4ª
SEMANA: DE 14 A 20/05/20
MATEMÁTICA
·
Copie no
caderno:
O
HOTEL DOS VIAJANTES!!
No hotel estão
hospedadas quatro pessoas:
Alice, Carla,
Denise e Emília.
Denise está
hospedada no segundo piso sem elevador.
Emília bebe
leite todas as manhãs.
Alice tem uma
secretária.
Carla exige
sempre carne nas refeições.
O médico que
atendeu Denise recomendou-lhe frango no jantar.
Emília é
empresária de um jogador de futebol.
O músico,
companheiro de serestas de um (a) dos (as) hóspedes, prefere café.
Quem come batatas
fritas, prefere leite.
Alice está
hospedada no andar, imediatamente, acima do andar de Carla.
Quem come pizza,
bebe suco.
Quem bebe
refrigerante?
Indique o andar
em que cada um está hospedado, os alimentos ingeridos e os profissionais
ligados a cada um deles.
Coloque as
respostas na tabela.
Pessoas
|
Andar
de Hospedagem
|
Alimentos
ingeridos
|
Profissionais
|
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Variação linguística/gírias – Gênero bilhete
1)
Copie
e leia a seguir a estrutura de um bilhete:
A)
Escreva
um bilhete para um colega, nele deverá conter duas gírias e o assunto precisa
ser uma mensagem positiva/ alegre. Capriche, pois este bilhete será entregue no
retorno às aulas.
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO
CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Observe a imagem abaixo e analise uma das pesquisas feita
nos Estados Unidos, com jovens sobre os hobbies que costumam praticar com maior
frequência.
Essa pesquisa foi feita através do website – Students of the world- que usou um
gráfico como recurso para obter dados de porcentagem, sobre o assunto que
desejaram pesquisar.
Observe o gráfico, não precisa copiar ele. Na pesquisa
utilizaram várias modalidades de esportes para os jovens opinar sobre quais
eles mais gostam de praticar!
Após observar o gráfico responda as questões abaixo. Essas
questões devem ser copiadas e respondidas em seu caderno.
Answer- Responda (as respostas devem ser com as palavras
de língua inglesa que estão no gráfico):
1)
Qual é o hobby que os jovens costumam praticar
em maior porcentagem? (desconsidere a última opção – other/ outros).
2)
Existem três hobbies que estão com quase a
mesma porcentagem, quais são eles?
3)
Desses hobbies, qual ou quais deles você
costuma praticar mais?
4)
Faça mais exemplos de hobbies que podem ser
inclusos nesse tipo de gráfico?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Assista ao vídeo
do professor Rogério:
·
Leia o texto
atentamente:
O mercantilismo: riqueza e poder para o
Estado.
As monarquias
absolutistas europeias adotaram um conjunto de ideias e práticas econômicas
que, mais tarde, foram chamadas de mercantilismo.
Principais características do
Mercantilismo
Entre as
principais características do mercantilismo, podemos citar:
·
Metalismo: Crença segundo a
qual quanto mais ouro e prata uma nação possuísse, mais rica ela seria. Com
base nessa crença, procurava-se acumular metais preciosos no país.
·
Balança
Comercial Favorável:
princípio decorrente do metalismo. Veja por que: na época, o dinheiro era feito
de ouro e prata; assim, a forma de reter ouro e prata em um país era exportar o
máximo e importar o mínimo, mantendo-se assim a balança comercial favorável.
·
Protecionismo: incentivo ao
comércio e à manufatura nacionais, protegendo-os da concorrência estrangeira.
Recomendava-se, por exemplo, o aumento dos impostos sobre produtos estrangeiros
a fim de torná-los mais caros, favorecendo os similares nacionais.
·
Exclusivo
colonial:
as colônias deviam comerciar exclusivamente com suas metrópoles. Um exemplo: os
colonos da América espanhola deveriam comerciar somente com a
Espanha (metrópole) e comprar somente dos espanhóis aquilo de que
necessitassem. Mas, na prática, não era isto que ocorria; muitas vezes, os
colonos comerciavam diretamente com diferentes países e continentes.
Fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania – 7º ano – ensino fundamental – anos finais. ed 4. –
São Paulo: FTD, 2018.
·
Copie e responda
em seu caderno:
1) (UFV) Mercantilismo é um termo que foi criado pelos
economistas alemães da segunda metade do século XIX para denominar o conjunto
de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Das
alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do
mercantilismo.
a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a
superação contábil das importações pelas exportações.
b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas,
através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
c) Crença em que a acumulação de metais preciosos era a
principal forma de enriquecimento dos Estados.
d) Aplicação de capitais excedentes em outros países para
aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização.
e) Exploração de domínios localizados em outros
continentes, com o objetivo de complementar a economia metropolitana.
2) No contexto do mercantilismo, o que significava o
Exclusivo Colonial?
a) significava a determinação de que a metrópole não
poderia intervir naquilo que era produzido na Colônia.
b) significava que as práticas comerciais só poderiam ser
efetivamente exercidas nos domínios das Colônias.
c) significava que as práticas de exploração de
matérias-primas não poderiam exceder os limites de uma pequena quantidade por
semana.
d) significava a determinação de que aquilo que era
produzido na Colônia só poderia atender ao consumo de quem nela vivia.
e) significava a determinação de que aquilo que era
produzido na Colônia só poderia ser explorado pela metrópole que sobre ela
tinha domínio.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Observe
o mapa abaixo:
(não é necessário copiar o mapa)
2)
Percebeu
que há alguns símbolos, letras ou números substituindo o nome de elementos do
mapa? Agora, coloque data em seu caderno, copie as questões abaixo e responda:
a) O
mapa representa o território de qual continente?
b) Você
sabe que esse continente pode ser subdividido em América do Norte, América
Central e América do Sul. Agora indique quais dessas divisões estão
representadas pelos números: 1______________________; 2______________________; 3______________________;
c) O
nosso país está localizado em qual dessas divisões?
d) Escreva
o nome dos Oceanos que correspondem as letras: A _________________; B_________________;
e) Em
relação as linhas imaginárias indicadas no mapa, qual o nome do principal
paralelo da Terra representado pelo # no mapa?
f) Identifique
o nome dos trópicos (as linhas pontilhadas no mapa) indicados pelos símbolos:
x_______________; +________________;
g) Localize
onde estaria o Brasil no mapa e indique qual trópico corta nosso país:
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Fazer uma
bandeira pessoal! Geralmente uma bandeira representa um país e significa algo
da história desse país. Mas você pode construir uma bandeira sobre você, a
bandeira do autoconhecimento, que revela um pouco de suas características pessoais,
boas ou ruins. Reflita sobre essas características e crie a sua própria
bandeira pessoal.
Tarefa: Faça um desenho de uma bandeira em uma
folha de ofício com auxílio de uma régua ou como desejar, divida-a em quatro
partes iguais, escreva dentro dela quatro características sobre você, dentre
elas: qualidades, defeitos, facilidades de socialização, dificuldades de
socialização.
Se preferir
decore como desejar a sua bandeira pessoal e cole em seu caderno de ensino
religioso.
Minha bandeira
pessoal!
QUALIDADES
|
DEFEITOS
|
FACILIDADES
|
DIFICULDADES
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Vamos praticar?
Assista ao vídeo
abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a
família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de
respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os
exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações
importantes para a tarefa:
§ Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros
superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§ Aquecimento: Polichinelo- realize o exercício por 60
segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes;
§ Exercícios:
Será realizado cada exercício com o
tempo de 60 segundos e descanso de 20 segundos, repetindo esta sequência por 3
vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 60 segundos.
1º.
Corrida
estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º.
Corrida
lateral;
3º.
Prancha;
4º.
Flexões
de braço em movimento: Coloque 2 objetos no chão (1 a sua direita e 1 a sua
esquerda), se posicionando no centro dos objetos em posição de flexão, você
deve se deslocar fazendo flexões até cada objeto por 60 segundos.
5º.
Corrida
estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera
colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1
a sua esquerda), se posicionando no centro dos objetos e ficando em corrida
estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que
você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos
objetos.
Convide sua família para praticar junto
com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.
Dica (sugestão):
Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades
físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais
pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie
o texto a seguir e responda às questões no caderno:
Rotulagem
dos alimentos
A rotulagem dos alimentos
é fundamental para ajudar as pessoas a fazerem a melhor escolha e terem
conhecimento do que estão ingerindo. Como por exemplo, saber a quantidade de
gordura, açúcar e sódio (sal) que os alimentos apresentam.
Atividade:
1º: Escolher uma
embalagem de alimento, de preferência uma que você costuma consumir. Por
exemplo: embalagem de pão, de biscoitos, de bebidas, etc.
2º: Escrever o
nome do alimento e os INGREDIENTES do alimento obedecendo a mesma ordem que
aparece na embalagem. (OBS.: Guardar a embalagem no caderno ou na pasta).
3º: “A ordem dos ingredientes no rótulo é decrescente:
o primeiro ingrediente está presente em maior quantidade no produto e o último,
em menor quantidade”.
Observe o rótulo do seu alimento e escreva somente os
três primeiros ingredientes que aparecem no rótulo.
4º: Você sabia
que quanto menor o número de ingredientes, geralmente mais natural é o
alimento? Conte e escreva o número de ingredientes que o seu alimento
possui.
5º: Monte uma
tabela com os ingredientes que você conhece em uma coluna e os que você não
conhece em outra. Se possível, pesquise o significado daqueles que você
desconhece.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e
desenvolver a atividade proposta:
Simetria e Assimetria
Os objetos, os
animais, os vegetais, os minerais e as pessoas que estão à nossa volta podem
ser classificados quanto à forma em: simétrico e assimétrico.
(Copie a imagem abaixo)
Simetria é o
arranjo ou a composição de um todo dividido em duas ou mais partes, que
apresentam correspondência na forma e no tamanho, a partir do eixo.
O eixo de simetria é uma linha
(imaginária) que divide as formas em metades iguais.
Na simetria real
ou bilateral as duas metades são exatamente iguais.
(não
é necessário copiar a imagem abaixo)
Nos assimétricos
os lados não possuem eixo central, portanto um lado não é igual ao outro.
(não
é necessário copiar a imagem abaixo)
PRÁTICA: Em uma folha
A4, faça uma margem de 1cm e elabore um desenho com tema livre utilizando a
forma simétrica, ou seja, com os dois lados do desenho apresentando a mesma
forma e tamanho. Colorir com lápis de cor.
Observe o modelo abaixo:
(não
é necessário copiar a imagem abaixo)