6° ano- Turma 162



7ª SEMANA: DE 04 A 10/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

· Copiar e resolver:
1)        Uma campanha contra a fome tinha como meta arrecadar 5 000 quilogramas de alimentos. Foram arrecadados 1 245 quilogramas de arroz, 874 quilogramas de feijão, 1 867 quilogramas de macarrão e 327 quilogramas de açúcar. De acordo com esses dados, responda:
a)        Quantos quilos de alimentos foram arrecadados?

b)        A meta foi atingida? Sobrou ou faltou alimento? Quanto?
Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e observe este poema:
(não é preciso copiá-lo)

Posso dizer que cantei
Aquilo que observei
Tenho certeza que dei
Aprovada a relação
Tudo é tristeza e amargura
Indigência e desventura
Veja, leitor, quanto é dura
A seca no meu sertão.
      Autor: Patativa do Assaré

Nesse poema, Patativa do Assaré ordenou as letras iniciais dos versos para formar uma palavra. Nesse caso, o próprio nome do autor: Patativa. Esse recurso é chamado “acróstico”.

2º.      ATIVIDADE- Copie e responda:
Nessa atividade, você criará um acróstico com o seu próprio nome.
Para compor os versos, fale de suas características, do seu jeito de ser, das coisas que gostam.

Para te auxiliar nessa produção, complete estas frases:
Eu sou _________________________________
Eu gosto muito quando____________________________
Fico triste quando___________________________________
Meus amigos dizem que____________________________
Fico desanimado quando____________________________________
Minha maior qualidade é___________________________________
Às vezes eu _____________________________________________
Sonho com_____________________________________

Observe este feito pela Paula:
Pequena
Alegre
Um dia eu fui...
Livre, leve
Agora eu sou.

Agora faça o seu:


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Observe a imagem abaixo: ela tem uma frase, essa frase tem todas as letras do alfabeto:
(não é necessário copiar a imagem)
2º.      Atividade- Copie e responda:
1)        Copie essa frase em seu caderno:
FRASE: ________________________________________________________________________

2)         Escreva todas as letras do alfabeto uma embaixo da outra e anote quantas vezes cada letra aparece na frase.
        Siga o exemplo da letra A que já está pronta. Coloque a quantidade das outras letras também.
a-        One 
b-         
c-         
d-         
e-         
f-          
g-         
...

3)        Ao final da atividade e com auxílio do dicionário, traduza a frase.
TRADUÇÃO: ___________________________________________________________________


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia o texto abaixo atentamente:
(não é necessário copiá-lo)

Durante as aulas anteriores vocês viram várias formas de se contar a criação do mundo. Como foi dito, astecas, cristãos, africanos, gregos, enfim, cada cultura tem a sua forma de contar como o mundo foi criado. Normalmente, baseado nas forças da natureza. Isso é o mito da criação.
Certa vez a filha do cacique de uma tribo tupi-guarani teve um bebê. A menina era muito bonita, tinha a pele branca e se chamava Mani. Trazia muita alegria para a aldeia, pois era uma criança muito feliz e querida. Durante uma manhã, Mani foi encontrada sem vida pela sua mãe. Com muita tristeza, o povo enterrou a menina dentro da própria oca. A terra ficava umedecida com tantas lágrimas, e depois de alguns dias, nasceu uma planta diferente no mesmo local onde o corpo havia sido enterrado. A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.
E essa estória é um mito? Não. Assim como, o Negrinho do Pastoreio, Robin Hood, entre outras, são lendas. Mitos e lendas são diferentes.
Mitos são histórias fantásticas, geralmente com figuras sobrenaturais como deuses ou monstros, que servem para explicar certos fatos por meio de metáforas e simbolismos. As lendas, por outro lado, são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade. Por isso, possuem base em determinado momento histórico. Porém, essas histórias são distorcidas ou exageradas, recebendo um ar fantástico.
Os mitos utilizam personagens inventados, geralmente entidades sobrenaturais como divindades e semideuses, e outros elementos fantásticos. Eles costumam ocorrer fora das linhas de tempo convencionais.
Ao longo da história, os mitos têm sido usados para explicar fenômenos aparentemente inexplicáveis ou certos costumes de alguma população. Eles são considerados sagrados e verdadeiros, muitas vezes reafirmados por líderes e governantes religiosos.
Por isso, era comum que antigos mitos tenham sido aceitos como fatos, como no caso de deuses gregos e romanos. Mas com o tempo, a razão e a ciência resultaram na queda de muitas dessas histórias, que passaram a ser vistas como falsas, ou seja, histórias míticas.
São os mitos que moldam as mitologias que existem em cada cultura, como no caso da mitologia greco-romana, nórdica, chinesa, entre outras.
Exemplos de mitos
Os mitos são as histórias que compõem as mitologias e servem para explicar certos acontecimentos. Por exemplo, na mitologia grega, a história da Caixa de Pandora é usada para explicar como os males e doenças chegaram à Terra.
Outro mito grego muito conhecido é a história de Prometeu, que roubou o fogo de Zeus para dar aos humanos. Já um mito contemporâneo comum é de que os gatos pretos trazem má sorte, o que não tem nenhuma evidência real.

·           Copie e desenvolva a atividade abaixo no seu caderno:
1.        O Brasil é muito rico em mitos e lendas. Você conhece alguma? Ótimo!
Então escreva um mito e uma lenda. Não esqueça de dizer qual é o mito e qual é a lenda.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir, é a letra de uma canção de Arnaldo Antunes e Jorge Bem Jor. Ela se refere a algumas relações existentes nas paisagens naturais:

“As árvores são fáceis de achar
Ficam plantadas no chão
Mamam do sol pelas folhas
E pela terra
Também bebem água
Cantam no vento
E recebem a chuva de galhos abertos
Há as que dão frutas
E as que dão frutos
As de copa larga
E as que habitam esquilos
As que chovem depois da chuva
As cabeludas, as mais jovens mudas
As árvores ficam paradas
Uma a uma enfileiradas
Na alameda
Crescem pra cima como as pessoas
Mas nunca se deitam
O céu aceitam
Crescem como as pessoas
Mas não são soltas nos passos
São maiores, mas
Ocupam menos espaço (...)”

2º.      Se desejar, pode ouvir esta música na íntegra, clicando no link abaixo:

3º.      ATIVIDADE: Agora, coloque data em seu caderno, copie as questões abaixo referente a análise da música e responda:
a)    Identifique e descreva que tipos de árvores são descritas na canção:
b)    Em quais trechos da canção as relações existentes na paisagem ficam mais evidentes?

OBS: Podemos conversar sobre essas questões ou outras referente a análise da letra da música aqui no blog da escola, comenta lá!


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Faça uma reflexão sobre o que significa servir ao próximo lendo e copiando o parágrafo abaixo:

 Diferentemente dos tempos antigos, a arte de servir não cabe apenas àqueles que têm esse ofício; muito menos tem haver com educação, obrigatoriedade, gentileza, etc. Servir tem haver, antes de tudo, com o coração e não com os braços.

2)        Copie as frases e assinale quais delas são essenciais para tornar o mundo melhor.
(  ) Ser solidário com os excluídos.
(  ) Querer tudo só para si mesmo.
(  ) Dar atenção e carinho a todos que necessitam.
(  ) Ficar com preguiça de ajudar as pessoas.
(  ) Ajudar as pessoas que precisam.
(  ) Discriminar os pobres.
(  ) Partilhar o que você tem com os outros.
(  ) Querer que os outros façam tudo por você.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Clique no link abaixo e assista ao vídeo sobre BADMINTON:

Confira também grandes jogadas deste esporte, no link abaixo:

2º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Como era chamado o esporte na Índia?
02- Quantos sets são realizados na partida? E de quantos pontos cada?
03- Quais materiais são utilizados para jogar badminton?
04- Quais os tipos de saques existem no badminton?
05- Descreva a batida de backhand, realizada no badminton.
06- Quais as modalidades do badminton?
07- Descreva como são selecionadas as penas das petecas profissionais.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto e a imagem abaixo:
Ciclo da água
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
Ocorre desde o surgimento da terra, tendo sua quantidade de água no planeta praticamente igual desde que o “mundo é o mundo” como o conhecemos hoje. O que mudou foi apenas a forma de como essa se encontra disponível e a sua utilização.
-            Representação do ciclo hidrológico (ciclo da água):
(Faça o desenho no caderno)

2º.      Observe e leia as informações na imagem abaixo:
(não é necessário copiar a imagem)

3º.      ATIVIDADE: Crie UMA IMAGEM E MENSAGEM, sobre a O USO CONSCIENTE DA ÁGUA, como se fosse uma capa de revista ou outdoor. Seja bem criativo, como se você estivesse fazendo essa capa ou outdoor de modelo para ser exposto na Festa das Azaleias, no município de Araricá. O desenho com mensagem pode ser feito no caderno de ciências, como também num papelão ou outro material que você prefira!
Dica: A partir do dia 01/06 comemoramos a Semana do Meio Ambiente, que tal fazer essa relação com a atividade!


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto e copie no caderno:
O que é um Taumatrópio?
Do grego: thauma = maravilhoso + tropos = giro
Este brinquedo ótico é um disco de papelão com uma imagem diferente de cada lado que foi inventado por Willian Fitton por volta de 1825. Ao girar este disco as imagens se combinam formando uma só.
Por exemplo, um desenho de um pássaro de um lado e no outro uma gaiola. Ao girar temos a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola.

2º.      Atividade prática: Não é necessário copiar, apenas fazer seu Taumatrópio seguindo os passos abaixo:
·           Assista ao vídeo, preparado carinhosamente pela professora Sheila:


·           Leia o passo-a-passo: Como fazer seu Taumatrópio?
Você vai precisar de: papel; tesoura; cola branca ou bastão; palito de churrasco, cordão ou caneta velha; lápis de escrever; lápis de cor e/ou canetinhas para o desenho;

Passo 01: Recorte dois círculos de mesmo tamanho na folha de papel. (Você pode utilizar algum objeto redondo, como um copo, e traçar o seu contorno nas folhas para ajudar a fazer os círculos).

Passo 02: Pense em um desenho que possa ser dividido em 2 partes e trace cada parte do desenho em cada um dos círculos.
Exemplos: um pássaro e um ninho, um vaso e uma flor, um homem e um chapéu, uma aranha e sua teia, um peixe e um aquário, flores e borboletas.

Passo 03: Cole os dois círculos com o palito, a caneta velha ou o cordão entre eles como se fosse um sanduíche.
Obs.: Os desenhos devem ficar virados para o lado de fora e um dos desenhos deve ficar invertido.

Passo 04: Escreva seu nome e turma no taumatrópio;
Passo 05: Gire o palito ou caneta e veja o seu desenho se unir virando um só. Divirta-se!



·           Para mais inspirações de desenhos em seu taumatrópio, assista ao vídeo no link abaixo:

Bom trabalho! Fique bem!