6° ano- Turma 163


12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver:
1)        Os Guaranis habitavam principalmente os vales dos rios e nas margens das lagoas, onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas também plantavam feijão, abóbora e batata. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular, e a aldeia era formada geralmente por 3 a 6 ocas de acordo com o grau de parentesco entre eles.
Baseado nas informações a cima, se uma aldeia possui 4 ocas e em cada uma delas moram 7 pessoas, quantos indígenas pertencem a essa aldeia?


LÍNGUA PORTUGUESA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente e assista ao vídeo:
Nessa semana daremos continuidade ao estudo da cultura indígena. Para isso, assista ao vídeo da Lenda da Vitória Régia, disponível no link abaixo:

2º.      ATIVIDADE: Copie e desenvolva no caderno:
1)        Assim como Naiá, todos nós temos sonhos que desejamos realizar... Sua tarefa agora é fazer uma lista de quais são seus sonhos e desejos para o futuro ou mesmo algo que você queira que aconteça em breve.


INGLÊS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar este trecho)

Observe que através da música também podemos conhecer um pouco da cultura indígena, alguns cantores preocupam-se em mostrar para a sociedade, a espiritualidade e a naturalidade que está presente no cotidiano desse povo.

2º.      Se desejar, acesse o link abaixo e conheça a música que iremos trabalhar hoje:

3º.      Atividade- Copie e desenvolva:
1)        Copie e faça a leitura da canção indígena nos dois formatos (português e inglês). Compare cada letra da canção com a sua tradução em inglês.

Canção Dos Índios
                                      Celelê - Celise Melo

Nesta mata distante sob a luz do luar
Ouço uma canção linda que não pode parar
Pescadores de sonhos são defensores da vida
Eles dançam em roda para comemorar
Os pés descalços há muito tempo vivem aqui

Índios valentes, Tupi Guarani (Refrão)

Moram juntos na tribo, tomam banho no rio
Cantam pra vir à chuva e a terra molhar
Belas índias tão puras amam a natureza
Fazem parte da história do querido Brasil
Song of the Indians
                                          Celelê - Celise Melo

In this distant forest under the moonlight
I hear a beautiful song that can't stop
Dream fishermen are defenders of life
They dance in a wheel to celebrate
Bare feet have long lived here

Brave Indians, Tupi Guarani (Chorus)

They live together in the tribe, bathe in the river
They sing to come the rain and the earth water
Beautiful indies so pure love nature
They are part of the history of dear Brazil

2)        Circule letra musical em inglês, os “personal pronouns” (pronomes pessoais- I, you, he, she, it, we, they - quando tiver).


HISTÓRIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Na postagem anterior tivemos contato com a medicina indígena. Seus possíveis usos e benefícios.  Também vimos a questão da automedicação e como ela pode ser prejudicial à saúde. Na atividade hoje, você terá contato com a escravidão indígena no período colonial. Vai saber como se davam as relações comerciais no início da colonização e como a população indígena foi quase dizimada.
Inicialmente, os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho regular nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho intensivo, regular e compulsório. Este tipo de trabalho não fazia parte da sua cultura. Só realizavam o que era necessário para sua sobrevivência: Coleta de alimentos na natureza, caça e pesca.
Além do que, nem todos concordavam com essa escravidão. Os padres jesuítas eram contra o aprisionamento dos índios e, frequentemente agiam contra os interesses portugueses, ajudando os indígenas.
Por sua vez, os índios também reagiam à escravização seja enfrentando os colonizadores através da guerra, ou fugindo para lugares longínquos no interior da selva onde era quase impossível capturá-los. Finalmente, há que se considerar que o contato entre brancos e índios foi desastroso para estes últimos no tocante à saúde. Os índios não conheciam - e portanto não tinham defesas biológicas - contra doenças como a gripe, o sarampo e a varíola, que os vitimaram às dezenas de milhares, provocando uma verdadeira catástrofe demográfica.
A escravidão indígena só foi proibida em 1757.

2º.      ATIVIDADES- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    Como vimos em aulas anteriores, as fontes devem ser vistas com muita atenção. Portanto, descreva a imagem abaixo, com todos os detalhes que você encontrar.
(não é necessário copiar a imagem)

2)    Responda as questões abaixo.
a)        Qual parte do texto a imagem pode ser associada?
b)        Quem não concordava com a escravidão indígena?
c)        Como os indígenas resistiam a escravidão?


GEOGRAFIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as orientações:
(não é necessário copiar)
Na semana passada falamos sobre onde se localizam os territórios indígenas em nosso país e um pouco também sobre a cultura de um grupo indígena, os Xingus.
Você observou como a área dos territórios indígenas é restrita? Você já viu algum indígena na cidade? Se sim, como ele era? Hoje vamos conversar um pouco sobre os indígenas em área urbanas...
Assista ao vídeo produzido pela professora Loreci, disponível no link abaixo:

E vamos conversar e refletir sobre essas questões, ok?!
·           Para pensar:
(não é necessário copiar)
No vídeo conversamos sobre várias questões a respeito da vida dos indígenas, como eles se adaptam aos novos espaços, e que muitos já nascem em área urbanas, e por isso ficam mais familiarizados com as questões urbanas, mas que, muitas vezes, não se distanciam da sua cultura original.
Pensando sobre isso, após ter assistido ao vídeo e refletido sobre o assunto, vamos para a atividade:

2º.      ATIVIDADE: Vamos produzir uma tirinha sobre o indígena em diversos lugares!
Leia as orientações e realize a atividade no caderno, não precisa copiar:
·           Você sabe o que é uma tirinha?  A tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. Ela tem como objetivo mostrar um assunto de maneira sucinta, porém inteligente. Mostra em imagens um tema, ou seja, em cerca de quatro quadrinhos a tirinha tem início, meio e fim. A tirinha não tem uma resposta óbvia, a pessoa que lê pode se identificar ou não com a opinião colocada do autor. É semelhante a uma historinha em quadrinhos, porém a história em quadrinhos é maior, enquanto a tirinha é bem menor, cerca de 2 a 4 quadrinhos apenas. Veja esse exemplo de tirinha da Turma da Mônica:

·           Bom, agora que você já sabe o que é uma tirinha, explore sua criatividade para elaborar em seu caderno uma tirinha de dois a quatro quadrinhos sobre o que foi discutido ao longo dessas duas semanas quanto a cultura indígena. Siga o passo a passo: (não precisa copiar)
A) Pense na história antes de desenhar (O que quer mostrar? Como vai mostrar?) – Faça um rascunho;
B) Organize os quadrinhos da tirinha: divida na folha do caderno uma tirinha em dois, três ou quatro quadrinhos;
C) Faça o desenho e as falas;
D) Pinte;
E) Crie um título;
Se possível, nos mande foto da tirinha elaborada!
Vou ficar aguardando!
Um abraço bem forte... Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e reflita sobre a sabedoria indígena advinda de provérbios, que não devem ser esquecidos:
(não é necessário copiar a imagem, apenas o provérbio presente nela)
A sabedoria do povo indígena também é demonstrada através de provérbios contados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está escrito: 

1)        Descreva com suas próprias palavras, o que esse provérbio está ensinando?


EDUCAÇÃO FÍSICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto)

Quando os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu, pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a dizimar esse povo por doenças e invasões.
Eles foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá. Dessa época muitas trocas de saberes aconteceram entre esses dois povos, incluindo o pião de tucumã,
O pião pode ser feito com a semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica.

2º.      Assista ao vídeo sobre o pião de Tucumã, produzido pelo projeto Território do Brincar:
  
3º.      Atividade prática:
Na aula de hoje, vamos aprender a fazer um Pião!
Como não possuímos a semente de tucumã, vamos fazer um com material reciclado!?
Para isso, você precisará da ajuda de um familiar adulto!

Material utilizado:
·         2 tampinha de refrigerante
·         1 palito de churrasquinho (ou palito de pirulito)
·         Fita adesiva (durex ou isolante)
·         1 pedaço de mangueira velha ou tubo(5 a 10 centímetros)
·         Pedaço de barbante ou linha (15 centímetros)
Material para seu responsável utilizará ao ajudar você:1 alicate, 1 prego fino, 1 isqueiro ou fósforo e 1 tesoura.

Assista ao vídeo, disponível no link abaixo e faça seu pião, com a ajuda de um adulto e utilizando os materiais que tenha em casa:

Uma ideia também, é vocês construírem 2 piões e brincarem juntos, como se fosse uma “Beyblade”!
Espero que tenham gostado de desenvolver este brinquedo! Abraço do Professor Cristian!


CIÊNCIAS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas, matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.

Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo[...]

2º.      Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a natureza– jornal minas:

Essa reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do “homem branco”. 

3º.      Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:

  1. Escolha e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
  2. Por que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
  3. Mesmo tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do “homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta através de exemplos.
  4. Explique uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com a natureza.
  5. Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo:
(não é necessário copiar)

LENDAS INDÍGENAS

As lendas indígenas são histórias fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia.
Nas nações indígenas essas histórias são muito importantes, possuem o poder de doutrinar os índios jovens e arredios. Algumas dessas histórias foram criadas a partir de fatos verídicos, acontecidos nas regiões onde viveram seus heróis antepassados, que se sobressaíram dentre os membros de sua tribo, pelo poder, beleza, bondade, caridade, ou outros feitos, e tornaram-se encantados.
Dentre as lendas mais conhecidas estão: a lenda do Boitatá, Saci Pererê, Curupira, Vitória Régia entre outras...

2º.      Atividade prática- Vamos fazer um origami?
 A lenda da Vitória Régia é uma das mais belas e populares da cultura indígena. Diz a lenda, que a lua era um Deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo, assim, uma jovem índia encanta com o Deus, se atirou no lago em direção à imagem da Lua, tornando-se então a estrela das águas, a Vitória Régia.
 Nossa atividade de hoje será desenvolver um origami da Vitória régia, planta popular no Brasil principalmente na Região Norte. Para esta atividade você precisará apenas de papel, régua, lápis, cola e tesoura.

Assita ao vídeo, preparado com muito carinho pela professora Josiane e faça seu origami:

Siga o passo a passo conforme as imagens e faça sua Vitória Régia: