12ª
SEMANA: DE 09 A 15/07/20
MATEMÁTICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva a atividade:
De acordo com o Instituto
Socioambiental, os povos indígenas têm crescido em média 3,5% ao ano e sabemos
que conforme o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE constatou que
atualmente há no Brasil cerca de 817.963 indígenas. Segundo os dados acima, qual
é aproximadamente o crescimento da população indígena por ano no Brasil?
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Assista ao vídeo produzido
carinhosamente pela professora Luana para entender um pouco mais sobre os
Estereótipos:
2º. Copie e desenvolva a atividade:
(não é necessário copiar a imagem)
A)
Observe a imagem a seguir, e descreva quais os estereótipos que você tinha
sobre a cultura indígena.
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar o texto)
Cantores indígenas ou bandas
formadas por integrantes de várias etnias exploram todos os tipos de gêneros
musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc). E eles já estão
espalhados por todo o cenário mundial, compondo músicas em várias línguas,
inclusive na língua inglesa e língua nativa de sua região, algumas contam
histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos
e pensamentos diversos;
O resultado dessa mistura de
ritmos envolve muitos artistas que buscam por uma valorização de sua cultura e
arte.
Como exemplo, observe a banda no
estilo metal originada da cidade de Quito no Equador, chamada “Pachacamac”. Ela
faz referência a um Deus venerado durante o Império Inca. Em seu logo também
encontra-se uma referência à cosmovisão andina dos três mundos em que os
indígenas acreditam (Uku Pacha, Kay Pacha e Hanan Pacha) representada pela
árvore.
A banda independente canta
músicas em quéchua e em inglês, é do subgênero Black metal pagão, porque esse é
o mais representativo do rock, que fala sobre a conexão direta com a natureza.
2º.
Copie e responda em seu caderno:
a) Qual estilo musical você aprecia?
b) Você conhece algum cantor ou banda de origem indígena que canta
também em inglês? Fale um pouco sobre.
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Dando
continuidade ao trabalho sobre a cultura indígena, vamos ver um texto sobre a
escravidão indígena no início do Brasil Colônia.
Escravidão Indígena
Com
efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de
empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de
gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão-de-obra
capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir
margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. Contudo,
quem poderia dispor de sua força de trabalho para tão ambicioso projeto?
Inicialmente,
os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios
na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam
essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos
trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho
nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho longa e disciplinada que
ia contra os hábitos cotidianos de boa parte dos indígenas. Além disso, as mortes causadas pelo trabalho
forçado, as mortais epidemias contraídas no contato com o homem branco e
ruptura com a economia de subsistência dos indígenas impedia a viabilidade
desse tipo de escravidão. Ao mesmo tempo, devemos levar em conta que o controle
sobre os índios escravizados era bem mais difícil tendo em vista o conhecimento
que tinham do território. Dessa forma, a vigilância se tornava algo bastante
complicado.
Como se não bastasse esses fatores de ordem
cultural, biológica e social, a escravidão indígena também foi extensamente
combatida pela Igreja no ambiente colonial. Representados pela Ordem Jesuíta,
os clérigos que aportavam em terras brasileiras se envolveram em uma série de
disputas em que repudiavam o interesse dos colonos em converter os índios em
escravos. Tal postura se justificava no interesse que os clérigos católicos
tinham em facilitar o processo de conversão religiosa dos índios.
Apesar de sua influência e autoridade, muitos
padres foram explicitamente afrontados pela ganância de colonos que saiam pelo
território em busca de índios. Na maioria das vezes, a escravidão indígena
servia como alternativa à falta e o alto custo de uma peça trazida da África.
Preferencialmente, os colonos atacavam as populações indígenas ligadas às
missões jesuíticas, pois estes já se mostravam habituados à rotina e aos
valores da cultura ocidental.
Mediante a forte pressão dos religiosos,
Portugal proibiu a captura de índios por meio de uma Carta Régia emitida no ano
de 1570. Segundo esse documento, os índios só poderiam ser presos e
escravizados em situação de guerra justa. Ou seja, somente os índios que se
voltassem contra os colonizadores estariam sujeitos à condição de escravos. Por
meio dessa medida, os colonizadores conseguiram manter a escravidão indígena
durante todo o período colonial.
A escravidão indígena foi oficialmente extinta
no século XVIII, momento em que o marquês de Pombal estabeleceu um conjunto de
transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos
jesuítas do Brasil mediante a ampla influência política e econômica que tinha
dentro da colônia. Logo depois, em 1757, proibiu a escravidão indígena e
transformou algumas aldeias em vilas submetidas ao poderio da Coroa.
2º.
Copie
e responda no seu caderno:
Agora,
observe atentamente esta imagem:
1) Logo a chegada dos portugueses, as relações
entre os povos indígenas e os lusitanos eram amistosas. Pela imagem, isto é
verdadeiro? Comprove descrevendo a imagem.
2) O que é guerra justa?
3) Segundo o texto, qual instituição era contra
a escravidão?
4) Com base no texto, explique qual era o
interesse dos portugueses no Brasil e qual o porquê da escravidão indígena.
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto com a explicação e
as orientações:
(Não é necessário copiá-los)
Ao longo da semana passada e
desta semana, estudamos várias questões relacionadas a cultura indígena,
certamente você descobriu algumas curiosidades, percebeu a variedade de
diferentes grupos indígenas e a diversidade da sua cultura. Deve ter descoberto
como a cultura indígena está inserida em nosso dia-a-dia, no vocabulário, na
culinária, enfim, bem como há também a presença de aspectos culturais de outros
povos, como os africanos, que já estudamos.
A nossa população brasileira tem
uma característica bem especial, ela possui uma rica diversidade cultural, pois
ela é formada pelo contato entre diferentes povos.
Você já deve ter ouvido o termo miscigenação.
Sabe o que ele significa? Hoje vamos falar um pouquinho a respeito dele...
MISCIGENAÇÃO: processo ou
resultado de misturar raças, pelo casamento ou coabitação de um homem e uma
mulher de etnias diferentes.
A partir do período de
colonização, a região latino-americana passou a sofrer influência direta,
sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre
outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já
habitavam.
É importante destacar que
atualmente, existem cerca de 300 povos indígenas na América Latina mas, devido
ao acelerado processo de aculturação, muitos sequer falam seus idiomas nativos,
além de se mostrarem cada vez mais urbanos e vivendo em condições de miséria.
A composição étnica brasileira é
caracterizada por diversas etnias de indígenas, que já habitavam o território
antes do período de colonização; africanos, que foram trazidos como escravos
para realizarem trabalhos forçados com o intuito de desenvolver a região; e
europeus, principalmente portugueses, franceses e holandeses, que passaram a
integrar o país a fim de explorar suas terras, além dos Asiáticos. Assim, uma
vez que o Brasil foi composto por diversas etnias, houve a miscigenação de seus povos.
Agora, observe a charge abaixo:
2º.
ATIVIDADE- Copie e responda:
a)
Analise
a charge apresentada e a descreva (cenário, personagens, falas) e comente sobre
qual período da história do nosso país ela possivelmente faça referência:
b)
Cite
exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso dia-a-dia? (cite
palavras, alimentos...)
c)
O
que significa miscigenação?
d)
Vocês
conseguem perceber, no dia-a-dia, os traços físicos das pessoas que os
circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”
e)
Você
sabe de qual povo (país, etnia) sua família é descendente? Converse em casa com
seus familiares para responder essa questão.
Bom trabalho e
cuidem-se!
Um abraço, Prof.ª
Lori
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
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1º.
Copie e reflita outra cultura do povo
indígena:
A sabedoria do povo indígena
também pode ser reconhecida através de provérbios contados por eles. Segundo a
definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de
aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem
servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e o que está escrito
nela:
1)
Descreva o que você compreendeu sobre o provérbio.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
Danças indígenas
As
danças são encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da
dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças
típicas e comuns de outras culturas.
Isso
se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de
costumes.
As
danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas,
expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e
caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para
guerra, entre outros.
Além
disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as
entidades e espíritos da floresta. Mulheres e homens podem participar das
danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos,
instrumentos musicais, pinturas e outros.
Os
movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e
balanços com inspiração na fauna e na flora.
Existem
diversas danças indígenas no Brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas.
Conheça as principais danças indígenas brasileiras.
Dança
da onça: É
realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma
representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com
as próprias mãos.
Toré: A dança Toré é popular entre os povos indígenas
do Brasil e várias aldeias performam como ritual. Além disso, é considerado o
símbolo de maior união e resistência entre os índios do Nordeste brasileiro.
Kahê-Tuagê: Esse ritual é realizado para evocar as entidades
que controlam o tempo. É realizada pelas mulheres da aldeia, da região do Rio
Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva.
2º. Assista aos vídeos abaixo e
conheça mais sobre as danças indígenas:
Vídeo:
A dança indígena no Brasil
Vídeo:
Entendendo a dança Indígena
3º. Copie e responda:
1.
Após ler o texto, observar as imagens e assistir
aos vídeos, descreva o que mais lhe chamou atenção quanto as características
das danças indígenas:
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
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1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle
No ano de 1854, o presidente dos
Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das
terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o
cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao
presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância
que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um
dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio
ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita
há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não
mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo
com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas,
matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.
Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou
vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo.
Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a
penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na
memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores
carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz
parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a
grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre
nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se
lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem
ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas
límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos
que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de
terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da
terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de
exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece
os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e
deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são
diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho.
Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é
precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro
– o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o
homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se
todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito.
Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação
em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma
ligação em tudo[...]
2º. Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a
natureza– jornal minas:
Essa
reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a
natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do
“homem branco”.
3º.
Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu
caderno:
- Escolha
e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva
como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
- Por
que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
- Mesmo
tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala
dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do
“homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta
através de exemplos.
- Explique
uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com
a natureza.
- Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
A pintura corporal na
cultura indígena.
A
pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas porque ela
indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e
sobrenaturais. Ela tem vários sentidos:
ritos de passagem, proteção do grupo ou
do indivíduo, cerimônias de casamento, de luto ou cura de doenças ou a
função guerreira ou religiosa. Os padrões dessa pintura podem
parecer abstratos aos nossos olhos, mas eles
podem estar relacionados à vida e à
mitologia de cada grupo indígena onde é
praticado.
A
riqueza nos adereços, as cores de um povo que carrega sua identidade na pele,
pode ser observada desde os primórdios da história da nossa colonização.
Atente
para o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, onde ele descreve as
peculiaridades e as primeiras impressões dos portugueses em relação ao povo
indígena:
“Neste
dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos
misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades,
outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados,
muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços
verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem
muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que,
esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que
andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”
2º. Atividade
prática- Leia e desenvolva a atividade:
Queridos
alunos! Em nossa última atividade, podemos conhecer um pouco sobre o grafismo,
apresentados de diversas formas na cultura indígena. Hoje vamos experimentar
esta representação nas pinturas corporais.
Os
índios utilizavam pigmentos naturais para compor as tintas que utilizavam em
suas pinturas, ou seja, extraiam as cores das frutas, vegetais e minerais. Ex:
urucum, jenipapo, carvão, etc...
·
Para iniciar nossa atividade vamos obter algumas cores
utilizando elementos naturais, tenha em mãos o seguinte material:
- cola
branca
-
pigmentos naturais ( pó de café e carvão – cores marrom e preto)
- água
-
recipientes
- colher
e um pincel.
·
Preparo:
-
Coloque uma medida de água e a mesma medida de cola branca.
-
Adicione o condimento.
- A quantidade
vai depender do tom que você deseja, se mais claro (menos condimento) ou mais
escuro (mais condimento).
- Misture tudo.
·
Pronto! Já temos a tinta, agora faça uma bela pintura
corporal (rosto ou braços) utilizando esse material. Você pode pintar um familiar
ou faça em você mesmo. Inspire-se no grafismo indígena e divirta-se.
Faça uma bela foto de sua arte e compartilhe conosco
pelo Facebook.