8° ano- Turma 181

8ª SEMANA: DE 11 A 17/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Copie a seguinte atividade e marque a alternativa correta:


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1.         Leia e anote a receita:
Mousse de maracujá 
Ingredientes:
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de suco sabor maracujá (preferência Tang)

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até ficar homogêneo. Deixe na geladeira por umas quatro horas, para dar consistência.

2.         Copie e responda a atividade:
 A RECEITA é um tipo de texto instrucional, que orienta o leitor na realização de uma determinada ação. Com relação à receita de "Mousse de maracujá", responda:
A) Onde encontramos uma receita culinária?
B) Quem geralmente costuma se interessar por esse tipo de texto? Qual o público-alvo mais comum?
C) Em que duas partes as receitas costumam ser divididas? O que cada uma delas costuma apresentar?
D) Quais são as formas verbais mais utilizadas nesse gênero? O que essas formas verbais expressam: uma ordem, uma dúvida ou uma orientação?
E) Qual a importância da imagem com a receita pronta?

-SUGESTÃO: Se desejar, faça a receita com a família, tire uma foto, publique no Facebook e marque a escola.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e responda:

Revisão: usos de “How” and “Many” = quantos ou quantas quando se refere a quantidades.
Usamos a expressão “How” juntamente com “many” no início de uma frase, sempre que queremos saber quantos ou quantos itens existem.

1)    As questões abaixo são de conhecimentos gerais, leia e responda com o conhecimento que você tem, usando os números que você já aprendeu.
Observe- na primeira questão pede: quantas pernas tem uma aranha? Você vai responder a quantidade de pernas que ela tem.

a)         How many legs does a spider have?
b)        How many days are there in the month of June?
c)         How many players are there in a basketball game?
d)        How many bones are there in the human body? 
e)         How many letters are there in the English alphabet?
f)         How many states are there in Brazil? 
g)        How many meters are there in a kilometer? 
h)        How many cards are there in a deck of cards, not counting the Joker? (baralho)


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie e responda no seu caderno:
1)        Associe a segunda coluna com os dados da primeira.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo e observe a imagem:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)
A globalização, como é chamada a atual fase de expansão capitalista, é marcada pela intensificação dos fluxos de mercadorias, informações, capitais e pessoas em todo o mundo, sustentada por novas infraestruturas de comunicação e transporte, cada vez mais rápidos e eficazes, decorrentes das inovações tecnológicas.
O aumento dos fluxos também está intimamente vinculado as redes geográficas de produção, que, ao abranger todo o planeta, transformaram a tradicional divisão territorial e as características do mercado de trabalho.
Agora, observe a imagem abaixo:

Observe que os jovens vestem-se de maneira similar em Turim (Itália), 2018. Note que os jovens retratados na imagem, apesar de morarem muito longe de nós, eles vestem-se de maneira bastante similar a nós. Jeans e camisetas são usados praticamente em todas as partes do mundo e são fabricadas nos mais diversos pontos do planeta. Muitos países importam de outros o algodão utilizado na fabricação dessas peças.

2º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)        Após a leitura do enunciado falando sobre o fenômeno da globalização e a observação da imagem dos jovens, responda:
a)         Geralmente, as roupas contêm uma etiqueta que fornece informações ao comprador. Que informações são essas?
b)        Por que a etiqueta, muitas vezes, apresenta a mesma informação em diferentes idiomas?
c)         Você tem alguma peça de roupa que foi fabricada em outro país? Verifique as etiquetas das suas roupas para buscar informações.
d)        Além de roupas, quais outros produtos, marcas, nós consumimos e tem origem em outros países? Pense e converse com seus familiares em casa. Lembre-se de anotar em ser caderno.
Bom trabalho e cuidem-se!
Um abraço! Profª Lori



ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:
1)        Copie e reflita sobre o parágrafo abaixo:
Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.

A.       Para você, qual o sentido da religião na vida das pessoas?

B.        Pesquise o significado das seguintes palavras:
Transcendente-
Imanente-
Sagrado-
Humanização-
Fraternidade-


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens abaixo)
Jogo de taco ou bets
A origem acaba sendo bem variada, alguns historiadores dizem que a brincadeira foi criada por jangadeiros brasileiros no século XIX. Outras pessoas apontam que “bete” veio da palavra inglesa “bet”, que a tradução é "aposta", palavra bem usada nos jogos de críquete, na Inglaterra. Existe uma outra hipótese que diz que a brincadeira é originária do beisebol americano – apesar que os devotos do esporte digam o contrário, que foi o jogo de beisebol que originou do taco. Bete ou taco, o fato é que a brincadeira é muito popular em terras brasileiras. O jogo tem tanta fama em regiões, que virou jargão popular, a exemplo no Paraná onde “largar os betes”, significa desistir de algo.
A brincadeira não exige muitos recursos materiais. Para estruturar uma partida, precisa de:
A missão do jogo de taco / bets é trocar de base cruzando os tacos na metade do campo, o que equivale a 01 ponto. Ganha a brincadeira quem somar primeiro os 12 pontos. Quem inicia o jogo com o taco em mãos é uma grande vantagem. Fica a dica!
A dupla da bolinha, tem a missão primordial de conquistar o taco - derrubando a casinha que estará armada (ou derrubando a latinha) ou “queimando” o adversário (jogando a bolinha nele) - para somente depois disso conseguir o acúmulo de pontos. A missão é interessante e o jogo fica bem disputado!

2º.      Atividade prática:
No momento, não podemos jogar, devido a situação que estamos vivendo. Mas podemos fabricar nosso taco, para quando podermos jogar.
Veja o vídeo abaixo, preparado pelo professor Cristian, e faça o seu taco com a ajuda da sua família e utilizando os materiais que tem em casa.


3º.      Clique nos links abaixo e aprenda mais sobre como fazer um taco e sobre este jogo:
Vídeo da fabricação do tacohttps://www.youtube.com/watch?v=DKmZ58SYHOk

 Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção e copie o texto no seu caderno:

Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho, estudo e, por que não, nossa alimentação.
Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da destruição ou o da conscientização!

2º.      Desenvolva a atividade:
(Não é necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)

Atividade:  Através da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão sofrendo com degradações ambientais.
Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o seu trabalho.
1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor, tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);
2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);
3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua mão e colar por cima do Planeta Terra;
4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que você criou.
5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo. 


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
                               
1º.        Conhecendo o artista- Leia e copie o texto abaixo:
(não é necessário copiar as imagens)

Cândido Portinari
Candido Portinari foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista. Nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 em uma fazenda de café, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo. Reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições.
Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.
Sua produção retrata principalmente questões sociais. Algumas vertentes da arte como o realismo, cubismo, surrealismo e muralismo mexicano serviram de inspiração para o artista.
Tornou-se renomado ao explorar temáticas brasileiras que incluem a luta das classes dos trabalhadores nas plantações, favelas e cidades.
Além disso, produziu obras relacionadas com as lembranças de infância em sua terra natal.
 A obra “MESTIÇO” (1934) é uma das mais famosas e conhecidas do artista:

O quadro pintado por Portinari, mostra um personagem mulato em uma lavoura de café, trabalhando no campo.

2º.      Atividade prática:
·           Realize uma releitura da obra “Mestiço”, em folha A4, com uso de lápis de cor ou giz de cera e margem de 1cm.
·           Com o auxílio da internet conheça outras obras do artista.