7ª
SEMANA: DE 04 A 10/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1)
Nas
pirâmides a seguir, cada tijolinho é representado pela adição algébrica dos dois tijolos debaixo. Com base nesta lei,
preencha os números que faltam.
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Ler
e copiar o resumo abaixo:
A finalidade da intertextualidade
é usar o texto origem para fazer, recriar ou remodelar um outro texto novo.
Na intertextualidade explícita
ocorre a citação da fonte do intertexto (texto origem). A intertextualidade,
quando explícita, fornece ao leitor diversos elementos que o remetem ao texto
fonte. Já a intertextualidade implícita ocorre de maneira diferente, pois não
há citação expressa da fonte, fazendo com que o leitor busque na memória os
sentidos do texto.
2º.
Observe as figuras abaixo:
(não é
necessário copiá-las)
3º.
Copie e responda às questões:
ATIVIDADES:
A) Qual a relação que a figura 01
estabelece com a figura 02? Aponte semelhanças e diferenças entre elas.
B) Como conseguimos identificar a
presença de outro(s) texto(s)?
C) Isto acontece de maneira
implícita ou explícita? Explique.
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie, leia e responda:
No quadro abaixo são exemplos de
como podemos falar e escrever sobre lugares turísticos em língua inglesa.
1) Escreva em inglês, quais desses
lugares existem em Araricá?
2) Em inglês, escreva quais desses lugares você gostaria que existissem em Araricá?
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia com muita atenção o texto
abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Na aula anterior, identificamos as características
do Antigo Regime. Nessa aula, vamos relembrar como se constituiu o Antigo
Regime e o que levou o movimento Iluminista – objeto do nosso estudo – a se
constituir e dar início a um processo de transformação social que marcará o fim
da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea.
Na
Europa, a partir do século XI, ocorreu um crescimento do comércio e das cidades
e a formação de um novo grupo social, a burguesia, composta basicamente por
mercadores e artesãos. Os burgueses, então, percebendo a importância da
monarquia para o sucesso de seus negócios, apoiaram o rei por meio de doações e
empréstimos. O rei, por sua vez, passou a favorecê-los, fazendo leis que
protegiam o comércio e concedendo a eles cargos na administração do reino.
Então,
aos poucos, por meio de doações, da arrecadação de impostos e da venda de
cargos públicos, conseguiu arrecadar fundos para montar um exército, pagar
funcionários para administrar o reino e impondo sua autoridade. Esse
fortalecimento do poder dos reis é conhecido como processo de formação do
Estado Moderno. Cada país teve seu ritmo dentro desse processo.
Formação da Monarquia Inglesa
Quando
Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia, conquistou a Inglaterra,
tornando-se Guilherme I, exigiu dos senhores feudais um juramento de fidelidade
apenas ao rei. Dividiu as terras em condados e nomeou funcionários para
administrar. Com isso submeteu a nobreza e fortaleceu seu poder.
Henrique
II, um dos sucessores de Guilherme I, exigiu que todas as questões fossem
julgadas por tribunais reais e não pelos nobres. Isso ajudou acelerar o
processo de fortalecimento do poder real. Ricardo Coração de Leão, seu filho e
sucessor, optou pelas Cruzadas. Assumiu o trono seu irmão, João sem Terra,
perdeu posses, aumentou os impostos para custear gastos militares, o que gerou
uma revolta na nobreza que o obrigou a assinar a Magna Carta.
Henrique
III, ignorando a Magna Carta, impôs impostos e gerou outra revolta. A
burguesia, ao participar dessa revolta, ganhou o direito de fazer parte do
Grande Conselho que passou a se chamar Parlamento. Os reis convocavam e
dissolviam o Parlamento e determinavam a pauta de discussões. Com o tempo, o
Parlamento ganhou força e foi dividido em duas câmaras: a Câmara dos Lordes,
integradas por representantes do Clero e da alta nobreza, e a Câmara dos
Comuns, formada pela pequena nobreza e a burguesia.
·
Atividades- Abaixo você tem
excertos da Magna Carta, copie e responda as questões propostas no seu caderno.
A
Magna Carta
“João,
pela graça de Deus, rei da Inglaterra, senhor da Irlanda, duque da Normandia e
da Aquitânia, conde de Anjou, [...] determina que: [...]
Nenhum
imposto [...] será estabelecido no nosso reino, sem o consenso geral [...]
Para
obter o consenso geral a fim de lançar [...] impostos [...] mandaremos convocar
[...] os arcebispos, bispos, abades, condes e grandes barões por meio de
cartas, e além disso mandaremos convocar todos os nossos vassalos diretos.
[...]
Todos
os mercadores poderão livre e seguramente sair da Inglaterra, nela entrar,
permanecer e passar, quer por terra quer por água, para comprar e vender, sem
receio de extorsões ilegais de acordo com o antigo costume. [...]”
(PREDERO-SÁNCHEZ, 2000 apud BOULOS JÚNIOR, 2018. p. 98)
1)
Que
elementos do texto indicam que João sem Terra era um membro da nobreza?
2)
Quais
grupos o rei se comprometia a consultar em caso de aumento de impostos?
3)
A
Magna Carta também favorecia a burguesia? Justifique.
4)
Pode-se
dizer que a Magna Carta limitou o poder do rei? Explique
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto abaixo:
BRICS
A sigla BRICS é o resultado do
agrupamento das iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (que
se integrou ao grupo em 2010), principais economias emergentes do mundo. Esse
bloco não tem caráter regional – note que eles não são geograficamente
próximos- mas é um fórum de diálogo baseado na ideia de cooperação
internacional.
A cúpula de líderes do Brics,
convocada anualmente, coloca em pauta discussões que representam esferas de
coordenação política e socioeconômicas. Nessas reuniões, os países-membros
identificam oportunidades de negócios e áreas de cooperação.
A presidência do fórum é
alternada anualmente entre seus membros. A primeira cúpula, realizada em 2009,
na Rússia, teve como foco questões como a reforma da estrutura financeira
global.
O Brics pretende aprofundar,
ampliar e intensificar as relações entre os países-membros para um
desenvolvimento mais sustentável, equitativo e mutuamente benéfico. Essa
proposta leva em consideração os objetivos de crescimento econômico,
desenvolvimento social e superação da pobreza, com base nos pontos fortes dos
países e evitando a concorrência, sempre que possível.
Desde sua formação, houve um
grande aumento na cooperação econômica entre esses países por meio da promoção
de acordos de comércio e investimentos, que poderão contribuir para a redução
da pobreza e da desigualdade e para a criação de mais empregos, principalmente
na África do Sul.
2º. ATIVIDADE- Coloque data em seu caderno,
copie as questões abaixo e as responda em seu caderno.
a)
De
acordo com o texto, os países do Brics tem a característica de serem de
economias emergentes. O que isso significa? Faça uma pesquisa e anote as
informações que você encontrou e entendeu sobre esse conceito:
b)
Como
países com essa característica podem se beneficiar da formação de grupos como o
Brics?
3º. Sugestão
de jogos online e temáticos sobre o conteúdo:
·
Vamos
conhecer a África do Sul?
·
Os
30 países mais populosos do mundo:
·
Vamos
testar os conhecimentos sobre os continentes e oceanos?
Divirta-se e me
contem nos comentários o que acharam!
Um abraço! Profª
Loreci
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
e copie o parágrafo sobre a definição da Declaração Universal dos Direitos
Humanos:
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os direitos humanos são comumente
compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. A Declaração
Universal dos Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de
seus direitos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião
política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento
ou riqueza. Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei criada pela
ONU(Organização das Nações Unidas) em 1948, protegendo indivíduos e grupos
contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.
2)
Copie
e responda a questão com o que se pede.
Faça análise e responda:
Milhares de crianças no mundo
todo ainda trabalham em condições precárias e perigosas para não morrerem de
fome. Não só crianças, mas também adultos, são maltratados das mais variadas maneiras.
As pessoas podem ser punidas, por exemplo, por protestarem contra o governo,
podem ser presas sem qualquer julgamento e até serem assassinadas por seus
próprios líderes e governantes. Todas essas tragédias são consideradas uma
violação dos direitos humanos, que devem ser segurados a todas as pessoas.
Baseado nos apontamentos feitos
em seu caderno e demais fontes seguras a serem consultadas, cite alguns
exemplos de direitos humanos que devem ser respeitados por todos os cidadãos do
mundo segundo a ONU.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não é
necessário copiá-lo)
Danças
gaúchas
As danças gaúchas são algumas das
mais antigas Danças Populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha
em meados dos séculos XVII e XVIII.
As danças tradicionalistas
gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente
o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o
campeirismo rio-grandense.
Segundo Paixão Côrtes (1997), a
primeira dança regional gaúcha que colheram em suas pesquisas veio da Vila de
Palmares (atual município de Osório-RS). As danças, inicialmente, apenas
integravam as festas regionais do Rio Grande do Sul e hoje são divulgadas e
praticadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore
gaúcho. Tamanho é o seu alcance que existem CTGs espalhados por 23 estados
brasileiros além dos Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
A mais típica representação do
Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao
sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.
As danças tradicionalistas são
acompanhadas de músicas típicas gaúchas. Nestas prepondera o som da gaita,
violão e alguns outros instrumentos de corda e percussão.
Pela tradição Gaúcha a dama é
chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”. No caso específico das danças,
cada CTG (Centro de Tradições Gaúchas) têm seus grupos de dança que se chamam
invernadas.
A vestimenta da prenda já teve
várias alterações no decorrer do tempo, porém a sua base concebida por Paixão
Côrtes é: “vestido de chita floreada, lenço de seda ao pescoço.” (CÔRTES E
LESSA, 1997, p. 19).. No caso do peão, “botas de cano mole, esporas, bombacha,
guaiaca (cinto campeiro), camisa de uma só cor, lenço de seda ao pescoço,
chapéu de aba não quebrada dos lados, barbicacho (tira de couro que prende o
chapéu) – afora acessórios como a faixa, na cintura, o poncho-paia, o cloete,
etc.” (CÔRTES E LESSA, 1997, p. 19)
Abaixo temos alguns tipos de
dança:
Danças sem Sapateio: Chimarrita, Pezinho, Caranguejo,
Cana-Verde, Maçanico, Quero-Mana, Rilo, Chote e Rancheira.
Danças com Sapateio: Tirana do Lenço, Anú, Balaio,
Tatú, Chimarrita Balao e Chula.
2º. Assista
aos vídeos abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:
3º.
Copie e desenvolva a atividade no
caderno:
1.
O que é uma invernada?
2.
Você já dançou alguma dança tipicamente gaúcha?
Escreva sobre esta experiência
3.
Qual é a data que se comemora o dia do gaúcho e
por quê?
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Estamos na
segunda semana do experimento para observar o processo de decomposição de dois
tipos de alimento: um alimento in
natura e um alimento ultra processado.
1º.
Preencha na sua Tabela as observações da 2ª semana: Como por exemplo, se houve alteração na aparência
dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as modificações. Não
esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção:
não abra a tampa do pote!
Se
possível, registre uma foto.
2º.
Copie as questões e responda em seu caderno:
1.
Observando a sua alimentação, você come mais
alimentos in natura ou industrializados (processados e ultra
processados)?
2.
Você acha que podemos consumir
alimentos ultra processados diariamente? Justifique sua resposta.
3.
Qual
é o problema do consumo excessivo de comidas industrializadas?
4.
Qual
é o apelo das indústrias alimentícias para aumentar o consumo de seus produtos?
Quem são os principais alvos?
5.
Explique
como os pais podem influenciar nos hábitos alimentares de seus filhos.
6.
Existem
doenças que estão relacionadas com uma má alimentação? Você conhece alguma? Se
necessário, pesquise.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e copie o texto no caderno:
(não é
necessário copiar as imagens)
VINCENT
VAN GOGH
Vincent Van Gogh, nasceu na Holanda em 1853 e faleceu em 1890. Viveu 37
anos. Artista pós-impressionista, caracterizou-se pela sua grande
expressividade artística. Inovou a objetividade impressionista com a força dos
sinais e a violência das cores. Pintou os mais variados temas artísticos:
flores, paisagens, pessoas, noites estreladas, campos com trigo e outros.
As pinceladas de Van Gogh
demonstraram o movimento do pincel como se fosse uma textura. Apesar de curta
carreira de aproximadamente 10 anos, o artista produziu 700 quadros, Van Gogh
dizia: “Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida”. É a vida que
encontramos em suas paisagens repletas de camponeses e mineiros. Os constantes
colapsos emocionais levam-no ao suicídio em julho de 1890. Durante a sua vida,
vendeu apenas um quadro. Seu mérito foi reconhecido após a sua morte.
2º. Observe a imagem da obra de Van Gogh e leia o trecho a seguir:
“No quadro "Quarto em Arles",
executado em 1888, a pintura retrata o quarto do artista na famosa casa que
alugou em Arles e mandou pintar de amarelo. A perspectiva se aproxima de certo
modo à perspectiva maneirista do século XVI, ou seja, uma perspectiva exagerada
(as linhas convergem muito mais rapidamente que o observado em uma perspectiva
normal), com a diferença de que a alteração é levada ainda mais adiante. À
primeira vista a situação parece normal, salvo pela exagerada longitude da
cama, porém uma análise nos revela a carência de ponto de fuga único e, mais
ainda, que a posição da cama não é possível, porque para isso a perna oculta
deveria estar embutida na parede.”
3º. Leia
as orientações e faça uma releitura da obra “Quarto em Arles” de Vincent Van
Gogh utilizando a técnica de perspectiva.
Lembrando que "releitura não
é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste na
criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente,
acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e
sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa."
Use o lápis de escrever e solte
bem a mão para que os traços sejam leves e facilite na hora de apagar, evitando
marcas desnecessárias.
Observe os modelos:
- O quadrado ou retângulo do meio
representa a parte de trás do quarto. Tudo o que você desenhar nesse quadrado
deve parecer como se estivesse olhando diretamente para ele. Esses objetos não
precisarão do ponto de fuga.
- Tudo nas paredes, teto ou piso
ficará alinhado até o ponto de fuga.
- Qualquer coisa abaixo da linha
do horizonte incluirá linhas subindo em direção ao ponto de fuga.
- Qualquer coisa acima da linha
do horizonte incluirá linhas descendo em direção ao ponto de fuga.
- As linhas verticais devem ficar
paralelas à borda do papel ou para cima e para baixo.
- Linhas horizontais usam o ponto
de fuga para mantê-las em perspectiva.
Exemplo de releitura:
Escrever atrás da folha o nome do
aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Releitura da obra “Quarto
em Arles” de Vincent Van Gogh.