2°Ano- Turma 123- Profª Silvana


123
TURMA – 123        PROFESSORA: SILVANA REGINA ZALTRAN
NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO).

ARARICÁ,------- DE JUNHO DE 2020.
HOJE É:---------------------------------------
MEU NOME É:------------------------------
O DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE

1-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM AO VÍDEO: NOITE DE ARRAIÁ/COMIDAS TÍPICAS NO LINK ABAIXO:


COMIDAS TÍPICAS

       COM A POPULARIDADE DAS FESTAS JUNINAS NO BRASIL, A DIFUSÃO DOS ELEMENTOS LIGADOS À FESTA TORNOU-SE CADA VEZ MAIS COMUM. AS COMIDAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS SÃO UM EXEMPLO DISSO.
       EM TODAS AS REGIÕES, O PRODUTO UTILIZADO PARA PREPARAR AS GULOSEIMAS DA FESTA É BASICAMENTE O MESMO: O MILHO, PIPOCA, CANJICA, PAMONHA, BOLO DE MILHO E CURAU SÃO ALGUMAS DAS IGUARIAS SERVIDAS.
       HÁ TAMBÉM OUTRAS COMIDAS COM NOMES BEM PECULIARES, COMO: PÉ DE MOLEQUE, MAÇÃ DO AMOR E CACHORRO-QUENTE. NESSE UNIVERSO, DESTACA-SE TAMBÉM O QUENTÃO, UMA ESPÉCIE DE CHÁ FEITO COM GENGIBRE, CANELA E PINGA.
 
 APÓS ASSISTIR O VÍDEO E LER O TEXTO: NOITE DE ARRAIÁ/COMIDAS TÍPICAS, COPIE AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA.
 AGORA É COM VOCÊ!
a) QUAIS AS COMIDAS TÍPICAS DE UMA FESTA JUNINA?
R...........................................................................................................
b) QUAL É O PRINCIPAL PRODUTO USADO PARA FAZER BOLO DE FUBÁ, PAMONHA, CANJICA?
R...........................................................................................................
c) QUAL É O NOME DA BEBIDA QUE TEM NA FESTA JUNINA FEITA COM GENGIBRE?
R..........................................................................................................

2-ATIVIDADE: VAMOS FAZER UMA PESQUISA.
PERGUNTAR À VOVÓ OU À MAMÃE QUAIS SÃO AS COMIDAS TÍPICAS DE UMA FESTA JUNINA, ANOTAR NO CADERNO.
COMIDAS TÍPICAS
.........................................................................................................................................
.........................................................................................................................................

3-ATIVIDADE: COPIAR E RESOLVER NO SEU CADERNO AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS.
a) OS ALUNOS CONFECCIONARAM 58 BANDEIRINHAS, PORÉM 13 RASGARAM COM O VENTO. QUANTAS BANDEIRINHAS CONTINUAM INTACTAS?
                                                              CÁLCULO
R..............................................................................................................................
b) NA DANÇA DOS SEGUNDOS ANOS TINHAM 33 MENINAS E 31 MENINOS. QUANTAS CRIANÇAS DANÇARAM?
                                                              CÁLCULO
R....................................................................................................
4-ATIVIDADE: LER E COPIAR O TEXTO E AS PERGUNTAS NO CADERNO. DEPOIS DESENHE AS QUATRO ESTAÇÕES, COLOCANDO O NOME DAS ESTAÇÕES AO LADO DO DESENHO.
AS ESTAÇÕES DO ANO

        A TERRA SE MOVIMENTA EM TORNO DO SOL E POR CAUSA DESSE MOVIMENTO HÁ QUATRO ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO.
  • PRIMAVERA: ESTAÇÃO DAS FLORES.
  • VERÃO: ESTAÇÃO DO CALOR.
  • OUTONO: ESTAÇÃO DAS FRUTAS.
  • INVERNO: ESTAÇÃO DO FRIO.
         NO BRASIL PRATICAMENTE SÓ HÁ DUAS ESTAÇÕES BEM DEFINIDAS: VERÃO E INVERNO, POR CAUSA DA POSIÇÃO NO GLOBO TERRESTRE.
a) A TERRA SE MOVIMENTA EM TORNO DE QUEM?
R..........................................................................................................
b) QUAIS SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO?
R..........................................................................................................
c) QUAIS AS DUAS ESTAÇÕES BEM DEFINIDAS NO BRASIL?
R..........................................................................................................
d) REPRESENTE EM DESENHO AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO, COLOCANDO O NOME DA ESTAÇÃO.
5-ATIVIDADE: LER, COPIAR O TEXTO E DEPOIS RESPONDER AS PERGUNTAS ABAIXO DE ACORDO COM O TEXTO.

                                 COMIDAS TÍPICAS E AS PLANTAÇÕES
        AO CHEGAREM AO BRASIL, OS PORTUGUESES PRECISARAM ADAPTAR OS FESTEJOS JUNINOS AO CLIMA DAS AMÉRICAS, ONDE TEM O INVERNO COMO ESTAÇÃO NESSE PERÍODO DO ANO.
       DESTA MANEIRA, A PLANTAÇÃO QUE CRESCIA EM ÉPOCAS FRIAS ERA A DE MILHO, POIS TRATA-SE DE UMA PLANTA QUE NECESSITA DE MUITA ÁGUA.
      UNINDO OS CONHECIMENTOS CULINÁRIOS DOS INDÍGENAS, AFRICANOS E PORTUGUESES SURGEM AS COMIDAS TÍPICAS DESSE PERÍODO JUNINO, FEITAS ESPECIALMENTE DE MILHO, COMO OS BOLOS, CANJICA, PAMONHAS, MUNGUNZÁ E ATÉ MESMO O PRÓPRIO CEREAL, PODENDO SER SERVIDO ASSADO NA BRASA OU COZIDO.
    ALÉM DESTES ALIMENTOS, EXISTEM OUTROS INGREDIENTES QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DAS REFEIÇÕES FEITAS DURANTE ESSE PERÍODO FESTIVO, COMO BOLO DA MANDIOCA, PÉ DE MOLEQUE ENTRE OUTROS.

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES PERGUNTAS.
a) O QUE ACONTECEU COM OS PORTUGUESES AO CHEGAREM AO BRASIL?
R........................................................................................................................................
b) QUAL A PLANTA QUE SE DESENVOLVE MAIS EM ÉPOCAS FRIAS?
R...................................................................................................................................
c) COM O CONHECIMENTO DOS POVOS QUE ESTAVAM AQUI NO BRASIL, QUAIS AS COMIDAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS?
R..........................................................................................................................................
d) COMO PODE SER SERVIDO O MILHO?
R..........................................................................................................................................

PROFESSOR- DANIEL
6-ATIVIDADE: ESCOLHA UMA MÚSICA JUNINA BEM ANIMADA E REALIZE A BRINCADEIRA POR DIVERSAS VEZES, VISTA-SE COM ROUPAS CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO DE SÃO JOÃO, FAÇA UMA DECORAÇÃO E BRINQUE EM CASA;

CORRIDA DO SACI
 O DESAFIO DESSA BRINCADEIRA É CORRER COM UM PÉ SÓ. GANHA QUEM ALCANÇAR PRIMEIRO A LINHA DE CHEGADA. ESTABELEÇA UM LOCAL DE CHEGADA E OUTRO DE SAÍDA.
FAÇA VARIAÇÕES ALTERNANDO AS PERNAS DURANTE A BRINCADEIRA, PRIMEIRO COM A PERNA DIREITA, DEPOIS SALTOS COM A PERNA ESQUERDA. AUMENTE A DISTÂNCIA DOS LOCAIS DEMARCADAS.
PROFESSORA-SÔNIA
7-ATIVIDADE: ASSISTA O VÍDEO NO LINK ABAIXO E REALIZE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.

8-ATIVIDADE: ESCOLHA E LISTE ABAIXO SETE PALAVRAS DO TEXTO PARA REPRODUZIR COM O ALFABETO MANUAL. FAÇA O DESENHO CORRESPONDENTE.