7ª
SEMANA: DE 04 A 10/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1)
Nas
pirâmides a seguir, cada tijolinho é representado pela adição algébrica dos dois tijolos debaixo. Com base nesta lei,
preencha os números que faltam.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Ler
e copiar o resumo abaixo:
A finalidade da intertextualidade
é usar o texto origem para fazer, recriar ou remodelar um outro texto novo.
Na intertextualidade explícita
ocorre a citação da fonte do intertexto (texto origem). A intertextualidade,
quando explícita, fornece ao leitor diversos elementos que o remetem ao texto
fonte. Já a intertextualidade implícita ocorre de maneira diferente, pois não
há citação expressa da fonte, fazendo com que o leitor busque na memória os
sentidos do texto.
2º.
Observe as figuras abaixo:
(não é necessário
copiá-las)
3º.
Copie e responda às questões:
ATIVIDADES:
A) Qual a relação que a figura 01
estabelece com a figura 02? Aponte semelhanças e diferenças entre elas.
B) Como conseguimos identificar a
presença de outro(s) texto(s)?
C) Isto acontece de maneira
implícita ou explícita? Explique.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie, leia e responda:
No quadro abaixo são exemplos de
como podemos falar e escrever sobre lugares turísticos em língua inglesa.
1) Escreva em inglês, quais
desses lugares existem em Araricá?
2) Em inglês, escreva quais
desses lugares você gostaria que existissem em Araricá?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia com muita atenção o texto
abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Na aula anterior, identificamos as características
do Antigo Regime. Nessa aula, vamos relembrar como se constituiu o Antigo
Regime e o que levou o movimento Iluminista – objeto do nosso estudo – a se
constituir e dar início a um processo de transformação social que marcará o fim
da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea.
Na
Europa, a partir do século XI, ocorreu um crescimento do comércio e das cidades
e a formação de um novo grupo social, a burguesia, composta basicamente por
mercadores e artesãos. Os burgueses, então, percebendo a importância da
monarquia para o sucesso de seus negócios, apoiaram o rei por meio de doações e
empréstimos. O rei, por sua vez, passou a favorecê-los, fazendo leis que
protegiam o comércio e concedendo a eles cargos na administração do reino.
Então,
aos poucos, por meio de doações, da arrecadação de impostos e da venda de
cargos públicos, conseguiu arrecadar fundos para montar um exército, pagar
funcionários para administrar o reino e impondo sua autoridade. Esse
fortalecimento do poder dos reis é conhecido como processo de formação do
Estado Moderno. Cada país teve seu ritmo dentro desse processo.
Formação da Monarquia Inglesa
Quando
Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia, conquistou a Inglaterra,
tornando-se Guilherme I, exigiu dos senhores feudais um juramento de fidelidade
apenas ao rei. Dividiu as terras em condados e nomeou funcionários para
administrar. Com isso submeteu a nobreza e fortaleceu seu poder.
Henrique
II, um dos sucessores de Guilherme I, exigiu que todas as questões fossem
julgadas por tribunais reais e não pelos nobres. Isso ajudou acelerar o
processo de fortalecimento do poder real. Ricardo Coração de Leão, seu filho e
sucessor, optou pelas Cruzadas. Assumiu o trono seu irmão, João sem Terra,
perdeu posses, aumentou os impostos para custear gastos militares, o que gerou
uma revolta na nobreza que o obrigou a assinar a Magna Carta.
Henrique
III, ignorando a Magna Carta, impôs impostos e gerou outra revolta. A
burguesia, ao participar dessa revolta, ganhou o direito de fazer parte do
Grande Conselho que passou a se chamar Parlamento. Os reis convocavam e
dissolviam o Parlamento e determinavam a pauta de discussões. Com o tempo, o
Parlamento ganhou força e foi dividido em duas câmaras: a Câmara dos Lordes,
integradas por representantes do Clero e da alta nobreza, e a Câmara dos
Comuns, formada pela pequena nobreza e a burguesia.
·
Atividades- Abaixo você tem
excertos da Magna Carta, copie e responda as questões propostas no seu caderno.
A
Magna Carta
“João,
pela graça de Deus, rei da Inglaterra, senhor da Irlanda, duque da Normandia e
da Aquitânia, conde de Anjou, [...] determina que: [...]
Nenhum
imposto [...] será estabelecido no nosso reino, sem o consenso geral [...]
Para
obter o consenso geral a fim de lançar [...] impostos [...] mandaremos convocar
[...] os arcebispos, bispos, abades, condes e grandes barões por meio de
cartas, e além disso mandaremos convocar todos os nossos vassalos diretos.
[...]
Todos
os mercadores poderão livre e seguramente sair da Inglaterra, nela entrar,
permanecer e passar, quer por terra quer por água, para comprar e vender, sem
receio de extorsões ilegais de acordo com o antigo costume. [...]”
(PREDERO-SÁNCHEZ, 2000 apud BOULOS JÚNIOR, 2018. p. 98)
1)
Que
elementos do texto indicam que João sem Terra era um membro da nobreza?
2)
Quais
grupos o rei se comprometia a consultar em caso de aumento de impostos?
3)
A
Magna Carta também favorecia a burguesia? Justifique.
4)
Pode-se
dizer que a Magna Carta limitou o poder do rei? Explique
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto abaixo:
BRICS
A sigla BRICS é o resultado do
agrupamento das iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (que
se integrou ao grupo em 2010), principais economias emergentes do mundo. Esse
bloco não tem caráter regional – note que eles não são geograficamente próximos-
mas é um fórum de diálogo baseado na ideia de cooperação internacional.
A cúpula de líderes do Brics,
convocada anualmente, coloca em pauta discussões que representam esferas de
coordenação política e socioeconômicas. Nessas reuniões, os países-membros
identificam oportunidades de negócios e áreas de cooperação.
A presidência do fórum é
alternada anualmente entre seus membros. A primeira cúpula, realizada em 2009,
na Rússia, teve como foco questões como a reforma da estrutura financeira
global.
O Brics pretende aprofundar,
ampliar e intensificar as relações entre os países-membros para um
desenvolvimento mais sustentável, equitativo e mutuamente benéfico. Essa
proposta leva em consideração os objetivos de crescimento econômico,
desenvolvimento social e superação da pobreza, com base nos pontos fortes dos
países e evitando a concorrência, sempre que possível.
Desde sua formação, houve um
grande aumento na cooperação econômica entre esses países por meio da promoção
de acordos de comércio e investimentos, que poderão contribuir para a redução
da pobreza e da desigualdade e para a criação de mais empregos, principalmente
na África do Sul.
2º. ATIVIDADE- Coloque data em seu caderno,
copie as questões abaixo e as responda em seu caderno.
a)
De
acordo com o texto, os países do Brics tem a característica de serem de
economias emergentes. O que isso significa? Faça uma pesquisa e anote as
informações que você encontrou e entendeu sobre esse conceito:
b)
Como
países com essa característica podem se beneficiar da formação de grupos como o
Brics?
3º. Sugestão
de jogos online e temáticos sobre o conteúdo:
·
Vamos
conhecer a África do Sul?
·
Os
30 países mais populosos do mundo:
·
Vamos
testar os conhecimentos sobre os continentes e oceanos?
Divirta-se e me
contem nos comentários o que acharam!
Um abraço! Profª
Loreci
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
e copie o parágrafo sobre a definição da Declaração Universal dos Direitos
Humanos:
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os direitos humanos são comumente
compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. A Declaração
Universal dos Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de
seus direitos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião
política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento
ou riqueza. Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei criada pela
ONU(Organização das Nações Unidas) em 1948, protegendo indivíduos e grupos
contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.
2)
Copie
e responda a questão com o que se pede.
Faça análise e responda:
Milhares de crianças no mundo
todo ainda trabalham em condições precárias e perigosas para não morrerem de
fome. Não só crianças, mas também adultos, são maltratados das mais variadas maneiras.
As pessoas podem ser punidas, por exemplo, por protestarem contra o governo,
podem ser presas sem qualquer julgamento e até serem assassinadas por seus
próprios líderes e governantes. Todas essas tragédias são consideradas uma
violação dos direitos humanos, que devem ser segurados a todas as pessoas.
Baseado nos apontamentos feitos
em seu caderno e demais fontes seguras a serem consultadas, cite alguns
exemplos de direitos humanos que devem ser respeitados por todos os cidadãos do
mundo segundo a ONU.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não é
necessário copiá-lo)
Danças
gaúchas
As danças gaúchas são algumas das
mais antigas Danças Populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha
em meados dos séculos XVII e XVIII.
As danças tradicionalistas
gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente
o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o
campeirismo rio-grandense.
Segundo Paixão Côrtes (1997), a
primeira dança regional gaúcha que colheram em suas pesquisas veio da Vila de
Palmares (atual município de Osório-RS). As danças, inicialmente, apenas
integravam as festas regionais do Rio Grande do Sul e hoje são divulgadas e
praticadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore
gaúcho. Tamanho é o seu alcance que existem CTGs espalhados por 23 estados
brasileiros além dos Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
A mais típica representação do
Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao
sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.
As danças tradicionalistas são
acompanhadas de músicas típicas gaúchas. Nestas prepondera o som da gaita,
violão e alguns outros instrumentos de corda e percussão.
Pela tradição Gaúcha a dama é
chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”. No caso específico das danças,
cada CTG (Centro de Tradições Gaúchas) têm seus grupos de dança que se chamam
invernadas.
A vestimenta da prenda já teve
várias alterações no decorrer do tempo, porém a sua base concebida por Paixão
Côrtes é: “vestido de chita floreada, lenço de seda ao pescoço.” (CÔRTES E
LESSA, 1997, p. 19).. No caso do peão, “botas de cano mole, esporas, bombacha,
guaiaca (cinto campeiro), camisa de uma só cor, lenço de seda ao pescoço,
chapéu de aba não quebrada dos lados, barbicacho (tira de couro que prende o
chapéu) – afora acessórios como a faixa, na cintura, o poncho-paia, o cloete,
etc.” (CÔRTES E LESSA, 1997, p. 19)
Abaixo temos alguns tipos de
dança:
Danças sem Sapateio: Chimarrita, Pezinho, Caranguejo,
Cana-Verde, Maçanico, Quero-Mana, Rilo, Chote e Rancheira.
Danças com Sapateio: Tirana do Lenço, Anú, Balaio,
Tatú, Chimarrita Balao e Chula.
2º. Assista
aos vídeos abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:
3º.
Copie e desenvolva a atividade no
caderno:
1.
O que é uma invernada?
2.
Você já dançou alguma dança tipicamente gaúcha?
Escreva sobre esta experiência
3.
Qual é a data que se comemora o dia do gaúcho e
por quê?
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Estamos na
segunda semana do experimento para observar o processo de decomposição de dois
tipos de alimento: um alimento in
natura e um alimento ultra processado.
1º.
Preencha na sua Tabela as observações da 2ª semana: Como por exemplo, se houve alteração na aparência
dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as modificações. Não
esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção:
não abra a tampa do pote!
Se
possível, registre uma foto.
2º.
Copie as questões e responda em seu caderno:
1.
Observando a sua alimentação, você come mais
alimentos in natura ou industrializados (processados e ultra
processados)?
2.
Você acha que podemos consumir
alimentos ultra processados diariamente? Justifique sua resposta.
3.
Qual
é o problema do consumo excessivo de comidas industrializadas?
4.
Qual
é o apelo das indústrias alimentícias para aumentar o consumo de seus produtos?
Quem são os principais alvos?
5.
Explique
como os pais podem influenciar nos hábitos alimentares de seus filhos.
6.
Existem
doenças que estão relacionadas com uma má alimentação? Você conhece alguma? Se
necessário, pesquise.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Atividade:
Desenho dirigido!
Materiais: Folha A4 ou desenho, lápis,
borracha, lápis de cor e canetinhas.
Queridos alunos! Nosso trabalho
desta semana trata-se da realização de um desenho com um tema pré-determinado.
A composição é livre, porém
respeitando o tema abaixo. Use sua criatividade e abuse do uso das cores. Não
esqueça a margem que deverá medir 1 cm.
Temática do desenho: “DESENHOS
ANIMADOS”
Bom trabalho!