8ª
SEMANA: DE 11 A 17/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver:
1)
Uma
escola montou 4 times para arrecadar alimentos para uma instituição de
caridade, o gráfico abaixo mostra a quantidade de alimentos arrecadados por
cada time.
Os times A e C juntos arrecadaram:
a)
( ) 50 quilos
b)
( ) 70 quilos
c)
( ) 30 quilos
Saudades... Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
ATIVIDADE- Essa semana sua atividade é um
“Desafio Literário” onde você deverá ler um livro, conto, história em
quadrinhos, lendas, jornal ou o material que você tiver à mão em casa, como
forma de incentivar e estimular a leitura nesse período de distanciamento. Vale
até ler um livro em PDF da internet, por exemplo.
Após faça o registro da leitura no
caderno de aula. Não esqueça de anotar o título lido, o autor e um breve
resumo.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
·
Leia
e copie o diálogo entre a secretária e a moça:
Secretary-
What is your name?
Diana-
My name is Diana Martins
Secretary-
What is your address? (endereço)
Diana-
street Saint Augustin, 28
Secretary-
What do you do? (O que você faz?)
Diana-
I am a baby sitter
Secretary-
What is your telephone number?
Diana-
(51) 665-6131
·
Copie
e responda as questões de acordo com o que está escrito no diálogo:
1)
Answer
(responda sobre Diana):
a) Name: _____________________
b) Address: ___________________
c) Occupation: _________________
d) Telephone number: ____________
HISTÓRIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Copie e desenvolva a atividade abaixo no seu caderno:
No caça-palavras abaixo, você tem diversas palavras referentes ao que foi estudado até o momento: mitos e lendas. Encontre e pinte as palavras:
As palavras encontradas no caça-palavras fazem
referência as sentenças abaixo. Leia e copie as frases e preencha os parênteses
com a palavra correspondente.
a) Utilizam
personagens inventados, geralmente entidades sobrenaturais como divindades e
semideuses, e outros elementos fantásticos. Eles costumam ocorrer fora das
linhas de tempo convencionais. (____________).
b) Possuem
base em determinado momento histórico. Porém, essas histórias são distorcidas
ou exageradas, recebendo um ar fantástico. (________).
c) Lenda
indígena sobre uma raiz muito consumida no Brasil. (________).
d) Mito da (_________)
do mundo.
e) Hoje é o
país onde viveram os astecas. (____________).
f) Ameríndios
do Brasil. (__________).
g) Seres
divinos. (____________).
h) Deusa da
lua para os Guaranis. (__________).
i) Deusa
dos lagos para os Guaranis. (_____________).
j) Criador
do infinito, das estrelas e do céu. (____________).
k) Ambiente
a partir do qual os ameríndios criaram seus mitos. (_______________).
l) Deus
dos infernos para os Guaranis. (__________).
m) Deus do
Sol para os Guaranis. (_________).
n) País onde
viviam os Guaranis. (_____________).
o) Disciplina
que estudamos. (______________).
GEOGRAFIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Um assunto bastante comentado hoje é sobre o
desmatamento (ilegal), derrubada e queimada de florestas, principalmente na
Amazônia. Muito ouvimos falar sobre causa e consequências dessa prática.
Mas você sabia que uma das formas mais eficazes para garantir que um produto de origem florestal não veio de práticas predatórias é o selo FSC:
O selo é
gerido pela Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), uma ONG
internacional que mantem critérios ecológicos e sociais para exploração de
madeira e outros produtos da floresta. No Brasil, há várias empresas com o selo
na embalagem. Mas todas as florestas nativas certificadas do país estão na
Amazônia. Os ecossistemas mais devastados – o Cerrado e a Mata Atlântica – não
tem florestas nativas produzindo com o selo verde. Esse é um dos desafios para
aumentar a relevância da certificação, como explica (...) Fabíola Zerbini,
secretaria executiva do FSC Brasil.
Segue um pequeno trecho da reportagem de Fabíola para
a revista Época:
“ÉPOCA: Qual é a vantagem da certificação para o meio
ambiente?
Fabíola: Em termos de benefícios socioambientais, a
certificação FSC permite contribuir para o uso responsável dos recursos
naturais, ajuda a conservar a capacidade de regeneração das florestas nativas.
Preserva a vida silvestre. Ajuda comunidades locais. Estimula direitos
indígenas. Também é uma alternativa economicamente viável às práticas
destrutivas.”
2º.
Se você
puder, leia a reportagem da revista Época para entender mais sobre o assunto,
acessando o link abaixo:
https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/02/o-selo-verde-garante-que-o-bproduto-respeita-rios-e-nascentesb.html
3º. ATIVIDADE- Copie
as questões abaixo e responda:
a) O que o
uso de madeira certificada representa para a conservação ambiental?
b) Pesquise e
anote o nome de empresas brasileiras que possuem o selo em suas embalagens:
c) DESAFIO:
Procure em sua casa se há algum produto com o selo FSC, tire uma foto e faça
uma postagem marcando a nossa escola. Em sua postagem questione se alguém
conhece/sabe o significado desse selo, vamos compartilhar a informação e
promover a conscientização de práticas responsáveis com o meio ambiente!
*Registre em seu caderno o nome do produto que você
encontrou.
Cuidem-se e façam as atividades
com dedicação!
Um forte abraço! Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto a seguir e reflita sobre o encontro de pessoas
de diferentes religiões:
(não é necessário copiá-lo)
Está ficando comum em alguns países
e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e
juntas pensar e planejar a construção de um mundo mais solidário, humano e
justo. É importante conhecer as outras religiões para compreender as diferenças
religiosas existentes no mundo.
O conhecimento de diversidade
religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar fanatismos e
preconceitos religiosos. Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é
muito valioso para a promoção de culturas de paz.
2º. ATIVIDADE- Copie a
atividade abaixo e desenvolva em seu caderno:
1-
Desenhe
o contorno do mapa do Brasil, podendo usar o atlas, um livro ou a internet para
copiá-lo. Após, recorte de revistas, jornais ou panfletos, imagens de pessoas
com vestimentas religiosas específicas de diferentes religiões, bem como
objetos simbólicos e outras características que representam esse encontro de
diversidade religiosa.
Caso você não encontre muitos itens
para recortar, você também pode desenhar.
Veja o exemplo abaixo:
(não é necessário copiar a imagem abaixo)
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é necessário
copiar o texto e a imagem abaixo)
Peteca
Existem brincadeiras e brinquedos
que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias
etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da
cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por
aqui vividos.
Quando os portugueses chegaram ao
Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras
dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os
colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a
brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até
os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas
acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o
conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que
aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga,
jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e
quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda.
Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi
reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos
países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma
Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo
chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em
1936, ele passeava na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) e viu a garotada
jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a
peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.
2º. Clique
no link abaixo e aprenda a fazer uma peteca utilizando materiais recicláveis:
https://www.youtube.com/watch?v=DIwylF8oGaw
3º. Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça a sua peteca
utilizando sacola plástica, jornal e tesoura ou outros materiais que tenha em
casa.
Após, convide um familiar e joguem
peteca em casa.
Se desejar, registre este momento
com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa
escola.
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª SEMANA- DATA:
_____/______/2020.
1º.
Leia com atenção e copie o texto no
seu caderno:
Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o
Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo
de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho,
estudo e, por que não, nossa alimentação.
Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de
modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o
ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da
destruição ou o da conscientização!
2º.
Desenvolva a atividade:
(Não é
necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)
Atividade: Através
da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem
para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a
população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão
sofrendo com degradações ambientais.
Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o
seu trabalho.
1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e
pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor,
tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);
2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de
oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);
3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua
mão e colar por cima do Planeta Terra;
4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que
você criou.
5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo.
ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª SEMANA- DATA:
_____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
ALDEMIR MARTINS
O
Artista Aldemir Martins, pintor, gravador, desenhista ilustrador cearense, em
meio a tantas obras pintou alguns quadros com a temática figurativa
principalmente de gatos entre outros animais e objetos.
Seus
traços fortes e tons vibrantes tornam suas obras inconfundíveis. Hoje, estão
expostas em museus e coleções privadas na França, Suíça, Itália, Alemanha,
Polônia, México, Argentina, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Chile e Brasil.
2º.
Observe a obra “Gato Azul”, de Aldemir Martins
Com o
auxílio da internet conheça outras obras do artista.
3º. Leia
e pratique:
1º
passo: Com o origami que realizamos na atividade anterior, cole seu origami de
gato em uma folha de desenho.
2º
passo: Pinte seu gato e ilustre toda a folha inspirado nas características da
obra do artista Aldemir Martins.