9ª SEMANA:
DE 18 A 24/06/20
123
TURMA
– 123 PROFESSORA: SILVANA REGINA
ZALTRAN
NO
CADERNO:
FAZER
A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O
TEMPO).
ARARICÁ,-------
DE JUNHO DE 2020.
HOJE
É:---------------------------------------
MEU
NOME É:------------------------------
O
DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF
MARTIM RASCHKE
1-ATIVIDADE DE INCENTIVO A LEITURA: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA
ASSISTIREM AO VÍDEO: COMO SURGIU A FESTA JUNINA, NO LINK ABAIXO:
APÓS
ASSISTIR O VÍDEO: COMO SURGIU A FESTA JUNINA COPIAR AS PERGUNTAS NO CADERNO E
RESPONDER.
a)
DEPOIS DO CARNAVAL, QUAL O EVENTO MAIS ESPERADO DO CALENDÁRIO BRASILEIRO?
R....................................................................................................................................
b)
QUEM TROUXE AS FESTAS JUNINAS PARA O BRASIL?
R....................................................................................................................................
c)
A FESTA JUNINA ESTA ASSOCIADA A TRÊS SANTOS. QUAIS SÃO?
R...................................................................................................................................
d)
QUE OUTROS POVOS INFLUENCIARAM AS NOSSAS FESTAS JUNINAS?
R..........................................................................................................................................
2-ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA. AO
ASSISTIR O VÍDEO OUVIMOS VÁRIOS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS. CONSULTE O
CADERNO PARA FAZER ESSA ATIVIDADE. ESCREVA OS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS E COMUNS
NAS COLUNAS CERTAS.
SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS SUBSTANTIVOS
COMUNS
3-ATIVIDADE DE MATEMÁTICA E ARTES. VAMOS
CONFECCIONAR UM JOGO DA ARGOLA CONFORME O MODELO.
ENCHEM-SE COM ÁGUA GARRAFAS
PLÁSTICAS DE REFRIGERANTE, E MARCA-SE UMA LINHA DE ARREMESSO EM TORNO DE 1,5
METROS DE DISTÂNCIA. CADA PARTICIPANTE DEVERÁ RECEBER ARGOLAS PARA QUE AS
TENTATIVAS DÊEM ACERTO. VENCE QUEM ACERTAR O GARGALO DAS GARRAFAS COM O MAIOR
NÚMERO DE ARGOLAS. A ARGOLA PODE SER DE GARRAFA PET, OU DE ARAME. O QUE TIVER
EM CASA.
DEPOIS DE BRINCAR BASTANTE, ESCREVER NO
CADERNO OS NÚMEROS QUE ESTÃO NAS GARRAFAS EM ORDEM CRESCENTE, E DEPOIS EM ORDEM
DECRESCENTE. TIRAR FOTO E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.
VOCÊ SABE O QUE QUER DIZER IMIGRANTES?
IMIGRANTES:
SÃO PESSOAS QUE VEM DE OUTROS PAÍSES PARA MORAR
O BRASIL
.
OS IMIGRANTES
O BRASIL É UM
PAÍS DE IMIGRANTES. OS PORTUGUESES FORAM OS PRIMEIROS IMIGRANTES A CHEGAR NO
BRASIL, NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO, DEPOIS DOS PORTUGUESES, MUITAS PESSOAS
VIERAM DE OUTROS PAÍSES PARA O BRASIL.
OS
IMIGRANTES VINHAM DA ITÁLIA, ESPANHA, DA FRANÇA EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES
DE VIDA E PARA TRABALHAR NAS LAVOURAS DE CAFÉ. REALIZAVAM VÁRIAS ATIVIDADES.
COM ELES
TROUXERAM TAMBÉM SEUS COSTUMES, TRADIÇÕES E SUAS COMIDAS TÍPICAS CONTRIBUINDO
PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL.
AGORA É COM
VOCÊ.
a) O BRASIL É UM PAÍS DE .............................,
OS PRIMEIROS IMIGRANTES A CHEGAR NO BRASIL FORAM...............................
b) OS IMIGRANTES VINHAM
DA.....................,........................,......................
c) COM ELES TROXERAM TAMBÉM
SEUS.............................,.......................E SUAS .....................TÍPICAS
CONTRIBUINDO PARA O................................DO ........
5-ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A LENDA DA FOGUEIRA.
DEPOIS DE ASSISTIR FAÇA UM DESENHO CONFORME O
QUE VOCÊ ENTENDEU DA HISTÓRIA. DEPOIS ENFEITE SEU QUARTO COM BANDEIRINHAS PARA CELEBRAR
A FESTA JUNINA. TIRE UMA FOTO BEM BONITA PARA POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.
PROFESSORA- SÔNIA R.
AULA DE LIBRAS 5
ESCREVA A DATA NO CADERNO E DEPOIS COPIE OS EXERCÍCIOS
IDENTIFIQUE
NO QUADRO DO ALFABETO MANUAL AS LETRAS “Z”
E “J”.
6-ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO E FAÇA A ATIVIDADE A SEGUIR:
A LENDA DA FOGUEIRA
MARIA MORAVA EM
NAZARÉ E FOI VISITAR SUA PRIMA ISABEL QUE MORAVA EM JUDÁ.
AS DUAS ESTAVAM GRÁVIDAS. O
FILHO DE MARIA SE CHAMARIA JESUS E O FILHO
DE ISABEL TERIA O NOME DE JOÃO. ELAS PASSARAM O DIA JUNTAS. TOMARAM CHÁ E
COMERAM BOLO.
AO SE
DESPEDIREM AS DUAS COMBINARAM QUE QUANDO JOÃO NASCESSE O PAI ZACARIAS, FARIA
UMA GRANDE FOGUEIRA PARA AVISAR MARIA.
E FOI ASSIM QUE
ACONTECEU. QUANDO MARIA VIU A FOGUEIRA
LÁ NAS MONTANHAS FICOU MUITO ALEGRE PORQUE SABIA QUE JOÃO TINHA
NASCIDO.
ATIVIDADE: COMPLETE AS FRASES E DEPOIS REPRODUZA AS RESPOSTAS COM O
ALFABETO MANUAL:
v O NOME DA MÃE DE JESUS ERA ___________________________
v MARIA MORAVA NA CIDADE DE ____________________________
v A PRIMA DE MARIA SE CHAMAVA __________________________
v ISABEL TEVE UM FILHO CHAMADO _________________________
v O PAI DE JOÃO SE CHAMAVA ______________________________
v ZACARIAS, ISABEL E JOÃO MORAVAM NA REGIÃO DE _________
v O NOME DO FILHO DE MARIA ERA __________________________
REPRODUZA AS COM ALFABETO MANUAL AS
PALAVRAS SUBLINHADAS NO TEXTO.
CONTE A “LENDA DA FOGUEIRA” PARA A SUA
FAMÍLIA.
DESENHE O PERSONAGEM CUJA O NOME COMEÇA
COM “Z” E ESCREVA AO LADO O SEU
NOME.
DESENHE O PERSONAGEM CUJA O NOME COMEÇA
COM “J” E ESCREVA AO LADO O SEU
NOME.
7-ATIVIDADE: DANÇA DAS LARANJAS.
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
1- 1 LARANJA PARA
CADA DUPLA; (OU ALGO REPRESENTATIVO, BOLAS E ETC.)
2- MÚSICAS ANIMADAS
DE FESTA JUNINA. (LINK)
CASO NÃO TENHA
INTERNET, ESCOLHA UMA MÚSICA JUNINA PARA FAZER A ATIVIDADE.
HTTPS://YOUTU.BE/PJN5U7ZGPLO
DIVIDAM-SE EM DUPLAS
E COLOQUEM UMA LARANJA ENTRE AS TESTAS DE CADA PAR. QUANDO A MÚSICA COMEÇAR,
TODOS DANÇAM. QUEM DERRUBAR PODE TENTAR NOVAMENTE EQUILIBRAR.
VARIAÇÕES PODEM SER
FEITAS: COM O USO DE UMA BOLA INDIVIDUALMENTE, ONDE A CRIANÇA DEVE DANÇAR
TENTANDO EQUILIBRAR A BOLA NA CABEÇA. EM DUPLA A BOLA PODE SER COLOCADA ENTRE
OS DOIS DE FRENTE UM PARA O OUTRO OU DE COSTAS.