7° ano- Turma 172

12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver: 
1)          Os Guaranis habitavam principalmente os vales dos rios e nas margens das lagoas, onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas também plantavam feijão, abóbora e batata. Eram o grupo mais numeroso da região Sul. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular, e a aldeia era formada geralmente por 3 a 6 ocas de acordo com o grau de parentesco entre eles.
Baseado nas informações a cima, se uma aldeia possui 4 ocas e em cada uma delas moram 7 pessoas, quantos indígenas pertencem a essa aldeia? Se na região Sul, existisse, 349 aldeias, e em cada uma tivesse o mesmo número de indígenas da aldeia calculada anteriormente, quantos indígenas Guaranis pertenciam a região Sul?


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pela professora Luana para entender um pouco mais sobre os Estereótipos:

2º.      Copie e desenvolva a atividade:
(não é necessário copiar a imagem)
A) Observe a imagem a seguir, e descreva quais os estereótipos que você tinha sobre a cultura indígena.


 INGLÊS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e responda:
a)        Qual estilo musical você aprecia?
b)        Você conhece algum cantor ou banda de origem indígena que canta também em outra língua? Fale um pouco sobre.

2º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)
Cantores indígenas ou bandas formadas por integrantes de várias etnias exploram também outros gêneros musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc). Eles estão espalhados por todo o cenário mundial, compondo músicas em várias línguas, inclusive na língua inglesa e língua nativa de sua região, algumas contam histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos e pensamentos diversos;
O resultado dessa mistura de ritmos envolve muitos artistas que buscam por uma valorização de sua cultura e arte.

Leia um pouco da história do cantor indígena Stan Walker: ele ficou famoso ao participar do Australian Idol em 2009 e tornou-se campeão após mostrar suas canções gravadas, que falavam da cultura do seu povo indígena, das paisagens exaltando a natureza e da beleza da Cordilheira dos Andes. A maioria dessas canções foi gravada, em Inglês e Maori (língua oficial de seu povo), atualmente ele faz muito sucesso na Nova Zelândia/Austrália.
Para conhecer um pouquinho do seu trabalho você pode assistir a um de seus videoclipes mais famosos, clicando no link abaixo:


HISTÓRIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Na postagem anterior tivemos contato com a medicina indígena. Seus possíveis usos e benefícios.  Também vimos a questão da automedicação e como ela pode ser prejudicial à saúde. Na atividade dessa semana, vamos continuar nossa revisão sobre a cultura indígena. Você terá contato com a escravidão indígena no período colonial. Vai saber como se davam as relações comerciais no início da colonização e como a população indígena foi quase dizimada.
Inicialmente, os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho regular nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho intensivo, regular e compulsório. Este tipo de trabalho não fazia parte da sua cultura. Só realizavam o que era necessário para sua sobrevivência: Coleta de alimentos na natureza, caça e pesca.
Além do que, nem todos concordavam com essa escravidão. Os padres jesuítas eram contra o aprisionamento dos índios e, frequentemente agiam contra os interesses portugueses, ajudando os indígenas.
Por sua vez, os índios também reagiam à escravização seja enfrentando os colonizadores através da guerra, ou fugindo para lugares longínquos no interior da selva onde era quase impossível capturá-los. Finalmente, há que se considerar que o contato entre brancos e índios foi desastroso para estes últimos no tocante à saúde. Os índios não conheciam - e portanto não tinham defesas biológicas - contra doenças como a gripe, o sarampo e a varíola, que os vitimaram às dezenas de milhares, provocando uma verdadeira catástrofe demográfica.
A escravidão indígena só foi proibida em 1757.

2º.      Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    Entender uma imagem ou documento é muito importante para nossos estudos. É como interpretar um texto na aula de português. Por isso, descreva a imagem abaixo, com todos os detalhes que você encontrar.
(não é necessário copiar a imagem)

2)    Responda as questões abaixo.
a)    Qual parte do texto a imagem pode ser associada?
b)    Quem não concordava com a escravidão indígena?
c)    Conforme o texto, os portugueses realizavam uma relação comercial com os indígenas chamada escambo. Identifique como ela está ocorrendo na imagem?
d)    Como os indígenas resistiam a escravidão?


GEOGRAFIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as orientações:
 (não é necessário copiar)
Na aula passada de Geografia nós analisamos algumas questões quanto a cultura indígena e a grande variedade de grupos indígenas, e daí também a grande variedade da cultura em diferentes grupos, a fim de discutir e refletir para quebrar um pouco o estereótipo de “índio” que temos enraizados na sociedade. Enfim, o nosso objetivo sempre será o de questionar!
Continuando agora com nossas reflexões, proponho que assistam ao vídeo produzido pela professora, para analisarmos essa imagem estereotipada dos grupos indígenas na formação territorial brasileira. O vídeo está disponível no link abaixo:

·           Para pensar:
(não é necessário copiar)
Bom, não é novidade que um mesmo fato pode ser visto e analisado por diferentes perspectivas, pontos de vista. Mesmo aquela imagem que observamos no início do vídeo, Em muitas imagens presentes na internet, livros didáticos, apostilas e etc., vemos representações estereotipadas, de modo que estes povos aparecem frequentemente subjugados e à mercê do grupo colonizador. Não podemos negar as condições de precariedade e violência a que estes povos foram submetidos, mas é importante analisar que existe outra narrativa, que aponta também para a legitimidade de suas territorialidades na formação do território brasileiro e suas ações de resistência, mesmo entendendo que estas populações são heterogêneas entre si.
Lembre-se que as representações apresentam pontos de vista distintos sempre a depender de quem as criou, em que época, com que ponto de vista e com qual objetivo. (Desta forma, também é importante que estejamos sempre atentos às intencionalidades das imagens com as quais nos deparamos no dia a dia, seja em um livro didático, apostilas, ou ainda e, principalmente, nos meios de comunicação. O mesmo ocorre não apenas com imagens, mas também quando lemos um texto, assistimos a um filme, um documentário ou ouvimos uma música.)
Imagine o seguinte, como você acredita que seria a perspectiva de um indígena sobre os acontecimentos históricos relacionados ao território que foram discutidos até aqui, será que as representações seriam, necessariamente, como a da imagem mostrada no vídeo?

2º.      ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade a seguir:
Agora você é o artista!
Imagine como seria um desenho feito a partir da visão de uma criança indígena, com o propósito de pensar em outra perspectiva de representação do indígena diferente da imagem analisada no vídeo.
O desenho pode ser feito no caderno mesmo, ou em uma folha e anexada ao caderno de Geografia.
Pense em seu desenho, o que pretende representar, qual mensagem gostaria de transmitir a partir dele...
Desenvolva a atividade com capricho, e se possível, nos envie foto do seu desenho em desenvolvimento ou pronto.
Vou ficar aguardando! Um abraço da Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e reflita o que dizem os provérbios na cultura indígena:
 A sabedoria do povo indígena também é conhecida através de provérbios contados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está escrito nela: 
1)        Qual a lição de sabedoria que você pode retirar desse provérbio?


EDUCAÇÃO FÍSICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto)

Quando os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu, pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a dizimar esse povo por doenças e invasões.
Eles foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá. Dessa época muitas trocas de saberes aconteceram entre esses dois povos, incluindo o pião de tucumã,
O pião pode ser feito com a semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica.

2º.      Assista ao vídeo sobre o pião de Tucumã, produzido pelo projeto Território do Brincar:
  
3º.      Atividade prática:
Na aula de hoje, vamos aprender a fazer um Pião!
Como não possuímos a semente de tucumã, vamos fazer um com material reciclado!?
Para isso, você precisará da ajuda de um familiar adulto!

Material utilizado:
·         2 tampinha de refrigerante
·         1 palito de churrasquinho (ou palito de pirulito)
·         Fita adesiva (durex ou isolante)
·         1 pedaço de mangueira velha ou tubo(5 a 10 centímetros)
·         Pedaço de barbante ou linha (15 centímetros)
Material para seu responsável utilizará ao ajudar você:1 alicate, 1 prego fino, 1 isqueiro ou fósforo e 1 tesoura.

Assista ao vídeo, disponível no link abaixo e faça seu pião, com a ajuda de um adulto e utilizando os materiais que tenha em casa:

Uma ideia também, é vocês construírem 2 piões e brincarem juntos, como se fosse uma “Beyblade”!
Espero que tenham gostado de desenvolver este brinquedo! Abraço do Professor Cristian!


CIÊNCIAS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas, matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.

Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo[...]
  
2º.      Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a natureza– jornal minas:

Essa reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do “homem branco”. 

3º.      Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:

  1. Escolha e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
  2. Por que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
  3. Mesmo tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do “homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta através de exemplos.
  4. Explique uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com a natureza.
  5. Observe a imagem e escreva o que ela representa para você. 



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
  
1º.      Leia o texto abaixo:
(não é necessário copiar)

LENDAS INDÍGENAS

As lendas indígenas são histórias fantásticas cheias de mistério sobrenatural, ligadas à feitiçaria e à magia.
Nas nações indígenas essas histórias são muito importantes, possuem o poder de doutrinar os índios jovens e arredios. Algumas dessas histórias foram criadas a partir de fatos verídicos, acontecidos nas regiões onde viveram seus heróis antepassados, que se sobressaíram dentre os membros de sua tribo, pelo poder, beleza, bondade, caridade, ou outros feitos, e tornaram-se encantados.
Dentre as lendas mais conhecidas estão: a lenda do Boitatá, Saci Pererê, Curupira, Vitória Régia entre outras...

2º.      Atividade prática- Vamos fazer um origami?
 A lenda da Vitória Régia é uma das mais belas e populares da cultura indígena. Diz a lenda, que a lua era um Deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo, assim, uma jovem índia encanta com o Deus, se atirou no lago em direção à imagem da Lua, tornando-se então a estrela das águas, a Vitória Régia.
Nossa atividade de hoje será desenvolver um origami da Vitória régia, planta popular no Brasil principalmente na Região Norte. Para esta atividade você precisará apenas de papel, régua, lápis, cola e tesoura.

Assita ao vídeo, preparado com muito carinho pela professora Josiane e faça seu origami:

Siga o passo a passo conforme as imagens e faça sua Vitória Régia: