5° ano- Turma 151- Profª Cilvani

151
TURMA-151               PROFESSORA-CILVANI
ARARICÁ, _________________DE JUNHO DE 2020.
1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A HISTÓRIA DO LINK ABAIXO COM VOCÊ.


2-ATIVIDADE: COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO.
1) QUAL VALOR QUE O DONO DA LOJA VENDIA OS CACHORRINHOS?
A) ENTRE TRINTA E SESSENTA REAIS
B) CINQUENTA REAIS
C) ENTRE TRINTA E CINQUENTA REAIS
D) TRINTA REAIS
E) DOIS REAIS
2) QUAL O VALOR DE DINHEIRO QUE O RAPAZINHO TINHA?
A) UM REAL
B) DOIS REAIS
C) TRÊS REAIS
D) QUATRO REAIS
E) CINCO REAIS
3) O MENINO QUERIA COMPRAR QUAL CÃOZINHO?
A) O CÃOZINHO MARROM
B) O CÃOZINHO GRANDE
C) O CÃOZINHO DORMINHOCO
D) O CÃOZINHO MANCO
E) O CÃOZINHO PEQUENO
4) POR QUE UM DOS CACHORRINHOS FICOU PARA TRÁS EM RELAÇÃO AOS OUTROS?
A) PORQUE ERA PREGUIÇOSO
B) PORQUE ERA MENOR QUE OS OUTROS
C) PORQUE ERA MAIOR E MAIS PESADO QUE OS OUTROS
D) PORQUE ERA FILHOTE
E) PORQUE ERA MANCO
5) POR QUE O DONO DA LOJA NÃO QUERIA VENDER O CÃOZINHO?
A) PORQUE ERA MANCO DE UMA PERNA E NUNCA IRIA CORRER COMO OS OUTROS
B) PORQUE ERA AMARELO E CHEIO DE PINTINHAS
C) PORQUE ERA BRANCO COM MANCHAS AMARELAS
D) PORQUE ERA UM CÃOZINHO MUITO FEROZ
E) PORQUE ERA UM CÃOZINHO MUITO FEROZ E NINGUÉM PODIA CHEGAR PERTO.

BOA ATIVIDADE!

TURMA- 151               NOME DA PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN
3-ATIVIDADE: COPIE O TEXTO A SEGUIR EM SEU CADERNO, E RESPONDA AS ATIVIDADES.
QUAL A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS?
FORAM OS POVOS FRANCESES, ESPANHÓIS, ITALIANOS E PORTUGUESES QUE COMEÇARAM A FAZER AS FESTAS JUNINAS. QUANDO TOMÉ DE SOUZA, EM 1549 TROUXE OS JESUÍTAS PARA O BRASIL, ESTES INTRODUZIRAM OS FESTEJOS JUNINOS. ACENDIAM FOGUEIRAS PARA FESTEJAR OS SANTOS DO MÊS, FAZENDO A TRILOGIA DE SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO.
NESTA ÉPOCA, OS ÍNDIOS BRASILEIROS JÁ FAZIAM RITUAIS PARA SEUS DEUSES, UTILIZANDO A DANÇA, A MÚSICA E FOGUEIRAS PARA ESPANTAR OS MAUS ESPÍRITO. TUDO ISSO PARA CONSEGUIR BOAS COLHEITAS DE MILHO, AMENDOIM E MANDIOCA.

1.                  COM REFERÊNCIA AO NÚMERO QUE INDICA O ANO EM QUE TOMÉ TROUXE OS JESUÍTAS PARA O BRASIL, RESPONDA:

a)                  ELE POSSUI_______ ORDENS E _______CLASSES.
b)                 A 1ª CLASSE É FORMADA PELOS ALGARISMOS­­­­­­_____E SE CHAMA_______.
c)                  A 2ª CLASSE SE CHAMA_________.
d)                 O ALGARISMO QUE OCUPA A 3ª ORDEM É _______E SEU VALOR RELATIVO É ____.
e)           O ALGARISMO QUE OCUPA A 4ª ORDEM É _________ E SEU VALOR RELATIVO, É ________.
f)                  QUAL ALGARISMO POSSUI MENOR VALOR ABSOLUTO?
g)                 A SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS É _______.
h)                 DECOMPONHA-O DE DUAS MANEIRAS DIFERENTES.

2.                  GUSTAVO GOSTA MUITO DE COLECIONAR CARDS. ELE TEM UMA COLEÇÃO QUE SOMA 1 MILHAR, 9 CENTENAS, 6 DEZENAS E 2 UNIDADES DE CARDS.

a)                  REGISTRE, APENAS COM ALGARISMO, O NÚMERO DE CARD DESSA COLEÇÃO.
b)                 SEU AMIGO ARTHUR TAMBÉM COMEÇOU UMA COLEÇÃO DE CARD E EM POUCO TEMPO, CONSEGUIU UMA QUANTIDADE IGUAL A METADE DA QUE GUSTAVO TEM. QUAL É A QUANTIDADE DE CARD DE ARTHUR?
c)                  QUANTOS CARDS FALTAM PARA GUSTAVO COMPLETAR 2 MILHARES E MEIO?
d)                 SE GUSTAVO RETIRAR 3 CENTENAS E 7 UNIDADES DE CARD DE SUA COLEÇÃO, COM QUANTOS FICARÁ?
e)                  SE ARTHUR TRIPLICAR SUA COLEÇÃO, COM QUANTOS CARD FICARÁ?
f)                  QUAL É A DIFERENÇA DE CARD ENTRE A COLEÇÃO DE GUSTAVO E A ARTHUR?

3.                  OS NÚMEROS ABAIXO ESTÃO REPRESENTADOS NA FORMA DECOMPOSTA. COMPONHA ESSES NÚMEROS.

a)                  1 000 + 300 + 20 + 5 =
b)                 2 000 + 400 + 7 = 
c)                  8 CENTENAS, 5 DEZENAS E 2 UNIDADES =
d)                 1 UNIDADE DE MILHAR, 6 DEZENAS E 5 UNIDADES =
e)                  2 UNIDADES DE MILHAR, 4 CENTENAS E 8 DEZENAS =

4-ATIVIDADE: CONFORME O QUE JÁ ESTUDAMOS NO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS, VAMOS RELEMBRAR PONTOS IMPORTANTES DO TEMA CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA. REGISTRE O TEXTO EM SEU CADERNO E RESOLVA AS ATIVIDADES A SEGUIR. 
COMO OCORRE UM CHOQUE ELÉTRICO?
OS FENÔMENOS ELÉTRICOS ESTÃO PRESENTES EM NOSSA VIDA. PORTANTO, É IMPORTANTE TOMAR ALGUNS CUIDADOS. CONHEÇA ACIDENTES QUE PODEM SER EVITADOS.
·                    CURTO-CIRCUITO: OCORRE QUANDO UMA CORRENTE ELÉTRICA PERCORRE DOIS FIOS DESENCAPADOS, E OS FIOS ENCOSTAM UM NO OUTRO. ISSO PODE PROVOCAR FAÍSCAS E ATÉ GRANDES INCÊNDIOS.
QUANDO A CORRENTE ELÉTRICA É MUITO INTENSA, E OS FIOS QUE A CONDUZEM NÃO RESISTEM, ELES ACABAM ESQUENTANDO MUITO, DERRETENDO E PERDENDO A PROTEÇÃO DE PLÁSTICO OU DE BORRACHA QUE OS ENVOLVE.
·                    CHOQUE ELÉTRICO: OCORRE QUANDO ENTRAMOS EM CONTATO COM A CORRENTE ELÉTRICA, E ESTA ATRAVESSA NOSSO CORPO. ESSE ACONTECIMENTO PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS À NOSSA SAÚDE E ATÉ NOS LEVAR À MORTE.
NOSSO CORPO FUNCIONA COMO UM CONDUTOR DE CORRENTE ELÉTRICA. AO TOCAR DOIS FIOS DESENCAPADOS, UM CIRCUITO FECHADO DE CORRENTE ELÉTRICA ATRAVESSA O NOSSO CORPO.
LEIA ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR PARA NOS PREVENIR CONTRA ACIDENTES CAUSADOS PELA CORRENTE ELÉTRICA.
            ·                   NÃO LIGAR APARELHOS ELÉTRICOS, QUANDO ESTIVERMOS MOLHADOS OU DESCALÇOS.
            ·                   NÃO COLOCAR O DEDO NEM OBJETOS NAS TOMADAS, ESPECIALMENTE SE FOREM DE METAL.
            ·                   NÃO EMPINAR PIPAS PRÓXIMO A POSTES DE ELETRICIDADE.
·                   SE PERCEBERMOS QUE HÁ FIOS DESENCAPADOS EM CASA, PEDIR A UM ADULTO QUE TOME AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.
·                   SEMPRE QUE UM ADULTO FIZER CONSERTOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, LEMBRÁ-LO DE DESLIGAR A CHAVE DE ENERGIA ELÉTRICA E USAR CALÇADOS DE PLÁSTICO OU DE BORRACHA.
·                   DESLIGAR OS APARELHOS ELÉTRICOS, QUANDO NÃO ESTIVEREM SENDO UTILIZADOS.
COPIE E RESPONDA
1.    CAROLINA E SEU IRMÃO ESTAVAM ASSISTINDO A UM PROGRAMA DE TELEVISÃO QUANDO, DE REPENTE, PERCEBERAM QUE SAÍRAM FAÍSCAS DOS FIOS PRÓXIMOS À TOMADA. FICARAM ASSUSTADOS, POIS AS FAÍSCAS AUMENTARAM E QUASE INCENDIARAM O TAPETE DA SALA. FELIZMENTE, NADA DE GRAVE ACONTECEU.
a)      QUE ACIDENTE OCORREU COM O TELEVISOR DA CASA DE CAROLINA?
b)      O QUE ACONTECERIA SE CAROLINA RESOLVESSE MEXER NO TELEVISOR OU NOS FIOS?
c)      O QUE AS DUAS CRIANÇAS DEVERIAM TER FEITO ASSIM QUE PERCEBERAM QUE SAÍAM FAÍSCAS DOS FIOS PRÓXIMOS À TOMADA?
2.    OBSERVE A ILUSTRAÇÃO ABAIXO.
a)      JÚLIO ESTÁ SE DIVERTINDO DE MANEIRA INADEQUADA?  EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
b)      POR QUE A BRINCADEIRA DE JÚLIO É PERIGOSA?
3.  O GRUPO DE CARLINHOS FEZ UM EXPERIMENTO NA AULA DE CIÊNCIAS SOBRE CONDUTORES E ISOLANTES DE ENERGIA ELÉTRICA. ELES USARAM OS SEGUINTES OBJETOS.
PERCEVEJO
COLHER DE PLÁSTICO
PARAFUSO
PLACA DE ISOPOR
PEDAÇO DE CORTIÇA
FIO DE COBRE
MOEDA
RÉGUA DE MADEIRA
TAPETE DE BORRACHA
a)      PINTE, DE VERMELHO, OS OBJETOS CONDUTORES DE ENERGIA ELÉTRICA.
b)      PINTE, DE AZUL, OS OBJETOS ISOLANTES DE ENERGIA ELÉTRICA.
TURMA-151                                  PROFESSORA-SHEILA
5-ATIVIDADE: CERTAS PALAVRAS PODEM SER DECORADAS DE ACORDO COM O SEU SIGNIFICADO, OFERECENDO UM BELO EFEITO VISUAL.
 
1º: ILUSTRE AS PALAVRAS: AMOR, SORVETE E GELO.
2º: ESCOLHA OUTRAS PALAVRAS E ILUSTRE.
3º: ESCREVA ATRÁS DA FOLHA O NOME DO ALUNO, DATA, TURMA, DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: PALAVRAS ILUSTRADAS.