7ª SEMANA:
DE 04 A 10/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
· Copiar e resolver:
Saudades...
Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
a música abaixo:
(não é
necessário copiá-la)
Mais Uma Vez
Renato Russo
Mas é claro que o
sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está
do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Mas é claro que o
sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe
digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!
2º.
Se desejar, acesse o link abaixo
e ouça a música:
3º.
Copie,
leia e responda com atenção:
1. Após
analisar a letra da canção responda se a temática é positiva ou negativa, em seguida, explique
por quê?
2. “Nunca
deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que
seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém....quem
acredita sempre alcança!” Muito
motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações?
Justifique sua resposta.
3.
"Se você quiser alguém em quem confiar .
Confie em si mesmo”. Após fazer a leitura desse verso, a que conclusão
você chega?
4. "Mas é claro que o sol vai voltar amanhã..." "Espera que
o sol já vem..." O que o sol representa nesses versos? Explique.
5. Observe o título da canção:
“Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado o que gostaria de fazer mais
uma vez? Comente.
6. É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com
as afirmações feitas pelo eu lírico? Qual afirmação você concorda plenamente?
Qual afirmação você discorda?
7. A
música tem a estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no
meio da folha, possui rimas (geralmente), possui versos e estrofes. Quantos
versos tem na letra da música?
8.
Retire dois pares de rimas da canção.
9. Há
estrofes na música? Quantas?
10. Será
que “Quem
acredita sempre alcança”? Comente:
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie e responda:
Existem várias
formas de escrevermos datas em Inglês. Elas variam da maneira mais formal para a mais informal, e existem diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano.
O quadro abaixo
que demonstra um formato de data e como escrevemos em inglês britânico ou
americano. As três primeiras linhas representam a data (25/05/2020), em inglês formal e
as outras duas últimas linhas, em inglês informal.
1)
Escreva qual exemplo de data costumamos usar em
sala de aula? Comente se é inglês britânico ou americano. Formal ou informal?
2)
Escolha um dos exemplos e escreva em inglês, a data
que iniciou às aulas esse ano?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Continuando nossa revisão, leia
com muita atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem)
No post anterior, vimos como se
dividia a sociedade feudal. Você lembra? A divisão era o Rei, o Clero, a Nobreza
e os Camponeses (ou servos). Hoje vamos ver como era o trabalho dessa última,
sua composição e suas obrigações.
Observe
a figura abaixo:
A
economia feudal baseava-se na agricultura (trigo, cevada, ervilha, uva) e no
pastoreio (bois, porcos, cavalos, carneiros e cabras). A unidade de produção
era o senhorio. As terras do senhorio eram dividas em três grandes áreas:
1)
Manso Senhorial: Terras onde tudo o
que se produzia era do senhor;
O
número 2 na imagem, a moradia do senhor feudal, não era local para produção.
3)
Manso Servil: Terras que os
camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor;
4)
Terra Comunais: Onde se localizavam
as florestas e as pastagens. Era usada por todos os habitantes do feudo.
(Lembrando
que o senhor feudal era quem recebia as terras do rei. Em geral, era membro da
nobreza, um cavaleiro, ou até mesmo membro do clero e, todos esses, não
trabalhavam).
Em
troca do direito de usar a terra para seu sustento e usufruir da proteção
senhorial, os servos tinham uma série de obrigações para com o senhor. As
principais obrigações eram:
-
Corveia: obrigação de trabalhar de graça par ao senhor dois ou três dias por
semana. Além de cuidar das plantações do senhor, o servo devia construir ou
consertar pontes e caminhos, cortar e carregar madeira, entre outras. Tudo que
o servo produzisse nesses dias, era do senhor.
-
Talha: obrigação de dar ao senhor cerca de 30% ou 40% do que produzia no manso
servil, lote reservado ao seu próprio uso;
-
Banalidade: pagamento em produtos que os servos deviam ao senhor pelo uso do
forno, do moinho e das prensas;
-
Capitação: Imposto anual pago ao senhor feudal;
-
Mão-morta: Imposto pago em caso de morte do chefe da casa e quisesse continuar
na terra.
Além
disso, o servo tinha ainda de pagar o dízimo (10%) da sua produção à Igreja.
Esse imposto era conhecido como “Tostão de Pedro”.
Os
trabalhos na sociedade era realizado por servos, vilões e escravos. Os servos
eram dependentes e não tinham liberdade de deixar a terra na qual viviam. Os
vilões eram trabalhadores livres que cultivavam pequenos lotes de terra, que
para se proteger das guerras, entregava seu lote a um senhor em troca dessa
proteção. Já os escravizados eram trabalhadores que podiam ser vendidos ou
doados. Em geral realizavam serviços domésticos para seus senhores.
Os
servos e os vilões trabalhavam de sol a sol. Mas mesmo assim eram muito pobres,
a maior parte de sua riqueza (produção) ficavam com seus senhores.
·
Agora,
copie e responda no seu caderno:
1º.
Responda verdadeiro (V) ou falso
(F):
a)
O servo poderia produzir em qualquer
área para pagar seus impostos. (_____)
b)
A base econômica do sistema feudal
era a produção de grãos e pecuária. (_____)
c)
Diferente dos escravizados, os
servos eram livres para sair e voltar à terra. (_____)
d)
Capitação era o imposto pago
anualmente ao senhor feudal. (_____)
2º.
O trabalho do servo pode ser
considerado trabalho escravo? Explique.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Vamos relembrar alguns conceitos
sobre RELEVO? Leia o texto abaixo:
Altitudes e
formas do relevo do território brasileiro.
No Brasil encontram-se diferentes
formas de relevo, resultado de processos naturais que ocorreram no passado.
Existem formas mais altas que outras e também podem variar em sua superfície,
sendo mais plana ou irregular, fazendo com que o relevo brasileiro seja
variado.
Lembra que o relevo é o resultado
da ação de agentes que podem ser de origem interna ou externa? Os agentes
internos modificadores do relevo dependem da estrutura geológica da terra e das
ações tectônicas como os terremotos, vulcanismo e dobramentos, por exemplo,
esses chamaremos de morfoestruturais.
Já os de origem externa são
aqueles que exculpem a crosta terrestre pela erosão, ou seja, pela ação das
chuvas, do vento e da água, que retira materiais dos terrenos e os transporta,
depositando e criando outras formas de paisagens, esses chamaremos de morfoesculturais.
No relevo brasileiro encontram-se
diversas altitudes, isso é, diferentes alturas do terreno. Elas foram formadas
por diferentes processos. Pontos elevados, como o Pico da Neblina (AM) resultam
da ação de agente de origem interna (morfoestruturais), enquanto pontos mais
baixos, como os que estão no Pantanal, foram formados por agentes de origem
externa (morfoesculturais).
2º. ATIVIDADE-
Coloque a data em seu caderno, copie e realize as seguintes atividades de
revisão:
a)
Faça
um pequeno resumo em seu caderno sobre os tipos de agentes modificadores de
relevo, citando exemplos e classificando como morfoestruturais ou
morfoesculturais:
b)
Todos
os anos ocorrem tremores em nosso país, porém de pequena magnitude e acaba
passando quase despercebido. Por que terremotos são tão raros no Brasil, em
comparação a outros lugares da Terra?
c)
São
fraturas nas estruturas rochosas, resultantes da ação de forças internas da
Terra:
( ) Tsunamis ( ) Dobramentos ( )
Falhas ( ) Terremotos
d)
Nome
que se dá ao conjunto de processos geológicos por meio dos quais o magma atinge
a crosta terrestre
( ) Vulcões ( ) Terremotos ( )
Tectonismo ( ) Deriva Continental
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Observe a imagem e analise o que
a frase quer comunicar ao leitor:
(não
é necessário copiar a imagem)
2º. Leia,
copie e responda:
·
O artigo l - da Declaração Universal dos
Direitos Humanos cita o seguinte: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em
dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em
relação umas as outras com espírito de fraternidade”.
A
partir dessa definição, comente com suas palavras, qual mensagem o cartaz acima
quer transmitir para as pessoas?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Clique no link abaixo e assista
ao vídeo sobre BADMINTON:
Confira
também grandes jogadas deste esporte, no link abaixo:
2º. Copie
e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Como era chamado o esporte na
Índia?
02- Quantos sets são realizados
na partida? E de quantos pontos cada?
03- Quais materiais são
utilizados para jogar badminton?
04- Quais os tipos de saques
existem no badminton?
05- Descreva a batida de
backhand, realizada no badminton.
06- Quais as modalidades do
badminton?
07- Descreva como são
selecionadas as penas das petecas profissionais.
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
Estamos
na quinta semana do experimento com fungos decompositores. Para esta etapa
desenvolveremos as seguintes ações:
1º.
Leia com atenção e copie no seu
caderno:
Atividade de Acompanhamento da
“Experiência com Fungos Decompositores”:
- Desenhar em uma folha de oficio
branca (com margem de 2 cm) como ficou o seu alimento.
- Na folha de desenho deverá
constar seus dados de identificação, o título “Experiência com fungos
decompositores” e a data do desenho.
- O desenho deve ter
aproximadamente 15 cm.
- Você deverá representar os
fungos nas suas cores originais e tentar representar de melhor maneira o
formato dos mesmos.
- Se possível realizar registro
fotográfico.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie
o resumo abaixo:
(não é necessário copiar as imagens abaixo)
GRAFISMO
Grafismo é a arte em que são mais relevantes as formas, as
cores e detalhes do que a figura ou representação.
A arte do
grafismo é simples e exuberante de cores, criando conceitos como a repetição,
ritmo, equilíbrio e escala. O grafismo pode mostrar uma ideia estática ou com a
sensação de movimento.
Exemplos:
Linhas convergentes
Saem
de diversos pontos para um só ponto; são as linhas que se dirigem a um só
ponto.
Linhas divergentes
Saem
de um só ponto para vários pontos; são as linhas que se afastam de um mesmo
ponto.
2º. Leia
as orientações e desenvolva a atividade:
1º passo: Na folha de desenho e com o auxílio de uma régua, faça uma
margem de 1cm.
2º passo: Faça um ponto em qualquer lugar da folha com o lápis de
escrever e com uma régua desenhe linhas divergentes em todas as direções;
3º passo: Nos espaços entre as linhas utilize grafismos diversos (pode
ser colorido ou preto e branco).
Exemplos
abaixo:
(não é necessário copiar os exemplos abaixo)
4º passo: Escreva atrás da folha o nome do aluno, data, turma,
disciplina, professora e título: Linhas
variadas.