8ª SEMANA:
DE 11 A 17/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar
e resolver:
1)
Uma
escola montou 4 times para arrecadar alimentos para uma instituição de
caridade, o gráfico abaixo mostra a quantidade de alimentos arrecadados por
cada time.
Os times A e C juntos arrecadaram:
a)
( ) 50 quilos
b)
( ) 70 quilos
c)
( ) 30 quilos
Saudades... Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
ATIVIDADE- Essa semana sua atividade é um “Desafio
Literário” onde você deverá ler um livro, conto, história em quadrinhos,
lendas, jornal ou o material que você tiver à mão em casa, como forma de
incentivar e estimular a leitura nesse período de distanciamento. Vale até ler
um livro em PDF da internet, por exemplo.
Após faça o registro da leitura no
caderno de aula. Não esqueça de anotar o título lido, o autor e um breve
resumo.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
·
Leia
e copie o diálogo entre a secretária e a moça:
Secretary-
What is your name?
Diana-
My name is Diana Martins
Secretary-
What is your address? (endereço)
Diana-
street Saint Augustin, 28
Secretary-
What do you do? (O que você faz?)
Diana-
I am a baby sitter
Secretary-
What is your telephone number?
Diana-
(51) 665-6131
·
Copie
e responda as questões de acordo com o que está escrito no diálogo:
1)
Answer
(responda sobre Diana):
a) Name: _____________________
b) Address: ___________________
c) Occupation: _________________
d) Telephone number: ____________
HISTÓRIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie e desenvolva a atividade abaixo no seu caderno:
No caça-palavras abaixo, você tem diversas palavras
referentes ao que foi estudado até o momento: mitos e lendas. Encontre e pinte as
palavras:
As palavras encontradas no caça-palavras fazem
referência as sentenças abaixo. Leia e copie as frases e preencha os parênteses
com a palavra correspondente.
a) Utilizam
personagens inventados, geralmente entidades sobrenaturais como divindades e
semideuses, e outros elementos fantásticos. Eles costumam ocorrer fora das
linhas de tempo convencionais. (____________).
b) Possuem
base em determinado momento histórico. Porém, essas histórias são distorcidas
ou exageradas, recebendo um ar fantástico. (________).
c) Lenda
indígena sobre uma raiz muito consumida no Brasil. (________).
d) Mito da
(_________) do mundo.
e) Hoje é o
país onde viveram os astecas. (____________).
f) Ameríndios
do Brasil. (__________).
g) Seres
divinos. (____________).
h) Deusa da
lua para os Guaranis. (__________).
i) Deusa
dos lagos para os Guaranis. (_____________).
j) Criador
do infinito, das estrelas e do céu. (____________).
k) Ambiente
a partir do qual os ameríndios criaram seus mitos. (_______________).
l) Deus
dos infernos para os Guaranis. (__________).
m) Deus do
Sol para os Guaranis. (_________).
n) País
onde viviam os Guaranis. (_____________).
o) Disciplina
que estudamos. (______________).
GEOGRAFIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Um assunto bastante comentado hoje é sobre o
desmatamento (ilegal), derrubada e queimada de florestas, principalmente na
Amazônia. Muito ouvimos falar sobre causa e consequências dessa prática.
Mas você sabia que uma das formas mais eficazes para
garantir que um produto de origem florestal não veio de práticas predatórias é
o selo FSC:
O selo é gerido pela Forest Stewardship Council
(Conselho de Manejo Florestal), uma ONG internacional que mantem critérios
ecológicos e sociais para exploração de madeira e outros produtos da floresta.
No Brasil, há várias empresas com o selo na embalagem. Mas todas as florestas
nativas certificadas do país estão na Amazônia. Os ecossistemas mais devastados
– o Cerrado e a Mata Atlântica – não tem florestas nativas produzindo com o
selo verde. Esse é um dos desafios para aumentar a relevância da certificação,
como explica (...) Fabíola Zerbini, secretaria executiva do FSC Brasil.
Segue um pequeno trecho da reportagem de Fabíola para
a revista Época:
“ÉPOCA: Qual é a vantagem da certificação para o meio
ambiente?
Fabíola: Em termos de benefícios socioambientais, a
certificação FSC permite contribuir para o uso responsável dos recursos
naturais, ajuda a conservar a capacidade de regeneração das florestas nativas.
Preserva a vida silvestre. Ajuda comunidades locais. Estimula direitos
indígenas. Também é uma alternativa economicamente viável às práticas
destrutivas.”
2º.
Se você puder, leia a reportagem da revista Época
para entender mais sobre o assunto, acessando o link abaixo:
3º. ATIVIDADE- Copie
as questões abaixo e responda:
a) O que o
uso de madeira certificada representa para a conservação ambiental?
b) Pesquise e
anote o nome de empresas brasileiras que possuem o selo em suas embalagens:
c) DESAFIO:
Procure em sua casa se há algum produto com o selo FSC, tire uma foto e faça
uma postagem marcando a nossa escola. Em sua postagem questione se alguém
conhece/sabe o significado desse selo, vamos compartilhar a informação e
promover a conscientização de práticas responsáveis com o meio ambiente!
*Registre em seu caderno o nome do produto que você
encontrou.
Cuidem-se e façam as atividades
com dedicação!
Um forte abraço
Profª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto a seguir e reflita sobre o encontro de pessoas
de diferentes religiões:
(não é necessário copiá-lo)
Está ficando comum em alguns países
e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e
juntas pensar e planejar a construção de um mundo mais solidário, humano e
justo. É importante conhecer as outras religiões para compreender as diferenças
religiosas existentes no mundo.
O conhecimento de diversidade
religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar fanatismos e
preconceitos religiosos. Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é
muito valioso para a promoção de culturas de paz.
2º. ATIVIDADE- Copie a
atividade abaixo e desenvolva em seu caderno:
1-
Desenhe
o contorno do mapa do Brasil, podendo usar o atlas, um livro ou a internet para
copiá-lo. Após, recorte de revistas, jornais ou panfletos, imagens de pessoas
com vestimentas religiosas específicas de diferentes religiões, bem como
objetos simbólicos e outras características que representam esse encontro de
diversidade religiosa.
Caso você não encontre muitos itens
para recortar, você também pode desenhar.
Veja o exemplo abaixo:
(não é necessário
copiar a imagem abaixo)
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é necessário
copiar o texto e a imagem abaixo)
Peteca
Existem brincadeiras e brinquedos
que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias
etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da
cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por
aqui vividos.
Quando os portugueses chegaram ao
Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras
dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os
colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a
brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até
os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas
acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a
ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que
aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga,
jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e
quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda.
Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi
reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos
países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma
Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo
chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em
1936, ele passeava na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) e viu a garotada
jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a
peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.
2º. Clique
no link abaixo e aprenda a fazer uma peteca utilizando materiais recicláveis:
3º. Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça a sua peteca
utilizando sacola plástica, jornal e tesoura ou outros materiais que tenha em
casa.
Após, convide um familiar e joguem
peteca em casa.
Se desejar, registre este momento
com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa
escola.
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista ao vídeo, preparado com
muito carinho pela professora Tatiele:
2º.
Leia e copie o texto e a imagem
abaixo:
Como
vimos na aula passada, o ciclo da água é igual, desde o surgimento da Terra, o
que mudou foi a forma disponível e como nós a utilizamos.
Sabemos
da sua extrema importância, conforme dizem os especialistas: “um ser humano
pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem
beber líquidos (preferencialmente água) pode morrer”.
Porém
também sabemos, que não é de qualquer lugar que podemos beber água, ela precisa
ser potável e tratada, para garantir nossa saúde e ficarmos livres de possíveis
microrganismos. Ser incolor, inodora e insípida são sinais de possível
qualidade da água.
Observe um
filtro de água caseiro e sustentável:
(Copie o desenho no caderno de ciências).
3º.
ATIVIDADE PRÁTICA: Leia e faça seu
filtro, utilizando os materiais que tens em casa e com auxílio da família:
A dica de
hoje parece ter saído de um manual de sobrevivência para situações extremas.
“Faça você mesmo” um filtro de água.
· Modo de
fazer: Divida a garrafa em duas partes, medindo com cuidado, para que a parte
do gargalo tenha, aproximadamente, 20 centímetros. Coloque um chumaço de algodão no bico. Logo
acima do bico da garrafa, forre uma camada de carvão, uma camada de areia fina
e outra de areia grossa ou pedregulhos, conforme mostra o desenho.
· Faça o
filtro funcionar: Prepare uma mistura de água suja (com terra), que fique com
uma coloração escura e derrame em cima da areia grossa, como mostra a imagem, e
observe o caminho que a água faz.
· A água
que sairá no final, se fossemos realmente tomá-la deveria ser fervida e
adicionada 2 a 4 gotas de água sanitária (popularmente conhecida como “quiboa”)
para 1 litro de água.
4º. Copie
e responda em seu caderno:
1- No processo de filtragem, a água mudou de cor? Dê
0 a 10, qual foi a nota da água em relação a coloração, lembro que mais perto
de 0 permaneceu igual, e mais próximo de 10 ocorreu mudanças significativas.
2- Por quê mesmo fazendo essa filtragem caseira,
seria necessário também filtrar a água e inserir?
ARTES
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Atividade prática: Não é necessário copiar, apenas siga
os passos abaixo:
Certas palavras podem ser decoradas
de acordo com o seu significado, oferecendo um belo efeito visual:
Exemplos:
1º passo: Separe os materiais:
Folha A4; lápis; borracha; lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.
2º passo: Na folha, ilustre as
palavras: amor, sorvete e sombra.
3º passo: Escolha outras três
palavras e ilustre.
4º passo: Escreva atrás da folha,
escreva o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Palavras
ilustradas.