10ª
SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar
e resolver:
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Na semana anterior trabalhamos com a música:
“Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Essa semana vamos conhecer mais algumas músicas
que fazem parte dessa festa que ocorre sempre no mês de junho e acabou se
tornando popular aqui no Sul também. Note que na segunda música há algumas
palavras escritas de maneira diferente da que usamos em nosso cotidiano, isso
ocorre porque elas remetem à cultura e ao modo de falar do povo nordestino.
1º. Leia,
copie e preencha as lagunas:
1)
Seu desafio será completar as lacunas com as
palavras corretas:
A. Sonho de papel
– Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai
subindo, vem caindo a ___________.
O céu é tão
lindo e a noite é tão boa.
São João,
São João!
Acende a
fogueira no meu ________________.
Sonho de
papel a girar na _______________
Soltei em
seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São
_________________.
Meu balão
azul foi subindo _____________________
O vento que
soprou meu sonho carregou
Nem vai
mais _________________.
PALAVRAS
PARA LACUNAS: João- garoa- escuridão- devagar- coração- voltar
B.
Piriri - Luiz
Gonzaga
Pra dançar quadría
No sertão é
mais _____________
Sanfoneiro
e violeiro
Tomam conta
do _____________
Não precisa
orquestra
Pra animar
a _______________
No fungado
da sanfona
Vai-se até
nascer o ___________
Piriri,
piriri, piriri
Toca o fole
na paióça
Piriri,
piriri, piriri
Como é bom
São João na ______________ (2x)
PALAVRAS
PARA LACUNAS: Roça- sol- mió- festa-forró
C.
Capelinha de Melão
Capelinha
de Melão é de São João
É de Cravo,
é de Rosa, é de _____________
São João
está _______________
Não acorda,
não!
Acordai,
acordai, acordai, _____________! (2X)
PALAVRAS PARA LACUNAS: Dormindo-
João- manjericão
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Na
aula anterior você conheceu um pouco do vocabulário junino em inglês. Agora é
hora de praticar a pronúncia de algumas dessas palavras. Assista ao vídeo disponível
no link abaixo:
Assista quantas vezes for
necessário, para aprender mais a pronúncia.
2º. Copie
e responda em seu caderno:
1) Responda em inglês, quais alimentos típicos de festa junina você
prefere?
2) O que significa “Do” ou “Don’t like” em inglês?
HISTÓRIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto a seguir:
(não é
necessário copiá-lo)
Olá,
pessoal!!
Ainda
dentro do clima de São João, vamos ver o que as fotos antigas das festas nos
revelam. Através dela contamos a história das festas juninas e o que ela
representam na nossa cultura. Por isso, vamos relembrar nossas aulas com as
fontes iconográficas através de uma imagem de uma Festa de São João. Em
seguida, você tem uma poesia de Silvia Giovatto onde ela relembra as festa em
sua infância. Preste bastante atenção na imagem e leia atentamente a poesia.
FESTAS
JUNINAS
Faffi
(Silvia Giovatto)
Balão
no céu, festa na terra,
esta
era a tradição do mês de junho…
Vestido
de chita, chapéu de palha
fogueira,
quentão, pipoca…
corações
apaixonados e a tradicional quadrilha,
a
cobra aparecia e mudava o rumo da dança
depois
vinha a chuva…e
a
gente entrava no túnel pra não se molhar.
Já
não se faz mais festa como antigamente,
agora
o balão cresceu e virou incendiário
as
fogueiras chegam quase ao pico do céu,
não
dá mais pra pular…
Santo
Antônio não é mais casamenteiro
São
João não quer mais acender a fogueira
São
Pedro esconde a sete chaves o segredo do céu.
O
tempo passa, e na ânsia de melhorar
o
povo faz tudo errado…porquê será?
Quero
pular a fogueira como laiá pulava
Quero
dançar quadrilha de mãos dadas com o meu amor
Quero
doce-de-batata-doce, pipoca, quentão e maçã do amor
Quero
ver o arraial com bandeirinhas coloridas
Quero
balãozinho de loja, nada de balãozão
Quero
correio elegante e arrasta-pé
Quero que São João acenda a
fogueira, no meu coração!
2º.
Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu
caderno:
1) A imagem é um documento que nos conta uma
passagem da história do homem. Por isso, devemos observar atentamente cada
detalhe para podermos contar a história de um fato ou acontecimento. Após você
analisar a imagem acima e sabendo que as festas juninas acontecem em junho, responda:
a) A festa na imagem pode ter sido retratada de
uma festa no Rio Grande do Sul? Justifique sua resposta.
b) Prestando bastante atenção no formato da
festa mostrado na imagem, essa festa poderia ser realizada numa “cidade grande”
ou em uma “cidade pequena”? Encontre elementos na imagem que justifiquem sua
resposta.
c) Quais elementos indicam que a festa tem na
sua tradição uma motivação religiosa? (Lembre-se, também, dos mitos e lendas
que já estudamos).
d) Retire da poesia as palavras que indicam
elementos encontrados na imagem.
GEOGRAFIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto a seguir e observe a tabela:
(não é
necessário copiar o texto e a tabela)
Na semana passada nós vimos
um pouco sobre a origem da Festa Junina e vocês pesquisaram sobre a ocorrência
dessa festividade em outros lugares do mundo. Vimos então que a Festa Junina
não é exclusiva do Brasil, nem da região aqui onde moramos, no entanto, cada
povo comemora da sua maneira, incluindo suas tradições e cultura.
Muitas tradições que
acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas
que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as
brincadeiras e as roupas.
Entre as principais Comidas
de festa junina, vamos destacar o milho, que é um alimento muito importante
nessas comemorações e diversas comidas típicas de festa junina levam esse
ingrediente.
Os principais pratos típicos
de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente,
pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.
Você sabia que o nosso país
é um grande produtor e exportador desse grão? Ou seja, o Brasil produz milho em
grande escala e vende este alimento para muitos outros países.
Confira abaixo a tabela com
os principais produtores de milho no mundo entre as safras 2015/16 e a
estimativa para 2019/20:
2º. ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)
Com base na
leitura do texto e análise dos dados da tabela quanto a produção de milho,
responda:
a) O milho é um alimento
muito importante da Festa Junina pois diversas comidas típicas levam esse
ingrediente. Cite algumas comidas típicas que levam o milho como ingrediente:
b) O Brasil é um grande produtor desse grão e também exportador, ele
exporta para outros países que não produzem poderem consumir. De acordo com a
tabela que vimos, qual a situação do Brasil entre os países produtores de milho
(qual sua colocação)?
c) Ainda analisando a tabela, qual o país maior produtor de milho?
d) A tabela mostra a produção de milho em toneladas e cada coluna
representa quanto produziu naquele ano. Por exemplo, em 2015 o Brasil produziu
67 milhões de toneladas de milho. Qual a previsão de produção para 2019/2020?
(resposta completa)
e) Ao decorrer dos anos verificados na tabela, o que você considera
estar acontecendo com a produção de milho no Brasil, ela está aumentando ou
diminuindo?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Leia, copie e responda:
1 ) Copie e leia o parágrafo abaixo, refletindo
sobre a cultura do milho na sociedade:
Como Junho é a época da colheita do milho, grande
parte dos bolos, doces e salgados das festividades juninas tem este alimento
como ingrediente: pamonha, cural, milho cozido, canjica, pipoca, cuscuz e bolo
de milho são alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte
do cardápio: pinhão, bolo de amendoim, bolo de pinhão, arroz doce, bombocado,
broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, batata doce e muito mais.
2 ) Desenhe
e complete a cruzadinha com nome de alimentos encontrados no texto.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
O jogo desta semana será “Acerte
o balde”. E como estamos em distanciamento social, vamos fazer com material
reciclável, para jogar e brincar com nossos familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo você
irá precisar de folhas de jornais ou revistas para amassar e fazer bolinhas, 1
balde com alça e um pedaço de corda ou barbante. Caso você não tenha algum
material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter bolinhas
(de papel, sacolinha, meia ou demais materiais) e um balde pendurado por um
cordão.
2º. Assista
ao vídeo do professor Cristian:
3º. Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo utilizando os materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em
família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte
adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga 10 vezes a bolinha
e de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
· De
0 a 3 acertos : 20 flexões, 30
polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
· De
4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida
estacionária.
· De
7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e 5 abdominais .
Já sabemos as regras, agora e só ajustar
a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para
jogar junto!
Boa semana!
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem)
Em
junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João,
muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais
juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses
símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos
indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da
festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo
para auxiliar no voo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses
balões se tornam ameaças de incêndios,
podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas
cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem
colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocarem incêndios
ou até mesmo cair na pista.
Sendo assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei
desde 1998, sendo
considerado um crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes
Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar
incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou
qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de
um ano a três anos e multa.
2º. Atividade-
Copie e desenvolva a atividade:
“O Perigo dos Balões”
Pense na seguinte situação:
Estamos no mês de junho, mês das Festas Juninas. Você está participando da
Gincana Junina da EMEF Profº Martim Frederico Raschke e deve realizar a
seguinte tarefa:
Confeccionar um material
informativo do tipo panfleto, “folder”, “flyer”, etc. alertando a comunidade
sobre os riscos dos Balões Juninos que usam fogo. Para esta tarefa você deve utilizar
uma folha de ofício/desenho branca com margem de 2 cm e criar uma mensagem de
impacto, usando imagens ou figuras e desenhos para enriquecer seu trabalho. Não
se esqueça dos seus dados de identificação.
Observe os modelos de panfletos
abaixo:
(Não é
necessário copiar as imagens abaixo)
ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
Anita
Catarina Malfatti
Anita Malfatti foi uma artista
plástica brasileira, que nasceu em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889.
Filha de Samuel Malfatti, engenheiro italiano e de Betty Krug, descendente de
alemães e de nacionalidade norte-americana. Anita nasceu com uma atrofia no
braço direito e teve que aprender a usar a mão esquerda e para isso recebia os
cuidados de uma governanta.
Anita aprendeu a pintar com a mãe,
que após a morte do marido dava aulas de pintura e línguas, para sustentar a
família. Com 19 anos formou-se professora.
Teve oportunidade de estudar arte
na Alemanha onde trouxe influências modernistas para suas obras. Em sua
primeira exposição foi duramente criticada por Monteiro Lobato em sua coluna na
folha de São Paulo, pois condenava quem pintava a natureza de maneira
“anormal”.
Na maioria de suas obras, Anita
Malfatti utilizou cores puras e vibrantes para expressar temas do cotidiano.
2º. Observe
a obra:
A obra “Soltando o Balão” de Anita Malfatti,
mostra um pequeno vilarejo preparando e assistindo o momento de soltar o balão
símbolo importante das festas juninas.
(não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la)
3º. Atividade
prática- Copie e desenvolva no caderno:
Faça
um desenho com o tema “Festa Junina na minha cidade”. Como na obra da artista,
seu desenho deve retratar como são as festas que você já visitou em sua cidade,
podem ter brincadeiras, pessoas, danças, fogueira, etc... Use sua criatividade
e bom trabalho!