151
TURMA-151 PROFESSORA-CILVANI
ARARICÁ,
_________________DE JUNHO DE 2020.
1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A HISTÓRIA DO LINK ABAIXO
COM VOCÊ.
2-ATIVIDADE: COPIE E RESPONDA EM SEU
CADERNO.
1) QUAL VALOR QUE O DONO DA LOJA
VENDIA OS CACHORRINHOS?
A) ENTRE TRINTA E SESSENTA REAIS
B) CINQUENTA REAIS
C) ENTRE TRINTA E CINQUENTA REAIS
D) TRINTA REAIS
E) DOIS REAIS
A) ENTRE TRINTA E SESSENTA REAIS
B) CINQUENTA REAIS
C) ENTRE TRINTA E CINQUENTA REAIS
D) TRINTA REAIS
E) DOIS REAIS
2) QUAL O VALOR DE DINHEIRO QUE O
RAPAZINHO TINHA?
A) UM REAL
B) DOIS REAIS
C) TRÊS REAIS
D) QUATRO REAIS
E) CINCO REAIS
A) UM REAL
B) DOIS REAIS
C) TRÊS REAIS
D) QUATRO REAIS
E) CINCO REAIS
3) O MENINO QUERIA COMPRAR QUAL
CÃOZINHO?
A) O CÃOZINHO MARROM
B) O CÃOZINHO GRANDE
C) O CÃOZINHO DORMINHOCO
D) O CÃOZINHO MANCO
E) O CÃOZINHO PEQUENO
A) O CÃOZINHO MARROM
B) O CÃOZINHO GRANDE
C) O CÃOZINHO DORMINHOCO
D) O CÃOZINHO MANCO
E) O CÃOZINHO PEQUENO
4) POR QUE UM DOS CACHORRINHOS FICOU
PARA TRÁS EM RELAÇÃO AOS OUTROS?
A) PORQUE ERA PREGUIÇOSO
B) PORQUE ERA MENOR QUE OS OUTROS
C) PORQUE ERA MAIOR E MAIS PESADO QUE OS OUTROS
D) PORQUE ERA FILHOTE
E) PORQUE ERA MANCO
A) PORQUE ERA PREGUIÇOSO
B) PORQUE ERA MENOR QUE OS OUTROS
C) PORQUE ERA MAIOR E MAIS PESADO QUE OS OUTROS
D) PORQUE ERA FILHOTE
E) PORQUE ERA MANCO
5) POR QUE O DONO DA LOJA NÃO QUERIA
VENDER O CÃOZINHO?
A) PORQUE ERA MANCO DE UMA PERNA E NUNCA IRIA CORRER COMO OS OUTROS
B) PORQUE ERA AMARELO E CHEIO DE PINTINHAS
C) PORQUE ERA BRANCO COM MANCHAS AMARELAS
D) PORQUE ERA UM CÃOZINHO MUITO FEROZ
E) PORQUE ERA UM CÃOZINHO MUITO FEROZ E NINGUÉM PODIA CHEGAR PERTO.
A) PORQUE ERA MANCO DE UMA PERNA E NUNCA IRIA CORRER COMO OS OUTROS
B) PORQUE ERA AMARELO E CHEIO DE PINTINHAS
C) PORQUE ERA BRANCO COM MANCHAS AMARELAS
D) PORQUE ERA UM CÃOZINHO MUITO FEROZ
E) PORQUE ERA UM CÃOZINHO MUITO FEROZ E NINGUÉM PODIA CHEGAR PERTO.
BOA ATIVIDADE!
TURMA- 151 NOME DA
PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN
3-ATIVIDADE:
COPIE O TEXTO A SEGUIR EM SEU CADERNO, E RESPONDA AS ATIVIDADES.
QUAL A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS?
FORAM OS POVOS FRANCESES, ESPANHÓIS, ITALIANOS E PORTUGUESES QUE
COMEÇARAM A FAZER AS FESTAS JUNINAS. QUANDO TOMÉ DE SOUZA, EM 1549 TROUXE OS
JESUÍTAS PARA O BRASIL, ESTES INTRODUZIRAM OS FESTEJOS JUNINOS. ACENDIAM
FOGUEIRAS PARA FESTEJAR OS SANTOS DO MÊS, FAZENDO A TRILOGIA DE SANTO ANTÔNIO,
SÃO JOÃO E SÃO PEDRO.
NESTA ÉPOCA, OS ÍNDIOS BRASILEIROS JÁ FAZIAM RITUAIS PARA SEUS DEUSES,
UTILIZANDO A DANÇA, A MÚSICA E FOGUEIRAS PARA ESPANTAR OS MAUS ESPÍRITO. TUDO
ISSO PARA CONSEGUIR BOAS COLHEITAS DE MILHO, AMENDOIM E MANDIOCA.
1.
COM
REFERÊNCIA AO NÚMERO QUE INDICA O ANO EM QUE TOMÉ TROUXE OS JESUÍTAS PARA O
BRASIL, RESPONDA:
a)
ELE
POSSUI_______ ORDENS E _______CLASSES.
b)
A 1ª CLASSE
É FORMADA PELOS ALGARISMOS_____E SE CHAMA_______.
c)
A 2ª CLASSE
SE CHAMA_________.
d)
O ALGARISMO
QUE OCUPA A 3ª ORDEM É _______E SEU VALOR RELATIVO É ____.
e) O ALGARISMO QUE OCUPA A 4ª ORDEM É _________ E
SEU VALOR RELATIVO, É ________.
f)
QUAL
ALGARISMO POSSUI MENOR VALOR ABSOLUTO?
g)
A SOMA DOS
VALORES ABSOLUTOS É _______.
h)
DECOMPONHA-O
DE DUAS MANEIRAS DIFERENTES.
2.
GUSTAVO
GOSTA MUITO DE COLECIONAR CARDS. ELE TEM UMA COLEÇÃO QUE SOMA 1 MILHAR, 9
CENTENAS, 6 DEZENAS E 2 UNIDADES DE CARDS.
a)
REGISTRE,
APENAS COM ALGARISMO, O NÚMERO DE CARD DESSA COLEÇÃO.
b)
SEU AMIGO
ARTHUR TAMBÉM COMEÇOU UMA COLEÇÃO DE CARD E EM POUCO TEMPO, CONSEGUIU UMA
QUANTIDADE IGUAL A METADE DA QUE GUSTAVO TEM. QUAL É A QUANTIDADE DE CARD DE
ARTHUR?
c)
QUANTOS
CARDS FALTAM PARA GUSTAVO COMPLETAR 2 MILHARES E MEIO?
d)
SE GUSTAVO RETIRAR
3 CENTENAS E 7 UNIDADES DE CARD DE SUA COLEÇÃO, COM QUANTOS FICARÁ?
e)
SE ARTHUR
TRIPLICAR SUA COLEÇÃO, COM QUANTOS CARD FICARÁ?
f)
QUAL É A
DIFERENÇA DE CARD ENTRE A COLEÇÃO DE GUSTAVO E A ARTHUR?
3.
OS NÚMEROS
ABAIXO ESTÃO REPRESENTADOS NA FORMA DECOMPOSTA. COMPONHA ESSES NÚMEROS.
a)
1 000 + 300
+ 20 + 5 =
b)
2 000 + 400
+ 7 =
c)
8 CENTENAS,
5 DEZENAS E 2 UNIDADES =
d)
1 UNIDADE DE
MILHAR, 6 DEZENAS E 5 UNIDADES =
e)
2 UNIDADES
DE MILHAR, 4 CENTENAS E 8 DEZENAS =
4-ATIVIDADE:
CONFORME O QUE JÁ ESTUDAMOS NO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS, VAMOS RELEMBRAR PONTOS
IMPORTANTES DO TEMA CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA. REGISTRE O TEXTO EM SEU
CADERNO E RESOLVA AS ATIVIDADES A SEGUIR.
COMO
OCORRE UM CHOQUE ELÉTRICO?
OS
FENÔMENOS ELÉTRICOS ESTÃO PRESENTES EM NOSSA VIDA. PORTANTO, É IMPORTANTE TOMAR
ALGUNS CUIDADOS. CONHEÇA ACIDENTES QUE PODEM SER EVITADOS.
·
CURTO-CIRCUITO: OCORRE QUANDO UMA CORRENTE
ELÉTRICA PERCORRE DOIS FIOS DESENCAPADOS, E OS FIOS ENCOSTAM UM NO OUTRO. ISSO
PODE PROVOCAR FAÍSCAS E ATÉ GRANDES INCÊNDIOS.
QUANDO
A CORRENTE ELÉTRICA É MUITO INTENSA, E OS FIOS QUE A CONDUZEM NÃO RESISTEM,
ELES ACABAM ESQUENTANDO MUITO, DERRETENDO E PERDENDO A PROTEÇÃO DE PLÁSTICO OU
DE BORRACHA QUE OS ENVOLVE.
·
CHOQUE ELÉTRICO: OCORRE QUANDO ENTRAMOS EM
CONTATO COM A CORRENTE ELÉTRICA, E ESTA ATRAVESSA NOSSO CORPO. ESSE
ACONTECIMENTO PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS À NOSSA SAÚDE E ATÉ NOS LEVAR À MORTE.
NOSSO CORPO FUNCIONA COMO
UM CONDUTOR DE CORRENTE ELÉTRICA. AO TOCAR DOIS FIOS DESENCAPADOS, UM CIRCUITO
FECHADO DE CORRENTE ELÉTRICA ATRAVESSA O NOSSO CORPO.
LEIA ALGUNS CUIDADOS QUE
DEVEMOS TOMAR PARA NOS PREVENIR CONTRA ACIDENTES CAUSADOS PELA CORRENTE
ELÉTRICA.
·
NÃO LIGAR APARELHOS ELÉTRICOS, QUANDO
ESTIVERMOS MOLHADOS OU DESCALÇOS.
·
NÃO COLOCAR O DEDO NEM OBJETOS NAS
TOMADAS, ESPECIALMENTE SE FOREM DE METAL.
·
NÃO EMPINAR PIPAS PRÓXIMO A POSTES DE
ELETRICIDADE.
·
SE PERCEBERMOS QUE HÁ FIOS DESENCAPADOS EM
CASA, PEDIR A UM ADULTO QUE TOME AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.
·
SEMPRE QUE UM ADULTO FIZER CONSERTOS NAS
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, LEMBRÁ-LO DE DESLIGAR A CHAVE DE ENERGIA ELÉTRICA E USAR
CALÇADOS DE PLÁSTICO OU DE BORRACHA.
·
DESLIGAR OS APARELHOS ELÉTRICOS, QUANDO
NÃO ESTIVEREM SENDO UTILIZADOS.
COPIE
E RESPONDA
1.
CAROLINA E SEU IRMÃO ESTAVAM ASSISTINDO A
UM PROGRAMA DE TELEVISÃO QUANDO, DE REPENTE, PERCEBERAM QUE SAÍRAM FAÍSCAS DOS
FIOS PRÓXIMOS À TOMADA. FICARAM ASSUSTADOS, POIS AS FAÍSCAS AUMENTARAM E QUASE
INCENDIARAM O TAPETE DA SALA. FELIZMENTE, NADA DE GRAVE ACONTECEU.
a) QUE
ACIDENTE OCORREU COM O TELEVISOR DA CASA DE CAROLINA?
b) O
QUE ACONTECERIA SE CAROLINA RESOLVESSE MEXER NO TELEVISOR OU NOS FIOS?
c) O
QUE AS DUAS CRIANÇAS DEVERIAM TER FEITO ASSIM QUE PERCEBERAM QUE SAÍAM FAÍSCAS
DOS FIOS PRÓXIMOS À TOMADA?
2.
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO ABAIXO.
a) JÚLIO
ESTÁ SE DIVERTINDO DE MANEIRA INADEQUADA?
EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
b) POR
QUE A BRINCADEIRA DE JÚLIO É PERIGOSA?
3. O GRUPO DE CARLINHOS FEZ UM EXPERIMENTO NA
AULA DE CIÊNCIAS SOBRE CONDUTORES E ISOLANTES DE ENERGIA ELÉTRICA. ELES USARAM
OS SEGUINTES OBJETOS.
PERCEVEJO
|
COLHER DE PLÁSTICO
|
PARAFUSO
|
PLACA DE ISOPOR
|
PEDAÇO DE CORTIÇA
|
FIO DE COBRE
|
MOEDA
|
RÉGUA DE MADEIRA
|
TAPETE DE BORRACHA
|
a) PINTE,
DE VERMELHO, OS OBJETOS CONDUTORES DE ENERGIA ELÉTRICA.
b) PINTE,
DE AZUL, OS OBJETOS ISOLANTES DE ENERGIA ELÉTRICA.
TURMA-151 PROFESSORA-SHEILA
5-ATIVIDADE: CERTAS PALAVRAS PODEM SER DECORADAS DE
ACORDO COM O SEU SIGNIFICADO, OFERECENDO UM BELO EFEITO VISUAL.
1º: ILUSTRE AS PALAVRAS: AMOR, SORVETE E GELO.
2º: ESCOLHA OUTRAS PALAVRAS E ILUSTRE.
3º:
ESCREVA
ATRÁS DA FOLHA O NOME DO ALUNO, DATA, TURMA, DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: PALAVRAS
ILUSTRADAS.