5°ano- Turma 152- Profª Keli


152
TURMA-152                PROFESSORA- KELI CARINA FILLMAN
ARARICÁ, ____________ DE_____________ DE 2020.

1-ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

TODA FESTA JUNINA DEVE CONTAR COM PRATOS TÍPICOS, POIS ELES FAZEM PARTE DA TRADIÇÃO DESTA IMPORTANTE FESTA DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA. SÃO DOCES, SALGADOS E BEBIDAS QUE ESTÃO RELACIONADAS, PRINCIPALMENTE, À CULTURA DO CAMPO E DA REGIÃO INTERIOR DO BRASIL.
PESQUISE COM A FAMÍLIA, E REGISTRE EM SEU CADERNO, QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRATOS E BEBIDAS TÍPICAS QUE FAZEM PARTE DA FESTA JUNINA AQUI DO NOSSO ESTADO: RIO GRANDE DO SUL. EM SEGUIDA ESCOLHA UM DOS PRATOS PESQUISADOS E DESCREVA SUA RECEITA. SE POSSÍVEL, FAÇA UMA DAS RECEITAS E COMPARTILHE CONOSCO A SUA EXPERIÊNCIA COM UMA FOTO OU VÍDEO MARCANDO O FACEBOOK DA ESCOLA.

2-ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

COPIE EM SEU CADERNO:
COMO VOCÊ SABE, MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO NO NOSSO DIA A DIA, INCLUSIVE NAS RECEITAS TÍPICAS, ENTÃO ASSIM COMO VOCÊS FIZERAM NA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS, TAMBÉM PESQUISEI UMA RECEITA E VOU COMPARTILHAR COM VOCÊS.

BOLO DE MILHO
1 LATA DE MILHO VERDE (COM O LIQUIDO)
2 XÍCARAS DE CHÁ DE FUBÁ (FARINHA DE MILHO)
4 OVOS
1 XÍCARA DE CHÁ DE ÓLEO
1 XÍCARA DE CHÁ DE LEITE
2 XÍCARAS DE CHÁ DE AÇÚCAR
100 GRAMAS DE COCO RALADO
2 XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ

MODO DE PREPARO: NO LIQUIDIFICADOR, COLOQUE OS OVOS, O MILHO, O ÓLEO, O LEITE E O AÇÚCAR; BATA POR CERCA DE 2 MINUTOS;
DESPEJE ESSA MISTURA EM UMA TIGELA OU BACIA; EM SEGUIDA, ADICIONE A FARINHA DE TRIGO, O COCO RALADO E O FUBÁ (FARINHA DE MILHO); MISTURE ATÉ QUE A MASSA FIQUE BEM HOMOGÊNEA;

ADICIONE O FERMENTO E MEXA DELICADAMENTE ATÉ MISTURAR BEM; DESPEJE ESSA MASSA EM UMA FORMA UNTADA E ENFARINHADA;
LEVE PARA ASSAR EM FORNO PRÉ AQUECIDO, 180°C, POR CERCA DE 45 MINUTOS OU ATÉ DOURAR.

AGORA QUE JÁ APRENDEMOS ESTÁ DELICIOSA RECEITA, VAMOS REALIZAR ALGUNS CÁLCULOS.


1.    SE DOBRARMOS A QUANTIDADE DE OVOS, QUANTAS GRAMAS DE COCO PRECISAREI?
2.      SE DIMINUIRMOS A RECEITA ORIGINAL, PELA METADE, QUAL AS QUANTIDADES DE CADA INGREDIENTE SERIAM NECESSÁRIOS (DESCREVA AS NOVAS QUANTIDADES).
3.      PARA A PREPARAÇÃO DA FESTA JUNINA DA ESCOLA, SEMPRE SÃO FEITOS MUITOS BOLOS, PORTANTO PARA ECONOMIZARMOS TEMPO, A COZINHEIRA RESOLVEU TRIPLICAR A RECEITA, DESCREVA COMO FICARIA ESSA NOVA RECEITA.

3-ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO

REGISTRE EM SEU CADERNO:
A PALAVRA DE HOJE É GRATIDÃO: COMO A FESTA JUNINA COMEMORA A COLHEITA DE ALIMENTOS REALIZADA PELOS PRODUTORES RURAIS, CRIE COM SUAS PALAVRAS UMA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO PELO ALIMENTO E POR ESSAS PESSOAS QUE TRABALHAM DIARIAMENTE PARA QUE NÓS POSSAMOS TER O ALIMENTO EM NOSSA MESA (NO MÍNIMO 10 LINHAS), E EM SEGUIDA FAÇA UM DESENHO REFERENTE AO TEMA.

TURMA- 152                 PROFESSORA- CILVANI
ARARICÁ, ____________ DE_____________ DE 2020.

4-ATIVIDADE DE PORTUGUÊS: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA OUVIR A HISTÓRIA QUE VOCÊ IRÁ ASSISTIR NO LINK ABAIXO.
5-ATIVIDADE DE PORTUGUÊS:  LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA O QUE SE PEDE.
  BALÃO DE SÃO JOÃO

    ERA UM BALÃO ENORME EM PAPEL! ESTAVA NA LOJA O SR. LUÍS, A ENFEITAR E A MONTAR.
    – LOGO À NOITE VAMOS SOLTAR O BALÃO. VENHAM TODOS VER O BALÃO SUBIR! – AVISAVA O SR. LUÍS.
    – DEVAGAR, NÃO RASGUEM – DISSE O SR. LUÍS E O FILHO O PEDRINHO.
    – PAI! COMO É QUE O BALÃO SOBE? – PERGUNTOU O PEDRINHO.
    – VÊ AQUELA ABERTURA NO FUNDO DO BALÃO? COLOCA-SE ALI UMA MEXA A ARDER E O AR DENTRO DO BALÃO VAI AQUECENDO, TORNANDO-O MAIS LEVE QUE O AR FRIO AQUI DE FORA E O BALÃO SOBE. – RESPONDE O SR. LUÍS
    QUANDO O BALÃO COMEÇA A ENCHER, AS PESSOAS QUE ESTAVAM ALI FICARAM ENTUSIASMADAS, O BALÃO RANGIA, QUERIA SOLTAR-SE, CAMINHAR POR TODO O CÉU.
    O BALÃO COMEÇOU A SUBIR DEVAGAR, VAI BATER NO POSTE! O VENTO SOPROU BONDOSO, E AFASTOU O BALÃO, QUE CONTINUOU A SUBIR, AGORA MAIS DEPRESSA.
    – O QUE É QUE O BALÃO VAI VER MÃE? –PERGUNTOU O NUNO.
    – LÁ DE CIMA VÊ OS ARRAIAL, OS MOÇOS A SALTAR AS FOGUEIRAS E AS RUSGAS A CANTAREM PELAS RUAS…

QUESTÕES
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) EXPLIQUE COMO ERA O BALÃO?

3) QUEM CHAMOU TODOS PARA VER O BALÃO SUBIR?

4) O QUE PEDRINHO PERGUNTOU AO PAI?

5) O QUE NUNO PERGUNTOU A SUA MÃE?

6) SEGUNDO A MÃE DE NUNO O QUE UM BALÃO VÊ?

7) PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS GRIFADAS NO TEXTO E CRIE UMA FRASE PARA CADA UMA DELAS:
A) ARRAIAS: 
B) RUSGAS:
6- ATIVIDADE: HISTÓRIA. COPIE EM SEU CADERNO A HISTÓRIA.          
HISTÓRIA DA FESTA JUNINA
     A HISTÓRIA DA FESTA JUNINA OU A HISTÓRIA DA FESTA DE SÃO JOÃO, RESPEITA A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO INDIANA QUE OCORRE EM DIVERSOS PAÍSES, E QUE SÃO HISTORICAMENTE RELACIONADAS COM A FESTA DUDANA SANTO DE VERÃO (NO HEMISFÉRIO NORTE) E DE INVERNO (NO HEMISFÉRIO SUL), QUE É CELEBRADO NO DIA 24 DE JUNHO, SEGUNDO O CALENDÁRIO JULIANO (PRÉ-GREGORIANO).
     A FESTA QUE TEVE ORIGEM NA IDADE MÉDIA NA CELEBRAÇÃO DOS CHAMADOS SANTOS POPULARES (SANTO ANTÓNIOSÃO PEDRO E SÃO JOÃO).  ALÉM DE SÃO JOÃO, COMEMORADO NO DIA 24, OS OUTROS SÃO: SÃO PEDRO (NO DIA 29) E SANTO ANTONIO (NO DIA 13). EM PORTUGAL, AS FESTAS DOS TRÊS MARCAM O INÍCIO DAS FESTAS CATÓLICAS POR TODO O PAÍS.
ATIVIDADE:
1- DE ONDE FOI “COPIADA” AS FESTAS DE SÃO JOÃO?
2-QUAIS OS SANTOS HOMENAGEADOS NESTE PERÍODO DE FESTAS JUNINAS?
3- QUANDO TEVE ORIGEM ESTAS FESTAS?
7- ATIVIDADE: GEOGRAFIA.
     TODO MÊS DE JUNHO ESSA FESTA É MARCADA POR DECORAÇÃO FEITA COM BANDEIROLAS, VESTIMENTAS USADAS COMO: VESTIDOS DE CHITA, CAMISAS XADREZ E CHAPÉU; BRINCADEIRAS, DANÇAS FESTIVAIS DE QUADRILHA, FOGUEIRA, FOGOS DE ARTIFÍCIOS, E CLARO, SUA CULINÁRIA.
  • VAMOS PESQUISAR ALGUMAS RECEITAS TÍPICAS DAS FESTAS DE SÃO JOÃO E DE QUE REGIÃO SE ORIGINOU. (NO MÍNIMO DE 3 A 4 RECEITAS).

PROFESSORA-SHEILA
8-ATIVIDADE: LEIA O TEXTO E COPIE NO CADERNO:

FESTA JUNINA

FESTA JUNINA CHEGOU AO BRASIL EM MEADOS DO SÉCULO XVII E SOFREU INFLUÊNCIAS DO CATOLICISMO, SENDO HOJE ASSOCIADA AOS SANTOS ANTÔNIO, PEDRO E JOÃO.
EM VIRTUDE DE SUA POPULARIDADE, É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR ALGUÉM QUE NÃO TENHA SE DIVERTIDO EM ALGUMA FESTA JUNINA, SEJA A DA ESCOLA, SEJA A DA FAMÍLIA, IGREJA, COMUNIDADE OU BAIRRO. A FESTA MUDA UM POUCO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA, MAS A DIVERSÃO É A MESMA. AS PESSOAS SE DIVERTEM TANTO PELAS COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS, QUANTO PELAS BRINCADEIRAS E CARACTERIZAÇÃO QUE A CELEBRAÇÃO ENVOLVE.

2º.    ATIVIDADE PRÁTICA:
AS LANTERNAS SÃO IDEIAS TRADICIONAIS NAS FESTAS JUNINAS. VAMOS APRENDER COMO FAZER LANTERNINHAS RECICLADAS COM ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO OU PAPEL TOALHA.

* PROCEDIMENTOS:
PASSO 1: CORTE O ROLINHO NA VERTICAL E DOBRE NA HORIZONTAL;
PASSO 2: DEPOIS, PINTE DE AMARELO POR DENTRO PARA DAR O EFEITO FLUORESCENTE;
PASSO 3: PINTE DA COR QUE PREFERIR NO EXTERIOR OU ENCAPE COM PAPEL OU TECIDO;
PASSO 4: DEIXE SECAR, SE FOR O CASO, E DEPOIS FAÇA OS CORTES NO SENTIDO VERTICAL DEIXANDO O MESMO ESPAÇO ENTRE ELES, COLE E JÁ ESTÁ PRONTO! PARA PENDURAR FAÇA UMA ALÇA DE PAPEL.
EXEMPLOS:
AQUI O ROLINHO FOI ENCAPADO COM TECIDO ESTAMPADO.

9-ATIVIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA – Prof.ª FRANCIELE E. M. S.
 DANÇA DAS CORES

VAMOS DESENVOLVER O RITMO COM AS NOSSAS MÚSICAS DE SÃO JOÃO, PARA ESTÁ ATIVIDADE PRECISAMOS PEGAR QUATRO FOLHAS DE OFÍCIO OU DE CADERNO PINTÁ-LAS DAS SEGUINTES CORES, UMA AMARELA, UMA VERMELHA, UMA AZUL FRACA E OUTRA UM AZUL FORTE, EM SEGUIDA DISTRIBUA NO CHÃO NO FORMATO DO DESENHO ABAIXO DE PREFERÊNCIA DE FRENTE PARA O VÍDEO (O LINK ESTÁ A BAIXO), COLE AS FOLHAS NO CHÃO COM FITA CREPE PARA NÃO TER PERIGO NA HORA DA DANÇA, O VÍDEO PASSARÁ UMA SEQUENCIA DE IMAGENS DAS CORES QUE PINTAMOS AS FOLHAS E CADA IMAGEM QUE APARECER VOCÊ DEVERÁ PULAR EM CIMA DA COR REPRESENTADA NÃO SE ESQUECENDO DE DANÇAR.


SE PUDER FAÇA VÍDEOS OU FOTOS E MARQUE A ESCOLA NO FACEBOOK PARA A PROF. ACOMPANHAR QUEM ESTÁ FAZENDO E QUALQUER DÚVIDA É SÓ PERGUNTAR!



Atenção alunos assistam a LIVE do PROERD, identifiquem-se colocando seu nome, turma e nome da escola, ao final da mesma a escola que tiver o maior número de alunos assistindo irá participar do sorteio de uma BICICLETA.
Como irá funcionar o sorteio: Todos os alunos deverão fazer uma redação sobre o PROERD e deixar em seu caderno, no primeiro dia de aula assim que retornarmos desta pandemia deverão entregar para suas professoras e então ocorrerá o sorteio, isso se nossa escola for a escolhida, por isso conversem com os colegas para que todos possam estar assistindo juntos a LIVE DO SARGENTO RAMOS