9ª SEMANA:
DE 18 A 24/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
9ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva a atividade:
Nossa escola
necessita fazer as compras para a festa junina. Seguem algumas sugestões de
preços:
1) Calcule o valor total da cesta básica de
cada mercado.
2) Qual o mercado que possui o menor valor da
cesta básica?
3) Qual o mercado que possui o maior valor da
cesta básica?
4) Qual a diferença entre o maior valor da
cesta básica e o menor valor?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Vamos de arraiá?! Observe a imagem abaixo:
(não é necessário copiá-la)
2º. Acesse
o link abaixo e ouça uma tradicional música junina: “Olha pro céu”, de Luiz
Gonzaga
3º. Leia, copie e desenvolva:
Olha
pro céu
Olha pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou meu coração
Olha pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!
(Luiz Gonzaga)
Atividades:
1)Na frase “Olha pro céu, meu amor!” a quem ele se
refere?
2) Analise a
frase “O céu estava assim em festa”,e identifiqueo tempo verbal (pretérito,
presente, futuro...):
3)Qual a relação entre a imagem e a música?
4) Que mensagem a música transmite?
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Copie,
leia e desenvolva:
Chegou
o mês das festas juninas – “june parties” e como símbolos representativos
temos: danças típicas( tipical dances), comidas típicas( tipical foods),
diversão (funny) e jogos(games).
Mas
você sabe como funcionam alguns dos jogos praticados nas festas juninas?
June party games
-
Fishing (pescaria): It is a game where you throw a bait to catch a fish and win
a prize. (É um jogo onde joga uma isca para pegar um peixe e ganha um prêmio)
-
Clown’s mouth (boca do palhaço): You throw a ball in the clown’s mouth and win
a prize.(Você joga uma bola na boca do palhaço e ganha um prêmio)
-
tallow stick (pau de sebo): souvenirs are placed at the tip of a greased pole.
Whoever finishes climbing the mast, gets the gift.( Lembrancinhas são colocadas
na ponta de um poste untado, quem terminar de subir no mastro recebe o
presente)
-
elegant mail (correio elegante): It is a game where participants send each
other love messages during the party. (É um jogo em que os participantes se
enviam mensagens de amor durante a festa)
1)
Atividade:
Monte uma boca de palhaço com uma caixa de sapato, semelhante a essa do exemplo,
utilizando materiais recicláveis que você tenha em casa (caixa, papel colorido,
canetinhas, etc). Jogue com sua família
e comemore as festividades juninas.
Se desejar, tire uma foto,
publique no Facebook e marque a escola.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com muita atenção o texto
abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Pessoal,
nas postagens anteriores, trabalhamos com o Antigo Regime. O que foi, seus
agentes, enfim, fizemos uma recapitulação desse importante momento da Idade
Moderna. Como já sabemos que alguns aspectos foram essenciais para chegarmos no
Iluminismo, vamos descansar um pouco. Para isso, vamos trabalhar com um tema
que, como vocês verão, todos os professores estarão trabalhando: A Festa de São
João.
As
festas Juninas são o conjunto de três festas, que ocorrem em junho. A saber,
Festa de Santo Antonio, dia 13, Festa de São João, no dia 24, e, por último a
festa de São Pedro e São Paulo, no dia 29. É uma festa onde a fartura culinária
é muito grande. Milho e amendoim são apenas alguns desses ingredientes usados
em diversos prato típicos da festa. Outra coisa que facilita, é que o milho
pode ser utilizado em diversas receitas, como: canjica, curau, bolo de milho,
pamonha, pipoca, milho cozido, sorvete, suco de milho verde etc.
Independentemente de onde aconteça a festa junina, uma coisa é certa, o milho
não pode faltar.
Na
reportagem abaixo vamos conhecer o rei das festas juninas. Não precisa copiar,
mas leia com atenção.
Milho, o rei das festas juninas: O
período das festas coincide com a colheita do alimento
Originário
das Américas e base da alimentação das populações indígenas, o milho é um
alimento presente em muitas culturas e civilizações e um dos mais importantes
do nosso continente. Dos povos primitivos foram herdadas as receitas que são
feitas hoje, principalmente durante o período junino.
É
na Europa a origem histórica das tradições juninas, quando os agricultores
realizavam festas para comemorar as colheitas. O costume foi introduzido aos
poucos no Brasil durante a colonização. Portugal, um dos países colonizadores,
tinha a tradição de celebrar a colheita do trigo, entre os meses de junho e
setembro. Mas o Brasil não era um grande produtor de trigo na época e as festas
começaram a ser celebradas com o milho, que tem o período de colheita na mesma
época.
A
agricultora Teresa Ferreira, do distrito de Umari, município de Bom Jardim,
interior de Pernambuco, é filha de agricultores e sempre trabalhou com
agricultura. Hoje, a sua terra é pequena e ela deixou de cultivar muitos
alimentos, mas plantar o milho é certo. “Agora com a escassez de chuvas, a
gente espera chover para plantar. Mas sempre temos milho. A tradição é plantar
na semana de São José, mês de março, para colher em junho. Se chover no dia do
santo, a colheita é garantida”, explica Teresa.
Foi
com os pais que ela aprendeu a cultivar o milho. Ainda hoje a semente que
Teresa usa é a crioula, que ela explica ser a mais antiga, sem modificações
genéticas e que garante um milho com caroços bem grandes.
No
entanto, não foi só a cultivar o milho que ela aprendeu com os pais. Da mãe
vieram os ensinamentos culinários. “Antigamente as pessoas cozinhavam muito bem
e passavam isso para as gerações mais novas. Hoje, toda a minha família
participa da produção das comidas de milho. Meu marido rala o milho para eu
fazer pamonha e minha filha ajuda também”, conta.
Cozido
ou assado, servindo de base para a canjica, pamonha e bolos, o milho é
consumido o ano todo no Nordeste, mas nas festas de São João ganham um destaque
especial. Daniela de Moraes, estudante e militante da Pastoral da Juventude
Rural (PJR), gosta de todas as comidas, mas a especial é a pamonha. "Como
o mês de junho é safra do milho, é automático serem feitas muitas comidas de
milho nessa época. Lá em casa todo dia tem alguma comida típica. Quando a safra
é ruim, todos dão um jeitinho de garantir milho em regiões próximas para fazer,
ao menos, uma receita", conta.
2º. Agora, copie e responda no seu
caderno:
·
Agora é sua vez. Você já foi a uma
festa junina? Se sim, descreva-a como foi esta experiência (lembre-se das
comidas, brincadeiras, músicas e decoração, típicas desta festa). Se não foi,
descreva como você acha que seria.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o trecho abaixo que é parte
da reportagem “Festas Juninas movimentam regiões do Brasil: Nordeste é
destaque” do jornal Correio Braziliense:
(não é necessário copiar o texto)
“De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), as
festas são uma oportunidade para incrementar o rendimento econômico em locais
onde o turismo é ocioso nessa época do ano. “O são-joão é uma expressão
cultural do Brasil. Queremos estimular o turismo relacionado à festa”, ressalta
a coordenadora de posicionamento de produtos do MTur, Fabiana Oliveira. Viajar
nesta época é ideal para gastar menos, pois junho é classificado como baixa
temporada.”
Para
conferir a reportagem na íntegra, clique no link abaixo:
2º.
Observe
o mapa abaixo da Região do Nordeste brasileiro para relembrar o que estudamos
no ano passado:
(não é necessário copiar o
mapa)
3º.
ATIVIDADE- Copie as questões
abaixo e responda:
a) A Festa
Junina é comemorada apenas no Nordeste?
b) A Festa
Junina é muito valorizada no Nordeste especialmente por ser uma atração
turística. Por que o turismo é importante nessa região?
c) Observe o
mapa e complete as sentenças:
• A região
do Nordeste é composta por ____ estados;
• O maior
estado dessa região em área territorial é____________;
d) Essa é
uma região litorânea, pois todos os seus estados ficam no litoral. Essa
afirmação é verdadeira ou falsa? ______________________
4º.
Sugestão
de jogo “Encontre-me se puder na América Latina”:
Boa semana e me contem (aqui nos comentários) quantos
pontos fizeram no jogo!
Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
1) Responda as questões sobre os símbolos da
festa junina. Depois copie o texto e compare-o com suas respostas.
a) As festas juninas são caracterizadas por
brincadeiras e símbolos que foram inventados pelo povo? Cite alguns que você
conhece:
b) Tradicionalmente as festas juninas
homenageiam três santos? Quais são eles?
c) Você conhece alguma simpatia que costuma ser
feita na festa junina? Descreva-a.
Símbolos da festa junina
Festa Junina que se preze deve ter uma
quadrilha na sua programação. A dança é feita em pares, que devem estar
caracterizados como a ocasião pede. Um
dos maiores símbolos da caracterização da Festa Junina está em um item
pertencente à decoração: as bandeirinhas. A fogueira tem algumas simbologias.
Alguns acreditam que ela seja uma forma de purificação, proteção contra maus
fluídos e espíritos maus e até agradecimento e homenagem a deuses. Além desses
significados, ela pode ser também o símbolo da reunião de familiares e amigos.
Sem contar à alegria que dá ao ambiente da festa. Um rico cardápio tanto de
itens doces quanto salgados, as comidas típicas, fazem parte das festas
Juninas. O pau-de-sebo é uma brincadeira bem típica dessas festas. Consiste em
escalar um mastro de cinco metros de altura, no mínimo, que contenha alguma
textura ou gordura que dificulte a subida daqueles que queiram resgatar alguma
premiação que está no topo. As festas juninas, são tradicionalmente homenagens
a três santos católicos, são eles: Santo Antonio, São João e São Pedro.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens abaixo)
A
quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha
matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil,
principalmente em festas Juninas (Festa de São João). É uma das danças juninas
mais populares do Brasil. Trata-se de uma dança coletiva bailada em pares, e
que possui uma coreografia específica baseada em passos tradicionais.
Algumas
frases populares proferidas pelo narrador da dança da quadrilha são:
• Olha a cobra! É mentira!
• Olha a chuva! Já passou!
• A ponte quebrou! Nova ponte!
Em
toda quadrilha tradicional existem dois personagens importantes: o noivo e a
noiva. A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa
tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além
do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da
quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.
Passos de quadrilha- Na
coreografia narrada, destacam-se os seguintes passos de quadrilha:
Cumprimentos; Balancê; Passeio pela roça; Túnel; Coroação; Casamento;
Despedida;
Roupa caipira- A
roupa da quadrilha junina tradicional é muito colorida e tipicamente caipira.
Os
homens costumam vestir camisas xadrez, usar chapéus de palha e, por vezes,
desenhar bigodes ou cavanhaques no rosto.
Música caipira- O
estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música
instrumental caipira.
Os
principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são
a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.
2º. Assista ao vídeo a seguir e
conheça uma tradicional quadrilha junina nordestina:
3º.
Agora que conhecemos um pouco sobre a dança de quadrilha, responda as
seguintes questões no caderno.
1)
Cite 7 passos da quadrilha.
2)
A quadrilha Flor do Sertão, possui quantos
dançarinos em seu total?
3)
Como se chama os dois personagens que estão
vestidos de roupa branca?
4)
Você já participou desta dança (quadrilha
junina)? Como se sentiu?
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Atividade 1:
Estamos na quarta semana do experimento de observação da decomposição de tipos
de alimento.
Preencha
na sua Tabela as observações da 4ª semana, como por exemplo, se houve ou não
alteração na aparência dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as
modificações. Não se esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção:
não abra a tampa do pote!
Se
possível, registre uma foto.
Atividade 2: Copie o texto a seguir no caderno
e desenvolva a atividade:
Em junho, iniciam as Festas
Juninas, muito tradicionais no Brasil. Conhecida também como festa de São João,
teve origem na Europa em comemoração à fertilidade da terra e às boas
colheitas.
Além de toda a história, a festa
possui como maior característica as comidas típicas, que tem forte
participação, principalmente do milho devido à proximidade da colheita do grão,
mas também de outros pratos deliciosos com variações e ingredientes regionais
como pinhão e castanhas.
Alguns pratos típicos da Festa
Junina: Pamonha, Curau, Cuscuz, Canjica, Bolo de
milho, Pipoca, Arroz doce, Caldos (Caldo Verde ou
Feijão), Cocada, Pé de moleque, Paçoca, Pinhão
Cozido, Amendoim doce, Maçã-do-amor, Bolo de fubá e etc.
Em família, faça uma
receita típica junina e escreva no seu caderno:
1.
O nome da receita:
2.
Os ingredientes utilizados:
3.
Modo de preparo (passo a passo):
4.
Para finalizar a tarefa, cite três alimentos in
natura e três alimentos processados comuns em Festas Juninas.
Se quiser, pode registrar com fotos e/ou fazer
um vídeo da sua receita junina. Se desejarem, podem compartilhar conosco sua
receita aqui nos comentários ou no Facebook, marcando a escola. Vamos adorar
conhecer novas receitas!
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
Conhecendo o artista: Alfredo
Volpi
Alfredo Volpi nasceu na Itália,
sua família mudou-se para o Brasil em 1897. Seu pai Ludovico e a mãe dona
Giusepina, e seus dois irmãos, Alceste e
Cirillo. Alfredo Volpi tinha apenas um ano e meio de vida.
Aos quinze anos começou a
trabalhar como pintor de paredes. Ele fazia desenhos e pinturas de faixas
decorativas nas paredes das casas de famílias ricas da cidade de São Paulo.
Quanto mais ele pintava, mais surgiam novas formas de desenhar e ele ia
experimentando e criando. Gostava muito de desenhar formas geométricas e se
divertia transformando-as em fachada de casas, em cata - ventos,
bandeirinhas e em cada pintura ele mudava as formas de lugar, trocava as
cores e inventava outras formas.
Alfredo também pintou alguns
quadros chamados de “Brincadeiras Populares”, retratou nossos costumes e a
cultura popular das brincadeiras, festas e brinquedos.
2º.
Observe a obra abaixo:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
3º.
Leia e pratique:
Colagem
Materiais: papéis coloridos
ou revistas, folha A4, cola e tesoura.
- Elaborar uma composição
abstrata geométrica utilizando bandeirinhas coloridas.
1º passo- Faça uma margem de
1 cm na sua folha A4.
2º passo- Corte algumas
bandeirinhas de maneira simétrica utilizando o papel colorido ou revistas. Suas
bandeirinhas podem ser de tamanhos variados ou iguais. Quantidade suficiente
para preencher a sua folha.
Veja as instruções:
3º passo- Pronto! Abuse da
sua criatividade e cole suas bandeirinhas, criando uma bela composição. Você
pode encaixá-las, enfileirá-las, sobrepor ou dispor de maneira aleatória.
Veja o exemplo: