TURMA-141 PROFESSOR-RODRIGO
NOME DA
PROFESSORA-CARLA PATRÍCIA LAZZARETTI
1-ATIVIDADE: ASSISTA A
HISTÓRIA NO LINK ABAIXO.
2-ATIVIDADE: AGORA RESPONDA AS
SEGUINTES PERGUNTAS EM SEU CADERNO.
A) QUAL O TÍTULO DA HISTÓRIA?
B) QUAIS OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
C) QUAL O PERSONAGEM PRINCIPAL?
D) ESSA HISTÓRIA FALA SOBRE O QUÊ?
E) O QUE ACONTECEU NO FINAL DA HISTÓRIA?
3-ATIVIDADE: COMO VIMOS NA HISTÓRIA,
PEDRO ÀS VEZES VIRA PORCO-ESPINHO. E VOCÊ? ESCREVA UM TEXTO BEM LEGAL, SEGUINDO
O TÍTULO ABAIXO:
EU VIRO PORCO-ESPINHO QUANDO...
4-ATIVIDADE: AGORA A PRÓXIMA
ATIVIDADE CONSISTE EM SOLTAR A IMAGINAÇÃO E FAZER UM PORCO-ESPINHO COM
MATERIAIS QUE TENHA EM CASA, EM SEGUIDA ESCREVA EM PEQUENOS RETÂNGULOS
SENTIMENTOS BONS, QUE NÃO DEIXEM MAIS NOSSO AMIGO PEDRO SER UM
PORQUINHO-ESPINHO. VOCÊ PODE FAZER O CORPO DO PORQUINHO UTILIZANDO UMA FRUTA
TAMBÉM.
EM SEGUIDA, COLAR OS RETÂNGULOS NA
PONTINHA DOS ESPINHOS.
EXEMPLOS:
5-ATIVIDADE:
HORA DA PESQUISA!
COM A AJUDA DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE
E REGISTRE SUAS RESPOSTAS NO CADERNO:
a) ONDE VIVE O PORCO-ESPINHO?
b) QUAL A ALIMENTAÇÃO DO PORCO-ESPINHO?
c) COMO O PORCO-ESPINHO SE DEFENDE?
6-ATIVIDADE:
COPIE EM SEU CADERNO, LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS HISTÓRIAS
MATEMÁTICAS:
a) PEDRO IA FAZER ANIVERSÁRIO, MAS DEVIDO A
PANDEMIA NÃO PODERIA FAZER FESTA. ENTÃO SEUS AMIGOS RESOLVERAM ENVIAR MENSAGEM
PELO WHATSAPP QUANDO ESSE DIA CHEGASSE. E ASSIM FIZERAM...
NO
DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, PEDRO RECEBEU 369 MENSAGENS, PORÉM 171 MENSAGENS
NÃO
ERAM DE SEUS AMIGOS.
-QUANTAS ERAM AS MENSAGENS DOS SEUS AMIGOS?
-DAS MENSAGENS RECEBIDAS DOS AMIGOS, 98 ERAM DOS
COLEGAS DA ESCOLA, 67 ERAM DO GRUPO DE FUTEBOL E O RESTANTE ERA DO GRUPO DOS
JOGADORES DO FREE FIRE. QUANTOS AMIGOS DO GRUPO DO FREE FIRE ENVIARAM MENSAGEM
A PEDRO?
PROFESSOR-DANIEL
7-ATIVIDADE: MÍMICA DA VIDA
OS PAIS ESCREVEM PALAVRAS EM PEDACINHOS DE
PAPEL. POR EXEMPLO; SENTIMENTOS, ALEGRIA (SORRISO), TRISTEZA (CHORO), ALIMENTOS
(FOME, SEDE), AMOR, ABRAÇO, SAUDADE, ANIMAIS DIVERSOS, PESSOAS DA FAMÍLIA,
SUPER HERÓIS, FILMES E DESENHOS, JOGOS E BRINCADEIRAS E ETC... E DEPOIS COLOCAR
ESSES PAPÉIS EM UM POTE PARA QUE A CRIANÇA RETIRE APENAS UM PAPELZINHO POR VEZ.
ESSES TEMAS PODEM SER RELACIONADOS A SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA DA CRIANÇA.
UM ESCOLHIDO PEGA UM DOS PAPÉIS E TERÁ QUE
FAZER MÍMICAS RELACIONADAS AO TEMA PARA QUE O OUTRO PARTICIPANTE TENTE ACERTAR
SOBRE O QUE SE TRATA A MÍMICA.
A DICA É OS PAIS ESCREVEREM OS TEMAS E
LOGO ABAIXO A CRIANÇA FAZER UM DESENHO (CASO TENHO CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM
LER E GOSTARIAM DE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA) QUE POSSA LEMBRAR O QUE ESTÁ
ESCRITO EM CADA PAPELZINHO CONFECCIONADO PARA A BRINCADEIRA DE MÍMICA.
EXEMPLO; SE FOR ESCRITO PELO ADULTO A
PALAVRA “AMOR” A CRIANÇA PODE DESENHAR UM CORAÇÃO LOGO ABAIXO NO PAPEL, E ASSIM
POR DIANTE. DE FORMA LIVRE DE ACORDO COM A CRIATIVIDADE DA CRIANÇA, OS PAIS
AUXILIAM.
PROFESSORA-SHEILA
8-ATIVIDADE: 1º. LEIA E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:
CORES PRIMÁRIAS
TAMBÉM
CHAMADAS CORES PURAS, POIS NÃO PRECISAM DA MISTURA DE OUTRAS CORES PARA SE
FORMAREM. SÃO ELAS: AMARELO, VERMELHO E AZUL.
5-ATIVIDADE:
HORA DA PESQUISA!
COM A AJUDA DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE
E REGISTRE SUAS RESPOSTAS NO CADERNO:
a) ONDE VIVE O PORCO-ESPINHO?
b) QUAL A ALIMENTAÇÃO DO PORCO-ESPINHO?
c) COMO O PORCO-ESPINHO SE DEFENDE?
6-ATIVIDADE:
COPIE EM SEU CADERNO, LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS HISTÓRIAS
MATEMÁTICAS:
a) PEDRO IA FAZER ANIVERSÁRIO, MAS DEVIDO A
PANDEMIA NÃO PODERIA FAZER FESTA. ENTÃO SEUS AMIGOS RESOLVERAM ENVIAR MENSAGEM
PELO WHATSAPP QUANDO ESSE DIA CHEGASSE. E ASSIM FIZERAM...
NO
DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, PEDRO RECEBEU 369 MENSAGENS, PORÉM 171 MENSAGENS
NÃO
ERAM DE SEUS AMIGOS.
-QUANTAS ERAM AS MENSAGENS DOS SEUS AMIGOS?
-DAS MENSAGENS RECEBIDAS DOS AMIGOS, 98 ERAM DOS
COLEGAS DA ESCOLA, 67 ERAM DO GRUPO DE FUTEBOL E O RESTANTE ERA DO GRUPO DOS
JOGADORES DO FREE FIRE. QUANTOS AMIGOS DO GRUPO DO FREE FIRE ENVIARAM MENSAGEM
A PEDRO?
PROFESSOR-DANIEL
7-ATIVIDADE: MÍMICA DA VIDA
OS PAIS ESCREVEM PALAVRAS EM PEDACINHOS DE
PAPEL. POR EXEMPLO; SENTIMENTOS, ALEGRIA (SORRISO), TRISTEZA (CHORO), ALIMENTOS
(FOME, SEDE), AMOR, ABRAÇO, SAUDADE, ANIMAIS DIVERSOS, PESSOAS DA FAMÍLIA,
SUPER HERÓIS, FILMES E DESENHOS, JOGOS E BRINCADEIRAS E ETC... E DEPOIS COLOCAR
ESSES PAPÉIS EM UM POTE PARA QUE A CRIANÇA RETIRE APENAS UM PAPELZINHO POR VEZ.
ESSES TEMAS PODEM SER RELACIONADOS A SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA DA CRIANÇA.
UM ESCOLHIDO PEGA UM DOS PAPÉIS E TERÁ QUE
FAZER MÍMICAS RELACIONADAS AO TEMA PARA QUE O OUTRO PARTICIPANTE TENTE ACERTAR
SOBRE O QUE SE TRATA A MÍMICA.
A DICA É OS PAIS ESCREVEREM OS TEMAS E
LOGO ABAIXO A CRIANÇA FAZER UM DESENHO (CASO TENHO CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM
LER E GOSTARIAM DE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA) QUE POSSA LEMBRAR O QUE ESTÁ
ESCRITO EM CADA PAPELZINHO CONFECCIONADO PARA A BRINCADEIRA DE MÍMICA.
EXEMPLO; SE FOR ESCRITO PELO ADULTO A
PALAVRA “AMOR” A CRIANÇA PODE DESENHAR UM CORAÇÃO LOGO ABAIXO NO PAPEL, E ASSIM
POR DIANTE. DE FORMA LIVRE DE ACORDO COM A CRIATIVIDADE DA CRIANÇA, OS PAIS
AUXILIAM.
PROFESSORA-SHEILA
8-ATIVIDADE: 1º. LEIA E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:
CORES PRIMÁRIAS
TAMBÉM
CHAMADAS CORES PURAS, POIS NÃO PRECISAM DA MISTURA DE OUTRAS CORES PARA SE
FORMAREM. SÃO ELAS: AMARELO, VERMELHO E AZUL.
PASSO 1: PINTE OU ENCAPE OS COPINHOS COM
AS CORES PRIMÁRIAS (3 DE CADA COR);
PASSO 2: VOCÊ VAI PRECISAR DE UM QUADRADO
PARA O TABULEIRO. PARA ISSO PEGUE UMA
FOLHA DE OFÍCIO A4 E CORTE DE FORMA A OBTER UM QUADRADO:
PASSO 3: COM O QUADRADO PRONTO VOCÊ VAI
DIVIDI-LO EM 9 PARTES IGUAIS.
- PARA ISSO USE A RÉGUA PARA MEDIR AS
LATERAIS. POSICIONE DO 0 AO 21, SEGURE FIRME E MARQUE UM PONTO NO 7 E OUTRO NO
14:
- FAÇA ISSO EM TODOS OS
LADOS:
- LIGUE OS PONTOS PARA
FORMAR OS QUADRADOS E PRONTO. VOCÊ TEM O TABULEIRO PARA O JOGO PARA O JOGO
“QUADRADO MÁGICO”.
PASSO 4:
DEPOIS DE CONSTRUIR O QUADRADO MÁGICO, VAMOS APRENDER A JOGAR? O QUADRADO
MÁGICO PODE SER JOGADO EM DUPLAS, ANOTANDO QUEM COMPLETA EM MENOS TEMPO OU
SOZINHO SE DESAFIANDO PARA COMPLETAR.
1 -
MISTURE TODAS AS PEÇAS, DEIXANDO O TABULEIRO BEM COLORIDO, CADA PEÇA EM UM
ESPAÇO E SOMENTE UM ESPAÇO VAZIO;
2 -
MOVIMENTE UMA PEÇA POR VEZ E SEMPRE PARA O ESPAÇO VAZIO;
3 – O OBJETIVO
É CONSEGUIR DEIXAR AS MESMAS CORES EM LINHAS VERTICAIS OU HORIZONTAIS, USANDO
SOMENTE O ESPAÇO LIVRE COMO POSSIBILIDADE DE MOVIMENTAÇÃO.
4 – DEPOIS DE COMPLETAR SEU QUADRADO MÁGICO,
VAMOS DEIXAR UMA MENSAGEM NO FACEBOOK PARA NOSSOS AMIGOS?
5 – TIRE UMA FOTO DO QUADRADO MÁGICO QUE VOCÊ
CRIOU, FAÇA UMA MENSAGEM PARA OS AMIGOS QUE POR CAUSA DA PANDEMIA NÃO PODE MAIS
TER CONTATO E NÃO SE ESQUEÇA DE MARCAR A ESCOLA. DIVIRTA-SE!