinava Mietlantecuhtli, (Senhor
do Reino dos Mortos) quem lhe prometeu a Quetzalcóatl
dar-lhe os ossos com a condição de que levaria a cabo a tarefa que lhe
indicara. Ordenou a Quetzalcóatl
tomar uma concha e soprar nela nas quatro direções de Mictlán. Mas o sabido Mietlantecuhtli
lhe deu uma concha que não tinha orifícios por onde soprar. Quetzalcóatl pediu aos insetos que
fizessem orifícios na concha, e as abelhas que entraram na concha criaram forte
zumbido. Depois que cumpriram o encargo, Quetzalcóatl
tomou os ossos e saiu.
No entanto, Mietlantecuthtli intentou detê-lo de novo. Desta vez o deus de Mictlán ordenou a seus súditos que
cavassem um poço profundo. Enquanto que Quetzalcóatl
seguia correndo, um pássaro lhe tapou os olhos e o fez cair no poço. Os ossos
escaparam de suas mãos e alguns se quebraram ao cair. Esta é a razão porque os
homens são de tamanhos diferentes, alguns altos outros baixos. Quetzalcóatli saiu do poço e por fim
logrou escapar de Mictlán. Ao
regressar com os demais deuses ele entregou os ossos a uma deusa velha e esta
os moeu até convertê-los num pó fino no qual os demais deuses verteram seu
próprio sangue. Com esta mescla, os deuses criaram os primeiros seres humanos.
·
Copie e responda
em seu caderno:
1)
Na visão cristã, como o mundo foi
criado? E o homem?
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
O
último texto que vimos em aula falava sobre a Biodiversidade. Leia o texto em
seu caderno para relembrar o que havíamos conversado bem como as atividades que
realizamos.
·
Coloque
data em seu caderno e copie o texto e a atividade a seguir:
Fatores da distribuição geográfica da
biodiversidade
A altitude, a
latitude e o relevo estão entre os fatores que influenciam a distribuição dos
seres vivos e a distribuição das espécies vegetais no mundo.
A latitude
influencia a irradiância solar na superfície terrestre, que por sua vez, influencia
na temperatura. Há alterações de temperatura e umidade á medida que a altitude
aumenta ou diminui. Quando a altitude aumenta, por exemplo, a temperatura
diminui como resultado do ar rarefeito e da menor pressão atmosférica. Os tipos
de formações vegetais variam, portanto, de acordo com essas alterações
climáticas provocadas pela altitude do relevo.
Alguns seres
vivos vivem em ambientes onde as temperaturas são elevadas, outros em ambientes
onde as temperaturas são muito baixas, e há também os que se adaptam as duas
situações. Também é importante destacar que ambientes em que há grande
disponibilidade de água e energia possuem maior biodiversidade, enquanto em
ambientes frios e secos o nível de biodiversidade diminui.
Deste modo,
vemos que os climas são determinantes para a distribuição das formações vegetas
nos diferentes lugares do mundo.
1)
Com
base na leitura do texto e no que já vimos em aula, pesquise e procure
responder:
a)
Qual
clima predomina em nosso país?
b)
Por
que você acredita que nos pólos do nosso planeta o clima é mais frio?
c)
Cite
algumas diferenças que podemos verificar na vegetação em lugares de climas
muito frios e em lugares com climas mais amenos: (para responder essa questão
você pode usar como exemplo a vegetação do nosso país em comparação aos pólos,
onde cai bastante neve)
Semana
que vem continuamos!
Um
abraço e cuidem-se, Profª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Nessa
aula você vai fazer um jogo de perguntas e respostas com a sua família com
auxílio de uma garrafa plástica. As perguntas estão abaixo, preste atenção
quando a garrafa parar para fazer uma das perguntas para quem foi indicado!
Vamos aproveitar este período para nos conhecermos ainda mais!
- Para fazer o
jogo solicite que as pessoas fiquem sentadas e formem um círculo em um ambiente
de sua casa. Após isso pegue uma garrafa plástica (grande ou pequena), gire a
garrafa no chão até que ela pare. Ao parar, o bico da garrafa indicará a pessoa
que irá responder a questão que você vai fazer.
- Faça as
perguntas aos participantes e ouça as respostas até terminar todas elas. Pode
jogar quantas vezes quiser.
Questões:
1)
O
que você faz para espantar a tristeza?
2)
Que
som te acalma?
3)
Qual
o seu ritmo de dança preferido?
4)
Qual
lembrança mais remota te marcou infância?
5)
Onde
você já passou férias inesquecíveis?
6)
Um
gosto inusitado?
7)
Um
hábito que você não abre mão?
8)
Um
elogio inesquecível?
9)
Em
sua infância, qual castigo ou crítica mais te marcou?
10)
Você
tem um bichinho de estimação? Quem cuida dele? Conte um pouco dessa rotina.
·
Copie
e responda no seu caderno:
Jogo de
perguntas e respostas em família: Descreva como foi à realização dessa tarefa e
o que mais lhe chamou a atenção.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Vamos praticar?
Assista ao vídeo
abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a
família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de
respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os
exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações
importantes para a tarefa:
§ Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros
superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§ Aquecimento: Polichinelo, realize o exercício por 30
segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes;
§ Exercícios:
Será realizado cada exercício com o
tempo de 30 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5
vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 30 segundos.
1º.
Corrida
estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º.
Corrida
lateral;
3º.
Prancha;
4º.
Corrida
estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera
colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1
a sua esquerda), se posicionando no centros dos objetos e ficando em corrida
estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que
você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos
objetos.
Convide sua família para praticar junto
com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.
Dica (sugestão):
Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades
físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais
pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Hoje
a atividade será deliciosa! Assista ao vídeo preparado com carinho pela
professora Tatiele e descubra:
·
Copie
e responda em seu caderno:
1) Com o
auxílio de um adulto da família, faça um bolo conforme a receita abaixo.
RECEITA DE BOLO
1 ovo
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico( royal, monopol)
1 xícara (chá) de leite.
MODO DE PREPARO:
Pré-aquecer o forno, em torno de 200 graus;
Untar a forma com azeite;
Misturar todos os ingredientes e mexer até que a massa fique
com uma consistência lisa;
Colocar na forma e levar ao forno aproximadamente por 30 minutos
Observações: Caso desejarem, podem fazer outra receita de bolo da
família e usar aqueles ingredientes que dispõe em casa, só não esqueça de
anotar a receita no caderno de Ciências, para depois compartilhar com a turma.
Caso seja necessário, use a tabela abaixo para lhe auxiliar
com as medidas:
2)
Após saborear o bolo em família, copie e responda:
RELATÓRIO PRÁTICO
a)
Em relação ao conteúdo, que tipo de
FENÔMENO é o bolo pronto? (rever o conteúdo no caderno).
b)
Depois de misturados todos os
ingredientes, que tipo de MISTURA é a massa do bolo?
c)
Pode-se dizer que o bolo é MATÉRIA?
Por quê?
d)
Observe os rótulos dos produtos e
anote onde cada um foi produzido:
Farinha-
Leite-
Açúcar-
Margarina-
Fermento-
e)
Além da disciplina de Ciências,
quais outras disciplinas você acha que podem estar envolvidas com a atividade
de seguir a receita?
Dica:
uso de medidas, leitura e compreensão textual, origem dos produtos...
f)
Qual a sua conclusão da atividade?
Você e sua família gostaram de preparar o bolo?
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar
e desenvolver a atividade proposta:
PERCEPÇÃO VISUAL
Na percepção
visual nosso cérebro adiciona componentes que faltam para interpretar uma
figura. É um processo psicológico que acontece através de um estímulo externo.
“Quando me
coloco diante de uma tela, nunca sei o que vou fazer; e eu sou o primeiro a ser
surpreendido com o que sai.” (Joan Miró)
Joan
Miró i Ferrà foi um importante escultor e pintor espanhol. Nasceu na cidade de
Barcelona (Espanha) em
20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca (Espanha) em 25 de dezembro
de 1983. É considerado um dos maiores representantes do surrealismo.
Atividade:
1º Pegue uma folha para desenho e divida em quatro partes
iguais;
2º Copie as linhas abaixo em cada uma das partes como no modelo:
3º Destaque estas linhas com um lápis de cor preto, caneta
preta ou canetinha;
4º Continue, com o lápis de escrever, criando um desenho com
fundo para preencher todo o espaço da folha;
5º Pinte com lápis de cor.
Exemplo:
(Observação: não é necessário copiar a imagem abaixo)
(Observação: não é necessário copiar a imagem abaixo)
Imagem 1: linha
Imagem 2: criação a partir da
linha, observe o formato da nota musical ao centro.
Imagem 3: criação a partir da
linha, observe o formato da peça de roupa ao centro.