1°ano- Turma 112- Profª Amanda


TURMA- 112           PROFESSORA- AMANDA MÜHL DE MOURA
OLÁ AMORES DA TURMA 112! TUDO BEM? A PROF ESTÁ COM MUITA SAUDADE! ESPERO QUE GOSTEM DAS ATIVIDADES DESSA SEMANA, QUE FORAM FEITAS COM MUITO CARINHO. UM BEIJÃO BEM GRANDÃO!
NO CADERNO: 

FAZER A DATA:

ARARICÁ, ___ DE JULHO DE 2020.
HOJE É:________________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.

1-ATIVIDADE: SERÁ DISPONIBILIZADO UM VÍDEO DA HISTÓRIA “MEU AMIGO ROBÔ” (GISELDA LAPORTA NICOLELIS). OS ALUNOS DEVERÃO ASSISTIR COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA EM UM LOCAL BEM ACONCHEGANTE E CONFORTÁVEL DA CASA.

         
COMO ATIVIDADE, UM FAMILIAR DEVERÁ FAZER AO ALUNO AS SEGUINTES PERGUNTAS:
O QUE A MENINA PEDIU QUE TIVESSE NO SEU ROBÔ?
ELA GOSTOU DO ROBÔ QUE O ARTESÃO FEZ?
O QUE A MENINA E O ROBÔ FAZIAM JUNTOS?
COMO ERA A RELAÇÃO DELES?
NO CADERNO, OS ALUNOS DEVERÃO ESCREVER O NOME DA HISTÓRIA E, ABAIXO, FAZER O DESENHO DE UM ROBÔ. ESSE ROBÔ NÃO DEVERÁ SER IGUAL AO DA HISTÓRIA, MAS SIM CRIADO PELO ALUNO, SENDO ÚNICO, ASSIM COMO O AMIGO DA MENINA É.

POR FIM, UM FAMILIAR DEVERÁ EXPLICAR PARA O ALUNO QUE OS AMIGOS SÃO ASSIM COMO O ROBÔ, ÚNICOS, ESPECIAIS E QUE JAMAIS EXISTIRÁ NO MUNDO OUTRO IGUAL. DEVERÃO EXPLICAR QUE OS AMIGOS SÃO NOSSOS COMPANHEIROS, SÃO MUITO IMPORTANTES E MERECEM TODO O NOSSO AMOR, RESPEITO, CUIDADO, PROTEÇÃO E APOIO EM TODOS OS MOMENTOS.

2-ATIVIDADE: VOCÊS VIRAM QUE LINDA A AMIZADE DA MENINA E DO ROBÔ? OS AMIGOS SÃO GRANDES PRESENTES, TESOUROS QUE A VIDA NOS DÁ. PENSANDO NISSO, DEVEMOS SEMPRE VALORIZAR, RESPEITAR, CUIDAR E PROTEGER MUITO BEM ESSES PRESENTES. OS ALUNOS DEVERÃO FAZER UMA LISTA COM 10 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS SEUS AMIGOS, COMO DEVEMOS AJUDÁ-LOS, O QUE DEVEMOS FAZER PARA ELES E POR ELES, ENFIM, ATITUDES QUE ACHAREM IMPORTANTES E NECESSÁRIAS PARA COM OS AMIGOS. ESSA LISTA DEVERÁ SER CRIADA PELO ALUNO E REGISTRADA NO CADERNO POR UM FAMILIAR. POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ FAZER LEITURA E CONVERSAR SOBRE CADA UM DOS ÍTENS, DESTACANDO QUE, MESMO QUE NÃO ESTEJAMOS PODENDO FICAR PERTO DOS NOSSOS AMIGOS NESSE MOMENTO, DEVEMOS CONTINUAR COM AS AMIZADES CADA VEZ MAIS FORTES E MANTENDO CONTATO DAS FORMAS QUE FOREM POSSÍVEIS.
3-ATIVIDADE: A HISTÓRIA DA AMIZADE DA MENINA COM O ROBÔ NOS FAZ LEMBRAR MUITO DOS NOSSOS AMIGOS. DIANTE DISSO, NADA MELHOR QUE MATARMOS A SAUDADE MESMO QUE POR UMA FOTO. OS ALUNOS DEVERÃO OBSERVAR COM MUITA ATENÇÃO E CARINHO A FOTO DA NOSSA TURMA:


DEPOIS DE EXPLORAREM A FOTO, UM FAMILIAR DEVERÁ QUESTIONAR O ALUNO SE TODOS OS AMIGOS SÃO IGUAIS E QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS DE CADA UM. DEVERÃO OBSERVAR BEM A CARACTERÍSTICA DE CADA UM E TAMBÉM RELEMBRAR COMO É ESSE AMIGO, AS BRINCADEIRAS COM ELE, A CONVIVÊNCIA, ENFIM, DEVERÃO FAZER UMA VIAGEM DE VOLTA À ESCOLA E RELEMBRAR BONS MOMENTOS JUNTOS. O FAMILIAR DEVERÁ EXPLICAR QUE TODOS SOMOS DIFERENTES, ASSIM COMO A MENINA E O ROBÔ TAMBÉM SÃO. DEVERÁ EXPLICAR QUE ESSAS DIFERENÇAS SÃO MUITO LEGAIS, POIS JUNTOS FORMAMOS UM GRUPO LINDO E QUE TODOS MERECEM MUITO RESPEITO, CUIDADO E A NOSSA AMIZADE.

4-ATIVIDADE: OS ALUNOS DEVERÃO ESCOLHER UM OU MAIS DE SEUS AMIGOS E CRIAR UMA PEQUENA HISTÓRIA COM ELES, ASSIM COMO AS AVENTURAS DA MENINA COM SEU AMIGO ROBÔ.  PODEM CRIAR UM ENCONTRO, UMA BRINCADEIRA, UM PASSEIO, ENFIM, UMA HISTORINHA BEM CRIATIVA QUE GOSTARIA QUE ACONTECESSE FUTURAMENTE. UM FAMILIAR DEVERÁ OUVIR A HISTÓRIA E REGISTRAR NO CADERNO E, DEPOIS, O ALUNO DEVERÁ DESENHÁ-LA. DEPOIS DE PRONTO, A FAMÍLIA DEVERÁ QUESTIONAR O ALUNO SOBRE COMO ERA A AMIZADE ANTES E COMO ESTÁ AGORA COM O ISOLAMENTO, EXPLICANDO QUE LOGO VOLTARÁ TUDO AO NORMAL E QUE AS AMIZADES SERÃO AINDA MELHORES. AQUELES QUE PUDEREM, PODERÃO CRIAR UMA FORMA DE FICAREM MAIS PRÓXIMOS DOS AMIGOS, POSTANDO FOTO DA ATIVIDADE NO FACEBOOK DA ESCOLA, FAZENDO UMA LIGAÇÃO, UM VÍDEO, UMA CARTA, ENFIM, A FAMÍLIA PODERÁ UTILIZAR SUA CRIATIVIDADE E SUAS POSSIBILIDADES.

PROFESSORA-FRANCIELI BONFADA

5-ATIVIDADE: ESTÁTUA DA FLORESTA

NA SUA CASA CONVIDE ALGUÉM PARA BRINCAR COM VOCÊ. COLOQUE UMA MÚSICA E SE MOVIMENTE COMO QUISER, AO PARAR A MÚSICA VOCÊ DEVE IMITAR UM ANIMAL QUE VIVE NA FLORESTA E DEMONSTRAR EM SEU ROSTO ALGUM SENTIMENTO QUE O ANIMAL ESTA SENTINDO COMO FELIZ, TRISTE, ANIMADO, USE SUA CRIATIVIDADE E SUA IMAGINAÇÃO.

PROFESSOR-DANIEL

6-ATIVIDADE: CORRENTE DE HISTÓRIAS.
O PRIMEIRO PARTICIPANTE DIZ “ERA UMA VEZ” E LANÇA A BOLA (OU ALGUM OBJETO PEQUENO) PARA OUTRO JOGADOR, QUE DEVE CONTINUAR A HISTÓRIA. ALGUM OUVINTE ADULTO, ANOTA TUDO NO PAPEL, PARA QUE TODOS RIAM JUNTOS NO FINAL QUANDO TUDO FOR LIDO PELO ADULTO.
OS PAIS DEVEM CONTAR SITUAÇÕES DA SUA VIDA, FATOS OCORRIDOS NA INFÂNCIA, SITUAÇÕES DE AVENTURAS E DE CURIOSIDADE QUE LEMBRAM, INCENTIVANDO TAMBÉM A CRIANÇA PARA FALAR SOBRE SEUS SENTIMENTOS, ESCOLA, MOMENTOS DE APRENDIZADO EM SUA VIDA.
AO FINAL, PEÇA PARA A CRIANÇA DESENHAR EM UM PAPEL, AS SITUAÇÕES DA VIDA RELATADAS POR ELAS E PELOS PAIS NA CORRENTE DE HISTÓRIAS QUE FOI ESCRITA E LIDA.