6º ano- Turma 162

1ª SEMANA: DE 23 A 29/04/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


Resolva as histórias Matemáticas:

1)      Uma casa de penhores possui 748 objetos que custam, em média, 3489 reais. Um homem muito rico pensa em comprar todos os objetos da casa de penhores. Quantos reais o homem rico irá gastar?

2)      No Paraná existem cerca de 500 mil famílias que recebem o bolsa família do governo federal. Se cada família recebe, em média,  125  reais,  quanto  o  governo  federal  paga  para  todas  as  famílias paranaenses que recebem o benefício?

3)      Em um formigueiro existem 765450 formigas. Um tempo depois morrem 125900 e nascem 134800. Quantas formigas, vivas, estão nesse formigueiro depois desse tempo?

4)      Ana pensou em um número, somou por 2 e multiplicou o resultado por 5. Se o total encontrado foi de 30, qual o número pensado por Ana?
Bons estudos!
Tudo vai ficar bem!!!!

Abraços, Professora Michele C. dos Santos Gossler.



LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


1)   Copie o texto e relembre o que são provérbios:

Provérbios, também chamados de ditados populares, são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.
São de fácil memorização e repetição visto serem formados por frases curtas e simples, ricas em ritmo e rimas. São, maioritariamente, antigos e de autores anônimos. Fazem parte da cultura popular de um país.

Lista de provérbios e ditados populares

  • A cavalo dado, não se olham os dentes.
  • A mentira tem perna curta.
  • A pressa é inimiga da perfeição.
  • Antes tarde do que nunca.
  • Cachorro que late não morde.
  • Cada cabeça, uma sentença.
  • Deus ajuda quem cedo madruga.
  • Devagar se vai ao longe.
  • É melhor prevenir do que remediar.
  • Entre marido e mulher não se mete a colher.
  • Filho de peixe, peixinho é.
  • Macaco velho não pula em galho seco.
  • Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
  • Nem tudo que reluz é ouro.
2)   Selecione um PROVÉRBIO ou DITADO POPULAR para realizar sua representação gráfica (desenho). Esta atividade pode ser feita em uma folha de ofício com margem 1 cm.



INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Nessa atividade vamos relembrar os nomes das cores em inglês e realizar exercícios:

1.      Copie e escreva ao lado das cores o seu nome em inglês, seguindo o exemplo:
      Amarelo: Yellow 
      Azul: 

      Branco: 

      Cinza:  

      Laranja:  
      Marrom: 
      Preto: 
      Rosa: 
      Roxo:  
      Verde: 
      Vermelho:  
     


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Questões de revisão: Com base nas anotações do caderno e folhas trabalhadas em aula, responder as questões abaixo.


Para fazer o estudo da história, o homem dividiu a história em partes, de acordo com um acontecimento histórico importante que tenha ocorrido na sociedade. Não significa que o período tenha terminado exatamente nessa data, mas serve como uma baliza para o estudante entender e organizar o estudo entre os acontecimentos. Assim o homem dividiu o estudo da sua história em
·           Pré-História
·           Idade Antiga
·           Idade Média
·           Idade Moderna
·           Idade Contemporânea
1)        Com base nas suas anotações, faça uma régua cronológica com as datas e os acontecimentos que separam cada período da história.



Toda pesquisa histórica é executada a partir de indícios ou vestígios deixados pelo homem na sua trajetória terrena. São as fontes históricas.
2)        Com base nos tipos de fontes que você tem no seu caderno, associe a cada tipo de fonte, um exemplo que contemple a cidade de Araricá. Ex.: Visual = foto antiga da cidade. (Não esqueça de descrever a fonte. No caso da foto, por exemplo, dizer de onde que é.)






GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
.
1)      Hoje é dia de procurar o tesouro escondido dentro de casa!
Comece escolhendo um cômodo da casa que seria perfeito para esconder um tesouro ( quarto, sala, cozinha...). Em seguida, escolha outro cômodo que será o ponto de partida para iniciar a procura ao tesouro escondido. Decidido isso, escolha mais alguns ambientes da casa para serem os pontos de distração até chegar ao ponto do esconderijo.

2)      Agora vamos registrar isso. Em uma folha,pode ser de caderno mesmo, desenhe um mapa indicando o caminho para encontrar o tesouro escondido, partindo do ponto inicial, passando pelos pontos de distração até chegar ao destino final. Para orientar a pessoa que utilizará o mapa, calcule a distância entre os ambientes utilizando o passo como unidade de medida. Por exemplo: Dê 7 passos a frente para chegar até a cozinha, chegando lá dê dois passos à direita e mais 5 passos a frente para chegar ao banheiro etc. Faça isso até o destino final. Uma dica é especificar o tamanho dos passos, considerando o tamanho da pessoa que fará a caça ao tesouro. Usem a criatividade e podem colocar alguns obstáculos para o caminho ao tesouro ser mais divertido.

3)      Com o mapa pronto, é hora de desafiar um de seus irmãos, pais ou outro familiar para realizar a caça ao tesouro se guiando pelo seu mapa. Para despertar o interesse dessa pessoa, escolha um tesouro que ela goste muito e se sinta interessada para descobrir onde ele está. Mas não revele qual é o tesouro! Isso incentivará a curiosidade dela e a brincadeira ficará ainda mais divertida. Não se esqueça de fotografar o seu mapa e compartilhar alguns momentos dessa brincadeira com a gente.

4)      Lembre-se de registrar no caderno essa atividade com a data em que ela foi realizada para possível verificação quando as aulas retornarem, também guarde o mapa criado... assim iremos relembrar essas atividades com a nossa turma em sala e compartilhar as experiências e aprendizados!



  
ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
.
Ø  Em família, fazer a leitura do texto “Uma pescaria inesquecível”,de James P. Lenfestey (Não é necessário copiar o texto)

UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
        Ele tinha 11 anos e, a cada oportunidade que surgia, pescava num rio que atravessava as terras onde a sua família morava, em um chalé.
        A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes, cuja captura estava liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água.
       Logo, elas se tornaram prateadas, pelo efeito da lua, nascendo sobre o rio.
       Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha.
      O pai olhava com admiração enquanto o garoto, habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água.
       Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada.
       O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as quebras volvendo para trás para frente.
       O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio.
       Pouco mais de 10 horas da noite...
       Ainda faltavam quase duas horas para a abertura da temporada.
       Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:
        - Você tem que devolvê-lo, filho!
        - Mas, papai, reclamou o menino.
        -Vai aparecer outro, insistiu o pai.
        -Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
       O garoto olhou à volta do rio. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista.
       Voltou novamente a olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável.
       Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. Naquele momento, o menino teve certeza de que jamais pegaria um peixe tão grande quanto aquele.
       Isso aconteceu a mais de 35 anos, hoje o garoto é um arquiteto bem-sucedido e o chalé de seus pais continua lá. Sua intuição não estava errada ele nunca mais pescou um peixe tão maravilhoso como o daquela noite. Porém sempre vê o mesmo peixe quando se depara com uma questão ética. Porque seu pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado.
     Agir corretamente quando se está sendo observado é uma coisa. A ética consiste em agir corretamente quando não estamos sendo observado. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, se aprende a devolver o peixe à água.
     A boa educação é como uma moeda de ouro: têm valor em toda a parte.
                                                                                    Texto de James P. Lenfestey (adaptado)

Ø Copie as perguntas e registre as respostas no caderno:
1)      Como você agiria nas seguintes situações:
- Se você visse alguém entregando um troco errado, um dinheiro a mais para uma pessoa:
- Se você achasse em um lugar público um celular deixado por alguém:
- Se você visse uma pessoa mentindo para a outra:
2)      Pergunte para duas pessoas da sua família: O que é ética?




EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


Mantenha seu corpo em movimento: A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida, portanto convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar! Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo.




1.      Após realizar essa prática de atividade física, responda:
a)      Qual foi sua maior facilidade?

b)      Onde você encontrou maior dificuldade? Por quê?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!

“Todos nós temos sonhos. Mas para transformá-los em realidade,
é preciso ter uma quantidade imensa de
 determinação, dedicação e esforço.”
 Jesse Owens, corredor e atleta do salto em distância.




CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Conforme visto em aulas anteriores, as misturas de substâncias fazem parte do nosso cotidiano, como ao fazer um bolo, tomar um café. Os remédios também são exemplos de misturas, pois são feitos a partir da mistura de ingredientes ou componentes e é algo que todos, em algum momento precisou tomar.

1ª atividade: Relembrar olhando no caderno de Ciências, livros ou sites, o que são as misturas.
2ªatividade:  Encontrar na sua casa, uma BULA de algum remédio (pode ser xarope, comprimido, gotas) e PREENCHER A TABELA, utilizando a BULA que você encontrou.
  


TABELA:

Nome do remédio
Composição
Indicação(algumas)
Contra indicação(algumas)
Posologia



































                                                                                                         
Obs: Palavras que vocês não saibam o significado, usem o dicionário de português! Faz bem aprender novas palavras.
3ªatividade: Pesquisar: o que é AUTOMEDICAÇÃO? Quais as possíveis consequências de se automedicar?
4ªatividade: Por que é importante ler a bula, antes de tomar o remédio indicado pelo médico?

                                                                                                                             Bom trabalho!!




ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1. DESENHO COM UMA LINHA.
Criar um desenho na folha do caderno usando apenas uma linha! Para isso, tente primeiro fazer um rascunho bem suave com o lápis de grafite no papel, porém, para finalizar, você deverá usar uma canetinha preta e com apenas um traço deverá contornar a imagem buscando os principais traços que caracterizam a imagem. Caso não tenha canetinha preta, pode substituir por caneta preta ou lápis de cor preto.
OBSERVAÇÃO: As imagens abaixo não devem ser copiadas no caderno, pois servem apenas para auxiliar na prática.