6ª
SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1)
Analisando
o quadro abaixo, assinale V para verdadeiro e F para falso:
a)
O
número 2 é o numerador da fração III. (
)
b)
O
número 7 é o denominador da fração II. (
)
c)
Os
números 2, 4 e 7 são chamados de numeradores. ( )
d)
Os
números 2, 3 e 5 são chamados de numeradores. ( )
e)
Os
números 2, 3 e 4 são chamados de denominadores. ( )
f)
Todo
número racional pode ser expresso na forma a/b
com b ≠ 0. ( )
Saudades...
Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia, copie e desenvolva a
atividade abaixo:
1)
Nessa
semana você deverá ler uma notícia, uma história ou mesmo um livro curto. Vale
até assistir um vídeo da internet, desde que esteja de acordo com a linguagem
permitida no ambiente escolar. Enquanto lê ou assiste ao vídeo deverá ir
anotando algumas palavras-chave (palavras principais) sobre o assunto. Após,
deverá produzir um breve resumo (quinze linhas) contando com suas palavras o
que você leu ou viu, utilizando as palavras principais como base para sua
escrita.
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Nessa atividade você vai aprender vocabulário sobre
móveis e objetos que compõem um quarto de dormir.
1)
Copiar o vocabulário observando à escrita e tradução.
Vocabulary:
bed- cama
single bed- cama de solteiro
double bed – cama de casal bunk bed-
beliche
bedding- roupa de cama bedspread-
coberta
blanket- cobertor
courtain – cortina
pillow- travesseiro
sheets- lencóis
alarm clock- despertador closet-
guarda-roupa
chest of drawers- cômoda hanger- cabide
mattres-
colchão
pillowcase- fonha
night
table- criado mudo mirror- espelho
rug-
tapete
lamp- lâmpada
2)
Tarefa:
Desenhe em uma folha de ofício um quarto de dormir, sob o título – MY BEDROOM.
Escreva em inglês os nomes dos objetos que você desenhou observando a escrita
correta! Use sua criatividade!
Ao final, no verso da folha coloque: name,
class and date.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Continuando nossa revisão, leia
com muita atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Como
vimos na aula passada, a sociedade feudal era estamental. Ou seja, era uma
estrutura social baseada em estamentos. Não havia mobilidade dentro dessa estrutura.
Quem nascia nobre, morria nobre. Esses estamentos, conhecidos como Estados.
Vamos rever como era organização social feudal.
O REI – Acima de qualquer
estamento, estava o rei. Detinha todo o poder. Formulava e executava as leis,
aplicava a justiça e recebia os impostos dos demais estamentos. Governava
fazendo acreditar que o poder do soberano era concedido
por Deus.
O CLERO (1º Estado) – Era formado
pelos bispos, abades, monges e párocos. Representavam o sagrado e davam
legitimidade ao direito divino do rei. Eram donos de terras trabalhadas pelos
camponeses. Havia divisões dentro do clero. Os bispos pertenciam ao alto clero
e os párocos ao baixo clero.
A NOBREZA (2º Estado) – era
constituído pela nobreza,
pessoas com títulos hereditários e que ocupavam cargos importantes no governo,
na Igreja e no exército. Possuíam terras onde viviam os camponeses e cobravam
impostos destes.
A
nobreza se dividia conforme a antiguidade dos seus títulos, pois alguns nobres
os haviam recebido na época das Cruzadas. Também conhecidos como nobres de
espada. Muitos viviam de pensões e rendas do rei. Por outro lado, havia nobres
que eram antigos burgueses que conseguiram chegar a essa condição por terem
comprado títulos de nobreza ou por se casarem com nobres que estavam
empobrecendo. Esses eram chamados de nobres de toga. Assim como o clero, não
pagavam impostos.
CAMPONESES
(3º Estado) – Eram as pessoas comuns,
camponeses e criados dos nobres. Faziam parte dessa classe, os burgueses, ricos
comerciantes e profissionais liberais.
Os
camponeses, ou servos, eram trabalhadores dependentes e não tinham liberdade de
deixar a terra na qual viviam. Parte da sua produção era destinada ao senhor
feudal.
Sobre
o terceiro estado recaía pesada tributação e era o único dos estados que pagava
impostos.
·
Copie e responda a questão abaixo
no seu caderno.
1) (UCS RS/2009) Nas sociedades do Antigo Regime, os grupos sociais
estavam divididos em três estamentos: clero, nobreza e servos. Associe os três
estamentos, listados na Coluna A, às características que os identificam,
elencadas na Coluna B.
COLUNA A
1. Clero
2. Nobreza
3. Servos
COLUNA B
(__) Eram os portadores da
tradição cristã e deviam zelar pela manutenção de seus princípios no seio da
comunidade.
(__) Formavam a maioria da
população e eram encarregados dos trabalhos necessários à subsistência da
sociedade.
(__) Possuíam a direção militar
da sociedade, empunhando suas armas contra os inimigos da fé cristã e os
agressores externos.
(__) Por pertencerem ao único
grupo social que tinha acesso ao estudo, seus membros exerciam forte controle
na sociedade e parte deles ocupava cargos administrativos importantes nos
reinos medievais.
Assinale a alternativa que
preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 2, 1, 2, 3
b) 2, 2, 1, 3
c) 1, 3, 2, 1
d) 1, 2, 3, 2
e) 3, 3, 2, 1
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Vamos
relembrar os fusos horários?
Assista ao vídeo explicativo da professora
disponível no link abaixo, para relembrar algumas noções a respeito dos fusos
horários:
2)
Agora
observe o mapa abaixo, copie as questões em seu caderno e responda:
(não é necessário
copiar o mapa)
a)
O
Estado em que vivemos está localizado em qual faixa de fuso horário (GMT)?
b)
Considere
que em Santa Catarina são exatamente 14h. Que horas serão:
·
Na
Bahia?
·
No
Acre?
c)
Considere
que no Mato Grosso do Sul sejam 18h. Qual o horário no Rio de Janeiro?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Ler e refletir sobre o texto:
(Não é
necessário copiar o texto)
Olhando com o
coração
Além das descobertas científicas,
invenções tecnológicas e habilidades artísticas, o homem precisa desenvolver a
potencialidade das emoções, dos sentimentos, dos afetos, da ternura. Os antigos
localizavam no coração a fonte dessas qualidades. A palavra “coração” vem do
latim cor ou cordis. Dela deriva as palavras cordial e cordialidade.
Cordialidade é a qualidade de quem é cordial: amoroso, afetuoso, compreensivo e
sensível às necessidades dos outros. É importante aprender matemática,
informática, ciências e tecnologia, mas isso não basta. Quem não desenvolve as
qualidades do coração é uma pessoa humanamente deficiente e, muitas vezes, não
é feliz. A cordialidade é uma maneira de ser, de viver com e para os outros.
Ela é base, o fundamento do relacionamento humano.
2º.
Copiar e responder no caderno:
1.
Com
base no texto “Olhando com o coração”, responda:
a) De onde vêm os sentimentos, emoções,
afetos e a ternura?
b) Quais outros dois termos derivam da
palavra cor e cordis?
c) O que é cordialidade? Explique com suas
palavras.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto abaixo:
(não é
necessário copiá-lo)
ESPORTES DE
AVENTURA
Os esportes de aventura surgiram
no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os
esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o
alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o
montain bike e o trekking. Para muitos que praticam este esporte de aventura,
acaba se tornando, uma filosofia de vida buscando alternativas para desafiar
constantemente o corpo e mente.
O esporte de aventura é o
conjunto de práticas esportivas, vivenciadas em interação com a natureza, a
partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio
e de risco calculado em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em
manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das
condições de uso dos equipamentos e comprometidas com a sustentabilidade
socioambiental.
Mas quais as diferenças entre
esportes radicais e de aventura? Os esportes de aventura são realizados em
ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das
possibilidades da condição humana. Já os esportes radicais são realizados em
manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio
extremo.
Conheça alguns dos esportes de
aventura:
Trilha: É um dos esportes de
aventura mais simples e prazerosos que existem. Não exige habilidade, e
pouquíssimo condicionamento físico. Torna-se cada vez mais desafiador quando
você encontra trilhas que levam a lugares altos com pequenas subidas mais
íngremes onde é preciso escalar e forçar um pouco mais os seus limites
Montanhismo e Rapel: Montanhismo
é a prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada. Já o rapel
consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como
penhascos e paredões.
Rafiting: É a prática de descida
em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de
segurança.
Arvorismo: É a travessia entre
plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de
obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que
podem ser criadas.
2º. Copie
e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Defina a origem dos esportes
de aventura.
02- Quais as diferenças dos
esportes de aventura dos esportes radicais?
03- Diferentes de outros
esportes, que sensações podem ser identificadas nos esportes de aventura?
04- Que outros esportes de
aventura você conhece?
05-Qual esporte de aventura você
gostaria de participar? Por quê?
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
Estamos
na quarta semana do experimento com fungos decompositores. Para esta etapa
desenvolveremos as seguintes ações:
1º: Preencha na sua Tabela as
observações da 4ª semana, como por exemplo, se houve o surgimento de bolor,
qual a sua coloração, aspecto e quantidade. Se possível, registre uma
foto.
Atenção: não abra a tampa do
pote!
2º: Copie e responda as questões
abaixo no seu caderno:
a) Que tipo de pão você utilizou para fazer o experimento, caseiro
ou industrializado?
b) Quais as cores dos fungos?
c) Qual o aspecto (textura) dos fungos? São todos iguais?
d) Os fungos cobrem todo o alimento ou apenas uma parte dele?
e) Qual é o tipo de fungo que apareceu no alimento?
f) O que apareceu no seu alimento pode ser considerado um ser vivo?
Por quê?
g) Quais são as duas condições ideais para o desenvolvimento dos
fungos?
h) De onde veio o fungo se o pote estava fechado?
i) O resultado do experimento foi diferente do esperado? Sim ou não?
Justifique a sua resposta.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie
o resumo e as imagens com os tipos de linhas:
Vamos relembrar alguns tipos de linhas:
1 - Quanto à forma a linha pode ser:
3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:
·
Atividade:
Na atividade
desta semana você usará: uma folha de desenho ou ofício; lápis de escrever;
régua; lápis de cor ou canetinhas coloridas;
1º:
Crie um desenho figurativo com o fundo abstrato, usando diversas tramas de
linhas coloridas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você
desejar. Use a sua imaginação e criatividade! Capriche!
Exemplos
abaixo:
(não é necessário copiar os exemplos abaixo)
2º:
Escreva atrás da folha o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e
título: Desenho figurativo com
fundo abstrato.