9°ano- Turma 191



10ª SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade:



LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e anote o resumo:
Variação linguística: São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

2º.      Acesse o link abaixo e ouça a música “Piriri”, de Luis Gonzaga:

3º.      Leia, copie e desenvolva:

“Piriri”
Pra dançar quadría
No sertão é mais mió
sanfoneiro e violeiro tomam conta do forró
não precisa orquestra pra animar a festa
o fungado da sanfona vai-se até o nascer do sol(bis)

Piriri piriripiriri
Toca o fole na palhoça
piriri piriripiriri
como é bom São João na roça(bis)
Autor: Luis Gonzaga

Atividades:
1) Reescreva o trecho “O fungado da sanfona” substituindo a palavra “fungado” por outra que tenha o mesmo sentido.
2) Como poderíamos reescrever a frase “No sertão é mais mió” utilizando a norma culta?
3) De qual região do Brasil você acha que é o dialeto da música?
4) Escolha um trecho da música e modifique-o usando o dialeto gaúcho:
Ex:“Toca o fole na palhoça” - Mas,bah! toca um fole no galpão.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e responda:

1)      Assista ao vídeo sobre a festa junina no pelourinho estado da Bahia, disponível no link abaixo:
 Observe a pronúncia e busque compreender as palavras.

2)      Copie o parágrafo abaixo e procure traduzí-lo:

    June party or Saint John Party is a big annual Brazilian celebration, dancing and typical foods. Millions of colorful flags, meat and corn dishes, Olodum drums and fun Forro music perfect in Salvador. It is also celebrate rural life and feature typical clothing. Brazil loves this holiday!


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo:
(Não precisa copiar o texto)
A Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de Contestado.
O motivo do conflito se deveu ao fato da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company. Com o objetivo de construir a estrada de ferro, a empresa precisava de mão-de-obra, levando, assim, muitas pessoas para a região.
Ao mesmo tempo, o governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.
Quando a linha férrea ficou pronta, a empresa não garantiu o regresso das pessoas, permanecendo ali sem qualquer apoio; acresce ainda o fato de os camponeses terem ficado desempregados e sem as suas terras para trabalhar, situações que provocaram o empobrecimento da população dessa região.
Num momento de grandes dificuldades para a população, surge José Maria de Santo Agostinho, um monge peregrino que se sensibilizou com a situação dos camponeses. Tendo muito respeito pelos peregrinos, José Maria logo ganhou adeptos.
Sem autorização do governo, José Maria que, entre suas pregações falava do fim do mundo nos anos 2000, era contra a república e tinha fama de curandeiro porque estudava as ervas e com elas auxiliava muitos doentes, fundou uma comunidade a fim de receber os oprimidos – Quadrado Santo. 

Preocupado com o desenrolar dos acontecimentos, e alegando que o monge era um desordeiro e um inimigo do governo, são enviados soldados para a região a fim de perseguir o monge e seus seguidores, e com o objetivo de desmanchar a comunidade e obrigar a retirada dos camponeses. Na Batalha de Irani, local para onde tinham fugido, os camponeses, armados com ferramentas agrárias, foram derrotados pelos soldados. Muitos morreram, inclusive seu líder.
Depois de conflitos intensos, com muitas mortes, após quatro anos de guerra, é assinado o Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina, no Rio de Janeiro.

Revolta do Forte de Copacabana
A "Revolta do Forte de Copacabana" (“Os 18 do Forte” ou “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”) foi um movimento político-militar, considerado a primeira revolta do movimento tenentista. Os tenentistas com ideais positivistas, eram ligados às forças armadas, lutavam por uma política democrática e se posicionavam contra o governo e o sistema oligárquico vigente. O nome da revolta “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana” está associado ao número de pessoas envolvidas no confronto, as quais resistiram até o fim, a saber: 17 militares e 1 civil.
Sucedida em 5 de julho de 1922, na cidade do Rio de Janeiro (na época capital do país), no governo de Epitácio Pessoa, o qual impôs o fechamento do Clube Militar do Rio de Janeiro e a prisão do gaúcho Hermes da Fonseca, ex-presidente do país e Presidente do Clube Militar.
A Revolta dos 18 do Forte, foi liderada pelo tenente-coronel Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal Hermes da Fonseca, os quais reivindicavam o fim da República Velha e do fim da política do café com leite, centralizada nas mãos dos cafeicultores e fazendeiros, cujos mineiros e paulistas se alternavam no poder.
A vitória oligárquica nas eleições na figura de Artur Bernardes, de Minas Gerais foi o estopim para o início da revolta.
Com a prisão de Euclides Hermes, que saiu para negociar com seus opositores, restaram 28 revoltosos no forte. No início eram 301, mas com a autorização de sair para quem quisesse, ficaram 29. 

Após esse evento, e sem muitas possibilidades de vitória, a bandeira do Forte foi rasgada em 28 pedaços e entregue a cada um deles, os quais estavam dispostos a defenderem seus ideais até a morte. Ao saírem do Forte e seguirem pela Avenida Atlântica em direção ao Palácio de Catete, um tiroteio fez com que 10 deles se dispersassem e os 18 restantes, foram ao encontro de 3.000 soldados do governo. Por fim, os únicos sobreviventes, foram Antônio de Siqueira Campos (1898-1930) e Eduardo Gomes (1896-1981), os quais ficaram bastante feridos.

·           Atividade- Copie e responda no seu caderno:
Após ler atentamente os textos, copie e responda as questões abaixo:

1)    (IFSC) Sobre a Guerra do Contestado, assinale a alternativa CORRETA.
a) O fato que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, imposta pelo governo federal.
b) Também ficou conhecida como Revolução Farroupilha, tendo como uma das causas o descontentamento político com o governo imperial brasileiro.
c) Esse movimento foi liderado por um grupo de poetas, profissionais liberais, mineradores e fazendeiros que tramavam tomar controle de Minas Gerais.
d) Foi um movimento deflagrado por setores da Marinha brasileira contra o presidente da República, supostamente apoiados pela oposição monarquista.
e) Foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro, travado entre 1912 a 1916, numa região pretendida pelos Estados do Paraná e Santa Catarina.

2)    (FGV-RJ) A Revolta dos 18 do Forte está relacionado
a) à indignação dos militares, em relação à política externa brasileira, considerada subserviente aos interesses norte-americanos.
b) à reação contra a chamada Coluna Prestes, que percorria o interior do Brasil combatendo as forças do exército.
c) à repressão ao Partido Comunista Brasileiro, que acabara de ser fundado por influência da Revolução Bolchevique.
d) aos interesses das elites de São Paulo e Minas Gerais, que estimulavam o levante contra o centralismo do Rio de Janeiro.
e) ao tenentismo, movimento nacionalista que propunha reformas na estrutura do poder político oligárquico do país.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo da professora Loreci, disponível no link abaixo:

2º.       Observe as imagens abaixo que retratam alguns protestos em diferentes lugares do mundo:



3º.      ATIVIDADE- Copie e responda:
A)   Após assistir ao vídeo da professora, anote em seu caderno o significado dos termos:
      Multiculturalismo ou Pluralismo Cultural:
      Xenofobia:

B)   Com base na leitura e reflexão das imagens observadas, responda:
      As imagens apresentada retratam qual situação?
      Qual o motivo que leva essas pessoas a realizarem esse movimento de protesto?
      Quais os anseios, o que esses protestantes buscam?

Boa reflexão!
Um abraço da Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:

1)        Você acha que as festas juninas tradicionais são importantes? Por quê?

2)         E a festa junina da escola, qual a importância que ela tem?

3)        Leia e copie o parágrafo sobre o nosso passado cultural
     Existem duas explicações para o nome festa juninas: a primeira diz que tem a ver porque as festividades acontecem no mês de junho e a outra diz que essa festa tem origens em países católicos da Europa, portanto seria uma homenagem a São João. No princípio a festa era chamada de Joanina. Foi trazida para o Brasil, pelos portugueses, mas, outros povos também influenciaram as nossas festas juninas como os chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada que deu origem as danças de quadrilha. A tradição de soltar fogos veio da China, que teria iniciado a fabricação de pólvora. A dança de fitas teria vindo de Portugal e Espanha. Todos esses elementos culturais vindos dos afro-brasileiros e imigrantes vindos de Portugal, Espanha e França, foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, dando origem às festas juninas como elas são hoje em dia.

4)        Qual a explicação para o nome festa junina?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
O Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste. Nasceu na década de 1940 e exerce influência até hoje no trabalho de músicos que vêm dessa região do país, sendo muito tocado e dançado nas festas juninas pelo Brasil .
Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira e a zabumba.
Os principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares. As mulheres usam vestidos de chita, coloridos, com babados nas saias. As roupas são decotadas e as mangas são curtas. As sandálias são também coloridas. Já os homens usam calça de brim de cor clara. As camisas são comuns, sem cores ou estampas. Nos pés, as sandálias são de couro cru.
Depois de algum tempo mantido à margem da história musical, o baião ressurgiu no final da década de 70, graças ao resgate perpetrado por músicos do calibre de Dominguinhos, Zito Borborema, João do Vale, Quinteto Violado, entre outros. Além disso, este ritmo inspirou decisivamente o estilo tropicalista de Gilberto Gil e o rock de Raul Seixas, que unia estas duas sonoridades, batizando de Baioque o resultado desta fusão.


2º.      Assista aos vídeos a seguir e conheça uma coreografia e a música Asa Branca:
Abaixo temos o link com uma coreografia:

Abaixo temos a música Asa Branca:

3º.       Copie e responda as seguintes questões no caderno:
·      Qual a década que teve origem o Baião?
·      Como se chama o cantor e compositor responsável por levar o Baião para todo o Brasil?
·      Segundo o texto quais os principais passos da coreografia do Baião?
·      Explique, o que é o Baioque?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
Soltar balões de fogo em festas juninas é uma prática muito antiga. Atualmente, no Brasil, mesmo sabendo de todos os perigos que eles podem causar ainda são muito usados para abrilhantar as festas de São João. Por causarem incêndios em florestas e em áreas urbanas os balões de fogo são proibidos, considerados crime ambiental desde 1998.

CURIOSIDADE: O que são Balões Ecológicos?
Os Balões ecológicos são balões sem fogo feitos com as mesmas técnicas dos balões já conhecidos, porém seus materiais são mais leves e ecologicamente corretos. Caso caia em alguma floresta ou em ambiente urbano são facilmente absorvidos pela natureza e não causam danos a natureza. Por isso são chamados de ecológicos.
Os balões ecológicos não possuem bucha ou tocha e sobem apenas com o calor interno gerado por um maçarico em seu processo de enchimento.
Aos poucos a prática de soltar balões sem fogo ou ecológico vem sendo aceita pelos baloeiros, imprensa e polícia ambiental, haja visto que essa prática além de não se enquadrar na lei, não oferece risco de incêndio nos locais onde estes balões possam cair.

2º.      Atividade- Copie em seu caderno e desenvolva:
Tendo em vista que os balões de fogo podem causar danos ao meio ambiente, os alunos da escola Martim Raschke se reuniram e tiveram a ideia de confeccionar seus próprios balões. Afinal, o Arraiá do Sôr Martim não pode deixar de brilhar.
Além disso, para causar menos impactos ao meio ambiente, eles sugeriram de criar balões com materiais recicláveis, materiais que estão guardados em casa, sem uso no momento ou que seriam jogados fora.
Então, vamos participar?
- Confeccione um balão junino decorativo com o material que você tiver disponível na sua casa.
- Sugestão de materiais: jornal, revista, restos de tecidos, fitas, garrafa Pet, papelão, embalagem de produtos de limpeza, latas, etc.
- Se possível, tire uma foto para ser publicado no Blog da escola
Abaixo alguns modelos:



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Analise a obra abaixo: “Fachada com bandeirinhas” de Alfredo Volpi.
(não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la)

2º.      Atividade prática:
Vamos fazer uma releitura desta obra utilizando colagens de papéis coloridos.
Materiais:
·           Folha A4
·           Tesoura
·           Cola
·           Papéis coloridos (pedaços de folhas coloridas, recortes de revistas e embalagens...)

Recorte janelas, portas, paredes e bandeiras diretamente nos papéis, utilizando as cores conforme seu gosto e vá montando sua produção.
Lembre-se que releitura não é a cópia fiel da obra.
Bom trabalho!