11ª
SEMANA: DE 02 A 08/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
11ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva a atividade abaixo:
Considera-se a existência de 32.989 indígenas
no Rio Grande do Sul, segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2010. Estado
com 29 áreas demarcadas em 41 municípios e ocupadas entre as etnias Guarani,
Kaingang e Charrua. Sabemos que a extensão territorial do nosso Estado é de 281.748 km2. Calcule a densidade demográfica média da
população indígena no Rio Grande do Sul.
Observação: Densidade demográfica corresponde à
distribuição da população em uma determinada área.
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
11ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia, compreenda, e copie a história e as
atividades:
Irapuru – o canto que encanta
Certo jovem, não muito belo, era admirado e
desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem.
Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela
Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré
foi à pesca e de lá não mais voltou.
Saindo a tribo inteira à sua procura,
encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra
venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava várias horas a
chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua
noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar
paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no
pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso,
semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu
amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Autor: Waldemar de Andrade e Silva
ATIVIDADES:
1 – O texto lido é do gênero:
a) fábula
b) conto
c) lenda
d) romance
2 – A finalidade do texto é:
a) narrar o romance entre Catuboré e Mainá.
b) informar sobre os perigos da vida na
floresta.
c) orientar para o funcionamento da flauta.
d) explicar o surgimento do pássaro “irapuru”.
3 – No segmento “Mainá, desconsolada, passava
várias horas a chorar sua grande perda.”, o verbo sublinhado exprime um fato
que:
a) que poderia acontecer.
b) está acontecendo.
c) que já aconteceu.
d) está em realização no passado.
4 – No trecho “[…] por tocar flauta maravilhosamente
bem.”, a palavra destacada indica a ideia de:
a) modo
b) tempo
c) afetividade
d) lugar
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
11ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar o texto)
Um
fato importante que aconteceu em uma das aldeias indígenas da Amazônia: a
criação de um “game”, desenvolvido para solucionar um grande problema da aldeia
que foi a falta de energia solar, fato ocorrido em 2019.
Durante
uma experiência de campo, um antropólogo brasileiro ficou comovido com a
situação da maioria das aldeias Kaxinawá, na Amazônia, pelo fato da maioria de
seus habitantes não possuírem energia solar. Objetos como computadores, câmeras
fotográficas e celulares ainda são raros por lá. Existem cerca de 32 aldeias
nessa região e o governo disponibilizou a internet para somente algumas dessas
aldeias. O antropólogo Guilherme Pinho Meneses, aproximou-se do povo Huni Kuin
e juntos construíram alianças para formar um “game” narrado no idioma “hatxã kui”
e legendado em português, inglês, espanhol e na língua nativa desse povo. No
game são retratadas cinco histórias antigas, nas quais o jogador encarna um
jovem indígena que deve desbravar a floresta e enfrentar desafios para atingir
objetivos. O jogo está disponível gratuitamente para download e foi criado para PC. Como
os “Huni Kuin” foram coautores do jogo, foi reservada uma parte do dinheiro
disponível da criação do game para a necessidade da aldeia: ter acesso à
energia solar. Assim foram feitas a manutenção e instalação de sistemas de
energia solar em nove aldeias, iluminando cerca de 100 casas, criando pequenos
pontos de cultura e restaurando alguns já existentes na região.
Versão do game: “Para ser uma
pessoa verdadeira você tem que aprender os conhecimentos do Yuxibu(os espíritos
encantados). Eu posso te guiar para histórias nas quais esses conhecimentos
estão guardados”. Assim o Pajé dá início ao Huni Kuin: Os caminhos da jibóia, um game brasileiro que coloca o
jogador em contato com as lendas e memórias do povo indígena Kaxinawá, maior
população nativa do Estado do Acre.
2º.
Copie e responda em seu caderno:
Baseado no texto sobre o jogo “Huni
Kuin: Os caminhos da jibóia”, responda:
1)
Comente
o que achou da ideia do antropólogo para ajudar essa tribo indígena.
2)
Se
a turma fosse produzir um game você teria um tema para sugestão? Relate sobre.
3)
Qual
a importância do jogo ser legendado em diferentes línguas, inclusive o inglês?
4)
Se
conseguir, conheça o game e faça comentários sobre o que chamou sua atenção.
Pode fazer pesquisa pelo nome “Huni Kuin: Os caminhos da jibóia” para
conhecê-lo.
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
11ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Nessa
semana o nosso tema será a cultura indígena. As contribuições indígenas para a
cultura brasileira são imensas. Alimentação, música, vocabulário, entre outras
tantas. Nisso incluímos a medicina! Muitos remédios utilizados por nós, desde os
tempos de nossos avós, vem através do conhecimento que o indígena tem das
matas. Entre eles essa medicina era transmitida de geração em geração, de pai
para filho.
Leia
com bastante atenção a reportagem abaixo:
Medicina indígena foi mais eficaz
que remédios convencionais, diz pesquisa
Por iG São Paulo
Para
os índios, alívio da dor é maior com o uso do remédio da medicina tradicional
indígena.
Remédios
convencionais não foram tão eficazes quanto a medicina tradicional indígena
para tratar dores entre os membros das tribos do Vale do Javari, no oeste do
Amazonas. A afirmação faz parte da conclusão da pesquisa feita pela mestra em
enfermagem Elaine Barbosa de Moraes, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa
do estado de São Paulo (Fapesp).
Moraes
ouviu 45 índios das etnias Marubo, Canamari e Matis, dos quais 80% recorreram à
medicina tradicional indígena para o tratamento da dor e 64,5% confirmaram a
eficácia desse método. Entre os 87,7% que usaram a medicina convencional,
tomando o chamado “remédio de branco”, 22,2% disseram que o tratamento foi
eficaz.
“Fica
bem evidente que, mesmo utilizando mais a medicina convencional, o alívio da
dor vem mais com o uso do remédio da medicina tradicional indígena”, concluiu a
pesquisadora.
Os
tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos
com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados.
Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de
gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como
pajelança.
Para
Moraes, uma das causas da eficácia do tratamento indígena é o conhecimento
deles sobre o uso de tudo que a floresta oferece. “Esse tipo de medicina é um
conhecimento que tem muito a acrescentar para a saúde da nossa população e poderia,
tranquilamente, ser incluída entre as terapias complementares de saúde, assim
como já foram incluídas outras terapias.”
A
pesquisadora destaca que o Brasil ainda carece de um bom estudo de todos esses
tratamentos e de um mapeamento maior dos tratamentos da medicina indígena.
Na
opinião de Elaine, se houvesse um acompanhamento melhor, com profissionais com
mais conhecimento tanto da dor quanto da saúde indígena, o alívio da dor com
uso da medicina convencional seria maior.
Além
disso, ressalta a pesquisadora, a automedicação entre os índios também
contribuiu para a baixa eficácia da medicina convencional. “Foi um resultado
até inesperado. A automedicação é um grande problema de saúde no Brasil para a
população não indígena, em geral. E o indígena também se automedica com
'remédio de branco', conforme nós levantamos”.
A
pesquisadora considera a automedicação uma prática perigosa, por resultar, em
muitos casos, no uso de remédios inadequados. “A insatisfação com o remédio
convencional também pode ter um viés de origem da automedicação, e não só dos
profissionais prescritores dos tratamentos ofertados.”
O conhecimento construído em torno desses
saberes está relacionado à eficácia da medicina tradicional indígena.
Questionado
sobre os resultados da pesquisa, o Ministério das Saúde destaca que são vários
os fatores que permeiam as questões relacionadas à eficácia de “remédios de
branco” e das práticas da medicina tradicional indígena. Um dos fatores é o
acesso e conhecimento construído em torno desses saberes. “A orientação é para
que os profissionais de saúde atuem em diálogo permanente com os saberes
indígenas.”
Segundo
o ministério, a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
reconhece a eficácia da medicina tradicional indígena e estabelece sua
articulação com o sistema oficial de saúde. “O Ministério da Saúde também
empreende ações de educação permanente em saúde, com foco nas especificidades
da saúde indígena”.
2º.
Agora,
copie e responda no seu caderno:
Com
base no texto, copie e responda no seu caderno:
1)
A população indígena é formada por
diversas etnias. Quais são informadas no texto?
2)
O texto também comenta sobre a
questão da automedicação. Você acredita que a utilização da automedicação seja
correta? Justifique.
3)
Qual a diferença entre “remédio de
branco” e “remédio do mato”?
4) A pesquisa concorda que as terapias
indígenas não são adequadas para tratar a saúde? Justifique.
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto:
(não é necessário copiar o
texto)
Essa semana vamos falar sobre a cultura indígena, e
para analisarmos a situação dos povos indígenas hoje é preciso entender como
tudo começou aqui no continente americano.
A colonização da América pelos europeus apresentou
diferenças históricas que influenciaram o desenvolvimento das colônias e podem
ajudar a explicar as diferenças e as desigualdades que observamos hoje no
território americano. Podemos citar dois tipos de colonização aplicadas pelos
povos europeus: a colonização por povoamento e a colonização por exploração.
Assista ao vídeo produzido pela professora para
entender um pouco sobre as diferenças entre esses dois tipos de colonização,
disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=S6VKOTKqvpY&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=S6VKOTKqvpY&feature=youtu.be
2º. ATIVIDADE-
Copie as questões abaixo e responda:
1) Após assistir ao vídeo sobre Modelos de Ocupação:
Colonização por Povoamento X Colonização por Exploração, responda:
a) Defina os modelos de colonização apresentados no
vídeo:
• Colônia de Povoamento:
• Colônia de Exploração:
b) Avalie o papel da religião na colonização da
América:
c) Descreva como os indígenas são representados na
obra Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles analisada no vídeo:
Ficou com dúvida? Comenta aqui no blog ou pela rede
social da escola pra gente conversar!
Um abraço... Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o parágrafo que mostra a importância da medicina indígena em nossa
sociedade:
Medicina Indígena: da Magia à Cura
Atualmente, a medicina indígena é
um recurso para a cura de enfermidades graves, quando foram esgotados os
recursos científicos, porque lida principalmente com a fé. Assim como muitas
outras medicinas alternativas. Isso tudo não quer dizer que várias das ervas
usadas pelos pajés e xamãs, sejam descartadas pela medicina tradicional, pois
muitas delas possuem princípios químicos ativos que, inclusive, vêm sendo
objeto de pesquisa científica e que já compõem vários dos remédios que vamos
procurar em farmácias.
O Estado do Acre possui mais de
200 espécies de plantas medicinais catalogadas. Os habitantes da floresta sabem
utilizar toda a riqueza e as potencialidades das plantas, tanto como para
preparar medicamentos caseiros quanto na fabricação de cosméticos, perfumes e
essências. Esses recursos são muito utilizados pela população indígena e local
desse Estado.
2º.
Atividade: copie e desenvolva no caderno:
1) Após ler e refletir sobre a importância da medicina indígena em nossa
sociedade, responda:
a) A sua família costuma fazer uso de chás para amenizar algumas
enfermidades dos seus familiares quando necessário?
b) Faça
um parágrafo descrevendo o que você pensa sobre a medicina indígena como
alternativa para a sociedade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
No
mundo todo, as artes marciais são associadas à cultura oriental. Lutadores
ícones como Bruce Lee (China/EUA) e Miyamoto Musashi (Japão), além dos famosos
ninjas, comprovam esta regra. Porém, no início do século XXI houve uma rápida
popularização do UFC (Ultimate Fighting Championship). Assim, vários lutadores
ocidentais, principalmente do Brasil, ganharam fama internacional. Exemplos
desta nova fase das artes marciais são a Família Grace e os “pais do Jiu-Jitsu
brasileiro”: Anderson Silva, Antônio Rodrigo Nogueira "Minotauro",
entre outros campeões.
Desconhecida
entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de
maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo
indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O
huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades
dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.
A
arte marcial indígena é tão eficiente que, em São Paulo, vem sendo testada na
formação de Policiais Militares. Outro campo em que o huka-huka marca presença
é o UFC. Um exemplo é o lutador Anderson Silva, peso médio que foi até o Xingu
para aprender com os indígenas que originaram a arte marcial. Silva recebeu
explicações sobre as táticas utilizadas no combate e foi introduzido à luta da
forma mais tradicional possível: pintura especial no corpo, panos grossos para
proteção das articulações, pele de onça na cintura e um colar feito de placas
de caramujos no pescoço.
Os
indígenas do Xingu revelaram ao lutador que possuem um cinturão, que fica com o
último campeão entre as lutas tribais. Silva participou de uma das lutas, mas
não durou nem 15 segundos na arena.
2º. Assista ao documentário com do
Lutador de MMA Anderson Silva na Aldeia:
3º. Copie e responda as seguintes questões no
caderno:
1.
Onde foi realizado o documentário?
2.
Quais são as regras da luta?
3.
Na tribo, qual é o nome do pássaro que o lutador
recebe?
4.
Qual é a pintura do lutador?
5.
Após assistir o documentário, exponha sua
opinião sobre ele:
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
A natureza dos indígenas
Entre os indígenas e a natureza existe uma relação de respeito e equilíbrio. Para eles a terra é sagrada, como se fosse a “Grande Mãe”, uma dádiva, um presente divino.
A extração de bens naturais como água e plantas é entendida como necessidade e tratada com muito respeito. Da natureza só se retira o necessário para atender as necessidades da comunidade, como alimentos, medicamentos, utensílios, ferramentas e matéria prima com a qual constroem suas casas, sempre se preocupando com o futuro das gerações e evitando agressões desnecessárias. Caçam animais quando esses não estão em época de reprodução, para que a espécie não se acabe. Os indígenas não maltratam os animais e nem cortam árvores sem necessidade.
Dessa relação com a natureza, os indígenas também criaram maneiras de extrair pigmentos das folhas das plantas, de suas sementes e frutos, e da terra, para pintarem o corpo em diferentes ocasiões como rituais, para artesanatos e objetos do dia a dia, entre outras coisas.
2º.
Assista
ao vídeo da professora Tatiana, preparado com muito carinho:
3º.
Atividade- Copie no
seu caderno a atividade proposta, não se esquecendo de registrar a data:
Tema: “Tintas Naturais”.
As tintas podem ser líquidas, viscosas, sólidas ou em pó, provenientes de diferentes fontes. Há mais de 5 mil anos nós utilizamos tintas naturais, mas foi no final de 1700, que começamos a substituir os corantes naturais por produtos químicos.
As tintas naturais são feitas com plantas, cascas, raízes, frutas, insetos, terra, entre outros. A natureza é capaz de fornecer mais de 1000 cores que podem ser usadas para tingir tecidos, couro, papel, alimentos e até maquiagens.
Entretanto, com o surgimento do corante sintético em 1856, os corantes naturais perderam espaço. Desde então, milhares de cores são criadas dentro de laboratórios para serem usadas em todas as áreas.
Para produzir a sua própria tinta natural é simples.
Abaixo, exemplos de algumas técnicas para fazer tintas naturais:
Exemplo 1: Mistura com Cola branca.
Em um recipiente, coloque em torno de 25 ml de cola branca e a mesma medida de água, adicione uma colher de sopa do ingrediente natural da cor que deseja (pó de café, erva mate, terra, etc.). Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso.
Para visualizar este processo, você pode acessar o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5wXb7yW87Qg
https://www.youtube.com/watch?v=5wXb7yW87Qg
Exemplo 2: Fricção
Friccionar, espremer ou apertar o talo, a casca, a raiz, pétala ou outra parte de qualquer planta sobre uma folha de papel.
Exemplo 3: Maceração
Pegue algumas folhas verdes, pique-as, coloque-as em uma tigela e soque bem. Misture um pouco de álcool e continue socando até que a mistura fique bem verde. Após coe a mistura, usando um coador de papel.
4º. Atividade prática:
- Utilizar a tinta natural preparada por você para pintar o desenho que você irá criar.
- Você deverá representar um ou mais elementos/objetos utilizados pelos índios, por exemplo (oca, cocar de pena, vasos, arco e flecha ou representar uma atividade como a caça, coleta, a relação dos índios com a natureza).
- O desenho deverá ser feito em uma folha de ofício/desenho branca com margem de 2 cm. Não se esqueça dos seus dados de identificação.
- Se possível, faça uma foto da atividade e publique no Facebook, marcando a escola. Adoraremos acompanhar sua atividade!
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
11ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o texto abaixo:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
Arte
Indígena
A arte
indígena é uma parte valiosa da cultura brasileira e um dos pilares a partir
dos quais o nosso imaginário nacional se formou.
No
Brasil, estas manifestações artísticas são uma das principais bases da nossa
cultura e permanecem no nosso território através de diversas expressões.
Esta cultura se manifesta principalmente
através da cerâmica, das máscaras e das pinturas corporais, embora também seja
visível através da tecelagem, da música, da dança e da própria mitologia e suas
crenças.
Grafismo
indígena
O
Grafismo indígena constitui-se em uma manifestação cultural dos povos indígenas
e pode se apresentar: na pintura corporal, nas cestarias, na cerâmica dentre
outras formas de expressão cultural. O grafismo é muito utilizado nas pinturas
corporais contribuindo para a beleza estética, todavia, muito além da
exuberância, estas pinturas possuem valor simbólico e é uma forma de
comunicação, uma vez que, é possível fazer uma leitura dos sujeitos envolvidos
no que se refere à etnia, ao gênero, a faixa etária e/ou grupo a partir do
“idioma-código" expresso graficamente.
Veja
alguns exemplos:
2º. Atividade
prática- Leia e desenvolva a atividade:
Para
esta atividade você irá precisar do seguinte material:
• Um pedaço de papelão cortado em círculo, e
medindo 20 cm de diâmetro;
• Lápis de escrever;
• Tinta, lápis de cor, canetinhas ou giz de
cera para pintar;
• Régua.
Vamos
fazer uma bela peça decorativa inspirada no grafismo indígena. Observe os
exemplos ou pesquise outros modelos gráficos.
Obs: No
caso da pintura com lápis de cor ou giz de cera, forre o papelão com papel
branco; já para a pintura com tinta poderá ser feito o fundo com tinta branca.
Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe
seu nome nos comentários desta página (aqui embaixo).
Se desejar, compartilhe conosco suas atividades
pelo Facebook da escola, iremos adorar acompanhar seu desenvolvimento e “matar”
um pouquinho da saudade.
Lembramos que qualquer dúvida sobre as
atividades também podem ser descritas nos comentários ou sanada por meio de
ligação para a escola nos dias combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem e se cuidem... logo, logo
estaremos juntos! ♥
Com carinho... EMEF Martim