TURMA-
112 PROFESSORA-
AMANDA MÜHL DE MOURA
OLÁ AMORES DA
TURMA 112! TUDO BEM? A PROF ESTÁ MORRENDO DE SAUDADE DE VOCÊS! VAMOS PARA MAIS
UMA SEMANA DE ATIVIDADES? BONS ESTUDOS E
UM ABRAÇÃO VIRTUAL BEM APERTADO!
·
NO CADERNO:
FAZER A DATA:
ARARICÁ, ___ DE JULHO DE 2020.
HOJE É:________________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.
1-ATIVIDADE: SERÁ
DISPONIBILIZADO UM VÍDEO DA HISTÓRIA “E O DENTE AINDA DOÍA” (ANA TERRA). OS ALUNOS
DEVERÃO ASSISTIR COM A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA.
·
COMO
ATIVIDADE, OS ALUNOS DEVERÃO RECONTAR A HISTÓRIA PARA A FAMÍLIA COM SUAS
PALAVRAS E, DEPOIS, EXPLICAR O QUE COMPREENDERAM.
2-ATIVIDADE: A
HISTÓRIA FOI CONTADA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DE 1 A 10. O JACARÉ
RECEBEU VÁRIOS CONSELHOS DIFERENTES DE SEUS AMIGOS PARA TENTAR ALIVIAR A SUA
DOR DE DENTE. OS ALUNOS DEVERÃO RELEMBRAR A HISTÓRIA, PENSAR BEM, LEMBRAR DE
TODOS OS PERSONAGENS E, NO CADERNO, FAZER UMA LISTA. NESSA LISTA, DEVERÃO
COLOCAR OS NÚMEROS DE 1 A 10 (UM ABAIXO DO OUTRO) E, AO LADO, DESENHAR OS
PERSONAGENS QUE ACONSELHARAM O JACARÉ. DEVERÃO PRESTAR MUITA ATENÇÃO PARA
DESENHAR O NÚMERO CERTO DE PERSONAGENS, POIS CADA CONSELHO VEIO DE UM GRUPO.
POR FIM, DEVERÃO ESCREVER AO LADO O NOME DOS PERSONAGENS DESENHADOS.
EXEMPLO:
3-ATIVIDADE: A FAMÍLIA DEVERÁ
CONVERSAR SOBRE O PROBLEMA DE DOR DE DENTE DO JACARÉ, OS MOTIVOS QUE PODEM TER
CAUSADO ESSA DOR E AS FORMAS QUE ELE UTILIZOU PARA TENTAR RESOLVER. DEPOIS, A
FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS BEM DOS NOSSOS DENTES
PARA QUE NOSSA BOCA FIQUE SEMPRE SAUDÁVEL. POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ CRIAR UM
PEQUENO TEXTO SOBRE ESSA CONVERSA, ESCREVER NO CADERNO E FAZER UM DESENHO.
AQUELES QUE PUDEREM, PODERÃO TIRAR UMA FOTO BEM LINDA COM UM SORRISÃO BEM
GRANDE E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA.
4-ATIVIDADE: TODOS NÓS JÁ OUVIMOS NOSSOS PAIS E
AVÓS FALAREM DE BRINCADEIRAS COM OS DENTES DE LEITE DAS CRIANÇAS. ALGUNS,
QUANDO PERDIAM SEUS DENTES DE LEITE, JOGAVAM NO TELHADO DE CASA, PEDINDO QUE NO
SEU LUGAR VIESSE UM DENTE NOVO E BONITO. OUTROS, COLOCAVAM EMBAIXO DO
TRAVESSEIRO PARA A FADA DO DENTE PEGAR E TROCAR POR UMA MOEDA. EXISTIAM TAMBÉM
AQUELES QUE PLANTAVAM SEU DENTINHO PARA QUE NASCESSE OUTRO LINDO COMO UMA FLOR.
ENFIM, CADA FAMÍLIA ADAPTAVA A BRINCADEIRA DA SUA MANEIRA PARA DIVERTIR SUAS
CRIANÇAS. COM BASE NESSA INFORMAÇÃO, OS FAMILIARES DEVERÃO RELEMBRAR A SUA
INFÂNCIA E SE FAZIAM ESSA BRINCADEIRA. DEPOIS, DEVERÃO RELATAR COMO ERA NA SUA
CASA, NA SUA ÉPOCA. OS ALUNOS DEVERÃO FAZER O MESMO, COMPARANDO A MANEIRA DOS
PAIS COM O QUE FAZEM HOJE EM DIA COM SEUS DENTINHOS. DEPOIS DESSA TROCA DE
EXPERIÊNCIAS, DEVERÃO FAZER NO CADERNO UM DESENHO DAS DUAS SITUAÇÕES.
OBSERVAÇÃO: PODERÃO COMPARAR TAMBÉM
OS CUIDADOS QUE TINHAM E OS CUIDADOS QUE TEM HOJE COM OS SEUS DENTES.
5- ATIVIDADE: RESPONDER ORALMENTE AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
· VOCÊS VIRAM QUE NA HISTÓRIA O JACARÉ RECEBEU VÁRIOS CONSELHOS DE
AMIGOS?
· ELE ACEITOU ESSES CONSELHOS? POR QUÊ?
· ESSES AMIGOS ERAM TODOS IGUAIS?
· QUAIS ERAM AS DIFERENÇAS DELES?
· NA SUA OPINIÃO, OS AMIGOS SEREM DIFERENTES É RUIM? POR QUÊ?
DEPOIS
DOS QUESTIONAMENTOS, OS FAMILIARES DEVERÃO CONVERSAR COM O ALUNO SOBRE AS
DIFERENÇAS DAS PESSOAS, EXPLICANDO QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E QUE ISSO É
LEGAL, POIS O MUNDO NÃO TERIA GRAÇA COM PESSOAS IGUAIS E SERMOS DIFERENTES NOS
FAZ AINDA MAIS ESPECIAIS. DEVERÃO FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA E O VALOR DE CADA
UM E QUE TODOS MERECEM RESPEITO, ATENÇÃO E AMOR. POR FIM, OS INTEGRANTES DA
FAMÍLIA DEVERÃO OLHAR UNS PARA OS OUTROS E TAMBÉM FOTOS JUNTOS, OBSERVANDO QUE
CADA UM É DIFERENTE E QUE ISSO NÃO IMPORTA, POIS, TODOS SÃO MUITO VALIOSOS.
ESSA É UMA ATIVIDADE DE REFLEXÃO EM FAMÍLIA, NÃO PRECISA REGISTRAR.
PROFESSORA-FRANCIELE
6-ATIVIDADE: O DENTE AINDA DOÍA
LINKS OU SITES QUE
FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:
LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:
DESCREVER UMA ATIVIDADE PARA A TURMA:
VAMOS IMITAR CADA UM DOS
PERSONAGENS, NÃO ESQUECENDO OS SONS QUE CADA UM FAZ!
PROFESSOR-DANIEL
7-ATIVIDADE: APRENDENDO A HIGIENIZAR
OS ALIMENTOS. O OBJETIVO DA ATIVIDADE É ORIENTAR AS CRIANÇAS ACERCA DA
HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA.
MATERIAIS
DE APOIO NECESSÁRIOS:
FRUTAS,
ÁGUA, TOALHAS OU GUARDANAPOS E UM PRATO.
A CRIANÇA ESCOLHE,
ENTRE AS DISPONÍVEIS, A FRUTA QUE MAIS GOSTA.
A ATIVIDADE É DIVIDIDA EM DUAS PARTE:
1ª- OS PAIS IRÃO
INICIAR EXPLICANDO DE FORMA BEM SIMPLES COMO "HIGIENIZAR OS ALIMENTOS”. EM
SEGUIDA, AS PRÓPRIAS CRIANÇAS DEVEM SER ORIENTADAS A HIGIENIZAR SEU PRÓPRIO
ALIMENTO (DE PREFERÊNCIA UMA FRUTA) COM ÁGUA CORRENTE. O ADULTO DEVE EMITIR
EXPLICAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE
CONSUMÍ-LOS, EVITANDO ASSIM DOENÇAS POR ALIMENTOS CONTAMINADOS. DEPOIS DE
LAVAR, ENXUGAR COM O TOALHA OU GUARDANAPO ESTÁ FINALIZADA A HIGIENIZAÇÃO.
2ª- CONVIDE SUA
FAMÍLIA PARA FAZER UMA DECORAÇÃO COM A FRUTA EM UM PRATO, TIRE UMA FOTO E POSTE
NO FACEBOOK DA ESCOLA. DEPOIS FAÇA A DEGUSTAÇÃO DO SEU PRATO DECORADO. VOCÊ
PODERÁ DESAFIAR SUA FAMÍLIA A MISTURAR MAIS DE UMA FRUTA NO PRATO. FAÇA ESSA
ATIVIDADE COM A AJUDA DE UM ADULTO.
MODELO DE UM PRATO DECORADO: