NOME
DA PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN
TURMA-152
1-ATIVIDADE DE
MATEMÁTICA
NO TEXTO CRIANÇA X ALIMENTAÇÃO, PODEMOS
OBSERVAR COMO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É IMPORTANTE PARA NOSSA SAÚDE, E UM FATOR
MUITO IMPORTANTE NO CARDÁPIO INFANTIL É QUE ELE SEJA VARIADO E COLORIDO, SEGUINDO
COM ESSA IDEIA DA IMPORTÃNCIA DAS CORES, VAMOS REALIZAR UM BOLICHE BEM
COLORIDO. PARA A CONSTRUÇÃO DESTE JOGO PODEMOS USAR QUALQUER MATERIAL QUE TEMOS
EM CASA, QUALQUER TIPO DE GARRAFA. NESTAS GARRAFAS COLOCAREMOS OS NÚMEROS DE 1 A
10, COMO NO MODELO ABAIXO, ESSES NÚMEROS PODEM SER FEITOS NO PAPEL E PINTADOS
PARA QUE NOSSO BOLICHE FIQUE BEM COLORIDO, E EM SEGUIDA COLADO NOS PINOS
(GARRAFAS). OUTRO MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DO JOGO, É UMA BOLA,
PODE SER USADA, QUALQUER UMA QUE VOCÊ TENHA EM CASA, CASO NÃO TENHA, PODERÁ
CONFECCIONAR COM JORNAL OU ALGUM TIPO DE PAPEL QUE VOCÊ TENHA, COMO A DO MODELO
ABAIXO.
REGRAS DO JOGO: O JOGADOR COLOCARÁ OS
PINOS CONFORME MOSTRA A FIGURA, E SE POSICIONARÁ A UMA DISTÂNCIA, DE ONDE SERÁ
LANÇADA A BOLA. DEVERÁ PARTICIPAR APENAS UM JOGADOR POR VEZ, OS NÚMEROS
QUE REPRESENTAM CADA GARRAFA DEVERÃO SER MULTIPLICADOS QUANDO FOREM DERRUBADOS
PELA BOLA; VENCE O JOGADOR QUE SOMAR MAIS PONTOS APÓS 5 RODADAS.
A PONTUAÇÃO SERÁ DA SEGUINTE MANEIRA: SE O
JOGADOR 1, DERRUBAR OS PINOS DE NÚMERO 1, 2, 4, 7 E 8 (1 X 2 X 4 X 7 X 8 =
448), FARÁ A MULTIPLICAÇÃO DE TODOS, POR EXEMPLO ESTE JOGADOR TERIA ATINGIDO
448 PONTOS NESTA RODADA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ CADA JOGADOR ATINGIR CINCO
RODADAS, E NO FINAL PEGUE A PONTUAÇÃO DE TODAS E FAÇA A SOMA.
ANOTE NO CADERNO, OS CÁLCULOS REALIZADOS A
CADA RODADA. E APROVEITE PARA SE DIVERTIR COM A FAMÍLIA.
2-ATIVIDADE DE
CIÊNCIAS
COMO NA AULA DE MATEMÁTICA FALAMOS DA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DO USO DE MATÉRIAS RECICLÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO
JOGO, AGORA É HORA DE ESCREVEREMOS UM POUCO SOBRE ISSO EM SEU CADERNO DE
CIÊNCIAS. ESCREVA A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, E A FORMA
CORRETA DE SE DESCARTAR OS LIXOS. COMO DEVEMOS SEPARAR O LIXO? VOCÊ FAZ A SEPARAÇÃO
CORRETA NA SUA CASA?
3-ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
FAÇA A LEITURA DA MÚSICA ABAIXO:
AO SENHOR AGRADECEMOS
CHEGOU
A HORA DE MERENDAR, CHEGOU A HORA DE MERENDAR
VAMOS
COMER BEM DEVAGAR, VAMOS COMER BEM DEVAGAR
AGORA
PRESTE MUITA ATENÇÃO, AGORA PRESTE MUITA ATENÇÃO
PAPEL
E CASCA NÃO SE JOGA AO CHÃO, PAPEL E CASCA NÃO SE JOGA AO CHÃO
AO
SENHOR AGRADECEMOS, ALELUIA
O
ALIMENTO QUE TEREMOS, ALELUIA
AO
SENHOR AGRADECEMOS, ALELUIA
O ALIMENTO
QUE TEREMOS, ALELUIA
AGORA
CANTANDO A MÚSICA AGRADEÇA A DEUS PELO ALIMENTO E FAÇA A ILUSTRAÇÃO DA MÚSICA
EM SEU CADERNO.
BOM
TRABALHO!
TURMA-152 PROFESSORA-CILVANI
4-ATIVIDADE
DE PORTUGUÊS: CHAME A FAMÍLIA E COLOQUE TODOS PARA CANTAR E DANÇAR COM VOCÊ.
CANTEM JUNTOS A CANÇÃO:
5-ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO (NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO) E RESPONDA AS QUESTÕES,
NO CADERNO DE PORTUGUÊS.
A) O QUE VOCÊ ACHOU DO TEXTO
QUE ACABOU DE LER?
B) ANALISANDO AS DICAS DADAS,
VOCÊ ACHA QUE SE ALIMENTA DE MANEIRA SAUDÁVEL? QUE ASPECTO PODERIA MELHORAR?
6-ATIVIDADE DE HISTÓRIA: FAÇA UMA PESQUISA DE
COMO ERA A ALIMENTAÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS NA ÉPOCA QUE ELAS ERAM CRIANÇAS. HOJE
EM DIA ESTÁ MAIS SAUDÁVEL OU MENOS SAUDÁVEL A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS? O QUE
MUDOU?
7-ATIVIDADE DE GEOGRAFIA: O LIXO MISTURADO TORNA
MAIS DIFÍCIL SUA COLETA, MUITAS VEZES VAI PARAR EM LUGARES INADEQUADOS E ISSO
PREJUDICA O MEIO AMBIENTE. EM SUA RESIDÊNCIA É FEITO A SEPARAÇÃO DO LIXO? JÁ
PENSOU QUE O LIXO ORGÂNICO PODE SER ADUBO PARA CANTEIROS? E ASSIM PODERÃO
CULTIVAR ALGUNS LEGUMES, HORTALIÇAS E ATÉ MELHORAR A APARÊNCIA DAS FLORES QUE
ENFEITAM O JARDIM, SEM FALAR QUE SERÃO ALIMENTOS SEM AGROTÓXICOS. ENTÃO, SEPARE
UM RECIPIENTE COM TAMPA E COMECE A SEPARAR O LIXO EM SUA RESIDÊNCIA. O MEIO
AMBIENTE VAI AGRADECER E AS PLANTINHAS TAMBÉM.
8-ATIVIDADE: VAMOS MONTAR UM JOGO DA MEMÓRIA?
ESTOU ENVIANDO ALGUMAS IMAGENS, DESENHE OU FAÇAM CÓPIAS DA IMAGEM QUE FORME SEU
PAR, PARA JUNTOS BRINCAREM, EM CASA. SE
CUIDEM!
JOGO DA MEMÓRIA
ESTE JOGO DESPERTA O DESAFIO NAS CRIANÇAS JÁ QUE DEPENDE
MUITO DA SUA MEMÓRIA PARA GANHAR. OS JOGOS DE MEMÓRIA PODEM SER REALIZADOS DE
UMA FORMA CASEIRA, COM CAIXAS DE LEITE, FOLHA DE DESENHO, FOLHA DE OFÍCIO,
FOLHA DE CADERNO OU QUALQUER OUTRO MATERIAL.
RECORTE IMAGENS DE REVISTAS, JORNAIS OU DESENHE DUAS FIGURAS
IGUAIS PARA FORMAR OS PARES. POR EXEMPLO, DUAS FRUTAS OU DOIS ANIMAIS ...
PASSO A PASSO:
AS CARTAS DEVEM POSSUIR O MESMO TAMANHO COMO: 5Cm POR 5Cm CADA CARTA.
1- MISTURAR E DISTRIBUIR AS CARTAS SOBRE UMA MESA, COM OS
DESENHOS VIRADOS PARA BAIXO.
2- FAZER PAR OU ÍMPAR PARA VER QUAL PARTICIPANTE COMEÇA O
JOGO.
3- CADA JOGADOR DEVE VIRAR DUAS CARTAS BUSCANDO UM PAR
IGUAL.
4- SE O JOGADOR CONSEGUE ENCONTRAR DUAS CARTAS IGUAIS À
PRIMEIRA, TEM DIREITO A JOGAR OUTRA VEZ OU TENTAR OUTRO PAR.
5- NO CASO DO JOGADOR, AO VIRAR DUAS CARTAS E QUE OS SEUS
DESENHOS NÃO COINCIDAM, DEVE PASSAR A JOGADA PARA O SEGUINTE PARTICIPANTE.
6- AS CARTAS QUE FORMAREM PAR DEVEM SER RETIRADAS DO JOGO
E CONTAR COMO PONTO PARA O PARTICIPANTE.
7- GANHA O JOGO, O PARTICIPANTE QUE REUNIR MAIS PARES DE
CARTAS.
- ONDE BRINCAR: DENTRO DE CASA OU NO PÁTIO DE CASA.
- QUANTOS PARTICIPANTES: 2 OU MAIS.
BOM JOGO E BOA SORTE!!!!
PROFESSORA-FRANCIELE
9-ATIVIDADE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS
ATIVIDADES:
LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:
HOJE VAMOS CONHECER OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE TEMOS
EM CASA:
1. CHAME
ALGUÉM, PODE SER OS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
2. ESTÁ
PESSOA DEVERÁ MARCAR NO RELÓGIO OU CELULAR UM TEMPO DE 40SEG;
3. ENQUANTO
O TEMPO ESTÁ RODANDO, VOCÊ TERÁ O OBJETIVO DE MONTAR UM DESENHO COM ALIMENTOS
SAUDÁVEIS ENCONTRADOS NA CASA;
4. CASO
TERMINE O TEMPO E VOCÊ NÃO CONSIGA, A PESSOA QUE MARCOU O TEMPO DEVERÁ ESCOLHER
UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE DEVERÁ FAZER OU UMA IMITAÇÃO, OU SE NÃO UMA DANÇA;
5. DEPOIS
SE TROCAM OS PAPÉIS;
6. NO
FINAL DE CADA IMAGEM CONSTRUÍDO, PESQUISEM SE OS ALIMENTOS ESCOLHIDOS SÃO
REALMENTE SAUDÁVEIS.
7. LEMBRE-SE
USE OS ALIMENTOS INTEIROS SEM DESCASCÁ-LOS PARA NÃO ESTRAGAR.
PROFESSORA-SHEILA
10-ATIVIDADE: 1º. LEIA O TEXTO E EM SEGUIDA REALIZE
A ATIVIDADE:
ILUSTRAÇÃO
A ILUSTRAÇÃO É A ARTE DE ACRESCENTAR IMAGENS OU
FIGURAS A LETRAS, PALAVRAS, TEXTOS, DE MODO A COMPLEMENTAR A MENSAGEM DESEJADA,
ELUCIDANDO-A E FACILITANDO SUA COMPREENSÃO.
HOJE AS ILUSTRAÇÕES SÃO UTILIZADAS PARA AS MAIS
DIVERSAS FINALIDADES. UM BOM TÍTULO E UMA BOA ILUSTRAÇÃO DESPERTAM O INTERESSE
PARA A LEITURA DE UM TEXTO.
COMO ILUSTRAR UM TEXTO?
- LER E INTERPRETAR O TEXTO;
- ESCOLHER A PARTE MAIS SUGESTIVA;
- REALIZAR A ILUSTRAÇÃO QUE PODERÁ SER ATRAVÉS DE DESENHO OU
COLAGEM.
2º. ATIVIDADE:
- LEIA E INTERPRETE O TEXTO
“CRIANÇA X ALIMENTAÇÃO”.
- ILUSTRE O TEXTO, ATRAVÉS DO DESENHO OU COLAGEM, RESSALTANDO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
3º. ESCREVA O SEU NOME, TURMA, DATA, DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: DESENHO CRIATIVO
LIVRE – ILUSTRAÇÃO DO TEXTO “CRIANÇA X ALIMENTAÇÃO”.