3° ano- Turma 131- Profª Sandra

 # S ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS EM UM FOLHA PARA ENTREGAR. # 

NOME DA PROFESSORA- SANDRA GOULARTE

TURMA- 131

NOME- ____________________________________________________________________________

DATA- _____________________________________________________________________________

1-ATIVIDADE: CONVIDE A SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A HISTÓRIA DO LINK ABAIXO, POIS ESTAMOS NO MÊS DO FOLCLORE E VAMOS CONHECER UM DOS PERSONAGENS DENTRE TANTOS QUE EXISTEM NO FOLCLORE BRASILEIRO.

https://youtu.be/9eLv1r6Fgsc

2-ATIVIDADE: DESCREVA COM SUAS PALAVRAS EM UM PARÁGRAFO, O QUE A IMAGEM ABAIXO RETRATA (QUAIS E QUANTOS ANIMAIS, FLORESTA, O QUE VOCÊ ACHA QUE A CUCA ESTÁ FAZENDO, ETC).   LEMBRE-SE QUE INÍCIO DE PARÁGRAFO E SUBSTANTIVO PRÓPRIO INICIAM-SE COM LETRA MAIÚSCULA, USO DA VÍRGULA E PONTO FINAL. APÓS ESCREVER, RELEIA PARA VER SE TEM SENTIDO SUA DESCRIÇÃO, DÊ UM TÍTULO BEM CRIATIVO PARA SUA PEQUENA HISTÓRIA.

http://simonehelendrumond.blogspot.com/2012/10/a-cuca-de-tarsila-do-amaral-5-atividades.html

 

3-ATIVIDADE: RESOLVA O CÁLCULO. A CUCA DECIDIU FAZER UMA POUPANÇA. JÁ GUARDOU OS VALORES ABAIXO. AO TOTAL, QUANTO ELA JÁ TEM NA POUPANÇA? ATENÇÃO: AS IMAGENS SÃO ILUSTRAÇÕES DE COMO AS NOTAS PODEM SER. PARA O CÁLCULO, LEVE EM CONSIDERAÇÃO O VALOR REPRESENTADO EM NUMERAL.


https://www.elo7.com.br/painel-educativo-sistema-monetario-moeda-brasileira-100x070/dp/11DC8A7

4-ATIVIDADE: EXISTEM MAIS QUE UMA VERSÃO SOBRE A CUCA. ALGUMAS DIZEM QUE ELA É A BRUXA MALVADA QUE PEGA AS CRIANÇAS QUE NÃO OBEDECEM SEUS PAIS, OUTRAS (COMO NA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU), DIZEM QUE ELA CUIDA DOS FILHOTES E PROTEGE A FLORESTA. A CUCA MALVADA OU BOAZINHA ESTÁ DENTRO DE CADA UM DE NÓS. BASTA ACREDITARMOS E COLOCARMOS EM PRÁTICA  UMA DAS VERSÕES. E VOCÊ, QUAL VERSÃO QUER PARA SUA VIDA, A MALVADA OU A BOAZINHA? COM BASE NISSO, ESCREVA ABAIXO O QUE VOCÊ DESEJA PARA SUA VIDA!

https://www.espacoprofessor.com/atividade-de-ensino-religioso-voce-e-do-tamanho-dos-teus-sonhos/

PROFESSORA- FRANCIELE E.

5-ATIVIDADE: VAMOS SALTAR NA BOCA DA CUCA SEM DEIXAR ELA NOS PEGAR?

PROFESSORA- JOSIANE

6-ATIVIDADE: CUCA DE CAIXINHA DE LEITE 

QUE TAL FAZER UMA CUCA SUPER ORIGINAL USANDO COMO MATERIAL PRINCIPAL UMA SIMPLES CAIXINHA DE LEITE? ENTÃO CONFIRA A LISTA DE MATERIAIS E MÃOS À OBRA!

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

DUAS CAIXINHAS DE LEITE

RETALHO DE FELTRO OU TECIDO

COLA QUENTE OU COLA BRANCA ESCOLAR

PAPEL NAS CORES: VERDE, PRETO, VERMELHO E BRANCO

PAPEL CREPOM AMARELO (OU OUTRO PAPEL AMARELO, RETALHOS DE TECIDO AMARELO, LÃ AMARELA)

PALITOS DE DENTE

DUAS BOLINHAS DE ISOPOR PEQUENAS (PODE SER BOLINHAS DE PING-PONG, DE DESODORANTE OU DE PAPEL)

FITA ADESIVA

TESOURA

COMO FAZER:

 

1.      PRIMEIRO HIGIENIZE AS DUAS CAIXINHAS DE LEITE E SEQUE BEM. EM SEGUIDA, CORTE A PARTE DE BAIXO DAS DUAS CAIXINHAS, PARA QUE A MÃO DA CRIANÇA POSSA SER COLOCADA DENTRO DELAS. ENCAPE CADA CAIXINHA COM O PAPEL VERDE, UTILIZANDO A FITA ADESIVA PARA FIXAR BEM. 

2.  AGORA CORTE UMA TIRA GROSSA DE FELTRO E UTILIZE-A PARA UNIR AS CAIXINHAS, DE MODO QUE ELAS POSSAM SER MOVIMENTADAS. PEÇA PARA UM ADULTO FIXAR O FELTRO COM A COLA QUENTE SE NÃO TIVER, PODE SER COLA BRANCA (NESTE CASO PRECISARÁ PRESSIONAR POR UM TEMPINHO PARA A COLA ADERIR BEM) VERIFIQUE SE ELAS FICARAM BEM PRESAS.

3. COM O PAPEL VERMELHO FAÇA UMA LÍNGUA BEM GRANDE E COLE NA CAIXINHA. ENTÃO PEGUE O PAPEL BRANCO E CORTE-O EM DUAS TIRAS. CORTE EM FORMATO DO DENTE NAS DUAS TIRAS E COLE OS DENTINHOS PRÓXIMO A LÍNGUA DA CUCA.

4.    AGORA DESENHE QUATRO BOLINHAS PRETAS NO PAPEL E CORTE-OS. COLE DUAS BOLINHAS NO LUGAR DO NARIZ E COLE AS OUTRAS DUAS SOBRE CADA BOLINHA DE ISOPOR.

5.      COM A BOLINHA DE ISOPOR PRONTA, FURE CADA UMA E ENCAIXE O PALITO DE DENTE. EM SEGUIDA, ENCAIXE AS BOLINHAS NA CAIXA DE PAPELÃO NO LUGAR DOS OLHOS, RETIRANDO AS SOBRAS DO PALITO PARA QUE ELE NÃO MACHUQUE A MÃO DE QUEM FOR MANIPULAR O FANTOCHE.

6.   POR ÚLTIMO, FAÇA VÁRIAS TIRAS DE PAPEL CREPOM AMARELO E COLE-AS COMO SE FOSSEM O CABELO DA CUCA.