2° ano- Turma 123- Profª Silvana



9ª SEMANA: DE 18 A 24/06/20


123
TURMA – 123        PROFESSORA: SILVANA REGINA ZALTRAN
NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO).

ARARICÁ,------- DE JUNHO DE 2020.
HOJE É:---------------------------------------
MEU NOME É:------------------------------
O DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE

1-ATIVIDADE DE INCENTIVO A LEITURA: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM AO VÍDEO: COMO SURGIU A FESTA JUNINA, NO LINK ABAIXO:

                       
APÓS ASSISTIR O VÍDEO: COMO SURGIU A FESTA JUNINA COPIAR AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDER.

a) DEPOIS DO CARNAVAL, QUAL O EVENTO MAIS ESPERADO DO CALENDÁRIO BRASILEIRO?
R....................................................................................................................................
b) QUEM TROUXE AS FESTAS JUNINAS PARA O BRASIL?
R....................................................................................................................................
c) A FESTA JUNINA ESTA ASSOCIADA A TRÊS SANTOS. QUAIS SÃO?
R...................................................................................................................................
d) QUE OUTROS POVOS INFLUENCIARAM AS NOSSAS FESTAS JUNINAS?
R..........................................................................................................................................

2-ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA. AO ASSISTIR O VÍDEO OUVIMOS VÁRIOS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS. CONSULTE O CADERNO PARA FAZER ESSA ATIVIDADE. ESCREVA OS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS NAS COLUNAS CERTAS.


         SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS                              SUBSTANTIVOS COMUNS


3-ATIVIDADE DE MATEMÁTICA E ARTES. VAMOS CONFECCIONAR UM JOGO DA ARGOLA CONFORME O MODELO.
  ENCHEM-SE COM ÁGUA GARRAFAS PLÁSTICAS DE REFRIGERANTE, E MARCA-SE UMA LINHA DE ARREMESSO EM TORNO DE 1,5 METROS DE DISTÂNCIA. CADA PARTICIPANTE DEVERÁ RECEBER ARGOLAS PARA QUE AS TENTATIVAS DÊEM ACERTO. VENCE QUEM ACERTAR O GARGALO DAS GARRAFAS COM O MAIOR NÚMERO DE ARGOLAS. A ARGOLA PODE SER DE GARRAFA PET, OU DE ARAME. O QUE TIVER EM CASA.
DEPOIS DE BRINCAR BASTANTE, ESCREVER NO CADERNO OS NÚMEROS QUE ESTÃO NAS GARRAFAS EM ORDEM CRESCENTE, E DEPOIS EM ORDEM DECRESCENTE. TIRAR FOTO E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.  
        4-ATIVIDADE DE HISTÓRIA. LER E COPIAR O TEXTO NO CADERNO E DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS, PESQUISANDO AS RESPOSTAS NO TEXTO.

   VOCÊ SABE O QUE QUER DIZER IMIGRANTES?

IMIGRANTES: SÃO PESSOAS QUE VEM DE OUTROS PAÍSES PARA MORAR O BRASIL
.
OS IMIGRANTES

   O BRASIL É UM PAÍS DE IMIGRANTES. OS PORTUGUESES FORAM OS PRIMEIROS IMIGRANTES A CHEGAR NO BRASIL, NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO, DEPOIS DOS PORTUGUESES, MUITAS PESSOAS VIERAM DE OUTROS PAÍSES PARA O BRASIL.
        OS IMIGRANTES VINHAM DA ITÁLIA, ESPANHA, DA FRANÇA EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E PARA TRABALHAR NAS LAVOURAS DE CAFÉ. REALIZAVAM VÁRIAS ATIVIDADES.
       COM ELES TROUXERAM TAMBÉM SEUS COSTUMES, TRADIÇÕES E SUAS COMIDAS TÍPICAS CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.

      AGORA É COM VOCÊ.

a) O BRASIL É UM PAÍS DE ............................., OS PRIMEIROS IMIGRANTES A CHEGAR NO BRASIL FORAM...............................

b) OS IMIGRANTES VINHAM DA.....................,........................,......................

c) COM ELES TROXERAM TAMBÉM SEUS.............................,.......................E SUAS .....................TÍPICAS CONTRIBUINDO PARA O................................DO ........

5-ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO. ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A LENDA DA FOGUEIRA.

DEPOIS DE ASSISTIR FAÇA UM DESENHO CONFORME O QUE VOCÊ ENTENDEU DA HISTÓRIA. DEPOIS ENFEITE SEU QUARTO COM BANDEIRINHAS PARA CELEBRAR A FESTA JUNINA. TIRE UMA FOTO BEM BONITA PARA POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.

PROFESSORA- SÔNIA R.

AULA DE LIBRAS 5
ESCREVA A DATA NO CADERNO E DEPOIS COPIE OS EXERCÍCIOS

IDENTIFIQUE NO QUADRO DO ALFABETO MANUAL AS LETRAS “Z” E “J”.
6-ATIVIDADE: LEIA O TEXTO E FAÇA A ATIVIDADE A SEGUIR:
A LENDA DA FOGUEIRA
 MARIA MORAVA EM NAZARÉ E FOI VISITAR SUA PRIMA ISABEL QUE MORAVA EM JUDÁ. AS DUAS ESTAVAM GRÁVIDAS. O FILHO DE MARIA SE CHAMARIA JESUS E O FILHO DE ISABEL TERIA O NOME DE JOÃO. ELAS PASSARAM O DIA JUNTAS. TOMARAM CHÁ E COMERAM BOLO.
 AO SE DESPEDIREM AS DUAS COMBINARAM QUE QUANDO JOÃO NASCESSE O PAI ZACARIAS, FARIA UMA GRANDE FOGUEIRA PARA AVISAR MARIA.
E FOI ASSIM QUE ACONTECEU. QUANDO MARIA VIU A FOGUEIRA LÁ NAS MONTANHAS FICOU MUITO ALEGRE PORQUE SABIA QUE JOÃO TINHA NASCIDO.  


ATIVIDADE: COMPLETE AS FRASES E DEPOIS REPRODUZA AS RESPOSTAS COM O ALFABETO MANUAL:

v  O NOME DA MÃE DE JESUS ERA ___________________________
v  MARIA MORAVA NA CIDADE DE ____________________________
v  A PRIMA DE MARIA SE CHAMAVA __________________________
v  ISABEL TEVE UM FILHO CHAMADO _________________________
v  O PAI DE JOÃO SE CHAMAVA ______________________________
v  ZACARIAS, ISABEL E JOÃO MORAVAM NA REGIÃO DE _________
v  O NOME DO FILHO DE MARIA ERA __________________________

REPRODUZA AS COM ALFABETO MANUAL AS PALAVRAS SUBLINHADAS NO TEXTO.

CONTE A “LENDA DA FOGUEIRA” PARA A SUA FAMÍLIA.


DESENHE O PERSONAGEM CUJA O NOME COMEÇA COM “Z” E ESCREVA AO LADO O SEU NOME.

DESENHE O PERSONAGEM CUJA O NOME COMEÇA COM “J” E ESCREVA AO LADO O SEU NOME.   

 PROFESSOR-DANIEL
7-ATIVIDADE:  DANÇA DAS LARANJAS.
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
1- 1 LARANJA PARA CADA DUPLA; (OU ALGO REPRESENTATIVO, BOLAS E ETC.)
2- MÚSICAS ANIMADAS DE FESTA JUNINA. (LINK)
CASO NÃO TENHA INTERNET, ESCOLHA UMA MÚSICA JUNINA PARA FAZER A ATIVIDADE.
HTTPS://YOUTU.BE/PJN5U7ZGPLO
DIVIDAM-SE EM DUPLAS E COLOQUEM UMA LARANJA ENTRE AS TESTAS DE CADA PAR. QUANDO A MÚSICA COMEÇAR, TODOS DANÇAM. QUEM DERRUBAR PODE TENTAR NOVAMENTE EQUILIBRAR.
VARIAÇÕES PODEM SER FEITAS: COM O USO DE UMA BOLA INDIVIDUALMENTE, ONDE A CRIANÇA DEVE DANÇAR TENTANDO EQUILIBRAR A BOLA NA CABEÇA. EM DUPLA A BOLA PODE SER COLOCADA ENTRE OS DOIS DE FRENTE UM PARA O OUTRO OU DE COSTAS.