7° ano- Turma 171



6ª SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Analisando o quadro abaixo, assinale V para verdadeiro e F para falso:
a)        O número 2 é o numerador da fração III. (     )
b)        O número 7 é o denominador da fração II. (     )
c)        Os números 2, 4 e 7 são chamados de numeradores. (     )
d)        Os números 2, 3 e 5 são chamados de numeradores. (     )
e)        Os números 2, 3 e 4 são chamados de denominadores. (     )
f)         Todo número racional pode ser expresso na forma a/b  com b ≠ 0. (     )
       Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade abaixo:
1)        Nessa semana você deverá ler uma notícia, uma história ou mesmo um livro curto. Vale até assistir um vídeo da internet, desde que esteja de acordo com a linguagem permitida no ambiente escolar. Enquanto lê ou assiste ao vídeo deverá ir anotando algumas palavras-chave (palavras principais) sobre o assunto. Após, deverá produzir um breve resumo (quinze linhas) contando com suas palavras o que você leu ou viu, utilizando as palavras principais como base para sua escrita.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Nessa atividade você vai aprender vocabulário sobre móveis e objetos que compõem um quarto de dormir.

1)        Copiar o vocabulário observando à escrita e tradução.

Vocabulary:
 bed- cama                                                      single bed- cama de solteiro  
double bed – cama de casal                           bunk bed- beliche 
bedding- roupa de cama                                bedspread- coberta         
blanket- cobertor                                           courtain – cortina
pillow- travesseiro                                         sheets- lencóis
alarm clock- despertador                               closet- guarda-roupa
chest of drawers- cômoda                             hanger- cabide
mattres- colchão                                            pillowcase- fonha
night table- criado mudo                                mirror- espelho
rug- tapete                                                      lamp- lâmpada 

2)        Tarefa: Desenhe em uma folha de ofício um quarto de dormir, sob o título – MY BEDROOM. Escreva em inglês os nomes dos objetos que você desenhou observando a escrita correta! Use sua criatividade! 
Ao final, no verso da folha coloque: name, class and date.


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Continuando nossa revisão, leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Como vimos na aula passada, a sociedade feudal era estamental. Ou seja, era uma estrutura social baseada em estamentos. Não havia mobilidade dentro dessa estrutura. Quem nascia nobre, morria nobre. Esses estamentos, conhecidos como Estados. Vamos rever como era organização social feudal.


O REI – Acima de qualquer estamento, estava o rei. Detinha todo o poder. Formulava e executava as leis, aplicava a justiça e recebia os impostos dos demais estamentos. Governava fazendo acreditar que o poder do soberano era concedido por Deus.
O CLERO (1º Estado) – Era formado pelos bispos, abades, monges e párocos. Representavam o sagrado e davam legitimidade ao direito divino do rei. Eram donos de terras trabalhadas pelos camponeses. Havia divisões dentro do clero. Os bispos pertenciam ao alto clero e os párocos ao baixo clero.
A NOBREZA (2º Estado) – era constituído pela nobreza, pessoas com títulos hereditários e que ocupavam cargos importantes no governo, na Igreja e no exército. Possuíam terras onde viviam os camponeses e cobravam impostos destes.
A nobreza se dividia conforme a antiguidade dos seus títulos, pois alguns nobres os haviam recebido na época das Cruzadas. Também conhecidos como nobres de espada. Muitos viviam de pensões e rendas do rei. Por outro lado, havia nobres que eram antigos burgueses que conseguiram chegar a essa condição por terem comprado títulos de nobreza ou por se casarem com nobres que estavam empobrecendo. Esses eram chamados de nobres de toga. Assim como o clero, não pagavam impostos.
CAMPONESES (3º Estado) – Eram as pessoas comuns, camponeses e criados dos nobres. Faziam parte dessa classe, os burgueses, ricos comerciantes e profissionais liberais.
Os camponeses, ou servos, eram trabalhadores dependentes e não tinham liberdade de deixar a terra na qual viviam. Parte da sua produção era destinada ao senhor feudal.
Sobre o terceiro estado recaía pesada tributação e era o único dos estados que pagava impostos.

·           Copie e responda a questão abaixo no seu caderno.

1)    (UCS RS/2009) Nas sociedades do Antigo Regime, os grupos sociais estavam divididos em três estamentos: clero, nobreza e servos. Associe os três estamentos, listados na Coluna A, às características que os identificam, elencadas na Coluna B.
COLUNA A
1. Clero
2. Nobreza
3. Servos
COLUNA B
(__) Eram os portadores da tradição cristã e deviam zelar pela manutenção de seus princípios no seio da comunidade.
(__) Formavam a maioria da população e eram encarregados dos trabalhos necessários à subsistência da sociedade.
(__) Possuíam a direção militar da sociedade, empunhando suas armas contra os inimigos da fé cristã e os agressores externos.
(__) Por pertencerem ao único grupo social que tinha acesso ao estudo, seus membros exerciam forte controle na sociedade e parte deles ocupava cargos administrativos importantes nos reinos medievais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 2, 1, 2, 3
b) 2, 2, 1, 3
c) 1, 3, 2, 1
d) 1, 2, 3, 2
e) 3, 3, 2, 1


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Vamos relembrar os fusos horários?
Assista ao vídeo explicativo da professora disponível no link abaixo, para relembrar algumas noções a respeito dos fusos horários:

2)        Agora observe o mapa abaixo, copie as questões em seu caderno e responda:
(não é necessário copiar o mapa)

a)        O Estado em que vivemos está localizado em qual faixa de fuso horário (GMT)?
b)        Considere que em Santa Catarina são exatamente 14h. Que horas serão:
·               Na Bahia?
·               No Acre?
c)        Considere que no Mato Grosso do Sul sejam 18h. Qual o horário no Rio de Janeiro?


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Ler e refletir sobre o texto:
(Não é necessário copiar o texto)

Olhando com o coração
       Além das descobertas científicas, invenções tecnológicas e habilidades artísticas, o homem precisa desenvolver a potencialidade das emoções, dos sentimentos, dos afetos, da ternura. Os antigos localizavam no coração a fonte dessas qualidades. A palavra “coração” vem do latim cor ou cordis. Dela deriva as palavras cordial e cordialidade. Cordialidade é a qualidade de quem é cordial: amoroso, afetuoso, compreensivo e sensível às necessidades dos outros. É importante aprender matemática, informática, ciências e tecnologia, mas isso não basta. Quem não desenvolve as qualidades do coração é uma pessoa humanamente deficiente e, muitas vezes, não é feliz. A cordialidade é uma maneira de ser, de viver com e para os outros. Ela é base, o fundamento do relacionamento humano.

2º.      Copiar e responder no caderno:
1.        Com base no texto “Olhando com o coração”, responda:
a)      De onde vêm os sentimentos, emoções, afetos e a ternura?
b)      Quais outros dois termos derivam da palavra cor e cordis?
c)      O que é cordialidade? Explique com suas palavras.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo:
(não é necessário copiá-lo)
ESPORTES DE AVENTURA
Os esportes de aventura surgiram no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o montain bike e o trekking. Para muitos que praticam este esporte de aventura, acaba se tornando, uma filosofia de vida buscando alternativas para desafiar constantemente o corpo e mente.
O esporte de aventura é o conjunto de práticas esportivas, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.
Mas quais as diferenças entre esportes radicais e de aventura? Os esportes de aventura são realizados em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana. Já os esportes radicais são realizados em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo.
Conheça alguns dos esportes de aventura:
Trilha: É um dos esportes de aventura mais simples e prazerosos que existem. Não exige habilidade, e pouquíssimo condicionamento físico. Torna-se cada vez mais desafiador quando você encontra trilhas que levam a lugares altos com pequenas subidas mais íngremes onde é preciso escalar e forçar um pouco mais os seus limites
Montanhismo e Rapel: Montanhismo é a prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada. Já o rapel consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões.
Rafiting: É a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança.
Arvorismo: É a travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.

2º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Defina a origem dos esportes de aventura.
02- Quais as diferenças dos esportes de aventura dos esportes radicais?
03- Diferentes de outros esportes, que sensações podem ser identificadas nos esportes de aventura?
04- Que outros esportes de aventura você conhece?
05-Qual esporte de aventura você gostaria de participar? Por quê?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Estamos na quarta semana do experimento com fungos decompositores. Para esta etapa desenvolveremos as seguintes ações:

1º: Preencha na sua Tabela as observações da 4ª semana, como por exemplo, se houve o surgimento de bolor, qual a sua coloração, aspecto e quantidade. Se possível, registre uma foto.  
Atenção: não abra a tampa do pote!

2º: Copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
a)    Que tipo de pão você utilizou para fazer o experimento, caseiro ou industrializado?
b)    Quais as cores dos fungos?
c)    Qual o aspecto (textura) dos fungos? São todos iguais?
d)    Os fungos cobrem todo o alimento ou apenas uma parte dele?
e)    Qual é o tipo de fungo que apareceu no alimento?
f)    O que apareceu no seu alimento pode ser considerado um ser vivo? Por quê?
g)    Quais são as duas condições ideais para o desenvolvimento dos fungos?
h)    De onde veio o fungo se o pote estava fechado?
i)     O resultado do experimento foi diferente do esperado? Sim ou não? Justifique a sua resposta.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·          Copie o resumo e as imagens com os tipos de linhas:

Vamos relembrar alguns tipos de linhas:
1 - Quanto à forma a linha pode ser:
 
 2 – Quanto à posição a linha pode ser:
 
3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:



·          Atividade: Na atividade desta semana você usará: uma folha de desenho ou ofício; lápis de escrever; régua; lápis de cor ou canetinhas coloridas;
1º: Crie um desenho figurativo com o fundo abstrato, usando diversas tramas de linhas coloridas, sejam elas retas, curvas, onduladas, quebradas ou as que você desejar. Use a sua imaginação e criatividade! Capriche!
Exemplos abaixo:
(não é necessário copiar os exemplos abaixo)

2º: Escreva atrás da folha o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Desenho figurativo com fundo abstrato.