4°ano- Turma 141- Prof° Rodrigo


TURMA-141                              PROFESSOR-RODRIGO

NOME DA PROFESSORA-CARLA PATRÍCIA LAZZARETTI

1-ATIVIDADE: ASSISTA A HISTÓRIA NO LINK ABAIXO.


2-ATIVIDADE: AGORA RESPONDA AS SEGUINTES PERGUNTAS EM SEU CADERNO.
A) QUAL O TÍTULO DA HISTÓRIA?
B) QUAIS OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
C) QUAL O PERSONAGEM PRINCIPAL?
D) ESSA HISTÓRIA FALA SOBRE O QUÊ?
E) O QUE ACONTECEU NO FINAL DA HISTÓRIA?

3-ATIVIDADE: COMO VIMOS NA HISTÓRIA, PEDRO ÀS VEZES VIRA PORCO-ESPINHO. E VOCÊ? ESCREVA UM TEXTO BEM LEGAL, SEGUINDO O TÍTULO ABAIXO:

EU VIRO PORCO-ESPINHO QUANDO...

4-ATIVIDADE: AGORA A PRÓXIMA ATIVIDADE CONSISTE EM SOLTAR A IMAGINAÇÃO E FAZER UM PORCO-ESPINHO COM MATERIAIS QUE TENHA EM CASA, EM SEGUIDA ESCREVA EM PEQUENOS RETÂNGULOS SENTIMENTOS BONS, QUE NÃO DEIXEM MAIS NOSSO AMIGO PEDRO SER UM PORQUINHO-ESPINHO. VOCÊ PODE FAZER O CORPO DO PORQUINHO UTILIZANDO UMA FRUTA TAMBÉM.
EM SEGUIDA, COLAR OS RETÂNGULOS NA PONTINHA DOS ESPINHOS.

EXEMPLOS:

5-ATIVIDADE: HORA DA PESQUISA!

COM A AJUDA DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE E REGISTRE SUAS RESPOSTAS NO CADERNO:
a) ONDE VIVE O PORCO-ESPINHO?
b) QUAL A ALIMENTAÇÃO DO PORCO-ESPINHO?
c) COMO O PORCO-ESPINHO SE DEFENDE?

6-ATIVIDADE: COPIE EM SEU CADERNO, LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS HISTÓRIAS
MATEMÁTICAS:

a) PEDRO IA FAZER ANIVERSÁRIO, MAS DEVIDO A PANDEMIA NÃO PODERIA FAZER FESTA. ENTÃO SEUS AMIGOS RESOLVERAM ENVIAR MENSAGEM PELO WHATSAPP QUANDO ESSE DIA CHEGASSE. E ASSIM FIZERAM...
NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, PEDRO RECEBEU 369 MENSAGENS, PORÉM 171 MENSAGENS
NÃO ERAM DE SEUS AMIGOS.
-QUANTAS ERAM AS MENSAGENS DOS SEUS AMIGOS?
-DAS MENSAGENS RECEBIDAS DOS AMIGOS, 98 ERAM DOS COLEGAS DA ESCOLA, 67 ERAM DO GRUPO DE FUTEBOL E O RESTANTE ERA DO GRUPO DOS JOGADORES DO FREE FIRE. QUANTOS AMIGOS DO GRUPO DO FREE FIRE ENVIARAM MENSAGEM A PEDRO?

PROFESSOR-DANIEL

7-ATIVIDADE: MÍMICA DA VIDA

OS PAIS ESCREVEM PALAVRAS EM PEDACINHOS DE PAPEL. POR EXEMPLO; SENTIMENTOS, ALEGRIA (SORRISO), TRISTEZA (CHORO), ALIMENTOS (FOME, SEDE), AMOR, ABRAÇO, SAUDADE, ANIMAIS DIVERSOS, PESSOAS DA FAMÍLIA, SUPER HERÓIS, FILMES E DESENHOS, JOGOS E BRINCADEIRAS E ETC... E DEPOIS COLOCAR ESSES PAPÉIS EM UM POTE PARA QUE A CRIANÇA RETIRE APENAS UM PAPELZINHO POR VEZ. ESSES TEMAS PODEM SER RELACIONADOS A SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA DA CRIANÇA.
UM ESCOLHIDO PEGA UM DOS PAPÉIS E TERÁ QUE FAZER MÍMICAS RELACIONADAS AO TEMA PARA QUE O OUTRO PARTICIPANTE TENTE ACERTAR SOBRE O QUE SE TRATA A MÍMICA.
A DICA É OS PAIS ESCREVEREM OS TEMAS E LOGO ABAIXO A CRIANÇA FAZER UM DESENHO (CASO TENHO CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM LER E GOSTARIAM DE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA) QUE POSSA LEMBRAR O QUE ESTÁ ESCRITO EM CADA PAPELZINHO CONFECCIONADO PARA A BRINCADEIRA DE MÍMICA.
EXEMPLO; SE FOR ESCRITO PELO ADULTO A PALAVRA “AMOR” A CRIANÇA PODE DESENHAR UM CORAÇÃO LOGO ABAIXO NO PAPEL, E ASSIM POR DIANTE. DE FORMA LIVRE DE ACORDO COM A CRIATIVIDADE DA CRIANÇA, OS PAIS AUXILIAM.

PROFESSORA-SHEILA

8-ATIVIDADE: 1º. LEIA E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:

CORES PRIMÁRIAS

TAMBÉM CHAMADAS CORES PURAS, POIS NÃO PRECISAM DA MISTURA DE OUTRAS CORES PARA SE FORMAREM.   SÃO ELAS: AMARELOVERMELHO E AZUL.


5-ATIVIDADE: HORA DA PESQUISA!

COM A AJUDA DA SUA FAMÍLIA, PESQUISE E REGISTRE SUAS RESPOSTAS NO CADERNO:

a) ONDE VIVE O PORCO-ESPINHO?
b) QUAL A ALIMENTAÇÃO DO PORCO-ESPINHO?
c) COMO O PORCO-ESPINHO SE DEFENDE?

6-ATIVIDADE: COPIE EM SEU CADERNO, LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS HISTÓRIAS
MATEMÁTICAS:

a) PEDRO IA FAZER ANIVERSÁRIO, MAS DEVIDO A PANDEMIA NÃO PODERIA FAZER FESTA. ENTÃO SEUS AMIGOS RESOLVERAM ENVIAR MENSAGEM PELO WHATSAPP QUANDO ESSE DIA CHEGASSE. E ASSIM FIZERAM...
NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO, PEDRO RECEBEU 369 MENSAGENS, PORÉM 171 MENSAGENS
NÃO ERAM DE SEUS AMIGOS.
-QUANTAS ERAM AS MENSAGENS DOS SEUS AMIGOS?
-DAS MENSAGENS RECEBIDAS DOS AMIGOS, 98 ERAM DOS COLEGAS DA ESCOLA, 67 ERAM DO GRUPO DE FUTEBOL E O RESTANTE ERA DO GRUPO DOS JOGADORES DO FREE FIRE. QUANTOS AMIGOS DO GRUPO DO FREE FIRE ENVIARAM MENSAGEM A PEDRO?

PROFESSOR-DANIEL

7-ATIVIDADE: MÍMICA DA VIDA

OS PAIS ESCREVEM PALAVRAS EM PEDACINHOS DE PAPEL. POR EXEMPLO; SENTIMENTOS, ALEGRIA (SORRISO), TRISTEZA (CHORO), ALIMENTOS (FOME, SEDE), AMOR, ABRAÇO, SAUDADE, ANIMAIS DIVERSOS, PESSOAS DA FAMÍLIA, SUPER HERÓIS, FILMES E DESENHOS, JOGOS E BRINCADEIRAS E ETC... E DEPOIS COLOCAR ESSES PAPÉIS EM UM POTE PARA QUE A CRIANÇA RETIRE APENAS UM PAPELZINHO POR VEZ. ESSES TEMAS PODEM SER RELACIONADOS A SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA DA CRIANÇA.
UM ESCOLHIDO PEGA UM DOS PAPÉIS E TERÁ QUE FAZER MÍMICAS RELACIONADAS AO TEMA PARA QUE O OUTRO PARTICIPANTE TENTE ACERTAR SOBRE O QUE SE TRATA A MÍMICA.
A DICA É OS PAIS ESCREVEREM OS TEMAS E LOGO ABAIXO A CRIANÇA FAZER UM DESENHO (CASO TENHO CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM LER E GOSTARIAM DE PARTICIPAR DA BRINCADEIRA) QUE POSSA LEMBRAR O QUE ESTÁ ESCRITO EM CADA PAPELZINHO CONFECCIONADO PARA A BRINCADEIRA DE MÍMICA.
EXEMPLO; SE FOR ESCRITO PELO ADULTO A PALAVRA “AMOR” A CRIANÇA PODE DESENHAR UM CORAÇÃO LOGO ABAIXO NO PAPEL, E ASSIM POR DIANTE. DE FORMA LIVRE DE ACORDO COM A CRIATIVIDADE DA CRIANÇA, OS PAIS AUXILIAM.

PROFESSORA-SHEILA

8-ATIVIDADE: 1º. LEIA E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:

CORES PRIMÁRIAS

TAMBÉM CHAMADAS CORES PURAS, POIS NÃO PRECISAM DA MISTURA DE OUTRAS CORES PARA SE FORMAREM.   SÃO ELAS: AMARELOVERMELHO E AZUL.


PASSO 1: PINTE OU ENCAPE OS COPINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS (3 DE CADA COR);
PASSO 2: VOCÊ VAI PRECISAR DE UM QUADRADO PARA O TABULEIRO. PARA ISSO PEGUE UMA FOLHA DE OFÍCIO A4 E CORTE DE FORMA A OBTER UM QUADRADO:
PASSO 3: COM O QUADRADO PRONTO VOCÊ VAI DIVIDI-LO EM 9 PARTES IGUAIS.
- PARA ISSO USE A RÉGUA PARA MEDIR AS LATERAIS. POSICIONE DO 0 AO 21, SEGURE FIRME E MARQUE UM PONTO NO 7 E OUTRO NO 14:

- FAÇA ISSO EM TODOS OS LADOS:




- LIGUE OS PONTOS PARA FORMAR OS QUADRADOS E PRONTO. VOCÊ TEM O TABULEIRO PARA O JOGO PARA O JOGO “QUADRADO MÁGICO”.



PASSO 4: DEPOIS DE CONSTRUIR O QUADRADO MÁGICO, VAMOS APRENDER A JOGAR? O QUADRADO MÁGICO PODE SER JOGADO EM DUPLAS, ANOTANDO QUEM COMPLETA EM MENOS TEMPO OU SOZINHO SE DESAFIANDO PARA COMPLETAR.
1 - MISTURE TODAS AS PEÇAS, DEIXANDO O TABULEIRO BEM COLORIDO, CADA PEÇA EM UM ESPAÇO E SOMENTE UM ESPAÇO VAZIO;



2 - MOVIMENTE UMA PEÇA POR VEZ E SEMPRE PARA O ESPAÇO VAZIO; 




3 – O OBJETIVO É CONSEGUIR DEIXAR AS MESMAS CORES EM LINHAS VERTICAIS OU HORIZONTAIS, USANDO SOMENTE O ESPAÇO LIVRE COMO POSSIBILIDADE DE MOVIMENTAÇÃO.



4 – DEPOIS DE COMPLETAR SEU QUADRADO MÁGICO, VAMOS DEIXAR UMA MENSAGEM NO FACEBOOK PARA NOSSOS AMIGOS?

5 – TIRE UMA FOTO DO QUADRADO MÁGICO QUE VOCÊ CRIOU, FAÇA UMA MENSAGEM PARA OS AMIGOS QUE POR CAUSA DA PANDEMIA NÃO PODE MAIS TER CONTATO E NÃO SE ESQUEÇA DE MARCAR A ESCOLA. DIVIRTA-SE!