2° ano- Turma 123- Profª Silvana



12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20


TURMA – 123        PROFESSORA: SILVANA REGINA ZALTRAN

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!! A PROFESSORA SILVANA ESTÁ COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS, E NÃO VÊ A HORA DE ESTAR COM VOCÊS.COMO NÃO É POSSÍVEL NESSE MOMENTO, VAMOS SEGUIR A DISTÂNCIA AS NOSSAS AULAS. ENTÃO PARA DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES PRECISAM LER PARA FAZER SEM DIFICULDADE. COMECEM FAZENDO A PRIMEIRA ATIVIDADE E ASSIM POR DIANTE. BONS ESTUDOS!

NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS CONFORME ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO).

ARARICÁ,------- DE JULHO DE 2020.
HOJE É:---------------------------------------
MEU NOME É:------------------------------
O DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE

1-ATIVIDADE: QUE TAL CONVIDAR  SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM AO VÍDEO QUE EXPLICA COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA CASEIRO NO LINK ABAIXO:


2-ATIVIDADE: COM A EXPLICAÇÃO QUE ASSISTIU NO VÍDEO COMO FAZER UM FILTRO. AGORA QUE TAL VOCÊ COM SUA FAMÍLIA CONSTRUIR O SEU FILTRO DE ÁGUA. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.

MATERIAIS: SE NÃO TIVER ALGUNS DESSES PRODUTOS PODE SUBSTITUIR COM OS QUE ESTÃO ENTRE PARENTESES.


ÁGUA COM TERRA;
AREIA GROSSA OU PEDREGULHOS; (PEDRA BRITA GROSSA OU FINA)
AREIA FINA;
CARVÃO; (DE CHURRASCO, OU FOGÃO)
ALGODÃO; (TECIDO, FILTRO DE CAFÉ)
GARRAFA PET; (TECIDO, FILTRO DE CAFÉ)
ÁGUA LIMPA.

PREPARO:

MISTURE A TERRA COM MEIO LITRO DE ÁGUA E AGITE BEM;
MONTE O FILTRO INDICADO NO ESQUEMA;
DESPEJE ALI, VAGAROSAMENTE, A ÁGUA SUJA;

OBSERVE A FILTRAGEM PRODUZINDO UM LÍQUIDO LÍMPIDO E SEM CHEIRO, POIS O CARVÃO ABSORVE AS PARTÍCULAS GASOSAS ODORÍFERAS. ESSA ÁGUA NÃO PODE SER CONSUMIDA, PORQUE AINDA CONTÉM MICRORGANISMOS. ENTÃO DEVEMOS FAZER O QUE MAIS PARA CONSEGUIR USAR ESSA ÁGUA EM CASA NUMA NECESSIDADE EXTREMA.
DE SUA OPINIÃO, ESCREVENDO EM SEU CADERNO O QUE SE PODE FAZER PARA USAR ESSA ÁGUA EM CASA.
...................................................................................................................................................................

DEPOIS QUE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO E FEZ O SEU FILTRO QUE TAL ESCREVER NO SEU CADERNO O QUE APRENDEU SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.
...................................................................................................................................................................


3-ATIVIDADE: AGORA LEIA E COPIE O TEXTO SOBRE A ÁGUA EM SEU CADERNO PARA PODER CONTINUAR FAZENDO AS ATIVIDADES.

A ÁGUA

   A ÁGUA É O ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. TODOS OS SERES VIVOS DEPENDEM DELA PARA SOBREVIVER E PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DA ESPÉCIE. A ÁGUA SUSTENTA A VIDA. ELA NÃO TEM CHEIRO, GOSTO E NEM COR.
      PARA QUE A ÁGUA SE TORNE POTÁVEL, OU SEJA, PRÓPRIA PARA O CONSUMO, PRECISA SER TRATADA. ATUALMENTE, MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE, E UM DOS MOTIVOS ESTÁ NA CONTÍNUA POLUIÇÃO DOS RIOS, DECORRENTES DA FALTA DE CUIDADO DO HOMEM.
      DIZEMOS QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA, OU IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO, QUANDO APRESENTA SUJEIRA E MICRORGANISMOS QUE CAUSAM DOENÇAS AO HOMEM E AOS ANIMAIS.
     POR ISSO DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA PARA NÃO FICARMOS DOENTES.

             VOCÊ SABIA QUE:

MICRORGANISMOS: SÃO SERES VIVOS, SÓ INVISÍVEIS AO MICROSCÓPIO QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS E PREJUDICAR A SAÚDE.

MICROSCÓPIO: É O INSTRUMENTO QUE SERVE PARA AMPLIAR, COM A FINALIDADE DE OBSERVAÇÃO, A IMAGEM DE OBJETOS MINÚSCULOS.

4-ATIVIDADE: APÓS LER O TEXTO SOBRE A ÁGUA VAMOS PENSAR EM ALGUMAS QUESTÕES, PARA SABER DE SUAS OPINIÕES. COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:

a) A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESSA QUESTÃO?
...................................................................................................................................................................

b) ATUALMENTE, MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE. QUAL O MOTIVO DA FALTA DA ÁGUA DE QUALIDADE?
...................................................................................................................................................................

c) QUANDO FALAMOS QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA É PORQUE ELA APRESENTA O QUE?
...................................................................................................................................................................

d) EXPLIQUE PORQUE DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA.
...................................................................................................................................................................

e) ESCREVA COMO É O TIPO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA SUA CASA.
...................................................................................................................................................................

5-ATIVIDADE: OBSERVANDO OS ITENS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA CONFECCIONAR O FILTRO, OBSERVE A TABELA E RESOLVA NO SEU CADERNO O QUE ESTA SENDO PEDIDO.

NA TABELA ABAIXO TEMOS ALGUNS ITENS QUE USARÍAMOS PARA CONSTRUIR UM FILTRO, E SE VOCÊ NÃO TIVESSE OS ITENS E QUISESSE COMPRAR.

OBSERVE A TABELA E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO. MONTADO AS CONTINHAS.


1) QUAL É O PRODUTO MAIS CARO?
...................................................................................................................................................................

2) QUAL O MAIS BARATO?
...................................................................................................................................................................

3) QUAIS OS PRODUTOS CUSTAM O MESMO VALOR?
...................................................................................................................................................................

4) SE VOCÊ FOSSE COMPRAR TODOS OS PRODUTOS QUANTO GASTARIA?
...................................................................................................................................................................

5) SE VOCÊ TIVESSE SOMENTE R$ 10,00 QUAIS OS PRODUTOS QUE VOCÊ COMPRARIA?
...................................................................................................................................................................

6) QUANTO GASTARIA SE COMPRASSE SÓ O PEDREGULHO E O CARVÃO?
...................................................................................................................................................................

7) MAMÃE ME DEU R$ 36,00 PARA COMPRAR PRODUTOS DA TABELA PARA FAZER A EXPERIÊNCIA.QUAL OS PRODUTOS QUE POSSO COMPRAR? SOBROU TROCO?
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE FAZER O FILTRO E TER APRENDIDO A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR ÁGUA POTÁVEL PARA A NOSSA SAÚDE,
ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA. FIQUEM EM CASA E SE CUIDEM.

PROFESSOR-DANIEL

6-ATIVIDADE: A ÁGUA É ESSENCIAL PARA MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO DA SAÚDE, ALÉM DE SE TORNAR IMPORTANTÍSSIMA NOS HÁBITOS DE HIGIENE E CUIDADOS PESSOAIS. A ÁGUA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA-A- DIA, NOS ALIMENTOS E PREPARO DELES, DIVERSOS ESPORTES SÃO PRATICADOS NA ÁGUA, BEM COMO, BRINCADEIRAS PODEM SER FEITAS COM O USO DESSE ELEMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VALÊNCIAS FÍSICAS DIVERSAS.

CORRIDA COM COPO

COLOQUE UM BALDE COM ÁGUA EM UMA EXTREMIDADE DA CASA, E OUTRO BALDE VAZIO EM OUTRO LOCAL DISTANTE, QUANDO O SINAL FOR DADO, A CRIANÇA DEVERÁ ESTAR COM O COPO DE PLÁSTICO NA MÃO E TENTAR ENCHER O BALDE VAZIO COM A ÁGUA DO BALDE QUE ESTARÁ CHEIO, PARA ISSO UM TEMPO DEVE SER MARCADO PARA ESTIMULAR O COMPRIMENTO DA TAREFA, UMA COMPETIÇÃO PODE SER FORMADA SE HOUVER MAIS DE UM PARTICIPANTE. VENCE QUEM ENCHER O BALDE COM ÁGUA EM MENOS TEMPO.

PROFESSORA-SÔNIA

7-ATIVIDADE:  LIBRAS AULA 6