8° ano- Turma 181


7ª SEMANA: DE 04 A 10/06/20

MATEMÁTICA
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7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Nas pirâmides a seguir, cada tijolinho é representado pela adição algébrica dos dois tijolos debaixo. Com base nesta lei, preencha os números que faltam.



LÍNGUA PORTUGUESA
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7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Ler e copiar o resumo abaixo:
A finalidade da intertextualidade é usar o texto origem para fazer, recriar ou remodelar um outro texto novo.
Na intertextualidade explícita ocorre a citação da fonte do intertexto (texto origem). A intertextualidade, quando explícita, fornece ao leitor diversos elementos que o remetem ao texto fonte. Já a intertextualidade implícita ocorre de maneira diferente, pois não há citação expressa da fonte, fazendo com que o leitor busque na memória os sentidos do texto.

2º.      Observe as figuras abaixo:
(não é necessário copiá-las)
  
3º.      Copie e responda às questões:
ATIVIDADES:
A) Qual a relação que a figura 01 estabelece com a figura 02? Aponte semelhanças e diferenças entre elas.
B) Como conseguimos identificar a presença de outro(s) texto(s)?
C) Isto acontece de maneira implícita ou explícita? Explique.


INGLÊS
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7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e responda:
No quadro abaixo são exemplos de como podemos falar e escrever sobre lugares turísticos em língua inglesa.
1) Escreva em inglês, quais desses lugares existem em Araricá?
2) Em inglês, escreva quais desses lugares você gostaria que existissem em Araricá?


HISTÓRIA
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7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Na aula anterior, identificamos as características do Antigo Regime. Nessa aula, vamos relembrar como se constituiu o Antigo Regime e o que levou o movimento Iluminista – objeto do nosso estudo – a se constituir e dar início a um processo de transformação social que marcará o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea.

Na Europa, a partir do século XI, ocorreu um crescimento do comércio e das cidades e a formação de um novo grupo social, a burguesia, composta basicamente por mercadores e artesãos. Os burgueses, então, percebendo a importância da monarquia para o sucesso de seus negócios, apoiaram o rei por meio de doações e empréstimos. O rei, por sua vez, passou a favorecê-los, fazendo leis que protegiam o comércio e concedendo a eles cargos na administração do reino.
Então, aos poucos, por meio de doações, da arrecadação de impostos e da venda de cargos públicos, conseguiu arrecadar fundos para montar um exército, pagar funcionários para administrar o reino e impondo sua autoridade. Esse fortalecimento do poder dos reis é conhecido como processo de formação do Estado Moderno. Cada país teve seu ritmo dentro desse processo.

Formação da Monarquia Inglesa
Quando Guilherme, o Conquistador, duque da Normandia, conquistou a Inglaterra, tornando-se Guilherme I, exigiu dos senhores feudais um juramento de fidelidade apenas ao rei. Dividiu as terras em condados e nomeou funcionários para administrar. Com isso submeteu a nobreza e fortaleceu seu poder.
Henrique II, um dos sucessores de Guilherme I, exigiu que todas as questões fossem julgadas por tribunais reais e não pelos nobres. Isso ajudou acelerar o processo de fortalecimento do poder real. Ricardo Coração de Leão, seu filho e sucessor, optou pelas Cruzadas. Assumiu o trono seu irmão, João sem Terra, perdeu posses, aumentou os impostos para custear gastos militares, o que gerou uma revolta na nobreza que o obrigou a assinar a Magna Carta.
Henrique III, ignorando a Magna Carta, impôs impostos e gerou outra revolta. A burguesia, ao participar dessa revolta, ganhou o direito de fazer parte do Grande Conselho que passou a se chamar Parlamento. Os reis convocavam e dissolviam o Parlamento e determinavam a pauta de discussões. Com o tempo, o Parlamento ganhou força e foi dividido em duas câmaras: a Câmara dos Lordes, integradas por representantes do Clero e da alta nobreza, e a Câmara dos Comuns, formada pela pequena nobreza e a burguesia.

·           Atividades- Abaixo você tem excertos da Magna Carta, copie e responda as questões propostas no seu caderno.

A Magna Carta
“João, pela graça de Deus, rei da Inglaterra, senhor da Irlanda, duque da Normandia e da Aquitânia, conde de Anjou, [...] determina que: [...]
Nenhum imposto [...] será estabelecido no nosso reino, sem o consenso geral [...]
Para obter o consenso geral a fim de lançar [...] impostos [...] mandaremos convocar [...] os arcebispos, bispos, abades, condes e grandes barões por meio de cartas, e além disso mandaremos convocar todos os nossos vassalos diretos. [...]
Todos os mercadores poderão livre e seguramente sair da Inglaterra, nela entrar, permanecer e passar, quer por terra quer por água, para comprar e vender, sem receio de extorsões ilegais de acordo com o antigo costume. [...]” (PREDERO-SÁNCHEZ, 2000 apud BOULOS JÚNIOR, 2018. p. 98)

1)        Que elementos do texto indicam que João sem Terra era um membro da nobreza?
2)        Quais grupos o rei se comprometia a consultar em caso de aumento de impostos?
3)        A Magna Carta também favorecia a burguesia? Justifique.
4)        Pode-se dizer que a Magna Carta limitou o poder do rei? Explique


GEOGRAFIA
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1º.      Leia o texto abaixo:
BRICS
A sigla BRICS é o resultado do agrupamento das iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (que se integrou ao grupo em 2010), principais economias emergentes do mundo. Esse bloco não tem caráter regional – note que eles não são geograficamente próximos- mas é um fórum de diálogo baseado na ideia de cooperação internacional.
A cúpula de líderes do Brics, convocada anualmente, coloca em pauta discussões que representam esferas de coordenação política e socioeconômicas. Nessas reuniões, os países-membros identificam oportunidades de negócios e áreas de cooperação.
A presidência do fórum é alternada anualmente entre seus membros. A primeira cúpula, realizada em 2009, na Rússia, teve como foco questões como a reforma da estrutura financeira global.
O Brics pretende aprofundar, ampliar e intensificar as relações entre os países-membros para um desenvolvimento mais sustentável, equitativo e mutuamente benéfico. Essa proposta leva em consideração os objetivos de crescimento econômico, desenvolvimento social e superação da pobreza, com base nos pontos fortes dos países e evitando a concorrência, sempre que possível.
Desde sua formação, houve um grande aumento na cooperação econômica entre esses países por meio da promoção de acordos de comércio e investimentos, que poderão contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade e para a criação de mais empregos, principalmente na África do Sul.

2º.      ATIVIDADE- Coloque data em seu caderno, copie as questões abaixo e as responda em seu caderno.
a)        De acordo com o texto, os países do Brics tem a característica de serem de economias emergentes. O que isso significa? Faça uma pesquisa e anote as informações que você encontrou e entendeu sobre esse conceito:
b)        Como países com essa característica podem se beneficiar da formação de grupos como o Brics?

3º.      Sugestão de jogos online e temáticos sobre o conteúdo:
·           Vamos conhecer a África do Sul?

·           Os 30 países mais populosos do mundo:

·           Vamos testar os conhecimentos sobre os continentes e oceanos?

Divirta-se e me contem nos comentários o que acharam!
Um abraço! Profª Loreci


ENSINO RELIGIOSO
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1)        Leia e copie o parágrafo sobre a definição da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
                                                             Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os direitos humanos são comumente compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza. Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei criada pela ONU(Organização das Nações Unidas) em 1948, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.

2)        Copie e responda a questão com o que se pede.
Faça análise e responda:
Milhares de crianças no mundo todo ainda trabalham em condições precárias e perigosas para não morrerem de fome. Não só crianças, mas também adultos, são maltratados das mais variadas maneiras. As pessoas podem ser punidas, por exemplo, por protestarem contra o governo, podem ser presas sem qualquer julgamento e até serem assassinadas por seus próprios líderes e governantes. Todas essas tragédias são consideradas uma violação dos direitos humanos, que devem ser segurados a todas as pessoas.
Baseado nos apontamentos feitos em seu caderno e demais fontes seguras a serem consultadas, cite alguns exemplos de direitos humanos que devem ser respeitados por todos os cidadãos do mundo segundo a ONU.


EDUCAÇÃO FÍSICA
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7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto:
(não é necessário copiá-lo)
                                                              Danças gaúchas
As danças gaúchas são algumas das mais antigas Danças Populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha em meados dos séculos XVII e XVIII.
As danças tradicionalistas gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campeirismo rio-grandense.   
Segundo Paixão Côrtes (1997), a primeira dança regional gaúcha que colheram em suas pesquisas veio da Vila de Palmares (atual município de Osório-RS). As danças, inicialmente, apenas integravam as festas regionais do Rio Grande do Sul e hoje são divulgadas e praticadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore gaúcho. Tamanho é o seu alcance que existem CTGs espalhados por 23 estados brasileiros além dos Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.
As danças tradicionalistas são acompanhadas de músicas típicas gaúchas. Nestas prepondera o som da gaita, violão e alguns outros instrumentos de corda e percussão.
Pela tradição Gaúcha a dama é chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”. No caso específico das danças, cada CTG (Centro de Tradições Gaúchas) têm seus grupos de dança que se chamam invernadas.

A vestimenta da prenda já teve várias alterações no decorrer do tempo, porém a sua base concebida por Paixão Côrtes é: “vestido de chita floreada, lenço de seda ao pescoço.” (CÔRTES E LESSA, 1997, p. 19).. No caso do peão, “botas de cano mole, esporas, bombacha, guaiaca (cinto campeiro), camisa de uma só cor, lenço de seda ao pescoço, chapéu de aba não quebrada dos lados, barbicacho (tira de couro que prende o chapéu) – afora acessórios como a faixa, na cintura, o poncho-paia, o cloete, etc.” (CÔRTES E LESSA, 1997, p. 19)
Abaixo temos alguns tipos de dança:
Danças sem Sapateio: Chimarrita, Pezinho, Caranguejo, Cana-Verde, Maçanico, Quero-Mana, Rilo, Chote e Rancheira.
Danças com Sapateio: Tirana do Lenço, Anú, Balaio, Tatú, Chimarrita Balao e Chula.


2º.      Assista aos vídeos abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:

3º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
1.        O que é uma invernada?
2.        Você já dançou alguma dança tipicamente gaúcha? Escreva sobre esta experiência
3.        Qual é a data que se comemora o dia do gaúcho e por quê?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Estamos na segunda semana do experimento para observar o processo de decomposição de dois tipos de alimento: um alimento in natura e um alimento ultra processado.

1º.        Preencha na sua Tabela as observações da 2ª semana: Como por exemplo, se houve alteração na aparência dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as modificações. Não esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção: não abra a tampa do pote!
Se possível, registre uma foto.  

2º.        Copie as questões e responda em seu caderno:
1.          Observando a sua alimentação, você come mais alimentos in natura ou industrializados (processados e ultra processados)?
2.          Você acha que podemos consumir alimentos ultra processados diariamente? Justifique sua resposta.
3.          Qual é o problema do consumo excessivo de comidas industrializadas?
4.          Qual é o apelo das indústrias alimentícias para aumentar o consumo de seus produtos? Quem são os principais alvos?
5.          Explique como os pais podem influenciar nos hábitos alimentares de seus filhos.
6.          Existem doenças que estão relacionadas com uma má alimentação? Você conhece alguma? Se necessário, pesquise.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
                               
1º.       Atividade: Desenho dirigido!
Materiais: Folha A4 ou desenho, lápis, borracha, lápis de cor e canetinhas.
Queridos alunos! Nosso trabalho desta semana trata-se da realização de um desenho com um tema pré-determinado.
A composição é livre, porém respeitando o tema abaixo. Use sua criatividade e abuse do uso das cores. Não esqueça a margem que deverá medir 1 cm.
Temática do desenho: “DESENHOS ANIMADOS”
Bom trabalho!