6°ano- Turma 163



10ª SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver:



LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Na semana anterior trabalhamos com a música: “Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Essa semana vamos conhecer mais algumas músicas que fazem parte dessa festa que ocorre sempre no mês de junho e acabou se tornando popular aqui no Sul também. Note que na segunda música há algumas palavras escritas de maneira diferente da que usamos em nosso cotidiano, isso ocorre porque elas remetem à cultura e ao modo de falar do povo nordestino.

1º.      Leia, copie e preencha as lagunas:

1)        Seu desafio será completar as lacunas com as palavras corretas:

A.        Sonho de papel – Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a ___________.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu ________________.
Sonho de papel a girar na _______________
Soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São _________________.
Meu balão azul foi subindo _____________________
O vento que soprou meu sonho carregou
Nem vai mais _________________.
PALAVRAS PARA LACUNAS: João- garoa- escuridão- devagar- coração- voltar

B.       Piriri - Luiz Gonzaga

Pra dançar quadría
No sertão é mais _____________
Sanfoneiro e violeiro
Tomam conta do _____________
Não precisa orquestra
Pra animar a _______________
No fungado da sanfona
Vai-se até nascer o ___________
Piriri, piriri, piriri
Toca o fole na paióça
Piriri, piriri, piriri
Como é bom São João na ______________ (2x)
PALAVRAS PARA LACUNAS: Roça- sol- mió- festa-forró

C.               Capelinha de Melão

Capelinha de Melão é de São João
É de Cravo, é de Rosa, é de _____________
São João está  _______________
Não acorda, não!
Acordai, acordai, acordai, _____________! (2X)
PALAVRAS PARA LACUNAS: Dormindo- João- manjericão


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Na aula anterior você conheceu um pouco do vocabulário junino em inglês. Agora é hora de praticar a pronúncia de algumas dessas palavras. Assista ao vídeo disponível no link abaixo:

Assista quantas vezes for necessário, para aprender mais a pronúncia.

2º.      Copie e responda em seu caderno:
1)    Responda em inglês, quais alimentos típicos de festa junina você prefere?

2)    O que significa “Do” ou “Don’t like” em inglês?


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)

Olá, pessoal!!
Ainda dentro do clima de São João, vamos ver o que as fotos antigas das festas nos revelam. Através dela contamos a história das festas juninas e o que ela representam na nossa cultura. Por isso, vamos relembrar nossas aulas com as fontes iconográficas através de uma imagem de uma Festa de São João. Em seguida, você tem uma poesia de Silvia Giovatto onde ela relembra as festa em sua infância. Preste bastante atenção na imagem e leia atentamente a poesia.


FESTAS JUNINAS
Faffi (Silvia Giovatto)

Balão no céu, festa na terra,
esta era a tradição do mês de junho…
Vestido de chita, chapéu de palha
fogueira, quentão, pipoca…
corações apaixonados e a tradicional quadrilha,
a cobra aparecia e mudava o rumo da dança
depois vinha a chuva…e
a gente entrava no túnel pra não se molhar.
Já não se faz mais festa como antigamente,
agora o balão cresceu e virou incendiário
as fogueiras chegam quase ao pico do céu,
não dá mais pra pular…
Santo Antônio não é mais casamenteiro
São João não quer mais acender a fogueira
São Pedro esconde a sete chaves o segredo do céu.
O tempo passa, e na ânsia de melhorar
o povo faz tudo errado…porquê será?
Quero pular a fogueira como laiá pulava
Quero dançar quadrilha de mãos dadas com o meu amor
Quero doce-de-batata-doce, pipoca, quentão e maçã do amor
Quero ver o arraial com bandeirinhas coloridas
Quero balãozinho de loja, nada de balãozão
Quero correio elegante e arrasta-pé
Quero que São João acenda a fogueira, no meu coração!

2º.      Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    A imagem é um documento que nos conta uma passagem da história do homem. Por isso, devemos observar atentamente cada detalhe para podermos contar a história de um fato ou acontecimento. Após você analisar a imagem acima e sabendo que as festas juninas acontecem  em junho, responda:
a)    A festa na imagem pode ter sido retratada de uma festa no Rio Grande do Sul? Justifique sua resposta.
b)    Prestando bastante atenção no formato da festa mostrado na imagem, essa festa poderia ser realizada numa “cidade grande” ou em uma “cidade pequena”? Encontre elementos na imagem que justifiquem sua resposta.
c)    Quais elementos indicam que a festa tem na sua tradição uma motivação religiosa? (Lembre-se, também, dos mitos e lendas que já estudamos).
d)    Retire da poesia as palavras que indicam elementos encontrados na imagem.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir e observe a tabela:
(não é necessário copiar o texto e a tabela)
Na semana passada nós vimos um pouco sobre a origem da Festa Junina e vocês pesquisaram sobre a ocorrência dessa festividade em outros lugares do mundo. Vimos então que a Festa Junina não é exclusiva do Brasil, nem da região aqui onde moramos, no entanto, cada povo comemora da sua maneira, incluindo suas tradições e cultura.
Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas.
Entre as principais Comidas de festa junina, vamos destacar o milho, que é um alimento muito importante nessas comemorações e diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente.
Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca.
Você sabia que o nosso país é um grande produtor e exportador desse grão? Ou seja, o Brasil produz milho em grande escala e vende este alimento para muitos outros países.
Confira abaixo a tabela com os principais produtores de milho no mundo entre as safras 2015/16 e a estimativa para 2019/20:

2º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)        Com base na leitura do texto e análise dos dados da tabela quanto a produção de milho, responda:
a)    O milho  é um alimento muito importante da Festa Junina pois diversas comidas típicas levam esse ingrediente. Cite algumas comidas típicas que levam o milho como ingrediente:
b)    O Brasil é um grande produtor desse grão e também exportador, ele exporta para outros países que não produzem poderem consumir. De acordo com a tabela que vimos, qual a situação do Brasil entre os países produtores de milho (qual sua colocação)?
c)    Ainda analisando a tabela, qual o país maior produtor de milho?
d)    A tabela mostra a produção de milho em toneladas e cada coluna representa quanto produziu naquele ano. Por exemplo, em 2015 o Brasil produziu 67 milhões de toneladas de milho. Qual a previsão de produção para 2019/2020? (resposta completa)
e)    Ao decorrer dos anos verificados na tabela, o que você considera estar acontecendo com a produção de milho no Brasil, ela está aumentando ou diminuindo?


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:
1 ) Copie e leia o parágrafo abaixo, refletindo sobre a cultura do milho na sociedade:
Como Junho é a época da colheita do milho, grande parte dos bolos, doces e salgados das festividades juninas tem este alimento como ingrediente: pamonha, cural, milho cozido, canjica, pipoca, cuscuz e bolo de milho são alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio: pinhão, bolo de amendoim, bolo de pinhão, arroz doce, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, batata doce e muito mais.

2 ) Desenhe e complete a cruzadinha com nome de alimentos encontrados no texto.



EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

O jogo desta semana será “Acerte o balde”. E como estamos em distanciamento social, vamos fazer com material reciclável, para jogar e brincar com nossos familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo você irá precisar de folhas de jornais ou revistas para amassar e fazer bolinhas, 1 balde com alça e um pedaço de corda ou barbante. Caso você não tenha algum material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter bolinhas (de papel, sacolinha, meia ou demais materiais) e um balde pendurado por um cordão.

2º.      Assista ao vídeo do professor Cristian:

3º.      Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo utilizando os materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga 10 vezes a bolinha e de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
· De 0 a 3 acertos :  20 flexões, 30 polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
· De 4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida estacionária.
·  De 7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e  5 abdominais .

Já sabemos as regras, agora e só ajustar a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para jogar junto!
Boa semana!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem)
Em junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João, muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo para auxiliar no voo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses balões se tornam ameaças de incêndios, podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocarem incêndios ou até mesmo cair na pista.         
Sendo assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei desde 1998, sendo considerado um crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos e multa.

2º.      Atividade- Copie e desenvolva a atividade:
“O Perigo dos Balões”
Pense na seguinte situação: Estamos no mês de junho, mês das Festas Juninas. Você está participando da Gincana Junina da EMEF Profº Martim Frederico Raschke e deve realizar a seguinte tarefa:
Confeccionar um material informativo do tipo panfleto, “folder”, “flyer”, etc. alertando a comunidade sobre os riscos dos Balões Juninos que usam fogo. Para esta tarefa você deve utilizar uma folha de ofício/desenho branca com margem de 2 cm e criar uma mensagem de impacto, usando imagens ou figuras e desenhos para enriquecer seu trabalho. Não se esqueça dos seus dados de identificação.
Observe os modelos de panfletos abaixo:
(Não é necessário copiar as imagens abaixo)


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:
(não é necessário copiar as imagens, apenas observá-las)


Anita Catarina Malfatti
Anita Malfatti foi uma artista plástica brasileira, que nasceu em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889. Filha de Samuel Malfatti, engenheiro italiano e de Betty Krug, descendente de alemães e de nacionalidade norte-americana. Anita nasceu com uma atrofia no braço direito e teve que aprender a usar a mão esquerda e para isso recebia os cuidados de uma governanta.
Anita aprendeu a pintar com a mãe, que após a morte do marido dava aulas de pintura e línguas, para sustentar a família. Com 19 anos formou-se professora.
Teve oportunidade de estudar arte na Alemanha onde trouxe influências modernistas para suas obras. Em sua primeira exposição foi duramente criticada por Monteiro Lobato em sua coluna na folha de São Paulo, pois condenava quem pintava a natureza de maneira “anormal”.
Na maioria de suas obras, Anita Malfatti utilizou cores puras e vibrantes para expressar temas do cotidiano.

2º.      Observe a obra:
A obra “Soltando o Balão” de Anita Malfatti, mostra um pequeno vilarejo preparando e assistindo o momento de soltar o balão símbolo importante das festas juninas.
(não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la)


3º.      Atividade prática- Copie e desenvolva no caderno:
Faça um desenho com o tema “Festa Junina na minha cidade”. Como na obra da artista, seu desenho deve retratar como são as festas que você já visitou em sua cidade, podem ter brincadeiras, pessoas, danças, fogueira, etc... Use sua criatividade e bom trabalho!