TURMA- 122 PROFESSORA- CATIELE LINO DE SOUZA
QUERIDOS ALUNOS!! A PROFESSORA CATIELE ESTÁ COM MUITAS
SAUDADES DE VOCÊS, E NÃO VEJO A HORA DE ESTAR COM VOCÊS. COMO NÃO É POSSÍVEL NESSE
MOMENTO, VAMOS SEGUIR FAZENDO AS NOSSAS ATIVIDADES A DISTÂNCIA. ENTÃO PARA
VOCÊS DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES PRECISAM LER PARA FAZER SEM DIFICULDADE. PARA
ISSO, COMECEM FAZENDO A PRIMEIRA ATIVIDADE E ASSIM POR DIANTE. BONS ESTUDOS!
NO CADERNO:
FAZER A DATA
ARARICÁ, ------- DE JULHO DE 2020.
HOJE É: ---------------------------------------
MEU NOME É: ------------------------------
O DIA ESTÁ: ---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE
1-ATIVIDADE DE
INCENTIVO À LEITURA- CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA SENTAR EM UM LUGARZINHO
CONFORTÁVEL E ASSISTAM O VÍDEO DO LINK ABAIXO.
2-ATIVIDADE: LER E COPIAR EM SEU CADERNO.
NOSSA
ALIMENTAÇÃO
OS ALIMENTOS SÃO INDISPENSÁVEIS PARA O
NOSSO CRESCIMENTO E SAÚDE.
VALE LEMBRAR QUE COMER SOMENTE UM TIPO DE
ALIMENTO NÃO SIGNIFICA QUE ESTÁ COMENDO DE FORMA CORRETA. UMA BOA ALIMENTAÇÃO É
AQUELA EM QUE SE COME DE TUDO UM POUCO.
NEMHUM ALIMENTO SOZINHO POSSUI TODOS OS
NUTRIENTES QUE NOSSO CORPO PRECISA É NECESSÁRIO VARIARMOS OS TIPOS DE ALIMENTOS
QUE CONSUMIMOS.
DEVEMOS ACRESCENTAR EM NOSSA ALIMENTAÇÃO
DIÁRIA ALIMENTOS VARIADOS, COMO FRUTAS, VERDURAS, FOLHAS, GRÃOS (FEIJÃO, MILHO,
ARROZ, SOJA E LENTILHA) LEITE E CARNE. ALÉM DISSO, A ÁGUA É INDISPENSÁVEL PARA
UMA BOA ALIMENTAÇÃO, SENDO UM ELEMENTO IMPORTANTE PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO
NOSSO ORGANISMO.
QUANDO OS ALIMENTOS SÃO INGERIDOS
CORRETAMENTE NOS AUXILIAM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS, AUMENTO NA DEFESA
IMUNITÁRIA, FORMAÇÃO DE OSSOS E NA REGULAÇÃO DO METABOLISMO.
VOCÊ SABIA?... QUE UMA ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL PREVINE VÁRIAS DOENÇAS AJUDA A MELHORAR O HUMOR, ALÉM DE DAR FORÇA E
ENERGIA PARA QUE VOCÊ POSSA BRINCAR O DIA TODO.
POR ISSO É MUITO IMPORTANTE COMER FRUTAS,
VERDURAS E LEGUMES DIARIAMENTE.
(TEXTO ADAPTADO
PELA PROFESSORA CATIELE LINO DE SOUZA)
3-ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO, COPIE AS PERGUNTAS EM SEU CADERNO E DEPOIS RESPONDA.
A) POR QUE OS ALIMENTOS
SÃO INDISPENSÁVEIS PARA NOSSA SAÚDE?
R=
--------------------------------------------------------------.
B) COMO DEVE SER A
INGESTÃO DE ALIMENTOS PARA CONTINUARMOS SAUDÁVEIS?
R=
------------------------------------------------------------.
C) ALÉM DE ALIMENTOS
SAUDÁVEIS O QUE MAIS DEVEMOS CONSUMIR DIARIAMENTE?
R=
------------------------------------------------------------.
D) O QUE OS ALIMENTOS NOS
FORNECEM?
R=
------------------------------------------------------------.
E) QUAL A SUA FRUTA
PREFERIDA?
R=
-------------------------------------------------------------.
F) VOCÊ GOSTA MAIS DE
FRUTAS OU DE VERDURAS?
R=
--------------------------------------------------------------.
4-ATIVIDADE:
LEIA
A INFORMAÇÃO E FAÇA O EXERCÍCIO.
OS
ALIMENTOS POSSUEM TRÊS ORIGENS
ALIMENTOS
DE ORIGEM ANIMAL- SÃO AQUELES ORIGINADOS DE FONTE ANIMAL.
EXEMPLOS: CARNES, OVOS,
MEL, LEITE E DERIVADOS.
ALIMENTOS
DE ORIGEM VEGETAL- SÃO AQUELES ORIGINADOS DE FONTES VEGETAIS.
EXEMPOS AS FOLHAS, RAÍZES,
CAULE E FRUTOS.
ALIMENTOS
DE ORIGEM MINERAL- SÃO REPRESENTADOS PELA ÁGUA E SAIS
MINERAIS.
AGORA CLASSIFIQUE OS ALIMENTOS ABAIXO DE ACORDO COM
SUA ORIGEM: ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL.
A) QUEIJO................................. D)
FEIJÃO....................................
B) ÁGUA................................... E)
ALFACE.................................
C) LEITE................................... F) MAÇÃ....................................
5-ATIVIDADE:
QUE TAL FAZERMOS UMA REFEIÇÃO SAUDÁVEL?!
CONFORME O EXEMPLO
ABAIXO:
VOCÊ PODE USAR O QUE
TIVER DISPONÍVEL EM CASA. VOCÊ PRECISARÁ DE BARBANTE, UMA PANELINHA DE
BRINQUEDO OU UMA PANELA QUE A MAMÃE NÃO USE MAIS, (OU PODE CONFECCIONAR UMA COM
PAPELÃO). RECORTE ALIMENTOS QUE VOCÊ CONSIDERA SAUDÁVEL, SE NÃO TIVER REVISTA
OU JORNAL PODE FAZER UM DESENHO DOS ALIMENTOS. COLE UMA DAS PONTAS DO BARBANTE
NA TAMPA DA PANELA E VÁ COLANDO OS ALIMENTOS NA SEQUÊNCIA DO BARBANTE. QUANDO
ABRIR A TAMPA OS ALIMENTOS FICARÃO PENDURADOS. TIRE UMA FOTO BEM BONITA E POSTE
NO FACEBOOK DA
ESCOLA PARA QUE A PROFE POSSA VER E MATAR UM POUCO A SAUDADE DE VOCÊS.
EXEMPLO:
6-ATIVIDADE:
NO MÊS DE JUNHO A MINHA FAMÍLIA DECIDIU QUE IRIA
TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL. POR ISSO CONSUMIMOS DURANTE ESSE MÊS, 3
CENOURAS,7 BRÓCOLIS E 2 REPOLHOS, PARA SALADA E SOPAS, 4 LARANJAS, 8 MAÇÃS E 6
MAMÕES PARA COMER E FAZER SUCO. HUMMMM, DESCOBRI QUE PODIA MISTURAR A MAÇÃ, A
LARANJA E O MAMÃO EM UM SUCO, FICOU UMA DELÍCIA, EXPERIMENTE VOCÊ TAMBÉM!
AGORA FAÇA O GRÁFICO ABAIXO EM SEU CADERNO E
COMPLETE COM OS ALIMENTOS QUE ESTÃO SENDO PEDIDOS E PINTE A QUANTIDADE DE CADA
UM QUE FOI CONSUMIDO DURANTE O MÊS.
#RECADINHO
IMPORTANTE#
“CUIDE BEM DO SEU
CORPO”.
ALIMENTAÇÃO, SONO E
EXERCÍCIOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL.
“SEU CORPO É SEU
TEMPLO”.
ESPERO QUE TENHAM
GOSTADO DAS ATIVIDADES, FORAM FEITAS COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS.
PROFESSORA-JOSIANE
7-ATIVIDADE: O VENDEDOR DE FRUTAS – TARSILA DO AMARAL
VEJAM QUE FRUTAS SABOROSAS TARSILA NOS APRESENTA
NESTA OBRA! VOCÊ TEM SE ALIMENTADO DE MANEIRA SAUDÁVEL?
OBSERVE QUE NO QUADRO APARECEM VÁRIAS
FRUTAS AMARELAS: ABACAXI, MELÃO,
LARANJA...
·
REPRODUZA A
OBRA COLOCANDO EM SEU BARCO APENAS FRUTAS VERMELHAS. QUAIS SÃO ELAS?
·
UTILIZE
LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA, CANETINHA PARA O CONTORNO E FOLHA OFÍCIO.
PROFESSORA-FRANCIELE
8-ATIVIDADE: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS
ATIVIDADES:
LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS
HOJE VAMOS CONHECER OS
ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE TEMOS EM CASA:
1. CHAME
ALGUÉM, PODE SER OS PAIS OU RESPONSÁVEIS;
2. ESTÁ
PESSOA DEVERÁ MARCAR NO RELÓGIO OU CELULAR UM TEMPO DE 40SEG;
3. ENQUANTO
O TEMPO ESTÁ RODANDO, VOCÊ TERÁ O OBJETIVO DE MONTAR UM DESENHO COM ALIMENTOS
SAUDÁVEIS ENCONTRADOS NA CASA;
4. CASO
TERMINE O TEMPO E VOCÊ NÃO CONSIGA, A PESSOA QUE MARCOU O TEMPO DEVERÁ ESCOLHER
UM EXERCÍCIO FÍSICO QUE DEVERÁ FAZER OU UMA IMITAÇÃO, OU SE NÃO UMA DANÇA;
5. DEPOIS
SE TROCAM OS PAPÉIS;
6. NO
FINAL DE CADA IMAGEM CONSTRUÍDO, PESQUISEM SE OS ALIMENTOS ESCOLHIDOS SÃO
REALMENTE SAUDÁVEIS.
7. LEMBRE-SE
USE OS ALIMENTOS INTEIROS SEM DESCASCÁ-LOS PARA NÃO ESTRAGAR.