12ª
SEMANA: DE 09 A 15/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar
e resolver:
1)
Os
Guaranis habitavam principalmente os vales dos rios e nas margens das lagoas,
onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Coletavam diversos tipos de
moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas
também plantavam feijão, abóbora e batata. Suas moradias tinham estruturas
de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular, e a aldeia
era formada geralmente por 3 a 6 ocas de acordo com o grau de parentesco entre
eles.
Baseado nas informações a cima,
se uma aldeia possui 4 ocas e em cada uma delas moram 7 pessoas, quantos
indígenas pertencem a essa aldeia?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
atentamente e assista ao vídeo:
Nessa
semana daremos continuidade ao estudo da cultura indígena. Para isso, assista
ao vídeo da Lenda da Vitória Régia, disponível no link abaixo:
2º.
ATIVIDADE: Copie e desenvolva no
caderno:
1)
Assim como Naiá, todos nós temos sonhos que
desejamos realizar... Sua tarefa agora é fazer uma lista de quais são seus
sonhos e desejos para o futuro ou mesmo algo que você queira que aconteça em
breve.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e reflita:
(não é necessário
copiar este trecho)
Observe que através da música
também podemos conhecer um pouco da cultura indígena, alguns cantores
preocupam-se em mostrar para a sociedade, a espiritualidade e a naturalidade
que está presente no cotidiano desse povo.
2º.
Se desejar, acesse o link abaixo
e conheça a música que iremos trabalhar hoje:
3º.
Atividade- Copie e desenvolva:
1)
Copie
e faça a leitura da canção indígena nos dois formatos (português e inglês).
Compare cada letra da canção com a sua tradução em inglês.
Canção Dos Índios
Celelê
- Celise Melo
Nesta mata distante sob a luz
do luar
Ouço uma canção linda que não
pode parar
Pescadores de sonhos são
defensores da vida
Eles dançam em roda para
comemorar
Os pés descalços há muito tempo
vivem aqui
Índios valentes, Tupi Guarani
(Refrão)
Moram juntos na tribo, tomam
banho no rio
Cantam pra vir à chuva e a
terra molhar
Belas índias tão puras amam a
natureza
Fazem parte da história do
querido Brasil
|
Song of the Indians
Celelê - Celise Melo
In this distant forest under the moonlight
I hear a beautiful song that can't stop
Dream fishermen are defenders of life
They dance in a wheel to celebrate
Bare feet have long lived here
Brave Indians, Tupi Guarani (Chorus)
They live together in the tribe, bathe in the river
They sing to come the rain and the earth water
Beautiful indies so pure love nature
They are part of the history of dear Brazil
|
2)
Circule
letra musical em inglês, os “personal pronouns” (pronomes pessoais- I, you, he,
she, it, we, they - quando tiver).
HISTÓRIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
atentamente o texto a seguir:
(não é
necessário copiá-lo)
Na postagem anterior tivemos contato com a medicina
indígena. Seus possíveis usos e benefícios.
Também vimos a questão da automedicação e como ela pode ser prejudicial
à saúde. Na atividade hoje, você terá contato com a escravidão indígena no
período colonial. Vai saber como se davam as relações comerciais no início da
colonização e como a população indígena foi quase dizimada.
Inicialmente, os portugueses
pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de
extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por
meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos
lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho regular nas
grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho intensivo, regular e
compulsório. Este tipo de trabalho não fazia parte da sua cultura. Só
realizavam o que era necessário para sua sobrevivência: Coleta de alimentos na
natureza, caça e pesca.
Além do que, nem todos
concordavam com essa escravidão. Os padres jesuítas eram contra o
aprisionamento dos índios e, frequentemente agiam contra os interesses
portugueses, ajudando os indígenas.
Por sua vez, os índios
também reagiam à escravização seja enfrentando os colonizadores através da
guerra, ou fugindo para lugares longínquos no interior da selva onde era quase
impossível capturá-los. Finalmente, há que se considerar que o contato entre
brancos e índios foi desastroso para estes últimos no tocante à saúde. Os
índios não conheciam - e portanto não tinham defesas biológicas - contra
doenças como a gripe, o sarampo e a varíola, que os vitimaram às dezenas de
milhares, provocando uma verdadeira catástrofe demográfica.
A escravidão indígena só foi
proibida em 1757.
2º.
ATIVIDADES- Copie e desenvolva as atividades abaixo no
seu caderno:
1) Como vimos em aulas anteriores, as fontes devem ser vistas com
muita atenção. Portanto, descreva a imagem abaixo, com todos os detalhes que
você encontrar.
(não é necessário copiar a imagem)
2) Responda as questões abaixo.
a)
Qual parte do
texto a imagem pode ser associada?
b)
Quem não
concordava com a escravidão indígena?
c)
Como os indígenas
resistiam a escravidão?
GEOGRAFIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
as orientações:
(não
é necessário copiar)
Na
semana passada falamos sobre onde se localizam os territórios indígenas em
nosso país e um pouco também sobre a cultura de um grupo indígena, os Xingus.
Você
observou como a área dos territórios indígenas é restrita? Você já viu algum
indígena na cidade? Se sim, como ele era? Hoje vamos conversar um pouco sobre
os indígenas em área urbanas...
Assista
ao vídeo produzido pela professora Loreci, disponível no link abaixo:
E
vamos conversar e refletir sobre essas questões, ok?!
·
Para pensar:
(não é
necessário copiar)
No
vídeo conversamos sobre várias questões a respeito da vida dos indígenas, como
eles se adaptam aos novos espaços, e que muitos já nascem em área urbanas, e
por isso ficam mais familiarizados com as questões urbanas, mas que, muitas
vezes, não se distanciam da sua cultura original.
Pensando
sobre isso, após ter assistido ao vídeo e refletido sobre o assunto, vamos para
a atividade:
2º.
ATIVIDADE: Vamos
produzir uma tirinha sobre o indígena em diversos lugares!
Leia
as orientações e realize a atividade no caderno, não precisa copiar:
·
Você sabe o que é uma tirinha? A
tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. Ela
tem como objetivo mostrar um assunto de maneira sucinta, porém inteligente.
Mostra em imagens um tema, ou seja, em cerca de quatro quadrinhos a tirinha tem
início, meio e fim. A tirinha não tem uma resposta óbvia, a pessoa que lê pode
se identificar ou não com a opinião colocada do autor. É semelhante a uma
historinha em quadrinhos, porém a história em quadrinhos é maior, enquanto a
tirinha é bem menor, cerca de 2 a 4 quadrinhos apenas. Veja esse exemplo de
tirinha da Turma da Mônica:
·
Bom, agora que você já sabe o que é uma tirinha, explore sua
criatividade para elaborar em seu caderno uma tirinha de dois a quatro
quadrinhos sobre o que foi discutido ao longo dessas duas semanas quanto a
cultura indígena. Siga o passo a passo: (não precisa copiar)
A) Pense na história antes
de desenhar (O que quer mostrar? Como vai mostrar?) – Faça um rascunho;
B) Organize os quadrinhos da
tirinha: divida na folha do caderno uma tirinha em dois, três ou quatro
quadrinhos;
C) Faça o desenho e as
falas;
D) Pinte;
E) Crie um título;
Se possível, nos mande foto da tirinha elaborada!
Vou ficar aguardando!
Um abraço bem forte... Prof.ª
Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Copie
e reflita sobre a sabedoria indígena advinda de provérbios, que não devem ser
esquecidos:
(não
é necessário copiar a imagem, apenas o provérbio presente nela)
A sabedoria do povo indígena
também é demonstrada através de provérbios contados por eles. Segundo a
definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de
aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem
servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que
está escrito:
1)
Descreva
com suas próprias palavras, o que esse provérbio está ensinando?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto)
Quando
os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu,
pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a
dizimar esse povo por doenças e invasões.
Eles
foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá. Dessa época muitas trocas
de saberes aconteceram entre esses dois povos, incluindo o pião de tucumã,
O pião pode ser feito com a
semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica.
2º. Assista ao vídeo sobre o pião de
Tucumã, produzido pelo projeto Território do Brincar:
3º. Atividade prática:
Na aula de hoje, vamos aprender a
fazer um Pião!
Como não possuímos a semente de
tucumã, vamos fazer um com material reciclado!?
Para isso, você precisará da
ajuda de um familiar adulto!
Material utilizado:
·
2
tampinha de refrigerante
·
1
palito de churrasquinho (ou palito de pirulito)
·
Fita
adesiva (durex ou isolante)
·
1
pedaço de mangueira velha ou tubo(5 a 10 centímetros)
·
Pedaço
de barbante ou linha (15 centímetros)
Material para seu responsável
utilizará ao ajudar você:1 alicate, 1 prego fino, 1 isqueiro ou fósforo e 1
tesoura.
Assista ao vídeo, disponível no
link abaixo e faça seu pião, com a ajuda de um adulto e utilizando os materiais
que tenha em casa:
Uma ideia também, é vocês
construírem 2 piões e brincarem juntos, como se fosse uma “Beyblade”!
Espero que tenham gostado de
desenvolver este brinquedo! Abraço do Professor Cristian!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista ao vídeo, preparado com
muito carinho pela professora Tatiele:
2º.
Atividade prática, não é
necessário copiar:
Observação:
Fazer a atividade com a supervisão de um adulto!
CHIPS DE CASCAS
INGREDIENTES:
- cascas de
batatas, podendo ser casca de batata-doce, cascas de cenoura, cascas de
beterraba ( o que tiver em casa);
- 1
colher(sopa) de azeite;
- sal e
demais temperos que vocês utilizam em casa.
MODO DE
PREPARO:
1. Preaqueça
o forno a 180 ºC (temperatura média)
2. Lave bem a casca sob água corrente. Seque bem
cada legume com um pano de prato limpo.
3.
Utilizando uma faca ou descascador de legumes, descasque as batatas, cenouras
ou beterrabas tomando cuidado para fazer tiras longas e grossas da casca -
utilize as batatas e as cenouras para outra receita.
4.
Transfira as cascas para uma assadeira grande - quanto mais espaço tiver entre
as cascas mais crocante elas ficam. Regue com o azeite, tempere com sal e
demais temperos.
5. Leve
ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até dourar e ficar
crocante - na metade do tempo dê uma mexida nas cascas com uma espátula para
que assem por igual.
6.
Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente - as cascas ficam mais
crocantes depois que esfriam. Transfira para uma tigela e sirva a seguir como
aperitivo.
3º. Atividade- Copiar e responder no
caderno:
A) O que
achou de fazer essa receita? O que achou do sabor dos chips?
B) Por que
é tão importante aproveitarmos ao máximo os alimentos?
ARTES
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto abaixo e em seguida realiza a atividade:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
ILUSTRAÇÃO
A
ilustração é a arte de acrescentar imagens ou figuras a letras, palavras,
textos, de modo a complementar a mensagem desejada, elucidando-a e facilitando
sua compreensão.
Hoje as
ilustrações são utilizadas para as mais diversas finalidades. Um bom título e
uma boa ilustração despertam o interesse para a leitura de um texto.
Como
ilustrar um texto?
- Ler e
interpretar o texto;
-
Escolher a parte mais sugestiva;
-Realizar
a ilustração que poderá ser através de desenho ou colagem.
2º. Atividade
prática- Vamos
ilustrar?
- Leia e
interprete o texto trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa: Lenda da
Vitória-régia.
- Em uma
folha desenho ou ofício, escreva o seu nome, data, turma, disciplina,
professora e título: Desenho criativo livre – Ilustração
da Lenda
da Vitória-régia.
- Ilustre
o texto através do desenho e, se possível, utilize tintas naturais para a
pintura.
Algumas
receitas de tintas naturais:
·
Tinta de pó de carvão
Ingredientes: Carvão moído, cola e água.
Preparo: Misture todos os ingredientes.
·
Tinta de terra
Ingredientes: Água; Terra (preta, vermelha ou
marrom); Cola branca
Modo de preparo: Em um recipiente, amoleça a terra
com pouca água e acrescente a cola. A massa deve ficar com aparência de mingau
mole.
Variações: Ponha serragem ou pó de serra para
adquirir textura.
·
Tinta à base de urucum (colorau)
Ingredientes: semente de urucum ou colorau em pó;
cola; água ou óleo de amêndoas;
Modo de preparo: Amasse as sementes e misture com
cola, água ou óleo de amêndoas.
·
Tinta com beterraba
Ingredientes: Beterraba e água.
Modo de
preparo: Bata no liquidificador e misture
com água.