8ª
SEMANA: DE 11 A 17/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
Copie a seguinte atividade e marque
a alternativa correta:
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1.
Leia e anote a receita:
Mousse de maracujá
Ingredientes:
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de suco sabor maracujá (preferência Tang)
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até
ficar homogêneo. Deixe na geladeira por umas quatro horas, para dar
consistência.
2.
Copie e responda a atividade:
A RECEITA é
um tipo de texto instrucional, que orienta o leitor na realização de uma
determinada ação. Com relação à receita de "Mousse de maracujá",
responda:
A) Onde encontramos uma receita culinária?
B) Quem geralmente costuma se interessar por esse tipo
de texto? Qual o público-alvo mais comum?
C) Em que duas partes as receitas costumam ser
divididas? O que cada uma delas costuma apresentar?
D) Quais são as formas verbais mais utilizadas nesse
gênero? O que essas formas verbais expressam: uma ordem, uma dúvida ou uma
orientação?
E) Qual a importância da imagem com a receita
pronta?
-SUGESTÃO: Se desejar, faça a receita com a família,
tire uma foto, publique no Facebook e marque a escola.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie, leia e responda:
Revisão: usos de “How” and “Many” =
quantos ou quantas quando se refere a quantidades.
Usamos a expressão “How” juntamente
com “many” no início de uma frase, sempre que queremos saber quantos ou quantos
itens existem.
1) As
questões abaixo são de conhecimentos gerais, leia e responda com o conhecimento
que você tem, usando os números que você já aprendeu.
Observe- na primeira questão pede:
quantas pernas tem uma aranha? Você vai responder a quantidade de pernas que
ela tem.
a)
How
many legs does a spider have?
b)
How
many days are there in the month of June?
c)
How
many players are there in a basketball game?
d)
How
many bones are there in the human body?
e)
How
many letters are there in the English alphabet?
f)
How
many states are there in Brazil?
g)
How
many meters are there in a kilometer?
h)
How
many cards are there in a deck of cards, not counting the Joker? (baralho)
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie e responda no seu caderno:
1)
Associe a segunda coluna com os dados da primeira.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto abaixo e observe a imagem:
(não é necessário copiar o
texto e a imagem)
A globalização, como é chamada a atual fase de
expansão capitalista, é marcada pela intensificação dos fluxos de mercadorias,
informações, capitais e pessoas em todo o mundo, sustentada por novas
infraestruturas de comunicação e transporte, cada vez mais rápidos e eficazes,
decorrentes das inovações tecnológicas.
O aumento dos fluxos também está intimamente
vinculado as redes geográficas de produção, que, ao abranger todo o planeta,
transformaram a tradicional divisão territorial e as características do mercado
de trabalho.
Agora, observe a imagem abaixo:
Observe que os jovens vestem-se de maneira similar
em Turim (Itália), 2018. Note que os jovens retratados na imagem, apesar de
morarem muito longe de nós, eles vestem-se de maneira bastante similar a nós.
Jeans e camisetas são usados praticamente em todas as partes do mundo e são
fabricadas nos mais diversos pontos do planeta. Muitos países importam de
outros o algodão utilizado na fabricação dessas peças.
2º. ATIVIDADE-
Copie as questões abaixo e responda:
1)
Após a leitura do enunciado falando sobre o
fenômeno da globalização e a observação da imagem dos jovens, responda:
a)
Geralmente, as roupas contêm uma etiqueta que
fornece informações ao comprador. Que informações são essas?
b)
Por que a etiqueta, muitas vezes, apresenta a
mesma informação em diferentes idiomas?
c)
Você tem alguma peça de roupa que foi fabricada
em outro país? Verifique as etiquetas das suas roupas para buscar informações.
d)
Além de roupas, quais outros produtos, marcas,
nós consumimos e tem origem em outros países? Pense e converse com seus
familiares em casa. Lembre-se de anotar em ser caderno.
Bom trabalho e cuidem-se!
Um
abraço! Profª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia, copie e responda:
1)
Copie e reflita sobre o parágrafo abaixo:
Muitas
religiões contribuem para a humanização das sociedades quando buscam ajudar as
pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando
promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e
do respeito entre todos os povos.
A. Para
você, qual o sentido da religião na vida das pessoas?
B.
Pesquise o significado das seguintes palavras:
Transcendente-
Imanente-
Sagrado-
Humanização-
Fraternidade-
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens abaixo)
Jogo de taco ou bets
A origem acaba sendo bem variada, alguns historiadores dizem que a brincadeira foi criada por jangadeiros brasileiros no século XIX. Outras pessoas apontam que “bete” veio da palavra inglesa “bet”, que a tradução é "aposta", palavra bem usada nos jogos de críquete, na Inglaterra. Existe uma outra hipótese que diz que a brincadeira é originária do beisebol americano – apesar que os devotos do esporte digam o contrário, que foi o jogo de beisebol que originou do taco. Bete ou taco, o fato é que a brincadeira é muito popular em terras brasileiras. O jogo tem tanta fama em regiões, que virou jargão popular, a exemplo no Paraná onde “largar os betes”, significa desistir de algo.
A brincadeira não exige muitos recursos materiais. Para estruturar uma partida, precisa de:
A missão do jogo de taco / bets é trocar de base cruzando os tacos na metade do campo, o que equivale a 01 ponto. Ganha a brincadeira quem somar primeiro os 12 pontos. Quem inicia o jogo com o taco em mãos é uma grande vantagem. Fica a dica!
A dupla da bolinha, tem a missão primordial de conquistar o taco - derrubando a casinha que estará armada (ou derrubando a latinha) ou “queimando” o adversário (jogando a bolinha nele) - para somente depois disso conseguir o acúmulo de pontos. A missão é interessante e o jogo fica bem disputado!
2º. Atividade prática:
No momento, não podemos jogar, devido a situação que estamos vivendo. Mas podemos fabricar nosso taco, para quando podermos jogar.
Veja o vídeo abaixo, preparado pelo professor Cristian, e faça o seu taco com a ajuda da sua família e utilizando os materiais que tem em casa.
3º. Clique nos links abaixo e aprenda mais sobre como fazer um taco e sobre este jogo:
Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola.
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com atenção e copie o texto no
seu caderno:
Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o
Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo
de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho,
estudo e, por que não, nossa alimentação.
Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de
modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o
ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da
destruição ou o da conscientização!
2º.
Desenvolva a atividade:
(Não é
necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)
Atividade: Através
da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem
para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a
população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão
sofrendo com degradações ambientais.
Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o
seu trabalho.
1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e
pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor,
tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);
2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de
oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);
3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua
mão e colar por cima do Planeta Terra;
4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que
você criou.
5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou
para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Conhecendo o artista- Leia e copie o texto
abaixo:
(não é necessário copiar as imagens)
Cândido
Portinari
Candido Portinari
foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista. Nasceu no dia
30 de dezembro de 1903 em uma fazenda de café, na cidade de Brodowski, interior
de São Paulo. Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou
de inúmeras exposições.
Além da
pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo
professor de artes plásticas.
Sua
produção retrata principalmente questões sociais. Algumas vertentes da arte
como o realismo, cubismo, surrealismo e muralismo mexicano serviram de
inspiração para o artista.
Tornou-se
renomado ao explorar temáticas brasileiras que incluem a luta das classes dos
trabalhadores nas plantações, favelas e cidades.
Além
disso, produziu obras relacionadas com as lembranças de infância em sua terra
natal.
A obra “MESTIÇO” (1934) é uma das mais famosas
e conhecidas do artista:
O quadro
pintado por Portinari, mostra um personagem mulato em uma lavoura de café,
trabalhando no campo.
2º.
Atividade prática:
·
Realize uma releitura da obra “Mestiço”, em folha
A4, com uso de lápis de cor ou giz de cera e margem de 1cm.
·
Com o auxílio da internet conheça outras obras do
artista.