6° ano- Turma 161


12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver:
1)        Os Guaranis habitavam principalmente os vales dos rios e nas margens das lagoas, onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas também plantavam feijão, abóbora e batata. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular, e a aldeia era formada geralmente por 3 a 6 ocas de acordo com o grau de parentesco entre eles.
Baseado nas informações a cima, se uma aldeia possui 4 ocas e em cada uma delas moram 7 pessoas, quantos indígenas pertencem a essa aldeia?


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente e assista ao vídeo:
Nessa semana daremos continuidade ao estudo da cultura indígena. Para isso, assista ao vídeo da Lenda da Vitória Régia, disponível no link abaixo:

2º.      ATIVIDADE: Copie e desenvolva no caderno:
1)        Assim como Naiá, todos nós temos sonhos que desejamos realizar... Sua tarefa agora é fazer uma lista de quais são seus sonhos e desejos para o futuro ou mesmo algo que você queira que aconteça em breve.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar este trecho)

Observe que através da música também podemos conhecer um pouco da cultura indígena, alguns cantores preocupam-se em mostrar para a sociedade, a espiritualidade e a naturalidade que está presente no cotidiano desse povo.

2º.      Se desejar, acesse o link abaixo e conheça a música que iremos trabalhar hoje:

3º.      Atividade- Copie e desenvolva:
1)        Copie e faça a leitura da canção indígena nos dois formatos (português e inglês). Compare cada letra da canção com a sua tradução em inglês.

Canção Dos Índios
                                      Celelê - Celise Melo

Nesta mata distante sob a luz do luar
Ouço uma canção linda que não pode parar
Pescadores de sonhos são defensores da vida
Eles dançam em roda para comemorar
Os pés descalços há muito tempo vivem aqui

Índios valentes, Tupi Guarani (Refrão)

Moram juntos na tribo, tomam banho no rio
Cantam pra vir à chuva e a terra molhar
Belas índias tão puras amam a natureza
Fazem parte da história do querido Brasil
Song of the Indians
                                          Celelê - Celise Melo

In this distant forest under the moonlight
I hear a beautiful song that can't stop
Dream fishermen are defenders of life
They dance in a wheel to celebrate
Bare feet have long lived here

Brave Indians, Tupi Guarani (Chorus)

They live together in the tribe, bathe in the river
They sing to come the rain and the earth water
Beautiful indies so pure love nature
They are part of the history of dear Brazil

2)        Circule letra musical em inglês, os “personal pronouns” (pronomes pessoais- I, you, he, she, it, we, they - quando tiver).


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Na postagem anterior tivemos contato com a medicina indígena. Seus possíveis usos e benefícios.  Também vimos a questão da automedicação e como ela pode ser prejudicial à saúde. Na atividade hoje, você terá contato com a escravidão indígena no período colonial. Vai saber como se davam as relações comerciais no início da colonização e como a população indígena foi quase dizimada.
Inicialmente, os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho regular nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho intensivo, regular e compulsório. Este tipo de trabalho não fazia parte da sua cultura. Só realizavam o que era necessário para sua sobrevivência: Coleta de alimentos na natureza, caça e pesca.
Além do que, nem todos concordavam com essa escravidão. Os padres jesuítas eram contra o aprisionamento dos índios e, frequentemente agiam contra os interesses portugueses, ajudando os indígenas.
Por sua vez, os índios também reagiam à escravização seja enfrentando os colonizadores através da guerra, ou fugindo para lugares longínquos no interior da selva onde era quase impossível capturá-los. Finalmente, há que se considerar que o contato entre brancos e índios foi desastroso para estes últimos no tocante à saúde. Os índios não conheciam - e portanto não tinham defesas biológicas - contra doenças como a gripe, o sarampo e a varíola, que os vitimaram às dezenas de milhares, provocando uma verdadeira catástrofe demográfica.
A escravidão indígena só foi proibida em 1757.

2º.      ATIVIDADES- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    Como vimos em aulas anteriores, as fontes devem ser vistas com muita atenção. Portanto, descreva a imagem abaixo, com todos os detalhes que você encontrar.
(não é necessário copiar a imagem)

2)    Responda as questões abaixo.
a)        Qual parte do texto a imagem pode ser associada?
b)        Quem não concordava com a escravidão indígena?
c)        Como os indígenas resistiam a escravidão?


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as orientações:
(não é necessário copiar)
Na semana passada falamos sobre onde se localizam os territórios indígenas em nosso país e um pouco também sobre a cultura de um grupo indígena, os Xingus.
Você observou como a área dos territórios indígenas é restrita? Você já viu algum indígena na cidade? Se sim, como ele era? Hoje vamos conversar um pouco sobre os indígenas em área urbanas...
Assista ao vídeo produzido pela professora Loreci, disponível no link abaixo:

E vamos conversar e refletir sobre essas questões, ok?!
·           Para pensar:
(não é necessário copiar)
No vídeo conversamos sobre várias questões a respeito da vida dos indígenas, como eles se adaptam aos novos espaços, e que muitos já nascem em área urbanas, e por isso ficam mais familiarizados com as questões urbanas, mas que, muitas vezes, não se distanciam da sua cultura original.
Pensando sobre isso, após ter assistido ao vídeo e refletido sobre o assunto, vamos para a atividade:

2º.      ATIVIDADE: Vamos produzir uma tirinha sobre o indígena em diversos lugares!
Leia as orientações e realize a atividade no caderno, não precisa copiar:
·           Você sabe o que é uma tirinha?  A tirinha é um gênero textual que faz parte de um grupo bastante peculiar. Ela tem como objetivo mostrar um assunto de maneira sucinta, porém inteligente. Mostra em imagens um tema, ou seja, em cerca de quatro quadrinhos a tirinha tem início, meio e fim. A tirinha não tem uma resposta óbvia, a pessoa que lê pode se identificar ou não com a opinião colocada do autor. É semelhante a uma historinha em quadrinhos, porém a história em quadrinhos é maior, enquanto a tirinha é bem menor, cerca de 2 a 4 quadrinhos apenas. Veja esse exemplo de tirinha da Turma da Mônica:

·           Bom, agora que você já sabe o que é uma tirinha, explore sua criatividade para elaborar em seu caderno uma tirinha de dois a quatro quadrinhos sobre o que foi discutido ao longo dessas duas semanas quanto a cultura indígena. Siga o passo a passo: (não precisa copiar)
A) Pense na história antes de desenhar (O que quer mostrar? Como vai mostrar?) – Faça um rascunho;
B) Organize os quadrinhos da tirinha: divida na folha do caderno uma tirinha em dois, três ou quatro quadrinhos;
C) Faça o desenho e as falas;
D) Pinte;
E) Crie um título;
Se possível, nos mande foto da tirinha elaborada!
Vou ficar aguardando!
Um abraço bem forte... Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e reflita sobre a sabedoria indígena advinda de provérbios, que não devem ser esquecidos:
(não é necessário copiar a imagem, apenas o provérbio presente nela)
A sabedoria do povo indígena também é demonstrada através de provérbios contados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está escrito: 

1)        Descreva com suas próprias palavras, o que esse provérbio está ensinando?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto)

Quando os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu, pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a dizimar esse povo por doenças e invasões.
Eles foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá. Dessa época muitas trocas de saberes aconteceram entre esses dois povos, incluindo o pião de tucumã,
O pião pode ser feito com a semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica.

2º.      Assista ao vídeo sobre o pião de Tucumã, produzido pelo projeto Território do Brincar:
  
3º.      Atividade prática:
Na aula de hoje, vamos aprender a fazer um Pião!
Como não possuímos a semente de tucumã, vamos fazer um com material reciclado!?
Para isso, você precisará da ajuda de um familiar adulto!

Material utilizado:
·         2 tampinha de refrigerante
·         1 palito de churrasquinho (ou palito de pirulito)
·         Fita adesiva (durex ou isolante)
·         1 pedaço de mangueira velha ou tubo(5 a 10 centímetros)
·         Pedaço de barbante ou linha (15 centímetros)
Material para seu responsável utilizará ao ajudar você:1 alicate, 1 prego fino, 1 isqueiro ou fósforo e 1 tesoura.

Assista ao vídeo, disponível no link abaixo e faça seu pião, com a ajuda de um adulto e utilizando os materiais que tenha em casa:

Uma ideia também, é vocês construírem 2 piões e brincarem juntos, como se fosse uma “Beyblade”!
Espero que tenham gostado de desenvolver este brinquedo! Abraço do Professor Cristian!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo, preparado com muito carinho pela professora Tatiele:
  
2º.      Atividade prática, não é necessário copiar:
 Observação: Fazer a atividade com a supervisão de um adulto!
CHIPS DE CASCAS
INGREDIENTES:
 - cascas de  batatas, podendo ser casca de batata-doce, cascas de cenoura, cascas de beterraba ( o que tiver em casa);
- 1 colher(sopa) de azeite;
- sal e demais temperos que vocês utilizam em casa.
MODO DE PREPARO:
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média)
2.  Lave bem a casca sob água corrente. Seque bem cada legume com um pano de prato limpo.
3. Utilizando uma faca ou descascador de legumes, descasque as batatas, cenouras ou beterrabas tomando cuidado para fazer tiras longas e grossas da casca - utilize as batatas e as cenouras para outra receita.
4. Transfira as cascas para uma assadeira grande - quanto mais espaço tiver entre as cascas mais crocante elas ficam. Regue com o azeite, tempere com sal e demais temperos.
5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até dourar e ficar crocante - na metade do tempo dê uma mexida nas cascas com uma espátula para que assem por igual.
6. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente - as cascas ficam mais crocantes depois que esfriam. Transfira para uma tigela e sirva a seguir como aperitivo.

3º.      Atividade- Copiar e responder no caderno:
A)    O que achou de fazer essa receita? O que achou do sabor dos chips?

B)     Por que é tão importante aproveitarmos ao máximo os alimentos?
  


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo e em seguida realiza a atividade:
(não é necessário copiar as imagens, apenas observá-las)

ILUSTRAÇÃO

A ilustração é a arte de acrescentar imagens ou figuras a letras, palavras, textos, de modo a complementar a mensagem desejada, elucidando-a e facilitando sua compreensão.
Hoje as ilustrações são utilizadas para as mais diversas finalidades. Um bom título e uma boa ilustração despertam o interesse para a leitura de um texto.
Como ilustrar um texto?
- Ler e interpretar o texto;
- Escolher a parte mais sugestiva;
-Realizar a ilustração que poderá ser através de desenho ou colagem.

2º.      Atividade prática- Vamos ilustrar?
- Leia e interprete o texto trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa: Lenda da Vitória-régia.
- Em uma folha desenho ou ofício, escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Desenho criativo livre – Ilustração da Lenda da Vitória-régia.
- Ilustre o texto através do desenho e, se possível, utilize tintas naturais para a pintura.

Algumas receitas de tintas naturais:
·           Tinta de pó de carvão
Ingredientes: Carvão moído, cola e água.
Preparo: Misture todos os ingredientes.

·           Tinta de terra
Ingredientes: Água; Terra (preta, vermelha ou marrom); Cola branca
Modo de preparo: Em um recipiente, amoleça a terra com pouca água e acrescente a cola. A massa deve ficar com aparência de mingau mole.
Variações: Ponha serragem ou pó de serra para adquirir textura.

·           Tinta à base de urucum (colorau)
Ingredientes: semente de urucum ou colorau em pó; cola; água ou óleo de amêndoas;
Modo de preparo: Amasse as sementes e misture com cola, água ou óleo de amêndoas.

·           Tinta com beterraba
Ingredientes: Beterraba e água.
Modo de preparo: Bata no liquidificador e misture com água.