4ª
SEMANA: DE 14 A 20/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie a imagem para o seu caderno e
coloque a fração correspondente:
Bons estudos!
Abraços, professora Michele.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Na semana
passada nós trabalhamos com o texto que falava sobre a Invenção do Algodão
Doce. Para essa semana sua tarefa será, com base no texto anterior, pensar em
algo que você goste muito, por exemplo um doce/comida, objeto, etc, e fazer um
pequeno texto explicando a origem disso. Vale pesquisar informações na
internet, livros, revistas ou com a família. Caso você não tenha acesso, pode criar essas informações!
Use sua criatividade
e vamos produzir!
Mínimo:15 linhas
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO
CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Copie e leia a carta de João - “John’s
letter”. Ela fala sobre seu nome, onde
vive, onde estuda, o que ama fazer, o nome dos pais, irmãos e cachorro.
John’s letter
May 14th, 2020
Hello friends,
My name is John. I
live in Lisboa, Portugual.
I am a boy and I am
twelve years old.
I go to Pedro Álvares
Cabral School every morning.
My favorite part
about school is reading.
I love to read
especially books about dinosaurs.
My dad is called
Altair and my mom, Stella.
My sister is called
Anne and my brother, Phillip.
My dog is called Bob.
I love my family!
Please, tell me about
yourself.
Sincerely,
John Mello.
2)
Reescreva uma carta semelhante à de João;
fale sobre você, sua família, seus gostos, etc. Lembre que já aprendeu a
escrever o nome de sua escola – Martim Frederico Raschke School! Se preferir
pode colar uma foto de sua família após fazer a sua carta (letter).
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Assista ao vídeo
do professor Rogério:
·
Leia os excertos
atentamente:
“A Europa
medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de
origem romana, germânica e religiosa”.
Dos romanos, a Europa medieval herdou o colonato,
dos germanos herdou o comitatus. E houve ainda um terceiro elemento, igualmente
importante, o cristianismo, que possibilitou a ligação entre romanos e germanos
e deu unidade ao mundo medieval.
“Na Europa medieval se desenvolveu um modo de
organização da política, da sociedade e da economia conhecido como feudalismo”.
“Feudalismo é o nome dado à forma de
organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o
período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos
V e XV.”
“[...]baseado no poder descentralizado. A economia
era fundamentada na agricultura e utilizava o trabalho dos servos.”
“Aquele que doava um feudo era chamado suserano ou senhor, e o que recebia era denominado vassalo. Dessa forma, por exemplo, se
um duque doava um feudo a um conde, tornava-se suserano do conde e este, seu
vassalo.” E assim sucessivamente. Com o particionamento da terra, os nobres se
fortaleceram, os reis carolíngios foram perdendo poder e o feudalismo se
consolidou.
·
Copie e responda
em seu caderno:
1)
O feudalismo:
a)
deve ser definido como um regime político centralizado;
b)
foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c)
surgiu como consequência da crise do modo de produção asiático;
d)
entrou em crise após o surgimento do comércio;
e)
apresentava uma considerável mobilidade social.
2) "A Europa medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de origem romana, germânica e religiosa." Quais são esses elementos?
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Observe
a charge do cartunista brasileiro Henfil, um dos mais importantes do país, que
ganhou destaque por expressar bem a situação do Brasil em sua época. Após copie
as questões abaixo em seu caderno, anote a data da realização da atividade e
responda:
Observação: não é necessário copiar a
imagem, apenas observá-la.
a)
Descreva
o que você observa na charge: (observe os elementos, as cores, o cenário...)
b)
Qual
você acredita ser o objetivo do autor da charge?
c)
Qual
o papel da população brasileira em relação ao país, segundo a visão do
cartunista indicada na charge? Dê exemplos relacionados a ilustração:
d)
O
território é a base da organização da sociedade. Além disso, nele estão as
riquezas naturais de um país. Quais elementos da charge apontam essas
características do Brasil?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
A religião
(religiosidade) faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante
para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem
nosso respeito e consideração.
Tarefa:
·
Copie
o ditado popular que afirma: "Gosto
e religião não se discute".
·
Converse
com no mínimo três pessoas e anote as suas opiniões a respeito desse ditado
popular no caderno de ensino religioso; não precisa escrever o nome da pessoa
que respondeu, somente a opinião apresentada.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§ Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§ Aquecimento: Polichinelo, realize o exercício por 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes;
§ Exercícios:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 30 segundos.
1º. Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º. Corrida lateral;
3º. Prancha;
4º. Corrida estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centros dos objetos e ficando em corrida estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos objetos.
Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.
Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Observação da experiência com fungos decompositores.
Estamos na segunda semana do experimento
com fungos decompositores.
Com base nisso, responda as seguintes
questões no caderno:
1.
Você conseguiu realizar a experiência? Sim ou não?
2.
Caso não, explique o motivo.
3.
Caso sim explique, detalhadamente, como você fez. Faça
uma lista dos materiais utilizados e descreva o passo a passo da experiência
(com a data que colocou o alimento no pote e qual o local da casa que ele está
armazenado).
4.
Preencha na sua Tabela as observações da 2ª semana,
como por exemplo, se houve o surgimento de bolor, qual a sua coloração, aspecto
e quantidade. Se possível, registre uma foto.
Atenção: não abra a tampa do pote!
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e
desenvolver a atividade proposta:
ILUSTRAÇÃO
A ilustração é a
arte de acrescentar imagens ou figuras a letras, palavras, textos, de modo a
complementar a mensagem desejada, elucidando-a e facilitando sua compreensão.
Existem várias formas de ilustração, entre elas podemos citar: a didática, a
publicitária, a documentária e a humorística.
Ilustrar foi o
primeiro meio utilizado pelo homem para transmitir seus sentimentos, emoções,
vitórias, crenças, etc.
Hoje as
ilustrações são utilizadas para as mais diversas finalidades. Um bom título e
uma boa ilustração despertam o interesse para a leitura de um texto.
Como ilustrar um
texto?
- Ler e
interpretar o texto;
- Escolher a
parte mais sugestiva; e
- Realizar
a ilustração que poderá ser através de desenho ou colagem.
Ø Atividade: Desenho criativo livre – Ilustração
1º Leia e interprete o texto:
NATUREZA
Neste universo
maravilhoso que vivemos, temos a natureza linda, verde, manhã de sol, dias
chuvosos, mas tudo que vem da natureza é simplesmente fantástico, criado por
Deus, que às vezes o homem não pensa para destruir.
Montanhas imensas,
sem medidas para andarmos vendo tudo que está a nossa volta, vento soprando
lentamente, balançando as árvores, nos riachos de águas cristalinas. Em um
universo tão grande, o nosso planeta habita um planeta fantasioso, lindo,
maravilhoso, com seu céu e mares azuis, que o sol o ilumina, mas que o homem
não o estima. Ao entardecer o pôr do sol vai deixando saudades, até que vem a
noite para sentirmos a brisa do vento soprar em nosso rosto. A sabedoria
pertence àquele que cria, e não àquele que destrói.
O verde faz parte de
nossas vidas, mediante a tudo, temos a beleza da natureza, os rios de água
cristalina, a flor, a chuva que cai sobre o campo.
Apesar de tanta
destruição e morte, o mundo e o homem, ainda têm esperança de viver em
harmonia, paz e sentir o amanhã mais belo.
2º Ilustrar o texto
através do desenho ou colagem.