3° ano- Turma 132- Profª Nina

132

132 SÉTIMA SEMANA

TURMA-132                         PROFESSORA-NINA

ARARICÁ__________DE JUNHO DE 2020.

1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A HISTÓRIA COM VOCÊ NO LINK ABAIXO.

https://youtu.be/PCuZdSp4Hog   

2-ATIVIDADE: LEIA O TEXTO E COPIE NO CADERNO COM ATENÇÃO.

FORMIGAS

 

AS FORMIGAS INTEGRAM O GRUPO DE INSETOS MAIS NUMEROSO QUE EXISTE, DA FAMÍLIA DOS FORMICÍDEOS, (FAMÍLIA FORMICIDAE)

O CORPO DELAS É DIVIDIDO EM CABEÇA, TÓRAX E ABDOME.

NA CABEÇA, POSSUEM DUAS ANTENAS UTILIZADAS PARA TATEAR, CHEIRAR E SENTIR O GOSTO DAS COISAS.  NO TÓRAX DAS FORMIGAS FICAM AS ASAS (QUANDO PRESENTES) E TRÊS PARES DE PATAS. NO ABDOME ESTÃO SEUS ÓRGÃOS INTERNOS.

AS FORMIGAS CONSEGUEM SENTIR O CHEIRO (NÃO SOMENTE DOS ALIMENTOS, MAS TAMBÉM DE VÁRIAS OUTRAS COISAS) ATRAVÉS DAS ANTENAS QUE TAMBÉM AS AJUDAM COMO UM MÉTODO SENSORIAL. SUA ALIMENTAÇÃO É CLASSIFICADA DE ACORDO COM SUA ESPÉCIE, PODENDO SER HERBÍVORAS, CARNÍVORAS E ONÍVORAS – QUE COMPREENDE SUA MAIOR PORCENTAGEM, ONDE COMEM UM POUCO DE TUDO, COMO SEMENTES, RESTOS DE VEGETAIS, DE ANIMAIS E ATÉ MESMO DE ALIMENTOS DOS SERES HUMANOS.

AS FORMIGAS SÃO CONSIDERADAS INSETOS SOCIAIS, ISSO PORQUE VIVEM EM SOCIEDADE E TRABALHAM EM GRUPO. EM UM FORMIGUEIRO, HÁ TRÊS CLASSES DE FORMIGAS: AS RAINHAS, AS OPERÁRIAS E OS MACHOS.

TEXTO ADAPTADO PELA PROFESSORA LEONIR TONET

VOCABULÁRIO:

 HERBÍVOROS: ANIMAIS  QUE SE ALIMENTAM EXCLUSIVAMENTE DE PLANTAS E ERVAS.

CARNÍVOROS: ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM À BASE DE CARNES.

ONÍVOROS: ANIMAIS QUE  CONSOMEM ALIMENTOS TANTO DE ORIGEM ANIMAL COMO DE VEGETAL, (FOLHAS VERDES).

·       OBSERVE A(S) FORMIGA(S) QUE VOCÊ ENCONTRAR NO PÁTIO DE SUA CASA E, VEJA COMO ELAS TRABALHAM EM UNIÃO PARA O BEM COMUM DE TODAS. ELAS LEVAM ALIMENTOS PARA O SEU NINHO, E NÃO RECLAMAM POR TRABALHAR EM SOCIEDADE, UMA POR TODAS E TODAS POR UMA. ELAS ATÉ VOLTAM PARA AJUDAR UMA COLEGA, QUANDO ESTA ESTIVER CARREGANDO UM ALIMENTO MUITO PESADO.

3-ATIVIDADE: LEIA, COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES DA FÁBULA ABAIXO:

·       APÓS REALIZAR AS ATIVIDADES, CONVERSE COM SEUS PAIS SOBRE A MORAL DESTA FÁBULA, O QUE ELA NOS QUER DIZER E QUAL A LIÇÃO QUE PODEMOS TIRAR PARA NOSSAS VIDAS.

4-ATIVIDADE: ARME E EFETUE OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS COM ATENÇÃO. SE PRECISAR DE MATERIAL CONCRETO, USE PALITOS OU GRÃOS, E PEÇA AJUDA DE ALGUÉM, CASO TIVER DIFICULDADES.

a)      247 + 346=

b)      931+ 73=

c)      840 - 151=

d)     148 - 39=

 

TURMA-132                                  PROFESSORA-FRANCIELE

5-ATIVIDADE: ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA COMO REALIZAR ESSA ATIVIDADE.

https://www.facebook.com/jaqueline.matias.351/videos/880223822452670


CIRCUITO

NESTA AULA CONTINUAREMOS UTILIZANDO O BASTÃO E DESSA VEZ TEREMOS CINCO ETAPAS DE DIFICULDADE. PRECISAREMOS NESTA AULA DE DOIS BASTÕES, OS BASTÕES FICARÃO NO CHÃO UM AO LADO DO OUTRO EM UMA DISTÂNCIA DE MEIO METRO NO SENTIDO HORIZONTAL, VOCÊ SE POSICIONARÁ NA FRENTE DELES. 

  • NO PRIMEIRO NÍVEL VOCÊ VAI SALTAR NO PRIMEIRO BASTÃO E VOLTAR DEZ VEZES. 
  • NO SEGUNDO NÍVEL VOCÊ VAI SALTAR OS DOIS BASTÕES E VOLTAR SALTANDO DE COSTAS DEZ VEZES. 

  • TERCEIRO NÍVEL SERÁ O SALTO LATERAL COLOCANDO O BASTÃO ENTRE OS PÉS. VOCÊ SALTARÁ DE LADO PARA O OUTRO DO BASTÃO FICANDO COM ELE ENTRE SEUS PÉS, VAI E VOLTA ENTRE OS DOIS POR QUINZE VEZES.
  •  QUARTA ETAPA AGILIDADE USANDO SOMENTE UM BASTÃO E VOCÊ DE FRENTE PARA ELE VAI COLOCAR UM PÉ DO OUTRO LADO, DEPOIS O OUTRO, EM SEGUIDA VOLTA UM DE CADA VEZ E REPETE ESTE MOVIMENTO AUMENTANDO A VELOCIDADE, FAZENDO POR 20 SEGUNDOS. 
  • A ÚLTIMA ETAPA E MAIS DIFÍCIL, VOCÊ UTILIZANDO OS DOIS BASTÕES FORMARÁ UM SINAL DE MAIS COM ELES COLOCANDO UM EM CIMA DO OUTRO, ESTES MOVIMENTO SÃO LIVRES E VOCÊ PODERÁ CRIAR A SUA SEQUÊNCIA PASSANDO POR TODOS ESPAÇOS SALTANDO.