6° ano- Turma 163

8ª SEMANA: DE 11 A 17/06/20

 

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

·            Copiar e resolver:

1)        Uma escola montou 4 times para arrecadar alimentos para uma instituição de caridade, o gráfico abaixo mostra a quantidade de alimentos arrecadados por cada time.

    Os times A e C juntos arrecadaram:

a)         (    ) 50 quilos

b)        (    ) 70 quilos

c)         (    ) 30 quilos

Saudades... Profª Michele

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

·           ATIVIDADE- Essa semana sua atividade é um “Desafio Literário” onde você deverá ler um livro, conto, história em quadrinhos, lendas, jornal ou o material que você tiver à mão em casa, como forma de incentivar e estimular a leitura nesse período de distanciamento. Vale até ler um livro em PDF da internet, por exemplo.

Após faça o registro da leitura no caderno de aula. Não esqueça de anotar o título lido, o autor e um breve resumo.

 

 

INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia, copie e responda:

 

·           Leia e copie o diálogo entre a secretária e a moça:

 

Secretary- What is your name?

Diana- My name is Diana Martins

Secretary- What is your address? (endereço)

Diana- street Saint Augustin, 28

Secretary- What do you do? (O que você faz?)

Diana- I am a baby sitter

Secretary- What is your telephone number?

Diana- (51) 665-6131

         

·           Copie e responda as questões de acordo com o que está escrito no diálogo:

1)        Answer (responda sobre Diana):

a)      Name: _____________________

b)      Address: ___________________

c)      Occupation: _________________

d)      Telephone number: ____________

 

 

HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

·           Copie e desenvolva a atividade abaixo no seu caderno:

No caça-palavras abaixo, você tem diversas palavras referentes ao que foi estudado até o momento: mitos e lendas. Encontre e pinte as palavras:

As palavras encontradas no caça-palavras fazem referência as sentenças abaixo. Leia e copie as frases e preencha os parênteses com a palavra correspondente.

a)    Utilizam personagens inventados, geralmente entidades sobrenaturais como divindades e semideuses, e outros elementos fantásticos. Eles costumam ocorrer fora das linhas de tempo convencionais. (____________).

b)    Possuem base em determinado momento histórico. Porém, essas histórias são distorcidas ou exageradas, recebendo um ar fantástico. (________).

c)    Lenda indígena sobre uma raiz muito consumida no Brasil. (________).

d)    Mito da (_________) do mundo.

e)    Hoje é o país onde viveram os astecas. (____________).

f)    Ameríndios do Brasil. (__________).

g)    Seres divinos. (____________).

h)    Deusa da lua para os Guaranis. (__________).

i)     Deusa dos lagos para os Guaranis. (_____________).

j)     Criador do infinito, das estrelas e do céu. (____________).

k)    Ambiente a partir do qual os ameríndios criaram seus mitos. (_______________).

l)     Deus dos infernos para os Guaranis. (__________).

m)   Deus do Sol para os Guaranis. (_________).

n)    País onde viviam os Guaranis. (_____________).

o)    Disciplina que estudamos. (______________).

 

 

GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto a seguir:

(não é necessário copiá-lo)

Um assunto bastante comentado hoje é sobre o desmatamento (ilegal), derrubada e queimada de florestas, principalmente na Amazônia. Muito ouvimos falar sobre causa e consequências dessa prática.

Mas você sabia que uma das formas mais eficazes para garantir que um produto de origem florestal não veio de práticas predatórias é o selo FSC: 

 O selo é gerido pela Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), uma ONG internacional que mantem critérios ecológicos e sociais para exploração de madeira e outros produtos da floresta. No Brasil, há várias empresas com o selo na embalagem. Mas todas as florestas nativas certificadas do país estão na Amazônia. Os ecossistemas mais devastados – o Cerrado e a Mata Atlântica – não tem florestas nativas produzindo com o selo verde. Esse é um dos desafios para aumentar a relevância da certificação, como explica (...) Fabíola Zerbini, secretaria executiva do FSC Brasil.

Segue um pequeno trecho da reportagem de Fabíola para a revista Época:

“ÉPOCA: Qual é a vantagem da certificação para o meio ambiente?

Fabíola: Em termos de benefícios socioambientais, a certificação FSC permite contribuir para o uso responsável dos recursos naturais, ajuda a conservar a capacidade de regeneração das florestas nativas. Preserva a vida silvestre. Ajuda comunidades locais. Estimula direitos indígenas. Também é uma alternativa economicamente viável às práticas destrutivas.”

 

2º.       Se você puder, leia a reportagem da revista Época para entender mais sobre o assunto, acessando o link abaixo:

https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/02/o-selo-verde-garante-que-o-bproduto-respeita-rios-e-nascentesb.html

 

3º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:

a)    O que o uso de madeira certificada representa para a conservação ambiental?

b)    Pesquise e anote o nome de empresas brasileiras que possuem o selo em suas embalagens:

c)    DESAFIO: Procure em sua casa se há algum produto com o selo FSC, tire uma foto e faça uma postagem marcando a nossa escola. Em sua postagem questione se alguém conhece/sabe o significado desse selo, vamos compartilhar a informação e promover a conscientização de práticas responsáveis com o meio ambiente!

*Registre em seu caderno o nome do produto que você encontrou.

 

Cuidem-se e façam as atividades com dedicação!

Um forte abraço! Prof.ª Lori

 

 

ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto a seguir e reflita sobre o encontro de pessoas de diferentes religiões:

(não é necessário copiá-lo)

Está ficando comum em alguns países e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de um mundo mais solidário, humano e justo. É importante conhecer as outras religiões para compreender as diferenças religiosas existentes no mundo.

O conhecimento de diversidade religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar fanatismos e preconceitos religiosos. Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é muito valioso para a promoção de culturas de paz.

 

2º.      ATIVIDADE- Copie a atividade abaixo e desenvolva em seu caderno:

1-        Desenhe o contorno do mapa do Brasil, podendo usar o atlas, um livro ou a internet para copiá-lo. Após, recorte de revistas, jornais ou panfletos, imagens de pessoas com vestimentas religiosas específicas de diferentes religiões, bem como objetos simbólicos e outras características que representam esse encontro de diversidade religiosa.

Caso você não encontre muitos itens para recortar, você também pode desenhar.

Veja o exemplo abaixo:

(não é necessário copiar a imagem abaixo) 

 


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.       Leia o texto abaixo:

(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

Peteca

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem    várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje.

A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.

Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.

Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho    Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.

 

2º.      Clique no link abaixo e aprenda a fazer uma peteca utilizando materiais recicláveis:

https://www.youtube.com/watch?v=DIwylF8oGaw

 

3º.      Atividade prática:

Conforme o vídeo, faça a sua peteca utilizando sacola plástica, jornal e tesoura ou outros materiais que tenha em casa.

Após, convide um familiar e joguem peteca em casa.

Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola.

 

 

CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia com atenção e copie o texto no seu caderno:

 

Dia do Meio Ambiente

No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho, estudo e, por que não, nossa alimentação.

Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da destruição ou o da conscientização!

 

2º.      Desenvolva a atividade:

(Não é necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)

 

Atividade:  Através da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão sofrendo com degradações ambientais.

Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o seu trabalho.

1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor, tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);

2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);

3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua mão e colar por cima do Planeta Terra;

4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que você criou.

5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo. 

 


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:

8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:

(não é necessário copiar as imagens, apenas observá-las)


ALDEMIR MARTINS

O Artista Aldemir Martins, pintor, gravador, desenhista ilustrador cearense, em meio a tantas obras pintou alguns quadros com a temática figurativa principalmente de gatos entre outros animais e objetos. 

Seus traços fortes e tons vibrantes tornam suas obras inconfundíveis. Hoje, estão expostas em museus e coleções privadas na França, Suíça, Itália, Alemanha, Polônia, México, Argentina, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Chile e Brasil.

 

2º.      Observe a obra “Gato Azul”, de Aldemir Martins

Com o auxílio da internet conheça outras obras do artista.

 

3º.      Leia e pratique:

1º passo: Com o origami que realizamos na atividade anterior, cole seu origami de gato em uma folha de desenho.

2º passo: Pinte seu gato e ilustre toda a folha inspirado nas características da obra do artista Aldemir Martins.