4° ano- Turma 141- Prof° Rodrigo



12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20


PROFESSOR: RODRIGO ACOSTA TORTELLI

TURMA: 141

TUDO BEM COM VOCÊS MEUS ALUNOS? O PROFESSOR RODRIGO ESTÁ COM MUITAS SAUDADES E NÃO VÊ A HORA DE VER VOCÊS NOVAMENTE. ENQUANTO ISSO NÃO É POSSÍVEL, VAMOS SEGUIR AS NOSSAS AULAS A DISTÂNCIA, ENTÃO PARA QUE CONSIGAM CONCLUIR TODA ESSA AULA SEM DIFICULDADE, PEÇO QUE VOCÊS COMECEM A FAZER A PRIMEIRA ATIVIDADE E DÊEM SEGUIMENTO PELA NUMERAÇÃO (1, 2, 3, 4, ETC). BONS ESTUDOS!

ARARICÁ_______DE_______________DE 2020.

1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR A MÚSICA “LAVAR AS MÃOS” QUE ESTÁ NO LINK ABAIXO, DEPOIS LEIA A MÚSICA NOVAMENTE PARA FAZER AS ATIVIDADES.


LAVAR AS MÃOS
ARNALDO ANTUNES
UMA
LAVA OUTRA, LAVA UMA
LAVA OUTRA, LAVA UMA MÃO
LAVA UMA (MÃO), LAVA OUTRA (MÃO)
LAVA OUTRA (MÃO)
LAVA UMA
DEPOIS DE BRINCAR NO CHÃO DE AREIA A TARDE INTEIRA
ANTES DE COMER, BEBER, LAMBER, PEGAR NA MAMADEIRA
LAVA UMA (MÃO) LAVA OUTRA (MÃO)
LAVA UMA, LAVA OUTRA (MÃO)
LAVA UMA
A DOENÇA VAI EMBORA JUNTO COM A SUJEIRA
VERME, BACTÉRIA, MANDO EMBORA EMBAIXO DA TORNEIRA
ÁGUA UMA, ÁGUA OUTRA
ÁGUA UMA (MÃO), ÁGUA OUTRA
ÁGUA UMA
NA SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA
NA BEIRA DA PIA, TANQUE, BICA, BACIA, BANHEIRA
LAVA UMA MÃO
MÃO, MÃO, MÃO
ÁGUA UMA MÃO, LAVA OUTRA MÃO
LAVA UMA MÃO
LAVA OUTRA, LAVA UMA


2-ATIVIDADE: AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
A) ALÉM DA IMPORTÂNCIA DE LAVARMOS AS MÃOS CORRETAMENTE, CITE OUTROS HÁBITOS DE HIGIENE CORPORAL QUE DEVEMOS TER.
B) PROCURE NO DICIONÁRIO OU INTERNET O SIGNIFICADO DAS SEGUINTES PALAVRAS:
BICA-
VERMES-
BACTÉRIAS-

C) RELEIA A LETRA DA MÚSICA E RETIRE DELA:
- DUAS PALAVRAS NO FEMININO.
- DUAS PALAVRAS NO MASCULINO.
- DUAS PALAVRAS COM ENCONTRO CONSONANTAL.

D) LEIA A INFORMAÇÃO ABAIXO:

 


RESPONDA.
NA MÚSICA “LAVAR AS MÃOS”:
A PALAVRA INTEIRA RIMA COM_________________
A PALAVRA SEXTA-FEIRA RIMA COM_______________

3-ATIVIDADE: ENTÃO CRIANÇAS, JÁ VIMOS A IMPORTÂNCIA DE LAVAR-MOS AS MÃOS, PORÉM A ÁGUA QUE UTILIZAMOS DEVE ESTAR SEMPRE LIMPA. QUE TAL FAZER-MOS UMA EXPERIÊNCIA QUE ENSINA COMO FILTRAR A ÁGUA, O LINK DA EXPERIÊNCIA ESTÁ LOGO ABAIXO. MÃOS À OBRA!!!!


MATERIAL NECESSÁRIO:

- DUAS GARRAFAS PET DE 2L;
- TESOURA;
 - ALGODÃO;
- AREIA, FOLHAS SECAS E PEDRINHAS PEQUENAS;


INSTRUÇÕES:

1) PEÇA A UM ADULTO CORTAR UMA DAS GARRAFAS PET AO MEIO, DEPOIS DESCARTE A PARTE DO GARGALO. COM A OUTRA PARTE DA GARRAFA MISTURE MEIO LITRO DE ÁGUA COM UM POUCO DE TERRA E FOLHAS SECAS. ESSA SERÁ SUA AMOSTRA DE ÁGUA QUE PRECISA SER TRATADA.

2) AGORA PEGUE A OUTRA GARRFA PET DE 2L. PEÇA A UM ADULTO QUE CORTE A PARTE DO GARGALO DA GARRAFA. COM ESSA PARTE VOCÊ FARÁ UM FILTRO DE AREIA E PEDRINHAS
.
3) USE UM PEDAÇO DE ALGODÃO PARA TAMPAR O GARGALO. EM SEGUIDA, COLOQUE UM POUCO DE AREIA NO FUNIL. POR ÚLTIMO, COLOQUE O CASCALHO.

4) PEGUE SUA MISTURA DE ÁGUA COM TERRA E DESPEJE METADE DELA NO FILTRO. COMO FICARÁ A ÁGUA DO FILTRO?

4-ATIVIDADE: RESOLVA AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS NO CADERNO.

A) UMA FAMÍLIA COMPROU 5000ML DE ÁGUA MINERAL. DOOU 1.500 ML PARA UMA FAMÍLIA VIZINHA A ELES. QUANTOS ML SOBRARAM PARA A FAMÍLIA QUE COMPROU ESTA ÁGUA MINERAL?

B) UMA FAMÍLIA TINHA R$139,00, GASTOU R$90,00 EM GALÕES DE 5L DE ÁGUA MINERAL. QUANTO SOBROU DE DINHEIRO PARA ESTA FAMÍLIA?

C) UMA FARMÁCIA ESTAVA VENDENDO O FRASCO DE 500ML DE SABONETE LÍQUIDO A DUAS SEMANAS ATRÁS A R$7,00. AGORA, DEVIDO A PANDEMIA, AUMENTOU SEU PREÇO ABSURDAMENTE E PASSOU A VENDER A R$ 14,00. ESSE AUMENTO CORRESPONDE A QUE PORCENTAGEM DE AUMENTO? MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

50% (METADE)

100% (DOBRO)

D) DE ACORDO COM INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) ATUALIZADAS NA QUINTA-FEIRA, 02/07, JÁ TEMOS 10.653.987 CASOS CONFIRMADOS DE INFECÇÃO CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19) EM 187 PAÍSES E TERRITÓRIOS. MAS AFINAL, QUANTOS PAÍSES EXISTEM NO MUNDO? SEGUNDO A ONU SÃO 193. ENTÃO, ATÉ ESSE DIA, EM QUANTOS PAÍSES OU TERRITÓRIOS AINDA NÃO HÁ NOTIFICAÇÃO DE CASOS?

5-ATIVIDADE: ENTREVISTA COM OS PAIS OU AVÓS.
PERGUNTE AOS SEU PAI, MÃE, AVÔ OU AVÓ:

A) DE ONDE VINHA (OU VEM) A ÁGUA USADA EM CASA? ELA É TRATADA?

B) ANTIGAMENTE COMO ERA TRATADO O ESGOTO DAS CASAS?

C) ANTIGAMENTE QUANDO FALTAVA ÁGUA COMO AS PESSOAS FAZIAM? E AGORA COMO VOCÊS FAZEM QUANDO OCORRE FALTA DE ÁGUA EM SUAS CASAS?

PROFESSOR-DANIEL

6-ATIVIDADE: VAMOS FALAR DE HIGIENE, E FAZER ISSO DE FORMA DIVERTIDA PARA ATRAIR A ATENÇÃO DA CRIANÇA UTILIZANDO MÚSICA E DANÇA, UM ADULTO DEVE FAZER GESTOS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS DE FORMA IMAGINÁRIA COM AJUDA DAS CANÇÕES QUE FALAM SOBRE O CUIDADO COM A HIGIENE PESSOAL. ENTÃO SOLTA O SOM E DANCEM JUNTOS REALIZANDO GESTOS SOBRE OS BONS HÁBITOS DE HIGIENE. ACESSE O LINK COM ALGUMAS SUGESTÕES DE MÚSICAS.


AGORA VAMOS PARA A BRINCADEIRA: VAMOS TOMAR BANHO?

DESCRIÇÃO DA PROPOSTA: A FOLHA DE PAPEL VIRA TUDO... CHUVEIRO, SABONETE, TOALHA ETC....
ERA UMA VEZ UM PAPELZINHO MÁGICO QUE SE TRANSFORMAVA EM QUALQUER COISA, VIROU CHUVEIRO PARA PARTICIPAR DO BANHO DA CRIANÇADA.
(BALANÇANDO A FOLHA COM A MÃO DIREITA A ÁGUA FRIA; BALANÇANDO A FOLHA COM A MÃO ESQUERDA A ÁGUA FICA QUENTE E COM AS DUAS MÃOS A ÁGUA FICA MORNA)
DEPOIS AMASSAR O PAPELZINHO PARA VIRAR UM SABONETE BEM CHEIROSO PARA A CRIANÇADA LAVAR O CORPO.
(PASSAR O SABONETE NOMEANDO AS PARTES DO CORPO). VAMOS LAVAR AS PERNAS, DEPOIS LAVAR O PESCOÇO, ETC IR NOMEANDO TODAS AS PARTES DO CORPO E LAVANDO CONFORME INSTRUÇÕES DE UM ADULTO.ASSIM AS CRIANÇAS VÃO TOMANDO UM DELICIOSO BANHO IMAGINÁRIO.
AGORA QUE VOCÊ JÁ TOMOU UM BOM BANHO E ESTÁ CHEIROSO, É HORA DE SE SECAR.
PEGUE O PAPEL QUE VOCÊ AMASSOU O FEZ O SABONETE, ABRA ELE P TRANSFORME-O EM UMA TOALHA, FAÇA O MESMO PROCEDIMENTO E SEQUE TODAS AS PARTES DO CORPO.

POR FIM, FAÇA UMA REFLEXÃO:
EXPLIQUE PARA A CRIANÇA QUE LAVAR AS MÃOS, TOMAR BANHO ENTRE OUTROS. SÃO HÁBITOS IMPORTANTES DE HIGIENE PESSOAL EM QUALQUER IDADE E QUE IMPEDEM GERMES E BACTÉRIAS DE NOS DEIXAR DOENTES.

PROFESSORA-SHEILA

7-ATIVIDADE: ATIVIDADE PRÁTICA

- CRIE UM PEQUENO CARTAZ PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DE LAVAR AS MÃOS.

- PODE UTILIZAR DESENHO, COLAGEM OU AMBOS.

- CRIE UM TÍTULO, POR EXEMPLO: “ CUIDE DA SUA SAÚDE, LAVE AS MÃOS! ” OU “ MÃOS LIMPAS PARA MANTER A SAÚDE! ”. PODE SER ESCRITO OU COM LETRAS RECORTADAS E COLADAS.

- PARA DESENHAR O CONTORNO DAS MÃOS DEIXE-AS BEM FIRMES E SEM MEXER.

- PARA FAZER A ÁGUA COM COLAGEM RASGUE PEQUENOS PEDAÇOS DE REVISTA E COLE DE BAIXO PARA CIMA, COMO NO PRIMEIRO EXEMPLO. CAPRICHE!

EXEMPLOS:

 ESCREVA O SEU NOME, TURMA, DATA, DISCIPLINA, PROFESSORA E O TÍTULO.