16ª
SEMANA: DE 06 A 12/08/20
DICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Antes de iniciar as atividades da semana, assista
ao vídeo feito carinhosamente pela coordenadora Viviane:
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:
16ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não
é necessário copiar)
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Matemática, copie e responda:
1) Após ler
o texto sobre o lixo produzido no Brasil e saber que por dia o Brasil produz
7.500 toneladas de plástico, calcule quanto produziria se fosse apenas ¼ do
valor. Tire a prova real.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
atentamente:
(não é necessário copiar)
Nessa
semana estaremos trabalhando sobre o tema Meio Ambiente/ Educação Ambiental.
Para isso, leia com atenção o texto abaixo e faça o que se pede em seguida:
Ajudando o Meio Ambiente
Há
muitos anos ouvimos falar da degradação ambiental, do excesso de poluição na
natureza causado pelo mau comportamento dos homens, do mundo consumista.
Isso
acontece em razão da pouca conscientização que temos de que é fundamental
preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo que ela nos oferece de
melhor, a começar pelo ar que respiramos.
Existem
algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande
afinco.
- Não
jogue lixo nas ruas: Cada um deles possui um tipo diferente de matéria prima,
que leva anos para se desmanchar na natureza. Um único chiclete leva cinco anos
para se decompor.
- Não
desperdice água: Escovar os dentes, fazer a barba e tomar banho são atitudes
que podem ser feitas com grande economia de água, mantendo os registros
fechados. Molhe a escova e feche a torneira, abrindo-a para enxaguar a boca;
com a barba e o banho a mesma coisa.
-
Separe o lixo: Quando o lixo é separado a coleta fica mais fácil, assim também
deve ser com produtos que podem ser reciclados, para que o reaproveitamento da
matéria prima seja viável.
- Evite
usar materiais descartáveis: Não existem aterros sanitários suficientes para
abrigar a quantidade desses materiais, que são utilizados com frequência. Uma
sacola grande, de palha ou tecido de algodão, carrinho de feira, poderá evitar
o consumo de saquinhos de supermercado, um dos maiores poluentes da atualidade.
-
Denuncie: Fábricas e pessoas têm jogado detritos poluentes em rios, lagos e
mares, prejudicando as populações ribeirinhas, bem como os animais que vivem
nesse ambiente. Algumas fábricas lançam fumaças pretas, contaminadas, o que
carrega e polui o ar que respiramos.
- Não
compre animais silvestres: Retirados de seu habitat natural, algumas espécies
animais encontram-se em extinção, prejudicando a natureza, a sustentação de sua
cadeia alimentar. Se alguém compra, as vendas tendem a continuar.
Existem
várias formas de combatermos a destruição do meio ambientes, uma das principais
delas é exercermos a nossa cidadania, agindo contra atitudes que desrespeitem a
natureza, para que não tenhamos que enfrentar uma crise socioambiental.
2º.
ATIVIDADE: Copie e desenvolva em
sua folha de Língua Portuguesa:
1) Após a leitura do texto reflita sobre as
ações citadas nele para preservar o Meio Ambiente e responda:
a) Qual delas você já realiza em sua casa?
b) Quais outras alternativas você sugere para
que possamos auxiliar na preservação do Meio Ambiente?
c) Você considera importante pensar sobre esse
assunto? De que maneira é possível conscientizar as pessoas sobre a necessidade
de cuidarmos do local em que vivemos?
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA
AVULSA DE INGLÊS:
16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar)
A nossa Terra está sendo
destruída, a questão do aquecimento global traz um alerta muito forte, gerado
pelo impacto do consumo e estilo de vida que as pessoas estão levando, temos
que ajudar o meio ambiente a recuperar-se. Mas como fazer isso?
2º.
Atividade- Copie e desenvolva em
sua folha de Inglês:
1)
Faça
a leitura do poema abaixo quantas vezes forem necessárias, exercitando a rima e
compreensão:
Reduce,
reuse, recycle
Recycle,
recycle
Reduce,
reuse, recycle
It’s easy
to do
For your
world is my world
And my
world is your world
Reduce,
reuse, recycle
It’s easy
to do
teachers.net Gazette
Reduzir,
reutilizar, reciclar
Reciclar, reciclar
Isso é fácil fazer
Pois o seu mundo é
meu mundo
E o meu mundo é seu
mundo
Reduzir,
reutilizar, reciclar
Isso é fácil de
fazer
2)
Lembre-se
que podemos ajudar o nosso meio ambiente a ficar melhor se tomarmos algumas
decisões quanto a reduzir o consumo de alimentos industrializados, embalagens,
entre outros, bem como reutilizar e reciclar. Dê exemplos de produtos que
podemos reduzir, reutilizar e reciclar:
REDUCE |
REUSE |
RECYCLE |
|
|
|
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista
ao vídeo produzido carinhosamente pelo professor Rogério:
2º. Leia atentamente o
texto a seguir:
(não é
necessário copiá-lo)
Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!
Dentro do planejamento integrado, esta semana traremos
um assunto que tanto é delicado quanto é importante: O Meio Ambiente!
O planeta é composto de sistemas muito sensíveis que
ao menor sinal de desiquilíbrio se manifestam. E quando isso acontece, normalmente,
ele não é muito delicado conosco. Olha quantas tragédias temos por negligência
nossa com esses sistemas. Mas para isso, precisamos de uma educação especial,
precisamos nos alfabetizar em Educação Ambiental. E é isso que nós,
professores, vamos trabalhar!
No nosso caso, vamos começar pela legislação e sua
história, pois o cuidado com o Meio Ambiente não é de agora.
Quando Pero Vaz de Caminha,
em 1500, relata com detalhes a as belezas naturais do recém encontrado Brasil,
já mostra o quanto eram importantes os recursos naturais encontrados.
O conceito de meio ambiente
é recente, bem como as políticas de proteção. A proteção, conservação e
preservação eram direcionadas para o desenvolvimento econômico.
O primeiro reconhecimento da
importância da árvore, pelo governo português, através de uma carta régia, em
27 de abril de 1442. As conquistas portuguesas no Atlântico e no Pacífico
possuíam uma riqueza florestal imensa. Como os portugueses queriam ampliar sua
frota de navios para manter suas conquistas, precisavam de muita madeira. A
Europa já não possuía tantas florestas. Foi necessário que se criasse uma lei
que punisse o desperdício de madeira e controlasse o corte. No Brasil, uma
pequena manifestação dessa preocupação apareceu somente com a vinda da família
real. Em 13 de junho de 1808 foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A industrialização do
Brasil, entre 1930 a 1950 permitiu que algumas áreas de interesse daquele
período criassem instrumentos legais e órgãos públicos que, de alguma forma estavam
relacionados ao meio ambiente, como o Código de Águas, em 1934; a Patrulha
Costeira; o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS); entre outros.
A conservação era mais voltada para o patrimônio natural, histórico e
artístico. A criação de parques nacionais e florestas, normas de proteção aos
animais, a organização do patrimônio histórico e artístico, são exemplos dessas
medidas. Em 1948 foi criada a Fundação Brasileira para a Conservação da
Natureza.
O comprometimento do governo
brasileiro junto a órgãos internacionais, como a UNESCO, se dá quando participa
da Conferência Internacional sobre a Utilização Racional e a Conservação dos
Recursos da Biosfera, na década de 1960. O Brasil, como membro das Nações
Unidas, também assinou acordos, pactos e termos de responsabilidade entre
países, no âmbito da Declaração de Soberania dos Recursos Naturais. A década de
1970 foi marcada pelo agravamento dos problemas ambientais, e,
consequentemente, pela maior conscientização desses problemas em todo o mundo.
No entanto, somente após a
participação da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas para o
Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia, é que medidas
efetivas foram tomadas com relação ao meio ambiente no Brasil. Participaram do
evento representantes de aproximadamente 113 nações, 90% dos quais pertenciam
ao grupo dos países em desenvolvimento. Nessa época, apenas 16 deles possuíam
entidades de proteção ambiental.
Liderados pelo Brasil, os
países aprovaram uma declaração de que o subdesenvolvimento é uma das mais
frequentes causas da poluição no mundo atual. Isso faz com que o controle da
poluição ambiental faça parte do programa de desenvolvimento.
Em 1972, realizou-se em
Estocolmo, Suécia, a Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano, de onde saiu
um documento intitulado "Declaração sobre o Ambiente Humano". A
Declaração reconhece a importância da Educação Ambiental como uma ferramenta
para o combate à crise ambiental no mundo.
Mesmo sem poder de polícia,
em 30 de outubro de 1973 foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente. O
objetivo era conscientizar a população dos cuidados como meio ambiente,
evitando atitudes predatórias.
Em 1977, a UNESCO-PNUMA
promoveu a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, que influenciou
a adoção dessa disciplina nas universidades brasileiras.
Em 1981, o Governo
Brasileiro institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Nessa política são
criados os instrumentos para implementação dessa política.
Mas foi na Constituição de
1988 que, pela primeira vez na história de uma nação, foi dedicado um capítulo
inteiro para o meio ambiente. A partir daí foi criado o programa Nossa
Natureza.
Em 22 de fevereiro de 1989 é
criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
– IBAMA.
Em 1990, foi criada a
Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República – SEMAM, ligada à
Presidência da República, que tinha no IBAMA seu órgão gerenciador da questão
ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a
Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação, conservação e uso
racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis.
Realizou-se no Rio de
Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, da qual participaram 170 nações. A
Rio-92 teve como principais objetivos:
• identificar estratégias
regionais e globais para ações referentes às principais questões ambientais;
• examinar a situação ambiental
do mundo e as mudanças ocorridas depois da Conferência de Estocolmo;
• examinar estratégias de
promoção de desenvolvimento sustentado e de eliminação da pobreza nos países em
desenvolvimento.
Contudo, a sociedade que
vinha se organizando nas últimas décadas pressionava as autoridades brasileiras
pela proteção ao meio ambiente.
Essas, preocupadas com a
repercussão internacional das teses discutidas na Conferência Mundial sobre o
Meio Ambiente, determinaram, em 16 outubro de 1992, a criação do Ministério do
Meio Ambiente - MMA, órgão de hierarquia superior, com o objetivo de estruturar
a política do meio ambiente no Brasil.
3º.
ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade abaixo em
sua folha de História:
1) Faça uma régua cronológica (linha do tempo) com as datas e os
principais eventos relatados no texto:
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
as orientações:
(não
é necessário copiar)
Assistir
ao vídeo “Sustentabilidade”, produzido pela professora Loreci, disponível no
link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=H7B04fNjNAI
Leia
as instruções:
Você
sabia que nenhum país apresenta uma diversidade tão grande quanto o Brasil em
espécies de animais e vegetais? Estima-se que entre 10 e 20% do total de
espécies do mundo estejam presentes em território brasileiro, segundo o
Ministério de Meio Ambiente.
Para
conservar essas espécies, bem como as características dos lugares onde elas
ocorrem, foi criado o Sistema Nacional De Unidades de Conservação (Snuc) em
2000.
Foram
definidos dois grupos de unidades de conservação, áreas delimitadas para a
conservação ambiental nas quais as ações humanas são restritas, quando não
proibidas, são áreas de:
·
Proteção Integral: não permite a retirada de recursos naturais; O uso é
indireto por meio de pesquisas cientificas, visitas educacionais e turismo
ecológico; São divididas em 5 grupos: Estação Ecológica, Reserva Biológica,
Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre;
·
Unidades de Uso Sustentável: São mais flexíveis quanto a presença da
população; As comunidades que vivem nessas áreas podem manter seu estilo de
vida, desde que não afete a dinâmica natural da área, seguindo a dinâmica de
fazer uso dos recursos disponíveis mas conciliando sua preservação e possível
uso das gerações futuras; Elas foram divididas em sete áreas: Área de Proteção
Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva
Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e
Reserva Particular do Patrimônio Natural;
Observe
o mapa abaixo:
2º.
ATIVIDADE:
Coloque
data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:
a)
Quais
tipos de Unidades de Conservação encontramos em nosso estado?
b)
Qual a
importância dessas Unidades de Conservação?
c)
Relacionando
o vídeo que assistimos, quais atitudes podemos ter para contribuir e/ou
promover a sustentabilidade em nossa cidade?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ensino Religioso, copie e responda:
1)
Reflita e copie a canção – Natureza! Mãe Natureza!
Mãe Natureza
LBV
Nosso planeta foi criado com muito amor
E, por isso, precisamos dar valor.
Tanta beleza! Mãe Natureza!
Em cada canto que se vai o meu olhar
Eu vejo uma obra da perfeição
Que traz a vida e a alegria
E me envolve de emoção.
Natureza! Mãe Natureza!
Do céu azul que vem a Paz,
Da terra o verde que me encanta,
Trazendo ao mundo a Esperança.
Natureza! Mãe Natureza!
Quando a estou a contemplar,
Eu sinto calma em meu viver
É meu dever te proteger.
2)
Crie mais um verso para a canção pensando na
valorização da natureza!
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto)
Dentre as muitas razões do porque
reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a
diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo, além de ajudar
a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a
vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. Nós
também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer.
Quando reciclamos, aquilo que
antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a
matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura. Mas o
futuro não nos reserva boas notícias, já que a produção mundial
de plástico cresce constantemente há mais de meio século, passando de
aproximadamente 1,9 toneladas em 1950 para cerca de 330 milhões de toneladas em
2013. O Banco Mundial estima que 1,4 bilhões de toneladas de lixo são
geradas globalmente a cada ano e, desse total, 10% é plástico. A
Organização Marítima Internacional proibiu o despejo de resíduos
de plástico (e da maioria dos outros lixos) no mar. No entanto, mesmo
que seja descartado corretamente, uma parte do plástico que deveria
ser depositado em aterros, incinerado ou reciclado escapa para o meio
ambiente - e uma fração considerável desse plástico que escapa
acaba no oceano.
Para entender a gravidade da
atual situação, clique no link abaixo e assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=snHn5HQxweo
2º. Atividade prática:
Sabendo de toda essa situação que
ocorre no planeta, vamos realizar um jogo/desafio, utilizando material
reciclado: Garrafa Pet.
Assista ao vídeo, preparado com
muito carinho pelo professor Cristian, monte seu desafio com a ajuda de um
adulto e desafie a família em casa:
Material utilizado: 3 garrafas
pet; 1 tesoura (pedir para o responsável fazer o uso na hora solicitada).
Objetivo do desafio: com apenas
três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima.
Como Jogar:
·
O
jogador tem apenas 3 movimentos;
·
Cada
movimento tem que usar as duas mãos movendo 2 copos na jogada
·
No
terceiro movimento ,todos os copos tem que ficar com a boca para cima
Aprendido o desafio, treine
bastante e desafie sua família. Registre este momento em foto, poste no
Facebook e marque a escola. Quem será que vencerá o desafio?
1º.
Atividade
de registro:
Coloque
data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:
1.
Quem
foram os familiares desafiados?
2.
Quem
conseguiu atingir o objetivo de com
apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima?
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:
16ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Lixo ou resíduo é tudo
aquilo que não nos serve mais e jogamos fora, sem um valor econômico.
Um dos maiores problemas
ambientais atualmente é a quantidade crescente de LIXO produzido pela população
humana.
Mas o que acontece com o lixo
depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido
diariamente?
A cada dia se produz, no Brasil,
milhares de toneladas de lixo. Parte do que é coletado se destina aos aterros
sanitários, usinas de compostagem e incineradores. Mas a maioria dos resíduos
vai parar em lixões, terrenos baldios, córregos, represas e rios.
Em tese, 80% de tudo que é jogado
fora poderiam ser reaproveitados, mas não é o que acontece. Os catadores,
sucateiros, empresas, ONGs e algumas prefeituras dão conta apenas de uma
pequena parte do lixo reciclável, mas quase nada do resíduo orgânico é
separado. Agora, se cada um de nós encaminhar o lixo seco para reciclagem e
transformar restos orgânicos em húmus (adubo), crescem as chances de resolver o
problema do lixo e assim proteger a natureza, a cidade e, por tabela, nós
mesmos.
O lixo causa enchentes, entope
bueiros e diminui a vazão de água.
O lixo indevidamente administrado
provoca mau cheiro, causa a proliferação de animais nocivos e transmissores de
doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui pelo chorume (líquido que
sai do lixo orgânico) o solo e o lençol freático e também o ar. Além disso,
sabe-se que é prática comum a queima do lixo em ruas, terrenos baldios e
lixões.
A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de
misturado.
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ciências, copie a atividade e responda:
1)
A
partir do texto acima, convido você a repensar em como podemos solucionar ou ao
menos diminuir os problemas que a quantidade excessiva de lixo gera. Para isso
criou-se os “5 Rs”: reciclar,
reutilizar, recusar, reduzir e repensar.
Em cima dos 5Rs, leia atentamente
o que cada “R” significa e complete-os com alguns exemplos do seu dia a dia.
RECICLE: Reciclar é transformar
materiais usados em novos materiais.
Ex.:
REDUZA: Reduza a quantidade de
lixo que você produz!
Ex.:
RECUSE: Não compre ou adquira
coisas desnecessárias, principalmente aquelas que causam danos à saúde e ao
meio ambiente.
Ex.:
REUSE: Reutilize ao máximo
qualquer material antes de colocá-lo fora.
Ex.:
REPENSE: A conscientização
ambiental é necessária para termos uma qualidade de vida melhor. Cada um deve
fazer a sua parte!
Ex.:
2)
Se você já adota algumas das soluções acima no
seu dia a dia, comente abaixo: (pode descrever ou citar em tópicos).
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto abaixo e observe as imagens:
(não é necessário copiar)
ARTE
AMBIENTAL
Arte
Ambiental é a arte que utiliza a natureza como matéria-prima para sua produção.
Não mais a tela como suporte, mas galhos de uma árvore ou mesmo uma montanha
podem ser transformados em arte pelas ideias de um artista. Esse estilo de arte
está inserido dentro da Arte Contemporânea, que é a arte dos nossos tempos.
Arte e
Natureza são dois temas que podem andar juntos com muita tranquilidade. Você
sabia que muitos artistas realizam obras de arte com lixo? Recentemente, o
artista Vik Muniz, mundialmente conhecido, criou diversas obras com referência
na História da Arte com o lixo. Seu trabalho ficou eternizado no documento
“Lixo Extraordinário”, filmado ao longo de quase dois anos, em que o artista
apresentou seu processo criativo e a sua relação com uma comunidade próxima de
um aterro sanitário do Rio de Janeiro.
Vik
Muniz
Lá ele
fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de
Vik Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com
estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando
sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.
Clique
no link abaixo e assista ao trailer oficial do documentário Lixo extraordinário:
https://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8
2º. Atividade
prática- Vamos
criar uma obra de arte?
Você já percebeu quanto lixo
jogamos fora todos dos dias? Embalagens diversas, garrafas de refrigerante,
tampas, potes, sacolas, tudo isso pode virar obra de arte e até mesmo
brinquedos. Que tal reutilizar estes materiais para criar uma obra de arte e
ainda ajudar a natureza?
- Junte os materiais que você conseguir
e crie uma arte original e criativa. Você pode fazer um desenho ou usar uma
foto impressa em papel sulfite e colar sobre um papelão para a base, por
exemplo, e colar os materiais em cima ou criar uma escultura.
Lembre-se
de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina,
professora e título: Arte ambiental.
Depois, se possível, fotografe e poste
no Facebook, marcando a nossa escola.
Bom trabalho!
Veja mais algumas ideias: