9° ano- Turma 191


12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade:
De acordo com o Instituto Socioambiental, os povos indígenas têm crescido em média 3,5% ao ano e sabemos que conforme o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE constatou que atualmente há no Brasil cerca de 817.963 indígenas. Segundo os dados acima, qual é aproximadamente o crescimento da população indígena por ano no Brasil?


LÍNGUA PORTUGUESA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pela professora Luana para entender um pouco mais sobre os Estereótipos:


2º.      Copie e desenvolva a atividade:
(não é necessário copiar a imagem)
A) Observe a imagem a seguir, e descreva quais os estereótipos que você tinha sobre a cultura indígena. 



INGLÊS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar o texto)
Cantores indígenas ou bandas formadas por integrantes de várias etnias exploram todos os tipos de gêneros musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc). E eles já estão espalhados por todo o cenário mundial, compondo músicas em várias línguas, inclusive na língua inglesa e língua nativa de sua região, algumas contam histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos e pensamentos diversos;
O resultado dessa mistura de ritmos envolve muitos artistas que buscam por uma valorização de sua cultura e arte.
Como exemplo, observe a banda no estilo metal originada da cidade de Quito no Equador, chamada “Pachacamac”. Ela faz referência a um Deus venerado durante o Império Inca. Em seu logo também encontra-se uma referência à cosmovisão andina dos três mundos em que os indígenas acreditam (Uku Pacha, Kay Pacha e Hanan Pacha) representada pela árvore.
A banda independente canta músicas em quéchua e em inglês, é do subgênero Black metal pagão, porque esse é o mais representativo do rock, que fala sobre a conexão direta com a natureza.
2º.      Copie e responda em seu caderno:
a)    Qual estilo musical você aprecia?
b)    Você conhece algum cantor ou banda de origem indígena que canta também em inglês? Fale um pouco sobre.


HISTÓRIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Dando continuidade ao trabalho sobre a cultura indígena, vamos ver um texto sobre a escravidão indígena no início do Brasil Colônia.

Escravidão Indígena

Com efetivo início da colonização do Brasil, os portugueses tinham a necessidade de empreender um modelo de exploração econômica das terras que fosse capaz de gerar lucro em pouco tempo. Para tanto, precisariam de uma ampla mão-de-obra capaz de produzir riquezas em grande quantidade e, dessa forma, garantir margens de lucro cada vez maiores para os cofres da Coroa Portuguesa. Contudo, quem poderia dispor de sua força de trabalho para tão ambicioso projeto?
Inicialmente, os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho longa e disciplinada que ia contra os hábitos cotidianos de boa parte dos indígenas.  Além disso, as mortes causadas pelo trabalho forçado, as mortais epidemias contraídas no contato com o homem branco e ruptura com a economia de subsistência dos indígenas impedia a viabilidade desse tipo de escravidão. Ao mesmo tempo, devemos levar em conta que o controle sobre os índios escravizados era bem mais difícil tendo em vista o conhecimento que tinham do território. Dessa forma, a vigilância se tornava algo bastante complicado.
 Como se não bastasse esses fatores de ordem cultural, biológica e social, a escravidão indígena também foi extensamente combatida pela Igreja no ambiente colonial. Representados pela Ordem Jesuíta, os clérigos que aportavam em terras brasileiras se envolveram em uma série de disputas em que repudiavam o interesse dos colonos em converter os índios em escravos. Tal postura se justificava no interesse que os clérigos católicos tinham em facilitar o processo de conversão religiosa dos índios.
 Apesar de sua influência e autoridade, muitos padres foram explicitamente afrontados pela ganância de colonos que saiam pelo território em busca de índios. Na maioria das vezes, a escravidão indígena servia como alternativa à falta e o alto custo de uma peça trazida da África. Preferencialmente, os colonos atacavam as populações indígenas ligadas às missões jesuíticas, pois estes já se mostravam habituados à rotina e aos valores da cultura ocidental.
 Mediante a forte pressão dos religiosos, Portugal proibiu a captura de índios por meio de uma Carta Régia emitida no ano de 1570. Segundo esse documento, os índios só poderiam ser presos e escravizados em situação de guerra justa. Ou seja, somente os índios que se voltassem contra os colonizadores estariam sujeitos à condição de escravos. Por meio dessa medida, os colonizadores conseguiram manter a escravidão indígena durante todo o período colonial.
 A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marquês de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil mediante a ampla influência política e econômica que tinha dentro da colônia. Logo depois, em 1757, proibiu a escravidão indígena e transformou algumas aldeias em vilas submetidas ao poderio da Coroa.

2º.      Copie e responda no seu caderno:
Agora, observe atentamente esta imagem:

1)    Logo a chegada dos portugueses, as relações entre os povos indígenas e os lusitanos eram amistosas. Pela imagem, isto é verdadeiro? Comprove descrevendo a imagem.
2)    O que é guerra justa?
3)    Segundo o texto, qual instituição era contra a escravidão?
4)    Com base no texto, explique qual era o interesse dos portugueses no Brasil e qual o porquê da escravidão indígena.


GEOGRAFIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto com a explicação e as orientações:
 (Não é necessário copiá-los)
Ao longo da semana passada e desta semana, estudamos várias questões relacionadas a cultura indígena, certamente você descobriu algumas curiosidades, percebeu a variedade de diferentes grupos indígenas e a diversidade da sua cultura. Deve ter descoberto como a cultura indígena está inserida em nosso dia-a-dia, no vocabulário, na culinária, enfim, bem como há também a presença de aspectos culturais de outros povos, como os africanos, que já estudamos.
A nossa população brasileira tem uma característica bem especial, ela possui uma rica diversidade cultural, pois ela é formada pelo contato entre diferentes povos.
Você já deve ter ouvido o termo miscigenação. Sabe o que ele significa? Hoje vamos falar um pouquinho a respeito dele...
MISCIGENAÇÃO: processo ou resultado de misturar raças, pelo casamento ou coabitação de um homem e uma mulher de etnias diferentes.
A partir do período de colonização, a região latino-americana passou a sofrer influência direta, sobretudo, dos europeus, marcados por outros costumes, culinárias, dentre outros, dando início ao processo de miscigenação dos povos que aqui já habitavam.
É importante destacar que atualmente, existem cerca de 300 povos indígenas na América Latina mas, devido ao acelerado processo de aculturação, muitos sequer falam seus idiomas nativos, além de se mostrarem cada vez mais urbanos e vivendo em condições de miséria.
A composição étnica brasileira é caracterizada por diversas etnias de indígenas, que já habitavam o território antes do período de colonização; africanos, que foram trazidos como escravos para realizarem trabalhos forçados com o intuito de desenvolver a região; e europeus, principalmente portugueses, franceses e holandeses, que passaram a integrar o país a fim de explorar suas terras, além dos Asiáticos. Assim, uma vez que o Brasil foi composto por diversas etnias, houve a miscigenação de seus povos.
Agora, observe a charge abaixo: 


2º.      ATIVIDADE- Copie e responda:
a)        Analise a charge apresentada e a descreva (cenário, personagens, falas) e comente sobre qual período da história do nosso país ela possivelmente faça referência:
b)        Cite exemplos de como a cultura indígena está presente em nosso dia-a-dia? (cite palavras, alimentos...)
c)        O que significa miscigenação?
d)        Vocês conseguem perceber, no dia-a-dia, os traços físicos das pessoas que os circundam? Acreditam que têm influência de quais países?”
e)        Você sabe de qual povo (país, etnia) sua família é descendente? Converse em casa com seus familiares para responder essa questão.
Bom trabalho e cuidem-se!
Um abraço, Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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1º.      Copie e reflita outra cultura do povo indígena:

 A sabedoria do povo indígena também pode ser reconhecida através de provérbios contados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e o que está escrito nela:
1)        Descreva o que você compreendeu sobre o provérbio.


EDUCAÇÃO FÍSICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

Danças indígenas
As danças são encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças típicas e comuns de outras culturas.
Isso se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de costumes.
As danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas, expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para guerra, entre outros.
Além disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as entidades e espíritos da floresta. Mulheres e homens podem participar das danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais, pinturas e outros.
Os movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e balanços com inspiração na fauna e na flora.
Existem diversas danças indígenas no Brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas. Conheça as principais danças indígenas brasileiras.
 Kuarup: No Brasil, uma das danças mais conhecidas e praticadas pelos indígenas é o Kuarup. Ele foi é um ritual celebrado pelos indígenas do Alto do Xingu, com a finalidade de fazer homenagens às pessoas mortas. Essa prática é fundamentada a partir da imagem de um deus chamado de Mawutzinin. Pode-se pensar que por ser uma dança aos mortos essa seja uma dança melancólica, mas não! Essa dança é uma das mais alegres danças indígenas brasileiras.


Dança da onça: É realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos.
  
Toré: A dança Toré é popular entre os povos indígenas do Brasil e várias aldeias performam como ritual. Além disso, é considerado o símbolo de maior união e resistência entre os índios do Nordeste brasileiro.
  
Kahê-Tuagê: Esse ritual é realizado para evocar as entidades que controlam o tempo. É realizada pelas mulheres da aldeia, da região do Rio Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva.


2º.      Assista aos vídeos abaixo e conheça mais sobre as danças indígenas:

Vídeo: A dança indígena no Brasil

Vídeo: Entendendo a dança Indígena

3º.      Copie e responda:
1.        Após ler o texto, observar as imagens e assistir aos vídeos, descreva o que mais lhe chamou atenção quanto as características das danças indígenas:


CIÊNCIAS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas, matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás. 

Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo[...]
  
2º.      Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a natureza– jornal minas:

Essa reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do “homem branco”. 

3º.      Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:

  1. Escolha e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
  2. Por que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
  3. Mesmo tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do “homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta através de exemplos.
  4. Explique uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com a natureza.
  5. Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.



ARTES
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo:
A pintura corporal na cultura indígena.

A pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas porque ela indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e  sobrenaturais.  Ela  tem  vários  sentidos:  ritos  de passagem,  proteção  do  grupo  ou  do  indivíduo, cerimônias de casamento, de luto ou cura de doenças ou a função guerreira ou religiosa. Os padrões dessa pintura podem  parecer  abstratos  aos  nossos  olhos, mas  eles podem  estar  relacionados  à  vida  e  à  mitologia  de  cada  grupo  indígena  onde  é praticado.
A riqueza nos adereços, as cores de um povo que carrega sua identidade na pele, pode ser observada desde os primórdios da história da nossa colonização.
Atente para o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, onde ele descreve as peculiaridades e as primeiras impressões dos portugueses em relação ao povo indígena:
“Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades, outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados, muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que, esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”

2º.      Atividade prática- Leia e desenvolva a atividade:
Queridos alunos! Em nossa última atividade, podemos conhecer um pouco sobre o grafismo, apresentados de diversas formas na cultura indígena. Hoje vamos experimentar esta representação nas pinturas corporais.
Os índios utilizavam pigmentos naturais para compor as tintas que utilizavam em suas pinturas, ou seja, extraiam as cores das frutas, vegetais e minerais. Ex: urucum, jenipapo, carvão, etc...
·           Para iniciar nossa atividade vamos obter algumas cores utilizando elementos naturais, tenha em mãos o seguinte material:
- cola branca
- pigmentos naturais ( pó de café e carvão – cores marrom e preto)
- água
- recipientes
- colher e um pincel.

·           Preparo:
- Coloque uma medida de água e a mesma medida de cola branca.
- Adicione o condimento.
- A quantidade vai depender do tom que você deseja, se mais claro (menos condimento) ou mais escuro (mais condimento).
-  Misture tudo.

·           Pronto! Já temos a tinta, agora faça uma bela pintura corporal (rosto ou braços) utilizando esse material. Você pode pintar um familiar ou faça em você mesmo. Inspire-se no grafismo indígena e divirta-se.
Faça uma bela foto de sua arte e compartilhe conosco pelo Facebook.