9°ano-Turma 191

2ª SEMANA: DE 30/04 A 06/05/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Copiar e resolver os seguintes Desafios Lógicos!!

A.    Um homem comprou várias galinhas campeãs em pôr ovos. Ao testar a eficiência das galinhas, ele observou que, de minuto em minuto, o número de ovos na cesta duplicava. Às duas horas, a cesta estava cheia. A que horas a cesta estava pela metade?

B.     Encontre a solução para a situação-problema e completa a resposta.
Um fazendeiro testando a esperteza de seu filho
Filho tome R$ 100.000,00. Eu quero que você compre 100 cabeças de gado com esse dinheiro, porém não pode faltar nem sobrar dinheiro, e devem ser 100 cabeças de gado exatas.
Esta é a tabela: o preço de cada animal.
Touro R$ 10.000,00
Vaca R$ 5.000,00
Bezerro R$ 500,00.
E mais uma coisa: você tem de trazer um animal de cada.
O esperto filho do fazendeiro conseguiu fazer a compra com sucesso. Como isso foi possível?
O filho do fazendeiro comprou ... ­­­­­­­______________________________



LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


·         Leia o quadro abaixo, relembre sobre as figuras de linguagem e anote informações importantes no seu caderno:



·         Acessar o vídeo da música “Vesti & Bular - Figuras de Linguagem do Amor”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=4ncqb0dnQcY&feature=youtu.be

“Vesti & Bular - Figuras de Linguagem do Amor”
Vou usar uma metáfora 
Pra me declarar
E o sentido da palavra
Vou modificar:
A vida sem você
É uma guerra perdida

Eu vou usar uma hipérbole
Pra te impressionar
Vou ser bem extravagante
Vou exagerar:
A vida sem você me faz morrer de chorar

E com ironia eu vou dizer
Que a vida é uma beleza sem você
(Só que não)
E conversar com a lua é prosopopeia
Ou personificação

Figuras de linguagem eu vou usar
Pra dizer coisas bonitas e te impressionar
Agora é só decorar...

Eu vou usar uma antítese
Pra poder unir
Ideias tão contrárias
Pra te confundir
A vida com você é como chorar e sorrir
Eu vou usar uma anáfora pra repetir
Palavras toda hora pra você ouvir:
A vida com você
A vida sem você
A vida é você!

E com eufemismo eu vou dizer
Que a vida não é tão bonita sem você (feia não!)
E dizer que o amor nasceu, cresceu, morreu
É uma gradação

Eu vou usar o pleonasmo pra te convencer
É como subir pra cima
E pra baixo descer
Pleonasmo, pra mim, é dizer que eu amo...

E com onomatopeia eu chego ao final
Imitando algum som que é natural:
Você é minha gatinha
Miau, miau, miau

Figuras de linguagem eu vou usar pra dizer coisas bonitas e te impressionar
Uooouoouuu, agora é só decorar.

·          Copie e responda:
A.    Cite as figuras de linguagem utilizadas no texto:
B.     Crie um quadro extraindo da música o nome de cada figura, a definição dela, e o exemplo dado:
Vou usar o segundo parágrafo do texto como exemplo:
Hiperbóle – impressionar e ser extravagante – A vida sem você me faz morrer de chorar.


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         TAREFA: Remember :
 “Could” pode ser usado: Para fazer um pedido de maneira educada. Examples:
- Could you please move this box? (Você poderia, por favor, tirar essa caixa?)
- Could you pass that paper? (Você poderia me passar aquele papel?)

“Should” pode ser usado:
 Para expressar algo que é provável. Examples:
- John should be here by 2: 00 PM. (John deve chegar aqui às 14h.)
Para pedir ou dar conselhos. Examples:
- Should we turn left at this street? (Devemos virar à esquerda nessa rua?)
Para demonstrar obrigação, dar recomendações ou mesmo uma opinião.
- You should be getting ready for work. (Você deveria estar se arrumando para trabalhar.)

    ·         Copiar e treinar a música abaixo observando os usos desses dois auxiliares:

Misunderstood    -    Bon Jovi

Should I? Could I?
Have said the wrong things right a thousand times
If I could just rewind, I see it in my mind
If I could turn back time, you'd still be mine

You cried, I died
I should have shut my mouth, things headed south
As the words slipped off my tongue, they sounded dumb
If this old heart could talk, it'd say you're the one
I'm wasting time when I think about it

I should have drove all night
I would have run all the lights
I was misunderstood
I stumbled like my words
Did the best I could
Damn, misunderstood

Could I? Should I?
Apologize for sleeping on the couch that night
Staying out too late with all my friends
You found me passed out in the yard again

You cried, I tried
To stretch the truth, but didn't lie
It's not so bad when you think about it

I should have drove all night
I would have run all the lights
I was misunderstood
I stumbled like my words
Did the best I could
Damn, misunderstood
Intentions good

It's you and I, just think about it
I should have drove all night
I would have run all the lights
I was misunderstood
I stumbled like my words
Did the best I could
I'm hanging outside your door
I've been here before
Misunderstood

I stumbled like my words
Did the best I could
Damn, misunderstood
Intentions good

·         Você pode conhecer a música através do link: https://youtu.be/3pWQVTA7p80



HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         ATIVIDADE: Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Rogério, e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:



 No caderno registre:
TAREFA: Listar o nome de cada lei desse processo que culminou com a Lei Áurea (a lei assinada pela Princesa Isabel, então Regente no trono brasileiro, decretando o fim da escravidão no Brasil), com o seu respectivo ano e o que/a quem ela contemplava. Não esqueça de consultar seu caderno e os textos auxiliares.
Exemplo: nome da lei – respectivo ano - o que/a quem ela contemplava


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)      Revise o texto do caderno e atividades desenvolvidas em aula para relembrar os conceitos estudados sobre globalização;

2)      Copie as questões abaixo em seu caderno e responda:
a)      Defina com suas palavras o que é globalização:
b)   Explique por que a globalização é vista como um processo e não a um acontecimento apenas.
c)     Organize em seu caderno duas listas, uma indique alguns benefícios da globalização, e na outra alguns malefícios (procure se lembrar do que foi discutido em aula, as charges trabalhadas...):
d)    Observe as listas que você construiu na questão anterior e compare. Você acredita que o processo de globalização é algo bom ou ruim? Justifique:



ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


·         Observe a imagem e a frase abaixo, refletindo sobre.



·         Copie em seu caderno e responda: A partir dessa reflexão, faça um parágrafo sobre as atitudes do ser humano em relação a natureza e o que precisa ser repensado para modificar essas atitudes.



EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Leia o texto abaixo:

Mas por que devo dançar? A dança pode trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais e científicos. Como em toda atividade física o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.
Ela pode ser praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer.
Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
 Além disso, a dança é uma atividade física para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade. E para a terceira idade, torna-se uma prática fundamental para a saúde.
 Confira alguns dos benefícios proporcionados pela dança:
- Queima calorias.
- Aumenta o condicionamento físico.
- Fortalece toda a musculatura corporal.
- Fortalece os ossos evitando a perda óssea (osteoporose).
- Aumenta a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos.
- Aumenta a frequência respiratória.
- Melhora o aprendizado e a disciplina.
- Retarda o envelhecimento.
- Melhora a autoestima.
Adaptado de UNIFAE

·         Na prática: Você sabe o que é Just dance? Just Dance em português significa ‘apenas dance’ e se constitui de modo geral, em movimentos realizados pelos alunos orientados por um dançarino virtual, reproduzido através de jogo eletrônico que exemplifica movimentos de diferentes danças.
Convide a família e vamos praticar! Lembre-se que existem diversos gêneros musicais e tipos (estilos de dança), porém hoje indico a dança disponível neste link:

·         Após realizar essa prática de atividade física, copie e responda em seu caderno:
Quais os tipos de músicas e danças que você e sua família mais gostam?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando esta dança, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!


“Faça o melhor que puder!!
O resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
 Mahatma Gandhi 



CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1. Conforme os estados físicos da matéria, realize as transformações da ÁGUA, de forma prática:
a) de sólido para líquido:
b) de líquido para gasoso:
c) de líquido para sólido:
Nomeie as transformações dos estados físicos da matéria, descrevendo o que acontece com a temperatura em cada situação.
OBS.: faça um relatório no caderno de como ocorreram essas transformações, detalhando todos os materiais usados e o desenvolvimento “passo a passo” da experiência. Se possível, fazer registro fotográfico.


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Copiar e desenvolver a atividade proposta no caderno:

Ilustração

Ilustração é uma imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado freqüentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração.

·         Faça a leitura Manuel de Barros, analise o que o autor descreve e elabore uma ilustração que apresente o poema através do desenho.

             

Meu pequeno

O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas
maravilhosas.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas
com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os
besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe,
Ele me coisa
Ele me rã
Ele me árvore.
De tarde um velho tocará sua flauta para inverter
os ocasos.
( Manoel de Barros )