9° ano- Turma 191



7ª SEMANA: DE 04 A 10/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver a cruzadinha dos números inteiros:
HORIZONTAL
6- Como é chamado o número zero na adição? ____
7- A ordem das parcelas não altera a soma. Qual é a propriedade?____
9- O valor da expressão a – b + c para a = 13, b = - 6 e c = - 7 é: ____
10- Eu tenho R$ 1.000,00 em um banco e retiro R$ 800,00. Meu saldo fica positivo ou negativo? ____
12- A soma de dois números inteiros é sempre um número inteiro. Qual é a propriedade? ____
13- Eu tenho R$ 600,00 em um banco e retiro R$ 900,00. Meu saldo fica positivo ou negativo? ____
VERTICAL
1- Uma pessoa tem R$ 500,00 e deve R$ 800,00. Como pode ser representada sua situação com somente um número? ____
2- O valor da expressão x – y, para x = - 10 e y = - 30, é: ____
3- O valor da expressão – (35 – 40) – { 5 – [ 10 + (- 7 – 8)]} é: ____
4- Um jogador ganha R$ 3.000,00 em uma aposta e perde R$ 3.500,00 em outra. O resultado final das duas apostas pode ser representado por um número inteiro. ____
5- O valor da expressão - 2 – ( - 2) é: ____
8- Na adição de três números inteiros, podemos associar os primeiros ou os dois últimos, sem que isso altere o resultado. Qual é a propriedade? ____
11- Qualquer número inteiro admite um simétrico ou ____



LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o resumo sobre anúncio publicitário (da aula anterior).
2º.      Observe o exemplo a seguir:
(não é necessário copiá-lo)

3º.      Copie o enunciado no caderno e desenvolva a atividade em uma folha de ofício:
Escolha um produto (sabonete, refrigerante, roupa, brincos...) e crie um anúncio. Use uma folha de ofício e crie a parte visual e escrita, como no exemplo acima seguir:


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia e copie o texto sobre “Charlie Chaplin history”.  

                                                                           Charlie Chaplin

      Charlie Chaplin was one of the famous stars in the history of the cinema. He was certainly the most famous comic actor of the cinema. His first films were in the age of silent movies.
 He wrote and directed nearly all of his films and composed the music of all his sound pictures.
 Charles Spencer Chaplin was born in 1889 in London. His family was poor and he had a hard childhood.
 In 1890 he left Britain for the USA, in 1914 he made his first film.
 In his films he created the character of a little man who always faced life with courage.
 Chaplin was married four times, he had four kids. In 1952 he left the USA with his family and lived in Switzerland until his death.

2º.      Copie e faça interpretação com as questões relacionadas ao texto. Todas as respostas estão no texto, algumas responda com yes or no.
Answer
1. Who was Charlie Chaplin?
2. What kind of actor was he?
3. Did he write and direct all his films?
4. Who composed the music of all his sound pictures?
5. When was he born?
6. Was Charlie Chaplin’s family rich?
7. How many times was he married?
8. Did he have three kids?
9. When did he leave the USA?
10. In 1914 he made his first film?


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Revolta Federalista
Numas das regiões mais instáveis após a Proclamação da República, ocorre uma revolução que entrou para a história como Revolta da Degola. De um lado, os republicanos, seguidores do Positivismo, membros do Partido Republicano Rio-grandense (PRR) e comandados por Júlio de Castilhos. Do outro lado, comandados por Silveira Martins, os liberais, membros do Partido Federalista. O partido defendia a revogação da Constituição estadual baseada nas ideias positivistas e a instauração de um governo parlamentar. A Constituição previa a concentração de poderes no Executivo, ficando o Legislativo encarregado apenas de aprovar a legislação financeira. Não existiam limites à reeleição do presidente do Estado, como eram chamados os atuais governadores.”
As bases sociais dos Federalistas era alicerçada nos estancieiros da campanha, “constituíam a elite política tradicional. Conhecidos como “Pica-Paus”, por causa da roupa azul e quepe vermelho, os Republicanos baseavam-se na população do litoral e da serra, onde se encontravam muitos imigrantes. Formavam uma elite mais recente que irrompia na política disposta a monopolizar o poder.”
A revolta, iniciada no governo de Prudente de Morais, teve uma luta implacável, resultando milhares de mortos. Nem todos os mortos foram em combate. Muitos, que caíam prisioneiros, morriam degolados.
Quando os federalistas – conhecidos como Maragatos – “avançaram sobre Santa Catarina, juntando-se aí aos integrantes da Revolta da Armada.” Juntos, invadiram Curitiba.
Em agosto de 1895, após um acordo mediado pelo presidente Prudente de Morais, os revoltosos entregaram as armas.
Floriano Peixoto, Presidente do país, “colocou-se ao lado PRR, embora Júlio de Castilhos tivesse sido partidário de Deodoro. As tropas do governo federal tiveram o apoio financeiro de São Paulo e de sua bem organizada Força Pública. Ao mesmo tempo, a influência dos militares no governo foi declinando.

·           Atividades- Copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
1)        Qual partido defendia poderes totais ao governador?
2)        Quem era o líder dos seguidores do Positivismo?
3)        O que defendiam os Maragatos?
4)        Levando-se em conta que a Revolta foi de 1893 a 1895, quem era presidente do Brasil nesse período?


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Você sabia que cientistas afirmam que a África tem reservas subterrâneas gigantes de água?
Leia o resumo abaixo sobre uma reportagem sobre esse assunto, e se puder, leia a reportagem na íntegra, disponível em https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/04/120420_africa_agua_is

“No mais completo mapa já feito da escala e distribuição da água existente embaixo do deserto do Saara e em outras partes da África, os especialistas dizem que esses reservatórios subterrâneos poderiam fornecer água suficiente para o consumo e agricultura em todo o continente, mas admitem que o processo de extração pode ser complexo. (...)
Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas na África não tenham acesso a água potável e a demanda deve aumentar consideravelmente nas próximas décadas, devido ao crescimento populacional e à necessidade de irrigação para plantações.
Rios e lagos estão sujeitos a enchentes e secas sazonais, que podem limitar a disponibilidade da água. Atualmente, apenas 5% das terras cultiváveis africanas são irrigadas.
"As maiores reservas de água subterrâneas ficam no norte da África, em grandes bacias sedimentares, na Líbia, Argélia e Chade", diz Helen Bonsor, da BGS.
"A quantidade armazenada nessas bacias é equivalente a 75 metros de água sobre aquela área. É uma quantidade enorme."
(...)Eles afirmam que muitas das nações que enfrentam escassez de água têm, na verdade, reservas consideráveis embaixo do solo.
No entanto, os pesquisadores alertam que a perfuração de poços tubulares profundos pode não ser a melhor maneira de extrair a água, já que poderiam esgotar a fonte rapidamente.
"Poços profundos não devem ser perfurados sem que haja um conhecimento detalhado das condições das reservas locais. Poços simples e bombas manuais, desenvolvidos de forma cuidadosa e nos locais certos, têm mais chance de ser bem-sucedidos", disse à BBC Alan McDonald, principal autor do estudo.
"Muitos aquíferos de baixo volume estão presentes na África subsaariana. No entanto, nosso trabalho mostra que com exploração e construção cuidadosas, há água subterrânea suficiente na África para fins de consumo e irrigação comunitária", diz ela, acrescentando que as reservas poderiam contrabalançar os problemas causados pela mudança climática.
"Mesmo nos menores aquíferos em áreas semi-áridas, com baixíssimo índice de chuvas, as reservas subterrâneas ainda durariam algo entre 20 e 70 anos” (...)

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em seu caderno, copie o enunciado abaixo e faça a atividade em seu caderno:

a)        Considerando a existência de grandes reservas de água subterrânea no continente africano, como você justifica o fato de parte da população sofrer com escassez de água? Faça uma pesquisa e analise essa questão, apontando possíveis formas de resolver ou amenizar o problema no continente:

3º.      Que tal aproveitar para assistir alguns filmes que traz a história e a cultura do continente africano para conhecermos um pouco mais?
Fiz uma pequena lista de sugestões:
·           4. Hotel Ruanda (Terry George| África do Sul, Reino Unido, Itália, 2004) 
·           2. Rainha de Katwe (Mira Nair | EUA, 2016) 
·            Invictus (2009)
·           Uma lição de vida(2014)
·           A boa mentira (2014)
      
Escolha um pra assistir com a família e me conta o que achou, o que chamou sua atenção sobre a cultura, paisagens, história, enfim.
Tem algum outro filme que você já assistiu, gostou e quer me indicar? Aproveita e comenta aqui no blog, quero saber a sua sugestão também, vamos trocar dicas!
Um abraço e cuide-se! Estou com saudade... Profª Loreci


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Copie e analise o poema escrito por William Shakespeare – A graça do perdão, nos tempos da monarquia.

A graça do perdão

A graça do perdão não é forçada;
Desce dos céus como uma chuva fina
Sobre o solo abençoado duplamente,
Abençoa a quem dá e a quem recebe;
É mais forte que a força;
Ela guarnece o monarca melhor que uma coroa
O cetro mostra a força temporal.
Atributo de orgulho e majestade,
Onde assenta o temor devido aos reis;
Mas o perdão supera essa impotência:
É atributo que pertence a Deus,
E o terreno poder se faz divino
Quando, à piedade, curva-se a justiça.

2)        Copie e responda:
a)        Em sua opinião, o que o poeta está exaltando nesse poema?
b)        De quem o perdão é atributo de orgulho e majestade?
c)        Você acha que um personagem ofendido deve perdoar ou vingar-se de quem lhe fez mal. Comente a sua resposta.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto:
(não é necessário copiá-lo)
                                                              Danças gaúchas
As danças gaúchas são algumas das mais antigas Danças Populares brasileiras. Tiveram origem na Espanha em meados dos séculos XVII e XVIII.
As danças tradicionalistas gaúchas são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campeirismo rio-grandense.   
Segundo Paixão Côrtes (1997), a primeira dança regional gaúcha que colheram em suas pesquisas veio da Vila de Palmares (atual município de Osório-RS). As danças, inicialmente, apenas integravam as festas regionais do Rio Grande do Sul e hoje são divulgadas e praticadas por diversos estados como a mais bela manifestação do folclore gaúcho. Tamanho é o seu alcance que existem CTGs espalhados por 23 estados brasileiros além dos Estados Unidos, Paraguai e Portugal.
A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se entremeou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto da romântica Espanha.
As danças tradicionalistas são acompanhadas de músicas típicas gaúchas. Nestas prepondera o som da gaita, violão e alguns outros instrumentos de corda e percussão.
Pela tradição Gaúcha a dama é chamada de “prenda” e o cavaleiro de “peão”. No caso específico das danças, cada CTG (Centro de Tradições Gaúchas) têm seus grupos de dança que se chamam invernadas.
 
A vestimenta da prenda já teve várias alterações no decorrer do tempo, porém a sua base concebida por Paixão Côrtes é: “vestido de chita floreada, lenço de seda ao pescoço.” (CÔRTES E LESSA, 1997, p. 19).. No caso do peão, “botas de cano mole, esporas, bombacha, guaiaca (cinto campeiro), camisa de uma só cor, lenço de seda ao pescoço, chapéu de aba não quebrada dos lados, barbicacho (tira de couro que prende o chapéu) – afora acessórios como a faixa, na cintura, o poncho-paia, o cloete, etc.” (CÔRTES E LESSA, 1997, p. 19)
Abaixo temos alguns tipos de dança:
Danças sem Sapateio: Chimarrita, Pezinho, Caranguejo, Cana-Verde, Maçanico, Quero-Mana, Rilo, Chote e Rancheira.
Danças com Sapateio: Tirana do Lenço, Anú, Balaio, Tatú, Chimarrita Balao e Chula.


2º.      Assista aos vídeos abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:

3º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
1.        O que é uma invernada?
2.        Você já dançou alguma dança tipicamente gaúcha? Escreva sobre esta experiência
3.        Qual é a data que se comemora o dia do gaúcho e por quê?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção e copie no seu caderno:
(não é necessário copiar a imagem)

Dando sequência à atividade anterior sobre biodiversidade, observe o modelo abaixo (imagem) e use o texto da aula passada como inspiração para criar uma mensagem de preservação da Biodiversidade.
Use uma folha de ofício com margem de 2 cm. Seja criativo: use uma imagem ou faça um desenho. Crie uma frase de impacto!



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto::
Mandalas
A mandala é, originalmente, um círculo que contém em seu interior desenhos de formas geométricas, figuras humanas e cores variadas.
As mandalas são encontradas em religiões como o budismo e o hinduísmo, bem como na cultura de tribos indígenas norte-americanas como os Sioux.
A palavra mandala significa círculo em sânscrito e é considerada como um símbolo de cura e espiritualidade. Para os hinduístas e budistas, a mandala ajuda na concentração da prática meditativa e é comum encontrá-la nos templos dessa religião.

2º.    Observe as mandalas abaixo:

3º.    Atividade prática: Criando uma mandala!
      Materiais: folha de A4 ou desenho, compasso, régua, lápis de escrever, lápis de cor.
1) Marque o ponto no centro com um lápis para que possa apagar depois. 

2)    Com o compasso, desenhe círculos ao redor  do ponto. Faça deixando diferentes espaços entre os círculos. Caso não tenha compasso, você pode usar diferentes materiais circulares que tenha em casa como molde (prato, tampa de bacia, tampa de garrafa pet, copo e etc)


3)    Com o auxílio da régua, desenhe eixos em volta dos círculos com o lápis.

4)    Faça uma forma em cada um dos anéis em volta do ponto central. Crie formas diferentes. 


5)    Quando completar as formas da sua mandala, contorne com a caneta e  apague os traços  feitos com o lápis.

6)    Com o lápis de cor , realize a pintura.