2° ano-Turma 122- Profª Catiele

TURMA- 122    PROFESSORA- CATIELE  LINO DE SOUZA

QUERIDOS ALUNOS!! A PROFESSORA CATIELE ESTÁ COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS, E NÃO VEJO A HORA DE ESTAR COM VOCÊS. COMO NÃO É POSSÍVEL NESSE MOMENTO, VAMOS SEGUIR FAZENDO AS NOSSAS ATIVIDADES A DISTÂNCIA. ENTÃO PARA VOCÊS DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES PRECISAM LER PARA FAZER SEM DIFICULDADE. PARA ISSO, COMECEM FAZENDO A PRIMEIRA ATIVIDADE E ASSIM POR DIANTE. BONS ESTUDOS!

NO CADERNO:
FAZER A DATA

ARARICÁ, ------- DE JULHO DE 2020.
HOJE É: ---------------------------------------
MEU NOME É: ------------------------------
O DIA ESTÁ: ---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE

1-ATIVIDADE DE INCENTIVO À LEITURA- CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA SENTAR EM UM LUGARZINHO CONFORTÁVEL E ASSISTAM O VÍDEO DO LINK ABAIXO.

2-ATIVIDADE: LER E COPIAR EM SEU CADERNO.

NOSSA ALIMENTAÇÃO
     OS ALIMENTOS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA O NOSSO CRESCIMENTO E SAÚDE.
     VALE LEMBRAR QUE COMER SOMENTE UM TIPO DE ALIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE ESTÁ COMENDO DE FORMA CORRETA. UMA BOA ALIMENTAÇÃO É AQUELA EM QUE SE COME DE TUDO UM POUCO.
     NEMHUM ALIMENTO SOZINHO POSSUI TODOS OS NUTRIENTES QUE NOSSO CORPO PRECISA É NECESSÁRIO VARIARMOS OS TIPOS DE ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS.
     DEVEMOS ACRESCENTAR EM NOSSA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA ALIMENTOS VARIADOS, COMO FRUTAS, VERDURAS, FOLHAS, GRÃOS (FEIJÃO, MILHO, ARROZ, SOJA E LENTILHA) LEITE E CARNE. ALÉM DISSO, A ÁGUA É INDISPENSÁVEL PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO, SENDO UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO.
     QUANDO OS ALIMENTOS SÃO INGERIDOS CORRETAMENTE NOS AUXILIAM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS, AUMENTO NA DEFESA IMUNITÁRIA, FORMAÇÃO DE OSSOS E NA REGULAÇÃO DO METABOLISMO.

     VOCÊ SABIA?... QUE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PREVINE VÁRIAS DOENÇAS AJUDA A MELHORAR O HUMOR, ALÉM DE DAR FORÇA E ENERGIA PARA QUE VOCÊ POSSA BRINCAR O DIA TODO.
     POR ISSO É MUITO IMPORTANTE COMER FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES DIARIAMENTE.
(TEXTO ADAPTADO PELA PROFESSORA CATIELE LINO DE SOUZA)

3-ATIVIDADE: LEIA O TEXTO, COPIE AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO E DEPOIS RESPONDA.

A) POR QUE OS ALIMENTOS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA NOSSA SAÚDE?
R= --------------------------------------------------------------.         
B) COMO DEVE SER A INGESTÃO DE ALIMENTOS PARA CONTINUARMOS SAUDÁVEIS?
R= ------------------------------------------------------------.
C) ALÉM DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS O QUE MAIS DEVEMOS CONSUMIR DIARIAMENTE?
R= ------------------------------------------------------------.
D) O QUE OS ALIMENTOS NOS FORNECEM?
R= ------------------------------------------------------------.
E) QUAL A SUA FRUTA PREFERIDA?
R= -------------------------------------------------------------.
F) VOCÊ GOSTA MAIS DE FRUTAS OU DE VERDURAS?
R= --------------------------------------------------------------.

4-ATIVIDADE: LEIA A INFORMAÇÃO E FAÇA O EXERCÍCIO.

OS ALIMENTOS POSSUEM TRÊS ORIGENS

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL- SÃO AQUELES ORIGINADOS DE FONTE ANIMAL.
EXEMPLOS: CARNES, OVOS, MEL, LEITE E DERIVADOS.
ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL- SÃO AQUELES ORIGINADOS DE FONTES VEGETAIS.

EXEMPOS AS FOLHAS, RAÍZES, CAULE E FRUTOS.

ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL- SÃO REPRESENTADOS PELA ÁGUA E SAIS MINERAIS.
AGORA CLASSIFIQUE OS ALIMENTOS ABAIXO DE ACORDO COM SUA ORIGEM: ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL.
A) QUEIJO.................................               D) FEIJÃO....................................
B) ÁGUA...................................                E) ALFACE.................................
C) LEITE...................................                 F) MAÇÃ....................................

5-ATIVIDADE: QUE TAL FAZERMOS UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL?!

CONFORME O EXEMPLO ABAIXO:

VOCÊ PODE USAR O QUE TIVER DISPONÍVEL EM CASA. VOCÊ PRECISARÁ DE BARBANTE, UMA PANELINHA DE BRINQUEDO OU UMA PANELA QUE A MAMÃE NÃO USE MAIS, (OU PODE CONFECCIONAR UMA COM PAPELÃO). RECORTE ALIMENTOS QUE VOCÊ CONSIDERA SAUDÁVEL, SE NÃO TIVER REVISTA OU JORNAL PODE FAZER UM DESENHO DOS ALIMENTOS. COLE UMA DAS PONTAS DO BARBANTE NA TAMPA DA PANELA E VÁ COLANDO OS ALIMENTOS NA SEQUÊNCIA DO BARBANTE. QUANDO ABRIR A TAMPA OS ALIMENTOS FICARÃO PENDURADOS. TIRE UMA FOTO BEM BONITA E POSTE NO FACEBOOK DA ESCOLA PARA QUE A PROFE POSSA VER E MATAR UM POUCO A SAUDADE DE VOCÊS.
EXEMPLO:

6-ATIVIDADE: NO MÊS DE JUNHO A MINHA FAMÍLIA DECIDIU QUE IRIA TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL. POR ISSO CONSUMIMOS DURANTE ESSE MÊS, 3 CENOURAS,7 BRÓCOLIS E 2 REPOLHOS, PARA SALADA E SOPAS, 4 LARANJAS, 8 MAÇÃS E 6 MAMÕES PARA COMER E FAZER SUCO. HUMMMM, DESCOBRI QUE PODIA MISTURAR A MAÇÃ, A LARANJA E O MAMÃO EM UM SUCO, FICOU UMA DELÍCIA, EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM!
AGORA FAÇA O GRÁFICO ABAIXO EM SEU CADERNO E COMPLETE COM OS ALIMENTOS QUE ESTÃO SENDO PEDIDOS E PINTE A QUANTIDADE DE CADA UM QUE FOI CONSUMIDO DURANTE O MÊS.

#RECADINHO IMPORTANTE#
“CUIDE BEM DO SEU CORPO”.
ALIMENTAÇÃO, SONO E EXERCÍCIOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL.
“SEU CORPO É SEU TEMPLO”.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS ATIVIDADES, FORAM FEITAS COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS.

PROFESSORA-JOSIANE

7-ATIVIDADE: O VENDEDOR DE FRUTAS – TARSILA DO AMARAL
       
VEJAM QUE FRUTAS SABOROSAS TARSILA NOS APRESENTA NESTA OBRA! VOCÊ TEM SE ALIMENTADO DE MANEIRA SAUDÁVEL?
       OBSERVE QUE NO QUADRO APARECEM VÁRIAS FRUTAS AMARELAS:  ABACAXI, MELÃO, LARANJA...

·         REPRODUZA A OBRA COLOCANDO EM SEU BARCO APENAS FRUTAS VERMELHAS. QUAIS SÃO ELAS?

·         UTILIZE LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA, CANETINHA PARA O CONTORNO E FOLHA OFÍCIO.
                                                              
PROFESSORA-FRANCIELE

8-ATIVIDADE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:

LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS
HOJE VAMOS CONHECER OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE TEMOS EM CASA:

1.      CHAME ALGUÉM, PODE SER OS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
2.      ESTÁ PESSOA DEVERÁ MARCAR NO RELÓGIO OU CELULAR UM TEMPO DE 40SEG;
3.      ENQUANTO O TEMPO ESTÁ RODANDO, VOCÊ TERÁ O OBJETIVO DE MONTAR UM DESENHO COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS ENCONTRADOS NA CASA;
4.      CASO TERMINE O TEMPO E VOCÊ NÃO CONSIGA, A PESSOA QUE MARCOU O TEMPO DEVERÁ ESCOLHER UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE DEVERÁ FAZER OU UMA IMITAÇÃO, OU SE NÃO UMA DANÇA;
5.      DEPOIS SE TROCAM OS PAPÉIS;
6.      NO FINAL DE CADA IMAGEM CONSTRUÍDO, PESQUISEM SE OS ALIMENTOS ESCOLHIDOS SÃO REALMENTE SAUDÁVEIS.
7.      LEMBRE-SE USE OS ALIMENTOS INTEIROS SEM DESCASCÁ-LOS PARA NÃO ESTRAGAR.