4° ano-Turma 141- Prof° Rodrigo


PROFESSOR: RODRIGO ACOSTA TORTELLI
TURMA: 141

TUDO BEM COM VOCÊS MEUS ALUNOS? O PROFESSOR RODRIGO ESTÁ COM MUITAS SAUDADES E NÃO VÊ A HORA DE VER VOCÊS NOVAMENTE. ENQUANTO ISSO NÃO É POSSÍVEL, VAMOS SEGUIR AS NOSSAS AULAS A DISTÂNCIA, ENTÃO PARA QUE CONSIGAM CONCLUIR TODA ESSA AULA SEM DIFICULDADE, PEÇO QUE VOCÊS COMECEM A FAZER A PRIMEIRA ATIVIDADE E DÊEM SEGUIMENTO PELA NUMERAÇÃO (1, 2, 3, 4, ETC). BONS ESTUDOS!
1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A HISTÓRIA “ANA E AS FRUTAS” QUE ESTÁ NO LINK ABAIXO, DEPOIS LEIA A HISTÓRIA NOVAMENTE PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES.

ANA E AS FRUTAS

ERA UMA VEZ ANA,
UMA MENINA MUTIO BACANA
ELA ADORAVA FRUTAS
COMIA PERAS, MAÇÃS E UVAS.
CERTO DIA, UM CONVITE ANIMADO:
 IR À FEIRA COM A MAMÃE AO SEU LADO!
NO MEIO DO PASSEIO,
UM FEIRANTE AGITADO DANDO GRITOS
DE “BANANA! BANANA! ” PARA TODO LADO
ANA LOGO PERGUNTOU
— MOÇO, ESSA FRUTA TEM SEMENTE?
E O FEIRANTE RESPONDEU:
— NÃO TEM! EXPERIMENTE!
AO MORDER A BANANA SEU MUNDO PAROU!
ERA A FRUTA MAIS DOCE QUE ANA PROVOU!
QUERO MUITO DESCOBRIR UM NOVO SABOR
CONHECER E PROVAR CADA FRUTA COM AMOR
COM ELAS VIAJAR EM UM MUNDO DE COR
BANANA, MAÇÃ, PERA, UVA: QUE SABOR!
QUERO MUITO DESCOBRIR UM NOVO SABOR
CONHECER E PROVAR CADA FRUTA COM AMOR
BANANA, MAÇÃ, PERA, UVA: QUE SABOR!
AGORA EU QUERO VER QUEM VAI ACERTAR MINHA FRUTA PREDILETA!
MINHA FRUTA PREDILETA É ...
RIMA COM MEU NOME: ANA!
AMARELA E PINTADINHA É ...
...RESPOSTA CERTA: BANANA!



2-ATIVIDADE: RESPONDA EM SEU CADERNO
A) A HISTÓRIA ACIMA CONTA SOBRE UMA MENINA QUE ADORA COMER BANANAS. CITE TRÊS FRUTAS DAS QUAIS VOCÊ GOSTA.

B) NO TEXTO HÁ A OCORRÊNCIA DE RIMAS:
SEMENTE RIMA COM______________
SABOR RIMA COM________________
ANA RIMA COM__________________

C) RELEIA O TEXTO E RETIRE DELE:

- DUAS PALAVRAS COM ENCONTRO VOCÁLICO.
- DUAS PALAVRAS COM ENCONTRO CONSONANTAL.

D) LEIA A INFORMAÇÃO DO QUADRO ABAIXO:
NA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU, ESCREVA O DIÁLOGO EM QUE É USADO O TRAVESSÃO. QUEM SÃO OS PERSONAGENS?



3-ATIVIDADE: LEIA E RESPONDA

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

EM “ANA E AS BANANAS” CONHECEMOS A HISTÓRIA DE UMA MENINA QUE GOSTA DE BANANAS. UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É COMPOSTA POR HORTIFRUTIGRANGEIROS, OU SEJA, FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS, POIS SÃO OS ALIMENTOS QUE POSSUEM AS FAMOSAS “VITAMINAS” E SAIS MINERAIS RESPONSÁVEIS POR UM BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO. CADA ESPÉCIE DE FRUTA POSSUI NUTRIENTES DIFERENTES, TENDO CADA FRUTA UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. AGORA, MEUS ALUNOS, QUE TAL FAZER UMA PESQUISA E DESCOBRIR PARA QUE SÃO INDICADAS O CONSUMO DAS FRUTAS LISTADAS A SEGUIR:
BANANA:
AMEIXA:
LIMÃO:
LARANJA:
GOIABA:
MAÇÃ:


4-ATIVIDADE:  ENTÃO CRIANÇAS, AGORA QUE JÁ APRENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, QUE TAL DESENHARMOS UM “HOMEM-SALADA”?! É BEM SIMPLES. EM UM PAPEL PARDO DE MAIS OU MENOS 1 METRO (SE NÃO TIVER UM PAPEL TÃO GRANDE, PODERÁ USAR UMA FOLHA DE OFÍCIO, OU UM PAPELÃO) DESENHE A FIGURA DE UM HOMEM E COLE NELE FIGURAS DE FRUTAS ENCONTRADAS EM FOLHETOS DE SUPERMERCADOS, REVISTAS ETC. (CASO NÃO TENHA COMO RECORTAR, VOCÊ PODERÁ DESENHAR) MÃOS À OBRA!!!!
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
PAPEL PARDO, FOLHA OFÍCIO OU PAPELÃO;
TESOURA;
GIZ DE CERA, LÁPIS DE COR, OU CANETINHA.
ABAIXO UMA IMAGEM DE COMO FICA O “HOMEM-SALADA”.
                                 Imagem retirada do site https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-alimentacao-saudavel/

5-ATIVIDADE: RESOLVA AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS EM SEU CADERNO.

A) ANA FOI À FEIRA COM SUA MÃE, DONA MARIA. DONA MARIA COMPROU DUAS DÚZIAS DE LARANJAS POR R$6,00 E TRÊS DÚZIAS DE MAÇÃS POR R$10,00. SE DONA MARIA TINHA R$45,00 DE DINHEIRO QUANTO SOBROU PARA ELA?

B) ANA FOI AO ARMAZÉM DO SEU JORGE E COMPROU TRÊS DÚZIAS DE LIMÕES, NA VOLTA PARA CASA PERDEU 15 LIMÕES. QUANTOS LIMÕES SOBRARAM PARA ANA?
LEMBRANDO:

1 DÚZIA         12


2 DÚZIAS          12 + 12

C) ANA FOI NA FRUTEIRA COM R$35,00, PAGOU R$ 10,00 POR MORANGOS E R$ 12,00 POR KIWI. AO VOLTAR PARA CASA, NO MEIO DO CAMINHO, ANA ENCONTROU SEU AVÔ, RECEBEU DELE R$15,00. QUANTO SOBROU DE DINHEIRO PARA ANA?

6-ATIVIDADE: RESOLVA OS CÁLCULOS FORMANDO PALAVRAS E DEPOIS DESCUBRA A FRASE E ESCREVA-A EM SEU CADERNO.

PROFESSORA-SHEILA
7-ATIVIDADE: 1º. LEIA O TEXTO E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:

ILUSTRAÇÃO

A ILUSTRAÇÃO É A ARTE DE ACRESCENTAR IMAGENS OU FIGURAS A LETRAS, PALAVRAS, TEXTOS, DE MODO A COMPLEMENTAR A MENSAGEM DESEJADA, ELUCIDANDO-A E FACILITANDO SUA COMPREENSÃO.
HOJE AS ILUSTRAÇÕES SÃO UTILIZADAS PARA AS MAIS DIVERSAS FINALIDADES. UM BOM TÍTULO E UMA BOA ILUSTRAÇÃO DESPERTAM O INTERESSE PARA A LEITURA DE UM TEXTO.
COMO ILUSTRAR UM TEXTO?
- LER E INTERPRETAR O TEXTO;
- ESCOLHER A PARTE MAIS SUGESTIVA;
- REALIZAR A ILUSTRAÇÃO QUE PODERÁ SER ATRAVÉS DE DESENHO OU COLAGEM.

2º. ATIVIDADE:
- LEIA E INTERPRETE O TEXTO “ANA E AS FRUTAS”.
- ILUSTRE O TEXTO ATRAVÉS DO DESENHO OU COLAGEM.

3º. ESCREVA O SEU NOME, TURMA, DATA, DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: DESENHO CRIATIVO LIVRE – ILUSTRAÇÃO DO TEXTO “ANA E AS FRUTAS”.

PROFESSOR-DANIEL

8-ATIVIDADE: MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TODAS AS REFEIÇÕES NO DIA.
MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS:
FOLHA, LÁPIS.
ENTREGAR UMA FOLHA EM BRANCO PARA A CRIANÇA E PEDIR QUE ESCREVA E DESENHE TUDO O QUE COMEU NO DIA ANTERIOR. ENQUANTO FAZ OS DESENHOS OS PAIS DEVEM EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TODAS AS REFEIÇÕES DIARIAMENTE COM HORÁRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS. APÓS A EXPLICAÇÃO, PEDIR AO ALUNO/ALUNA QUE ANALISE SUAS REFEIÇÕES DO DIA E COM A AJUDA DOS FAMILIARES, VISUALIZAR QUAIS AS POSSÍVEIS OPÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO E NO CASO DE TER PULADO AS REFEIÇÕES, INCLUIR UMA OPÇÃO SAUDÁVEL, COMO UMA PORÇÃO DE FRUTA, UM IOGURTE, UMA PORÇÃO DE SUCO NATURAL.
 MONTANDO ASSIM UM CARDÁPIO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA CADA REFEIÇÃO.

EXEMPLO DE CARDÁPIO SAUDÁVEL;

CAFÉ DA MANHÃ: LEITE, PÃO INTEGRAL COM MANTEIGA, UMA PORÇÃO DE MAMÃO;
LANCHE DA MANHÃ: IOGURTE NATURAL OU DE FRUTAS;
ALMOÇO: SALADA DE COUVE E TOMATE, CARNE COZIDA, CENOURA E ABÓBORA
REFOGADAS, ARROZ, FEIJÃO, BANANA COMO SOBREMESA;
LANCHE DA TARDE: SANDUÍCHE NATURAL (PÃO, ALFACE, TOMATE, QUEIJO, CENOURA E
FRANGO DESFIADO COM REQUEIJÃO), SUCO NATURAL DE LARANJA;
JANTAR: SALADA COM FOLHAS VERDES E TOMATE, OMELETE COM ESPINAFRE, PURÊ DE BATATA, ARROZ, FEIJÃO, MAÇÃ COMO SOBREMESA.