PROFESSOR: RODRIGO ACOSTA TORTELLI
TURMA: 141
TUDO BEM COM VOCÊS MEUS
ALUNOS? O PROFESSOR RODRIGO ESTÁ COM MUITAS SAUDADES E NÃO VÊ A HORA DE VER
VOCÊS NOVAMENTE. ENQUANTO ISSO NÃO É POSSÍVEL, VAMOS SEGUIR AS NOSSAS AULAS A
DISTÂNCIA, ENTÃO PARA QUE CONSIGAM CONCLUIR TODA ESSA AULA SEM DIFICULDADE,
PEÇO QUE VOCÊS COMECEM A FAZER A PRIMEIRA ATIVIDADE E DÊEM SEGUIMENTO PELA
NUMERAÇÃO (1, 2, 3, 4, ETC). BONS ESTUDOS!
1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A
HISTÓRIA “ANA E AS FRUTAS” QUE ESTÁ NO LINK ABAIXO, DEPOIS LEIA A HISTÓRIA
NOVAMENTE PARA CONCLUIR AS ATIVIDADES.
ANA E AS FRUTAS
ERA
UMA VEZ ANA,
UMA
MENINA MUTIO BACANA
ELA
ADORAVA FRUTAS
COMIA
PERAS, MAÇÃS E UVAS.
CERTO
DIA, UM CONVITE ANIMADO:
IR À FEIRA COM A MAMÃE AO SEU LADO!
NO
MEIO DO PASSEIO,
UM
FEIRANTE AGITADO DANDO GRITOS
DE
“BANANA! BANANA! ” PARA TODO LADO
ANA
LOGO PERGUNTOU
—
MOÇO, ESSA FRUTA TEM SEMENTE?
E
O FEIRANTE RESPONDEU:
—
NÃO TEM! EXPERIMENTE!
AO
MORDER A BANANA SEU MUNDO PAROU!
ERA
A FRUTA MAIS DOCE QUE ANA PROVOU!
QUERO
MUITO DESCOBRIR UM NOVO SABOR
CONHECER
E PROVAR CADA FRUTA COM AMOR
COM
ELAS VIAJAR EM UM MUNDO DE COR
BANANA,
MAÇÃ, PERA, UVA: QUE SABOR!
QUERO
MUITO DESCOBRIR UM NOVO SABOR
CONHECER
E PROVAR CADA FRUTA COM AMOR
BANANA,
MAÇÃ, PERA, UVA: QUE SABOR!
AGORA
EU QUERO VER QUEM VAI ACERTAR MINHA FRUTA PREDILETA!
MINHA
FRUTA PREDILETA É ...
RIMA
COM MEU NOME: ANA!
AMARELA
E PINTADINHA É ...
...RESPOSTA
CERTA: BANANA!
2-ATIVIDADE:
RESPONDA EM SEU CADERNO
A)
A HISTÓRIA ACIMA CONTA SOBRE UMA MENINA QUE ADORA COMER BANANAS. CITE TRÊS FRUTAS
DAS QUAIS VOCÊ GOSTA.
B)
NO TEXTO HÁ A OCORRÊNCIA DE RIMAS:
SEMENTE
RIMA COM______________
SABOR
RIMA COM________________
ANA
RIMA COM__________________
C) RELEIA O TEXTO E RETIRE DELE:
-
DUAS PALAVRAS COM ENCONTRO VOCÁLICO.
-
DUAS PALAVRAS COM ENCONTRO CONSONANTAL.
D)
LEIA A INFORMAÇÃO DO QUADRO ABAIXO:
NA
HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU, ESCREVA O DIÁLOGO EM QUE É USADO O TRAVESSÃO. QUEM SÃO
OS PERSONAGENS?
3-ATIVIDADE:
LEIA E RESPONDA
A IMPORTÂNCIA DE
UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
EM
“ANA E AS BANANAS” CONHECEMOS A HISTÓRIA DE UMA MENINA QUE GOSTA DE BANANAS.
UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É COMPOSTA POR HORTIFRUTIGRANGEIROS, OU SEJA, FRUTAS,
LEGUMES E VERDURAS, POIS SÃO OS ALIMENTOS QUE POSSUEM AS FAMOSAS “VITAMINAS” E
SAIS MINERAIS RESPONSÁVEIS POR UM BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO. CADA
ESPÉCIE DE FRUTA POSSUI NUTRIENTES DIFERENTES, TENDO CADA FRUTA UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA
NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. AGORA, MEUS ALUNOS, QUE TAL FAZER UMA PESQUISA E
DESCOBRIR PARA QUE SÃO INDICADAS O CONSUMO DAS FRUTAS LISTADAS A SEGUIR:
BANANA:
AMEIXA:
LIMÃO:
LARANJA:
GOIABA:
MAÇÃ:
4-ATIVIDADE: ENTÃO CRIANÇAS, AGORA QUE JÁ APRENDEMOS A
IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, QUE TAL DESENHARMOS UM
“HOMEM-SALADA”?! É BEM SIMPLES. EM UM PAPEL PARDO DE MAIS OU MENOS 1 METRO (SE
NÃO TIVER UM PAPEL TÃO GRANDE, PODERÁ USAR UMA FOLHA DE OFÍCIO, OU UM PAPELÃO)
DESENHE A FIGURA DE UM HOMEM E COLE NELE FIGURAS DE FRUTAS ENCONTRADAS EM
FOLHETOS DE SUPERMERCADOS, REVISTAS ETC. (CASO NÃO TENHA COMO RECORTAR, VOCÊ
PODERÁ DESENHAR) MÃOS À OBRA!!!!
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
PAPEL
PARDO, FOLHA OFÍCIO OU PAPELÃO;
TESOURA;
GIZ
DE CERA, LÁPIS DE COR, OU CANETINHA.
ABAIXO
UMA IMAGEM DE COMO FICA O “HOMEM-SALADA”.
Imagem
retirada do site https://pedagogiaaopedaletra.com/plano-de-aula-alimentacao-saudavel/
5-ATIVIDADE: RESOLVA AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS EM SEU
CADERNO.
A) ANA FOI À FEIRA COM SUA MÃE, DONA MARIA. DONA MARIA
COMPROU DUAS DÚZIAS DE LARANJAS POR R$6,00 E TRÊS DÚZIAS DE MAÇÃS POR R$10,00.
SE DONA MARIA TINHA R$45,00 DE DINHEIRO QUANTO SOBROU PARA ELA?
B) ANA FOI AO ARMAZÉM DO SEU JORGE E COMPROU TRÊS
DÚZIAS DE LIMÕES, NA VOLTA PARA CASA PERDEU 15 LIMÕES. QUANTOS LIMÕES SOBRARAM
PARA ANA?
LEMBRANDO:
|
C) ANA FOI NA FRUTEIRA COM R$35,00, PAGOU R$ 10,00 POR
MORANGOS E R$ 12,00 POR KIWI. AO VOLTAR PARA CASA, NO MEIO DO CAMINHO, ANA
ENCONTROU SEU AVÔ, RECEBEU DELE R$15,00. QUANTO SOBROU DE DINHEIRO PARA ANA?
6-ATIVIDADE: RESOLVA OS CÁLCULOS FORMANDO PALAVRAS E DEPOIS
DESCUBRA A FRASE E ESCREVA-A EM SEU CADERNO.
PROFESSORA-SHEILA
7-ATIVIDADE: 1º. LEIA O TEXTO E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:
ILUSTRAÇÃO
A
ILUSTRAÇÃO É A ARTE DE ACRESCENTAR IMAGENS OU FIGURAS A LETRAS, PALAVRAS,
TEXTOS, DE MODO A COMPLEMENTAR A MENSAGEM DESEJADA, ELUCIDANDO-A E FACILITANDO
SUA COMPREENSÃO.
HOJE
AS ILUSTRAÇÕES SÃO UTILIZADAS PARA AS MAIS DIVERSAS FINALIDADES. UM BOM TÍTULO
E UMA BOA ILUSTRAÇÃO DESPERTAM O INTERESSE PARA A LEITURA DE UM TEXTO.
COMO
ILUSTRAR UM TEXTO?
-
LER E INTERPRETAR O TEXTO;
-
ESCOLHER A PARTE MAIS SUGESTIVA;
-
REALIZAR A ILUSTRAÇÃO QUE PODERÁ SER ATRAVÉS DE DESENHO OU COLAGEM.
2º. ATIVIDADE:
- LEIA E INTERPRETE O TEXTO “ANA E AS FRUTAS”.
- ILUSTRE
O TEXTO ATRAVÉS DO DESENHO OU COLAGEM.
3º. ESCREVA O SEU NOME, TURMA, DATA,
DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: DESENHO CRIATIVO LIVRE – ILUSTRAÇÃO DO TEXTO “ANA E AS FRUTAS”.
PROFESSOR-DANIEL
8-ATIVIDADE: MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TODAS AS
REFEIÇÕES NO DIA.
MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS:
FOLHA, LÁPIS.
ENTREGAR UMA FOLHA EM BRANCO PARA A CRIANÇA E
PEDIR QUE ESCREVA E DESENHE TUDO O QUE COMEU NO DIA ANTERIOR. ENQUANTO FAZ OS
DESENHOS OS PAIS DEVEM EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TODAS AS REFEIÇÕES
DIARIAMENTE COM HORÁRIOS PRÉ-ESTABELECIDOS. APÓS A EXPLICAÇÃO, PEDIR AO
ALUNO/ALUNA QUE ANALISE SUAS REFEIÇÕES DO DIA E COM A AJUDA DOS FAMILIARES,
VISUALIZAR QUAIS AS POSSÍVEIS OPÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO E NO CASO DE TER PULADO AS
REFEIÇÕES, INCLUIR UMA OPÇÃO SAUDÁVEL, COMO UMA PORÇÃO DE FRUTA, UM IOGURTE,
UMA PORÇÃO DE SUCO NATURAL.
MONTANDO
ASSIM UM CARDÁPIO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA CADA REFEIÇÃO.
EXEMPLO
DE CARDÁPIO SAUDÁVEL;
CAFÉ DA
MANHÃ: LEITE, PÃO INTEGRAL
COM MANTEIGA, UMA PORÇÃO DE MAMÃO;
LANCHE DA MANHÃ: IOGURTE NATURAL OU DE FRUTAS;
ALMOÇO: SALADA DE COUVE E TOMATE, CARNE COZIDA,
CENOURA E ABÓBORA
REFOGADAS, ARROZ, FEIJÃO, BANANA COMO SOBREMESA;
LANCHE
DA TARDE: SANDUÍCHE NATURAL (PÃO,
ALFACE, TOMATE, QUEIJO, CENOURA E
FRANGO DESFIADO COM REQUEIJÃO), SUCO NATURAL DE
LARANJA;
JANTAR: SALADA COM FOLHAS VERDES E TOMATE, OMELETE COM
ESPINAFRE, PURÊ DE BATATA, ARROZ, FEIJÃO, MAÇÃ COMO SOBREMESA.