1° ano-Turma 112- Profª Amanda


TURMA- 112           PROFESSORA- AMANDA MÜHL DE MOURA
OLÁ AMORES DA TURMA 112! TUDO BEM? A PROF ESTÁ MORRENDO DE SAUDADE DE VOCÊS! VAMOS PARA MAIS UMA SEMANA DE ATIVIDADES?  BONS ESTUDOS E UM ABRAÇÃO VIRTUAL BEM APERTADO!
·         NO CADERNO: 
 FAZER A DATA:

ARARICÁ, ___ DE JULHO DE 2020.
HOJE É:________________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.


1-ATIVIDADE: SERÁ DISPONIBILIZADO UM VÍDEO DA HISTÓRIA “E O DENTE AINDA DOÍA” (ANA TERRA). OS ALUNOS DEVERÃO ASSISTIR COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA.

                                HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=QNAGPGS22O4
            
·         COMO ATIVIDADE, OS ALUNOS DEVERÃO RECONTAR A HISTÓRIA PARA A FAMÍLIA COM SUAS PALAVRAS E, DEPOIS, EXPLICAR O QUE COMPREENDERAM.

2-ATIVIDADE: A HISTÓRIA FOI CONTADA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DE 1 A 10. O JACARÉ RECEBEU VÁRIOS CONSELHOS DIFERENTES DE SEUS AMIGOS PARA TENTAR ALIVIAR A SUA DOR DE DENTE. OS ALUNOS DEVERÃO RELEMBRAR A HISTÓRIA, PENSAR BEM, LEMBRAR DE TODOS OS PERSONAGENS E, NO CADERNO, FAZER UMA LISTA. NESSA LISTA, DEVERÃO COLOCAR OS NÚMEROS DE 1 A 10 (UM ABAIXO DO OUTRO) E, AO LADO, DESENHAR OS PERSONAGENS QUE ACONSELHARAM O JACARÉ. DEVERÃO PRESTAR MUITA ATENÇÃO PARA DESENHAR O NÚMERO CERTO DE PERSONAGENS, POIS CADA CONSELHO VEIO DE UM GRUPO. POR FIM, DEVERÃO ESCREVER AO LADO O NOME DOS PERSONAGENS DESENHADOS.
EXEMPLO:

3-ATIVIDADE: A FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR SOBRE O PROBLEMA DE DOR DE DENTE DO JACARÉ, OS MOTIVOS QUE PODEM TER CAUSADO ESSA DOR E AS FORMAS QUE ELE UTILIZOU PARA TENTAR RESOLVER. DEPOIS, A FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS BEM DOS NOSSOS DENTES PARA QUE NOSSA BOCA FIQUE SEMPRE SAUDÁVEL. POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ CRIAR UM PEQUENO TEXTO SOBRE ESSA CONVERSA, ESCREVER NO CADERNO E FAZER UM DESENHO. AQUELES QUE PUDEREM, PODERÃO TIRAR UMA FOTO BEM LINDA COM UM SORRISÃO BEM GRANDE E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.


4-ATIVIDADE: TODOS NÓS JÁ OUVIMOS NOSSOS PAIS E AVÓS FALAREM DE BRINCADEIRAS COM OS DENTES DE LEITE DAS CRIANÇAS. ALGUNS, QUANDO PERDIAM SEUS DENTES DE LEITE, JOGAVAM NO TELHADO DE CASA, PEDINDO QUE NO SEU LUGAR VIESSE UM DENTE NOVO E BONITO. OUTROS, COLOCAVAM EMBAIXO DO TRAVESSEIRO PARA A FADA DO DENTE PEGAR E TROCAR POR UMA MOEDA. EXISTIAM TAMBÉM AQUELES QUE PLANTAVAM SEU DENTINHO PARA QUE NASCESSE OUTRO LINDO COMO UMA FLOR. ENFIM, CADA FAMÍLIA ADAPTAVA A BRINCADEIRA DA SUA MANEIRA PARA DIVERTIR SUAS CRIANÇAS. COM BASE NESSA INFORMAÇÃO, OS FAMILIARES DEVERÃO RELEMBRAR A SUA INFÂNCIA E SE FAZIAM ESSA BRINCADEIRA. DEPOIS, DEVERÃO RELATAR COMO ERA NA SUA CASA, NA SUA ÉPOCA. OS ALUNOS DEVERÃO FAZER O MESMO, COMPARANDO A MANEIRA DOS PAIS COM O QUE FAZEM HOJE EM DIA COM SEUS DENTINHOS. DEPOIS DESSA TROCA DE EXPERIÊNCIAS, DEVERÃO FAZER NO CADERNO UM DESENHO DAS DUAS SITUAÇÕES.

OBSERVAÇÃO: PODERÃO COMPARAR TAMBÉM OS CUIDADOS QUE TINHAM E OS CUIDADOS QUE TEM HOJE COM OS SEUS DENTES.

5- ATIVIDADE: RESPONDER ORALMENTE AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
·  VOCÊS VIRAM QUE NA HISTÓRIA O JACARÉ RECEBEU VÁRIOS CONSELHOS DE AMIGOS?
·       ELE ACEITOU ESSES CONSELHOS? POR QUÊ?
·       ESSES AMIGOS ERAM TODOS IGUAIS?
·       QUAIS ERAM AS DIFERENÇAS DELES?
·       NA SUA OPINIÃO, OS AMIGOS SEREM DIFERENTES É RUIM? POR QUÊ?

DEPOIS DOS QUESTIONAMENTOS, OS FAMILIARES DEVERÃO CONVERSAR COM O ALUNO SOBRE AS DIFERENÇAS DAS PESSOAS, EXPLICANDO QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E QUE ISSO É LEGAL, POIS O MUNDO NÃO TERIA GRAÇA COM PESSOAS IGUAIS E SERMOS DIFERENTES NOS FAZ AINDA MAIS ESPECIAIS. DEVERÃO FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA E O VALOR DE CADA UM E QUE TODOS MERECEM RESPEITO, ATENÇÃO E AMOR. POR FIM, OS INTEGRANTES DA FAMÍLIA DEVERÃO OLHAR UNS PARA OS OUTROS E TAMBÉM FOTOS JUNTOS, OBSERVANDO QUE CADA UM É DIFERENTE E QUE ISSO NÃO IMPORTA, POIS, TODOS SÃO MUITO VALIOSOS. ESSA É UMA ATIVIDADE DE REFLEXÃO EM FAMÍLIA, NÃO PRECISA REGISTRAR.

PROFESSORA-FRANCIELE

6-ATIVIDADE: O DENTE AINDA DOÍA

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:
LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:

DESCREVER UMA ATIVIDADE PARA A TURMA:
VAMOS IMITAR CADA UM DOS PERSONAGENS, NÃO ESQUECENDO OS SONS QUE CADA UM FAZ!



PROFESSOR-DANIEL

7-ATIVIDADE: APRENDENDO A HIGIENIZAR OS ALIMENTOS. O OBJETIVO DA ATIVIDADE É ORIENTAR AS CRIANÇAS ACERCA DA HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA.
MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS:
FRUTAS, ÁGUA, TOALHAS OU GUARDANAPOS E UM PRATO.

 A CRIANÇA ESCOLHE, ENTRE AS DISPONÍVEIS, A FRUTA QUE MAIS GOSTA.  A ATIVIDADE É DIVIDIDA EM DUAS PARTE:
 1ª- OS PAIS IRÃO INICIAR EXPLICANDO DE FORMA BEM SIMPLES COMO "HIGIENIZAR OS ALIMENTOS”. EM SEGUIDA, AS PRÓPRIAS CRIANÇAS DEVEM SER ORIENTADAS A HIGIENIZAR SEU PRÓPRIO ALIMENTO (DE PREFERÊNCIA UMA FRUTA) COM ÁGUA CORRENTE. O ADULTO DEVE EMITIR EXPLICAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE CONSUMÍ-LOS, EVITANDO ASSIM DOENÇAS POR ALIMENTOS CONTAMINADOS. DEPOIS DE LAVAR, ENXUGAR COM O TOALHA OU GUARDANAPO ESTÁ FINALIZADA A HIGIENIZAÇÃO.
 2ª- CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA FAZER UMA DECORAÇÃO COM A FRUTA EM UM PRATO, TIRE UMA FOTO E POSTE NO FACEBOOK DA ESCOLA. DEPOIS FAÇA A DEGUSTAÇÃO DO SEU PRATO DECORADO. VOCÊ PODERÁ DESAFIAR SUA FAMÍLIA A MISTURAR MAIS DE UMA FRUTA NO PRATO. FAÇA ESSA ATIVIDADE COM A AJUDA DE UM ADULTO.
MODELO DE UM PRATO DECORADO: