7° ano- Turma 171



4ª SEMANA: DE 14 A 20/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
  

·           Copie a imagem para o seu caderno e coloque a fração correspondente:




Bons estudos!
Abraços, professora Michele.



LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Na semana passada nós trabalhamos com o texto que falava sobre a Invenção do Algodão Doce. Para essa semana sua tarefa será, com base no texto anterior, pensar em algo que você goste muito, por exemplo um doce/comida, objeto, etc, e fazer um pequeno texto explicando a origem disso. Vale pesquisar informações na internet, livros, revistas ou com a família. Caso você não tenha acesso, pode criar essas informações!
Use sua criatividade e vamos produzir!
Mínimo:15 linhas


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Copie e leia a carta de João - “John’s letter”.  Ela fala sobre seu nome, onde vive, onde estuda, o que ama fazer, o nome dos pais, irmãos e cachorro.

John’s letter 
                                 May 14th, 2020

Hello friends,

My name is John. I live in Lisboa, Portugual.
I am a boy and I am twelve years old.
I go to Pedro Álvares Cabral School every morning.
My favorite part about school is reading.
I love to read especially books about dinosaurs.
My dad is called Altair and my mom, Stella.
My sister is called Anne and my brother, Phillip.
My dog is called Bob.
 I love my family!
Please, tell me about yourself.
               Sincerely,
                                   John Mello.

2)        Reescreva uma carta semelhante à de João; fale sobre você, sua família, seus gostos, etc. Lembre que já aprendeu a escrever o nome de sua escola – Martim Frederico Raschke School! Se preferir pode colar uma foto de sua família após fazer a sua carta (letter).


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Assista ao vídeo do professor Rogério:
 ·           Leia os excertos atentamente:
 “A Europa medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de origem romana, germânica e religiosa”.
Dos romanos, a Europa medieval herdou o colonato, dos germanos herdou o comitatus. E houve ainda um terceiro elemento, igualmente importante, o cristianismo, que possibilitou a ligação entre romanos e germanos e deu unidade ao mundo medieval.
“Na Europa medieval se desenvolveu um modo de organização da política, da sociedade e da economia conhecido como feudalismo”.
“Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV.”
“[...]baseado no poder descentralizado. A economia era fundamentada na agricultura e utilizava o trabalho dos servos.”
“Aquele que doava um feudo era chamado suserano ou senhor, e o que recebia era denominado vassalo. Dessa forma, por exemplo, se um duque doava um feudo a um conde, tornava-se suserano do conde e este, seu vassalo.” E assim sucessivamente. Com o particionamento da terra, os nobres se fortaleceram, os reis carolíngios foram perdendo poder e o feudalismo se consolidou.

·           Copie e responda em seu caderno:
1) O feudalismo:
    a) deve ser definido como um regime político centralizado;
    b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
    c) surgiu como consequência da crise do modo de produção asiático;
    d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
    e) apresentava uma considerável mobilidade social.

2) "A Europa medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de origem romana, germânica e religiosa." Quais são esses elementos?


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Observe a charge do cartunista brasileiro Henfil, um dos mais importantes do país, que ganhou destaque por expressar bem a situação do Brasil em sua época. Após copie as questões abaixo em seu caderno, anote a data da realização da atividade e responda:
Observação: não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la.
a)        Descreva o que você observa na charge: (observe os elementos, as cores, o cenário...)
b)        Qual você acredita ser o objetivo do autor da charge?
c)        Qual o papel da população brasileira em relação ao país, segundo a visão do cartunista indicada na charge? Dê exemplos relacionados a ilustração:
d)       O território é a base da organização da sociedade. Além disso, nele estão as riquezas naturais de um país. Quais elementos da charge apontam essas características do Brasil?


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

A religião (religiosidade) faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.
Tarefa:
·         Copie o ditado popular que afirma: "Gosto e religião não se discute".
·         Converse com no mínimo três pessoas e anote as suas opiniões a respeito desse ditado popular no caderno de ensino religioso; não precisa escrever o nome da pessoa que respondeu, somente a opinião apresentada.


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.


Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§  Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§  Aquecimento: Polichinelo, realize o exercício por 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes;
§  Exercícios:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 30 segundos.
1º.    Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º.    Corrida lateral;
3º.    Prancha;
4º.    Corrida estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centros dos objetos e ficando em corrida estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos objetos.

Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.


Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!




CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Observação da experiência com fungos decompositores.
Estamos na segunda semana do experimento com fungos decompositores.
Com base nisso, responda as seguintes questões no caderno:
1.        Você conseguiu realizar a experiência? Sim ou não?
2.        Caso não, explique o motivo.
3.        Caso sim explique, detalhadamente, como você fez. Faça uma lista dos materiais utilizados e descreva o passo a passo da experiência (com a data que colocou o alimento no pote e qual o local da casa que ele está armazenado).
4.        Preencha na sua Tabela as observações da 2ª semana, como por exemplo, se houve o surgimento de bolor, qual a sua coloração, aspecto e quantidade. Se possível, registre uma foto.  
Atenção: não abra a tampa do pote!


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e desenvolver a atividade proposta:
ILUSTRAÇÃO
A ilustração é a arte de acrescentar imagens ou figuras a letras, palavras, textos, de modo a complementar a mensagem desejada, elucidando-a e facilitando sua compreensão. Existem várias formas de ilustração, entre elas podemos citar: a didática, a publicitária, a documentária e a humorística.
Ilustrar foi o primeiro meio utilizado pelo homem para transmitir seus sentimentos, emoções, vitórias, crenças, etc.
Hoje as ilustrações são utilizadas para as mais diversas finalidades. Um bom título e uma boa ilustração despertam o interesse para a leitura de um texto.
Como ilustrar um texto?
- Ler e interpretar o texto;
- Escolher a parte mais sugestiva; e
- Realizar a ilustração que poderá ser através de desenho ou colagem.

Ø  Atividade: Desenho criativo livre – Ilustração
1º Leia e interprete o texto:
NATUREZA
Neste universo maravilhoso que vivemos, temos a natureza linda, verde, manhã de sol, dias chuvosos, mas tudo que vem da natureza é simplesmente fantástico, criado por Deus, que às vezes o homem não pensa para destruir.
Montanhas imensas, sem medidas para andarmos vendo tudo que está a nossa volta, vento soprando lentamente, balançando as árvores, nos riachos de águas cristalinas. Em um universo tão grande, o nosso planeta habita um planeta fantasioso, lindo, maravilhoso, com seu céu e mares azuis, que o sol o ilumina, mas que o homem não o estima. Ao entardecer o pôr do sol vai deixando saudades, até que vem a noite para sentirmos a brisa do vento soprar em nosso rosto. A sabedoria pertence àquele que cria, e não àquele que destrói.
O verde faz parte de nossas vidas, mediante a tudo, temos a beleza da natureza, os rios de água cristalina, a flor, a chuva que cai sobre o campo.
Apesar de tanta destruição e morte, o mundo e o homem, ainda têm esperança de viver em harmonia, paz e sentir o amanhã mais belo.

2º Ilustrar o texto através do desenho ou colagem.