6° ano- Turma 162


6ª SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        As casas da figura abaixo devem ser preenchidas com números primos. Em cada linha ou coluna, o produto (multiplicação) dos números deve ser igual ao número indicado pela seta. A coluna indicada por 294 já está preenchida. Qual é o número que deve ser escrito na casa marcada com *?
a)        2           b) 3          c) 5          d) 7          e) 11


Observe o exemplo a seguir:
Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia e copie em seu caderno:
1)         PRODUÇÃO ESCRITA: Escrever 3 Quadrinhas sobre o tema que preferir. Use a sua imaginação para criar um texto criativo e estimulante!

·           Leia as orientações da atividade anterior (não é necessário copiá-las, apenas ler com atenção):
Na semana anterior trabalhamos com as Quadrinhas. Nessa atividade o objetivo é você produzir 3 novas Quadrinhas com base nas orientações abaixo:
a- Releia, se desejar, as Quadrinhas da atividade da semana anterior.
b- Pense em alguns temas como: amizade, escola, amor, paz, viagem, brincadeiras, sentimentos, família, animais.
c- Pense em palavras relacionadas ao tema escolhido e que rimem.
d- Escolhido o tema, faça uma lista de palavras que se relacionem a ele.
e- Defina a posição que as rimas ocuparão na Quadrinha.
f- Produza as Quadrinhas em uma folha de rascunho. Depois, revise-a e verifique se você seguiu todas as orientações. Faça as alterações necessárias e passe as Quadras a limpo no caderno.
 Se você desejar, faça um vídeo declamando suas Quadrinhas e poste no Facebook da escola, mas antes treine a recitação para que sua apresentação seja um sucesso!


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)         Copie e relacione a primeira coluna com a segunda.

                                 (1) Bedroom                           (    ) Cozinha                                       
                                 (2) Bathroom                          (    ) Jardim
                                 (3) Living room                      (    ) Banheiro
                                 (4) Dining room                     (    ) Sala de jantar
                                 (5) Garden                              (    ) Quarto
                                 (6) Kitchen                             (    ) Sala de estar

2)         Copie o vocabulário abaixo e confira se acertou o exercício anterior!

Office – escritório
Living room – sala de estar
Garden – jardim
Garage – garagem
Kitchen – cozinha
Closet – guarda-roupa ou espécie de quartinho de roupas
Dining room – sala de jantar
Door – porta
Bathroom – banheiro
Window – janela
Bedroom – quarto


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia o texto abaixo atentamente:
(não é necessário copiá-lo)

Como vocês devem ter percebido nas aulas anteriores, vimos duas formas de os ameríndios explicarem a criação do mundo e do homem. Devemos entender que cada cultura possui o seu mito da criação e, muitas vezes, acontece de uma cultura possuir vários mitos. Hoje, vamos ver de forma mais sintética outros mitos de criação.

mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana.
Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que, ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.

Para os japoneses, o mito da criação conta que os deuses haveriam convocado dois seres divinos à existência, um chamado Izanagi (macho) e outro Izanami (fêmea), e haveriam lhes ordenado para que criassem seus primeiros lares. Deram a eles de presente uma lança decorada com jóias, a lança do céu, ou Amenonuhoko. Assim, estas duas divindades seriam a ponte entre terra e céu. Izanagi e Izanami haveriam agitado o mar com a lança do céu e formado assim uma primeira ilha, a Onogoro-Shima. Haveriam eles descido do céu por uma ponte e morado na ilha, onde tiveram filhos. Estes filhos eram porém imperfeitos, e não eram considerados deuses, eles colocaram os filhos em um barco, o qual foi arrastado pela correnteza. Tendo sido repreendidos pelos deuses por causa do seu erro, Izanagi e Izanami casaram-se novamente e deste casamento nasceram Ohoyashima, ou seja, as oito principais ilhas do Japão.

Segundo o mito, Izanagi e Izanami haveriam gerado ilhas e filhos de sua união, até que Izanami veio a morrer quando deu à luz Kagutsuchi, a encarnação do fogo. Este foi, porém, morto pelo pai encolerizado e a partir desta morte surgiram muitas outras divindades.

·           Copie e responda a questão abaixo no seu caderno:
1)        Conforme você leu, todos os mitos são iguais? Explique.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Observe o mapa abaixo das Vegetações Originais no mundo:
(não é necessário copiar o mapa, somente observá-lo)

  
2º.      ATIVIDADE: Coloque data em seu caderno, copie e responda as seguintes questões com base nas informações do mapa acima:

a)        De acordo com o mapa, quais as vegetações que predominam no Brasil?
b)        Descreva algumas características desse tipo de vegetação:
c)        Em quais lugares do globo é possível visualizar no mapa que predomina as Florestas de Conífera?
d)        Localize no mapa a Linha do Equador e identifique o tipo de formação vegetal que predomina ao longo da Linha:

ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Observe as imagens e reflita: Os textos sagrados ensinados em diversas religiões. Eles podem ser verbais ou não-verbais.
(não é necessário copiar as imagens)



2º.      Leia o texto abaixo atentamente:
(não é necessário copiá-lo)
Textos Sagrados
Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas. Entendendo esta perspectiva, os textos sagrados registram os fatos relevantes da tradição/manifestação religiosa: as orações, os sermões, a doutrina, a história, etc.. Assim, o que caracteriza um texto como sagrado é o reconhecimento, pelo grupo que o acolhe, de que transmite uma mensagem ou, ainda, de que favorece uma aproximação, uma religação entre os adeptos e o sagrado. Ainda hoje, há algumas tradições religiosas que se utilizam da oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, as australianas (aborígines), as africanas, entre outras.  Outras tradições religiosas, com o advento da invenção da escrita, fizeram a opção de escrever os seus textos sagrados, como forma de garantir a preservação de seu conteúdo.

3º.      Copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
Responda:
a) O que são textos sagrados?
b) Na sua religião, há algum texto sagrado? Qual?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo:
(não é necessário copiá-lo)
ESPORTES DE AVENTURA
Os esportes de aventura surgiram no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o montain bike e o trekking. Para muitos que praticam este esporte de aventura, acaba se tornando, uma filosofia de vida buscando alternativas para desafiar constantemente o corpo e mente.
O esporte de aventura é o conjunto de práticas esportivas, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.
Mas quais as diferenças entre esportes radicais e de aventura? Os esportes de aventura são realizados em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana. Já os esportes radicais são realizados em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo.
Conheça alguns dos esportes de aventura:
Trilha: É um dos esportes de aventura mais simples e prazerosos que existem. Não exige habilidade, e pouquíssimo condicionamento físico. Torna-se cada vez mais desafiador quando você encontra trilhas que levam a lugares altos com pequenas subidas mais íngremes onde é preciso escalar e forçar um pouco mais os seus limites
Montanhismo e Rapel: Montanhismo é a prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada. Já o rapel consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões.
Rafiting: É a prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de segurança.
Arvorismo: É a travessia entre plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que podem ser criadas.

2º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Defina a origem dos esportes de aventura.
02- Quais as diferenças dos esportes de aventura dos esportes radicais?
03- Diferentes de outros esportes, que sensações podem ser identificadas nos esportes de aventura?
04- Que outros esportes de aventura você conhece?
05-Qual esporte de aventura você gostaria de participar? Por quê?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Com o objetivo de retomar alguns conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida estudantil, a atividade da semana está relacionada às mudanças de estado físico da água, contribuindo para a continuidade de conteúdos futuros, quando retornarmos às aulas presenciais.

1º.      Assista ao vídeo da professora Tatiele sobre os estados físicos da água, feito com muito carinho:
  
2º.      Leia e copie o texto e as imagens abaixo: é um resumo das mudanças dos estados físicos da água, que como já sabemos os três estados que podemos encontrar é o SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO.  

AS MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA ÁGUA
Na natureza, a água passa constantemente de um estado físico para outro, e podem ocorrer quando a água passa por processos de aquecimento ou resfriamento.
          Quando a água líquida é resfriada e passa para o estado sólido (gelo), essa mudança de estado físico é denominada solidificação.
          Ao aquecer o gelo até fazê-lo passar para o estado líquido, temos uma mudança de estado físico denominado fusão.
          Quando a água líquida é aquecida e passa para o estado gasoso (vapor), ocorre à vaporização, que pode ser lenta ou rápida. A vaporização lenta, como acontece com a roupa que seca no varal, recebe o nome de evaporação. A vaporização rápida, com formação de bolhas no interior do líquido, como ocorre com a água numa panela levada ao fogo, é chamada de ebulição.
          O vapor d’água na atmosfera é resfriado em grandes altitudes e pode mudar para o estado líquido, formando as nuvens. É a condensação ou liquefação.
Copie o exemplo:  


3º.      TAREFA PRÁTICA- Realizar a atividade prática abaixo (não é necessário copiá-la):
VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA:
Material:
          2 lenços de papel ( pode ser papel toalha, folha de caderno);
          1 saco de papel (pode fazer de jornal, revista)
          1 saco plástico
          2 pedaços de barbante, linha ou atilho
          Um pouco de água para umedecer os lenços de papel.
Procedimentos
1-        Umedeça de forma igual os lenços de papel e coloque um deles dentro do saco de papel e o outro dentro do saco plástico.
2-        Feche os sacos com o barbante, e deixe-os em local ensolarado por cerca de 4 horas.
3-        Anote o que você prevê que irá acontecer com os lenços de papel em cada saco e por quê. O que você anotar será sua hipótese.
4-        Após o período de 4 horas, abra os sacos e toque os lenços de papel para verificar a umidade.

4º.      TAREFA- Copie e registre em seu caderno:
REGISTRO DA EXPERIÊNCIA DE VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA:
1-        Hipótese inicial: antes de concluir a experiência, anote o que você prevê que irá acontecer com os lenços de papel em cada saco e por quê.
2-        Após concluir a experiência: Houve diferença entre a umidade do lenço que estava no saco de papel e a do lenço que estava no saco plástico?
3-        A sua hipótese inicial estava correta? Caso contrário, elabore uma explicação para o que ocorreu.
4-        Qual a função do sol para ambos os sacos?


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Atividade: Na atividade desta semana você usará: uma folha de desenho ou ofício; lápis de escrever; lápis de cor ou canetinhas coloridas;

1º.      Utilizando sua folha, com um lápis de escrever, crie um desenho.
2º.      Pinte o interior do desenho com linhas curvas ou onduladas coloridas. Capriche!
Observe alguns exemplos abaixo:


3º.      Escreva atrás da folha o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Linhas curvas coloridas.