6°ano- Turma 162



10ª SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver:



LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Na semana anterior trabalhamos com a música: “Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Essa semana vamos conhecer mais algumas músicas que fazem parte dessa festa que ocorre sempre no mês de junho e acabou se tornando popular aqui no Sul também. Note que na segunda música há algumas palavras escritas de maneira diferente da que usamos em nosso cotidiano, isso ocorre porque elas remetem à cultura e ao modo de falar do povo nordestino.

1º.      Leia, copie e preencha as lagunas:

1)        Seu desafio será completar as lacunas com as palavras corretas:

A.        Sonho de papel – Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a ___________.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu ________________.
Sonho de papel a girar na _______________
Soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São _________________.
Meu balão azul foi subindo _____________________
O vento que soprou meu sonho carregou
Nem vai mais _________________.
PALAVRAS PARA LACUNAS: João- garoa- escuridão- devagar- coração- voltar

B.       Piriri - Luiz Gonzaga

Pra dançar quadría
No sertão é mais _____________
Sanfoneiro e violeiro
Tomam conta do _____________
Não precisa orquestra
Pra animar a _______________
No fungado da sanfona
Vai-se até nascer o ___________
Piriri, piriri, piriri
Toca o fole na paióça
Piriri, piriri, piriri
Como é bom São João na ______________ (2x)
PALAVRAS PARA LACUNAS: Roça- sol- mió- festa-forró

C.               Capelinha de Melão

Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo, é de Rosa, é de _____________
São João está  _______________
Não acorda, não!
Acordai, acordai, acordai, _____________! (2X)
PALAVRAS PARA LACUNAS: Dormindo- João- manjericão



INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Na aula anterior você conheceu um pouco do vocabulário junino em inglês. Agora é hora de praticar a pronúncia de algumas dessas palavras. Assista ao vídeo disponível no link abaixo:

Assista quantas vezes for necessário, para aprender mais a pronúncia.

2º.      Copie e responda em seu caderno:
1)    Responda em inglês, quais alimentos típicos de festa junina você prefere?

2)    O que significa “Do” ou “Don’t like” em inglês?


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)

Olá, pessoal!!
Ainda dentro do clima de São João, vamos ver o que as fotos antigas das festas nos revelam. Através dela contamos a história das festas juninas e o que ela representam na nossa cultura. Por isso, vamos relembrar nossas aulas com as fontes iconográficas através de uma imagem de uma Festa de São João. Em seguida, você tem uma poesia de Silvia Giovatto onde ela relembra as festa em sua infância. Preste bastante atenção na imagem e leia atentamente a poesia.


FESTAS JUNINAS
Faffi (Silvia Giovatto)

Balão no céu, festa na terra,
esta era a tradição do mês de junho…
Vestido de chita, chapéu de palha
fogueira, quentão, pipoca…
corações apaixonados e a tradicional quadrilha,
a cobra aparecia e mudava o rumo da dança
depois vinha a chuva…e
a gente entrava no túnel pra não se molhar.
Já não se faz mais festa como antigamente,
agora o balão cresceu e virou incendiário
as fogueiras chegam quase ao pico do céu,
não dá mais pra pular…
Santo Antônio não é mais casamenteiro
São João não quer mais acender a fogueira
São Pedro esconde a sete chaves o segredo do céu.
O tempo passa, e na ânsia de melhorar
o povo faz tudo errado…porquê será?
Quero pular a fogueira como laiá pulava
Quero dançar quadrilha de mãos dadas com o meu amor
Quero doce-de-batata-doce, pipoca, quentão e maçã do amor
Quero ver o arraial com bandeirinhas coloridas
Quero balãozinho de loja, nada de balãozão
Quero correio elegante e arrasta-pé
Quero que São João acenda a fogueira, no meu coração!

2º.      Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    A imagem é um documento que nos conta uma passagem da história do homem. Por isso, devemos observar atentamente cada detalhe para podermos contar a história de um fato ou acontecimento. Após você analisar a imagem acima e sabendo que as festas juninas acontecem  em junho, responda:
a)    A festa na imagem pode ter sido retratada de uma festa no Rio Grande do Sul? Justifique sua resposta.
b)    Prestando bastante atenção no formato da festa mostrado na imagem, essa festa poderia ser realizada numa “cidade grande” ou em uma “cidade pequena”? Encontre elementos na imagem que justifiquem sua resposta.
c)    Quais elementos indicam que a festa tem na sua tradição uma motivação religiosa? (Lembre-se, também, dos mitos e lendas que já estudamos).
d)    Retire da poesia as palavras que indicam elementos encontrados na imagem.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir e observe a tabela:
(não é necessário copiar o texto e a tabela)
Na semana passada nós vimos um pouco sobre a origem da Festa Junina e vocês pesquisaram sobre a ocorrência dessa festividade em outros lugares do mundo. Vimos então que a Festa Junina não é exclusiva do Brasil, nem da região aqui onde moramos, no entanto, cada povo comemora da sua maneira, incluindo suas tradições e cultura.
Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.
Entre as principais Comidas de festa junina, vamos destacar o milho, que é um alimento muito importante nessas comemorações e diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente.
Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.
Você sabia que o nosso país é um grande produtor e exportador desse grão? Ou seja, o Brasil produz milho em grande escala e vende este alimento para muitos outros países.
Confira abaixo a tabela com os principais produtores de milho no mundo entre as safras 2015/16 e a estimativa para 2019/20:

2º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)        Com base na leitura do texto e análise dos dados da tabela quanto a produção de milho, responda:
a)    O milho  é um alimento muito importante da Festa Junina pois diversas comidas típicas levam esse ingrediente. Cite algumas comidas típicas que levam o milho como ingrediente:
b)    O Brasil é um grande produtor desse grão e também exportador, ele exporta para outros países que não produzem poderem consumir. De acordo com a tabela que vimos, qual a situação do Brasil entre os países produtores de milho (qual sua colocação)?
c)    Ainda analisando a tabela, qual o país maior produtor de milho?
d)    A tabela mostra a produção de milho em toneladas e cada coluna representa quanto produziu naquele ano. Por exemplo, em 2015 o Brasil produziu 67 milhões de toneladas de milho. Qual a previsão de produção para 2019/2020? (resposta completa)
e)    Ao decorrer dos anos verificados na tabela, o que você considera estar acontecendo com a produção de milho no Brasil, ela está aumentando ou diminuindo?


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:
1)          Copie e leia o parágrafo abaixo, refletindo sobre a cultura do milho na sociedade:
Como Junho é a época da colheita do milho, grande parte dos bolos, doces e salgados das festividades juninas tem este alimento como ingrediente: pamonha, cural, milho cozido, canjica, pipoca, cuscuz e bolo de milho são alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio: pinhão, bolo de amendoim, bolo de pinhão, arroz doce, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, batata doce e muito mais.


2)          Desenhe e complete a cruzadinha com nome de alimentos encontrados no texto.



EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

O jogo desta semana será “Acerte o balde”. E como estamos em distanciamento social, vamos fazer com material reciclável, para jogar e brincar com nossos familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo você irá precisar de folhas de jornais ou revistas para amassar e fazer bolinhas, 1 balde com alça e um pedaço de corda ou barbante. Caso você não tenha algum material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter bolinhas (de papel, sacolinha, meia ou demais materiais) e um balde pendurado por um cordão.

2º.      Assista ao vídeo do professor Cristian:

3º.      Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo utilizando os materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga 10 vezes a bolinha e de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
· De 0 a 3 acertos :  20 flexões, 30 polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
· De 4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida estacionária.
·  De 7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e  5 abdominais .

Já sabemos as regras, agora e só ajustar a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para jogar junto!
Boa semana!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo, preparado com muito carinho pela professora Tatiele:

2º.      Leia as orientações e crie seu jogo da memória:
Após assistir ao vídeo, crie um JOGO DA MEMÓRIA. O jogo pode organizado com palavras encontradas no texto ou através de desenhos referentes ao texto. Outra forma é fazer suas cartinhas com desenhos e palavras. Lembre que cada carta precisa ser feita duas vezes, pois para jogar é necessário encontrar o par.
Crie seu jogo em uma folha de ofício ou de caderno, e depois cole em um material mais firme (como papelão ou cartolina) para as cartas ficarem mais resistentes e durarem mais tempo. Jogue com seus familiares e depois guarde seu jogo num saquinho, envelope ou pote.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto e copie no caderno:
(não é necessário copiar as imagens)

ANITA MALFATTI
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, São Paulo, 1889-1964). Pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora. Inicia seu aprendizado artístico com a mãe, Bety Malfatti (1866-1952). Devido a uma atrofia congênita no braço e na mão direita, utiliza a esquerda para pintar.
No ano de 1922, Anita Malfatti participou da Semana de Arte Moderna. A artista plástica fazia parte do Grupo dos Cinco que, além da pintora, contava com Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia.
Uma das grandes representantes do movimento modernista brasileiro, Anita Malfatti não se prendia às técnicas acadêmicas, pois buscava uma arte livre. Foi a partir da década de 1940 que a artista começou a retratar cenas populares, incluindo as festas juninas.

Observe algumas obras da artista:


3º.      Atividade: Leia e confeccione seu balão
Observando as obras da artista Anita Malfatti podemos perceber, além das bandeirinhas, um outro símbolo muito comum nas festas juninas, o balão.
O balão tradicional é muito perigoso, pois causa incêndio e destruição. O artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) diz que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, pode levar a pessoa a ser condenada à pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas, cumulativamente. Além da pena, vale ressaltar que os crimes ambientais são inafiançáveis.
Agora que você já conhece um pouco sobre a artista Anita Malfatti e suas obras vamos aprender como fazer um balão junino que não é perigoso e pode ser usado para enfeitar a sua festa.
*Vai precisar de:
Tiras de papel colorido ou estampado, pode até aproveitar papel de jornal ou revista que você vai conseguir uma decoração bem criativa e original;
- Grampeador ou cola branca;
- Barbante ou linha.
* Procedimentos:
Passo 1: Faça quatro pares de tiras de papel coloridos nos tamanhos: 22cm, 24cm, 26cm, e 28cm e faça uma tira de 19cm de comprimento para o centro do balão (a largura da tira pode ser a mesma da régua);
Passo 2: Pegue a tira de tamanho 19 cm que será o centro do enfeite, e posicione as outras tiras em pares ao lado dela.Comece colocando as tiras menores perto da tira central, depois, as maiores. Depois de juntar todas as tiras nesta posição, empilhe um dos lados das tiras sobre a mesa, para que fiquem todas do mesmo tamanho e com o grampeador ou cola branca prenda todas elas.
Passo 3: No lado que prendemos as tiras ficaram todas no mesmo nível, mas, no outro lado, elas estão em tamanhos diferentes.Você vai juntar todas elas novamente na mesma altura da tira do centro.  E novamente, prenda com grampeador ou cola.
As tirinhas vão ficar em formato de um balãozinho por que tem tamanhos diferentes.
Passo 4: Use um furador de papel para fazer um furo para colocar a linha. Se você não tiver não tem problema, você pode furar com a ponta de um palito ou da tesoura.
 Passo 5:  Escreva o seu nome, turma, disciplina e professora (pode ser numa etiqueta colada no barbante).