8° ano- Turma 181



4ª SEMANA: DE 14 A 20/05/20

MATEMÁTICA

·           Copie no caderno:

O HOTEL DOS VIAJANTES!!

No hotel estão hospedadas quatro pessoas:
Alice, Carla, Denise e Emília.
Denise está hospedada no segundo piso sem elevador.
Emília bebe leite todas as manhãs.
Alice tem uma secretária.
Carla exige sempre carne nas refeições.
O médico que atendeu Denise recomendou-lhe frango no jantar.
Emília é empresária de um jogador de futebol.
O músico, companheiro de serestas de um (a) dos (as) hóspedes, prefere café.
Quem come batatas fritas, prefere leite.
Alice está hospedada no andar, imediatamente, acima do andar de Carla.
Quem come pizza, bebe suco.

Quem bebe refrigerante?
Indique o andar em que cada um está hospedado, os alimentos ingeridos e os profissionais ligados a cada um deles.

Coloque as respostas na tabela.

Pessoas
Andar de Hospedagem
Alimentos ingeridos
Profissionais


















LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Variação linguística/gírias – Gênero bilhete

1)        Copie e leia a seguir a estrutura de um bilhete:


A)      Escreva um bilhete para um colega, nele deverá conter duas gírias e o assunto precisa ser uma mensagem positiva/ alegre. Capriche, pois este bilhete será entregue no retorno às aulas.



INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Observe a imagem abaixo e analise uma das pesquisas feita nos Estados Unidos, com jovens sobre os hobbies que costumam praticar com maior frequência.



Essa pesquisa foi feita através do website – Students of the world- que usou um gráfico como recurso para obter dados de porcentagem, sobre o assunto que desejaram pesquisar.
Observe o gráfico, não precisa copiar ele. Na pesquisa utilizaram várias modalidades de esportes para os jovens opinar sobre quais eles mais gostam de praticar!
Após observar o gráfico responda as questões abaixo. Essas questões devem ser copiadas e respondidas em seu caderno.

Answer- Responda (as respostas devem ser com as palavras de língua inglesa que estão no gráfico):
1)        Qual é o hobby que os jovens costumam praticar em maior porcentagem? (desconsidere a última opção – other/ outros).
2)        Existem três hobbies que estão com quase a mesma porcentagem, quais são eles?
3)        Desses hobbies, qual ou quais deles você costuma praticar mais?
4)        Faça mais exemplos de hobbies que podem ser inclusos nesse tipo de gráfico?


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Assista ao vídeo do professor Rogério:

·           Leia o texto atentamente:
O mercantilismo: riqueza e poder para o Estado.
As monarquias absolutistas europeias adotaram um conjunto de ideias e práticas econômicas que, mais tarde, foram chamadas de mercantilismo.
Principais características do Mercantilismo
Entre as principais características do mercantilismo, podemos citar:
·           Metalismo: Crença segundo a qual quanto mais ouro e prata uma nação possuísse, mais rica ela seria. Com base nessa crença, procurava-se acumular metais preciosos no país.
·           Balança Comercial Favorável: princípio decorrente do metalismo. Veja por que: na época, o dinheiro era feito de ouro e prata; assim, a forma de reter ouro e prata em um país era exportar o máximo e importar o mínimo, mantendo-se assim a balança comercial favorável.
·           Protecionismo: incentivo ao comércio e à manufatura nacionais, protegendo-os da concorrência estrangeira. Recomendava-se, por exemplo, o aumento dos impostos sobre produtos estrangeiros a fim de torná-los mais caros, favorecendo os similares nacionais.
·           Exclusivo colonial: as colônias deviam comerciar exclusivamente com suas metrópoles. Um exemplo: os colonos da América espanhola deveriam comerciar somente com a Espanha (metrópole) e comprar somente dos espanhóis aquilo de que necessitassem. Mas, na prática, não era isto que ocorria; muitas vezes, os colonos comerciavam diretamente com diferentes países e continentes.
Fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania – 7º ano – ensino fundamental – anos finais. ed 4. – São Paulo: FTD, 2018.

·           Copie e responda em seu caderno:

1) (UFV) Mercantilismo é um termo que foi criado pelos economistas alemães da segunda metade do século XIX para denominar o conjunto de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo.
a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.
b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
c) Crença em que a acumulação de metais preciosos era a principal forma de enriquecimento dos Estados.
d) Aplicação de capitais excedentes em outros países para aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização.
e) Exploração de domínios localizados em outros continentes, com o objetivo de complementar a economia metropolitana.

2) No contexto do mercantilismo, o que significava o Exclusivo Colonial?
a) significava a determinação de que a metrópole não poderia intervir naquilo que era produzido na Colônia.
b) significava que as práticas comerciais só poderiam ser efetivamente exercidas nos domínios das Colônias.
c) significava que as práticas de exploração de matérias-primas não poderiam exceder os limites de uma pequena quantidade por semana.
d) significava a determinação de que aquilo que era produzido na Colônia só poderia atender ao consumo de quem nela vivia.
e) significava a determinação de que aquilo que era produzido na Colônia só poderia ser explorado pela metrópole que sobre ela tinha domínio.


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Observe o mapa abaixo:
(não é necessário copiar o mapa)


2)        Percebeu que há alguns símbolos, letras ou números substituindo o nome de elementos do mapa? Agora, coloque data em seu caderno, copie as questões abaixo e responda:
a) O mapa representa o território de qual continente?
b) Você sabe que esse continente pode ser subdividido em América do Norte, América Central e América do Sul. Agora indique quais dessas divisões estão representadas pelos números: 1______________________; 2______________________; 3______________________;
c) O nosso país está localizado em qual dessas divisões?
d) Escreva o nome dos Oceanos que correspondem as letras: A _________________; B_________________;
e) Em relação as linhas imaginárias indicadas no mapa, qual o nome do principal paralelo da Terra representado pelo # no mapa?
f) Identifique o nome dos trópicos (as linhas pontilhadas no mapa) indicados pelos símbolos: x_______________; +________________;
g) Localize onde estaria o Brasil no mapa e indique qual trópico corta nosso país:


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Fazer uma bandeira pessoal! Geralmente uma bandeira representa um país e significa algo da história desse país. Mas você pode construir uma bandeira sobre você, a bandeira do autoconhecimento, que revela um pouco de suas características pessoais, boas ou ruins. Reflita sobre essas características e crie a sua própria bandeira pessoal.
Tarefa: Faça um desenho de uma bandeira em uma folha de ofício com auxílio de uma régua ou como desejar, divida-a em quatro partes iguais, escreva dentro dela quatro características sobre você, dentre elas: qualidades, defeitos, facilidades de socialização, dificuldades de socialização.
Se preferir decore como desejar a sua bandeira pessoal e cole em seu caderno de ensino religioso.
Minha bandeira pessoal!

QUALIDADES
DEFEITOS




FACILIDADES
DIFICULDADES


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.


Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§  Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§  Aquecimento: Polichinelo- realize o exercício por 60 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes;
§  Exercícios:
Será realizado cada exercício com o tempo de 60 segundos e descanso de 20 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 60 segundos.
1º.    Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º.    Corrida lateral;
3º.    Prancha;
4º.    Flexões de braço em movimento: Coloque 2 objetos no chão (1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centro dos objetos em posição de flexão, você deve se deslocar fazendo flexões até cada objeto por 60 segundos.
5º.    Corrida estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centro dos objetos e ficando em corrida estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos objetos.

Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!



CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie o texto a seguir e responda às questões no caderno:

Rotulagem dos alimentos
A rotulagem dos alimentos é fundamental para ajudar as pessoas a fazerem a melhor escolha e terem conhecimento do que estão ingerindo. Como por exemplo, saber a quantidade de gordura, açúcar e sódio (sal) que os alimentos apresentam.
 
Atividade:
1º: Escolher uma embalagem de alimento, de preferência uma que você costuma consumir. Por exemplo: embalagem de pão, de biscoitos, de bebidas, etc.
2º: Escrever o nome do alimento e os INGREDIENTES do alimento obedecendo a mesma ordem que aparece na embalagem. (OBS.: Guardar a embalagem no caderno ou na pasta). 
3º: “A ordem dos ingredientes no rótulo é decrescente: o primeiro ingrediente está presente em maior quantidade no produto e o último, em menor quantidade”.
Observe o rótulo do seu alimento e escreva somente os três primeiros ingredientes que aparecem no rótulo.
4º: Você sabia que quanto menor o número de ingredientes, geralmente mais natural é o alimento? Conte e escreva o número de ingredientes que o seu alimento possui. 
5º: Monte uma tabela com os ingredientes que você conhece em uma coluna e os que você não conhece em outra. Se possível, pesquise o significado daqueles que você desconhece.


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e desenvolver a atividade proposta:
Simetria e Assimetria
Os objetos, os animais, os vegetais, os minerais e as pessoas que estão à nossa volta podem ser classificados quanto à forma em: simétrico e assimétrico.
(Copie a imagem abaixo)   


Simetria é o arranjo ou a composição de um todo dividido em duas ou mais partes, que apresentam correspondência na forma e no tamanho, a partir do eixo.
O eixo de simetria é uma linha (imaginária) que divide as formas em metades iguais.
Na simetria real ou bilateral as duas metades são exatamente iguais.
(não é necessário copiar a imagem abaixo)                                      
           

Nos assimétricos os lados não possuem eixo central, portanto um lado não é igual ao outro.
 (não é necessário copiar a imagem abaixo)   

PRÁTICA: Em uma folha A4, faça uma margem de 1cm e elabore um desenho com tema livre utilizando a forma simétrica, ou seja, com os dois lados do desenho apresentando a mesma forma e tamanho. Colorir com lápis de cor.
Observe o modelo abaixo:
 (não é necessário copiar a imagem abaixo)