12ª
SEMANA: DE 09 A 15/07/20
TURMA – 123 PROFESSORA: SILVANA REGINA ZALTRAN
OLÁ QUERIDOS ALUNOS!! A PROFESSORA SILVANA ESTÁ
COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS, E NÃO VÊ A HORA DE ESTAR COM VOCÊS.COMO NÃO É
POSSÍVEL NESSE MOMENTO, VAMOS SEGUIR A DISTÂNCIA AS NOSSAS AULAS. ENTÃO PARA DESENVOLVEREM
AS ATIVIDADES PRECISAM LER PARA FAZER SEM DIFICULDADE. COMECEM FAZENDO A
PRIMEIRA ATIVIDADE E ASSIM POR DIANTE. BONS ESTUDOS!
NO CADERNO:
FAZER A DATA
(CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS CONFORME ESTÁ O DIA, DATA E O
TEMPO).
ARARICÁ,------- DE JULHO DE 2020.
HOJE É:---------------------------------------
MEU NOME É:------------------------------
O DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE
1-ATIVIDADE: QUE TAL CONVIDAR SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM AO VÍDEO QUE EXPLICA
COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA CASEIRO NO LINK ABAIXO:
2-ATIVIDADE: COM A EXPLICAÇÃO QUE ASSISTIU
NO VÍDEO COMO FAZER UM FILTRO. AGORA QUE TAL VOCÊ COM SUA FAMÍLIA CONSTRUIR O
SEU FILTRO DE ÁGUA. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.
MATERIAIS: SE NÃO TIVER ALGUNS DESSES
PRODUTOS PODE SUBSTITUIR COM OS QUE ESTÃO ENTRE PARENTESES.
ÁGUA COM TERRA;
AREIA GROSSA OU PEDREGULHOS;
(PEDRA BRITA GROSSA OU FINA)
AREIA FINA;
CARVÃO; (DE CHURRASCO, OU FOGÃO)
ALGODÃO; (TECIDO, FILTRO DE CAFÉ)
GARRAFA PET; (TECIDO, FILTRO DE
CAFÉ)
ÁGUA LIMPA.
PREPARO:
MISTURE A TERRA COM MEIO LITRO DE
ÁGUA E AGITE BEM;
MONTE O FILTRO INDICADO NO
ESQUEMA;
DESPEJE ALI, VAGAROSAMENTE, A
ÁGUA SUJA;
OBSERVE A FILTRAGEM PRODUZINDO UM LÍQUIDO LÍMPIDO E
SEM CHEIRO, POIS O CARVÃO ABSORVE AS PARTÍCULAS GASOSAS ODORÍFERAS. ESSA ÁGUA
NÃO PODE SER CONSUMIDA, PORQUE AINDA CONTÉM MICRORGANISMOS. ENTÃO DEVEMOS FAZER
O QUE MAIS PARA CONSEGUIR USAR ESSA ÁGUA EM CASA NUMA NECESSIDADE EXTREMA.
DE SUA OPINIÃO, ESCREVENDO EM SEU
CADERNO O QUE SE PODE FAZER PARA USAR ESSA ÁGUA EM CASA.
...................................................................................................................................................................
DEPOIS QUE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO E FEZ O SEU FILTRO
QUE TAL ESCREVER NO SEU CADERNO O QUE APRENDEU SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.
...................................................................................................................................................................
3-ATIVIDADE: AGORA LEIA E COPIE O TEXTO SOBRE A
ÁGUA EM SEU CADERNO PARA PODER CONTINUAR FAZENDO AS ATIVIDADES.
A ÁGUA
A ÁGUA É O
ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. TODOS OS SERES VIVOS
DEPENDEM DELA PARA SOBREVIVER E PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DA ESPÉCIE. A ÁGUA
SUSTENTA A VIDA. ELA NÃO TEM CHEIRO, GOSTO E NEM COR.
PARA
QUE A ÁGUA SE TORNE POTÁVEL,
OU SEJA, PRÓPRIA PARA O CONSUMO, PRECISA SER TRATADA. ATUALMENTE, MILHÕES DE
PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE, E UM DOS MOTIVOS ESTÁ
NA CONTÍNUA POLUIÇÃO DOS
RIOS, DECORRENTES DA FALTA DE CUIDADO DO HOMEM.
DIZEMOS
QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA, OU IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO, QUANDO APRESENTA
SUJEIRA E MICRORGANISMOS QUE CAUSAM DOENÇAS AO HOMEM E AOS ANIMAIS.
POR ISSO
DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA
PARA NÃO FICARMOS DOENTES.
VOCÊ SABIA QUE:
MICRORGANISMOS: SÃO SERES VIVOS, SÓ INVISÍVEIS AO
MICROSCÓPIO QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS E PREJUDICAR A SAÚDE.
MICROSCÓPIO: É O
INSTRUMENTO QUE SERVE PARA
AMPLIAR, COM A FINALIDADE DE OBSERVAÇÃO, A IMAGEM DE OBJETOS MINÚSCULOS.
4-ATIVIDADE: APÓS
LER O TEXTO SOBRE A ÁGUA VAMOS PENSAR EM ALGUMAS QUESTÕES, PARA SABER DE SUAS
OPINIÕES. COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
a) A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA
NA TERRA. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESSA QUESTÃO?
...................................................................................................................................................................
b) ATUALMENTE, MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO
NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE. QUAL O MOTIVO DA FALTA DA ÁGUA DE QUALIDADE?
...................................................................................................................................................................
c) QUANDO FALAMOS QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA É
PORQUE ELA APRESENTA O QUE?
...................................................................................................................................................................
d) EXPLIQUE PORQUE DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA,
FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA.
...................................................................................................................................................................
e) ESCREVA COMO É O TIPO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
NA SUA CASA.
...................................................................................................................................................................
5-ATIVIDADE:
OBSERVANDO OS ITENS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA CONFECCIONAR O FILTRO, OBSERVE A
TABELA E RESOLVA NO SEU CADERNO O QUE ESTA SENDO PEDIDO.
NA TABELA ABAIXO TEMOS ALGUNS ITENS QUE USARÍAMOS
PARA CONSTRUIR UM FILTRO, E SE VOCÊ NÃO TIVESSE OS ITENS E QUISESSE COMPRAR.
OBSERVE A TABELA E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO
CADERNO. MONTADO AS CONTINHAS.
1) QUAL É O
PRODUTO MAIS CARO?
...................................................................................................................................................................
2) QUAL O MAIS
BARATO?
...................................................................................................................................................................
3) QUAIS OS PRODUTOS CUSTAM O MESMO VALOR?
...................................................................................................................................................................
4) SE VOCÊ FOSSE
COMPRAR TODOS OS PRODUTOS QUANTO GASTARIA?
...................................................................................................................................................................
5) SE VOCÊ TIVESSE
SOMENTE R$ 10,00 QUAIS OS PRODUTOS QUE VOCÊ COMPRARIA?
...................................................................................................................................................................
6) QUANTO GASTARIA
SE COMPRASSE SÓ O PEDREGULHO E O CARVÃO?
...................................................................................................................................................................
7) MAMÃE ME DEU R$ 36,00 PARA COMPRAR PRODUTOS DA TABELA PARA FAZER A
EXPERIÊNCIA.QUAL OS PRODUTOS QUE POSSO COMPRAR? SOBROU TROCO?
ESPERO QUE TENHAM
GOSTADO DE FAZER O FILTRO E TER APRENDIDO A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR ÁGUA
POTÁVEL PARA A NOSSA SAÚDE,
ABRAÇOS E ATÉ A
PRÓXIMA SEMANA. FIQUEM EM CASA E SE CUIDEM.
PROFESSOR-DANIEL
6-ATIVIDADE:
A ÁGUA É ESSENCIAL PARA MANUTENÇÃO E PRESERVAÇÃO
DA SAÚDE, ALÉM DE SE TORNAR IMPORTANTÍSSIMA NOS HÁBITOS DE HIGIENE E CUIDADOS
PESSOAIS. A ÁGUA ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA-A- DIA, NOS ALIMENTOS E PREPARO
DELES, DIVERSOS ESPORTES SÃO PRATICADOS NA ÁGUA, BEM COMO, BRINCADEIRAS PODEM
SER FEITAS COM O USO DESSE ELEMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE VALÊNCIAS FÍSICAS
DIVERSAS.
CORRIDA COM COPO
COLOQUE UM BALDE COM ÁGUA EM UMA EXTREMIDADE DA CASA, E OUTRO BALDE
VAZIO EM OUTRO LOCAL DISTANTE, QUANDO O SINAL FOR DADO, A CRIANÇA DEVERÁ ESTAR
COM O COPO DE PLÁSTICO NA MÃO E TENTAR ENCHER O BALDE VAZIO COM A ÁGUA DO BALDE
QUE ESTARÁ CHEIO, PARA ISSO UM TEMPO DEVE SER MARCADO PARA ESTIMULAR O
COMPRIMENTO DA TAREFA, UMA COMPETIÇÃO PODE SER FORMADA SE HOUVER MAIS DE UM
PARTICIPANTE. VENCE QUEM ENCHER O BALDE COM ÁGUA EM MENOS TEMPO.
PROFESSORA-SÔNIA
7-ATIVIDADE: LIBRAS AULA 6