052
TURMA- PRÉ 052 NOME DA PROFESSORA- LORECI DA
SILVEIRA GATTELLI
1-ATIVIDADE: REUNIR A FAMÍLIA E ASSISTIR AO
VÍDEO DA PROFESSORA CONTANDO A HISTÓRIA “ARRAIÁ NA FLORESTA VEM CÁ”, DISPONÍVEL
EM
2-ATIVIDADE: VAMOS PREPARAR UMA MINI FESTA
JUNINA EM NOSSA CASA?
COMO FALAMOS NO VÍDEO, ESSE ANO NÃO TEREMOS
FESTA JUNINA NA ESCOLA. MAS PODEMOS PREPARAR UMA EM CASA COM A NOSSA FAMÍLIA,
NÃO É TÃO DIFÍCIL E A FAMÍLIA VAI CURTIR MUITO ESSE MOMENTO. EU APOSTO QUE VAI
SER SUPER LEGAL!
NO VÍDEO FORAM DADAS ALGUMAS SUGESTÕES E
ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAR ESSE MOMENTO, MAS PODEM USAR A SUA CRIATIVIDADE E
ADAPTAR COM O QUE TIVEREM EM CASA!
NÃO ESQUEÇAM:
·
DECORAÇÃO
·
VESTIMENTA
·
CARDÁPIO
·
MÚSICA
·
BRINCADEIRAS
3-ATIVIDADE: VAMOS EXPLORAR O NOSSO VARAL DO
ALFABETO!
FAÇAM A LEITURA DELE E RELEMBRE ALGUMAS LETRAS
QUE JÁ FORAM VISTAS COM AS CRIANÇAS, COMO AS LETRAS INICIAIS DO NOME DE ALGUNS
FAMILIARES POR EXEMPLO.
APÓS, COMENTE COM ELA SOBRE ALGUNS ELEMENTOS QUE
SÃO TÍPICOS DE FESTA JUNINA, IDENTIFIQUE COM ELA AS LETRAS INICIAIS E BRINQUEM
DE “CAÇAR AS LETRAS NO VARAL DO ALFABETO”.
POR EXEMPLO:
FOGUEIRA – A FOGUEIRA É TÍPICA DA FESTA DE SÃO JOÃO
– COMEÇA COM QUAL LETRA? (SE A CRIANÇA TIVER DIFICULDADE, ESCREVA A PALAVRA NO
PAPEL E PEÇA QUE ELA IDENTIFIQUE QUAL A LETRA INICIAL DA PALAVRA)
COMO É O SOM DESSA LETRA?
ONDE ESSA LETRA ESTÁ NO ALFABETO? (PEÇA PARA ELA
ENCONTRAR A LETRA NO VARAL DO ALFABETO)
QUE OUTRAS PALAVRAS TAMBÉM INICIAM COM ESSA
LETRA?
CONTINUE COM OUTRAS PALAVRAS COMO: PIPOCA,
RAPADURA, ETC.
4-ATIVIDADE: VAMOS CONTAR:
VOCÊ PODE IMPRIMIR A ATIVIDADE OU COPIAR EM UMA
FOLHA.
ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE, DESENHE EM UMA
FOLHA OS NÚMEROS DE 0 A 10, CONTE COM ELA E RELEMBRE ELES PARA FACILITAR A
REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE.
DEIXE QUE A CRIANÇA IDENTIFIQUE CADA UM DOS
NÚMEROS DA ATIVIDADE E CONTE AS BANDEIRINHAS QUE DEVE PINTAR, AUXILIE SE ELA
DEMONSTRAR DIFICULDADE:
5-ATIVIDADE: PESCA NÚMEROS!
UMA DAS BRINCADEIRAS MAIS CONHECIDAS DA FESTA
JUNINA É A PESCARIA COM OS BRINDES.
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
1 BACIA COM ÁGUA
TAMPINHAS DE GARRAFA
1 CONCHA
BRINDES PARA PREMIAR
NAS TAMPINHAS DE GARRAFA ESCREVA OS NÚMEROS DE 0
A 10.
PEÇA PARA A CRIANÇA PESCAR OS NÚMEROS QUE VOCÊ
PEDIR COM A CONCHA.
ESSA ATIVIDADE É IMPORTANTE PARA QUE ELA CONSIGA
IDENTIFICAR OS NÚMEROS MESMO QUANDO ELES ESTÃO FORA DE ORDEM. SE ELA TIVER
DIFICULDADE, MOSTRE OS NÚMEROS EM ORDEM E CONTE COM ELA PARA AJUDAR A
RELEMBRAR.
ESPERO QUE TENHAM UMA SEMANA MUITO ABENÇOADA, PRODUTIVA E DE GRANDE
APRENDIZADO!
UM FORTE ABRAÇO DA PROFE LORI
PROFESSORA-
JOSIANE
6-ATIVIDADE:
VAMOS DECORAR A ESPIGA DE MILHO COM UMA BELA
COLAGEM?
MATERIAIS:
·
MILHO PARA PIPOCA
OU CANJICA
·
FOLHA OFÍCIO
·
LÁPIS DE ESCREVER
·
LÁPIS DE COR
·
TESOURA
·
COLA
COMO
FAZER:
FAÇA UM BELO DESENHO DE UMA ESPIGA DE MILHO, VEJA O
MODELO ACIMA.
AS FOLHAS PINTE DA COR VERDE E A ESPIGA DE AMARELO.
PARA CONCLUIR O TRABALHO ESPALHE UM POUCO DE COLA COM
CUIDADO NA ESPIGA E COMPLETE COLANDO OS MILHOS DE PIPOCA OU CANJICA.
PRONTO! VAI FICAR MUITO LINDO!
PROFESSOR-DANIEL
7-ATIVIDADE: DURANTE O PERÍODO JUNINO SÃO FEITAS DIVERSAS
BRINCADEIRAS QUE PODEM SER MUITO LEGAIS, UMA DELAS É O PEGA-PEGA, UM ADULTO
DEVE SER O PEGADOR QUE IRÁ TAMBÉM CONTAR A HISTÓRIA PARA A CRIANÇA. CADA VEZ
QUE A PALAVRA "PAÇOCA" FOR LIDA NO TEXTO, O PEGADOR TENTARÁ PEGAR A
CRIANÇA TOCANDO NELA, E PEGANDO OU NÃO, DEVE CONTINUAR A HISTÓRIA FAZENDO
PARADAS ATÉ O FINAL, PODENDO REPETIR POR DIVERSAS VEZES E TAMBÉM TROCAR DE
LUGAR COM A CRIANÇA PARA QUE ELA CONTE A HISTÓRIA DA FORMA QUE ENTENDEU E
REALIZE A BRINCADEIRA POR OUTRA PERSPECTIVA.