8° ano- Turma 182



9ª SEMANA: DE 18 A 24/06/20


MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade:

Nossa escola necessita fazer as compras para a festa junina. Seguem algumas sugestões de preços:

1)    Calcule o valor total da cesta básica de cada mercado.
2)    Qual o mercado que possui o menor valor da cesta básica?
3)    Qual o mercado que possui o maior valor da cesta básica?
4)    Qual a diferença entre o maior valor da cesta básica e o menor valor?


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Vamos de arraiá?! Observe a imagem abaixo:
(não é necessário copiá-la)

2º.      Acesse o link abaixo e ouça uma tradicional música junina: “Olha pro céu”, de Luiz Gonzaga

3º.      Leia, copie e desenvolva:

Olha pro céu

Olha pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!

Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João

Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou meu coração

Olha pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!
(Luiz Gonzaga)

Atividades:
1)Na frase “Olha pro céu, meu amor!” a quem ele se refere?
2) Analise a  frase “O céu estava assim em festa”,e identifiqueo tempo verbal (pretérito, presente, futuro...):
3)Qual a relação entre a imagem e a música?
4) Que mensagem a música transmite?


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e desenvolva:

Chegou o mês das festas juninas – “june parties” e como símbolos representativos temos: danças típicas( tipical dances), comidas típicas( tipical foods), diversão (funny) e jogos(games).
Mas você sabe como funcionam alguns dos jogos praticados nas festas juninas?

June party games
- Fishing (pescaria): It is a game where you throw a bait to catch a fish and win a prize. (É um jogo onde joga uma isca para pegar um peixe e ganha um prêmio)
- Clown’s mouth (boca do palhaço): You throw a ball in the clown’s mouth and win a prize.(Você joga uma bola na boca do palhaço e ganha um prêmio)
- tallow stick (pau de sebo): souvenirs are placed at the tip of a greased pole. Whoever finishes climbing the mast, gets the gift.( Lembrancinhas são colocadas na ponta de um poste untado, quem terminar de subir no mastro recebe o presente)
- elegant mail (correio elegante): It is a game where participants send each other love messages during the party. (É um jogo em que os participantes se enviam mensagens de amor durante a festa)

1)        Atividade: Monte uma boca de palhaço com uma caixa de sapato, semelhante a essa do exemplo, utilizando materiais recicláveis que você tenha em casa (caixa, papel colorido, canetinhas, etc).  Jogue com sua família e comemore as festividades juninas. 

Se desejar, tire uma foto, publique no Facebook e marque a escola.


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Pessoal, nas postagens anteriores, trabalhamos com o Antigo Regime. O que foi, seus agentes, enfim, fizemos uma recapitulação desse importante momento da Idade Moderna. Como já sabemos que alguns aspectos foram essenciais para chegarmos no Iluminismo, vamos descansar um pouco. Para isso, vamos trabalhar com um tema que, como vocês verão, todos os professores estarão trabalhando: A Festa de São João.
As festas Juninas são o conjunto de três festas, que ocorrem em junho. A saber, Festa de Santo Antonio, dia 13, Festa de São João, no dia 24, e, por último a festa de São Pedro e São Paulo, no dia 29. É uma festa onde a fartura culinária é muito grande. Milho e amendoim são apenas alguns desses ingredientes usados em diversos prato típicos da festa. Outra coisa que facilita, é que o milho pode ser utilizado em diversas receitas, como: canjica, curau, bolo de milho, pamonha, pipoca, milho cozido, sorvete, suco de milho verde etc. Independentemente de onde aconteça a festa junina, uma coisa é certa, o milho não pode faltar.
Na reportagem abaixo vamos conhecer o rei das festas juninas. Não precisa copiar, mas leia com atenção.

Milho, o rei das festas juninas: O período das festas coincide com a colheita do alimento

Originário das Américas e base da alimentação das populações indígenas, o milho é um alimento presente em muitas culturas e civilizações e um dos mais importantes do nosso continente. Dos povos primitivos foram herdadas as receitas que são feitas hoje, principalmente durante o período junino.
É na Europa a origem histórica das tradições juninas, quando os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas. O costume foi introduzido aos poucos no Brasil durante a colonização. Portugal, um dos países colonizadores, tinha a tradição de celebrar a colheita do trigo, entre os meses de junho e setembro. Mas o Brasil não era um grande produtor de trigo na época e as festas começaram a ser celebradas com o milho, que tem o período de colheita na mesma época.
A agricultora Teresa Ferreira, do distrito de Umari, município de Bom Jardim, interior de Pernambuco, é filha de agricultores e sempre trabalhou com agricultura. Hoje, a sua terra é pequena e ela deixou de cultivar muitos alimentos, mas plantar o milho é certo. “Agora com a escassez de chuvas, a gente espera chover para plantar. Mas sempre temos milho. A tradição é plantar na semana de São José, mês de março, para colher em junho. Se chover no dia do santo, a colheita é garantida”, explica Teresa.
Foi com os pais que ela aprendeu a cultivar o milho. Ainda hoje a semente que Teresa usa é a crioula, que ela explica ser a mais antiga, sem modificações genéticas e que garante um milho com caroços bem grandes.
No entanto, não foi só a cultivar o milho que ela aprendeu com os pais. Da mãe vieram os ensinamentos culinários. “Antigamente as pessoas cozinhavam muito bem e passavam isso para as gerações mais novas. Hoje, toda a minha família participa da produção das comidas de milho. Meu marido rala o milho para eu fazer pamonha e minha filha ajuda também”, conta.
Cozido ou assado, servindo de base para a canjica, pamonha e bolos, o milho é consumido o ano todo no Nordeste, mas nas festas de São João ganham um destaque especial. Daniela de Moraes, estudante e militante da Pastoral da Juventude Rural (PJR), gosta de todas as comidas, mas a especial é a pamonha. "Como o mês de junho é safra do milho, é automático serem feitas muitas comidas de milho nessa época. Lá em casa todo dia tem alguma comida típica. Quando a safra é ruim, todos dão um jeitinho de garantir milho em regiões próximas para fazer, ao menos, uma receita", conta.

2º.      Agora, copie e responda no seu caderno:
·           Agora é sua vez. Você já foi a uma festa junina? Se sim, descreva-a como foi esta experiência (lembre-se das comidas, brincadeiras, músicas e decoração, típicas desta festa). Se não foi, descreva como você acha que seria.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o trecho abaixo que é parte da reportagem “Festas Juninas movimentam regiões do Brasil: Nordeste é destaque” do jornal Correio Braziliense:
 (não é necessário copiar o texto)

“De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), as festas são uma oportunidade para incrementar o rendimento econômico em locais onde o turismo é ocioso nessa época do ano. “O são-joão é uma expressão cultural do Brasil. Queremos estimular o turismo relacionado à festa”, ressalta a coordenadora de posicionamento de produtos do MTur, Fabiana Oliveira. Viajar nesta época é ideal para gastar menos, pois junho é classificado como baixa temporada.”

Para conferir a reportagem na íntegra, clique no link abaixo:


2º.      Observe o mapa abaixo da Região do Nordeste brasileiro para relembrar o que estudamos no ano passado:
(não é necessário copiar o mapa)

3º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
a)    A Festa Junina é comemorada apenas no Nordeste?
b)    A Festa Junina é muito valorizada no Nordeste especialmente por ser uma atração turística. Por que o turismo é importante nessa região?
c)    Observe o mapa e complete as sentenças:
•      A região do Nordeste é composta por ____ estados;
•      O maior estado dessa região em área territorial é____________;
d)    Essa é uma região litorânea, pois todos os seus estados ficam no litoral. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? ______________________

4º.      Sugestão de jogo “Encontre-me se puder na América Latina”:

Boa semana e me contem (aqui nos comentários) quantos pontos fizeram no jogo!
Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:

1)    Responda as questões sobre os símbolos da festa junina. Depois copie o texto e compare-o com suas respostas.

a)    As festas juninas são caracterizadas por brincadeiras e símbolos que foram inventados pelo povo? Cite alguns que você conhece:
b)    Tradicionalmente as festas juninas homenageiam três santos? Quais são eles?
c)    Você conhece alguma simpatia que costuma ser feita na festa junina? Descreva-a.

Símbolos da festa junina

    Festa Junina que se preze deve ter uma quadrilha na sua programação. A dança é feita em pares, que devem estar caracterizados como a ocasião pede.  Um dos maiores símbolos da caracterização da Festa Junina está em um item pertencente à decoração: as bandeirinhas. A fogueira tem algumas simbologias. Alguns acreditam que ela seja uma forma de purificação, proteção contra maus fluídos e espíritos maus e até agradecimento e homenagem a deuses. Além desses significados, ela pode ser também o símbolo da reunião de familiares e amigos. Sem contar à alegria que dá ao ambiente da festa. Um rico cardápio tanto de itens doces quanto salgados, as comidas típicas, fazem parte das festas Juninas. O pau-de-sebo é uma brincadeira bem típica dessas festas. Consiste em escalar um mastro de cinco metros de altura, no mínimo, que contenha alguma textura ou gordura que dificulte a subida daqueles que queiram resgatar alguma premiação que está no topo. As festas juninas, são tradicionalmente homenagens a três santos católicos, são eles: Santo Antonio, São João e São Pedro.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens abaixo)

A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil, principalmente em festas Juninas (Festa de São João). É uma das danças juninas mais populares do Brasil. Trata-se de uma dança coletiva bailada em pares, e que possui uma coreografia específica baseada em passos tradicionais. 

Algumas frases populares proferidas pelo narrador da dança da quadrilha são:
•      Olha a cobra! É mentira!
•      Olha a chuva! Já passou!
•      A ponte quebrou! Nova ponte!
Em toda quadrilha tradicional existem dois personagens importantes: o noivo e a noiva. A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Passos de quadrilha- Na coreografia narrada, destacam-se os seguintes passos de quadrilha: Cumprimentos; Balancê; Passeio pela roça; Túnel; Coroação; Casamento; Despedida;
Roupa caipira- A roupa da quadrilha junina tradicional é muito colorida e tipicamente caipira.
Os homens costumam vestir camisas xadrez, usar chapéus de palha e, por vezes, desenhar bigodes ou cavanhaques no rosto.

Música caipira- O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira.
Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

2º.      Assista ao vídeo a seguir e conheça uma tradicional quadrilha junina nordestina:

3º.       Agora que conhecemos um pouco sobre a dança de quadrilha, responda as seguintes questões no caderno.
1)        Cite 7 passos da quadrilha.
2)        A quadrilha Flor do Sertão, possui quantos dançarinos em seu total?
3)        Como se chama os dois personagens que estão vestidos de roupa branca?
4)        Você já participou desta dança (quadrilha junina)? Como se sentiu?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Atividade 1: Estamos na quarta semana do experimento de observação da decomposição de tipos de alimento.
Preencha na sua Tabela as observações da 4ª semana, como por exemplo, se houve ou não alteração na aparência dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as modificações. Não se esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção: não abra a tampa do pote!
Se possível, registre uma foto.  

Atividade 2Copie o texto a seguir no caderno e desenvolva a atividade:

Em junho, iniciam as Festas Juninas, muito tradicionais no Brasil. Conhecida também como festa de São João, teve origem na Europa em comemoração à fertilidade da terra e às boas colheitas.
Além de toda a história, a festa possui como maior característica as comidas típicas, que tem forte participação, principalmente do milho devido à proximidade da colheita do grão, mas também de outros pratos deliciosos com variações e ingredientes regionais como pinhão e castanhas.
Alguns pratos típicos da Festa Junina: Pamonha, Curau, Cuscuz, Canjica, Bolo de milho, Pipoca, Arroz doce, Caldos (Caldo Verde ou Feijão), Cocada, Pé de moleque, Paçoca, Pinhão Cozido, Amendoim doce, Maçã-do-amor, Bolo de fubá e etc.

Em família, faça uma receita típica junina e escreva no seu caderno:
1.        O nome da receita:
2.        Os ingredientes utilizados:
3.        Modo de preparo (passo a passo):
4.        Para finalizar a tarefa, cite três alimentos in natura e três alimentos processados comuns em Festas Juninas.

Se quiser, pode registrar com fotos e/ou fazer um vídeo da sua receita junina. Se desejarem, podem compartilhar conosco sua receita aqui nos comentários ou no Facebook, marcando a escola. Vamos adorar conhecer novas receitas!


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:
(não é necessário copiar as imagens, apenas observá-las)


Conhecendo o artista: Alfredo Volpi
Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.
Nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.
Influenciado pela arte italiana da década de 1920, realizou paisagens de cunho realista, pintando vistas dos bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior de Santos. Suas telas apresentam grande sensibilidade para a luz e sutileza no uso das cores, sendo por isso comparado aos impressionistas.
A pintura de Volpi entrou na fase do abstracionismo geométrico na década de 50. Ele pintou diversas séries denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas. A pintura de Volpi passa a ser a linha, a forma e a cor.
 Observe algumas obras de Volpi:

Conhecendo um pouco do artista Alfredo Volpi e algumas de suas obras, percebemos a presença das bandeirinhas, muito utilizadas nas festas juninas.
Você já deve ter feito diversas bandeirinhas na escola. Percebeu como elas são simétricas?
Lembrando que para fazer uma bandeirinha junina você pode dobrar uma folha de desenho, por exemplo, ao meio no sentido vertical, fazer um recorte na diagonal (inclinado) e abrir a dobra para formar a bandeirinha.
 

2º.      Atividade prática: Inspirado (a) na série bandeirinhas de Alfredo Volpi, crie três bandeirinhas juninas personalizadas utilizando os dois tipos de simetria, recorte e colagem.
Você vai precisar de: folhas de papel de cores diversas (o que você tiver: revistas, jornais, folhas coloridas, folhas pintadas por você), tesoura e cola.

·           Assista ao vídeo, preparado com carinho pela professora Sheila:
  
·           Procedimentos:
Passo 1: Dobre uma folha de desenho (qualquer cor), faça um recorte na diagonal (inclinado) e abra a dobra para formar a bandeirinha. Reserve essa bandeirinha que será o suporte para fazer a colagem;
Passo 2:Pegue outra folha de papel da cor que quiser e forme um quadrado (de qualquer tamanho), dobre ao meio duas vezes. (Também pode-se usar um papel quadrado e dobrar formando um triângulo (três vezes), como no primeiro exemplo abaixo)
Passo 3: Segure na ponta fechada da folha e faça recortes aleatórios, cuidando para sempre deixar uma parte emendada. Ao abrir você terá uma folha rendada de simetria radial;
Exemplos:

Passo 4: Cole a sua folha ou folhas rendadas sobre a bandeirinha;
Passo 5: Utilize os pequenos recortes que sobraram e solte a sua imaginação e criatividade para dar o seu toque pessoal.
      Repita os passos mais duas vezes. Capriche!
Passo 6: Escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Simetria na decoração junina.