11ª
SEMANA: DE 02 A 08/07/20
MATEMÁTICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
11ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva a atividade:
1)
Conforme
o censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, atualmente há no
Brasil cerca de 817.963 indígenas. Desse total, 502.783 encontram-se na zona
rural e 315.180 habitam os centros urbanos. Calcule a porcentagem % de índios
que habitam a zona:
a)
Rural:
b)
Urbana:
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
11ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
compreenda, e copie a lenda e as atividades:
Lenda Curupira ou Caipora
É
um Mito do Brasil que os indígenas já conheciam desde a época do descobrimento. Indígenas e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
É
um anão de cabelos vermelhos com pelo e dentes verdes. Como protetor das árvores e dos Animais, costuma punir os agressores da natureza e o caçador
que mate por prazer. É muito poderoso e forte.
Seus
pés voltados para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a
seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais
achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas,
ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também
chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caipora. Para os indígenas Guaranis ele
é o Demômio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.
Uma
carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: “Aqui há certos demônios, a que
os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes
açoites e ferindo-os bastante”. Os indígenas, para lhe agradar, deixavam nas
clareiras, penas, esteiras e cobertores. É um Mito do Brasil que os indígenas já
conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de
Caiçara, o protetor da caça e das matas.
ATIVIDADES:
1-Que
atitudes o Curupira tem em defesa da natureza?
2-Que
ensinamento a lenda desse mito quer nos transmitir?
3-Em
sua opinião, o que deve ser feito em relação a degradação do meio ambiente?
4-Volte
a ler o texto e transcreva referente a
personagem principal as:
a)
características físicas:
b) características
psicológicas:
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar o texto)
Os indígenas americanos moldaram e
enriqueceram a língua, a história e a cultura dos Estados Unidos através de
línguas chamadas ameríndias. Eles foram “emprestando” nomes de centenas de
tribos e línguas nativas que encontravam em seu continente para formar o nome
dos Estados. Muitas dessas palavras estão tão completamente incorporadas ao
inglês americano e a outras línguas contemporâneas que as pessoas não estão
cientes de suas origens. Os nomes dos lugares, incluindo metade dos 50 estados
dos EUA, são originários das línguas ameríndias.
Alguns exemplos desses Estados
são:
- Connecticut (derivado da
palavra Quinnitukqut, que significa - rio longo, era como a tribo Mohegan chamava o rio mais longo da
Nova Inglaterra).
- Havaí advém provavelmente da
palavra nativa havaiana Havai’í (e de hawaiki, que significa “lugar dos
deuses”).
- Kansas se refere à tribo Kansa.
O nome significa “sul” e é uma forma abreviada do nome completo da tribo - Povo
do Vento Sul.
- Kentucky é uma variante de
Kentake, que se acredita derivar de palavras iroquesas para “prado” ou “campo”.
-Massachusetts evoluiu a partir
de Massachuset, um nome indígena dos Wampanoags que significa “junto das
colinas”.
- Michigan pode ser atribuído a
Mshigem ou Misigami, os nomes para o Lago Michigan nas línguas Potawatoni e Ojibwe. (Ambos os nomes significam “grande lago”).
- Oklahoma vem das palavras Okla
Homma da tribo Choctaw, e significa “pessoas vermelhas”.
- Os estados vizinhos de Dakota
do Norte e Dakota do Sul refletem os primeiros habitantes da área, o povo
Dakota cujo nome significa “amigos” ou “aliados”.
- Tennessee se origina de Tanasi
e/ou Tanasqui, nomes das cidades Cherokee na região.
- Wisconsin surgiu de
Wishkonsing, o nome Ojibwe para o Rio Wisconsin.
- Utah provavelmente deve seu
nome à tribo indígena Ute, cujos membros vivem principalmente em Utah e
Colorado. Esse nome tribal pode ter vindo da palavra nuutsiu, que significa “o
povo” na língua Ute. Também pode ser derivado de yuttahih, a palavra apache
para “pessoas em lugares mais altos”.
Obs: Sempre que ouvirem falar
nesses Estados lembre-se de onde surgiram seus nomes.
2º.
Copie e responda em seu caderno:
Baseado no texto sobre a origem
indígena dos nomes de alguns estados dos EUA, pesquise:
1.
Em
qual desses Estados Americanos vive a maior população indígena?
( )
Oklahoma ( ) Michigan ( ) Massachusetts
2.
Dos
Estados Americanos citados no texto, qual você gostaria de conhecer e por quê?
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
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1º.
Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Olá
pessoal!
Vamos
descansar um pouquinho dos trabalhos sobre a República Velha. Vamos discutir a
medicina brasileira, mas a partir de uma visão indígena. Muitos de nós já
ouvimos falar de “receitas médicas” de nossos pais e avós, que vieram dos
primeiros habitantes do Brasil.
Leia
com bastante atenção a reportagem abaixo:
Medicina indígena foi mais eficaz
que remédios convencionais, diz pesquisa
Por iG São Paulo
Para
os índios, alívio da dor é maior com o uso do remédio da medicina tradicional
indígena.
Remédios
convencionais não foram tão eficazes quanto a medicina tradicional indígena
para tratar dores entre os membros das tribos do Vale do Javari, no oeste do
Amazonas. A afirmação faz parte da conclusão da pesquisa feita pela mestra em
enfermagem Elaine Barbosa de Moraes, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa
do estado de São Paulo (Fapesp).
Moraes
ouviu 45 índios das etnias Marubo, Canamari e Matis, dos quais 80% recorreram à
medicina tradicional indígena para o tratamento da dor e 64,5% confirmaram a
eficácia desse método. Entre os 87,7% que usaram a medicina convencional,
tomando o chamado “remédio de branco”, 22,2% disseram que o tratamento foi
eficaz.
“Fica
bem evidente que, mesmo utilizando mais a medicina convencional, o alívio da
dor vem mais com o uso do remédio da medicina tradicional indígena”, concluiu a
pesquisadora.
Os
tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos
com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados.
Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de
gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como
pajelança.
Para
Moraes, uma das causas da eficácia do tratamento indígena é o conhecimento
deles sobre o uso de tudo que a floresta oferece. “Esse tipo de medicina é um
conhecimento que tem muito a acrescentar para a saúde da nossa população e
poderia, tranquilamente, ser incluída entre as terapias complementares de
saúde, assim como já foram incluídas outras terapias.”
A
pesquisadora destaca que o Brasil ainda carece de um bom estudo de todos esses
tratamentos e de um mapeamento maior dos tratamentos da medicina indígena.
Na
opinião de Elaine, se houvesse um acompanhamento melhor, com profissionais com
mais conhecimento tanto da dor quanto da saúde indígena, o alívio da dor com
uso da medicina convencional seria maior.
Além
disso, ressalta a pesquisadora, a automedicação entre os índios também
contribuiu para a baixa eficácia da medicina convencional. “Foi um resultado
até inesperado. A automedicação é um grande problema de saúde no Brasil para a
população não indígena, em geral. E o indígena também se automedica com
'remédio de branco', conforme nós levantamos”.
A
pesquisadora considera a automedicação uma prática perigosa, por resultar, em
muitos casos, no uso de remédios inadequados. “A insatisfação com o remédio
convencional também pode ter um viés de origem da automedicação, e não só dos
profissionais prescritores dos tratamentos ofertados.”
O conhecimento construído em torno desses
saberes está relacionado à eficácia da medicina tradicional indígena.
Questionado
sobre os resultados da pesquisa, o Ministério das Saúde destaca que são vários
os fatores que permeiam as questões relacionadas à eficácia de “remédios de
branco” e das práticas da medicina tradicional indígena. Um dos fatores é o
acesso e conhecimento construído em torno desses saberes. “A orientação é para
que os profissionais de saúde atuem em diálogo permanente com os saberes
indígenas.”
Segundo
o ministério, a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
reconhece a eficácia da medicina tradicional indígena e estabelece sua
articulação com o sistema oficial de saúde. “O Ministério da Saúde também
empreende ações de educação permanente em saúde, com foco nas especificidades
da saúde indígena”.
2º.
Agora,
copie e responda no seu caderno:
Com
base no texto, copie e responda as questões abaixo no seu caderno.
1)
Qual o tema da reportagem?
2)
Qual o significado das expressões
“remédio de branco” e “remédio do mato”?
3)
Nos resultados da pesquisa, qual o
remédio mais eficaz para os indígenas?
4) O conhecimento indígena é
transmitido de pai para filho. Junto com ele o conhecimento da mata. Na sua opinião, porque o indígena buscava na mata seus remédios?
5) O texto faz referência ao uso da
automedicação. Você concorda com o uso desse procedimento? Por que?
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto e analise os
gráficos abaixo:
(Não é necessário
copiá-los)
Essa semana vamos conversar sobre
a cultura indígena. Para isso, hoje analisaremos a situação da população
indígena em nosso país.
Desde 1500 até a década de 1970 a
população indígena brasileira decresceu acentuadamente e muitos povos foram
extintos. O desaparecimento dos povos indígenas passou a ser visto como uma
contingência histórica, algo a ser lamentado, porém inevitável. No entanto,
este quadro começou a dar sinais de mudança nas últimas décadas do século
passado. A partir de 1991, o IBGE incluiu os indígenas no censo demográfico
nacional. O contingente de brasileiros que se considerava indígena cresceu 150%
na década de 90. O ritmo de crescimento foi quase seis vezes maior que o da
população em geral. O percentual de indígenas em relação à população total
brasileira saltou de 0,2% em 1991 para 0,4% em 2000, totalizando 734 mil
pessoas. Houve um aumento anual de 10,8% da população, a maior taxa de
crescimento dentre todas as categorias, quando a média total de crescimento foi
de 1,6%.
2º.
ATIVIDADE- Copie e responda:
1) Após
realizar a leitura do texto e analisar os dados apresentados no gráfico,
responda as questões abaixo:
a) O
que aconteceu com a população indígena entre os anos de 1500 e 1970?
b) O
que fez com que a população indígena crescesse nos últimos anos a partir de
1991, como demonstrado no gráfico?
c) Os
primeiros gráficos apresentam também a população indígena localizada no
interior e no litoral. Em qual dessas regiões, interior ou litoral do Brasil,
há maior população indígena? Por que você acha que isso acontece?
d) O
último gráfico nos apresenta a população indígena de acordo com as regiões
brasileiras oficiais propostas pelo IBGE. Observe que as regiões que estudamos
ser as mais populosas são justamente as que apresentam a menor população
indígena. Em qual região verificamos que há menor presença de população
indígena?
e) Segundo
o Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina (2009),
publicado pela Unicef, a Amazônia é a região de maior diversidade de povos
nativos, com 316 grupos, dos quais 214 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83
grupos), México (67 grupos) e Peru (43 grupos). Sabemos que a Amazônia está
localizada na região norte. Qual a porcentagem da população indígena na região
norte de acordo com o último gráfico?
f) Por
que você considera que exista essa diferença na distribuição da população
indígena pelas regiões do nosso território?
2) DICA: No site da FUNAI (Fundação Nacional do índio), há disponível um material muito interessante sobre este assunto, caso você deseje aprofundar seus
conhecimentos acesse o link abaixo:
Boa semana! Prof.ª
Lori
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto que fala da concepção de vida após a morte e reflita sobre essa
cultura ligada ao mundo espiritual que envolve muitos grupos indígenas:
As almas e a vida depois da morte
O mundo espiritual é muito presente entre os povos indígenas, pois é
marcado pela busca de uma terra boa, um mundo onde não haverá sofrimento e nem
morte.
Os povos Tupis, em geral, e os Guarani, em particular, acreditam em três
almas: a alma espiritual, responsável pelas boas inclinações; a alma animal, da
qual derivam o temperamento e as más inclinações; e a sombra.
Quando a pessoa morre, a alma espiritual inicia a caminhada para a Terra
sem Mal, enquanto a alma material fica vagando perto da aldeia ou no cemitério,
onde foi enterrada, até que o corpo se decomponha. Por isso muitos Guaranis
evitam passar por esses lugares.
A morte violenta ou acidental é uma situação difícil para muitos desses
povos, pois é uma situação em que não houve tempo para o falecido se preparar.
Por isso sua alma pode interferir negativamente junto à comunidade. Isso também
se vê na cultura brasileira, onde o local, onde alguém morreu de forma violenta
ou num acidente, é marcado com uma cruz.
O culto das almas, que têm tanto espaço na religião popular, encontra aí
uma de suas raízes.
O sonho é o momento em que a alma sai do corpo, indo para o Além,
podendo entrar em contato com outras pessoas e outros lugares. A doença é a
saída temporária da alma, sendo que a morte é a saída definitiva.
A busca do paraíso, chamado de Terra de Maíra ou Terra sem Mal, foi
sempre muito forte entre os povos Tupi, levando-os a constantes migrações,
sobretudo em épocas de crise social.
2º.
Atividade: copie e desenvolva no caderno:
1) Faça um resumo relatando o
que você pensa dessa crença seguida por essas populações indígenas. Comente se
há uma ligação com a cultura espiritual vivenciada pela nossa sociedade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
No
mundo todo, as artes marciais são associadas à cultura oriental. Lutadores
ícones como Bruce Lee (China/EUA) e Miyamoto Musashi (Japão), além dos famosos
ninjas, comprovam esta regra. Porém, no início do século XXI houve uma rápida
popularização do UFC (Ultimate Fighting Championship). Assim, vários lutadores
ocidentais, principalmente do Brasil, ganharam fama internacional. Exemplos
desta nova fase das artes marciais são a Família Grace e os “pais do Jiu-Jitsu
brasileiro”: Anderson Silva, Antônio Rodrigo Nogueira "Minotauro",
entre outros campeões.
Desconhecida
entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de
maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo
indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O
huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades
dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996.
A
arte marcial indígena é tão eficiente que, em São Paulo, vem sendo testada na
formação de Policiais Militares. Outro campo em que o huka-huka marca presença
é o UFC. Um exemplo é o lutador Anderson Silva, peso médio que foi até o Xingu
para aprender com os indígenas que originaram a arte marcial. Silva recebeu
explicações sobre as táticas utilizadas no combate e foi introduzido à luta da
forma mais tradicional possível: pintura especial no corpo, panos grossos para
proteção das articulações, pele de onça na cintura e um colar feito de placas
de caramujos no pescoço.
Os
indígenas do Xingu revelaram ao lutador que possuem um cinturão, que fica com o
último campeão entre as lutas tribais. Silva participou de uma das lutas, mas
não durou nem 15 segundos na arena.
2º. Assista ao documentário com do
Lutador de MMA Anderson Silva na Aldeia:
3º. Copie e responda as seguintes questões no
caderno:
1.
Onde foi realizado o documentário?
2.
Quais são as regras da luta?
3.
Na tribo, qual é o nome do pássaro que o lutador
recebe?
4.
Qual é a pintura do lutador?
5.
Após assistir o documentário, exponha sua
opinião sobre ele:
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Entre
os indígenas e a natureza existe uma relação de respeito e equilíbrio. Para
eles a terra é sagrada, como se fosse a “Grande Mãe”, uma dádiva, um presente
divino.
A
extração de bens naturais como água e plantas é entendida como necessidade e
tratada com muito respeito. Da natureza só se retira o necessário para atender
as necessidades da comunidade, como alimentos, medicamentos, utensílios,
ferramentas e matéria prima com a qual constroem suas casas, sempre se
preocupando com o futuro das gerações e evitando agressões desnecessárias. Caçam
animais quando esses não estão em época de reprodução, para que a espécie não
se acabe. Os indígenas não maltratam os animais e nem cortam árvores sem
necessidade.
Dessa
relação com a natureza, os indígenas também criaram maneiras de extrair
pigmentos das folhas das plantas, de suas sementes e frutos, e da terra, para
pintarem o corpo em diferentes ocasiões como rituais, para artesanatos e
objetos do dia a dia, entre outras coisas.
2º.
Assista
ao vídeo da professora Tatiana, preparado com muito carinho:
3º.
Atividade- Copie no
seu caderno a atividade proposta, não se esquecendo de registrar a data:
Tema:
“Tintas Naturais”.
As
tintas podem ser líquidas, viscosas, sólidas ou em pó, provenientes de
diferentes fontes. Há mais de 5 mil anos nós utilizamos tintas naturais, mas
foi no final de 1700, que começamos a substituir os corantes naturais por
produtos químicos.
As
tintas naturais são feitas com plantas, cascas, raízes, frutas, insetos, terra,
entre outros. A natureza é capaz de fornecer mais de 1000 cores que podem ser
usadas para tingir tecidos, couro, papel, alimentos e até maquiagens.
Entretanto,
com o surgimento do corante sintético em 1856, os corantes naturais perderam
espaço. Desde então, milhares de cores são criadas dentro de laboratórios para
serem usadas em todas as áreas.
Para
produzir a sua própria tinta natural é simples.
Abaixo,
exemplos de algumas técnicas para fazer tintas naturais:
Exemplo 1:
Mistura com Cola branca.
Em
um recipiente, coloque em torno de 25 ml de cola branca e a mesma medida de
água, adicione uma colher de sopa do ingrediente natural da cor que deseja (pó
de café, erva mate, terra, etc.). Misture tudo com a colher e coloque em um
potinho para uso.
Para visualizar este processo, você
pode acessar o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5wXb7yW87Qg
https://www.youtube.com/watch?v=5wXb7yW87Qg
Exemplo 2: Fricção
Friccionar,
espremer ou apertar o talo, a casca, a raiz, pétala ou outra parte de qualquer
planta sobre uma folha de papel.
Exemplo 3: Maceração
Pegue
algumas folhas verdes, pique-as, coloque-as em uma tigela e soque bem. Misture
um pouco de álcool e continue socando até que a mistura fique bem verde. Após
coe a mistura, usando um coador de papel.
4º. Atividade prática:
-
Utilizar a tinta natural preparada por você para pintar o desenho que você irá
criar.
-
Você deverá representar um ou mais elementos/objetos utilizados pelos índios,
por exemplo (oca, cocar de pena, vasos, arco e flecha ou representar uma
atividade como a caça, coleta, a relação dos índios com a natureza).
-
O desenho deverá ser feito em uma folha de ofício/desenho branca com margem de
2 cm. Não se esqueça dos seus dados de identificação.
-
Se possível, faça uma foto da atividade e publique no Facebook, marcando a
escola. Adoraremos acompanhar sua atividade!
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
11ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e copie o texto abaixo:
(não é necessário copiar as imagens, apenas
observá-las)
Arte
Indígena
A arte
indígena é uma parte valiosa da cultura brasileira e um dos pilares a partir
dos quais o nosso imaginário nacional se formou.
No
Brasil, estas manifestações artísticas são uma das principais bases da nossa
cultura e permanecem no nosso território através de diversas expressões.
Esta cultura se manifesta principalmente
através da cerâmica, das máscaras e das pinturas corporais, embora também seja
visível através da tecelagem, da música, da dança e da própria mitologia e suas
crenças.
Grafismo
indígena
O
Grafismo indígena constitui-se em uma manifestação cultural dos povos indígenas
e pode se apresentar na pintura corporal, nas cestarias, na cerâmica dentre
outras formas de expressão cultural. O grafismo é muito utilizado nas pinturas
corporais contribuindo para a beleza estética, todavia, muito além da
exuberância, estas pinturas possuem valor simbólico e é uma forma de
comunicação, uma vez que, é possível fazer uma leitura dos sujeitos envolvidos
no que se refere à etnia, ao gênero, a faixa etária e/ou grupo a partir do
“idioma-código" expresso graficamente.
Veja
alguns exemplos:
2º. Atividade
prática- Leia e desenvolva a atividade:
Para
esta atividade você irá precisar do seguinte material:
• Um pedaço de papelão cortado em círculo, medindo 20 cm de diâmetro;
• Lápis de escrever;
• Tinta, lápis de cor, canetinhas ou giz de
cera para pintar;
• Régua.
Vamos
fazer uma bela peça decorativa inspirada no grafismo indígena. Observe os exemplos
ou pesquise outros modelos gráficos.
Obs: No
caso da pintura com lápis de cor ou giz de cera, forre o papelão com papel
branco; já para a pintura com tinta poderá ser feito o fundo com tinta branca.
Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe
seu nome nos comentários desta página (aqui embaixo).
Se desejar, compartilhe conosco suas atividades
pelo Facebook da escola, iremos adorar acompanhar seu desenvolvimento e “matar”
um pouquinho da saudade.
Lembramos que qualquer dúvida sobre as
atividades também podem ser descritas nos comentários ou sanada por meio de
ligação para a escola nos dias combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem e se cuidem... logo, logo
estaremos juntos! ♥
Com carinho... EMEF Martim