10ª
SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20
MATEMÁTICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
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Leia,
copie e desenvolva a atividade:
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
e anote o resumo:
Variação
linguística: São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de
falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é
homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos
dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano,
sulista, paulistano, etc.
2º.
Acesse o link abaixo e ouça a música “Piriri”, de Luis
Gonzaga:
3º.
Leia,
copie e desenvolva:
“Piriri”
Pra
dançar quadría
No
sertão é mais mió
sanfoneiro
e violeiro tomam conta do forró
não
precisa orquestra pra animar a festa
o
fungado da sanfona vai-se até o nascer do sol(bis)
Piriri
piriripiriri
Toca o
fole na palhoça
piriri
piriripiriri
como é
bom São João na roça(bis)
Autor: Luis
Gonzaga
Atividades:
1) Reescreva
o trecho “O fungado da sanfona” substituindo a palavra “fungado” por outra que
tenha o mesmo sentido.
2) Como
poderíamos reescrever a frase “No sertão é mais mió” utilizando a norma culta?
3) De
qual região do Brasil você acha que é o dialeto da música?
4) Escolha
um trecho da música e modifique-o usando o dialeto gaúcho:
Ex:“Toca
o fole na palhoça” - Mas,bah! toca um fole no galpão.
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Copie,
leia e responda:
1)
Assista
ao vídeo sobre a festa junina no pelourinho estado da Bahia, disponível no link
abaixo:
Observe a pronúncia e busque compreender as
palavras.
2)
Copie
o parágrafo abaixo e procure traduzí-lo:
June party or Saint John Party is a big
annual Brazilian celebration, dancing and typical foods. Millions of colorful
flags, meat and corn dishes, Olodum drums and fun Forro music perfect in
Salvador. It is also celebrate rural life and feature typical clothing. Brazil
loves this holiday!
HISTÓRIA
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10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
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Leia com muita atenção o texto
abaixo:
(Não precisa
copiar o texto)
A
Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado (1912 –
1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa
Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses
territórios, por isso, recebe o nome de Contestado.
O motivo do conflito se deveu ao
fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do
Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos
interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company. Com
o objetivo de construir a estrada de ferro, a empresa precisava de mão-de-obra,
levando, assim, muitas pessoas para a região.
Ao mesmo tempo, o governo cedeu
uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, mas aproveitou o pretexto
e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com
a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.
Quando a linha férrea ficou
pronta, a empresa não garantiu o regresso das pessoas, permanecendo ali sem
qualquer apoio; acresce ainda o fato de os camponeses terem ficado
desempregados e sem as suas terras para trabalhar, situações que provocaram o
empobrecimento da população dessa região.
Num momento de grandes
dificuldades para a população, surge José Maria de Santo Agostinho, um monge
peregrino que se sensibilizou com a situação dos camponeses. Tendo muito
respeito pelos peregrinos, José Maria logo ganhou adeptos.
Sem autorização do governo, José
Maria que, entre suas pregações falava do fim do mundo nos anos 2000, era
contra a república e tinha fama de curandeiro porque estudava as ervas e com
elas auxiliava muitos doentes, fundou uma comunidade a fim de receber os
oprimidos – Quadrado Santo.
Preocupado com o desenrolar dos
acontecimentos, e alegando que o monge era um desordeiro e um inimigo do
governo, são enviados soldados para a região a fim de perseguir o monge e seus
seguidores, e com o objetivo de desmanchar a comunidade e obrigar a retirada
dos camponeses. Na Batalha de Irani, local para onde tinham fugido, os
camponeses, armados com ferramentas agrárias, foram derrotados pelos soldados.
Muitos morreram, inclusive seu líder.
Depois de conflitos intensos, com
muitas mortes, após quatro anos de guerra, é assinado o Acordo de Limites
Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro.
Revolta
do Forte de Copacabana
A "Revolta do Forte de
Copacabana" (“Os 18 do Forte” ou “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”)
foi um movimento político-militar, considerado a primeira revolta do movimento
tenentista. Os tenentistas com ideais positivistas, eram ligados às forças
armadas, lutavam por uma política democrática e se posicionavam contra o
governo e o sistema oligárquico vigente. O nome da revolta “Revolta dos 18 do
Forte de Copacabana” está associado ao número de pessoas envolvidas no
confronto, as quais resistiram até o fim, a saber: 17 militares e 1 civil.
Sucedida em 5 de julho de 1922,
na cidade do Rio de Janeiro (na época capital do país), no governo de Epitácio
Pessoa, o qual impôs o fechamento do Clube Militar do Rio de Janeiro e a prisão
do gaúcho Hermes da Fonseca, ex-presidente do país e Presidente do Clube
Militar.
A Revolta dos 18 do Forte, foi
liderada pelo tenente-coronel Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal
Hermes da Fonseca, os quais reivindicavam o fim da República Velha e do fim da
política do café com leite, centralizada nas mãos dos cafeicultores e
fazendeiros, cujos mineiros e paulistas se alternavam no poder.
A vitória oligárquica nas
eleições na figura de Artur Bernardes, de Minas Gerais foi o estopim para o
início da revolta.
Com a prisão de Euclides Hermes,
que saiu para negociar com seus opositores, restaram 28 revoltosos no forte. No
início eram 301, mas com a autorização de sair para quem quisesse, ficaram 29.
Após esse evento, e sem muitas
possibilidades de vitória, a bandeira do Forte foi rasgada em 28 pedaços e
entregue a cada um deles, os quais estavam dispostos a defenderem seus ideais
até a morte. Ao saírem do Forte e seguirem pela Avenida Atlântica em direção ao
Palácio de Catete, um tiroteio fez com que 10 deles se dispersassem e os 18
restantes, foram ao encontro de 3.000 soldados do governo. Por fim, os únicos
sobreviventes, foram Antônio de Siqueira Campos (1898-1930) e Eduardo Gomes
(1896-1981), os quais ficaram bastante feridos.
·
Atividade-
Copie e responda no seu caderno:
Após
ler atentamente os textos, copie e responda as questões abaixo:
1) (IFSC) Sobre a Guerra do Contestado,
assinale a alternativa CORRETA.
a)
O fato que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória contra
a varíola, imposta pelo governo federal.
b)
Também ficou conhecida como Revolução Farroupilha, tendo como uma das causas o
descontentamento político com o governo imperial brasileiro.
c)
Esse movimento foi liderado por um grupo de poetas, profissionais liberais,
mineradores e fazendeiros que tramavam tomar controle de Minas Gerais.
d)
Foi um movimento deflagrado por setores da Marinha brasileira contra o
presidente da República, supostamente apoiados pela oposição monarquista.
e)
Foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder
estadual e federal brasileiro, travado entre 1912 a 1916, numa região
pretendida pelos Estados do Paraná e Santa Catarina.
2) (FGV-RJ) A Revolta dos 18 do Forte está
relacionado
a)
à indignação dos militares, em relação à política externa brasileira,
considerada subserviente aos interesses norte-americanos.
b)
à reação contra a chamada Coluna Prestes, que percorria o interior do Brasil
combatendo as forças do exército.
c)
à repressão ao Partido Comunista Brasileiro, que acabara de ser fundado por
influência da Revolução Bolchevique.
d)
aos interesses das elites de São Paulo e Minas Gerais, que estimulavam o
levante contra o centralismo do Rio de Janeiro.
e)
ao tenentismo, movimento nacionalista que propunha reformas na estrutura do
poder político oligárquico do país.
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista ao vídeo da
professora Loreci, disponível no link abaixo:
2º.
Observe
as imagens abaixo que retratam alguns protestos em diferentes lugares do mundo:
3º.
ATIVIDADE- Copie e responda:
A) Após
assistir ao vídeo da professora, anote em seu caderno o significado dos termos:
• Multiculturalismo
ou Pluralismo Cultural:
• Xenofobia:
B) Com
base na leitura e reflexão das imagens observadas, responda:
• As
imagens apresentada retratam qual situação?
• Qual
o motivo que leva essas pessoas a realizarem esse movimento de protesto?
• Quais
os anseios, o que esses protestantes buscam?
Boa reflexão!
Um abraço da Prof.ª
Lori
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
1)
Você
acha que as festas juninas tradicionais são importantes? Por quê?
2)
E a festa junina da escola, qual a importância
que ela tem?
3)
Leia e copie o parágrafo sobre o nosso passado cultural
Existem duas explicações para
o nome festa juninas: a primeira diz que tem a ver porque as festividades
acontecem no mês de junho e a outra diz que essa festa tem origens em países
católicos da Europa, portanto seria uma homenagem a São João. No princípio a
festa era chamada de Joanina. Foi trazida para o Brasil, pelos portugueses,
mas, outros povos também influenciaram as nossas festas juninas como os
chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada que deu origem
as danças de quadrilha. A tradição de soltar fogos veio da China, que teria
iniciado a fabricação de pólvora. A dança de fitas teria vindo de Portugal e
Espanha. Todos esses elementos culturais vindos dos afro-brasileiros e
imigrantes vindos de Portugal, Espanha e França, foram com o passar do tempo,
misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, dando origem às festas
juninas como elas são hoje em dia.
4)
Qual
a explicação para o nome festa junina?
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
O
Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste.
Nasceu na década de 1940 e exerce influência até hoje no trabalho de músicos
que vêm dessa região do país, sendo muito tocado e dançado nas festas juninas
pelo Brasil .
Luiz
Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros
estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais
instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira
e a zabumba.
Os
principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo
de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares. As
mulheres usam vestidos de chita, coloridos, com babados nas saias. As roupas
são decotadas e as mangas são curtas. As sandálias são também coloridas. Já os
homens usam calça de brim de cor clara. As camisas são comuns, sem cores ou
estampas. Nos pés, as sandálias são de couro cru.
Depois
de algum tempo mantido à margem da história musical, o baião ressurgiu no final
da década de 70, graças ao resgate perpetrado por músicos do calibre de
Dominguinhos, Zito Borborema, João do Vale, Quinteto Violado, entre outros.
Além disso, este ritmo inspirou decisivamente o estilo tropicalista de Gilberto
Gil e o rock de Raul Seixas, que unia estas duas sonoridades, batizando de
Baioque o resultado desta fusão.
2º. Assista aos vídeos a seguir e
conheça uma coreografia e a música Asa Branca:
Abaixo
temos o link com uma coreografia:
Abaixo
temos a música Asa Branca:
3º.
Copie e responda as seguintes questões no caderno:
·
Qual a década que teve origem o Baião?
·
Como se chama o cantor e compositor responsável
por levar o Baião para todo o Brasil?
·
Segundo o texto quais os principais passos da
coreografia do Baião?
·
Explique, o que é o Baioque?
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Apenas leia o texto com atenção:
Soltar balões de fogo em festas
juninas é uma prática muito antiga. Atualmente, no Brasil, mesmo sabendo de
todos os perigos que eles podem causar ainda são muito usados para abrilhantar
as festas de São João. Por causarem incêndios em florestas e em áreas urbanas
os balões de fogo são proibidos, considerados crime ambiental desde 1998.
CURIOSIDADE: O que são Balões
Ecológicos?
Os Balões ecológicos são balões sem
fogo feitos com as mesmas técnicas dos balões já conhecidos, porém seus
materiais são mais leves e ecologicamente corretos. Caso caia em alguma
floresta ou em ambiente urbano são facilmente absorvidos pela natureza e não
causam danos a natureza. Por isso são chamados de ecológicos.
Os balões ecológicos não possuem
bucha ou tocha e sobem apenas com o calor interno gerado por um maçarico em seu
processo de enchimento.
Aos poucos a prática de soltar
balões sem fogo ou ecológico vem sendo aceita pelos baloeiros, imprensa e
polícia ambiental, haja visto que essa prática além de não se enquadrar na lei,
não oferece risco de incêndio nos locais onde estes balões possam cair.
2º. Atividade- Copie em seu caderno e desenvolva:
Tendo
em vista que os balões de fogo podem causar danos ao meio ambiente, os alunos
da escola Martim Raschke se reuniram e tiveram a ideia de confeccionar seus
próprios balões. Afinal, o Arraiá do Sôr Martim não pode deixar de brilhar.
Além
disso, para causar menos impactos ao meio ambiente, eles sugeriram de criar
balões com materiais recicláveis, materiais que estão guardados em casa, sem
uso no momento ou que seriam jogados fora.
Então,
vamos participar?
- Confeccione um
balão junino decorativo com o material que você tiver disponível na sua casa.
- Sugestão de
materiais: jornal, revista, restos de tecidos, fitas, garrafa Pet, papelão,
embalagem de produtos de limpeza, latas, etc.
- Se possível,
tire uma foto para ser publicado no Blog da escola
Abaixo alguns
modelos:
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Analise a obra abaixo: “Fachada com
bandeirinhas” de Alfredo Volpi.
(não é necessário copiar a imagem, apenas
observá-la)
2º.
Atividade prática:
Vamos fazer uma releitura
desta obra utilizando colagens de papéis coloridos.
Materiais:
·
Folha A4
·
Tesoura
·
Cola
·
Papéis coloridos
(pedaços de folhas coloridas, recortes de revistas e embalagens...)
Recorte janelas, portas,
paredes e bandeiras diretamente nos papéis, utilizando as cores conforme seu
gosto e vá montando sua produção.
Lembre-se que releitura não
é a cópia fiel da obra.
Bom trabalho!