8°ano-Turma 182

2ª SEMANA: DE 30/04 A 06/05/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Copiar e resolver os seguintes desafios lógicos:

A.    Três amigos foram comer num restaurante e, no final, a conta deu R$ 30,00. Cada um (a) deixou sobre a mesa dez reais. O garçom recolheu o dinheiro e entregou-o ao dono do restaurante, que resolveu dar um desconto de R$ 5,00, pois os três são clientes antigos e fiéis. O dono do restaurante entregou ao garçom cinco moedas de R$ 1,00. O garçom ganhou uma gorjeta de R$ 2,00 e cada um dos amigos ficou com R$ 1,00. No final, cada um dos amigos pagou o seguinte:
R$ 10,00 – R$ 1,00 que foi devolvido = R$ 9,00.
Logo, se cada um deles gastou R$ 9,00, o que os três gastaram juntos foi R$ 27,00. E se o garçom ficou com R$ 2,00 para ele, temos:
Amigos: R$ 27,00
Garçom: R$ 2,00
Total: R$ 29,00
Pergunta-se: onde foi parar o outro R$ 1,00?

B.     Uma árvore de Natal possui lâmpadas coloridas de quatro tipos: verdes, vermelhas, brancas e amarelas. Essas lâmpadas acendem assim: as verdes, de 2 em 2 segundos; as vermelhas, de 3 em 3; as brancas, de 4 em 4; e as amarelas, de 5 em 5 segundos. De quanto em quanto tempo a árvore de Natal está com todas as luzes acessas ao mesmo tempo?

Bons estudos!
Abraços, professora Cristiane Maria Zwirtes.


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Leia o texto abaixo, relembre sobre variação linguística e anote informações importantes no seu caderno:

variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes.  O português que é falado no Nordeste do Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de acordo com a comunidade na qual se manifesta.

·         Copiar, ler e interpretar:

Moi de repôi nu ái iói
Ingridientes:

5 den di ái
3 cuié di ói
1 cabêss di repôi
1 cuié di mastumati
Salagosto

Mé qui fais?

Casca u ái, pica u ái e soca o ái cum sali.
Squentuói;
Foga o ái no ói quentim.
Pica o repôi beem finim;
Foga o repôi.
Poim a mastumati e mesh cacuié pra fazer o môi.
Prontim!
(Autor desconhecido)

A.    Podemos afirmar que o texto acima pertence ao gênero "receita culinária"? Por quê?
B.  O nosso país é muito extenso e, por isso, temos variedades regionais que devem ser respeitadas e valorizadas. Você conseguiu entender todo o texto?
C.     Faça a adequação do mesmo, seguindo a norma culta da Língua:
Vou usar o título como exemplo:
Moi de repôi nu ái iói – Molho de repolho no alho e óleo



INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         TAREFA: Lembrar o uso do modal “May” (eu posso – verbo poder) semelhante ao modal “Can”, exemplo: May/ Can I go to the bathroom? (Posso ir ao banheiro?), eles são auxiliares usados no início de frases para fazer pedidos de modo formal na língua inglesa.

Exercitar esse modal com os objetos da escola - “School objects”, escrevendo outros exemplos de frases a partir do modelo abaixo:
           Phrases:
a)      May I borrow a pencil? (Posso pedir emprestado um lápis?)
b)      May________________
c)      May________________
d)     May________________
e)      May________________
f)       May________________
g)      May________________
h)      May________________
i)        May________________
j)        May________________



HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         De acordo com suas anotações – caderno e textos – Copie e responda as questões abaixo:

1)      Sobre o movimento iluminista (ou Ilustração), marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.
a.       (     ) O movimento iluminista era COMPOSTO principalmente de intelectuais.
b.      (     ) O nome iluminismo originou-se da ideia de que a Europa vivia, desde a época medieval, um longo período de luzes e de esclarecimento.
c.       (     ) Esse movimento criticava a influência política e cultural da igreja, os privilégios da nobreza, a servidão no campo, os monopólios comerciais de certas corporações e do estado e a censura às ideias consideradas “perigosas”.
d.      (     ) Na visão dos iluministas, só a razão poderia direcionar a história humana ao caminho da luz.
e.       (     ) Nenhuma das revoluções que ocorreram nos séculos XVIII e XIX tinha relação com os questionamentos propostos pelos iluministas.

2)      (UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a.       Divisão da riqueza nacional.
b.      Divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
c.       Divisão da política em nacional e internacional.
d.      Formação de um poder moderador no congresso nacional.
e.       Implantação da ditadura moderna.

          3)      Qual intelectual Iluminista defendia a ideia que o povo era soberano e o governo subordinado a sua vontade? Caso isso não acontecesse, o governo deveria ser substituído?



GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
  
1)      Releia o texto “Velho, Novo e Novíssimo Mundo” e observe o mapa que pintamos em aula para relembrar o conteúdo;
2)      Coloque data no seu caderno, copie as questões abaixo e responda:
a)      O que significa regionalizar?
b)      O que significa o termo “eurocêntrica”?
c)      Explique a visão de mundo eurocêntrica.
d)     Por que essa visão de mundo é contestada?
e)      Identifique quais continentes pertenciam a cada divisão:
*Velho Mundo=
*Novo Mundo=
*Novíssimo Mundo=


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Observe a imagem abaixo e reflita:



·         Copie em seu caderno e responda: A partir dessa reflexão, use a palavra PRESENTE para formar um acróstico relacionando-a as dádivas que tens em tua vida.

P
R
E
S
E
N
T
E



EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Leia o texto abaixo:

Mas por que devo dançar? A dança pode trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e científicos. Como em toda atividade física o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.
Ela pode ser praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer.
Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
 Além disso, a dança é uma atividade física para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade. E para a terceira idade, torna-se uma prática fundamental para a saúde.
 Confira alguns dos benefícios proporcionados pela dança:
- Queima calorias.
- Aumenta o condicionamento físico.
- Fortalece toda a musculatura corporal.
- Fortalece os ossos evitando a perda óssea (osteoporose).
- Aumenta a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos.
- Aumenta a frequência respiratória.
- Melhora o aprendizado e a disciplina.
- Retarda o envelhecimento.
- Melhora a autoestima.
Adaptado de UNIFAE

·         Na prática: Você sabe o que é Just dance? Just Dance em português significa ‘apenas dance’ e se constitui de modo geral, em movimentos realizados pelos alunos orientados por um dançarino virtual, reproduzido através de jogo eletrônico que exemplifica movimentos de diferentes danças.
Convide a família e vamos praticar! Lembre-se que existem diversos gêneros musicais e tipos (estilos de dança), porém hoje indico a dança disponível neste link:

·         Após realizar essa prática de atividade física, responda:
Quais os tipos de músicas e danças que você e sua família mais gostam?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando esta dança, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!


“Faça o melhor que puder!!
O resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
 Mahatma Gandhi 


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Leia e reflita: Imagine um ser vivo como nós: Quantas células possuímos? Será que são poucas? Muitas? Será que todas as células do nosso corpo são iguais?
O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas, que trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e milhares de células, que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas, característica essa que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos pluricelulares.
Sabe-se que as células do nosso corpo apresentam diferentes formas de acordo com as suas funções. 
Na imagem abaixo estão alguns exemplos de células do corpo humano.


Atividade: Confecção de uma célula humana Neurônio- Represente um neurônio de forma criativa. Utilize materiais diversos e disponíveis em casa, como por exemplo: papelão, fio, linha, lã, tinta, massinha de modelar, etc. A confecção do modelo de célula criada deve apresentar indicadas as três principais partes de uma célula: núcleo, membrana plasmática e citoplasma.





ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Volume de formas planas usando a perspectiva:
OBSERVAÇÃO: As imagens abaixo não devem ser copiadas no caderno, pois servem apenas para auxiliar na prática.
1º passo- Fazer um ponto de fuga no meio da folha de desenho ou ofício;
2º passo- Desenhar algumas formas geométricas planas em torno do ponto;
3º passo- Ligar as extremidades das formas no ponto de fuga;


4º passo- Pintar com lápis de cor, lápis 6B ou canetas coloridas.