TURMA-
112 PROFESSORA-
AMANDA MÜHL DE MOURA
OLÁ AMORES DA
TURMA 112! TUDO BEM? A PROF ESTÁ COM MUITA SAUDADE! ESPERO QUE GOSTEM DAS
ATIVIDADES DESSA SEMANA, QUE FORAM FEITAS COM MUITO CARINHO. UM BEIJÃO BEM
GRANDÃO!
NO CADERNO:
FAZER A DATA:
ARARICÁ, ___ DE JULHO
DE 2020.
HOJE
É:________________
O DIA ESTÁ:
________________
EMEF MARTIM RASCHKE.
1-ATIVIDADE: SERÁ DISPONIBILIZADO UM VÍDEO DA HISTÓRIA “MEU AMIGO ROBÔ” (GISELDA LAPORTA
NICOLELIS). OS ALUNOS DEVERÃO ASSISTIR COM A
PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA EM UM LOCAL BEM ACONCHEGANTE E CONFORTÁVEL DA CASA.
COMO ATIVIDADE, UM FAMILIAR DEVERÁ FAZER AO ALUNO AS
SEGUINTES PERGUNTAS:
O QUE A MENINA PEDIU QUE TIVESSE NO SEU
ROBÔ?
ELA GOSTOU DO ROBÔ QUE O ARTESÃO FEZ?
O QUE A MENINA E O ROBÔ FAZIAM JUNTOS?
COMO ERA A RELAÇÃO DELES?
NO CADERNO, OS ALUNOS DEVERÃO ESCREVER O
NOME DA HISTÓRIA E, ABAIXO, FAZER O DESENHO DE UM ROBÔ. ESSE ROBÔ NÃO DEVERÁ
SER IGUAL AO DA HISTÓRIA, MAS SIM CRIADO PELO ALUNO, SENDO ÚNICO, ASSIM COMO O
AMIGO DA MENINA É.
POR FIM, UM FAMILIAR DEVERÁ EXPLICAR PARA
O ALUNO QUE OS AMIGOS SÃO ASSIM COMO O ROBÔ, ÚNICOS, ESPECIAIS E QUE JAMAIS
EXISTIRÁ NO MUNDO OUTRO IGUAL. DEVERÃO EXPLICAR QUE OS AMIGOS SÃO NOSSOS
COMPANHEIROS, SÃO MUITO IMPORTANTES E MERECEM TODO O NOSSO AMOR, RESPEITO,
CUIDADO, PROTEÇÃO E APOIO EM TODOS OS MOMENTOS.
2-ATIVIDADE:
VOCÊS VIRAM QUE LINDA A AMIZADE DA MENINA E DO ROBÔ? OS AMIGOS SÃO GRANDES
PRESENTES, TESOUROS QUE A VIDA NOS DÁ. PENSANDO NISSO, DEVEMOS SEMPRE
VALORIZAR, RESPEITAR, CUIDAR E PROTEGER MUITO BEM ESSES PRESENTES. OS ALUNOS
DEVERÃO FAZER UMA LISTA COM 10 CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS SEUS AMIGOS,
COMO DEVEMOS AJUDÁ-LOS, O QUE DEVEMOS FAZER PARA ELES E POR ELES, ENFIM,
ATITUDES QUE ACHAREM IMPORTANTES E NECESSÁRIAS PARA COM OS AMIGOS. ESSA LISTA
DEVERÁ SER CRIADA PELO ALUNO E REGISTRADA NO CADERNO POR UM FAMILIAR. POR FIM,
A FAMÍLIA DEVERÁ FAZER LEITURA E CONVERSAR SOBRE CADA UM DOS ÍTENS, DESTACANDO
QUE, MESMO QUE NÃO ESTEJAMOS PODENDO FICAR PERTO DOS NOSSOS AMIGOS NESSE
MOMENTO, DEVEMOS CONTINUAR COM AS AMIZADES CADA VEZ MAIS FORTES E MANTENDO
CONTATO DAS FORMAS QUE FOREM POSSÍVEIS.
3-ATIVIDADE:
A HISTÓRIA DA AMIZADE DA MENINA COM O ROBÔ NOS FAZ LEMBRAR MUITO DOS NOSSOS
AMIGOS. DIANTE DISSO, NADA MELHOR QUE MATARMOS A SAUDADE MESMO QUE POR UMA
FOTO. OS ALUNOS DEVERÃO OBSERVAR COM MUITA ATENÇÃO E CARINHO A FOTO DA NOSSA
TURMA:
DEPOIS DE EXPLORAREM A FOTO, UM FAMILIAR
DEVERÁ QUESTIONAR O ALUNO SE TODOS OS AMIGOS SÃO IGUAIS E QUAIS SÃO AS
CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS DE CADA UM. DEVERÃO OBSERVAR BEM A CARACTERÍSTICA
DE CADA UM E TAMBÉM RELEMBRAR COMO É ESSE AMIGO, AS BRINCADEIRAS COM ELE, A
CONVIVÊNCIA, ENFIM, DEVERÃO FAZER UMA VIAGEM DE VOLTA À ESCOLA E RELEMBRAR BONS
MOMENTOS JUNTOS. O FAMILIAR DEVERÁ EXPLICAR QUE TODOS SOMOS DIFERENTES, ASSIM
COMO A MENINA E O ROBÔ TAMBÉM SÃO. DEVERÁ EXPLICAR QUE ESSAS DIFERENÇAS SÃO
MUITO LEGAIS, POIS JUNTOS FORMAMOS UM GRUPO LINDO E QUE TODOS MERECEM MUITO
RESPEITO, CUIDADO E A NOSSA AMIZADE.
4-ATIVIDADE:
OS ALUNOS DEVERÃO ESCOLHER UM OU MAIS DE SEUS AMIGOS E CRIAR UMA PEQUENA
HISTÓRIA COM ELES, ASSIM COMO AS AVENTURAS DA MENINA COM SEU AMIGO ROBÔ. PODEM CRIAR UM ENCONTRO, UMA BRINCADEIRA, UM
PASSEIO, ENFIM, UMA HISTORINHA BEM CRIATIVA QUE GOSTARIA QUE ACONTECESSE
FUTURAMENTE. UM FAMILIAR DEVERÁ OUVIR A HISTÓRIA E REGISTRAR NO CADERNO E,
DEPOIS, O ALUNO DEVERÁ DESENHÁ-LA. DEPOIS DE PRONTO, A FAMÍLIA DEVERÁ
QUESTIONAR O ALUNO SOBRE COMO ERA A AMIZADE ANTES E COMO ESTÁ AGORA COM O
ISOLAMENTO, EXPLICANDO QUE LOGO VOLTARÁ TUDO AO NORMAL E QUE AS AMIZADES SERÃO
AINDA MELHORES. AQUELES QUE PUDEREM, PODERÃO CRIAR UMA FORMA DE FICAREM MAIS
PRÓXIMOS DOS AMIGOS, POSTANDO FOTO DA ATIVIDADE NO FACEBOOK DA ESCOLA, FAZENDO
UMA LIGAÇÃO, UM VÍDEO, UMA CARTA, ENFIM, A FAMÍLIA PODERÁ UTILIZAR SUA
CRIATIVIDADE E SUAS POSSIBILIDADES.
PROFESSORA-FRANCIELI BONFADA
5-ATIVIDADE: ESTÁTUA DA
FLORESTA
NA SUA CASA CONVIDE ALGUÉM PARA BRINCAR
COM VOCÊ. COLOQUE UMA MÚSICA E SE MOVIMENTE COMO QUISER, AO PARAR A MÚSICA VOCÊ
DEVE IMITAR UM ANIMAL QUE VIVE NA FLORESTA E DEMONSTRAR EM SEU ROSTO ALGUM
SENTIMENTO QUE O ANIMAL ESTA SENTINDO COMO FELIZ, TRISTE, ANIMADO, USE SUA
CRIATIVIDADE E SUA IMAGINAÇÃO.
PROFESSOR-DANIEL
6-ATIVIDADE: CORRENTE DE HISTÓRIAS.
O
PRIMEIRO PARTICIPANTE DIZ “ERA UMA VEZ” E LANÇA A BOLA (OU ALGUM OBJETO
PEQUENO) PARA OUTRO JOGADOR, QUE DEVE CONTINUAR A HISTÓRIA. ALGUM OUVINTE
ADULTO, ANOTA TUDO NO PAPEL, PARA QUE TODOS RIAM JUNTOS NO FINAL QUANDO TUDO
FOR LIDO PELO ADULTO.
OS PAIS DEVEM CONTAR SITUAÇÕES DA SUA
VIDA, FATOS OCORRIDOS NA INFÂNCIA, SITUAÇÕES DE AVENTURAS E DE CURIOSIDADE QUE
LEMBRAM, INCENTIVANDO TAMBÉM A CRIANÇA PARA FALAR SOBRE SEUS SENTIMENTOS,
ESCOLA, MOMENTOS DE APRENDIZADO EM SUA VIDA.
AO FINAL, PEÇA PARA A CRIANÇA DESENHAR EM
UM PAPEL, AS SITUAÇÕES DA VIDA RELATADAS POR ELAS E PELOS PAIS NA CORRENTE DE
HISTÓRIAS QUE FOI ESCRITA E LIDA.