8°ano- 181

 

16ª SEMANA: DE 06 A 12/08/20

  

DICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Antes de iniciar as atividades da semana, assista ao vídeo feito carinhosamente pela coordenadora Viviane:

 

 

 

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto:

(não é necessário copiar)

Atualmente, é muito fácil ouvir sobre a importância do descarte e coleta de papel, pois é necessária cada vez a preocupação com o meio ambiente, como diminuir as ações diárias que são prejudiciais e como tentar recuperá-lo.

Mesmo que para muitas pessoas a separação do lixo pareça ser sem importância, isso não é verdade, pois muitos benefícios surgem desse ato simples.

Assim, ao colaborar com a coleta seletiva é possível diminuir a extração de recursos naturais, além de também reduzir a poluição tanto do solo, quanto do ar e da água.

Portanto, ao realizar o descarte adequado de resíduos, como o papel, é possível que haja a reciclagem, a qual pode ajudar muito em diversos aspectos, principalmente na melhoria da limpeza das cidades. Além disso, pode ocorrer uma grande geração de empregos devido aos materiais recicláveis comercializados.

Abaixo segue a coleta de papéis próprios para escrita (folhas inteiras) durante o período de uma semana, nas 12 turmas, do turno da manhã.

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Matemática, copie e responda:

1)        Copie a seguinte tabela e responda as questões abaixo:

Os dados coletados e organizados possibilitaram aos alunos responderem questões, tais como:

a) Calcule o total de papel desperdiçado por turma?

b) Qual a quantidade de papel desperdiçado por semana pela turma  171? (Lembrando que a média é a soma de gastos da semana dividida pelo número de dias).

c) Qual turma desperdiçou a menor quantidade de papel?

d) Qual turma desperdiçou a maior quantidade de papel?

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pela professora Luana:


2º.      Copie e desenvolva a atividade em sua folha de Língua Portuguesa:

 

Quando um animal é considerado em extinção?

Como diz o próprio nome, um animal é considerado extinto quando deixa de existir, seja no seu ambiente natural ou em cativeiro. Isso pode acontecer por causas naturais do ecossistema ou pela ação do homem. A extinção de animais está ligada ao desaparecimento de determinados grupos de animais. Algumas categorias são usadas por instituições para definir em que estágio está uma espécie animal com relação a sua existência no meio ambiente.

São considerados criticamente em perigo animais que enfrentam risco muito grande de extinção na natureza. Isso acontece quando a redução do tamanho da população de um animal é de 90% nos últimos 10 anos. Nesses casos, estima-se que a população de tal espécie seja de aproximadamente 50 adultos no planeta.

Estão em perigo quando a redução de tamanho populacional de um animal é de 70% nos últimos 10 anos. A população estimada no planeta, nesse caso, é de aproximadamente 250 adultos.

É grande o número de animais em extinção em nosso planeta. Isso tem ocorrido, principalmente, por causa da ação do homem no meio ambiente. Por isso alguns governos determinaram espaços com grande variedade e reprodução da fauna como área de preservação ambiental.

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente já chegou a divulgar em parceria com o IBAMA uma lista com 400 animais em risco de extinção.

Juliana Miranda

 

QUESTÕES:

01) Justifique o título do texto:

02) Qual é o assunto nele tratado?

03) Sublinhe no texto o trecho que explica quando um animal é considerado extinto, e depois escreva essa mesma informação, só que com suas palavras: 

04) Qual é o critério levado em consideração para classificar os animais nas categorias existentes? Explique sua resposta:

05) Segundo o texto, atualmente, quais são as principais causas da extinção de animais?

06) Como solucionar esse problema da extinção? Comente:

 

 

INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DEINGLÊS:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia, reflita e desenvolva a atividade solicitada:

(não é necessário copiar)

 

A Terra está sendo destruída, a questão do aquecimento global traz um alerta muito forte, gerado pelo impacto do consumo e estilo de vida que as pessoas estão levando, temos que ajudar o meio ambiente a recuperar-se. Você já estudou o que é preciso ser feito para minimizar os problemas do nosso planeta.

1)        Faça um cartaz do tamanho de uma folha de ofício com frases de conscientização em inglês, com o objetivo de ajudar a melhorar o ambiente em que vivemos.

Se possível, poste no Facebook e marque a escola.

Observe o exemplo abaixo e use a sua criatividade!

 


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pelo professor Rogério:


2º.      Leia atentamente o texto a seguir:

(não é necessário copiá-lo)

Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!     

Dentro do planejamento integrado, esta semana traremos um assunto que tanto é delicado quanto é importante: O Meio Ambiente!

O planeta é composto de sistemas muito sensíveis que ao menor sinal de desequilíbrio se manifestam. E quando isso acontece, normalmente, ele não é muito delicado conosco. Olha quantas tragédias temos por negligência nossa com esses sistemas. Mas para isso, precisamos de uma educação especial, precisamos nos alfabetizar em Educação Ambiental. E é isso que nós, professores, vamos trabalhar!

No nosso caso, vamos começar pela legislação e sua história, pois o cuidado com o Meio Ambiente não é de agora.

 

Quando Pero Vaz de Caminha, em 1500, relata com detalhes a as belezas naturais do recém encontrado Brasil, já mostra o quanto eram importantes os recursos naturais encontrados.

O conceito de meio ambiente é recente, bem como as políticas de proteção. A proteção, conservação e preservação eram direcionadas para o desenvolvimento econômico.

O primeiro reconhecimento da importância da árvore, pelo governo português, através de uma carta régia, em 27 de abril de 1442. As conquistas portuguesas no Atlântico e no Pacífico possuíam uma riqueza florestal imensa. Como os portugueses queriam ampliar sua frota de navios para manter suas conquistas, precisavam de muita madeira. A Europa já não possuía tantas florestas. Foi necessário que se criasse uma lei que punisse o desperdício de madeira e controlasse o corte. No Brasil, uma pequena manifestação dessa preocupação apareceu somente com a vinda da família real. Em 13 de junho de 1808 foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A industrialização do Brasil, entre 1930 a 1950 permitiu que algumas áreas de interesse daquele período criassem instrumentos legais e órgãos públicos que, de alguma forma estavam relacionados ao meio ambiente, como o Código de Águas, em 1934; a Patrulha Costeira; o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS); entre outros. A conservação era mais voltada para o patrimônio natural, histórico e artístico. A criação de parques nacionais e florestas, normas de proteção aos animais, a organização do patrimônio histórico e artístico, são exemplos dessas medidas. Em 1948 foi criada a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.

O comprometimento do governo brasileiro junto a órgãos internacionais, como a UNESCO, se dá quando participa da Conferência Internacional sobre a Utilização Racional e a Conservação dos Recursos da Biosfera, na década de 1960. O Brasil, como membro das Nações Unidas, também assinou acordos, pactos e termos de responsabilidade entre países, no âmbito da Declaração de Soberania dos Recursos Naturais. A década de 1970 foi marcada pelo agravamento dos problemas ambientais, e, consequentemente, pela maior conscientização desses problemas em todo o mundo.

No entanto, somente após a participação da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia, é que medidas efetivas foram tomadas com relação ao meio ambiente no Brasil. Participaram do evento representantes de aproximadamente 113 nações, 90% dos quais pertenciam ao grupo dos países em desenvolvimento. Nessa época, apenas 16 deles possuíam entidades de proteção ambiental.

Liderados pelo Brasil, os países aprovaram uma declaração de que o subdesenvolvimento é uma das mais frequentes causas da poluição no mundo atual. Isso faz com que o controle da poluição ambiental faça parte do programa de desenvolvimento.

Em 1972, realizou-se em Estocolmo, Suécia, a Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano, de onde saiu um documento intitulado "Declaração sobre o Ambiente Humano". A Declaração reconhece a importância da Educação Ambiental como uma ferramenta para o combate à crise ambiental no mundo.

Mesmo sem poder de polícia, em 30 de outubro de 1973 foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente. O objetivo era conscientizar a população dos cuidados como meio ambiente, evitando atitudes predatórias.

Em 1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, que influenciou a adoção dessa disciplina nas universidades brasileiras.

Em 1981, o Governo Brasileiro institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Nessa política são criados os instrumentos para implementação dessa política.

Mas foi na Constituição de 1988 que, pela primeira vez na história de uma nação, foi dedicado um capítulo inteiro para o meio ambiente. A partir daí foi criado o programa Nossa Natureza.

Em 22 de fevereiro de 1989 é criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Em 1990, foi criada a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República – SEMAM, ligada à Presidência da República, que tinha no IBAMA seu órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis.

Realizou-se no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, da qual participaram 170 nações. A Rio-92 teve como principais objetivos:

• identificar estratégias regionais e globais para ações referentes às principais questões ambientais;

• examinar a situação ambiental do mundo e as mudanças ocorridas depois da Conferência de Estocolmo;

• examinar estratégias de promoção de desenvolvimento sustentado e de eliminação da pobreza nos países em desenvolvimento.

Contudo, a sociedade que vinha se organizando nas últimas décadas pressionava as autoridades brasileiras pela proteção ao meio ambiente.

Essas, preocupadas com a repercussão internacional das teses discutidas na Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, determinaram, em 16 outubro de 1992, a criação do Ministério do Meio Ambiente - MMA, órgão de hierarquia superior, com o objetivo de estruturar a política do meio ambiente no Brasil.

 

3º.      ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade abaixo em sua folha de História:

1)    Faça uma régua cronológica (linha do tempo) com as datas e os principais eventos relatados no texto:

 

 

GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia as orientações:

(não é necessário copiar)

Assistir ao vídeo “Sustentabilidade”, produzido pela professora Loreci, disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=H7B04fNjNAI

 

Leia as instruções:

Você sabe o que é uma Anamorfose Geográfica?

Anamorfose Geográfica é um tipo de mapa temático cujos limites da superfície terrestres são transformados para evidenciar determinado fenômeno quantitativo do espaço geográfico. Dessa forma, não é considerado as dimensões exatas da superfície de países, municípios, estados, etc.

No exemplo abaixo, os limites territoriais dos países obedecem as taxas de emissão de gás carbono, isto é, o tamanho de cada país pode ter sido ampliado ou reduzido, de acordo com as suas taxas de emissão de carbono. As emissões de gases, como o CO², que são os causadores do efeito estufa, contribuem para as mudanças climáticas e pode amplificar os impactos dos furacões, com chuvas mais fortes, elevações do nível do mar e condições oceânicas mais quentes, o que favorece tempestades mais poderosas.

Observe o mapa abaixo “Taxas de Emissão de Carbono no Mundo em 2013” e repare como nesse caso os continentes parecem estar deformados definido a essa representação:


Caso se interesse pelo assunto, você pode ler mais sobre a Emissão de Carbono na página:

https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/mapa-interativo-mostra-emissoes-de-co2-de-cada-pais-do-planeta/

Lá, você vai encontrar um Mapa Interativo, bem legal, em que pode navegar por ele, clicando em cada país você descobrirá dados específicos do mesmo. Vale a pena conferir!

  

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:

a)        Quais as vantagens de retratar fenômenos por meio de anamorfose?

b)        Qual a participação do continente africano na anamorfose geográfica que retrata as emissões de carbono no mundo?

c)        Relacionando o vídeo da professora e as informações trazidas pela análise da anamorfose, quais são os impactos provocados pelas mudanças climáticas?

 

 

ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:

 (não é necessário copiar)

 

“A paisagem pode ser compreendida como tudo aquilo que a nossa vista alcança a fração do território que é possível abarcar com a visão. Trata-se de um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais, em que cada vez predominam estes últimos. Tal heterogeneidade é dada pela multiplicidade e diversidade de usos e funções de objetos que caracterizaram ou caracterizam a vida humana. Desse modo, assinala o geógrafo Milton Santos, ela é uma combinação de objetos criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual” (Milton Santos/1997).

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Ensino Religioso, copie as questões e responda:

1)        Faça uma reflexão sobre o significado de paisagem a partir do parágrafo do geógrafo Milton Santos.

2)        Escreva como eram os lugares onde você brincava há alguns anos atrás e faça uma comparação com o que você observa hoje.

3)        Comente como você gostaria de observar a paisagem onde você mora?

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.       Leia o texto abaixo:

(Não é necessário copiar o texto)

 

Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. Nós também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer.

Quando reciclamos, aquilo que antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura. Mas o futuro não nos reserva boas notícias, já que a produção mundial de plástico cresce constantemente há mais de meio século, passando de aproximadamente 1,9 toneladas em 1950 para cerca de 330 milhões de toneladas em 2013. O Banco Mundial estima que 1,4 bilhões de toneladas de lixo são geradas globalmente a cada ano e, desse total, 10% é plástico. A Organização Marítima Internacional proibiu o despejo de resíduos de plástico (e da maioria dos outros lixos) no mar. No entanto, mesmo que seja descartado corretamente, uma parte do plástico que deveria ser depositado em aterros, incinerado ou reciclado escapa para o meio ambiente - e uma fração considerável desse plástico que escapa acaba no oceano.

Para entender a gravidade da atual situação, clique no link abaixo e assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=snHn5HQxweo

 

2º.      Atividade prática:

Sabendo de toda essa situação que ocorre no planeta, vamos realizar um jogo/desafio, utilizando material reciclado: Garrafa Pet.

Assista ao vídeo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian, monte seu desafio com a ajuda de um adulto e desafie a família em casa:

 

Material utilizado: 3 garrafas pet; 1 tesoura (pedir para o responsável fazer o uso na hora solicitada).

Objetivo do desafio: com apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima.

Como Jogar:

·           O jogador tem apenas 3 movimentos;

·           Cada movimento tem que usar as duas mãos movendo 2 copos na jogada

·           No terceiro movimento ,todos os copos tem que ficar com a boca para cima

Aprendido o desafio, treine bastante e desafie sua família. Registre este momento em foto, poste no Facebook e marque a escola. Quem será que vencerá o desafio?

 

1º.      Atividade de registro:

Coloque data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:

1.        Quem foram os familiares desafiados?

2.        Quem conseguiu atingir o objetivo de com apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima?

 

 

CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Apenas leia o texto com atenção:

(Não é necessário copiar o texto e as imagens)

 

Lixo ou resíduo é tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora, sem um valor econômico.

Um dos maiores problemas ambientais atualmente é a quantidade crescente de LIXO produzido pela população humana.


Mas o que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?

A cada dia se produz, no Brasil, milhares de toneladas de lixo. Parte do que é coletado se destina aos aterros sanitários, usinas de compostagem e incineradores. Mas a maioria dos resíduos vai parar em lixões, terrenos baldios, córregos, represas e rios.

Em tese, 80% de tudo que é jogado fora poderiam ser reaproveitados, mas não é o que acontece. Os catadores, sucateiros, empresas, ONGs e algumas prefeituras dão conta apenas de uma pequena parte do lixo reciclável, mas quase nada do resíduo orgânico é separado. Agora, se cada um de nós encaminhar o lixo seco para reciclagem e transformar restos orgânicos em húmus (adubo), crescem as chances de resolver o problema do lixo e assim proteger a natureza, a cidade e, por tabela, nós mesmos.

O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água.

O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, causa a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui pelo chorume (líquido que sai do lixo orgânico) o solo e o lençol freático e também o ar. Além disso, sabe-se que é prática comum a queima do lixo em ruas, terrenos baldios e lixões.

A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado.

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ciências, copie a atividade e responda:

 

1)        A partir do texto acima, convido você a repensar em como podemos solucionar ou ao menos diminuir os problemas que a quantidade excessiva de lixo gera. Para isso criou-se os “5 Rs”:  reciclar, reutilizar, recusar, reduzir e repensar.

 

Em cima dos 5Rs, leia atentamente o que cada “R” significa e complete-os com alguns exemplos do seu dia a dia.

RECICLE: Reciclar é transformar materiais usados em novos materiais.

Ex.:

 

REDUZA: Reduza a quantidade de lixo que você produz!

Ex.:

 

RECUSE: Não compre ou adquira coisas desnecessárias, principalmente aquelas que causam danos à saúde e ao meio ambiente.

Ex.:

 

REUSE: Reutilize ao máximo qualquer material antes de colocá-lo fora.

Ex.:

 

REPENSE: A conscientização ambiental é necessária para termos uma qualidade de vida melhor. Cada um deve fazer a sua parte!

Ex.:

 

2)         Se você já adota algumas das soluções acima no seu dia a dia, comente abaixo: (pode descrever ou citar em tópicos).

 

 

ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto abaixo e observe as imagens:

 

Grafite

Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.

Observe as imagens:

Quem vive nos grandes centros urbanos pode encontrar os grafites com certa frequência. Tomando proporções cada vez maiores, o grafite se impõe nos muros das cidades, dispensando a necessidade de se expor em galerias.

 

Grafite X Pichação.

Você sabe qual a diferença entre o grafite e a pichação?

O grafite é uma arte que é baseada em desenhos: todas as letras e figuras que são utilizadas na pintura são pensadas e elaboradas, para que representem aquilo que o artista quer mostrar.  A pichação é o ato de escrever ou rabiscar e por isso é considerada vandalismo e contestada por muitas pessoas. Apesar de ser um estilo artístico que ganha espaço nos grandes centros urbanos, o grafite assim como a pichação configuram crime ambiental previstos em lei caso sejam executados sem a devida autorização.

Pichação:

 

2º.      Atividade de pesquisa- Coloque data em sua folha de Artes, copie e responda:

1)      De que maneira as pichações afetam o meio ambiente? Elabore um pequeno texto com informações obtidas através de pesquisa.