6ª
SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20
MATEMÁTICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1)
Dona
Maria teve 4 filhos. Cada um deles lhe deu 4 netos. Cada um dos seus netos lhe
deu 4 bisnetos, que tiveram, cada um, 4 filhos. Quantos são os descendentes de
Dona Maria?
2)
Aplique
as propriedades das potências:
a)
22
. 23 =
b)
128
: 123 =
c)
(32)3
=
3)
Escreva
as raízes quadradas e cúbicas exatas:
a)
=
b)
=
4)
Calcule
o valor de 2 .
+ 4.
5)
Resolva
a cruzadinha:
HORIZONTAIS
1)
Dois
elevado à quarta potência.
2)
Nome
do símbolo an.
3)
Fator
que se repete na potenciação.
4)
Quadrado
de 10.
VERTICAIS
1)
Número
que indica quantas vezes a base é multiplicada por si mesma.
2)
Número
cujo quadrado é 9.
3)
Número
que é o quadrado de 3.
4)
Cubo
de 10.
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o resumo sobre anúncio publicitário:
Os
anúncios publicitários possuem as seguintes características:
Título:
com o intuito de chamar a atenção do leitor, o título é em sua maioria escrito
com letras maiores;
Corpo
do texto: com o intuito persuasivo, geralmente possui adjetivos, verbos no
imperativo e imagens. Muitas vezes é utilizada a linguagem informal.
Marca:
o logotipo, ou seja, a assinatura institucional e representação gráfica de uma
marca ou empresa;
Ilustração:
são as imagens, desenhos, ícones, a expressão visual do título.
Contato:
forma de entrar em contato com a empresa que comercializa o produto, através de
telefones ou redes sociais.
2º.
Observe
o anúncio a seguir:
3º.
Copie e responda às questões:
1) Quem
é o anunciante?
2) Qual
é o slogan? Como ele aparece inscrito?
3)
Observe o texto verbal. Quem é a pessoa que fala? Identifique as marcas
linguísticas no enunciado:
4) Para
persuadir o consumidor a tomar essa bebida, dois argumentos são usados em forma
de depoimento pessoal. Quais são eles?
5) Que
sentido há entre a imagem e as palavras? Explique:
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia e copie as informações sobre Rocco.
I´m
Rocco Neroni. I´m 16 years old and I´m from Italy. My favorite school subjects
are English and Portuguese.
After
school I like to ride a bike or play
soccer with my friends. I have three best friends. They´re Tulio,
Alberto and Salvatore. We play soccer on Fridays.
2º.
Copie e complete as questões
observando o que pede:
1.
Read
and complete:
a)
Favorite subjects of Rocco:
b) Best
friends:
c)
Hobbies:
d) Live
in:
e)
They’re to play soccer on :
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia com muita atenção o texto
abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
A
gripe espanhola
A gripe espanhola
foi o nome que recebeu uma pandemia de vírus
influenza que se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919. Os
historiadores e especialistas da área da saúde até hoje não sabem o local exato
onde esse novo tipo de gripe surgiu. Os historiadores sabem que a gripe
espanhola não surgiu na Espanha, mas recebeu esse nome em
razão da forte divulgação do problema na imprensa espanhola. A
teoria mais aceita pelos
estudiosos do assunto é de que a gripe teria surgido nos Estados Unidos. Isso
porque os primeiros casos da doença também foram registrados lá.
O surto aproveitou-se da Primeira
Guerra Mundial e espalhou-se rapidamente pelo mundo, causando a morte
de cerca de 50 milhões de pessoas, embora algumas estatísticas
falem em até 100 milhões de mortos.
A
pesquisadora Christiane Maria Cruz de Sousa afirma que a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio, entre março de 1918 e maio de 1919.
Entre essas ondas, a segunda, iniciada em agosto de 1918, foi a pior delas,
pois foi a mais contagiosa, causando a morte de milhões de pessoas.
A
segunda onda de difusão tornou a situação
alarmante em diversas partes do planeta porque a quantidade de
infectados disparou e os sintomas registrados tornaram-se muito graves, o que
contribuiu para que a taxa de mortalidade aumentasse bastante. Aqueles que
ficavam doentes apresentavam febre,
dor no corpo, coriza, tosse, entre outros sintomas.
Nos
casos mais graves, os pacientes apresentavam problemas respiratórios,
dificuldade para respirar e, até mesmo, problemas digestivos e cardiovasculares.
Alguns, que se recuperavam, tinham a doença novamente. Os médicos e cientistas
do período tratavam as pessoas do jeito que dava, não sabiam o que causava a
doença, pois os microscópios não eram como hoje.
Alguns locais não tomaram as medidas de prevenção
necessárias para combater a gripe e o resultado foi catastrófico.
Exemplo disso foi a Filadélfia.
Cidade na costa leste dos Estados Unidos que se recusou a seguir as indicações
dos especialistas de evitar aglomerações. Nessa cidade, em setembro de
1918, um desfile dos soldados que estavam sendo enviados para a Primeira Guerra
Mundial foi realizado, juntando cerca de 200 mil pessoas nas ruas. O resultado
foi a disseminação da doença de maneira violenta e a
morte de cerca de 16 mil pessoas em um período de aproximadamente seis meses.
Em mais de um ano de
pandemia, estima-se que a gripe espanhola tenha causado a morte de cerca de 50 milhões de pessoas.
Algumas estimativas mais alarmistas apontam que esse número possa ter chegado
até o total de 100 milhões de mortos. Acredita-se que 1/3 da população mundial tenha sido afetada.
A doença chegou ao Brasil
por volta de setembro de 1918. A princípio, a imprensa brasileira não deu muita importância
para o surto, mas à medida que a doença foi se alastrando, os
desdobramentos do problema ganharam repercussão. Espalhou-se por grandes
centros, sobretudo por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas todo o país
foi atingido, pois não havia medicamentos que a
combatessem. Como não existia nenhuma forma de curar a doença – os médicos
passavam alguns medicamentos para amenizar os sintomas e esperavam o
corpo do paciente reagir –, as recomendações das autoridades eram no sentido de
que as pessoas evitassem aglomerações,
lavassem suas mãos com frequência e evitassem contato físico.
Existem
dados apontando que a cidade de São Paulo possa ter tido cerca de 350 mil casos, o que representava mais
da metade da população da capital paulista, e um total de 5.331 mortos. Já o
Rio de Janeiro – na época capital do Brasil – registrou cerca de 12.700 mortes,
o que representou 1/3 do total de mortes no país.
A
quantidade alarmante de casos de gripe espanhola no Brasil fez com que o
sistema de saúde brasileiro, que não era público, não suportasse a quantidade
de pessoas doentes. Faltavam leitos e médicos para
atender a quantidade de pessoas doentes, sendo necessário improvisar leitos e hospitais para o
atendimento das pessoas. Para evitar que a doença se alastrasse mais
ainda, a ordem das autoridades foi a de determinar o fechamento de bares,
fábricas, escolas, teatros etc.
Todo
tipo de aglomeração pública foi evitado pelas autoridades, que foram
aconselhadas pelos principais especialistas que o Brasil possuía na época. A
quantidade de mortos em pouco tempo também extrapolou a capacidade de
enterros que os cemitérios locais poderiam realizar. Não havia caixões suficientes e os coveiros trabalhavam freneticamente.
Até afastamento do trabalho foi ordenado para se evitar a disseminação
da gripe, mas isso era um luxo que pouquíssimas pessoas possuíam no Brasil do
começo do século XX.
No
Rio de Janeiro, o Congresso e o Senado foram fechados e, em Salvador, a
imprensa local repercutia a difusão da doença por toda a cidade. Isso
resultou na interdição de alguns serviços públicos, assim como na
proibição da realização de eventos públicos, inclusive festividades e cultos
religiosos.
A
gripe espanhola no Brasil afetou até mesmo Rodrigues Alves,
vencedor da eleição presidencial em 1918. Doente, ele não pôde tomar posse em
novembro de 1918 e acabou falecendo em janeiro de 1919. Estima-se que, ao todo,
a gripe espanhola tenha causado a morte
de 35 mil pessoas aqui no Brasil.
Adaptado de
Daniel Neves Silva
·
Atividades- Copie e responda as
questões abaixo no seu caderno:
1)
Anote no seu
caderno as palavras sublinhadas no texto e escreva seu significado.
2)
Como a gripe
espanhola se espalhou pelo mundo?
3)
Quais as formas
de contágio da doença?
4)
Como a doença
afetou diretamente o Brasil?
5)
Quem era o
presidente do Brasil no período da doença?
6)
Quem assumiu a
presidência após a morte de Rodrigues Alves?
7)
Quanto a
prevenção, você observou algumas semelhanças entre a gripe espanhola e a
covid-19? Descreva-os.
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Na
última semana relembramos um pouco sobre a paisagem do continente Africano em
seus aspectos físicos, um grande continente com paisagens ricas e variadas.
ATIVIDADE: Abaixo listamos algumas paisagens
naturais africanas. Você deve optar por uma delas, que desperte seu interesse,
curiosidade ou que você já tenha alguma informação que lhe chame a atenção e
faça um levantamento, uma pesquisa sobre essa paisagem.
LISTA
DAS PAISAGENS NATURAIS: (para
escolher)
·
Deserto
de Namíbia;
·
Floresta
Equatorial Africana;
·
Sahel;
·
Lago
Vitória;
·
Deserto
do Saara;
·
Rift
Valley
a)
Faça
registro em seu caderno quanto aos dados obtidos em sua pesquisa (localização,
características de relevo, hidrografia, vegetação e demais curiosidades);
b)
Após,
monte um cartaz com essas informações de forma criativa e colorida. Faça um
desenho no centro da folha que represente a sua paisagem e ao redor do seu
desenho distribua as informações de forma sucinta; Lembre-se de identificar e
colocar data para registro no retorno das aulas;
Bom
trabalho!
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Ler o texto e refletir sobre a
sua história:
(não precisa copiar o texto)
O príncipe Indiano
Foi na Índia em plena ebulição
espiritual que surgiu Sidharta Gauthama, o Buda. Ele nasceu em 563 a.C. em
Lumbini, aos pés do Himalaia, em uma região que hoje pertence ao Nepal. Era um
aristocrata, da casta ksatrya, a dos guerreiros e governantes. Seu pai,
Shudodhana, era o rei do clã dos sakyas. Vem daí o outro nome pelo qual Sidarta
se tornaria conhecido: Sakyamuni, ou “o sábio silencioso dos sakyas”. O pai de
Sidharta, temendo que se cumprisse uma profecia segundo a qual ele se tornaria
um homem santo, cercou-o de luxos e prazeres, acreditando que se o mantivesse
ignorante sobre o sofrimento do mundo, iria afastá-lo do caminho espiritual.
Sidharta tinha um palácio para o inverno, outro para o verão e um terceiro para
a época das chuvas. Na adolescência, vivia cercado por belas moças ocupadas em
diverti-lo em seus aposentos decorados com sugestiva arte erótica. Aos 16 anos,
escolheu-se uma noiva para ele, a bela Yashodhara, com quem teria um filho,
Rahula. Pouca coisa mudaria na sua vida até os 29 anos. Apesar de todo o luxo,
Sidharta sentia-se infeliz.
Certo dia, contra a vontade do
pai, saiu para passear fora do palácio e se surpreendeu com quatro cenas que o
tirariam para sempre daquela vida de prazeres. Primeiro, viu um velho arqueado,
de pele enrugada, movendo-se com dificuldade. Depois, avistou um doente que
sofria dores terríveis. Mais tarde, cruzou seu caminho um cortejo fúnebre. Um
morto era carregado por amigos e parentes que choravam sua perda. Foi um choque
e tanto para alguém que sempre vivera protegido, sem se dar conta de que tudo
que nasce também se degenera, envelhece e morre. A quarta visão do passeio
de Sidarta foi um mendigo errante, esmolando por comida. Apesar da sua pobreza,
tinha porte ereto, feições radiantes e expressão de profunda serenidade.
Sidarta determinou-se a também
abraçar uma vida santa e a buscar uma resposta para o sofrimento que viu no
mundo. Uma decisão como essa não era tão incomum na Índia daquela época.
Sidarta abandonou o palácio enquanto todos dormiam. Saiu de fininho, sem ao
menos se despedir da mulher e do seu pequeno filho. O príncipe logo aprendeu a
dormir no chão e a esmolar por comida. Além da mendicância, a vida de
filósofo-andarilho (ou sramana) incluía práticas de meditação. Na sua busca,
ele se aproximou de dois famosos mestres e rapidamente chegou aos últimos
estágios de absorção contemplativa propostos por eles. Mas ainda não atingira a
suprema realização que buscava. Dedicou-se então à automortificação. As
práticas ascéticas são comuns às formas primitivas da maior parte das
religiões, inclusive no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. O que está por trás
da autoflagelação é a ideia de que um rígido controle dos sentidos, que
desenvolve a autodisciplina e transfere o máximo de energia corporal para a
atividade mental.
Durante seis anos, Sidharta
experimentou privações e dores. Mudou radicalmente a alimentação, ampliando o
período entre as refeições. Fazia experiências psicológicas, analisando em si
mesmo certas emoções que, acreditava, só poderia eliminar completamente se as
observasse em profundidade. Para analisar o medo e meditar sobre a
impermanência, passava noites deitado entre cadáveres e esqueletos num
cemitério. Ainda assim, não alcançara sua realização final. O próprio Sidharta
descreve os efeitos dos jejuns: “Quando eu pensava estar tocando a pele do meu
abdômen, era a minha coluna que eu segurava”. Abandonou essas práticas quando
já era quase só pele e ossos. Passou a usar técnicas para lidar com
esses conteúdos mentais. Uma delas é a meditação de ponto único. Nela, a
observação concentra-se em um objeto específico (a respiração, por exemplo),
assim, Sidharta tornou-se um Buda numa noite de lua cheia no mês de maio,
quando tinha 35 anos. Buda não é um nome próprio, mas uma palavra em sânscrito
que significa “o Desperto” ou “o Iluminado”. Depois da sua iluminação passou 45
anos ensinando outras pessoas a fazer o mesmo e organizou comunidades de monges
só homens.
Adaptado de Super
Interessante
2º.
Copiar
e responder questões sobre o surgimento do “Budismo”:
a)
Você
já ouviu falar sobre Budismo?
b)
De
acordo com o texto, o que é um Buda?
c)
Qual
o nome do fundador da doutrina budista?
d)
Quais
são as práticas espirituais do budismo?
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não é
necessário copiá-lo)
DANÇAS URBANAS
As danças urbanas originaram-se
possivelmente nos Estados Unidos, surgindo do povo, das festas de quarteirão. O
termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes
estilos da dança, como Funk, Breaking, Hip Hop Freestyle e Krump, assim como as
suas subdivisões.
Danças urbanas no seu contexto
social, foram a fuga da violência dos bairros, onde grupos de jovens
afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir suas angústias
através de movimentos corporais.
A dança de rua, ou Street Dance é
um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados
(acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:
movimentos fortes, sincronizados, harmoniosos, rápidos e coreografados.
A dança de rua sempre foi
associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. A
esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem)
deu-se o nome de Hip – Hop.
No Brasil, devido à sua cultura,
os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi
criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil,
idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em
trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto, sempre com o
apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
A História do Hip Hop: Os quatro
elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e
poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores
dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua)
e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
A cultura Hip Hop é formada pelos
seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.
·
Rap:
rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da
cultura.
·
Graffiti:
que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por
grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.
·
Break
dance: que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem
a cultura hip hop. O hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos
expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas.
2º. Assista
ao vídeo abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:
https://www.youtube.com/watch?v=1uVCwOUHjK8
3º. Copie
e desenvolva a atividade no caderno:
01- Como se originou as danças
urbanas?
02- Por que a dança de rua está
associada à cultura negra?
03- Descreva o surgimento das
danças urbanas no Brasil.
04- Quais os 3 elementos
culturais que compõem a cultura hip-hop?
05- Na sua opinião, por que a
dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?
Obs.: Quando voltarmos com as
aulas presenciais, teremos apresentações de dança nas aulas de Educação Física!
Então pratique seus movimentos!
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o texto abaixo:
No dia 22 de maio é celebrado o Dia
Internacional da Biodiversidade, uma data instituída pela Organização das
Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância de protegê-la. Mas você
sabe o que é isso?
A
biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos
existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra.
E é
justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que
torna nosso planeta tão especial.
O ar
que respiramos, os alimentos que ingerimos, a energia que usamos e os materiais
de que precisamos para todos os fins, são todos frutos da interação desta
biodiversidade. Sem as plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio. Sem as
abelhas e outros insetos, não teríamos colheitas, não teríamos comida. Sem os
fungos, não teríamos a decomposição e reciclagem das matérias.
Mas
estamos colocando este equilíbrio biológico em grave risco. De acordo com a
ONU, cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão
ameaçadas de extinção e, a maior parte disso, devido a ação humana.
A perda
da biodiversidade e a destruição do meio ambiente impactam diretamente nossas
vidas e, neste momento, estamos vendo um exemplo disso. Quanto mais destruímos
ecossistemas naturais, mais facilitamos o aparecimento de doenças, que podem se
transformar em epidemias e pandemias e levar a perdas para toda a sociedade,
fato que vem sendo alertado pela ciência há anos.
Cada
espécie tem uma função no ciclo da natureza. Cada uma delas ajuda a manter tudo
em equilíbrio, inclusive nossa existência. Por isso, precisamos mudar nossos
hábitos. Se não ajudarmos a proteger o meio ambiente, nós também entraremos em
extinção.
2º.
Copie
e responda:
Exercícios:
1.
O que você entende por Biodiversidade?
2.
Por que você acha que foi criado um Dia
Internacional da Biodiversidade?
3.
Qual a importância da Biodiversidade para os seres
humanos? Cite cinco exemplos.
4.
Quais são as atividades humanas que estão
prejudicando e diminuindo a Biodiversidade? Explique três ações.
5.
Descreva cinco atitudes e/ou ações que você e sua
família podem fazer para ajudar a preservar a Biodiversidade?
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie o texto e a descrição da
atividade:
(não
é necessário copiar as imagens abaixo)
Tarsila
o Amaral
Tarsila
do Amaral foi uma
grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior.
Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso
a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras
línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou
sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari
em São Paulo.
Tarsila do Amaral teve várias
fases em sua carreira como pintora onde retratou paisagens brasileiras, obras
com cunho sociais e a fase conhecida como antropofágica onde ela unia
influências estrangeiras e características brasileiras para transformar uma
arte única.
O cubismo foi uma das correntes
artísticas que mais influenciaram a artista.
Observe a obra “Figura só” de
Tarsila:
Nesta obra o vento forte se abate
sobre uma solitária figura feminina em uma paisagem noturna, melancólica. Uma
gota de lágrima e as cores escuras sugerem seu estado de espírito. Tarsila do
Amaral passava por momentos difíceis nesta época com a separação do seu marido
o escritor Oswald de Andrade e problemas financeiros.
Atividade: Considerando que muitos artistas
utilizam suas obras para expressar seus sentimentos, ideias e até mesmo seus
devaneios, faça um desenho que retrate seu estado de espírito atual, lembre-se
que as cores também podem expressar sensações.