2ª SEMANA: DE 30/04 A 06/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver os seguintes Desafios
Lógicos!!
A. Um
homem comprou várias galinhas campeãs em pôr ovos. Ao testar a eficiência das
galinhas, ele observou que, de minuto em minuto, o número de ovos na cesta
duplicava. Às duas horas, a cesta estava cheia. A que horas a cesta estava pela
metade?
B. Encontre
a solução para a situação-problema e completa a resposta.
Um
fazendeiro testando a esperteza de seu filho
Filho
tome R$ 100.000,00. Eu quero que você compre 100 cabeças de gado com esse
dinheiro, porém não pode faltar nem sobrar dinheiro, e devem ser 100 cabeças de
gado exatas.
Esta
é a tabela: o preço de cada animal.
Touro
R$ 10.000,00
Vaca
R$ 5.000,00
Bezerro
R$ 500,00.
E
mais uma coisa: você tem de trazer um animal de cada.
O
esperto filho do fazendeiro conseguiu fazer a compra com sucesso. Como isso foi
possível?
O filho do fazendeiro comprou ... ______________________________
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia o
quadro abaixo, relembre sobre as figuras de linguagem e anote informações
importantes no seu caderno:
·
Acessar
o vídeo da música “Vesti & Bular - Figuras de Linguagem do Amor”,
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=4ncqb0dnQcY&feature=youtu.be
“Vesti & Bular - Figuras de
Linguagem do Amor”
Vou usar uma metáfora
Pra me declarar
E o sentido da palavra
Vou modificar:
A vida sem você
É uma guerra perdida
Eu vou usar uma hipérbole
Pra te impressionar
Vou ser bem extravagante
Vou exagerar:
A vida sem você me faz morrer de chorar
E com ironia eu vou dizer
Que a vida é uma beleza sem você
(Só que não)
E conversar com a lua é prosopopeia
Ou personificação
Figuras de linguagem eu vou usar
Pra dizer coisas bonitas e te
impressionar
Agora é só decorar...
Eu vou usar uma antítese
Pra poder unir
Ideias tão contrárias
Pra te confundir
A vida com você é como chorar e sorrir
Eu vou usar uma anáfora pra repetir
Palavras toda hora pra você ouvir:
A vida com você
A vida sem você
A vida é você!
E com eufemismo eu vou dizer
Que a vida não é tão bonita sem você
(feia não!)
E dizer que o amor nasceu, cresceu,
morreu
É uma gradação
Eu vou usar o pleonasmo pra te convencer
É como subir pra cima
E pra baixo descer
Pleonasmo, pra mim, é dizer que eu
amo...
E com onomatopeia eu chego ao final
Imitando algum som que é natural:
Você é minha gatinha
Miau, miau, miau
Figuras de linguagem eu vou usar pra
dizer coisas bonitas e te impressionar
Uooouoouuu, agora é só decorar.
·
Copie
e responda:
A.
Cite as figuras de
linguagem utilizadas no texto:
B.
Crie um quadro
extraindo da música o nome de cada figura, a definição dela, e o exemplo dado:
Vou usar o segundo parágrafo do texto como exemplo:
Hiperbóle – impressionar e ser extravagante – A vida
sem você me faz morrer de chorar.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
TAREFA: Remember :
“Could” pode ser usado: Para
fazer um pedido de maneira educada. Examples:
- Could you
please move this box? (Você poderia, por favor, tirar essa caixa?)
- Could you pass
that paper? (Você poderia me passar aquele papel?)
“Should” pode ser usado:
Para
expressar algo que é provável. Examples:
- John
should be here by 2: 00 PM. (John
deve chegar aqui às 14h.)
Para pedir ou dar conselhos. Examples:
- Should
we turn left at this street? (Devemos
virar à esquerda nessa rua?)
Para
demonstrar obrigação, dar recomendações ou mesmo uma opinião.
- You
should be getting ready for work. (Você
deveria estar se arrumando para trabalhar.)
·
Copiar
e treinar a música abaixo observando os usos desses dois auxiliares:
Misunderstood
- Bon Jovi
Should
I? Could I?
Have
said the wrong things right a thousand times
If
I could just rewind, I see it in my mind
If
I could turn back time, you'd still be mine
You
cried, I died
I
should have shut my mouth, things headed south
As
the words slipped off my tongue, they sounded dumb
If
this old heart could talk, it'd say you're the one
I'm
wasting time when I think about it
I
should have drove all night
I
would have run all the lights
I
was misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
Damn,
misunderstood
Could
I? Should I?
Apologize
for sleeping on the couch that night
Staying
out too late with all my friends
You
found me passed out in the yard again
You
cried, I tried
To
stretch the truth, but didn't lie
It's
not so bad when you think about it
I
should have drove all night
I
would have run all the lights
I
was misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
Damn,
misunderstood
Intentions
good
It's
you and I, just think about it
I
should have drove all night
I
would have run all the lights
I
was misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
I'm
hanging outside your door
I've
been here before
Misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
Damn,
misunderstood
Intentions
good
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
ATIVIDADE: Assista ao
vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Rogério, e anote no
caderno as informações importantes para a tarefa:
No
caderno registre:
TAREFA: Listar o nome de cada lei desse processo
que culminou com a Lei Áurea (a lei assinada pela Princesa Isabel, então
Regente no trono brasileiro, decretando o fim da escravidão no Brasil), com o seu
respectivo ano e o que/a quem ela contemplava. Não esqueça de consultar seu
caderno e os textos auxiliares.
Exemplo: nome da
lei – respectivo ano - o que/a quem ela contemplava
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Revise
o texto do caderno e atividades desenvolvidas em aula para relembrar os
conceitos estudados sobre globalização;
2)
Copie
as questões abaixo em seu caderno e responda:
a)
Defina
com suas palavras o que é globalização:
b) Explique
por que a globalização é vista como um processo e não a um acontecimento
apenas.
c) Organize
em seu caderno duas listas, uma indique alguns benefícios da globalização, e na
outra alguns malefícios (procure se lembrar do que foi discutido em aula, as
charges trabalhadas...):
d) Observe
as listas que você construiu na questão anterior e compare. Você acredita que o
processo de globalização é algo bom ou ruim? Justifique:
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Observe
a imagem e a frase abaixo, refletindo sobre.
·
Copie
em seu caderno e responda: A partir dessa reflexão, faça um
parágrafo sobre as atitudes do ser humano em relação a natureza e o que precisa
ser repensado para modificar essas atitudes.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia o texto
abaixo:
Mas por que devo dançar? A dança pode
trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais,
educacionais e científicos. Como em toda atividade física o cérebro libera
serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o
sono.
Ela pode ser
praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou
como uma atividade de lazer.
Dançar é uma
atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente
e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
Além disso, a dança é uma atividade física
para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade. E para a terceira
idade, torna-se uma prática fundamental para a saúde.
Confira alguns dos benefícios proporcionados
pela dança:
- Queima
calorias.
- Aumenta o
condicionamento físico.
- Fortalece toda
a musculatura corporal.
- Fortalece os
ossos evitando a perda óssea (osteoporose).
- Aumenta a
frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e
para os músculos.
- Aumenta a
frequência respiratória.
- Melhora o
aprendizado e a disciplina.
- Retarda o
envelhecimento.
- Melhora a autoestima.
Adaptado
de UNIFAE
·
Na prática: Você sabe o que
é Just dance?
Just Dance em português significa ‘apenas dance’ e se constitui de modo geral,
em movimentos realizados pelos alunos orientados por um dançarino virtual,
reproduzido através de jogo eletrônico que exemplifica movimentos de diferentes
danças.
Convide a família
e vamos praticar! Lembre-se que existem diversos gêneros musicais e tipos
(estilos de dança), porém hoje indico a dança disponível neste link:
·
Após
realizar essa prática de atividade física, copie e responda em seu caderno:
Quais
os tipos de músicas e danças que você e sua família mais gostam?
Dica
(sugestão):
Faça um vídeo de você e sua família realizando esta dança, poste no Facebook e
marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades
físicas em casa!
“Faça
o melhor que puder!!
O
resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
Mahatma Gandhi
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1.
Conforme os estados físicos da matéria, realize as transformações da ÁGUA, de forma prática:
a) de sólido para líquido:
b) de líquido para gasoso:
c) de líquido para sólido:
Nomeie as transformações dos estados físicos da matéria, descrevendo o
que acontece com a temperatura em cada situação.
OBS.: faça um relatório no caderno de como ocorreram essas
transformações, detalhando todos os materiais usados e o desenvolvimento “passo
a passo” da experiência. Se possível, fazer registro fotográfico.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø
Copiar
e desenvolver a atividade proposta no caderno:
Ilustração
Ilustração é uma imagem utilizada
para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou
até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado freqüentemente
para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma
ilustração.
·
Faça
a leitura Manuel de Barros, analise o que o autor descreve e elabore uma
ilustração que apresente o poema através do desenho.
Meu pequeno
O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas
maravilhosas.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas
com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os
besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe,
Ele me coisa
Ele me rã
Ele me árvore.
De tarde um velho tocará sua flauta para inverter
os ocasos.
( Manoel de Barros )
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver os seguintes Desafios
Lógicos!!
A. Um
homem comprou várias galinhas campeãs em pôr ovos. Ao testar a eficiência das
galinhas, ele observou que, de minuto em minuto, o número de ovos na cesta
duplicava. Às duas horas, a cesta estava cheia. A que horas a cesta estava pela
metade?
B. Encontre
a solução para a situação-problema e completa a resposta.
Um
fazendeiro testando a esperteza de seu filho
Filho
tome R$ 100.000,00. Eu quero que você compre 100 cabeças de gado com esse
dinheiro, porém não pode faltar nem sobrar dinheiro, e devem ser 100 cabeças de
gado exatas.
Esta
é a tabela: o preço de cada animal.
Touro
R$ 10.000,00
Vaca
R$ 5.000,00
Bezerro
R$ 500,00.
E
mais uma coisa: você tem de trazer um animal de cada.
O
esperto filho do fazendeiro conseguiu fazer a compra com sucesso. Como isso foi
possível?
O filho do fazendeiro comprou ... ______________________________
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia o
quadro abaixo, relembre sobre as figuras de linguagem e anote informações
importantes no seu caderno:
·
Acessar
o vídeo da música “Vesti & Bular - Figuras de Linguagem do Amor”,
disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=4ncqb0dnQcY&feature=youtu.be
“Vesti & Bular - Figuras de
Linguagem do Amor”
Vou usar uma metáfora
Pra me declarar
E o sentido da palavra
Vou modificar:
A vida sem você
É uma guerra perdida
Eu vou usar uma hipérbole
Pra te impressionar
Vou ser bem extravagante
Vou exagerar:
A vida sem você me faz morrer de chorar
E com ironia eu vou dizer
Que a vida é uma beleza sem você
(Só que não)
E conversar com a lua é prosopopeia
Ou personificação
Figuras de linguagem eu vou usar
Pra dizer coisas bonitas e te
impressionar
Agora é só decorar...
Eu vou usar uma antítese
Pra poder unir
Ideias tão contrárias
Pra te confundir
A vida com você é como chorar e sorrir
Eu vou usar uma anáfora pra repetir
Palavras toda hora pra você ouvir:
A vida com você
A vida sem você
A vida é você!
E com eufemismo eu vou dizer
Que a vida não é tão bonita sem você
(feia não!)
E dizer que o amor nasceu, cresceu,
morreu
É uma gradação
Eu vou usar o pleonasmo pra te convencer
É como subir pra cima
E pra baixo descer
Pleonasmo, pra mim, é dizer que eu
amo...
E com onomatopeia eu chego ao final
Imitando algum som que é natural:
Você é minha gatinha
Miau, miau, miau
Figuras de linguagem eu vou usar pra
dizer coisas bonitas e te impressionar
Uooouoouuu, agora é só decorar.
·
Copie
e responda:
A.
Cite as figuras de
linguagem utilizadas no texto:
B.
Crie um quadro
extraindo da música o nome de cada figura, a definição dela, e o exemplo dado:
Vou usar o segundo parágrafo do texto como exemplo:
Hiperbóle – impressionar e ser extravagante – A vida
sem você me faz morrer de chorar.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
TAREFA: Remember :
“Could” pode ser usado: Para
fazer um pedido de maneira educada. Examples:
- Could you
please move this box? (Você poderia, por favor, tirar essa caixa?)
- Could you pass
that paper? (Você poderia me passar aquele papel?)
“Should” pode ser usado:
Para
expressar algo que é provável. Examples:
- John
should be here by 2: 00 PM. (John
deve chegar aqui às 14h.)
Para pedir ou dar conselhos. Examples:
- Should
we turn left at this street? (Devemos
virar à esquerda nessa rua?)
Para
demonstrar obrigação, dar recomendações ou mesmo uma opinião.
- You
should be getting ready for work. (Você
deveria estar se arrumando para trabalhar.)
·
Copiar
e treinar a música abaixo observando os usos desses dois auxiliares:
Misunderstood
- Bon Jovi
Should
I? Could I?
Have
said the wrong things right a thousand times
If
I could just rewind, I see it in my mind
If
I could turn back time, you'd still be mine
You
cried, I died
I
should have shut my mouth, things headed south
As
the words slipped off my tongue, they sounded dumb
If
this old heart could talk, it'd say you're the one
I'm
wasting time when I think about it
I
should have drove all night
I
would have run all the lights
I
was misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
Damn,
misunderstood
Could
I? Should I?
Apologize
for sleeping on the couch that night
Staying
out too late with all my friends
You
found me passed out in the yard again
You
cried, I tried
To
stretch the truth, but didn't lie
It's
not so bad when you think about it
I
should have drove all night
I
would have run all the lights
I
was misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
Damn,
misunderstood
Intentions
good
It's
you and I, just think about it
I
should have drove all night
I
would have run all the lights
I
was misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
I'm
hanging outside your door
I've
been here before
Misunderstood
I
stumbled like my words
Did
the best I could
Damn,
misunderstood
Intentions
good
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
ATIVIDADE: Assista ao
vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Rogério, e anote no
caderno as informações importantes para a tarefa:
No
caderno registre:
TAREFA: Listar o nome de cada lei desse processo
que culminou com a Lei Áurea (a lei assinada pela Princesa Isabel, então
Regente no trono brasileiro, decretando o fim da escravidão no Brasil), com o seu
respectivo ano e o que/a quem ela contemplava. Não esqueça de consultar seu
caderno e os textos auxiliares.
Exemplo: nome da
lei – respectivo ano - o que/a quem ela contemplava
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Revise
o texto do caderno e atividades desenvolvidas em aula para relembrar os
conceitos estudados sobre globalização;
2)
Copie
as questões abaixo em seu caderno e responda:
a)
Defina
com suas palavras o que é globalização:
b) Explique
por que a globalização é vista como um processo e não a um acontecimento
apenas.
c) Organize
em seu caderno duas listas, uma indique alguns benefícios da globalização, e na
outra alguns malefícios (procure se lembrar do que foi discutido em aula, as
charges trabalhadas...):
d) Observe
as listas que você construiu na questão anterior e compare. Você acredita que o
processo de globalização é algo bom ou ruim? Justifique:
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Observe
a imagem e a frase abaixo, refletindo sobre.
·
Copie
em seu caderno e responda: A partir dessa reflexão, faça um
parágrafo sobre as atitudes do ser humano em relação a natureza e o que precisa
ser repensado para modificar essas atitudes.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia o texto
abaixo:
Mas por que devo dançar? A dança pode
trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais,
educacionais e científicos. Como em toda atividade física o cérebro libera
serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o
sono.
Ela pode ser
praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou
como uma atividade de lazer.
Dançar é uma
atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente
e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
Além disso, a dança é uma atividade física
para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade. E para a terceira
idade, torna-se uma prática fundamental para a saúde.
Confira alguns dos benefícios proporcionados
pela dança:
- Queima
calorias.
- Aumenta o
condicionamento físico.
- Fortalece toda
a musculatura corporal.
- Fortalece os
ossos evitando a perda óssea (osteoporose).
- Aumenta a
frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e
para os músculos.
- Aumenta a
frequência respiratória.
- Melhora o
aprendizado e a disciplina.
- Retarda o
envelhecimento.
- Melhora a autoestima.
Adaptado
de UNIFAE
·
Na prática: Você sabe o que
é Just dance?
Just Dance em português significa ‘apenas dance’ e se constitui de modo geral,
em movimentos realizados pelos alunos orientados por um dançarino virtual,
reproduzido através de jogo eletrônico que exemplifica movimentos de diferentes
danças.
Convide a família
e vamos praticar! Lembre-se que existem diversos gêneros musicais e tipos
(estilos de dança), porém hoje indico a dança disponível neste link:
·
Após
realizar essa prática de atividade física, copie e responda em seu caderno:
Quais
os tipos de músicas e danças que você e sua família mais gostam?
Dica
(sugestão):
Faça um vídeo de você e sua família realizando esta dança, poste no Facebook e
marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades
físicas em casa!
“Faça
o melhor que puder!!
O
resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
Mahatma Gandhi
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1.
Conforme os estados físicos da matéria, realize as transformações da ÁGUA, de forma prática:
a) de sólido para líquido:
b) de líquido para gasoso:
c) de líquido para sólido:
Nomeie as transformações dos estados físicos da matéria, descrevendo o
que acontece com a temperatura em cada situação.
OBS.: faça um relatório no caderno de como ocorreram essas
transformações, detalhando todos os materiais usados e o desenvolvimento “passo
a passo” da experiência. Se possível, fazer registro fotográfico.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø
Copiar
e desenvolver a atividade proposta no caderno:
Ilustração
Ilustração é uma imagem utilizada
para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou
até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado freqüentemente
para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma
ilustração.
·
Faça
a leitura Manuel de Barros, analise o que o autor descreve e elabore uma
ilustração que apresente o poema através do desenho.
Meu pequeno
O mundo meu é pequeno, Senhor.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas
maravilhosas.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas
com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os
besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe,
Ele me coisa
Ele me rã
Ele me árvore.
De tarde um velho tocará sua flauta para inverter
os ocasos.
Tem um rio e um pouco de árvores.
Nossa casa foi feita de costas para o rio.
Formigas recortam roseiras da avó.
Nos fundos do quintal há um menino e suas latas
maravilhosas.
Todas as coisas deste lugar já estão comprometidas
com aves.
Aqui, se o horizonte enrubesce um pouco, os
besouros pensam que estão no incêndio.
Quando o rio está começando um peixe,
Ele me coisa
Ele me rã
Ele me árvore.
De tarde um velho tocará sua flauta para inverter
os ocasos.
( Manoel de Barros )