9° ano- Turma 191


6ª SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Dona Maria teve 4 filhos. Cada um deles lhe deu 4 netos. Cada um dos seus netos lhe deu 4 bisnetos, que tiveram, cada um, 4 filhos. Quantos são os descendentes de Dona Maria?

2)        Aplique as propriedades das potências:
a)             22 . 23 =
b)            128 : 123 =
c)             (32)3 =

3)        Escreva as raízes quadradas e cúbicas exatas:
a)              =
b)            =

4)        Calcule o valor de 2 .  + 4.

5)        Resolva a cruzadinha:

HORIZONTAIS
1)        Dois elevado à quarta potência.
2)        Nome do símbolo an.
3)        Fator que se repete na potenciação.
4)        Quadrado de 10.
VERTICAIS
1)        Número que indica quantas vezes a base é multiplicada por si mesma.
2)        Número cujo quadrado é 9.
3)        Número que é o quadrado de 3.
4)        Cubo de 10.


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o resumo sobre anúncio publicitário:
Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:
Título: com o intuito de chamar a atenção do leitor, o título é em sua maioria escrito com letras maiores;
Corpo do texto: com o intuito persuasivo, geralmente possui adjetivos, verbos no imperativo e imagens. Muitas vezes é utilizada a linguagem informal.
Marca: o logotipo, ou seja, a assinatura institucional e representação gráfica de uma marca ou empresa;
Ilustração: são as imagens, desenhos, ícones, a expressão visual do título.
Contato: forma de entrar em contato com a empresa que comercializa o produto, através de telefones ou redes sociais.

2º.      Observe o anúncio a seguir:

3º.       Copie e responda às questões:
1) Quem é o anunciante?
2) Qual é o slogan? Como ele aparece inscrito?
3) Observe o texto verbal. Quem é a pessoa que fala? Identifique as marcas linguísticas no enunciado:
4) Para persuadir o consumidor a tomar essa bebida, dois argumentos são usados em forma de depoimento pessoal. Quais são eles?
5) Que sentido há entre a imagem e as palavras? Explique:


INGLÊS
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6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia e copie as informações sobre Rocco.

I´m Rocco Neroni. I´m 16 years old and I´m from Italy. My favorite school subjects are English and Portuguese.
After school I like to ride a bike or play  soccer with my friends. I have three best friends. They´re Tulio, Alberto and Salvatore. We play soccer on Fridays.

2º.      Copie e complete as questões observando o que pede:
1.             Read and complete:
a) Favorite subjects of Rocco:
b) Best friends:
c) Hobbies:
d) Live in:
e) They’re to play soccer on :


HISTÓRIA
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6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

A gripe espanhola
A gripe espanhola foi o nome que recebeu uma pandemia de vírus influenza que se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919. Os historiadores e especialistas da área da saúde até hoje não sabem o local exato onde esse novo tipo de gripe surgiu. Os historiadores sabem que a gripe espanhola não surgiu na Espanha, mas recebeu esse nome em razão da forte divulgação do problema na imprensa espanhola. A teoria mais aceita pelos estudiosos do assunto é de que a gripe teria surgido nos Estados Unidos. Isso porque os primeiros casos da doença também foram registrados lá.
O surto aproveitou-se da Primeira Guerra Mundial e espalhou-se rapidamente pelo mundo, causando a morte de cerca de 50 milhões de pessoas, embora algumas estatísticas falem em até 100 milhões de mortos.
A pesquisadora Christiane Maria Cruz de Sousa afirma que a gripe espanhola se espalhou em três ondas de contágio, entre março de 1918 e maio de 1919. Entre essas ondas, a segunda, iniciada em agosto de 1918, foi a pior delas, pois foi a mais contagiosa, causando a morte de milhões de pessoas.
A segunda onda de difusão tornou a situação alarmante em diversas partes do planeta porque a quantidade de infectados disparou e os sintomas registrados tornaram-se muito graves, o que contribuiu para que a taxa de mortalidade aumentasse bastante. Aqueles que ficavam doentes apresentavam febre, dor no corpo, coriza, tosse, entre outros sintomas.
Nos casos mais graves, os pacientes apresentavam problemas respiratórios, dificuldade para respirar e, até mesmo, problemas digestivos e cardiovasculares. Alguns, que se recuperavam, tinham a doença novamente. Os médicos e cientistas do período tratavam as pessoas do jeito que dava, não sabiam o que causava a doença, pois os microscópios não eram como hoje.
Alguns locais não tomaram as medidas de prevenção necessárias para combater a gripe e o resultado foi catastrófico. Exemplo disso foi a Filadélfia. Cidade na costa leste dos Estados Unidos que se recusou a seguir as indicações dos especialistas de evitar aglomerações. Nessa cidade, em setembro de 1918, um desfile dos soldados que estavam sendo enviados para a Primeira Guerra Mundial foi realizado, juntando cerca de 200 mil pessoas nas ruas. O resultado foi a disseminação da doença de maneira violenta e a morte de cerca de 16 mil pessoas em um período de aproximadamente seis meses.
Em mais de um ano de pandemia, estima-se que a gripe espanhola tenha causado a morte de cerca de 50 milhões de pessoas. Algumas estimativas mais alarmistas apontam que esse número possa ter chegado até o total de 100 milhões de mortos. Acredita-se que 1/3 da população mundial tenha sido afetada.
A doença chegou ao Brasil por volta de setembro de 1918. A princípio, a imprensa brasileira não deu muita importância para o surto, mas à medida que a doença foi se alastrando, os desdobramentos do problema ganharam repercussão. Espalhou-se por grandes centros, sobretudo por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas todo o país foi atingido, pois não havia medicamentos que a combatessem. Como não existia nenhuma forma de curar a doença – os médicos passavam alguns medicamentos para amenizar os sintomas e esperavam o corpo do paciente reagir –, as recomendações das autoridades eram no sentido de que as pessoas evitassem aglomerações, lavassem suas mãos com frequência e evitassem contato físico.
Existem dados apontando que a cidade de São Paulo possa ter tido cerca de 350 mil casos, o que representava mais da metade da população da capital paulista, e um total de 5.331 mortos. Já o Rio de Janeiro – na época capital do Brasil – registrou cerca de 12.700 mortes, o que representou 1/3 do total de mortes no país.
A quantidade alarmante de casos de gripe espanhola no Brasil fez com que o sistema de saúde brasileiro, que não era público, não suportasse a quantidade de pessoas doentes. Faltavam leitos e médicos para atender a quantidade de pessoas doentes, sendo necessário improvisar leitos e hospitais para o atendimento das pessoas. Para evitar que a doença se alastrasse mais ainda, a ordem das autoridades foi a de determinar o fechamento de bares, fábricas, escolas, teatros etc.
Todo tipo de aglomeração pública foi evitado pelas autoridades, que foram aconselhadas pelos principais especialistas que o Brasil possuía na época. A quantidade de mortos em pouco tempo também extrapolou a capacidade de enterros que os cemitérios locais poderiam realizar. Não havia caixões suficientes e os coveiros trabalhavam freneticamente. Até afastamento do trabalho foi ordenado para se evitar a disseminação da gripe, mas isso era um luxo que pouquíssimas pessoas possuíam no Brasil do começo do século XX.
No Rio de Janeiro, o Congresso e o Senado foram fechados e, em Salvador, a imprensa local repercutia a difusão da doença por toda a cidade. Isso resultou na interdição de alguns serviços públicos, assim como na proibição da realização de eventos públicos, inclusive festividades e cultos religiosos.
A gripe espanhola no Brasil afetou até mesmo Rodrigues Alves, vencedor da eleição presidencial em 1918. Doente, ele não pôde tomar posse em novembro de 1918 e acabou falecendo em janeiro de 1919. Estima-se que, ao todo, a gripe espanhola tenha causado a morte de 35 mil pessoas aqui no Brasil.
Adaptado de Daniel Neves Silva

·           Atividades- Copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
1)        Anote no seu caderno as palavras sublinhadas no texto e escreva seu significado.
2)        Como a gripe espanhola se espalhou pelo mundo?
3)        Quais as formas de contágio da doença?
4)        Como a doença afetou diretamente o Brasil?
5)        Quem era o presidente do Brasil no período da doença?
6)        Quem assumiu a presidência após a morte de Rodrigues Alves?
7)        Quanto a prevenção, você observou algumas semelhanças entre a gripe espanhola e a covid-19? Descreva-os.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Na última semana relembramos um pouco sobre a paisagem do continente Africano em seus aspectos físicos, um grande continente com paisagens ricas e variadas.
ATIVIDADE: Abaixo listamos algumas paisagens naturais africanas. Você deve optar por uma delas, que desperte seu interesse, curiosidade ou que você já tenha alguma informação que lhe chame a atenção e faça um levantamento, uma pesquisa sobre essa paisagem.
LISTA DAS PAISAGENS NATURAIS: (para escolher)
·               Deserto de Namíbia;
·               Floresta Equatorial Africana;
·               Sahel;
·               Lago Vitória;
·               Deserto do Saara;
·               Rift Valley
a)        Faça registro em seu caderno quanto aos dados obtidos em sua pesquisa (localização, características de relevo, hidrografia, vegetação e demais curiosidades);
b)        Após, monte um cartaz com essas informações de forma criativa e colorida. Faça um desenho no centro da folha que represente a sua paisagem e ao redor do seu desenho distribua as informações de forma sucinta; Lembre-se de identificar e colocar data para registro no retorno das aulas;
Bom trabalho!


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Ler o texto e refletir sobre a sua história:
(não precisa copiar o texto)
                                                   
O príncipe Indiano
Foi na Índia em plena ebulição espiritual que surgiu Sidharta Gauthama, o Buda. Ele nasceu em 563 a.C. em Lumbini, aos pés do Himalaia, em uma região que hoje pertence ao Nepal. Era um aristocrata, da casta ksatrya, a dos guerreiros e governantes. Seu pai, Shudodhana, era o rei do clã dos sakyas. Vem daí o outro nome pelo qual Sidarta se tornaria conhecido: Sakyamuni, ou “o sábio silencioso dos sakyas”. O pai de Sidharta, temendo que se cumprisse uma profecia segundo a qual ele se tornaria um homem santo, cercou-o de luxos e prazeres, acreditando que se o mantivesse ignorante sobre o sofrimento do mundo, iria afastá-lo do caminho espiritual. Sidharta tinha um palácio para o inverno, outro para o verão e um terceiro para a época das chuvas. Na adolescência, vivia cercado por belas moças ocupadas em diverti-lo em seus aposentos decorados com sugestiva arte erótica. Aos 16 anos, escolheu-se uma noiva para ele, a bela Yashodhara, com quem teria um filho, Rahula. Pouca coisa mudaria na sua vida até os 29 anos. Apesar de todo o luxo, Sidharta sentia-se infeliz.
Certo dia, contra a vontade do pai, saiu para passear fora do palácio e se surpreendeu com quatro cenas que o tirariam para sempre daquela vida de prazeres. Primeiro, viu um velho arqueado, de pele enrugada, movendo-se com dificuldade. Depois, avistou um doente que sofria dores terríveis. Mais tarde, cruzou seu caminho um cortejo fúnebre. Um morto era carregado por amigos e parentes que choravam sua perda. Foi um choque e tanto para alguém que sempre vivera protegido, sem se dar conta de que tudo que nasce também se degenera, envelhece e morre. A quarta visão do passeio de Sidarta foi um mendigo errante, esmolando por comida. Apesar da sua pobreza, tinha porte ereto, feições radiantes e expressão de profunda serenidade.
Sidarta determinou-se a também abraçar uma vida santa e a buscar uma resposta para o sofrimento que viu no mundo. Uma decisão como essa não era tão incomum na Índia daquela época. Sidarta abandonou o palácio enquanto todos dormiam. Saiu de fininho, sem ao menos se despedir da mulher e do seu pequeno filho. O príncipe logo aprendeu a dormir no chão e a esmolar por comida. Além da mendicância, a vida de filósofo-andarilho (ou sramana) incluía práticas de meditação. Na sua busca, ele se aproximou de dois famosos mestres e rapidamente chegou aos últimos estágios de absorção contemplativa propostos por eles. Mas ainda não atingira a suprema realização que buscava. Dedicou-se então à automortificação. As práticas ascéticas são comuns às formas primitivas da maior parte das religiões, inclusive no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. O que está por trás da autoflagelação é a ideia de que um rígido controle dos sentidos, que desenvolve a autodisciplina e transfere o máximo de energia corporal para a atividade mental.
Durante seis anos, Sidharta experimentou privações e dores. Mudou radicalmente a alimentação, ampliando o período entre as refeições. Fazia experiências psicológicas, analisando em si mesmo certas emoções que, acreditava, só poderia eliminar completamente se as observasse em profundidade. Para analisar o medo e meditar sobre a impermanência, passava noites deitado entre cadáveres e esqueletos num cemitério. Ainda assim, não alcançara sua realização final. O próprio Sidharta descreve os efeitos dos jejuns: “Quando eu pensava estar tocando a pele do meu abdômen, era a minha coluna que eu segurava”. Abandonou essas práticas quando já era quase só pele e ossos.   Passou a usar técnicas para lidar com esses conteúdos mentais. Uma delas é a meditação de ponto único. Nela, a observação concentra-se em um objeto específico (a respiração, por exemplo), assim, Sidharta tornou-se um Buda numa noite de lua cheia no mês de maio, quando tinha 35 anos. Buda não é um nome próprio, mas uma palavra em sânscrito que significa “o Desperto” ou “o Iluminado”. Depois da sua iluminação passou 45 anos ensinando outras pessoas a fazer o mesmo e organizou comunidades de monges só homens.
Adaptado de Super Interessante

2º.      Copiar e responder questões sobre o surgimento do “Budismo”:
a)        Você já ouviu falar sobre Budismo?
b)        De acordo com o texto, o que é um Buda?
c)        Qual o nome do fundador da doutrina budista?
d)        Quais são as práticas espirituais do budismo?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto:
(não é necessário copiá-lo)
DANÇAS URBANAS
As danças urbanas originaram-se possivelmente nos Estados Unidos, surgindo do povo, das festas de quarteirão. O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, como Funk, Breaking, Hip Hop Freestyle e Krump, assim como as suas subdivisões.
Danças urbanas no seu contexto social, foram a fuga da violência dos bairros, onde grupos de jovens afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir suas angústias através de movimentos corporais.
A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados, harmoniosos, rápidos e coreografados.
A dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.
No Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
A História do Hip Hop: Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).
A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.
·         Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.
·         Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.
·         Break dance: que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop. O hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas.

2º.      Assista ao vídeo abaixo e observe passos da dança e elementos do texto:
https://www.youtube.com/watch?v=1uVCwOUHjK8

3º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
01- Como se originou as danças urbanas?
02- Por que a dança de rua está associada à cultura negra?
03- Descreva o surgimento das danças urbanas no Brasil.
04- Quais os 3 elementos culturais que compõem a cultura hip-hop?
05- Na sua opinião, por que a dança está tão fortemente relacionada com a cultura brasileira?
Obs.: Quando voltarmos com as aulas presenciais, teremos apresentações de dança nas aulas de Educação Física! Então pratique seus movimentos!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.    Leia e copie o texto abaixo:

  No dia 22 de maio é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância de protegê-la. Mas você sabe o que é isso?
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra.
E é justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.
O ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, a energia que usamos e os materiais de que precisamos para todos os fins, são todos frutos da interação desta biodiversidade. Sem as plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio. Sem as abelhas e outros insetos, não teríamos colheitas, não teríamos comida. Sem os fungos, não teríamos a decomposição e reciclagem das matérias.
Mas estamos colocando este equilíbrio biológico em grave risco. De acordo com a ONU, cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção e, a maior parte disso, devido a ação humana.
A perda da biodiversidade e a destruição do meio ambiente impactam diretamente nossas vidas e, neste momento, estamos vendo um exemplo disso. Quanto mais destruímos ecossistemas naturais, mais facilitamos o aparecimento de doenças, que podem se transformar em epidemias e pandemias e levar a perdas para toda a sociedade, fato que vem sendo alertado pela ciência há anos.
Cada espécie tem uma função no ciclo da natureza. Cada uma delas ajuda a manter tudo em equilíbrio, inclusive nossa existência. Por isso, precisamos mudar nossos hábitos. Se não ajudarmos a proteger o meio ambiente, nós também entraremos em extinção.

2º.    Copie e responda:
Exercícios:
1.      O que você entende por Biodiversidade?
2.      Por que você acha que foi criado um Dia Internacional da Biodiversidade?
3.      Qual a importância da Biodiversidade para os seres humanos? Cite cinco exemplos.
4.      Quais são as atividades humanas que estão prejudicando e diminuindo a Biodiversidade? Explique três ações.
5.      Descreva cinco atitudes e/ou ações que você e sua família podem fazer para ajudar a preservar a Biodiversidade?


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie o texto e a descrição da atividade:
(não é necessário copiar as imagens abaixo)
Tarsila o Amaral
Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo.
Tarsila do Amaral teve várias fases em sua carreira como pintora onde retratou paisagens brasileiras, obras com cunho sociais e a fase conhecida como antropofágica onde ela unia influências estrangeiras e características brasileiras para transformar uma arte única.
O cubismo foi uma das correntes artísticas que mais influenciaram a artista.
Observe a obra “Figura só” de Tarsila: 

Nesta obra o vento forte se abate sobre uma solitária figura feminina em uma paisagem noturna, melancólica. Uma gota de lágrima e as cores escuras sugerem seu estado de espírito. Tarsila do Amaral passava por momentos difíceis nesta época com a separação do seu marido o escritor Oswald de Andrade e problemas financeiros.

Atividade: Considerando que muitos artistas utilizam suas obras para expressar seus sentimentos, ideias e até mesmo seus devaneios, faça um desenho que retrate seu estado de espírito atual, lembre-se que as cores também podem expressar sensações.